Significado de Júpiter em Câncer: astrologia, no mapa e mais!

Significado de Júpiter em Câncer: astrologia, no mapa e mais!

Júpiter é um dos mais importantes planetas astrológicos para analisar uma pessoa. Leia e aprenda a interpretar esse astro!


Significado geral de possuir Júpiter em Câncer

Planeta Júpiter.

Os planetas exercem influências importantes em um signo, principalmente se estão na função de regente em alguma casa astrológica. Por outro lado, em todo e qualquer mapa astral pessoal, todos os astros estão presentes, representando uma área diferente da vida.

Os planetas, nesse caso, desempenham funções muito específicas, sendo influenciados pelo signo que estava posicionado no momento do seu nascimento. Logo, você tem seu signo solar, seu ascendente, a lua e os demais planetas, cada um vibrando em um respectivo setor emocional.

Assim, Júpiter vai expressar, no seu mapa astral, a área da vida relativa à expansão e ao potencial de crescimento. Nesse artigo, você vai acompanhar as demais implicações desse planeta e o que ele pode revelar sobre você. Confira!

Júpiter em Câncer para a Astrologia

Planeta Júpiter.

Ao fazer seu mapa astral, você observará a presença de vários planetas e, ao seu lado, o signo sob o qual ele está sendo influenciado. Portanto, se você reparou que Júpiter se encontra posicionado sob o signo de Câncer, isso quer dizer algo muito positivo. Leia atentamente para saber o que Câncer pode proporcionar para essa área de sua vida!

Comportamento e características

Júpiter é o planeta da expansão e regente oficial do signo de Sagitário. Considerando essas características, entendemos que esse planeta representa o seu potencial de crescimento, bem como seu modo de enxergar a existência e aquilo que você considera como princípio.

Para tanto, Júpiter posicionado sob o signo de Câncer define que você está ligado a projetos familiares e que o seu núcleo de existência é o amor entre seus entes queridos. Assim, isso é o que dá sentindo à sua vida e aos seus afazeres.

Isso ocorre porque Câncer traz justamente as vibrações fraternais e, ao avaliarmos o comportamento desse signo em seu estado puro, temos como resultado essa dinâmica de vida. É essa característica que é levada para o planeta sob o qual ele está posicionado.

Solidez e harmonia

Um indivíduo com Júpiter em Câncer vai funcionar muito bem, desde que esteja apoiado em sua família. Na hipótese de ter crescido em um ambiente funcional, ele vai estar em harmonia com seus projetos pessoais, sempre acompanhado de uma familiar - geralmente, dos pais.

Câncer, nesse sentido, não conhece outra realidade que não seja sempre estar junto com a família. Essa, portanto, é a vibração norteadora de Júpiter: de se expandir e crescer financeiramente, pessoalmente e intelectualmente, com grande apoio e aproximação das pessoas que o criaram.

Para que alguém cujo Júpiter está em Câncer, esse é o caminho que garante a solidez e a vivacidade dos projetos de vida.

Cautela e prosperidade

Júpiter em Câncer tem grandes chances de prosperar na vida, justamente por causa de sua base criadora, do forte apoio familiar, da dedicação e do empenho de todos ao seu redor. Mas isso também não quer dizer que esse nativo não fará nada, a menos que esteja amparado pelo seu núcleo de criação.

Muito pelo contrário, ele vai buscar sua independência, porém sem perder tais vínculos. Não haverá coodependência. O que vai ocorrer é que a família, nesse sentindo, será o apoio mental de tudo o que ele projeta para sua vida. Será o seu estímulo, aquilo que o encoraja e o faz ter cuidado com as suas escolhas.

Em desarmonia

A desarmonia na vida de alguém com Júpiter em Câncer vai ocorrer quando este cresceu em uma família disfuncional e em um ambiente hostil. Esse fenômeno vai repercutir no seu potencial de crescimento em vários sentidos.

No entanto, isso não quer dizer que ele não irá prosperar na vida por causa disso. Apenas indica que sua criação em um ambiente familiar desastroso fará com que ele reescreva seu caminho de vida em benefício da construção da sua própria.

Logo, ele vai pensar em carreira, trabalho e projetos como o caminho que precisa percorrer para construir seu lar perfeito. Assim, ele não vai se sentir pleno, enquanto esse objetivo não for alcançado.

A realização plena de Júpiter em Câncer

Para que alguém cujo planeta Júpiter esteja em Câncer alcance a plenitude, ele deve entender quais os aspectos que norteiam esse posicionamento no seu mapa astral. Para isso, é importante, primeiro, saber do que se trata o signo de Câncer.

Mesmo antes de não ter uma clareza da existência desse aspecto no seu mapa, toda a sua área emocional, bem como as suas carências, seus problemas e suas necessidades mais tênues, estarão ligados às experiências familiares, quer sejam muito boas ou muito ruins.

Isso se deve ao fato de que Câncer precisa de raízes, de uma base familiar amorosa e harmoniosa. Para alcançar isso, deve-se estudar todos os aspectos dos quais o canceriano comum se fortalece e aplicá-los em benefício de tal realização.

A persuasão

Engana-se quem acha que os aspectos de Júpiter em Câncer estão ligados somente à passividade e ao amor incondicional. Esse signo, combinado ao planeta da expansão, também é capaz de enxergar boas oportunidades e de agir de acordo com elas.

O que ocorre é que Câncer fomenta na área da expansão grande foco e astúcia, que também são características, embora pouco faladas, existentes em seu estado puro. Nesse sentido, um canceriano é astuto e perspicaz.

Desse modo, o indivíduo herda do signo original o poder de persuasão e convencimento, que é utilizado em quaisquer relações de interesse, inclusive no trabalho ou em amizades.

Crises de melancolia, angústia e compensações

O modo de agir individual de alguém com Júpiter posicionado em Câncer vai herdar algumas desarmonias emocionais, apesar de possuir grande estabilidade na maioria das questões pessoais. A primeira tendência é apresentar ao mundo, na maioria das vezes, a sua melancolia e insatisfação diante da vida.

Nesse sentindo, o indivíduo vai parecer um pouco errático em seus argumentos, mas nada que precise ser censurado. Além disso, a angústia também é um modo de agir que Júpiter no quarto signo do zodíaco vai deixar escapar. Ele vai aparentar grande necessidade de compensar suas faltas reclamando e descrevendo suas melancolias para quem estiver disposto a ouvir.

Palavras associadas a Júpiter em Câncer

Apesar da astrologia, em geral, apenas demonstrar as descompensações do signo do caranguejo, ele, na verdade, traz grande proveito para Júpiter. O indivíduo com essa posição no mapa tem o benefício de exercer o poder da argumentação, do cumprimento de sua palavra e de promessas que faz. Portanto, as palavras que melhor definem essa característica é autoconfiança, otimismo e fé.

Júpiter Retrógrado em Câncer

Símbolo do signo de Câncer.

Júpiter retrógado é um fenômeno na astrologia em que se tem uma falsa percepção de que o planeta está se movimentando de forma contrária do que se costuma. Embora isso não aconteça, de fato, não é raro e acontece com todos os planetas em algum momento. Portanto, aprofunde esse conhecimento a seguir!

Os planetas retrógrados

A movimentação retrógada é um fenômeno aparente. Podemos ver um exemplo mais prático disso no trânsito, quando temos uma impressão de que o veículo ao lado está movimentando-se vagarosamente para trás, quando, na verdade, foi o nosso que se deslocou.

Assim, há um período diferente em que esse movimento ocorre em cada um dos planetas. Do ponto de vista da astrologia, esse fenômeno não é totalmente negativo, mas justifica um momento em que certas coisas não serão como o esperado.

É comum termos no mapa vários planetas que estavam com esse tipo de deslocamento no momento do nosso nascimento. Mas também há, ali, um período em que todos estamos sujeitos a uma breve retrogradação dos astros, alterando vários aspectos da vida.

Simbolismo e significado de Júpiter retrógrado

Há várias simbologias existentes na mandala do mapa astrológico pessoal. No entanto, o Planeta Júpiter Retrógado é, normalmente, representado pelo glifo, que representa esse planeta seguido da letra R ou RX. O significado desse movimento, porém, não é necessariamente algo negativo.

Júpiter é um planeta das relações sociais, e tal movimento tem uma velocidade média, ou seja, não é tão lenta e nem tão rápida. Isso quer dizer que temos um período considerável de alteração no setor das comunicações com outras pessoas.

A personalidade de Júpiter retrógrado em Câncer

Quando tem-se Júpiter Retrógado posicionado sob o signo de Câncer no mapa astral, isso significa um convite para uma atenção especial à área em que esse planeta está, principalmente porque essa movimentação altera a vibração desse planeta na personalidade.

Assim, Júpiter é um planeta da expansão exterior, mas, nessa movimentação, o convite é para que você cuide de suas questões mais internas, para obter ganho na área à qual este planeta está designado. Logo, o curso natural será modificado, devendo ser tratado de dentro para fora.

A retrogradação sob Câncer acaba motivando o indivíduo a relembrar o passado e reviver algumas situações com um sentimento de tentar resolver as coisas, embora isso seja impossível. Assim, esse ímpeto de corrigir o que já passou estará presente na personalidade da pessoa.

A influência dos planetas retrógrados nos signos do Zodíaco

Cada signo do Zodíaco sofre uma retrogradação dos planetas, pelo menos uma vez a cada ano. Esse efeito pode durar ou não, dependendo do tamanho e dos tipos de vibração do astro. Isso vai implicar um pouco na personalidade e no jeito de lidar com as coisas.

Além disso, a retrogradação dos planetas no signo não deve ser vista como um processo negativo, mas como uma mensagem de desenvolvimento e autoconhecimento. Atente-se, portanto, para a área que o planeta representa.

Se a retrogradação acontece em um planeta de comunicação, isso significa que sua comunicação interior é que precisa de mais atenção. Porém, se ela ocorre em um planeta da sociabilidade, este é um grande indicativo de que você sofrerá uma introspecção maior, para poder melhorar as demais relações sociais.

Júpiter e demais planetas no Mapa Astral

Mapa Astral.

Júpiter é o sexto astro descrito no mapa astrológico, a contar a partir do Sol e da Lua. Esse, por sua vez, é um planeta que representa o potencial de percepção de oportunidades, do que você deseja para o futuro e de princípios que dão sentindo à sua existência. Nessa parte do artigo, aprofunde-se nas demais implicações desse astro!

Júpiter para a Astrologia

Júpiter para a Astrologia permite analisar o potencial de crescimento, consciência e princípios que podemos adquirir ao longo da vida. Além disso, indica o modo como enxergamos os outros e a vida. Revela tudo aquilo que pode nos trazer um sentimento de realização e felicidade.

Contudo, esse astro permite traçar o nosso perfil a partir de tudo aquilo que nos confere um sentindo mais amplo de existência. Dependendo do signo em que está posicionado, pode girar em torno da família, da carreira, da arte ou de ajudar os outros.

Áreas da vida regidas por Júpiter

A área da vida que Júpiter representa é a visão de mundo. A partir dele, é possível traçar todo o perfil de um indivíduo, bem como aquilo que o fortalece e que o enfraquece.

Além disso, Júpiter revela o tipo de crença desse indivíduo: se ele vai ser mais espiritual, religioso ou científico. Também indica a corrente filosófica à qual está mais propenso, assim, é possível saber se é um indivíduo mais niilista, fatalista ou humanista.

O Trânsito planetário

Cientificamente, Júpiter leva menos de um dia, em relação à Terra, para girar em torno de si. Enquanto que leva quase 12 anos para completar o seu percurso em torno do Sol. Baseado nessa característica, a astrologia calcula que esse planeta fica cerca de um ano em cada um dos signos.

Nesse sentindo, pode-se aproveitar o trânsito de Júpiter no signo da vez em benefício da expansão e do conhecimento, mas também para prever os excessos e exageros da personalidade. O trânsito desse astro em um signo move a vida espiritual e material, e aumenta as vibrações de oportunidades.

O mito de Júpiter

Júpiter é o deus da mitologia romana cujos símbolos são o carvalho e a águia. Assemelha-se ao Zeus da mitologia grega, pois também é a divindade dos céus e dos trovões, porém está vinculado à expansão política de Roma.

Júpiter era filho de Saturno e de Opis, que era deusa da Terra e do crescimento. Tinha vários irmãos - o primeiro era chamado Netuno, o deus dos mares, mas também do submundo e das riquezas, mais especificamente dos metais preciosos.

Anatomias relacionadas a Júpiter

O planeta Júpiter está relacionado sempre a partes vitais e de sustentação do corpo, como o nervo ciático, o fêmur e a artéria femoral. Também domina sobre o fígado, o pâncreas e a circulação arterial.

Assim, os regidos por Júpiter podem utilizar essa relação para cuidar da saúde, mas também devem entender os problemas presentes e suas propensões.

Quais são os riscos e aspectos negativos relacionados a Júpiter em Câncer?

Símbolo do signo de Câncer.

Todos os planetas possuem dois lados, que são chamados de ying e yang, comumente conhecidos como lado positivo e negativo. Com Júpiter, isso também não poderia ser diferente. O que ocorre é que ambas as características são importantes para o equilíbrio de sua vibração.

Nesse sentindo, o lado negativo do planeta da expansão tem a ver com as tendências que ele pode exercer em caso de uma falta de desenvolvimento por parte do indivíduo influenciado. Assim, Júpiter corre os riscos de ser exagerado e egocêntrico, em vários aspectos.

Mas a astrologia recomenda que não enxerguemos isso como algo ruim, mas como desafios da vida. De qualquer maneira, Júpiter veio para ensinar ao indivíduo o que ele precisa melhorar para viver sua plenitude.

Autor deste artigo

Sou jornalista, contadora de histórias e apaixonada por todas as artes. Quando escrevo, sinto que o mundo se torna um lugar melhor. Depois ele deixa de ser, então escrevo outra vez.

Palavras-chave relacionadas


signos planetas mapa astral

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Saiba quais são os signos que tendem a controlar tudo e todos. Descubra se o seu signo está nesta lista de signos mais manipuladores neste artigo!


Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Nem sempre é fácil fazer as pazes e essa tarefa pode ficar ainda mais difícil dependendo do signo da pessoa magoada. Confira como cada um reage nessa situação!


Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Você sabe quais são os signos considerados mais psicopatas do zodíaco? Confira nesse artigo os 6 piores signos do zodíaco e mais!


Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Repleta de vastas galáxias, a maior constelação do zodíaco é antiga e cercada por mitos de milhares de anos. Quer saber mais? Confira o artigo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.