Alma gêmea: significado, origem, tipos, Cabalá, Budismo e mais!

Alma gêmea: significado, origem, tipos, Cabalá, Budismo e mais!

Conheça mais sobre almas gêmeas, como são reconhecidas nas diversas religiões e culturas, os tipos e como reconhecer se você está diante da sua!


O que é alma gêmea?

Almas gêmeas.

Encontrar a alma gêmea, para muitos, é um sonho que está diretamente relacionado com achar uma pessoa especial, que será o seu parceiro de amor nesta vida. Mas, o que realmente, é a alma gêmea? Será que ela existe mesmo? Como faço para reconhecer minha alma gêmea?

Sim, é possível que exista alguém no mundo que seja a sua conexão perfeita, mas não necessariamente, seu par amoroso. Existem muitas formas de amar e as almas gêmeas nos ensinam isso. Continue lendo e aprenda sobre o significado das almas gêmeas, os tipos e quais são os sinais de que você encontrou a sua!

Significado de alma gêmea

Mãos unindo um quebra cabeça.

Quando conhecemos certas pessoas, experimentamos a sensação de formar laços especiais de amor, carinho, afeto e companheirismo. Através desta conexão, percebemos a combinação de gostos, formas de pensar, valores e ideias. Este é o significado do termo “alma gêmea”, que está bem próximo do conceito de “afinidade”. São almas que se conectam e que juntas tem uma combinação.

A sincronia e a existência de almas gêmeas são temas muito estudados, mas que ainda hoje, apresentam um mistério que não pode ser explicado pelos critérios convencionais. Siga lendo e entenda mais sobre como as almas gêmeas são descritas por Platão, no Espiritismo, na Cabalá e no Budismo. Confira!

A origem do mito com Platão

As almas gêmeas são um tema antigo, que já aparecia nos diversos estudos da filosofia e das religiões. Platão, o grande filósofo grego, foi o responsável por popularizar um mito sobre este assunto, através da sua obra “O Banquete”. A obra conta a história do início dos tempos quando, homens eram serem completos, com duas cabeças, quatro braços e quatro pernas.

Segundo a obra de Platão, os homens se consideravam muito poderosos e por isso, subiram ao Olimpo para destituir os deuses e substituí-los. Mas, os deuses venceram a grande batalha e castigaram os homens pela sua rebeldia, dividindo-os ao meio. E desde então, os homens buscam, incansavelmente, suas metades.

Alma gêmea do Espiritismo

Para o Espiritismo, não existem dois espíritos que sejam exclusivos entre si ou criados um para o outro. Alan Kardec, propagador da doutrina espírita, em suas pesquisas negou a possibilidade de existirem espíritos gêmeos. Para os espíritas, a Terra está em constante movimento de transição, por isso muitas encarnações são necessárias e trazem resgates de vidas passadas.

Por conta do resgate de vidas passadas, que os espíritos fazem para ajudar uns aos outros, há ligações por afinidade. Por vezes, quando se conhece alguém, existe uma sintonia imediata e esta vai crescendo aos poucos. É o que o Espiritismo chama de “almas afins”. É assim que as pessoas têm interesses e afinidades em comum e podem encontrar, no seu caminho, diversos espíritos afins.

Alma gêmea na Cabalá

Para o principal livro da Cabalá, o Zohar, todos possuem uma alma gêmea, que é a parte faltante da alma. Isso porque, antes de nascer, a alma é partida em duas metades que se complementam. Segundo o Zohar, é por isso que as pessoas passam a vida tentando encontrar aquela parte que as completa, a alma gêmea separada antes do nascimento.

Na Cabalá, filosofia que tem origem no Judaísmo, o desejo de encontrar a alma gêmea é inato, ou seja, é trazido em nossa essência para esta vida. Além disso, antes de descer para esse mundo a alma, ademais de ser dividida é também separada em dois aspectos, um feminino e outro masculino. Por isso, a sensação de viver com a falta de seus complementos.

Alma gêmea no Budismo

Em alguns textos de fundamentação do Budismo, são encontradas referências bem parecidas com o que é citado pela Cabalá. Para o Budismo, existem almas parceiras. São duas almas que foram geradas juntas e, quando estão no mundo, procuram se encontrar para se completar. E há vários tipos de parceria: casal, mãe e filho, irmão e irmãs, e assim por diante.

Conexão de alma

Independentemente da cultura ou religião em que se acredita, a conexão de alma representa uma relação de confiança natural, recíproca e bem desenvolvida entre pessoas. Tudo o que envolve o contato com pessoas que possuem uma conexão de alma, gera ações que colaboram para que haja um apoio contínuo entre ambas.

A conexão de alma é um relacionamento que carrega uma facilidade maior para que as pessoas se entendam, mesmo diante de conflitos, eventuais desavenças ou mal-entendidos. Existe acessibilidade entre elas para promover a reparação e a retomada de contato. As possibilidades construtivas de um relacionamento assim são infindáveis. Por isso, a conexão de alma muitas vezes é comparada ao amor.

Tipos de alma gêmea

Um casal debaixo de uma árvore.

Nas filosofias e teorias sobre almas gêmeas, são descritos vários tipos de almas gêmeas que podem escolher seguir um caminho em comum ou ainda, buscam encontrar a sua metade.

Além dos diversos tipos de alma gêmea, frequentemente, nos deparamos com termos que também remetem a uma sinergia, tais como: laços de alma, cruzamento de almas, parceiros de alma, entre outros.

Siga lendo e conheça os tipos, os diversos termos e muito mais!

Parceiros de alma

O termo parceiros de almas ou parceiros de vida, é usado para designar amigos ou companheiros nos quais você poderá se apoiar durante todo o seu ciclo de vida na Terra. São pessoas confiáveis, que exalam boas energias para você.

Os sentimentos de amor e respeito são mútuos e você estará também sempre em sintonia com as necessidades e desejos deste parceiro de alma. Naturalmente, um parceiro de alma pode ser visto como uma alma gêmea, por conta do envolvimento afetivo que a relação desencadeia.

Laços de alma

Relações de laços de alma são aquelas em que há uma sensação de que a outra pessoa surge em sua vida por um motivo específico. Pode acontecer, por exemplo, quando você estiver muito ocupado em sua vida profissional, mas mesmo assim, conhece um novo amigo ou um novo parceiro de negócio.

A sensação de que há um laço entre vocês dois pode inspirar e abrir espaço para que este relacionamento flua e que acontecimentos bons venham. Os laços de alma são laços que unem pessoas para conduzi-las pontualmente a um proposito em comum.

Almas gêmeas de vidas passadas

Todos aqueles que acreditam em vidas passadas já se perguntaram sobre a existência de almas gêmeas e se elas podem se encontrar na vida atual. Muitas religiões e filosofias estudam a energia que é acumulada ao longo de outras vidas por almas que já viveram juntas.

Embora existam relacionamentos com vários tipos de almas gêmeas, com as almas gêmeas de vidas passadas há um resgate, pois ambas decidiram reencarnar e navegar em uma mesma direção. Não necessariamente são almas que terão um envolvimento romântico, mas que precisam retomar e concretizar alguma pendência de outras vidas para evoluir.

Almas gêmeas cármicas

Algumas religiões reconhecem o cárma ou kárma como a lei da causa e do efeito. Isso quer dizer que, durante nossa vida, estamos produzindo, através de nossas atitudes e ações, um carma (positivo, negativo ou neutro).

As almas gêmeas cármicas são pessoas com as quais criamos estes carmas e que geram energias que podem ajudar a transformar nossa forma de agir e pensar.

As almas gêmeas cármicas entram em nossas vidas como agentes de mudanças que facilitam as oportunidades de melhoria para crescimento e evolução. São parceiros que ajudam a transformar a forma como estamos conduzindo o presente, para que você tenha a oportunidade de mudar ações futuras.

Almas gêmeas românticas

Ao iniciar um relacionamento amoroso com alguém, esta outra pessoa é reconhecida como uma alma gêmea romântica. Essa associação acontece porque temos a oportunidade de aprender e crescer com o relacionamento.

Isso é válido para todos os tipos de relacionamentos amorosos, mesmo aqueles rápidos e até os duradouros. Sempre quando uma alma se junta a outra em um relacionamento de amor, há a possibilidade de aprendizado para ambos. O desafio é trabalhar para que a relação evolua e estas almas românticas se torne alma gêmeas nesta e para as demais vidas.

Amigos de alma gêmea

Pode ser que nem todas as almas gêmeas sejam envolvidas por um relacionamento amoroso. Ou seja, durante a vida você conhecerá companheiros de alma que serão amigos. O termo amigos de alma gêmea é usado para aquelas pessoas que apoiam a sua estadia terrena transformando o seu caminho em dias mais suaves e plenos.

Esta é a missão de um amigo de alma gêmea. São ajudantes espirituais, pessoas destinadas a compartilhar o amor, o encorajamento e o apoio. Podem ficar em sua vida por muito tempo ou por pequenos momentos, os amigos de alma gêmea alimentam a alma com disposição e boas energias.

Famílias de almas e grupos de almas

Algumas religiões acreditam que grandes grupos de almas podem ser ligados em famílias de almas. Logo, estas almas podem renascer membros de uma mesma família, com parentescos diversos. São almas que decidiram, ainda no plano espiritual, estarem juntas na vida terrena para trabalhar por objetivos comuns ou por causas em que acreditam e querem se dedicar.

O objetivo é trazer mais amor e consciência em conjunto não só para as almas que compõem a família, mas também para todos os que estão a sua volta e se relacionam com eles.

Espíritos afins

Os espíritos afins, segundo o Espiritismo, são almas que compartilham de uma mesma frequência energética, com os mesmos valores e sintonia. Além disso, fazem de suas encarnações aprendizados mais fáceis de serem absorvidos. Podem se encontrar em família e também como casais amorosos. Estão ligados por um planejamento anterior à vida terrena.

Além disso, Espíritos afins são almas que reencarnam para aprender, evoluir e serem felizes juntos. Inicialmente podem não ser almas gêmeas, mas certamente, com o convívio e com o aprendizado, podem se tornar.

Contratos de alma

Alguns estudos comentam que o termo contrato de alma descreve acordos da alma que foram feitos para certos assuntos e temas de outras vidas que serão resgatados em sua vida atual. Um contrato de alma pode ser firmado, por exemplo, para ser o mentor de uma criança ou para escrever um livro.

No entanto, sentir que você tem um contrato de alma para concluir é desafiador e pode lhe dar inspiração e energia para superar os momentos difíceis da vida. Saber se você tem um contrato de alma em torno de algo ou alguém em sua vida é aprender a seguir sua intuição.

Professores de alma

Os professores de alma são curadores ou mentores que podem entrar em sua vida para conduzir seus caminhos. São almas que passam pela vida com o intuído de ensinar e contribuir com o desenvolvimento no caminho do conhecimento. Os professores de almas ensinam a pensar de diferentes maneiras e a se comportar de formas novas, além de ensinar o valor de pensar em si mesmo e em sua evolução. Os professores de alma

Eles também são relacionamentos especiais e sagrados. Você pode ser um professor de alma ao próximo e/ou estar envolvido com um. É uma relação de doação que pode ou não ser percebida, mas existe e completa as almas.

Cruzamentos de almas

O termo cruzamento de almas explica um momento de encontro entre almas. É usado para descrever que alguém entrou em sua vida, mas o momento ou as circunstâncias não eram propícias para um relacionamento de longo prazo.

Essa relação pode acontecer com amigos, namorados, colegas de trabalho, entre outros. Por um curto período de tempo, vocês estiveram juntos e compartilharam experiências que geraram conhecimento para ambos. Mesmo que não permaneçam em contato por muito tempo, existiu um cruzamento de almas que possibilitou uma conexão verdadeira e significativa.

Chamas gêmeas

Chamas gêmeas é um termo forte que descreve uma conexão de alma intensa e que é iniciada pela divisão da alma em dois corpos. Algumas teorias acreditam que as chamas gêmeas podem juntas: amar, desafiar, ensinar e curar umas às outras de uma maneira poderosa e única.

Mas também pode haver um lado obscuro em pessoas ligadas como chamas gêmeas, por isso, a nomenclatura diferenciada. Precisam cuidar para não sufocar um ao outro. Todo o relacionamento de chamas gêmeas tem o potencial de ser benéfico e iluminado, desde que bem conduzido pelos dois.

Sinais de alma gêmea

Mãos entrelaçadas.

Reconhecer que existem pessoas diferenciadas, com as quais você pode se conectar em um nível mais profundo, e que permitem com que você cresça como indivíduo é o primeiro passo para encontrar uma alma gêmea e estar com ela em um relacionamento a dois. Quando isso acontece, significa que você encontrou alguém com quem tem uma ligação verdadeiramente especial.

O grande desafio é saber, com mais clareza, se a pessoa que está ao seu lado ou que você está interessada é a sua alma gêmea. Para ajudar nesta identificação, veja alguns sinais que podem ser percebidos e são apontados como atitudes, sentimentos e sensações do encontro de almas gêmeas. Confira!

Comunicação sem palavras

Entender o que o outro sente, pensa ou quer, sem a troca de nenhuma palavra, é um sinal de que há uma conexão completa entre duas pessoas. As pessoas que são almas gêmeas têm facilidade de interpretar os desejos da outra.

Há uma conexão tão intensa, em todos os níveis, que possibilita reações mesmo antes da comunicação verbal acontecer. Sua alma gêmea fica ao seu lado e sabe, instintivamente, quando você precisa de algo ou quer algo. A atenção entre vocês dois é plena e ocorre no âmbito sentimental e físico.

Sentimento profundo de que é sua “metade”

A sensação profunda de que encontrou a sua metade pode ser um sinal de que você está realmente diante da sua alma gêmea. Muitos estudos garantem que há o reconhecimento instantâneo entre almas gêmeas, pois quando se reencontram, a energia é tão forte que provoca um sentimento profundo em ambas.

Geralmente, há sinais que indicam que o amor verdadeiro chegou, tais como intuir que aquela pessoa é muito especial para você, mesmo sem conhece-la ainda ou a sensação de uma voz em sua mente fazendo bons comentários sobre vocês dois.

Química física palpável

O relacionamento, embora possa ter começado ou esteja embasado em uma química física totalmente palpável, tem um sentimento maior e mostra que essa ligação não existe apenas em nível sexual.

Você percebe que, qualquer toque da sua alma gêmea, faz o seu espírito mergulhar em um turbilhão de sentimentos e tem a plena certeza de que é um relacionamento que poderá durar anos. A química física é também um sinal de reconhecimento entre almas gêmeas.

Sentem-se à vontade

O dia a dia de almas gêmeas é algo agradável e tranquilo. Isso porque as almas gêmeas se relacionam facilmente desde o primeiro momento e deixam transparecer que realmente se sentem à vontade juntos.

Nesse sentido, a sensação é de que a companhia do outro é confortável porque já se conhecem. Com a sua alma gêmea é fácil relaxar, não há medos em demonstrar fraquezas e desejos. Você se sentirá bem e leve em se abrir e dividir todas as suas emoções e necessidades.

É a pessoa que mais te desafia

As relações entre almas gêmeas não são só flores. Embora não seja fácil de acreditar, a sua alma gêmea pode ser aquela pessoa que mais te desafia a ser melhor do que você é ou que, a cada dia te motiva para que você se redescubra, tenha sucesso e seja o que planejou em outras vidas.

Isso acontece, porque superar desafios em conjunto ou em parceria com a sua alma gêmea também são circunstâncias da vida que reforçam os vínculos. Tempos difíceis e tempos bons fazem parte do convívio de almas gêmeas.

Se completam no que mais importa

Em um relacionamento entre almas gêmeas não é sempre que, necessariamente, os dois parceiros pensem igual. Mas há um complemento nos assuntos que mais importam. Em metas e ambições há uma coincidência de desejos e anseios.

As opiniões sobre coisas menores podem ser divergentes, mas as almas gêmeas normalmente concordam nos grandes projetos porque possuem os mesmos valores e enxergam o mundo sob a mesma perspectiva.

Sentimento de paz interior

Sentir insegurança e medo de desagradar o parceiro é comum em relacionamentos normais, românticos ou amorosos passageiros. Quando se está com a alma gêmea há uma sensação de confiança de longo prazo que traz um sentimento de paz interior.

Assim, não importa o que aconteça na vida de vocês, há um compromisso de união que os acalma mutualmente. É a voz interior dizendo que vocês estão em um relacionamento saudável, de confiança e que se entendem de uma forma madura.

Identidades separadas na união

Almas gêmeas se reconhecem como parte de um mesmo todo, metades que se complementam, embora estejam em corpos separados. Este forte vínculo ultrapassa as forças ou questões externas ao relacionamento.

Embora as identidades estejam separadas, vivem como um todo e com uma espécie de campo magnético que não deixa influências, da sociedade, de familiares ou qualquer outro alheio ao relacionamento, romper essa forte ligação.

Vocês podem já se conhecer

As almas gêmeas estão além do tempo. Pode ser que você já conheça a sua alma gêmea mais ainda não tenha percebido ou tenha chegado o momento de se revelarem em um relacionamento a dois ou de compartilhamento.

Isso acontece porque ambos devem estar prontos e de coração aberto para o amor, afeto e para tudo o que planejaram juntos. Esteja aberto as possibilidades, tranquilo e a espera de sua alma gêmea, pois vocês podem já se conhecer nesta vida.

Alma gêmea realmente existe?

Corações em chamas entrelaçados.

Embora haja um universo fantasioso em torno da existência de almas gêmeas, relacionando-as com histórias românticas e com amores impossíveis, é preciso entender que há visões diferentes que podem nos levar ao reconhecimento real de almas gêmeas.

Ao aceitarmos que somos espíritos eternos, ou seja, sem começo e nem fim, percebemos também a existência de um mistério maior e superior que está aquém do nosso entendimento. E não nos cabe desvendá-lo. Temos que olhar em volta e apenas entender quem são os nossos parceiros nesta caminhada.

Se temos a eternidade a nosso favor, com certeza, já cruzamos com diversos outros espíritos com os quais criamos vínculos de amor e alma. Se as sensações que experimentamos nesta vida, ao encontrar nossas almas gêmeas, são de todo inexplicáveis por palavras, mas são plenamente sentidas, podemos dizer que são conexões que fazem parte do mistério da vida.

Não se pode negar, ignorar ou relevar relacionamentos tão fortes e impactantes que causam a transformação. São relacionamentos de força e magnetismo que existem entre almas gêmeas.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


cultura

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

O dente de leão é a planta dos desejos e está associado a várias lendas e histórias. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Conhecida pela sua beleza e pelo fato de ser rara, a rosa azul traz uma simbologia espiritual muito importante e não deve ser ignorada. Confira os significados!


Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Existem vários símbolos que remetem ao amor. Será que você conhece todos eles? Leia o artigo e confira o significado de cada um!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas animais signos búzios orações religiões números