Chá de rosa branca: para que serve, receita, menstruação e mais!

Chá de rosa branca: para que serve, receita, menstruação e mais!

Você conhece todos os benefícios do chá de rosa branca? Confira a seguir como essa flor nos acalma, cuida dos olhos e alivia os sintomas da TPM!


Por que tomar chá de rosa branca

chá de rosa branca

O chá de rosa branca não é tão conhecido quanto o de camomila e o de erva doce, mas é muito benéfico para a saúde também. Feita a partir das pétalas e sementes da flor, essa infusão é calmante, antimicrobiana e poderosa, sendo capaz de tratar desde problemas oculares até a candidíase.

Estudos já comprovaram as propriedades medicinais dessa planta, justificando o seu uso em inúmeras situações. Além dos ativos antimicrobianos, a rosa branca possui ação anti-inflamatória e facilita a desintoxicação do nosso organismo. As toxinas do corpo são eliminadas rapidamente, fortalecendo a imunidade.

Outro benefício desconhecido da rosa branca é o combate às infecções urinárias. A infusão ajuda a tratar essa doença quando está num estágio leve, já que é um diurético natural. Além disso, essa flor tem ação antioxidante e antibacteriana, aliviando o desconforto.

A rosa branca possui um grande efeito como calmante e seu chá é muito fácil de preparar. Quer aprender mais? Confira a seguir quais são os outros benefícios que ela traz.

Mais sobre o chá de rosa branca

chá de rosa branca

A rosa branca vai muito além de ser uma bela flor para o jardim. Ela é usada na medicina popular por causa de suas propriedades, ajudando a manter o corpo e a mente saudáveis. Conheça a seguir a origem dessa planta, seus benefícios e mais!

Propriedades do chá de rosa branca

A rosa branca possui várias propriedades medicinais e estudos comprovam que essa planta específica apresenta ação bactericida e fungicida. Além disso, ela tem compostos flavonoides que agem como anti-inflamatório.

Uma das propriedades mais importantes deste chá é sua ação contra dois tipos de bactéria: Staphylococcus aureus e Escherichia coli, que podem causar desde infecções leves até graves. Além disso, a ação antifúngica dessa infusão é grande aliada da saúde das mulheres, já que é altamente eficaz contra a Candida albicans, fungo causador da candidíase.

A rosa branca possui também compostos que reduzem a tensão, acalmam e relaxam o corpo, podendo ser utilizada como tratamento complementar da depressão. Aliás, o uso terapêutico desse chá é uma herança cultural europeia. Lá, todo o potencial medicinal é aproveitado através de suas pétalas e sementes.

Benefícios do chá de rosa branca

O chá de rosa branca apresenta inúmeros benefícios para a nossa saúde. Ele nos tranquiliza e relaxa, mesmo depois de um dia intenso. Aliás, esse é um dos pontos fortes dessa planta. Por isso, costuma ser indicada para tratar problemas como estresse, ansiedade e insônia.

Além disso, a rosa branca se destaca como um anti-inflamatório natural. O chá auxilia no tratamento do resfriado, diminuindo a tosse e curando a dor de garganta.

O fortalecimento do sistema imunológico é outro destaque da flor. Graças às suas propriedades antioxidantes, o seu chá ajuda a aumentar a imunidade, protegendo contra gripes e resfriados. Ainda evita o envelhecimento precoce.

Uma propriedade não muito conhecida é sua atuação como depurativo, já que age limpando o organismo e eliminando as toxinas do corpo mais rapidamente. Com isso, o chá é perfeito para quem ama tomar bebidas detox no dia a dia.

Aliás, outra utilidade do chá de rosa branca é no sistema digestivo. Ele ameniza dores abdominais e tem efeito laxante, podendo tratar a prisão de ventre. Uma dica para aproveitar os benefícios ao máximo é fazer a infusão um pouco antes de dormir. Assim, você acalma a mente, tem uma boa noite de sono e ainda ajuda seu corpo a se preparar para mais um dia.

Origem da rosa branca

A rosa branca, ou rosa-de-quintal (de nome científico Rosa alba L.) tem sua origem ligada aos gregos e romanos. Acredita-se que o primeiro cultivo seja resultado do cruzamento entre rosas caninas ou selvagens e rosa damascena, ambas da Europa.

Estudos com análises de DNA da rosa branca indicam que essa planta existe há aproximadamente 200 milhões de anos, sendo considerada uma das flores mais antigas do mundo. Essa rosa chegou ao Brasil através dos jesuítas, por volta de 1560. No início, era utilizada apenas como decoração e ingrediente culinário em confeitos, conservas e corantes.

Depois de um tempo, a influência dos chineses fez com que essa flor fosse consumida com fins medicinais. Hoje em dia, é uma planta encontrada principalmente na região centro-oeste do país, especialmente em Goiás.

Chá de rosa branca com mel

chá de rosa branca

Além de todos os benefícios para a saúde, o chá de rosa branca tem a vantagem de apresentar um sabor bem suave. A infusão pode ser usada perfeitamente por quem não toma chás com cheiro ou gosto forte. Aliás, quando adoçado com mel, fica irresistível. Confira a seguir todas as indicações e a receita.

Indicações

O chá de rosa branca tem um aroma suave, conhecido por trazer uma sensação de relaxamento e aconchego. Por isso, é indicado para complementar o tratamento de ansiedade, estresse e depressão. Além disso, para quem sofre com insônia, a infusão é ideal para tomar à noite e melhorar a qualidade do sono.

Aliás, uma boa opção para manter o benefício tranquilizante da rosa branca e dar sabor é adicionar mel. Isso acontece porque o mel também possui propriedades relaxantes, que nos ajudam a relaxar. Além disso, é uma das melhores maneiras de adoçar seu chá.

Entretanto, vale ficar atento ao poder calmante desse chá. Se usado em excesso, pode causar letargia e sono prolongado. Por isso, é aconselhável diluir a infusão para crianças.

Ingredientes

O chá de rosa branca com mel é muito saboroso, perfeito para diminuir o estresse e relaxar após um longo dia de trabalho, por exemplo. Além disso, ele é muito fácil de preparar e você vai precisar de apenas 3 ingredientes. Confira:

- 10 g de pétalas de rosa branca (aproximadamente 2 flores);
- 500 ml de água (já fervida);
- 1 colher de sopa de mel (para adoçar).

Como fazer

Coloque 500 ml da água já fervida (ainda quente) em um recipiente de vidro. Adicione 10 g de pétalas de rosa branca. Vale lembrar que as pétalas são sensíveis e não suportam muito calor.

Por isso, sempre faça o processo de infusão, que consiste em ferver a água, desligar o fogo, colocar as flores e tampar o recipiente por cerca de 5 minutos. Depois desses 5 minutos, é só coar e acrescentar uma colher de sopa de mel. Espere amornar e aproveite. O chá pode ser tomado até três vezes por dia.

Chá de pétalas e sementes de rosa branca

chá de rosa branca

O chá de rosa branca pode ser ingerido ou utilizado para fazer banho de assento. Aliás, uma dica para aproveitar os benefícios dessa planta ao máximo é preparar a bebida com as pétalas e as sementes, além de consumir a infusão pelo menos uma vez por dia. Descubra a seguir como fazer esse chá e dar uma turbinada no sabor.

Indicações

O chá de rosa branca é rico em antioxidantes que protegem o coração e otimizam o sistema circulatório do corpo como um todo. Além disso, essas substâncias ajudam a combater os radicais livres, que podem causar doenças como o câncer.

Com as vitaminas A, C e E presentes em suas propriedades, é indicado para fortalecer a imunidade e melhorar a aparência da nossa pele, de dentro para fora. Dessa maneira, pode-se dizer que esse chá protege, hidrata e renova o maior órgão do corpo humano: a nossa pele. É indicado também para quem tem problemas intestinais, já que tem poder laxante e melhora a digestão.

Ingredientes

O chá feito com as pétalas e as sementes da rosa branca é muito fácil de preparar. Além disso, usa todo o potencial medicinal que a flor possui.

Se quiser, você pode acrescentar algumas ervas para deixar esse chá ainda mais saboroso e poderoso. Confira a lista de ingredientes:

- 10 g de pétalas e sementes de rosa branca (cerca de 2 flores);
- 1 litro de água (já fervida);
- Canela, gengibre fresco ou mel a gosto (opcional, apenas para dar sabor ao chá).

Como fazer

Lave a rosa branca em água corrente e coloque em um recipiente de vidro. Adicione 1 litro de água já fervida, mas ainda quente. Caso queira usar canela ou gengibre, coloque também no refratário, tampe e deixe tudo descansando por 5 minutos.

É muito importante fazer esse processo de infusão ao invés de deixar fervendo no fogão, já que a rosa é bastante sensível ao calor. Depois dos 5 minutos, basta coar e, se quiser, adicione 1 colher de sopa de mel para adoçar. Espere amornar um pouco e aproveite. O chá pode ser ingerido até três vezes por dia.

Chá de rosa branca para os olhos

chá de rosa branca

Além dos benefícios já citados no artigo, o chá de rosa branca também é indicado para cuidar da saúde dos nossos olhos. Isso acontece porque ele funciona como um tônico antisséptico, reduzindo a vermelhidão e impedindo infecções na região. Confira a seguir como o chá é preparado e protege a nossa visão.

Indicações

Um dos benefícios mais conhecidos do chá de rosa branca é a proteção dos nossos olhos. Ele é capaz de prevenir inflamações nessa região e, graças às propriedades antimicrobianas, ajuda a tratar problemas comuns, como a conjuntivite e as pequenas irritações que podem acabar prejudicando a visão.

Além disso, pode-se dizer que a rosa branca é uma grande aliada da saúde dos olhos no dia a dia, já que o chá pode ser usado como compressa para aliviar os sintomas do olho cansado ou irritado depois de muito tempo trabalhando na frente do computador.

Ingredientes

Preparar o chá de rosa branca para cuidar da saúde dos nossos olhos é bem simples. A infusão é feita com apenas dois ingredientes e fica pronta em mais ou menos 5 minutos. Confira a receita:

- 5 g de pétalas de rosa branca (aproximadamente 1 flor);
- 500 ml de água (já fervida);
- 500 ml de água filtrada fria.

Como fazer

Coloque 500 ml da água já fervida (ainda quente) em um recipiente de vidro. Adicione 5 g de pétalas de rosa branca. Vale lembrar que as pétalas são sensíveis e não suportam muito calor. Por isso, sempre faça o processo de infusão, que consiste em ferver a água, desligar o fogo, colocar as flores e tampar o recipiente por cerca de 5 minutos.

Depois desses 5 minutos, é só coar e diluir, acrescentando 500 ml de água filtrada fria. Em seguida, enxague os olhos com o chá ou utilize compressas de algodão no local irritado.

Chá de rosa branca para a pele

chá de rosa branca

O chá de rosa branca possui em sua composição as vitaminas A, C e E, grandes aliadas da beleza. Aliás, essa bebida é capaz de tonificar e hidratar a nossa pele, diminuindo a aparência de poros dilatados, por exemplo. Quer saber mais? Confira a seguir.

Indicações

O chá de rosa branca também é indicado para purificar a pele. Aliás, muitos esteticistas usam essa infusão morna nas sessões de limpeza, já que as pétalas dessa flor têm componentes depurativos, que eliminam toxinas e impurezas.

Além disso, como o chá de rosa branca é um anti-inflamatório natural, ele é capaz de impedir que processos inflamatórios se espalhem na pele. Com isso, é eficiente no combate às espinhas e minimiza também o aparecimento de rugas e linhas de expressão, graças a seu poder antioxidante, que bloqueia a ação de radicais livres.

Outros pontos positivos ligados a essa flor são a diminuição de olheiras e a produção de colágeno, que deixa nossos cabelos, pele e unhas mais bonitos e saudáveis.

Ingredientes

O chá feito com as pétalas da rosa branca é muito rápido e fácil de preparar. Com ele, sua pele vai estar sempre limpa, linda e renovada. Confira os dois ingredientes que você vai precisar:

- 10 g de pétalas rosa branca (cerca de 2 flores);
- 1 litro de água (já fervida).

Como fazer

Lave a rosa branca em água corrente e coloque as pétalas em um recipiente de vidro. Adicione 1 litro de água já fervida, mas ainda quente. Tampe o refratário e deixe descansando por 5 minutos.

É muito importante fazer o processo de infusão ao invés de deixar fervendo no fogão, já que as pétalas da rosa são bastante sensíveis ao calor. Depois dos 5 minutos, basta coar e esperar esfriar completamente. Use esse preparo para lavar a pele no mínimo uma vez por dia.

Chá de rosa branca para alívio da menstruação

chá de rosa branca

Infelizmente, é muito comum que a menstruação traga sintomas dolorosos e incômodos. Inchaço e ansiedade são apenas alguns dos mais conhecidos. No entanto, o chá de rosa branca provou ser um grande aliado para quem sofre com a TPM (tensão pré-menstrual). Descubra a seguir como essa bebida pode te ajudar.

Indicações

O chá de rosa branca é capaz de aliviar os sintomas indesejáveis que vêm com a menstruação. Isso acontece porque a bebida tem propriedades que ajudam a desinflamar o organismo. Um estudo comprovou que esse chá possui grande poder anti-inflamatório, diminuindo os desconfortos mais comuns causados pelo período menstrual.

Quem fez uso regular da bebida notou diminuição na incidência de cólica, fadiga, inchaço e irritabilidade. Nessa pesquisa, 109 adolescentes foram acompanhadas por seis meses. Todas as garotas que beberam duas xícaras do chá de rosa branca diariamente, perceberam melhora após um mês de tratamento e os sintomas continuaram a diminuir ao longo do estudo.

A ingestão do chá começava aproximadamente uma semana antes do período menstrual e seguia até o quinto dia após o início da menstruação.

Ingredientes

O chá de rosa branca é perfeito para diminuir o desconforto causado pela menstruação. Além disso, é muito fácil de preparar e você vai precisar de pouquíssimos ingredientes. Confira:

- 10 g de pétalas de rosa branca (aproximadamente 2 flores);
- 500 ml de água (já fervida);
- Mel, canela ou gengibre fresco a gosto (opcional, para adoçar e dar mais sabor ao chá).

Como fazer

Coloque as pétalas de rosa branca já lavadas em um recipiente de vidro. Adicione 1 litro de água já fervida, mas ainda quente. Caso queira usar canela ou gengibre, coloque também no refratário, tampe e deixe tudo descansando por 5 minutos.

É muito importante fazer esse processo de infusão ao invés de deixar fervendo no fogão, já que a rosa é bastante sensível ao calor. Depois dos 5 minutos, basta coar. Se quiser, adicione 1 colher de sopa de mel para adoçar. Espere amornar um pouco e aproveite.

Existe alguma contraindicação para o chá de rosa branca?

chá de rosa branca

Como o chá de rosa branca não é muito conhecido, muitas pessoas ficam em dúvida em relação ao seu consumo. Por isso, é importante deixar claro que é contraindicado dar essa bebida a bebês, gestantes e mulheres que estão amamentando.

Apesar do chá de rosa branca não ser considerado abortivo, não há estudos que comprovem que seu uso por gestantes seja seguro. Então, se você está grávida, é melhor evitar essa infusão. Além disso, os bebês não devem ingerir essa bebida. O preparo pode ser utilizado apenas nos banhos, com poucas pétalas na banheira.

Vale ficar atento também ao poder calmante da rosa branca. Tome cuidado para não beber demais e sentir sono excessivo. Além disso, lembre-se de que o chá é uma alternativa natural de tratamento e não exclui a avaliação de um profissional habilitado. Se os sintomas persistirem ou forem mais graves, não hesite em procurar um médico.

Autor deste artigo

Jornalista, apaixonada por astrologia e todos os mistérios que envolvem o universo

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!