Qual o significado das cartas do Tarot de Marselha? Morte, mago e mais!

Qual o significado das cartas do Tarot de Marselha? Morte, mago e mais!

O Tarot de Marselha é uma das ferramentas espirituais mais populares no Brasil . Constituído por 78 cartas, seus arcanos maiores são revelados neste artigo.


Considerações gerais sobre o Tarot de Marselha e as suas Cartas

Cartas de Tarot alinhadas.

Constituído por 78 cartas, o Tarot de Marselha é utilizado como uma ferramenta de orientação espiritual, revelando mensagens através da conexão entre a simbologia das cartas, o conhecimento interior do consulente e o conhecimento do cartomante, responsável por interpretar as mensagens.

Através da leitura do Tarot, é possível acessar diferentes aspectos de uma situação, ligando-as a fatos do passado e eventos que estão acontecendo para então se preparar para seus desdobramentos no futuro. O Tarot pode apontar caminhos e, por isso, as leituras podem servir de aconselhamentos.

Neste artigo, apresentamos os significados dos Arcanos Maiores do Tarot de Marselha, descrevendo cada uma de suas 22 cartas. Nele, você também entenderá como funciona o Tarot, sua origem e dicas importantes para usá-lo. Continue lendo para entender os mistérios dessa poderosa ferramenta de desenvolvimento pessoal.

Os Arcanos Maiores no Tarot de Marselha e representação nas cartas

Cartas de Tarot espalhadas.

Os arcanos maiores são considerados a base do Tarot de Marselha. Em cada arcano maior estão representadas alegorias e simbologias que se relacionam ao Karma e indicam temas e arquétipos que influenciam a jornada de vida do consulente. A seguir, daremos uma breve introdução sobre eles e apresentaremos os significados das cartas. Confira.

Os Arcanos Maiores no Tarot de Marselha

Os arcanos maiores são formados por 22 cartas. Cada carta representa lições da vida do consulente, além de apontar para temas, arquétipos e pontos chaves que influenciam a sua jornada. Acredita-se que este conjunto de cartas demonstra a jornada do Louco através do baralho, que encontra guias e testemunha eventos que o auxiliam a compreender os ensinamentos em seu caminho.

No sistema de Marselha, os arcanos maiores são constituídos por imagens, a maioria delas enumeradas em algarismos romanos e expondo o nome da lâmina em questão. As imagens e os números compõem as simbologias essenciais para sua interpretação.

Carta 0, O Louco ou Andarilho

O Louco, também conhecido como o Andarilho, é a carta 0, o número do potencial ilimitado, e, por isso, ele não possui um local específico no Tarot. Ele é um andarilho, retratado como um homem barbado, usando o que pode ser um chapéu de bobo da corte, que está apto a explorar novos caminhos e experimentar novas aventuras.

O Louco significa novos começos quando surge em sua posição natural. Ele indica uma nova aventura com otimismo e liberdade, mas que trará crescimento como resultado desta experiência. Ele é o símbolo da inocência e indica o momento de arriscar.

Quando aparece na posição invertida, o Louco indica que você está agindo sem pensar nas consequências de suas ações.

Carta I, O Mago

O Mago é a carta de número I e representa novos inícios e novas oportunidades. No Tarot de Marselha, ele é representado com seis dedos sem sua mão esquerda, um símbolo de reconhecimento e de manipulação da realidade.

Além disso, o Mago está diante de suas ferramentas de trabalho dispostas sobre a mesa que possui apenas três pés, o que indica que ele possui o que é necessário para manifestar seus planos. Por significar potencial, ele está alinhado com o poder das mudanças e das ações necessárias para que elas aconteçam.

Como conselho, o Mago indica que você use sua inteligência e força de vontade para manifestar o que deseja. Quando surge invertido, o mago significa uma oportunidade que não deve ser desperdiçada.

Carta II, A Sacerdotisa

A Sacerdotisa, ou a Papisa no Tarot de Marselha, é a carta II, associada ao acúmulo. Sua figura poderosa e intrigante representa sexualidade, mistério e poder supremo.

Representada como uma freira sentada próxima a um ovo branco, ela revela a parte de nós que se mantém intacta. Ela é a carta da observação, da falta de envolvimento, da intuição e mistérios alinhados ao senso comum.

É momento de confiar em seus instintos e prestar atenção aos seus sonhos, pois a resposta para suas dúvidas poderá vir através deles. Quando invertida, ela mostra que você está ignorando sua intuição. O seu conselho é: não siga a opinião dos, confie em si mesmo, pois você tem todo o conhecimento que precisa.

Carta III, A Imperatriz

A Imperatriz é a carta de III, que representa a explosão de tudo acumulado no segundo nível. Ela é a transição entre a virgindade e a criação e marca um estágio da vida de crescimento e da descoberta do desejo sexual.

Ela significa maternidade e feminilidade. De maneira geral, esta carta traz o conselho sobre a necessidade de conexão com seu lado feminino por meio da fertilidade, criatividade e natureza cuidadora.

A Imperatriz também representa abundância, indicando uma vida confortável, gravidez ou necessidade de se conectar com a natureza. Quando invertida, significa perda da força de vontade devido ao interesse pela vida alheia ou que você se tornou dependente dos outros.

Carta IV, O Imperador

O Imperador é a carta de número IV, o número da estabilidade. Por ser a contraparte da Imperatriz, ele incorpora a figura paterna protetora e mantenedora, associada também à disciplina. Por isso, esta carta geralmente surge para representar um homem.

Os principais significados associados ao Imperador são: controle, autoridade, organização, regulação e paternidade. Este arcano simboliza a energia masculina, provavelmente uma figura paterna associada ao pensamento estratégico e que dita regras e cria sistemas. Ele também pode indicar que você está ocupando uma posição de poder.

Na posição invertida, o Imperador alerta para abuso de poder exercido por um pai, chefe, um parceiro possessivo ou um homem que quer ter o controle sobre sua vida e te fazer sentir dependente.

Carta V, O Hierofante

A carta V, conhecida por Hierofante, é nomeada como Papa no sistema de Marselha. Na sua lâmina, vê-se o Papa sentado sobre seu trono. Sua cruz de três níveis significa que ele transcendeu o mundo físico e noções como o sexo, intelecto e as emoções para só assim poder criar o senso de unidade.

Este arcano está ligado aos valores tradicionais e às instituições. Ele pode representar um mentor que te dará sabedoria ou um guia espiritual. É momento de agir conforme a convenção e tradição. Na sua posição invertida, o Papa mostra que você está preso em pensamentos atrasados e que deve se reinventar, quebrando tabus e renovando a tradição.

Carta VI, Os Enamorados

Os Enamorados são a carta de número VI que representa relacionamentos e o contato inicial com a vida social. Nela, estão contidos os mistérios das escolhas emocionais, incluindo a permanência, consolidação e consolidação.

Em sua imagem, é possível perceber cinco mãos distintas no triângulo amoroso presente na carta, cada uma delas apontando para direções diferentes, denotando a complexidade dos relacionamentos. Por isso, ela significa relacionamentos e escolhas.

Numa tiragem ela aconselha que você precisa decidir sobre um relacionamento ou uma escolha entre parceiros em potencial. Estas decisões envolverá o sacrifício de um aspecto da sua vida. Na posição invertida, os Enamorados mostram um conflito que causa desarmonia e dificulta sua vida, provavelmente por você não ter assumido responsabilidades pelos seus atos.

Carta VII, O Carro

O Carro é a carta VII, o número ímpar mais dinâmico. O Carro traz consigo a influência dinâmica do 7 e por isso significa movimento e ações em todas as áreas da vida. Esta carta trata também de controle sobre a vida, alcançado após superação de desafios.

Ela aconselha usar a força de vontade para superar os obstáculos que porventura surjam no seu caminho.

Na posição invertida, o Carro significa agressividade e falta de força de vontade. Pode indicar falta de foco, de ambição, desmotivação, decisões impensadas, impulsividade ou até mesmo falta de direcionamento.

Carta VIII, A Justiça

A Justiça é a carta de número VIII, contrastando com o baralho de Waite que a coloca na posição 11. A Justiça é uma carta de equilíbrio. Nela, vê-se uma mulher sentada segurando uma espada e uma balança. A Justiça significa que decisões tomadas terão efeitos por um longo período. Ela indica que você terá julgamento justo, quando chegar a hora de ser julgado.

Se suas ações causaram mal a alguém, esta carta é um aviso de que você arcará com as consequências mais cedo ou mais tarde. Quando invertida, indica que você está vivendo em processo de negação e não está aceitando as consequências dos seus atos.

Carta IX, O Eremita

O Eremita é a carta de número IX, associado à busca pela alma, introspecção ou retirada. Na carta do Eremita, vê-se um homem velho, carregando um cajado em uma mão e uma lamparina na outra.

A lamparina é sua guia para a escuridão do desconhecido e é um símbolo de sabedoria. O Eremita significa conhecimento que vem de dentro. Quando ele surge, ele indica jornada pelo desconhecido de si mesmo por meio de períodos de solidão.

Pode indicar um período de crise existencial ou até mesmo encontro com um mentor. Na posição invertida, ele indica isolamento social que pode trazer consequências negativas para você, podendo indicar depressão.

Carta X, A roda da Fortuna

A Roda da Fortuna é a carta de número X e representa os ciclos da vida, num momento de transição de um ciclo para o próximo, fechando o passado e se preparando para o futuro. O elemento central da carta é a própria Roda da Fortuna.

Este arcano significa que a vida é feita de bons e maus momentos e que nada dura para sempre. Por isso, quer você esteja no topo ou na base da pirâmide, a roda da fortuna lembra que tudo é passageiro e que você deve aproveitar as situações ao máximo que puder.

Quando aparece invertida, a Roda da Fortuna significa que a má sorte tem seguido você, e estas influências negativas não podem ser controladas por você no momento.

Carta XI, A Força

A Força é o arcano de número XI no Tarot de Marselha, o que está em contraste novamente com a ordem das cartas do Tarot de Waite. A Força é o único arcano maior cujo nome está escrito no lado esquerdo da carta. Isto indica que ela abre o caminho para o subconsciente.

A Força traz o poder interior para resistir ao estresse e perigo. Sua calma e resiliência te ajudarão a alcançar o que deseja, até mesmo quando é difícil de se manter de pé. Ela indica também paciência, força, bravura e compaixão que serão sempre recompensadas.

Quando invertida, significa que está prestes a encarar um grande medo ou raiva na vida. Você esqueceu suas paixões e perdeu o gosto por aquilo que ama.

Carta XII, O Enforcado

O Enforcado é a carta de número XVII. Nela, vê-se um homem pendurado de ponta a cabeça. A corda que o prende está atada ao seu pé e ele está suspenso entre o céu e a terra, trazendo a possibilidade de posição compreender uma situação de outro ângulo.

De maneira geral, o Enforcado significa sacrifício, mostrando que é preciso renunciar a algo para seguir adiante. O tempo em que ele para refletir e visualizar uma situação por meio de outro ângulo é análoga a um caminho espiritual, no qual é possível enxergar o mundo diferentemente.

É importante parar o que está fazendo, pois existe muita indecisão. Se estiver invertido, indica que você está dedicando seu tempo para algo que não te dá retorno.

Carta XIII, A Morte

A Morte é o arcano de número XIII. A figura central da Morte no Tarot de Marselha é um esqueleto com uma foice, símbolos associados tradicionalmente à morte. No entanto, o arcano da morte não possui nome em sua lâmina, embora possua o número.

A Morte significa uma mudança natural e preparação para uma nova fase da vida. Aos poucos, um processo necessário de transição se iniciará para que seu mundo mude completamente.

Quando invertida, ela significa resistência a mudanças, reforçando crenças limitadas que te impedirão de ter um bom futuro. Apesar do nome, ela dificilmente representa uma morte física, exceto quando em conjunto com outras cartas bastante específicas.

Carta XIV, A Temperança

A Temperança é a carta de número XIV. No Tarot de Marselha original, ela não possui artigo nem gênero e simboliza equilíbrio, harmonia, moderação, paciência, propósito e serenidade. Este arcano significa clareza sobre onde se quer chegar. Ela mostra que se você encontra paz no que faz, as coisas vão ocorrer exatamente como devem.

Ela mostra sua característica adaptável às situações e às pessoas ao redor, alertando que é momento também para reavaliar suas escolhas e prioridades. Quando invertida, ela é indício de desequilíbrio, estresse e ansiedade. Ela pode ser interpretada também como um aviso de que suas escolhas afetarão a sua paz e seu equilíbrio.

Carta XV, O Diabo

O Diabo é a carta de número XV e está paralela à carta do Papa, que também ocupa o nível 5, mas da dezena anterior. Nela, vê-se uma figura meio humana, meio animal, uma alusão à nossa natureza primitiva. Esta carta representa um caminho que leva ao abismo e está ligada aos instintos e ao mundo material. Em uma tiragem, indica aprisionamento, vazio e falta de realização na vida.

Ele pode indicar ostentação, vícios e falta de controle sobre desejos ou ações. Na posição invertida, indica independência e consciência para se livrar de maus hábitos e vícios. Apesar de dolorosa, a mudança é necessária para que você se conecte com seu verdadeiro eu novamente.

Carta XVI, A Torre

A Torre é a carta de número XVI e geralmente é uma das cartas mais temidas, já que indica mudanças bruscas, agitação, caos, desastre e revelação. Na versão francesa do Tarot de Marselha, esta carta se chama ‘La Maison Dieu’, a casa de Deus, e está associada à Torre de Babel.

Esta carta anuncia uma mudança repentina ou surgimento de algo que estava confinado. Ela pode indicar mudança, separação, um desejo de trocar de emprego, mudança de país ou um segredo que será revelado. É geralmente sinalizadora de desastres ou perdas.

Se aparecer invertida, ela mostra uma crise que tem sido evitada, mas que te atingirá mais cedo ou mais tarde. Abrace a mudança, pois ela será mais benéfica do que parece.

Carta XVII, A Estrela

A Estrela é a carta de número XVII. Nela, vê-se uma mulher nua, ajoelhada diante de uma fonte sob um céu estrelado, o que indica que não há nada a esconder. De maneira geral, a Estrela significa um período difícil que passou.

Você agora é capaz de seguir o seu caminho com mais esperança e espiritualidade. É um símbolo de sorte, prosperidade, fertilidade, generosidade e verdade e traz o reconhecimento do nosso lugar no mundo, mostrando que há uma parte misteriosa de nós mesmos a quem podemos recorrer.

Quando aparece invertida, indica que sente que tudo está contra você, pois pode ter perdido a fé e esperança. Alimente sua fé e esperança para melhorar sua vida.

Carta XVIII, A Lua

A Lua é a carta de número XVIII, cuja redução em um dígito gera o número 9 (1 + 8), associado à lua. Esta carta representa o mundo dos sonhos, da fantasia e do subconsciente. Por isso, está associada à ansiedade, ilusão, intuição e aos medos e segredos.

A Lua significa que a imaginação está tomando conta da sua vida. Ela representa os mistérios da alma e seu reino é o domínio do subconsciente, envoltos por uma energia obscura ligada à intuição e à ilusão. Assim como parte de sua face está ocultada, existem segredos escondidos prestes a emergir. Na posição invertida, a Lua significa confusão e infelicidade e que você está ansioso e lidando com paranoia.

Carta XIX, O Sol

O Sol é a carta de número XIX. Nesta carta, a figura central é a maior estrela do universo. Aqui, o sol está representado no centro do céu, removendo todas as sombras com os seus 13 raios. Sobre estes, veem-se duas figuras que cruzaram o rio.

O Sol representa a vida e o brilho, apontando para amor incondicional, prosperidade e consciência em todos os aspectos da vida. Ela indica também sentimento de otimismo e de realização, representando o início de uma nova fase harmônica e benéfica, livres das sombras do passado. Indica sucesso, felicidade e harmonia.

Quando invertida, ela mostra que você possui dificuldades em aceitar aspectos positivos da sua vida. Há nuvens encobrindo seu sol e você está simplesmente incapacitado de enxergar as coisas que estão acontecendo.

Carta XX, O Julgamento

O Julgamento é a carta de número XX, o penúltimo arcano maior. Ela representa a união das forças da Lua e do Sul e um período de renascimento e despertar. O julgamento é inevitável e possui influência do planeta Plutão e do arcano da Morte.

O Julgamento significa momento de refletir e avaliar sobre os próprios atos para ser verdadeiro consigo mesmo e com suas necessidades. Isso implica mudanças que afetarão a sua vida e daqueles próximos a você.

Quando está invertida, a carta do Julgamento significa que você duvida de seus potenciais e é muito duro consigo mesmo, o que faz com que você perca oportunidades preciosas. Pode indicar também necessidade de sair da sua rotina e refletir sobre a sua vida.

Carta XXI, O Mundo

O Mundo é a carta de número XXI, o maior número do baralho de Tarot. Ela representa a suprema consciência, indicando também conclusão, integridade, realização e até mesmo viagem. Como o último estágio no caminho do Tarot, o Mundo clama pela realidade profunda, aceitação, completude e consciência.

Esta carta significa completude e conclusão. Ele simboliza realizações, o equilíbrio e a evolução em movimento. É indicador de uma grande mudança, na qual os mundos interior e exterior se encontram.

Pode significar casamento, filhos ou uma viagem para explorar o mundo. Quando está invertida, ela indica que você está se aproximando do fim de uma etapa na vida. No entanto, você não está se sentindo completo.

Os Arcanos Menores no Tarot de Marselha

Cartas de Tarot alinhadas.

Os Arcanos Menores são formados por 56 cartas, organizadas em 4 grupos de 14 cartas de acordos com os naipes e elementos: copas (água), paus (fogo), ouros (terra) e espadas (ar). Eles representam situações cotidianas. Neste artigo, não trataremos de seus significados. No entanto, apresentamos o que é o Tarot e como ele funciona a seguir.

O que é o Tarot de Marselha

O Tarot de Marselha é um tipo de oráculo formado por 78 cartas. Cada uma destas lâminas contém representações simbólicas, que remetem aos seus significados, como imagens e números. Apesar do nome, este Tarot surgiu no século por volta do ano 1499 na Itália e foi introduzido posteriormente na França, onde se popularizou especialmente entre os séculos 17 e 18.

Desde então, este Tarot tem sido reproduzido e usado como ferramenta de autoconhecimento, já que é visto como um tipo de espelho sobre o qual são refletidos aspectos relacionados à vida do consulente e a natureza das questões que o circunda.

Como outros baralhos de Tarot, o Tarot de Marselha é constituído por dois grupos de cartas: os arcanos maiores e os arcanos menores.

Como funciona

O Tarot de Marselha funciona através de tiragens. Basicamente, embaralhe-se as cartas, cortando-as em pequenos grupos usando a mão esquerda e se concentrando numa pergunta.

Então, as cartas são dispostas sobre uma superfície para serem interpretadas. As imagens dispostas nas cartas dão acesso à intuição e é a partir delas que as mensagens são interpretadas. É importante considerar também a posição da carta e a sua relação com o tema da consulta e com as cartas que estão dispostas juntas a ela.

Um mito relacionado ao Tarot é que ele é usado exclusivamente para prever o futuro. O que o Tarot faz, na verdade, é servir de guia para que o cartomante interprete as mensagens de acordo com as energias do momento.

As cartas e seu poder de Previsão

O poder de previsão das cartas é bastante alto. No entanto, isso não necessariamente significa que elas mostrarão exatamente o que vai acontecer: elas mostram como aspectos da vida do consulente estão refletidos naquele momento.

A partir disso, é possível determinar a melhor maneira de mudar eventos agindo de acordo com o que as cartas mostraram.

Assim como o futuro não é algo fixo, a interpretação das cartas também não é. Tudo vai depender da relação do consulente com o oraculista e o baralho, bem como as habilidades de interpretar as imagens presentes nas lâminas.

Quais aspectos da vida podem ser revelados através das cartas do Tarot de Marselha?

Cartas de tarot espalhadas.

O Tarot de Marselha pode revelar basicamente quaisquer aspectos da vida. Por ser uma ferramenta de autoconhecimento, o ato de ler as cartas do Tarot é um momento de conexão pessoal profunda.

Dependendo do nível de conexão. É possível revelar detalhes minuciosos sobre a vida do consulente, desde que ele esteja disposto a acessá-los em seu conhecimento interno e deixá-los se refletirem nas cartas.

É importante lembrar também que, os aspectos revelados durante uma sessão de leitura de Tarot também depende de fatores como a pergunta feita e o tipo de tiragem realizada. Por exemplo, o método de tiragem conhecido por Cruz Celta foi desenvolvido para revelar diferentes aspectos da vida. Por isso, aspectos diferentes podem exigir métodos de tiragens diferentes.

Desta maneira, ao consultar o Tarot, é importante que você esteja concentrado na sua pergunta durante a consulta. Assim, você poderá ter as respostas que procura, encontrar as soluções para seus problemas e agir para moldar o seu futuro.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


tarot

Artigos relacionados


O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

Sonhar com Tarot significa estar com sorte? Descubra tudo sobre esse sonho nesse artigo!


Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot, o oráculo ancestral que expõe segredos da alma em cartas na mesa. Leia neste artigo como desvendar as 78 cartas.


O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

Desenvolvido pelo ocultista francês Joséphin Péladan, o método Péladan é excelente para descobrir os detalhes sobre uma situação específica. Saiba mais aqui!


Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

A Roda da Fortuna é uma carta sobre carma, destino, ciclos de vida, flexibilidade e resiliência. Entenda seus significados em detalhes no artigo!


Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Decidir qual tipo de Tarot é o mais indicado para você é uma tarefa que pode ser difícil. Do Tarot de Waite ao Mitológico, este guia te ajudará nesta tarefa.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.