Incensos e suas funções: 7 ervas, canela, rosas, mel, alecrim e mais!

Incensos e suas funções: 7 ervas, canela, rosas, mel, alecrim e mais!

Os incensos são utilizados há milênios em rituais de inúmeras religiões. Quando queimados, elevam a energia do local. Acesse e entenda a função de cada um!


Qual é a função do incenso?

Mulher meditando com incenso

O incenso tem sido queimado há milênios e sua principal função é levar, por meio de sua fumaça, as nossas preces, mensagens e pedidos para os deuses. À medida que a fumaça se eleva, suas intenções também são elevadas e se espalham pelo plano físico até alcançar a vibração do plano espiritual.

Devido a este poder de estabelecer conexões entre as pessoas e os planos espirituais, muitas religiões do mundo queimam ervas, resinas e óleos aromáticos como incenso em seus rituais. Católicos, umbandistas, wiccanos, budistas, hindus e muitos outros, se beneficiam dos poderes dos incensos em seus rituais, especialmente aqueles destinados à limpeza.

Existem muitas formas de incenso disponíveis. Dentre elas, cones, espirais, incensos in natura ou até mesmo varetas e este artigo tratará do seu uso em rituais para atrair ou repelir energias. Uma vez que cada erva possui propriedades e funções específicas, apresentamos os significados de 22 aromas populares, para que você possa utilizá-los. Confira.

As funções de cada incenso

Incenso aceso

Ao escolher os seus incensos, é essencial que você esteja atento para as suas funções e propriedades. Desta maneira, você poderá usar as suas energias de maneira adequada e se beneficiar delas. Nas seções seguintes, apresentamos os significados de 22 aromas para que você escolha de acordo com suas intenções. Confira.

Incenso de 7 Ervas

O incenso de 7 ervas é utilizado para purificação de ambientes, conexão espiritual, descarrego e proteção. Este tipo de incenso é feito a partir das combinações de ervas poderosas como o alecrim, a arruda e resinas aromáticas como olíbano e mirra, mas a receita varia bastante.

O número sete deste incenso representa a comunicação espiritual e por isso é tão poderoso. Para livrar ambientes de energias negativas, queime incenso de 7 ervas em sua casa, preferivelmente começando no primeiro dia de lua minguante seguindo até o primeiro dia de lua nova.

Quando queimá-lo, é importante manter todas as janelas abertas para que as energias estagnadas passem a fluir à medida que o aroma se espalha.

Incenso de Alecrim

Os poderes do incenso de alecrim estão relacionados à proteção, purificação, cura, juventude, poderes mentais e estudos. Regido pelo sol e pelo elemento fogo, o aroma deste incenso estimula a concentração, sendo indicado para estudantes que precisam de mais foco para estudar.

Quando aceso dentro de casa, o aroma revigorador do alecrim atrai um espírito jovial para o lar, limpando as energias da casa e protegendo todos que estão nela. Deve ser aceso preferivelmente aos domingos, o dia regido pelo sol. O incenso de alecrim também auxilia a elevar a mente, sendo ideal para alcançar estados meditativos profundos.

Incenso de Arruda

A arruda é uma erva conhecida pelos seus poderes de proteção e purificação. O incenso feito desta erva também possui essas propriedades e é utilizado também para abrir os caminhos para o amor e auxiliar na saúde.

Para se beneficiar de suas energias de purificação, melhor acendê-lo quando a lua estiver minguante, preferivelmente as terças ou aos sábados. Se deseja abrir seus caminhos para o amor, acendo-o quando numa sexta de lua nova. Já o seu efeito de proteção é mais intenso quando a lua estiver crescente ou cheia.

Incenso de Breuzinho ou breu-branco

O incenso de breu é produzido a partir da seiva aromática extraído de uma arvore nativa da região amazônica. Também conhecido por breu branco ou breuzinho, este incenso é um poderoso aliado para a proteção, purificação, limpeza astral e cura espiritual.

Deve ser queimado preferivelmente em seu estado in natura, mas há no mercado varetas de incenso 100% naturais produzidas a partir desta poderosa erva. Acenda-o durante o seu banho para garantir uma limpeza astral. Seu poder é mais intenso aos domingos.

Incenso de Benjoim

Benjoim é uma resina aromática extraída de uma árvore asiática. Seu incenso é utilizado devido aos seus poderes de purificação, limpeza astral, prosperidade, amor e estabilidade emocional. Para purificar a sua casa ou limpá-la astralmente, acenda uma vareta de incenso de benjoim em cada ambiente da casa, certificando-se de que todas as janelas estão abertas para circular o ar.

Se você deixa atrair prosperidade, queime incenso de benjoim quando a lua estiver crescente, preferivelmente aos domingos ou ‘as quintas-feiras. Para amor ou estabilidade emocional, o incenso de benjoim deve ser aceso às sextas-feiras, regido por Vênus, o planeta dos relacionamentos.

Incenso de Canela

O incenso de canela é um excelente aliado para aqueles que desejam atrair dinheiro, clientes, aumentar a energia do amor, instigar a paixão, aumentar a proteção e apimentar a vida sexual. Queimado às sextas-feiras, este incenso cria uma atmosfera de luxúria e sensualidade, sendo utilizado para atrair amor e garantir noites prazerosas.

Por ser tão versátil, é importante estar atento para o dia em que você queima este incenso. Se deseja prosperidade, ele deve ser queimado próxima à porta de entrada da sua casa ou do seu negócio, preferivelmente no dia do Sol (domingo).

Queimado aos sábados, o incenso de canela garante mais proteção astral. É regido pelo Sol e pelo elemento Fogo.

Incenso de Capim Cidreira

O capim cidreira é um dos nomes da erva conhecida popularmente como capim santo ou capim limão. Seu aroma fresco revigora a mente e eleva os pensamentos. Regido pelo Ar e por Mercúrio, você deve queimar este incenso quando desejar aumentar sua proteção e se conectar com seres superiores.

Além disso, ele pode ser queimado para promover a limpeza astral de ambientes, preferivelmente quando a lua estiver minguante e após fazer a limpeza física do local em que ele será queimado.

Incenso de Citronela

O incenso de citronela é um poderoso repelente natural para insetos. Seu aroma é fresco, inspirador e remete ao aroma de limão. Ele deve ser queimado preferivelmente em noites de verão para combater os insetos. Use-o também para criar uma atmosfera revigorante. Dê preferência às varetas de incenso de citronela feitas de maneira artesanal e natural.

Incenso de Cravo

O cravo tem sido queimado como incenso através das eras para atrair dinheiro, prosperidade, amor e proteção. Devido aos seus poderes intensos, o incenso de cravo afasta todo e qualquer mal do local e por isso ele é empregado em rituais de exorcismos.

Além de excelente repelente de insetos, o cravo também auxilia quebrando energias negativas. Para ser usado para o amor, o incenso de cravo deve ser aceso quando a lua estiver crescente ou cheia, preferivelmente às sextas-feiras.

Se desejar mais dinheiro na sua vida, acenda incensos de cravo próximo às janelas da sua casa para que a energia da prosperidade encontre o caminho até você. Quando queimado, especialmente aos sábados, o cravo também aumenta a proteção.

Incenso de Patchouli

O patchouli, às vezes grafado patchuli, é uma erva originária da Ásia. Sua energia é regida por Saturno e pelo elemento Terra e não é por acaso que seu aroma lembra o aroma de terra molhada. Quando queimado, o incenso de patchouli é usado principalmente para despertar a paixão e em rituais de purificação.

O incenso de patchouli é comumente queimado para atrair a atenção sexual de homens, pois é considerado também afrodisíaco. Quando queimado num domingo de lua crescente, este poderoso incenso atrair dinheiro, fartura e prosperidade.

Incenso de Maçã com Canela

O incenso de maçã e canela combina o poder do elemento Água e Fogo numa sinergia perfeita entre as polaridades masculinas e femininas. Seus poderes estão relacionados ao amor, paixão e sedução. Se deseja atrair um novo amor, queime este incenso poderoso quando a lua estiver crescente.

Lembre-se apenas de que, para atrair um homem, você deve acendê-lo numa sexta-feira, ao passo que ele deve ser aceso num domingo para atrair uma mulher. Quando aceso numa noite de lua cheia no quarto de dormir, ele instiga as paixões e o desejo sexual, aumentando assim a intensidade do prazer, já que é afrodisíaco.

Incenso de Maracujá

O maracujá é uma fruta regida pelo elemento Água e pela Lua. Sua forte energia feminina faz com que este incenso tenha propriedades calmantes, que auxiliam também a atrair mais paz, harmonia e novos amigos.

Sempre que sentir que sua casa está carregada, acenda um incenso de maracujá para mudar a aura do local. Este poderoso incenso é extremamente útil para afastar entidades que provocam brigas. Se queimado às sextas-feiras, o incenso de maracujá atrai novos amigos.

Incenso de Mel

O incenso de mel pode ser utilizado para atrair prosperidade, aumentar a fertilidade e afetividade. Sua fragrância adocicada transforma as energias dos ambientes, cirando uma atmosfera mais acolhedora e aconchegante.

Deve ser queimado principalmente durante a fase da lua cheia e crescente. Seu poder aumenta consideravelmente durante a primavera.

Incenso de Mirra

A mirra é a resina extraída de uma árvore aromática africana. Regida pela Lua e pelo elemento Água, ela era queimada para honrar deuses egípcios como Ísis e Rá. Seus poderes estão associados à proteção, cura, espiritualidade e ao exorcismo.

Se você deseja entrar em contato com seres superiores, o incenso de mirra é o mais indicado para você. Ao queimá-lo, este poderoso incenso estabelecerá uma ponte de ligação entre você e o divino. Sempre que precisar aumentar sua proteção queime o incenso de mirra durante a lua crescente.

Para afastar todo o mal de sua casa, o incenso de mirra deve ser queimado durante a lua minguante. Sua poderosa energia feminina faz com que este incenso seja queimado em rituais para celebrar a Deusa em religiões neopagãs como a Wicca.

Incenso de Lavanda

O incenso de lavanda é regido por Mercúrio e pelo elemento Ar. Seus poderes estão relacionados à harmonia, ao relaxamento, ao sono e à paz. Queime-o no seu quarto antes de dormir para trazer bons sonhos e afastar pesadelos. Nas noites de lua cheia ele pode, inclusive, trazer sonhos proféticos.

Sempre que se sentir estressado, queime incenso de lavanda para relaxar. Ele também é utilizado para combater a timidez, ansiedade e melhorar as relações familiares, trazendo harmonia para o lar. Para isso, queime-o às quartas-feiras, dia regido por Mercúrio, seu regente planetário.

Incenso de Olíbano

O incenso de olíbano é um dos mais antigos incensos de que se tem registro. Seu uso data do período antes de Cristo e ele foi um dos presentes dados pelos Reis Magos a Jesus quando ele nasceu. Seus poderes estão associados à purificação, proteção e limpeza astral, e já era utilizado no Egito Antigo para honrar o deus do Sol, Rá.

Por este motivo, ele é regido pelo Sol e pelo elemento Fogo. O incenso de olíbano deve ser queimado dentro de casa sempre que quiser criar uma atmosfera propícia para conexão com a sua divindade interior, bem como para auxiliar a meditação.

Além disso, ele protege de todo mal e tem sido utilizado em rituais de religiões como o Catolicismo, a Wicca e o Budismo.

Incenso de Palo Santo

O Palo Santo, ou simplesmente “pau santo” em português, é feito a partir da madeira aromática de uma árvore nativa da América do Sul. Utilizada pelos Incas e povos andinos, o poder de purificação deste incense tem ganhado cada vez mais popularidade.

Você deve queimá-lo para afastar espíritos negativos, purificar ambientes e afastar azar. Seu aroma é suave, amadeirado e levemente adocicado com tonas cítricas. Por ser considerada uma árvore em extinção, esteja atento ao adquirir o seu incenso de palo santo, certificando-se de que foi extraído de um local certificado.

Incenso de Pitanga

A pitanga é uma fruta cítrica natural do Brasil. Seu incenso conserva seu aroma cítrico e levemente adocicado e é utilizado para atrair amor, felicidade e prosperidade. Queime-o sempre que se sentir triste, pois sua energia irá contagiar você e todo o ambiente. Ele pode ser queimado também para atrair prosperidade, especialmente quando a lua estiver crescente.

Incenso de Priprioca

O incenso de priprioca é outra fragrância natural do Brasil. De origem indígena, este incenso poderoso é utilizado como afrodisíaco e para atrair o amor. Para atrair um amor, queime este incenso quando a lua estiver nova, crescente ou cheia.

Quando queimado no quarto de dormir, o incenso de priprioca é afrodisíaco e aumenta o desejo sexual. O incenso de priprioca também é queimado para desenvolver a leveza e enraizamento.

Incenso de Rosas

Considerado um dos incensos mais nobres e populares, o incenso de rosas é regido por Vênus e pelo elemento Água. Suas propriedades estão ligadas ao amor, à paz, paixão, prosperidade, harmonia e limpeza astral, a depender de sua cor.

Se desejar atrair mais prosperidade e abundância para a sua vida, escolha o incenso de rosas amarelas. Para atrair amor e paixão para a sua vida, queima incenso de rosas vermelhas, especialmente numa sexta-feira quando a lua estiver crescente ou cheia.

Se deseja mais paz, proteção, harmonia ou fazer limpeza astral, o incenso de rosas brancas é o mais indicado.

Incenso de Sálvia Branca

A sálvia branca é uma das ervas mias populares utilizadas por povos nativos norte-americanos em práticas de xamanismo. Quando queimado, o incenso de sálvia branca promove uma limpeza astral intensa, purificando pessoas e ambientes de toda e qualquer negatividade.

Além disso, o incenso de sálvia branca está associada à memória ancestral e pode ser queimado para estabelecer contato com seres de outros planos e facilitar o transe.

Incenso de Sândalo

O incenso de sândalo é feito a partir da serragem da madeira nobre de uma árvore indiana, presentemente em risco de extinção. Regido pela Lua e pelo elemento Água, o incenso de sândalo é queimado há milênios para estabelecer contato com o plano espiritual e facilitar os processos meditativos.

Ele relaxa, traz paz, harmonia e pode ser igualmente utilizado para afastar entidades negativas, aumentar a proteção e reduzir o estresse. Queimado no quarto de dormir, o incenso de sândalo facilita o sono e atrai sonhos bons. Pode ser queimado também para contatar os deuses enquanto faz suas preces.

Ele pode ser queimado em qualquer dia, sempre que precisar. Por ser uma base comumente adicionada a incensos, pode ser combinado com qualquer outro aroma.

Recomendações para o uso do incenso

Homem meditando com incenso

O uso de incenso pode ser recomendado para diferentes ocasiões e funções. Dentre os propósitos mais populares estão a limpeza, o exercício da crença e o seu emprego para mudar o astral de locais e ambientes. Descrevemos cada uma destas recomendações abaixo.

Limpeza

O incenso é um poderoso instrumento de limpeza. Sua energia é caracteristicamente masculina, não só devido à sua forma predominantemente fálica, mas também pelo fato de ele conter em si as energias do elemento Ar, presente na fumaça, e o elemento Fogo, necessário para que seu aroma seja exalado no ar.

Você pode queimá-lo enquanto toma seu banho para promover uma limpeza espiritual do seu corpo ou simplesmente passar a fumaça que ele exala sobre seu corpo para uma limpeza astral mais prática.

Se desejar, você poder utilizar a fumaça do incenso para encantar e purificar objetos que você utiliza no seu dia a dia. Outra dica é deixar suas caixas nas suas gavetas, para perfumar suas roupas com seus aromas e carregá-las com suas energias.

Exercício de crença

Acender o incenso é também uma forma de exercício de crença. O simples antes de queimar incenso provoca uma mudança no nosso cérebro, acalmando o espírito e criando um estado mental específico que te prepara para um ritual ou contato com o divino.

Você pode queimar incensos enquanto faz preces, invocações ou até mesmo como um sinal de gratidão a uma divindade em quem você acredita.

Local e ambiente

Outra recomendação bastante relevante é o uso do incenso para modificar as energias de locais ou ambientes. Sempre que você sentir que um local está carregado, o simples ato de queimar um incenso, desde que seja de uma erva adequada, é capaz de transmutar as energias do local.

Não esqueça que é importante deixar os incensos fixos num recipiente à prova de fogo para que eles queimem com segurança.

Além disso, certifique-se de acendê-los em locais com circulação de ar, para que as suas energias fluam livremente e sejam espalhadas por todo o ambiente. Jamais utilize incensos em locais fechados, pois pode ser prejudicial à saúde.

Qual é a influência energética do incenso?

Incenso aceso e pessoa meditando no fundo

O incenso possui uma forte influência energética no seu corpo e no ambiente em que ele é queimado, já que, ao queimá-lo, você está transformando a matéria em espírito. Por isso, é importante saber qual o aroma mais indicado para ser utilizado por você, de acordo com a energia que deseja atrair ou repelir.

Inicialmente, é importante que você escolha um incenso, cujo aroma seja agradável para o seu olfato. Você pode partir tanto da propriedade do incenso que está escolhendo ou simplesmente ir direto para aquele, cujo cheiro te agrada.

Esta conexão é essencial, pois, uma vez que incensos podem provocar mudanças no seu corpo energético, vocês precisam estar alinhados para que a mudança possa ocorrer. É importante também que você dê preferência aos incensos naturais. Muitas varetas de incenso podem conter fragrâncias sintéticas e outros componentes químicos que fazem mal à saúde.

Não esqueça que você não deve acender incensos em ambientes fechados e que eles devem ser fixados num incensário adequado. Siga estas dicas e aproveite a mudança energética que estes poderosos aliados podem te propiciar.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


aromaterapia cultura

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

O dente de leão é a planta dos desejos e está associado a várias lendas e histórias. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Conhecida pela sua beleza e pelo fato de ser rara, a rosa azul traz uma simbologia espiritual muito importante e não deve ser ignorada. Confira os significados!


Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Existem vários símbolos que remetem ao amor. Será que você conhece todos eles? Leia o artigo e confira o significado de cada um!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas religiões animais orações números signos búzios natureza