Como saber o orixá pela data de nascimento? Veja como descobrir seu Odu!

Como saber o orixá pela data de nascimento? Veja como descobrir seu Odu!

A sua data de nascimento revela o seu Orixá. Compreenda o seu Odu e saiba qual o caminho que você deve seguir na vida. Toque aqui para descobrir!


Como saber seu orixá pela data de nascimento?

Esculturas de orixás

Através da numerologia dos Orixás você é capaz de descobrir qual é o seu guia. E mais, o signo dos Orixás, ou os Odus, podem ser definidos por intermédio da sua data de nascimento. Assim, relaciona-se a ciência dos números com esses signos de matriz africana.

Odu significa destino, e também pode ser chamado de caminho. Assim como os signos dos zodíacos, eles descrevem as personalidades mais marcantes do indivíduo e determinam a forma como nos relacionamos com os outros.

A partir disso, conseguimos definir qual o seu Orixá e a importância que ele possui em sua vida. Pois, consciente do seu signo você será capaz de se relacionar diretamente com o seu Odu, além de pedir por seu auxílio e por sabedoria em relação às decisões que serão tomadas na sua vida.

Saiba qual é o seu Orixá pela data de nascimento e tenha mais consciência das forças divinas que movimentam o seu destino. Confira o texto abaixo e descubra para qual Orixá o seu nascimento te levará.

Entendendo a numerologia dos Orixás

Pessoa de religião de matriz africana com linhas de guia

A numerologia dos Orixás servirá como uma importante ferramenta de autoconhecimento. Ela permite uma melhor compreensão da sua personalidade. Logo, você irá entender sobre sua forma de se relacionar e de lidar com suas emoções.

Conhecendo essas forças espirituais você estará mais preparado para enfrentar os desafios da vida. Conte com o auxílio do seu Orixá, a sua presença certamente irá ajudá-lo a alcançar a prosperidade em seu caminho. Agora, entenda melhor sobre a natureza dos Orixás e como eles influenciam em sua trajetória.

Quem são os Orixás?

O culto aos orixás surgiu nos terreiros africanos há mais de 5 mil anos. A tradição desses deuses conta que eles foram inspirados em homens e mulheres capazes de sobrevir às forças da natureza.

Por terem características humanas, eles possuem também as virtudes e os defeitos que nós possuímos. Podem ser muitas vezes vaidosos, temperamentais, ciumentos, mas também amorosos e maternais. É claro que a sua personalidade estará diretamente associada ao seu elemento.

Entretanto, no Brasil os Orixás passaram por um processo de sincretismo com os santos da Igreja Católica. Já que para os africanos colonizados essa seria a única maneira de cultuar os seus deuses. Os afrodescendentes que vieram para cá trouxeram consigo o candomblé e aqui se formou a umbanda, religiões que se adaptaram ao local e estão presentes até hoje no país.

O que é a numerologia dos Orixás?

A numerologia dos Orixás serve como um processo de identificação dos Odus a partir da ciência dos números. Logo, o signo dos Orixás podem ser definidos através da sua data de nascimento.

Dessa forma, servem como uma ferramenta que possibilita a compreensão do indivíduo e a influência do Orixá em sua vida. Além disso, cria a possibilidade de uma relação direta com o seu Odu. Isso permite que você receba a proteção e orientação adequada em seu caminho.

Fundamentos

Os fundamentos religiosos e científicos que permeiam a numerologia dos Orixás definirão os critérios da sua Cabeça de Orixá. A partir dos números da sua data de nascimento e das características dos Orixás você compreenderá a sua personalidade e o caminho ao qual você deve seguir na vida.

O que são as linhas de guia?

Os yorubás costumam utilizar colares que são confeccionados com pedras, sementes, conchas, ou dentes de animais. Esse colar é chamado em língua yorubá como Àkufi isiro ou Ìlèkè. Entretanto, ao chegar no Brasil, esses colares sofreram algumas adaptações e hoje são conhecidos como fio de contas.

Estes fios ficam pendurados no pescoço e servem como linhas guias que carregam consigo o seu Orixá. Esses colares sagrados servem são utilizados como instrumentos religiosos, e são usados como emblemas para definir os filhos dos Orixás e de qual Orixá você pertence.

Orixás no candomblé e na umbanda

A umbanda e o candomblé cultuam divindades conhecidas como Orixás. São entidades corpóreas que representam as forças da natureza e influenciam diretamente nas nossas vidas. Essas entidades são, geralmente, incorporadas pelos médiuns nos terreiros que são nada mais do que mensageiros espirituais a fim de auxiliar a todos que estão ali.

Os sagrados orixás e os rituais realizados nos terreiros podem variar de acordo com cada religião. Essas variações ocorrem devido a miscigenação entre povos que ocorreu na vinda dos africanos escravizados para o Brasil. Mas, em sua essência, as representações deístas possuem a mesma natureza.

Como descobrir meu Orixá da cabeça?

O Orixá de Cabeça, podendo ser chamado também de Orixá de Frente, é a entidade que rege a sua encarnação atual do seu ser. Ele irá conduzir o seu caminho e definirá as suas qualidades e defeitos.

Através da numerologia dos Orixás você será capaz de saber quem realmente é o seu pai, ou mãe, de cabeça. Descobrindo o seu Orixá de Cabeça você conseguirá canalizar as energias necessárias para enfrentar as dificuldades da vida e saberá qual o melhor caminho a seguir.

Calculando seu Odu de nascimento

Ilustração com orixás

Para descobrir o seu Odu de nascimento é necessário seguir alguns fundamentos que permeiam tanto os signos dos Orixás quanto a sua relação com os números. Para isso é necessário fazer o seguinte cálculo.

Através da sua data de nascimento, por exemplo 17/11/1994, some todos os números até reduzir a um único algarismo. Nesse caso, teríamos: 1+7+1+1+1+9+9+4=33, e depois faça uma nova soma com o resultado 3+3=6. Então, você descobrirá qual é o seu Odu, que nesse exemplo seria Obará, regido por Oxóssi e Xangô. Para descobrir o seu Odu e qual seria a sua Cabeça de Orixá continue a leitura.

Número 1 - Okanran

O Odu do número 1 é o Okanran que é regido por Exu. A natureza de Exu é potente e agressiva. Você é uma pessoa determinada e se esforça para alcançar as suas metas. Para isso, é importante preservar a sua independência, para que não haja conflitos de interesses. Principalmente, se você estiver envolvido em outros relacionamentos.

Apenas lutando com todas as suas forças você se sentirá satisfeito com o seu caminho. Você tem consciência das dificuldades do seu caminho. E isso lhe servirá como combustível para atingir os seus objetivos.

Entretanto, um grande desafio para os filhos de Exú é a sua própria personalidade. Eles tendem a ser temperamentais, explosivos e intempestivos. Exercite a paciência e busque nela a frieza necessária para saber a hora certa de agir.

Número 2 - Ejiokô

Para aqueles com número 2 o Odu de nascimento é o Ejiokô, regido pelos Orixás Ibejis e Ogum. De aparência calma e comportamento seguro, as pessoas que possuem esses Orixás de cabeça tendem a ser sensatas. As suas decisões são sempre ponderadas e calculadas.

A incerteza pode perturbar as pessoas deste número. Por isso os seus passos devem ser sempre planejados e pensados de maneira a evitar desencontros, ou certos tipos de desentendimentos. Principalmente, quando o assunto envolve outras pessoas.

Portanto, seja sincero com suas emoções e equilibre as suas expectativas. A sensibilidade social é fundamental nesse processo. Esteja sempre atento às pessoas com que você se relaciona e seja aberto com elas para evitar quaisquer conflitos.

Número 3 - Eta-Ogundá

O número 3 é regido por Ogum e Obaluayê. O seu Odu é o Eta-ogundá e ele representa obstinação, agitação e inconformismo. Você foge dos padrões convencionais da sociedade, o que pode afetar muitas pessoas, principalmente se ela não está incluída nos seus ciclos sociais.

Contudo, as pessoas desse Odu são criativas e corajosas. Essas características são de fundamental importância para lidar com os conflitos que irão surgir em seu caminho. Sempre lidando com os seus obstáculos de forma engenhosa e com uma capacidade de se reinventar. O que será um facilitador para alcançar o sucesso em sua vida.

Número 4 - Yrosun

Esse número é regido por Iansã e Iemanjá. O seu Odu é o Yrosun e os filhos destes Orixás são serenos e dispostos. Conseguindo assim observar as situações ao qual estão envolvidas com clareza e objetividade. Logo, você tem um olhar mais apurado para o que acontece à sua volta, possibilitando a resolução de situações complexas, ou confusas.

Preserve a sua força moral, principalmente. Pois, as pessoas que possuem essas qualidades se caminham para o lado negativo, podem até conseguir se dar bem. Mas, isso é temporário e, muito provavelmente, você virá a se prejudicar no futuro próximo.

Número 5 - Oxé

Para aquelas pessoas do número 5 o Odu que as representam é o Oxé. Este Odu é regido por Oxum e Logun Edê, os filhos destes Orixás costumam ser sensíveis e atentas. Proporcionando sempre percepções diferentes sobre a vida. Você é cheio de disposição e capaz de proporcionar alegria a todos à sua volta.

No entanto, a sua liberdade individual precisa ser preservada. Considerando que essa característica é fundamental para manter a sua criatividade viva. Reflita sobre os seus caminhos e busque um espaço para você, isso irá ajudá-lo.

Número 6 - Obará

O Odu Obará, regido por Oxóssi e Xangô, é conferido para as pessoas do número 6. Você é uma pessoa cheia de garra não existindo adversidades que você não consiga enfrentar. O que lhe confere grandes chances de sucesso na vida.

Entretanto, você é sensível e intenso no campo amoroso. As emoções borbulham dentro de si, por isso é preciso trabalhar a sua inteligência emocional. Pois muitas vezes você age com impulsividade e não ponderar bem as suas decisões. O que poderá prejudicá-lo no seu dia a dia.

Número 7 - Odi

Os Orixás Omolu e Exu estão presentes para aqueles que possuem o Odu Odi. Estes Orixás são facilitadores, isto é, quando você deseja alguma coisa eles estarão presentes para te ajudar. Mas é claro, as suas conquistas só serão realizadas se você encarar os seus desafios.

Se você lamentar a cada obstáculo encontrado, ou externalizar a culpa dos seus problemas. Não existirão muitas realizações em seu caminho. Para isso é preciso lidar com sua autoestima e ser positivo. Os obstáculos sempre estarão presentes, trate-os com leveza e você conseguirá superá-los.

Número 8 - Ejionile

O número 8 é regido por Ogum, Oxaguiãn e Xangô Airá. O seu Odu é o Ejionile e ele é capaz de conferir agilidade mental. Essa qualidade a torna uma pessoa falante e ativa. Sempre disposta e atenta ao ambiente, fazendo de tudo para alcançar o topo.

O seu principal desejo é o poder e prestígio. Logo, você será capaz de fazer qualquer coisa para alcançar os seus sonhos. O que se reflete no seu temperamento que é incontrolável e tempestuoso. Canalize a sua energia para as coisas boas, tenho certeza de que isso irá levá-lo direto para as suas conquistas.

Número 9 – Osá

O Odu do número 9 é o Osá e é regido por Iemanjá e Iansã. O que torna as pessoas desse Odu perfeccionistas. Você se movimenta com cuidado pelo seu caminho, sempre atento aos detalhes. Tudo em sua vida é medido e controlado, o que possibilita um melhor planejamento e a torna produtiva. Principalmente na vida profissional.

Entretanto, sempre existirão fatores externos que não podem ser controlados por você. E o acaso da vida muitas vezes surpreende as pessoas desse Odu. Logo, é necessário um preparo psicológico para lidar com estas situações quando elas surgirem.

Número 10 - Ofun

Oxalá rege o Odu número 10 que é conhecido por Ofun. As pessoas desse Odu são aparentemente rabugentas. No entanto, a sua aparência serve como um escudo para evitar pessoas que a incomodam.

Geralmente, essas pessoas são sensíveis e pacíficas. Se adaptando rapidamente aos altos e baixos da vida, buscando sempre o equilíbrio. A solidão é a sua parceira, você possui poucas amigos. Mas eles são fiéis a sua pessoa e isso é de grande valor para o seu caminho.

Número 11 - Owanrin

O Odu do número 11 é Iansã, Ogum e Exu, e ele é conhecido como Owanrin. A vida para você é um flash, o que tornas as pessoas desse número apressadas, ansiosas e ao mesmo tempo agitadas e eficientes. O tempo é o seu maior inimigo e as suas obrigações precisam ser respondidas a todo o momento.

Lembre-se de respirar. O caminho da vida é longo e é preciso tirar um tempo para desfrutar do seu presente. As experiências passam com os anos e se você não vivê-las agora você se arrependerá no futuro.

Número 12 - Ejilaxeborá

O número 12 tem como Odu o Ejilaxeborá e é regido por Xangô. Você tem um grande senso de justiça e, por isso, é preciso ficar atento. A vontade de ser justo pode prejudicar os seus relacionamentos e muitas vezes o faz parecer intolerante.

Pense o quão dedicado você é com a sua vida. Permita-se ser mais aberto às novas ideias e isso permitirá você dar saltos em seu caminho. Os seus objetivos estão mais próximos do que imagina, ajude os outros e você também será ajudado.

Número 13 - Eji-Ologbon

Regido por Obaluayê e Nanã, o Odu Eji-Ologbon o torna reflexivo e adaptável. Entretanto, sempre haverão momentos de conflitos internos e isso o deprime. Em parte, devido ao infinito de possibilidades que a vida oferece. Criando uma incerteza em sua mente que precisa ser controlada.

Você será capaz de viver bem se sentir o fluxo da vida como um processo. A sua intuição é poderosa, utilize essa habilidade ao seu favor. Ela muitas vezes lhe mostrará qual caminho seguir.

Número 14 - Iká-Meji

O número 14 pertence ao Odu Iká-Meji e é regido por Oxumaré. As pessoas com esse Odu são pacientes e possuem um alto grau de sabedoria. Qualidades que o tornam versátil e habilidoso em qualquer atividade que você se propunha fazer.

É claro que haverá momentos de provações. Desafios precisam ser superados, mas isso não o incomoda. Pois, você entende que isso faz parte do caminho e sempre estará disposto a lidar com ele de forma tranquila. Logo você encontrará o seu caminho.

Número 15 - Obe-Ogundá

Ogum, Omolu, Obá e Iemanjá são os regentes do Odu de número 15. Conhecido por Obe-Ogundá, os nativos desse signo são rebeldes e cheios de vida. Você é persistente e o seu caminho já está traçado.

Entretanto, essa persistência muitas vezes pode ser confundida com teimosia. Lembre-se de defender o seu ponto de vista apenas quando fizer sentido. Pois, você poderá deixar passar oportunidades caso não ceda quando estiver errado.

Número 16 - Alafiá

O Odu Alafiá é regido por Oxalá e Orumilá. Esses Orixás revelam para você qualidades tranquilas e alegres. O ambiente precisa estar harmonizado e a sua presença já é o suficiente para causar essa impressão.

Entretanto, existem momentos que você não conseguirá alcançar essa harmonia. Principalmente se estiver sozinho. Logo, os relacionamentos vão ser fundamentais para você construir esse equilíbrio em sua vida e alcançar o sucesso em seu caminho.

Como os orixás guiam a sua vida?

Adepta de religião de matriz africana jogando flores no mar

Os orixás são forças poderosas capazes de intervir na natureza e no ser humano. A partir do conhecimento do seu Odu você compreenderá melhor ao qual orixá você é filho. Logo, as características do seu orixá de cabeça revelarão a sua verdadeira personalidade. Além da maneira como nos relacionamos com o ambiente e com as pessoas.

Os odus se referem ao caminho que iremos percorrer em nossa vida. O que demonstra a força dos orixás e como a presença deles nos afetam e comandam nossos comportamentos. A forma como eles guiarão a nossa vida dependerá diretamente da nossa receptividade e respeito ao nosso Odu.

As nossas escolhas daqui pra frente é que irão definir se os orixás irão nos guiar ou se estaremos ao acaso na vida. Por isso, é importante ouvi-los para compreender melhor a si mesmo e quais caminhos devemos seguir.

Autor deste artigo

Trabalho com produção de conteúdo e tenho me dedicado a escrita em busca de autoconhecimento e compreender os significados dos meus sonhos e da vida.

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Orações pelo casamento: para restauração, abençoar e mais!

Orações pelo casamento: para restauração, abençoar e mais!

Está passando por problemas no seu casamento? Acalme-se, pois existem algumas orações que poderão lhe ajudar. Confira a seguir!


Shiva e Shakti: conheça esta união e o que ela pode representar pra você!

Shiva e Shakti: conheça esta união e o que ela pode representar pra você!

O vínculo entre Shiva e Shakti é o símbolo do equilíbrio e da união ideal que deve acontecer dentro de nós. Conheça o significado desta união neste artigo!


Conheça os 7 arcanjos: origem, história e mais informações!

Conheça os 7 arcanjos: origem, história e mais informações!

São sete os arcanjos que, através de uma simples oração, podem auxiliar em várias áreas da sua vida. Quer conhecer mais sobre estes arcanjos? Continue lendo!


Como rezar o Rosário? Passo a passo completo para aprender!

Como rezar o Rosário? Passo a passo completo para aprender!

O Santo Rosário é um conjunto de orações poderosas e meditações que nos ajudam espiritualmente. Aprenda aqui o passo a passo de como rezar o Santo Rosário.


O que significa sonhar com benzedor: padre, pastor, pai de santo e mais!

O que significa sonhar com benzedor: padre, pastor, pai de santo e mais!

Sonhar com benzedor significa uma oportunidade de contribuir para a própria evolução pessoal e espiritual. Confira no texto a seguir todos os significados!


Últimos posts


Significado de Quíron em Libra: Para astrologia, no mapa e mais

Significado de Quíron em Libra: Para astrologia, no mapa e mais

Quíron em Libra exige cautela nas relações, pois uma pessoa nesta situação é mais propensa a se sentir magoada ou rejeitada. Saiba mais neste artigo!


O que significa sonhar com rosto? Inchado, machucado, sujo e mais!

O que significa sonhar com rosto? Inchado, machucado, sujo e mais!

Sonhar com rosto traz vários significados, mostram mudanças e momentos determinantes para a vida. Veja mais significados!


O que significa sonhar com convite? De casamento, aniversário e mais!

O que significa sonhar com convite? De casamento, aniversário e mais!

Sonhar com convite revela situações desafiadoras e faz alertas importantes a respeito de cansaços emocionais. Veja mais alguns significados!


Qual é o sentido da vida? Propósito, felicidade, eternidade e mais!

Qual é o sentido da vida? Propósito, felicidade, eternidade e mais!

Neste artigo, vamos conhecer reflexões relevantes acerca do sentido da vida, aprofundando noções também sobre a felicidade e a eternidade. Acompanhe!


Sonhar com roça: verde, seca, queimada, de milho, de mandioca e mais!

Sonhar com roça: verde, seca, queimada, de milho, de mandioca e mais!

Sonhar com roça traz várias interpretações, como dar mais atenção aos seus desejos e ambições e notícias que poderão mudar a vida. Leia mais significados!