Lua na Casa 2: Significado para Astrologia, Mapa Astral, as casas e Mais!

Lua na Casa 2: Significado para Astrologia, Mapa Astral, as casas e Mais!

Os astros e as casas astrológicas são extremamente importantes no mapa astral. Entenda sua Lua na Casa 2 aqui!


Significado da Lua na Casa 2

Fases da lua em fundo escuro.

Todos bem sabemos que, às vezes, a astrologia ocidental pode ser complicada de entender. São muitos signos, planetas e casas astrológicas, isso sem mencionar movimento retrógrado, quadratura, conjuntura e muito mais. Por isso, estamos aqui para dizer que compreender o seu mapa astral natal não é tão difícil quanto parece.

Nesse artigo, explicaremos em maiores detalhes o alinhamento da Lua (tratada na astrologia como um planeta) com a segunda casa astrológica, quais são seus significados separadamente e em união, e como esse alinhamento pode refletir nas pessoas que nasceram sob ele. Então, se você tem a Lua na casa 2 no seu mapa, não deixe de conferir as informações a seguir!

A Lua e as Casas Astrológicas no Mapa Astral

Lua cheia.

Para começar, é preciso entender o que a Lua significa na astrologia, o que mostra sobre nós, quais são as casas astrológicas e, especificamente, quais os aspectos da casa 2. Continue lendo para saber mais!

O significado da Lua no Mapa Astral

Em termos gerais, a Lua na astrologia ocidental representa como o indivíduo sente, assim como sua receptividade, flexibilidade e adaptabilidade a mudanças, e como funciona a sua imaginação. Para identificar isso em cada pessoa, é preciso analisar em qual casa astrológica a Lua se encontrava no momento de seu nascimento e com qual signo estava alinhada.

Além disso, também é possível prever como os movimentos dos astros ao longo da vida afetarão o indivíduo, ao considerar a harmonização ou o bloqueio energético das combinações realizadas entre seu posicionamento natal e o atual.

O que são as Casas Astrológicas

Na astrologia ocidental, as casas astrológicas representam uma área da vida e também todo um caminho cíclico que começa na casa 1(ascendente), falando do nascimento do Eu, até a casa 12, de morte e renascimento. Desse modo, cada astro será analisado de acordo com a casa na qual se encontra no mapa, combinando seus significados únicos com o do signo correspondente que se alinhou.

Assim, é comum que astros que estejam muito próximos das áreas finais de uma casa sejam interpretados como se estivessem na casa seguinte. Usando o tema do artigo como exemplo, se a Lua no seu mapa natal estiver muito próxima do fim da casa 1, ela será lida como se estivesse na casa 2.

A Casa 2, a Casa dos valores

De acordo com o livro “Curso Básico de Astrologia - volume I”, de Marion D. March e Joan McEvers, a 2ª casa astrológica abordará assuntos como posses, experiências financeiras e nossa capacidade de lucrar, tanto num sentido de prever quais serão essas questões quanto no de compreender como o indivíduo reagirá a essa área da vida.

Além disso, a casa 2 também pode falar sobre valores morais (não só os financeiros), talentos, noção de autovalor e dignidade, sentimentos e noções de realizações pessoais. Há quem interprete também que essa casa fale sobre nosso senso de liberdade (já que, para muitos, ela está intimamente ligada com sua situação financeira).

Lua na Casa 2 no Mapa Astral

Fases da lua no céu.

Sabendo o que cada um dos aspectos que vamos analisar significa, é possível entender o conjunto dos fatores astrológicos a seguir. Falaremos sobre os aspectos gerais das pessoas que nasceram sob uma Lua na casa 2, suas especificidades, dependendo da fase lunar, seus traços de personalidade e os possíveis eventos ao longo de sua vida. Continue lendo para saber mais!

Características gerais de quem possui a Lua na Casa 2

De acordo com March e McEvers, as pessoas com Lua na casa 2 veem grande valor na estabilidade financeira para manterem a segurança emocional, têm bons olhos para identificar negócios favoráveis e podem ser bem generosas.

Contudo, dependendo do signo que se encontra nesta casa, os nativos podem ser mais ou menos apegados às suas posses materiais - sendo que os com mais chances de se tornarem possessivos seriam aqueles com um signo fixo nesse alinhamento. O ideal seria aprender a seguir o caminho do meio - generosos, porém sensatos com os gastos.

Influência da Lua na Casa 2

Quando a Lua se alinha com a Casa 2 no mapa astral, ela traz uma influência emocional sobre nossos valores, talentos, moral e aspectos financeiros da vida. Isso resulta em uma relação muito mais forte com as posses - em especial as que carregam algum tipo de lembrança afetiva - e com a tendência a gastar (ou economizar) para seu prazer e sua segurança.

Dependendo do signo e da fase lunar no momento, essa influência pode pender mais para a mesquinharia ou a falta de limites nos gastos e para a valorização dos traços positivos (em especial com Touro e Câncer) ou dos negativos (principalmente com Escorpião).

Manifestações em Lua Nova ou Minguante

As fases lunares também podem afetar as influências da Lua na casa astrológica. A Lua Nova é entendida como uma fase na qual se criam, planejam e germinam coisas e projetos novos. No caso da Lua na Casa 2, enquanto trânsito astrológico geral, esse é o momento para se guardar dinheiro, deixá-lo render e calcular bem seus próximos gastos.

No alinhamento natal, esse pode ser um dos desafios no caminho da pessoa. Por outro lado, ela pode desenvolver habilidades quanto a investimentos.

Já com a Lua Minguante, a situação é mais sombria. Esta é a face do recuo, como o nome diz. A Lua Minguante na Casa 2 pode predizer momentos de carência financeira e de flutuação baixa nos rendimentos. No mapa natal, pode ser desfavorecedor e prever mais desafios de vida. No trânsito astrológico, isso pode ser apenas uma fase.

Manifestações na Lua Cheia

A Lua Cheia ativa os traços e as manifestações da casa astrológica na qual se encontra. Ela é a culminação do que foi iniciado na Lua Nova.

Por conta do movimento lunar no período de 15 dias entre as duas fases, a Lua Cheia vai potencializar os traços da casa atual, mas também culminar o que foi começado na Lua Nova, na casa oposta à dela. Por exemplo, se a Lua ficou cheia na Casa 2, ela vai culminar no que foi começado na Casa 8, durante a Lua Nova.

Isso quer dizer que, quando a Lua estiver nova na Casa 8, devemos ter cuidado, nos resguardar e planejar bem, para que não sintamos os efeitos negativos da Lua Cheia na Casa 2 afetando a vida financeira, a moral e a autoestima.

Lua em Trânsito na Casa 2

Quando um astro transita pelas casas, isso quer dizer que ele está se movimentando no céu e mudando sua posição. Como cada pessoa possui um mapa natal diferente, o mesmo astro pode se localizar, em um dado momento, em casas diferentes para cada um.

Portanto, analisar a Lua em trânsito na casa 2 não significa necessariamente que ela estava ali, quando você nasceu, mas sim que está passando por essa posição que transmitirá determinadas influências.

Além disso, o trânsito da Lua nesta casa pode trazer reações muito mais emotivas a situações financeiras do que o comum. Quando isso ocorre, você pode se sentir mais afiado para identificar bons negócios, ter maior atração por objetos bonitos e sentir maior importância em sua estabilidade financeira.

O indivíduo com a Lua na Casa 2

Pessoa observando Lua minguante no céu.

Já vimos um pouco sobre quais seriam as características gerais das pessoas com o alinhamento da Lua na Casa 2. A seguir, vamos entrar em um pouco mais de detalhes sobre quais os efeitos da união entre esse astro e essa casa no mapa astral de alguém. Confira!

A personalidade de quem possui a Lua na Casa 2

As pessoas com Lua na Casa 2 podem ser descritas de diversas maneiras: calmas, cuidadosas, diretas, poupadoras em uns momentos, gastadoras em outros, honestas, resguardadas, teimosas e muito mais. Os adjetivos são inúmeros, o que só mostra como esse alinhamento é complexo e nos influencia demais.

Então, os nativos dessa posição são pessoas que valorizam os gastos com seus próprios luxos e diversões, mas que também prezam pela sua segurança financeira, para garantir a estabilidade emocional.

Aspectos positivos

As maiores qualidades das pessoas nascidas sob a Lua na casa 2 são, com certeza, sua persistência, perspicácia, prudência e seu foco nos seus objetivos. Como relacionam muito sua estabilidade financeira com a emocional, podem ser bastante pragmáticas nos seus gastos e ótimas planejadoras nas suas trajetórias para o sucesso.

Além disso, esse posicionamento também favorece a generosidade (por vezes, gastando dinheiro e tempo consideráveis em presentes e demais formas de agradar seus amados) e a criatividade artística.

Aspectos negativos

O lado negativo do posicionamento da Lua na casa 2 é que ele pode favorecer o desenvolvimento da ganância, da futilidade e dos gastos impulsivos. Algo comum para esses indivíduos é que, quando se sentem tristes, pensam que precisam de algo material novo para se distraírem.

Assim, sua busca por estabilidade financeira corre o risco de se tornar avareza, em especial se alinhado com signos fixos, ou se transformar na necessidade de gastar com frivolidades. Se sua generosidade for desmedida, os indivíduos podem acabar dando dinheiro demais aos outros até se verem em situação de necessidade.

Reservados

Como a Lua é um astro que favorece a introversão, ao se unir em uma casa mais ligada a quesitos práticos, financeiros e morais, ela pode gerar indivíduos que sejam mais reservados do que a maioria. Mas isso não quer dizer que sejam frios, apenas que se resguardam melhor em seus sentimentos e suas reflexões.

Materialistas

As pessoas com Lua na casa 2 podem ser consideradas mais materialistas por focarem nos seus ganhos financeiros, se sentirem bem com o que compram ou preferirem guardar seu dinheiro em determinadas situações.

Porém, as próprias pessoas com esse alinhamento não se veem assim. Elas entendem a si mesmas muito mais como práticas, racionais e determinadas em manter uma situação segura, sem gastar muito com o que pode parecer desnecessário, após uma reflexão melhor.

Brutalmente honestos

Os nativos da Lua na Casa 2 podem ganhar uma fama de frios, duros ou até intimidadores, por conta de sua honestidade, porém isso não passa de um engano de impressões. Como vimos, as pessoas com esse alinhamento, na verdade, preocupam-se genuinamente pelos seus entes queridos e possuem uma natureza caridosa. Elas apenas podem ir bem diretas ao ponto, mas não têm intenção de magoar.

No trabalho

Considerando seus traços de persistência, honestidade e perspicácia e sua busca pela segurança material e financeira, é possível dizer que o alinhamento da Lua na Casa 2 gera funcionários admirados e bastante responsáveis com seus projetos e deveres no ambiente de trabalho.

Além disso, esse conjunto de características costuma ser bem avaliado aos olhos dos patrões, podendo abrir portas para promoções e cargos vantajosos. Contudo, sua teimosia e personalidade reservada naturais também podem pesar para o outro lado, apesar de isso depender de o quão bem o indivíduo maneja seus traços.

Em relacionamentos

As pessoas com Lua na Casa 2 podem enfrentar certos dilemas no relacionamento - por um lado, são indivíduos que naturalmente gostam de cuidar e agradar o outro. Por outro, tendem a pensar tanto nos seus sentimentos que não os expressam e também podem ser frios com seus parceiros, quando se sentem frustrados.

Ademais, essas pessoas podem usar os dias de frustração para gastos desnecessários - quase como uma “birra” -, o que pode afetar o relacionamento ao inserir questões financeiras como parte das brigas pessoais.

Mas não entenda isso errado, já que todos possuem suas qualidades e nenhum alinhamento determina se alguém é ruim. Lembre-se de que essas pessoas podem ser bem afetuosas e generosas e gostarem de presentear seus amados, além de entenderem bem sobre questões sentimentais, mesmo que não as expressem muito.

Talentos

Os que nasceram sob a Lua na Casa 2 possuem os mais variados talentos. Sua busca pelo que é belo e glamoroso pode despertar talentos artísticos, seja nas artes plásticas, na música, no cinema, na escrita ou em qualquer outra área de criação.

O seu raciocínio lógico, sua propensão a pensar bem antes de agir ou reagir e seu valor pelas finanças também podem ser traços desejáveis que os levam a áreas como de ciências contábeis, corretor de imóveis, investimentos, vendas (que também pode se mesclar com as propensões artísticas e de admiração ao belo) e etc.

Além disso, sua natureza acolhedora, de cuidado e auxílio pode levá-los a seguir trabalhos em organizações sociais, ONGs, terapia ocupacional, psicologia e demais caminhos sociais e da saúde.

Nativos com Lua na Casa 2 podem enfrentar problemas em seus relacionamentos?

Casal brigado.

Como foi visto, os nativos com Lua na Casa 2 podem tanto ser bem afetuosos e emocionalmente perspicazes com os outros quanto ter problemas para demonstrar isso ou tomar atitudes mesquinhas, quando insatisfeitos. Então, isso significa que terão problemas nos relacionamentos?

A resposta é que pode ser que sim, mas essa não é uma regra. Sempre é preciso evidenciar que a Astrologia aponta nossas tendências e probabilidades, e não um destino marcado em pedra. Mesmo nossos possíveis traços de personalidade ou comportamentais no mapa astral podem mudar, de acordo com os acontecimentos da nossa vida.

Então, caso a pessoa realmente desenvolva essas características, é provável que enfrente certas dificuldades nos relacionamentos, principalmente os familiares próximos ou os primeiros amores. Contudo, como isso se desenrolará depende de cada um e da sua abertura a corrigir seus erros, amadurecer e trabalhar para que consiga demonstrar melhor o que sente.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


casas mapa astral

Artigos relacionados


 Plutão na Casa 5: mapa astral, revolução solar e trânsito. Confira!

Plutão na Casa 5: mapa astral, revolução solar e trânsito. Confira!

O posicionamento de Plutão no mapa astral revela quão criativa para alcançar metas e romântica uma pessoa pode ser. Descubra seus significados na casa 5 aqui!


O que significa Meio do Céu em Aquário? Entenda mais sobre a Casa 10!

O que significa Meio do Céu em Aquário? Entenda mais sobre a Casa 10!

Tendências liberais e gosto por fazer diferente dos outros são traços do Meio do Céu no signo de Aquário. Saiba mais detalhes em nosso artigo!


Planetas Retrógrados no mapa astral: significado astrológico e mais!

Planetas Retrógrados no mapa astral: significado astrológico e mais!

Quer entender, de uma vez por todas, o significado de planetas retrógrados e como eles afetam sua vida? Clique e leia este artigo!


Significado de Urano em Peixes: mapa astral, retrógrado e mais!

Significado de Urano em Peixes: mapa astral, retrógrado e mais!

A passagem de Urano por Peixes favorece a espiritualidade e a coletividade. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Mercúrio nas casas: Retrógrado, na revolução solar, sinastria e mais!

Mercúrio nas casas: Retrógrado, na revolução solar, sinastria e mais!

Você sabe qual o significado astrológico de Mercúrio nas casas? Nesse artigo você vai entender todos os impactos desse planeta na sua vida! Clique e saiba mais!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.