O que é Hatha Yoga? A prática, Asanas, Mudras, benefícios e mais!

O que é Hatha Yoga? A prática, Asanas, Mudras, benefícios e mais!

Hatha Yoga é uma das vertentes clássicas do Yoga que dá mais foco para a permanência nas posturas. Entenda mais no nosso artigo completo.


Significado geral de Hatha Yoga

hatha yoga

O Hatha Yoga é uma das sete vertentes clássicas do Yoga. É uma das mais tradicionais e que em sua filosofia abrange todas as outras vertentes. É dito e conhecido como o Yoga do Sol e da Lua, que tem como objetivo equilibrar o lado feminino e masculino, a razão e a emoção.

A sua prioridade é a flexibilidade, meditação e permanência nas posturas, intensificando a prática por meio da respiração e posturas propositais das mãos e pés. Para quem quer começar a praticar Yoga, ter o primeiro contato com o Hatha é super especial e enriquecedor. Saiba mais neste artigo.

Hatha Yoga, a prática, recomendações e como funciona a sessão

hatha yoga

Para a prática do Yoga, não há contraindicação. Pelo contrário, todos são bem-vindos nessa filosofia de vida. Além da prática em si, o Hatha Yoga, como todas as outras vertentes, tem a sua base teórica e seus fundamentos. Entenda melhor a seguir.

O que é Hatha Yoga

A palavra Hatha vem do sânscrito e é composta por duas sílabas, "Ha" que significa Sol e "Tha" que significa Lua. Esse significado é uma referência para o masculino e feminino, em termos de energia, que todo ser tem dentro de si. Também é correto afirmar que diz respeito à razão e à emoção.

No Hatha, acredita-se que o equilíbrio desses dois polos traz a harmonia plena na vida do ser. Por isso, essa vertente do Yoga ajuda a remover toda e qualquer dualidade, confusão mental, ansiedade e estresse.

Além de trabalhar o corpo físico em permanências de posturas, utilizando a força, equilíbrio e flexibilidade, também trabalha internamente, no campo mental, emocional e espiritual. Resultando em uma união de todos esses corpos, trazendo uma vida mais plena para quem pratica.

A prática do Hatha Yoga

A palavra Yoga vem do sânscrito e significa "união". Sendo assim, a prática do Hatha Yoga e de qualquer outra vertente, não diz respeito apenas ao corpo físico, mas também sobre a união entre o corpo físico e a alma, pregando equilíbrio e vida plena.

Os asanas, que são as posturas que todos conhecem, são utilizados justamente para o praticante ir de encontro a sua melhor versão. No Hatha Yoga, elas são praticadas por permanências e procurando o conforto no desconforto de certas posturas, para que a resiliência seja trabalhada e mais do que isso, para que haja expansão da consciência e limpeza de traumas e mágoas.

Uma prática completa de Hatha é composta pelas posturas, por pranayamas, mudras e meditação. No final das contas, toda a prática de Yoga é voltada para o momento da meditação que é extremamente enriquecedor para a alma e para quem busca o autoconhecimento.

Para que é recomendada

O Hatha Yoga é recomendado para todas as pessoas que possuem a vontade de se aprofundar em seu próprio ser. Não há restrições para as práticas. Claro que, pessoas que possuem algum tipo de doença devem, primeiro, conversar com seu próprio médico e pedir a liberação. Fora isso, as grávidas que nunca praticaram também devem pedir para seus médicos, mas as já praticantes, podem continuar normalmente.

O Hatha Yoga é para todos aqueles que se sentem estressados em seu dia a dia, para as pessoas ansiosas, depressivas ou que possuem qualquer tipo de doença psicológica. É para todos aqueles que procuram gastar energia e buscar o autoconhecimento do corpo físico, mental e espiritual.

Quem possui dores no corpo, nas costas, lombas, pernas e assim por diante, podem praticar Yoga também. Pois, a prática ajuda no fortalecimento dos órgãos e ossos, ajudando em qualquer dor do corpo físico.

Como funciona uma sessão de Hatha Yoga

As aulas de Hatha Yoga variam de acordo com cada professor, a maioria possui a duração entre 45 e 90 minutos. Normalmente, a aula é iniciada por um aquecimento suave, movimentando pescoço e ombros, já trazendo a atenção para a respiração.

Alguns professores gostam de iniciar a aula com algum pranayama que é, justamente, um exercício respiratório, para que o aluno já sinta relaxamento nos primeiros minutos. Após, a aula passa para os asanas, que são as posturas, que ajudam no fortalecimento, gasto de energia, flexibilidade, equilíbrio e concentração.

Por último, a aula termina com uma meditação, alguns professores dão a meditação sentada, outros preferem na postura do Shavasana que é a postura deitado, totalmente relaxado. Normalmente é uma reflexão silenciosa, porém, há professores que gostam de colocar mantras e incensos nesse momento da aula.

Estágios do Hatha Yoga

hatha yoga

O Hatha Yoga é bem amplo em sua filosofia. Por se tratar de algo além das posturas, possui várias etapas para que seja compreendido de forma completa. É possível compreender algumas coisas importantes mesmo sem ser professor. Saiba mais detalhes abaixo.

Shatkarma, asanas e mudras

O Shatkarma são as práticas de purificação para o corpo físico, trazendo limpeza de traumas que ficam presos. Os asanas são todas as posturas que são feitas dentro do Yoga, ou seja, todos os movimentos dentro do tapete em uma aula.

Já os mudras, são gestos simbólicos feitos com as mãos, pés e o corpo, que além de intensificarem a prática dos asanas, trazem mais energia para os praticantes. Cada dedo das mãos, por exemplo, possui um canal ligado aos chakras e aos elementos da Terra, sendo assim, fazer mudras durante algumas posturas pode deixar a aula mais intensa espiritualmente.

Pranayama

Os pranayamas são técnicas respiratórias que são feitas para trazer mais presença na prática e no dia a dia da pessoa. Essa técnica consiste em práticas de respiração longas e completas, compostas por seus três componentes diafragmáticos, torácicos e claviculares.

Assim que a respiração passa a ser mais longa e profunda, é utilizado alguns exercícios para controlá-la, sendo eles, a inspiração (puraka), a retenção (antara kumbhaka), a expiração (rechaka) e a pausa após expirar (bahya kumbhaka).

Bandha

O Bandha é uma forma de contração postural que é utilizada para promovoer maior fluxo de energia vital. Essa técnica no Yoga, costuma ser utilizada principalmente em pranayamas e na meditação. Assim, a prática é intensificada.

Há três Bandha, sendo eles, o Mula Bhanda que é a contração dos esfincteres anal e urogenital, o Uddhyana Bandha que é a contração do diafragma e do plexo solar e o Jalandhara Bandha que é a contração da garganta e da coluna cervical.

Pratyahara, Dharana, Dhyana e Samadhi

O Pratyahara são exercícios que transformam a energia da pessoa e a consciência da mente e chegar nesse estágio é um processo longo de muita determinação e entrega. Já o Dharana, são as práticas que melhoram a concentração.

Quando o assunto é meditação, no Yoga é conhecido como Dhyana e as práticas que servem para induzir a pessoa a um profundo e intenso transe meditativo são conhecidas como Samadhi.

Benefícios do Hatha Yoga

hatha yoga

Os benefícios do Hatha Yoga ultrapassam todo o corpo físico e chegam também no campo mental. Por mais que seja uma prática feita com o corpo, é possível ver a sua influência também na mente. Veja, a seguir, como o Hatha Yoga influência positivamente a vida dos praticantes.

Fortalecimento e alongamento da musculatura

Os asanas no Yoga trabalham toda a estrutura corporal. Cada músculo é trabalhado de forma igual, trazendo muito fortalecimento não apenas para eles, mas para os ossos também. Para aqueles que sentem muita fraqueza no corpo, é possível melhorar isso através do Yoga.

Além disso, as articulações são trabalhadas, assim como a circulação sanguínea. Pessoas que querem trabalhar mais a sua flexibilidade ou que possuem dor nas juntas, praticar Yoga é uma ótima maneira de solucionar isso por causa dos alongamentos.

Ampliação da consciência corporal e melhora do equilíbrio

O Hatha Yoga preza a permanência em cada postura, por esse motivo, quando se está praticando, a expansão da consciência ocorre para que o praticante sinta o seu próprio corpo em sua maior totalidade.

O autoconhecimento também ocorre para o corpo físico, sendo assim, com a presença é possível ter maior equilíbrio e resiliência em cada asana, ajudando as pessoas que precisam melhorar essa parte de seu corpo físico.

Melhor condicionamento físico

O Hatha Yoga trabalha todo o corpo, em sua maior complexidade. São todos os músculos, órgãos internos, assim como a parte respiratória que através de toda essa junção e prática continua, melhora o condicionamento físico do praticante.

É importante lembrar que o Yoga não é um exercício físico, mas sim uma filosofia de vida, com tradições e cultura tradicional, que trabalha muito bem o corpo físico, mas também o mental e espiritual.

Equilíbrio dos Chakras

No Yoga, independente da vertente que é praticada, é trabalhada a energia vital, que é vista como a energia mais importante da prática, pois serve para o equilíbrio dos chakras e ao chegar em sua totalidade, é a iluminação do ser como um todo e em sua forma mais pura e intensa.

Os chakras, inclusive, possuem os seus próprios asanas para serem praticados para que a sua ativação seja feita. Porém, é preciso tomar cuidado, pois a ativação em um momento errado na vida do praticante pode causar certas angustias desnecessárias.

Evita pensamentos que atrapalham o foco

O Yoga trabalha a concentração, mais ainda o Hatha Yoga que prioriza em suas práticas a permanência em cada postura. Por esse motivo, é possível ter um maior controle dos pensamentos e da mente como um todo.

Toda essa consciência pode trazer muitos benefícios, como o foco em maior intensidade quando o praticante necessita fazer uma atividade, mesmo que não seja o próprio Yoga e evita a mente questionadora, manipuladora e autodestrutiva.

Melhora a postura

O Hatha Yoga prioriza o alinhamento da postura e o fortalecimento da coluna. Por esse motivo, pessoas que possuem dores na coluna, quando fazem Yoga percebem uma melhora significativa.

Para que os chakras sejam alinhados e o corpo receba toda a energia vital necessária, é preciso que o praticante mantenha sempre a coluna muito alinhada com o seu corpo e para isso, os asanas influenciam bastante. Sendo assim, a postura é melhorada e qualquer problema nela pode ser amenizado e até mesmo resolvido.

Auxilia no controle da ansiedade

É importante ter em mente que o Hatha Yoga não é um remédio para a ansiedade, de forma que faz com que o ansioso deixe de ter crises apenas por praticar. Na verdade, o Yoga traz toda a consciência necessária para a pessoa compreender o que é, de fato, ela mesma e o que é a ansiedade falando.

Com toda essa consciência e autoconhecimento, é possível amenizar as crises e até torná-las inexistentes, pois além disso, o Yoga ensina o controle mental e o uso da mente de forma saudável e não destrutiva.

Outros estilos de Yoga e seus benefícios

hatha yoga

Não há apenas um único estilo de Yoga, na verdade, essa filosofia milenar é muito ampla e possui muitas outras vertentes que são tão boas quanto o próprio Hatha Yoga. Aprende mais sobre elas a seguir.

Lenda sobre a origem do Yoga

Muitos dizem que o Yoga era apenas para divindades, principalmente para os deuses. Porém, Shiva quis passar os ensinamentos sobre Yoga à Parvati e seu local escolhido para isso era uma caverna à beira-mar.

Um peixe que estava sempre os ouvindo, aplicava os ensinamentos e acabou se transformando em um ser humano. Com todo o estudo que teve e os inegáveis benefícios evolutivos, obteve a permissão para passar adiante os ensinamentos do Yoga para outros seres humanos. Ele era chamado de Matsyendra, que significa "que os peixes se tornam homens" e é inclusive, o nome de um asana no Hatha Yoga.

Alguns textos clássicos trazem ainda a referência para os Sutras de Patanjali Yoga e para o Bhagavad Gita, ambos explicando a filosofia por trás da prática e a perspectiva de vida na realidade do Yoga.

Ashtanga Vinyasa Yoga

Essa vertente do Yoga é uma das mais desafiadoras para o corpo. O Ashtanga Vinyasa é composto por seis séries de pratica, sempre em conjunto com os asanas. A aula é sempre iniciada com um mantra, depois com a saudação ao sol (surya namaskar) e a sequência de várias outras posturas, finalizando a prática com o relaxamento.

A importância da prática está na respiração que deve estar sempre conectada ao movimento exigindo muita concentração para que o ritmo seja seguido. A cada inspiração é uma postura e a cada expiração é outra, tornando a prática mais fluida.

Vinyasa Flow Yoga

O Vinyasa Flow é uma inspiração do Ashtanga Vinyasa Yoga e a sua principal conexão está entre a respiração e a transição de movimento, trazendo maior liberdade nas sequências de posturas.

Normalmente, o professor pega uma parte do corpo para tornar foco e assim, fazer com que a prática flua de forma mais leve como, por exemplo, uma aula focada só nos membros inferiores ou só nos membros superiores e assim por diante.

Iyengar Yoga

O Lyengar Yoga é uma prática muito voltada para o alinhamento pleno da postura e utiliza equipamentos como, cadeira, cintos, blocos, cabos de madeira e assim por diante, para que a prática seja mais fácil de ser executada.

Por ter bastante acessório na aula, é possível se adaptar de uma forma melhor nas posturas. Assim, idosos, cadeirantes, gestantes que nunca praticaram Yoga e pessoas com algum tipo de restrição, podem se sentir mais confortáveis praticando esse tipo de Yoga, claro sempre com autorização do médico.

Bikram Yoga (Hot Yoga)

O Hot Yoga é uma pratica feita em uma sala aquecida a até 42 graus e que possui uma sequência fixa de asanas. Como o praticante transpira bastante na aula, é autorizado beber água sempre que sentir vontade. Inclusive, é bom que o aluno entenda seu corpo para dar uma pausa caso sinta a necessidade, já que o calor é muito intenso.

Na primeira aula da pessoa, é indicado fazer as posturas mais lentamente para que o corpo se adapte também à temperatura alta. É preciso tomar cuidado ao avanço dos asanas, para que não haja danos no corpo físico.

A prática de Hatha Yoga leva ao emagrecimento?

hatha yoga

O Hatha Yoga é uma prática que frisa muito a permanência nas posturas, sendo assim, o condicionamento físico é bem exigente, por isso, é possível que o praticante transpire bastante em suas práticas e resulte em uma liberação de líquidos retidos.

Há pessoas que emagrecem com a prática e o fortalecimento do corpo físico, porém, esse não é o foco dos yoguinis que seguem à risca a filosofia do Yoga, na verdade, é uma consequência da prática.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


meditação mantras

Artigos relacionados


Meditação matinal: benefícios, como fazer e mais sobre a meditação da manhã!

Meditação matinal: benefícios, como fazer e mais sobre a meditação da manhã!

A meditação matinal é ótima para relaxar e aumentar o foco. Mas o que muita gente não sabe é que ela também promove o autoconhecimento. Descubra a seguir.


Meditação transcendental: origem, benefícios, cuidados e mais!

Meditação transcendental: origem, benefícios, cuidados e mais!

Você já ouviu falar em meditação transcendental? Leia agora tudo que você precisa saber sobre esta incrível técnica milenar.


Qual o significado do mantra Hari Om? Poder, como entoar, no yoga e mais!

Qual o significado do mantra Hari Om? Poder, como entoar, no yoga e mais!

O mantra Hari Om permite que você tenha um contato aprofundado com o verdadeiro ser. Você pode aproveitar esse poder entoando os mantras!


O que é Metta Bhavana? Meditação, prática, objetivos, estágios e mais!

O que é Metta Bhavana? Meditação, prática, objetivos, estágios e mais!

A Metta Bhavana é uma meditação milenar que traz diversos benefícios para o indivíduo, pois ajuda ele a cultivar o "Amor Incondicional". Confira neste artigo!


O que é a Meditação Vipassana? Origens, como fazer, benefícios e mais!

O que é a Meditação Vipassana? Origens, como fazer, benefícios e mais!

Cada tipo de meditação tem suas origens, técnicas e ensinamentos. Neste artigo você descobrirá as origens, como fazer e os benefícios da meditação Vipassana!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!