Significado místico do Pêndulo: de cristal, como usar, no reiki e mais!

Significado místico do Pêndulo: de cristal, como usar, no reiki e mais!

O pêndulo é um instrumento utilizado para identificar campos vibracionais. Quando utilizado adequadamente, ele pode equilibrar os chakras. Confira!


O significado geral do pêndulo

Pêndulo.

O significado geral do pêndulo está ligado à percepção energética. Isto ocorre porque ele é uma das ferramentas de divinação mais utilizadas, devido ao fato de seu uso ser facilmente aprendido e dominado por qualquer pessoa.

Quando utilizados, pêndulos servem como um elo entre a sua intuição e o universo e, a partir desta ligação, é possível perceber as energias de um local, ser ou objeto.

Após a captação de energias ou impressões psíquicas do elemento analisado, o pêndulo passa a se movimentar de uma maneira específica. Desse modo, cada movimento é interpretado como uma resposta para a pergunta feita pelo seu usuário.

Neste artigo, apresentamos uma breve introdução ao uso do pêndulo, conhecido popularmente como radiestesia. Nele, você entenderá noções como tipos de pêndulos e dicas preciosas de como utilizá-lo. Confira!

O que é e quais tipos de pêndulo existem

Pêndulo.

Nesta seção, apresentamos os conceitos mais básicos sobre o uso do pêndulo. Você aprenderá o que, de fato, é um pêndulo, seu significado místico e como usá-lo como uma ferramenta terapêutica no Reiki e no Equilíbrio dos Chakras. Continue lendo para entender sua aplicação e seu uso!

O que é um pêndulo

De maneira geral, o pêndulo é um objeto simétrico, geralmente feito de cristal, madeira ou metal, suspenso num único cordão. Ele nunca é feito de materiais magnetizados, pois possuem um campo magnético próprio.

Pêndulos servem como uma ponte de comunicação entre a sua intuição e o universo, agindo como uma espécie de receptor ou transmissor de energias, que sintoniza as suas vibrações com as mensagens de seus guias espirituais.

Assim, ao receber as energias ou impressões psíquicas de um local, uma pessoa, um animal ou um objeto, o pêndulo envia respostas através de movimentos. Por isso, ele é usado como uma ferramenta de autodescoberta, identificação de energias e até de divinação.

O significado místico do pêndulo

O significado místico do pêndulo está ligado ao seu poder de descobrir o que está oculto ou passa despercebido. Por isso, ele é frequentemente empregado como um instrumento que promove cura, utilizado em terapias diversas, incluindo o Reiki e a cura e equilíbrio dos Chakras.

Por meio do pêndulo, é possível também estabelecer conexão com guias espirituais, os quais guiarão o pêndulo para indicar a resposta adequada aos seus questionamentos, durante o seu uso terapêutico ou divinatório.

Terapia do Pêndulo

Por possuir a capacidade de identificar campos energéticos distintos, o pêndulo é utilizado como um instrumento terapêutico. Com este uso, ele apontará bloqueios energéticos, doenças causadas por questões espirituais ou até problemas de natureza física que afetam o bem-estar da pessoa analisada.

Assim, o pêndulo identifica energias negativas, vazamentos energéticos e, devido à sua clareza terapêutica, é comumente utilizado como o ponto de partida para a identificação de um tratamento adequado ao seu usuário.

O Pêndulo e os Chakras

Por estar intimamente ligado à captação de energias, o pêndulo pode apontar possíveis desequilíbrios nos pontos de poder do corpo, conhecidos como chakras. Ao segurar o pêndulo sobre os 7 chakras do corpo, você notará que ele indicará facilmente se existe algum desequilíbrio, vazamento ou bloqueio energéticos nos chakras analisados.

Quando utilizá-lo, comece analisando o chakra coronal, localizado acima da cabeça, segurando o pêndulo cerca de 5cm acima da área localizada. Analise seus movimentos e anote a direção em que o pêndulo está se movendo. Faça isso com todos os chakras.

O Pêndulo no Reiki

Quando associado ao Reiki, o pêndulo auxilia na promoção da cura espiritual e energética, identificando bloqueios na energia pessoal, conhecida por chi. Ao utilizá-lo, preste atenção aos tipos de movimento que o pêndulo faz, pois os seus padrões indicarão as áreas que precisão receber a aplicação de Reiki.

Os tipos e como eles são feitos

Pêndulos são feitos de diversos materiais, sendo a madeira, o cristal, o vidro e o metal os mais populares. Os tipos mais comuns são o pêndulo hebraico, o pêndulo egípcio e o pêndulo de cristal.

O pêndulo hebraico foi desenvolvido pelos cabalistas herméticos, com base em palavras em hebraico escritas sobre eles. Este tipo de pêndulo é, em geral, utilizado para identificar doenças e promover cura.

Já o pêndulo egípcio é o mais preciso, por estar associado aos antigos faraós. Existem três modelos principais para ele: Ísis, Osíris e Karnak. Já o pêndulo de Cristal é o mais acessível e popular. Geralmente feito de quartzo, ele é o pêndulo ideal para iniciantes, e o tipo de cristal do qual é feito influenciará o seu uso.

Como funciona o pêndulo

Em princípio, o pêndulo funciona como uma forma de sintonização com as leis da própria Física. Por usar um instrumento suspenso no ar através de um cordão, a captação de vibrações energéticas é traduzida em movimentos oscilatórios.

Assim, a amplitude destes movimentos é determinada de acordo com a energia que está sendo captada, bem como o material do instrumento e a finalidade do seu uso. Por isso, acredita-se que os pêndulos trabalham com o lado emocional e racional de uma pessoa, alinhando-os.

Significado dos movimentos do Pêndulo

O significado dos movimentos do Pêndulo varia bastante. No entanto, muitos movimentos são considerados universais, como indicamos na lista abaixo:

• Sentido horário: movimento da energização. Indica “sim”. Quanto mais intenso o movimento, maior a energia do local.

• Sentido anti-horário: movimento da dispersão. Indica “não”. Quanto mais intenso o movimento, maior a negatividade do local.

• Sentido horizontal: indica "sim".

• Sentido vertical: indica "não".

• Sentido elíptico, transversal: ou parado: indica dúvida. Reformule a pergunta.

Instruções e dicas para usar o pêndulo

Pessoa usando pêndulo.

Nesta seção, você encontrará instruções e dicas para usar o pêndulo. Continue lendo para descobrir qual tipo de pêndulo utilizar, o que fazer antes de começar a utilizar um pêndulo e respostas sobre como fazer perguntas para ele!

Qual tipo de pêndulo utilizar

O tipo de pêndulo que você deve utilizar depende de qual função deseja dar a ele. Inicialmente, é importante se lembrar de que não se escolhe um pêndulo, mas o pêndulo que escolhe seu usuário.

Por isso, vá diretamente para aquele que chamar atenção dos seus olhos ou cuja a vibração seja percebida ao seu toque. Quando visitar uma loja, é importante tê-los em suas mãos, para que você sinta o seu peso e sua energia.

Efeitos como mudança da temperatura do pêndulo ou até vibrações sutis que reverberam pelo seu corpo são sinais de que este é o mais adequado para você. Assim, ao comprar online, você pode usar a sua mente para se conectar com a energia do pêndulo.

Antes de começar a usar o pêndulo

Antes de começar a usar o pêndulo, é importante que você estude os fundamentos básicos de seu funcionamento. Após adquirir seu pêndulo, é importante que você o limpe energeticamente, pois ele pode estar impregnado de energias indesejadas, que podem confundir as respostas dadas por ele.

Após limpá-lo energeticamente, você deve escolher um local adequado para iniciar suas práticas e, principalmente, aprender a interpretar as respostas dadas por ele. Desta maneira, você criará a atmosfera necessária para iniciar as suas questões.

Instruções para a utilização do pêndulo

Embora qualquer pessoa possa aprender a utilizar um pêndulo, é essencial que você siga as seguintes instruções para utilizá-lo. Quando começar, esteja sempre de mente aberta e deixe todas as dúvidas ou descrenças de lado.

O cordão que segura seu pêndulo deve ser mantido entre o seu polegar e o dedo indicador, na mão que você se sente mais confortável com o peso. É indicado, especialmente para iniciantes, que a mão escolhida seja a mão oposta àquela que você escreve (se você for destro, apoie seu pêndulo na mão esquerda e vice-versa).

Esta é a sua mão receptiva e, como o nome sugere, receberá as impressões energéticas com mais facilidade. Se for ambidestro, a sua mão receptiva é aquela com a qual você tem mais dificuldades para escrever.

Quais tipos de perguntas podem ser feitas ao pêndulo

Os tipos de perguntas que podem ser feitas ao pêndulo dependem do seu nível de habilidade com ele. Incialmente, você notará que o pêndulo responde melhor perguntas cujas respostas são dadas por “sim”, “não” ou “talvez”.

No entanto, à medida em que você desenvolve suas habilidades, poderá utilizar mapas, gráficos e outros instrumentos para fazer perguntas mais complexas e receber respostas tão completas quanto. Você poderá até encontrar pessoas ou animais perdidos com ele no futuro.

Como fazer as perguntas

Para fazer as perguntas, é importante que você esteja segurando seu pêndulo entre seus dedos polegar e o indicador da sua mão receptora. Alguns pêndulos possuem uma espécie de anel na ponta de sua corrente, que facilita a sua estabilidade na mão. Então, concentre-se numa pergunta, segurando o seu pêndulo, e diga-a em voz alta.

Neste momento, você notará que o pêndulo começa a se movimentar. Caso não tenha se movimentado, cheque o comprimento do seu cordão: especialmente com iniciantes, pois é importante que ele não seja logo demais.

De onde vem as respostas do pêndulo

Muitas pessoas se questionam sobre a origem das respostas, e esse é um tema de constante debate. Embora alguns acham que os movimentos percebidos no pêndulo resultam de movimentos involuntárias da mão de quem a segura, isso não é verdadeiro, na maioria dos casos.

A prática da radiestesia engloba fé e, portanto, acredita-se que as respostas surgem de guias espirituais conectados com seus usuários. Além disso, é importante dizer que as respostas não vêm de entidades negativas ou demoníacas. Tudo depende do grau de espiritualidade e conexão de seu usuário.

Como interpretar o sim e o não

Ao utilizar um pêndulo, ele começará a se movimentar. Desde o início, é importante estabelecer qual movimento determina "sim" ou "não" no pêndulo que usa, pois os movimentos podem variar, de acordo com o material e o usuário.

Para isso, basta segurar o seu pêndulo, concentrar-se e dizer “indique o movimento para sim” e tomar nota. Faça o mesmo para o movimento que indica “não”. É importante começar com este procedimento, sempre que utilizá-lo, pois, às vezes, o pêndulo pode ter seu padrão energético alterado, de acordo com influências externas.

Utilizando o pêndulo

Pessoa usando pêndulo.

Uma vez que pêndulos podem ser utilizados para fins divinatórios e curativos, é importante definir o seu uso, logo no início. Nesta seção, você terá acesso a dicas sobre como utilizar seu pêndulo, fazer sua limpeza e preparação energética, além de dicas para formular suas perguntas. Confira!

Como começar a usar o pêndulo

Quando adquirir o seu pêndulo, é importante que você faça a sua limpeza energética. Lembre-se de que seu uso exige um estado de espírito específico e bastante concentração. Assim, é essencial que você defina junto ao pêndulo, durante cada sessão, quais são os movimentos que indicam “sim” e não”. Só assim, você poderá utilizá-lo.

Limpeza

Pêndulos absorvem todos os tipos de energia, por estarem constantemente em contato com campos vibracionais diferentes. Por isso, é importante limpá-los energeticamente de forma regular, para que eles possam ser utilizados de maneira eficaz.

Ao limpar o seu, é importante considerar os materiais dos quais ele e a corrente que o segura são feitos. Muitas vezes, as correntes são feitas de metal de baixa qualidade. Por isso, não é recomendável deixá-lo em contato com a água.

Assim, o método mais eficaz e seguro de limpeza do pêndulo é através da fumaça do incenso. Acenda incenso de alecrim, sândalo ou olíbano e deixe o pêndulo e sua corrente ficarem envoltos com esta fumaça. Imagine uma luz branca limpando o seu pêndulo de todas as energias negativas.

Preparação mental e energética

Para utilizar o seu pêndulo, comece com uma preparação mental e energética. Incialmente, comece escolhendo um local silencioso, para se livrar do barulho externo. Em seguida, faça com uma breve meditação seguida de exercícios de respiração, para que você se livre de todo o barulho mental. Se preferir, ponha música instrumental adequada e não utilize música com palavras.

Para se preparar energeticamente, é importante que esteja vestindo roupas leves e claras. Se puder, acenda incensos calmantes (camomila, mirra, rosa branca, flor de laranjeira etc.) para facilitar a conexão com seus guias espirituais. Assim, você poderá segurá-lo na posição adequada e dar início às suas práticas.

Pergunte, primeiro, o que você sabe

Quando iniciar o seu treinamento, comece perguntando, primeiro, aquilo que você sabe ou que pode ser facilmente verificado. Lembre-se de que as respostas das perguntas precisam ser necessariamente “sim” ou “não”. Perguntas como “eu estou no Brasil?”, “hoje é domingo?” ou “o nome do meu melhor amigo é Pedro?” são facilmente verificadas.

Se você quiser testar perguntas de respostas que não sabe, mas que podem ser facilmente verificadas, para ter certeza de que as respostas são verdadeiras, você pode perguntá-las. Por exemplo: se você não saiu de casa ou olhou a janela, você pode perguntar se está nublado. Então, é só abrir a janela e verificar se a resposta confere.

Esteja aberto a todas as respostas

Usar o pêndulo é um ato de acreditar no poder das energias. Por isso, é importante que você esteja aberto a todas as respostas, inclusive àquelas que você não gostaria de ouvir. Portanto, deve se manter, durante todo o processo, como um receptáculo neutro, de modo que os seus pensamentos pré-concebidos não influenciem as respostas que o seu pêndulo dará.

Embora isso possa parecer muito difícil no começo, é importante que você exercite essa abertura mental desde o princípio. Caso contrário, será muito difícil de abrir o caminho durante a sua jornada.

Como os pêndulos ajudam na cura

Pêndulo no reiki.

Além de instrumentos divinatórios, os pêndulos podem ajudar na cura por meio da radiestesia, uma técnica milenar aplicada para diversos fins. Entenda a seguir o seu significado, seu funcionamento e seus benefícios!

A Radiestesia

A radiestesia é uma prática milenar utilizada principalmente para localizar água e objetos perdidos, bem como para identificar a natureza das energias de um ambiente por meio de instrumentos como varetas e pêndulos.

Por considerar que tudo no universo possui um campo vibracional que pode ser facilmente acessado por meio dessa técnica, a radiestesia estabelece um canal de contato direto entre o subconsciente e nossos guias espirituais. Assim, é possível determinar a origem e a natureza das energias de seres visíveis ou invisíveis.

Ela também é empregada como terapia alternativa ou prática integrativa de saúde para identificar vibrações que não são captadas pelos nossos cinco sentidos, mas que podem ser detectadas com instrumentos adequados.

O funcionamento da Radiestesia do pêndulo

Em seus aspectos, a radiestesia funciona através de um processo de triangulação energética, surgido através da conexão entre as vibrações do pêndulo, do seu usuário e do objeto a ser analisado. Através deste princípio triangular, é possível estabelecer o contato com guias espirituais e seu eu interior.

Por isso, a radiestesia também pode ser utilizada como uma maneira de autoconhecimento e cura, captando impressões energéticas e convertendo-as em movimentos que servirão como uma bússola e apontarão o caminho a ser seguido.

Para que é usada a Radiestesia do pêndulo

A radiestesia do pêndulo é utilizada para captar a energia. Ao identificar um campo vibracional, o pêndulo recebe respostas, que são convertidas em sinais através de movimentos seriados, que variam em intensidade, direção e ritmo. Os seus benefícios incluem:

• Diagnóstico, promoção e cura de doenças físicas e espirituais;

• Identificação de vazamentos energéticos, especialmente nos pontos de poder (chakras);

• Obtenção de respostas para perguntas cujas respostas é um sim ou não;

• Definição da egrégora e da natureza das energias de ambientes, pessoas e objetos;

• Aconselhamento sobre uma pergunta cuja resposta é um sim ou não;

• Purificação e dispersão da energia negativa de espaços;

• Previsão de eventos futuros e determinação de eventos presentes;

• Determinação de intenções de uma pessoa.

E se o meu pêndulo não funcionar?

Pêndulo e cristais.

Existem muitas questões que podem fazer o seu pêndulo não funcionar. A primeira delas é o comprimento do cordão. Lembre-se de que é necessário que ele seja curto. Não menos importante, seu pêndulo deve ser mantido na sua mão receptiva.

Caso você tenha recebido respostas erradas, cheque se você definiu, no início da sua prática, quais os movimentos que indicam sim e não. É bastante comum errarmos a interpretação dos movimentos do pêndulo, quando começamos a utilizá-lo.

Além disso, é importante que você tenha se preparado energeticamente para utilizar o seu pêndulo adequadamente. Este processo também inclui a limpeza do seu pêndulo. Lembre-se de que ele fica constantemente exposto a energias e, por isso, pode dar respostas confusas.

Após verificar estes pontos e identificar os problemas, você notará como o funcionamento do seu pêndulo irá melhorar. Desta maneira, poderá aproveitar todas as suas vantagens e integrá-lo em suas práticas divinatórias e curativas adequadamente!

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


energias cristais

Artigos relacionados


Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

A cor da aura sinaliza as energias que envolvem o ser humano. Descubra aqui o que as cores significam, como fazer para enxergá-las e muito mais.


As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo regem os movimentos humanos e de todo o cosmos. Elas sinalizam qual caminho devemos seguir, visando a evolução espiritual. Confira!


O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

Escolher os pensamentos pode ser a diferença entre uma vida saudável e plena e dificuldades constantes. No artigo, saiba mais sobre o poder da mente!


Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Tranquilizando a mente, a pedra Angelita está em conexão direta com os anjos e guias espirituais. Clique para saber as características e usos dessa pedra!


O que é vampirismo energético? Os tipos, como se proteger e mais!

O que é vampirismo energético? Os tipos, como se proteger e mais!

Ser vítima de um vampiro energético é mais comum do que se pensa. Leia esse artigo e descubra tudo sobre o vampirismo energético e como se proteger dele!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.