Qual o deus de cada signo? Descubra qual deus da mitologia te rege!

Qual o deus de cada signo? Descubra qual deus da mitologia te rege!

Além de serem regidos por planetas e elementos, os signos também possuem uma divindade regente que influencia suas personalidades. Acesse e descubra a sua!


Qual o deus de cada signo?

Escultura de Deuses Gregos

É muito comum, quando se estuda Astrologia, entender questões como signo solar, signo lunar e ascendente. No entanto, o que muitos não sabem é que existem relações entre signos e divindades, de modo que cada casa astrológica do zodíaco está regida por um deus ou uma deusa.

Em outras palavras, cada signo está relacionado a uma divindade específica. O estudo da Mitologia é essencial para o estudo da Astrologia. Por isso, não é à toa que a Astrologia seja repleta de componentes mitológicos e uma destas relações é justamente a relação entre os deuses e as constelações do Zodíaco.

Neste artigo, daremos uma visão geral sobre como a Mitologia serve como plano de fundo para a Astrologia. Revelamos como traços das personalidades dos signos se relacionam com seus astros e deuses regentes. Descubra a seguir qual o regente planetário do seu signo e a sua divindade.

Deus do signo de Áries

Escultura do Deus Marte

O Deus do signo de Áries é Marte, na mitologia romana ou Ares, segundo a mitologia Grega. Além de ser regida pelo elemento Fogo, a personalidade altiva e muitas vezes impulsiva de Áries está intimamente relacionada às características essenciais do seu elemento, astro e deus regente. Confira.

O astro regente de Áries

O Astro regente de Áries é Marte. Marte é o planeta da atividade exterior e da paixão animalesca. Regido pelo elemento fogo, este planeta possui uma forte energia masculina direcionada à ação e está relacionado a um temperamento volátil e impulsivo, além de indicar também uma grande propensão à coragem.

Marte rege a energia, paixão, o ímpeto de começar as coisas sozinho e uma confiança inerente, do tipo que faz você achar que não somente você faz o que deve ser feito, como não existe ninguém melhor para fazê-lo. Por ser o primeiro signo do zodíaco, Áries é considerado o filho mais velho do Horóscopo.

Deus regente de Áries: Marte ou Ares

O deus regente de Áries é Marte na mitologia romana. Seu correspondente grego é Ares. De acordo com a Mitologia Grega, Ares é o filho de Zeus e Hera e é o deus da guerra. Como tal, ele representa os aspetos físicos e mais violentos das batalhas.

Ares possui a natureza indomada do ariano, incluindo seu temperamento explosivo impulsivo, passional e tendência a ser violento e sexual. Além disso, ele rege a bravura típica dos arianos.

Em um de seus momentos inconsequentes, Ares foi amante da deusa Afrodite e foi descoberto pelo marido da deusa, Hefesto que os capturou com uma rede quase invisível durante o ato sexual, só para ter o prazer de humilhá-los perante os outros deuses.

Deus do signo de Touro

Escultura da Deusa Afrodite

A divindade do signo de Touro é Vênus, na mitologia romana, ou Afrodite, de acordo com a Mitologia Grega. Touro é regido pelo elemento Terra e, como mostraremos, sua personalidade é fortemente influenciada por esta poderosa deusa e pelo seu astro regente.

O astro regente de Touro

O astro regente de Touro é Vênus, o planeta associado ao amor e aos relacionamentos. Em oposição a Marte, Vênus rege as ações voltadas para o interior. Este planeta está associado à estética, beleza refinamento e ao romance.

A influência de Vênus faz com que taurinos estejam propensos às oscilações do amor e da beleza, podendo ser, então extremamente vaidosos. Além disso, Vênus encoraja nativos deste signo de prestarem atenção a tudo que agrada os seus sentidos. Características como lealdade e cuidado com aqueles que ama são trazidas por este planeta.

Deusa regente de Touro: Vênus ou Afrodite

A deusa regente de Touro é Vênus ou Afrodite, deusa grega do amor sexual e da beleza na mitologia romana e grega, respectivamente. De acordo com os mitos gregos, Afrodite nasceu do contato da genitália de Urano que foi jogada no mar por seu filho Cronos.

Por ser a deusa do amor, Afrodite confere a taurinos os dons da beleza, do amor e do prazer. Por isso, quem é nascido sob a influência deste signo é abençoado com o poder da atração por meio de sua aparência, além de gostarem de investir nos grandes prazeres da vida.

Deus do signo de Gêmeos

Escultura do Deus Hermes

O deus do signo de Gêmeos é Mercúrio ou Hermes. Regido pelo elemento Ar, geminianos possuem o constante interesse pela comunicação e, por possuírem duas faces, são considerados muitas vezes como os fofoqueiros do zodíaco. Como mostraremos a seguir, estas características são oriundas de seu regente planetário e divino. Confira.

O astro regente de Gêmeos

O astro regente de Gêmeos é Mercúrio, o planeta que governa a mente, o intelecto e a comunicação. Mercúrio é um planeta que também é regido pelo elemento ar e por estar associado ao fluxo e troca de informações, ele está intimamente ligado à comunicação e inteligência.

Por este motive, geminianos são naturalmente curiosos e gostam de se expressar. Além disso, geminianos também são movidos pela busca por informações, já que mercúrio encoraja este signo a aprender, pensar e compartilhar o que aprendeu.

Deus regente de Gêmeos: Mercúrio ou Hermes

O deus regente de Gêmeos é Mercúrio ou Hermes, deus da comunicação na mitologia romana e grega, respectivamente. Hermes é filho de Zeus e atua como mensageiro dos deuses do Olimpo. Por consequência, sua influência sobre o signo de Gêmeos faz com que ele seja curioso por natureza e possua uma necessidade constante de mudar.

Além disso, por ser um deus social, Hermes traz aos geminianos o desejo de estar com amigos para que possa compartilhar suas experiências com eles. Por ser regido por um dos deuses mais inteligentes da mitologia grega, Geminianos são curiosos e intelectuais por natureza.

Deus do signo de Câncer

Ilustração da Deusa Luna

Câncer é regido por Luna, deusa romana que personifica a Lua e que está associada à Selene nos mitos gregos. Este signo é regido pelo elemento Água, o domínio das emoções e do subconsciente, que recebe forte influência de Luna e de seu astro regente como mostraremos a seguir.

O astro regente de Câncer

O astro regente de Câncer é a Lua. Este poderoso astro representa o reflexo da identidade verdadeira mostrada pelo Sol e por isso está associada ao lado inconsciente. Além disso, ela rege a segurança e o hábito que dão ao canceriano a habilidade de cuidar e se relacionar com os outros, definindo como regidos por este signo se sentem.

A Lua é também o astro que governa as marés e que possui diferentes fases ao longo do mês. Consequentemente, os cancerianos são sensíveis, com bastante fases e, muitas vezes, instáveis emocionalmente já que seus sentimentos mudam como as marés.

Deusa regente de Câncer: Luna ou Selene

A deusa regente de Câncer é Luna, que corresponde a Selene na mitologia grega. Na mitologia romana, Luna é a personificação da Lua que é muitas vezes representada como uma deusa tríplice, juntamente como Prosérpina e Hécate.

Por estar associada à Lua, Luna traz a sensibilidade e a emotividade ao signo de câncer. Seu arquétipo materno faz cancerianos se apegarem por temas como família e buscarem sempre segurança e conforto.

Deus do signo de Leão

Escultura do Deus Apolo

O deus do signo de Leão é Febo ou Apolo. Leão é regido pelo elemento fogo de natureza fixo. Por este motivo, leoninos se comportam como as próprias chamas, sendo imponentes. Além disso, seu regente planetário e divino possui forte influência na sua personalidade, como mostramos abaixo.

O astro regente de Leão

O astro regente de leão é o Sol, o representante do verdadeiro eu. Por representar o ego em diferentes níveis, o Sol está associado à exuberância, gentileza e aparente fonte inesgotável de energia que é típica do signo de Leão.

Além disso, a maior estrela do universo faz com que leoninos se sintam o centro das atenções, de modo que leoninos podem ser considerados amostrados, metidos ou até mesmo orgulhosos. Por este mesmo motivo, Leão é o signo mais envolvido em si mesmo, com enorme senso de vitalidade e poder pessoal.

Deus regente de Leão: Febo ou Apolo

O deus regente de Leão é Febo ou Apolo na mitologia romana e grega, respectivamente. Apolo é o deus do sol, conhecimento, da luz, música e poesia. Por isso, Leão é o animador do zodíaco, devido ao seu caráter terno, amável e carismático.

Apolo também está associado à profecia e cura, sendo o padroeiro dos navegantes e dos estrangeiros, além de proteger refugiados e fugitivos. Por estar associado à saúde e educação de crianças, leoninos podem se dar bem nessas áreas.

Deus do signo de Virgem

Escultura da Deusa Deméter

Virgem é regido pela deusa Ceres ou Deméter, relacionada à colheita. Por isso, Virgem também é regido pelo elemento terra, ligado à estabilidade e organização. Descubra a influência de Ceres e do astro regente de Virgem a seguir.

O astro regente de Virgem

O astro regente de Virgem é Mercúrio, representante do Intelecto e da Mente. A energia de Mercúrio traz aos virginianos a sua natureza capaz de resolver facilmente problemas, além de possuir habilidades ligadas à lógica e produtividade.

A influência de mercúrio sobre Virgem também é expressa em sua habilidade natural de descrever e analisar o que acontece à sua volta. Por isso, não é coincidência que virginianos são considerados pessoas críticas.

Ademais, mercúrio na casa de Virgem traz consigo uma natureza organizada, precisa e principalmente centrada no real, com pouco espaço para a imaginação.

Deusa regente de Virgem: Ceres ou Deméter

A deusa regente de Virgem é Ceres, na mitologia romana e sua correspondente grega é Deméter. De acordo com os mitos, Deméter é a deusa ligada à terra, governando os grãos, a fertilidade e colheita.

Além disso, ela é a deusa das Leis Sagradas e não é à toa que virginianos tendem a ser tão regrados, meticulosos e “certinhos”. Ela é a representação plena da fertilidade e colheita de Virgem, signo este que também é considerado o signo da saúde e do sustento.

Deus do signo de Libra

Escultura da Deusa Juno

Libra é regido pela deusa Juno, associada ao casamento e à família. Regido pelo elemento Ar, Libra presa por equilíbrio internamente e em seus relacionamentos. Sua personalidade social sofre muita influência de seu astro e deusa regentes. Confira.

O astro regente de Libra

O astro regente de Libra é Vênus, o planeta do amor e dos relacionamentos. Diferentemente do que acontece com a influência de Vênus em Touro, Vênus em Libra traz um compromisso profundo com o equilíbrio e o companheirismo.

Por consequência, librianos valorizam bastante o estado de harmonia dentro de si e em seus relacionamentos. Librianos são, além disso, mediadores naturais que presam pela justiça e honestidade e que se esforçam ao máximo para proteger quem amam, devido a sua influência venusiana.

Ademais, librianos são vaidosos, artistas, ótimos amigos e parceiros e buscam estas qualidades nas pessoas que os cercam.

Deusa regente de Libra: Juno ou Hera

A deusa regente de Libra é Juno ou Hera, deusas relacionadas ao casamento, à família e ao nascimento na mitologia romana e grega, respectivamente. Além de ser a rainha dos deuses olímpicos, Hera é a representação da justiça e dos relacionamentos e não é à toa que ela esteja relacionada à Libra.

Hera concede a Libra a energia de se interessar por temas como relacionamentos e casamentos e por isso eles são naturalmente atraentes e companheiros. Assim como a deusa Hera, librianos não perdoam traição e podem ser ciumentos e vingativos quando o assunto é relacionamentos extraconjugais.

Deus do signo de Escorpião

Ilustração do Deus Hades

O deus que rege o signo de Escorpião é Plutão, o senhor do submundo, que confere nuances importantes na natureza deste signo. Regido pela Água, Escorpião possui as características intensas deste elemento devido ao seu regente planetário. Entende o porquê a seguir.

O astro regente de Escorpião

Os astros regentes de Escorpião são Marte e Plutão. Marte é o planeta associado à ação e ao elemento fogo. Por esta influência, escorpião tende a ser o signo mais esquentado dentre a tríade zodiacal regida pelo elemento água.

Marte confere a Escorpião uma natureza mais passional, intensa e por vezes física e violenta, já que ele modela e estimula as energias físicas.

Por sua vez, Plutão traz o poder destrutivo a este signo. Este planeta também está relacionado à intensidade, passionalidade e soma à personalidade de escorpião uma maior rispidez e traz o lado obscuro deste signo à tona.

Deus regente de Escorpião: Plutão ou Hades

O deus regente de Escorpião é Plutão ou Hades, a depender da mitologia. Na mitologia romana, Plutão é o deus do submundo. A influência deste dez em Escorpião traz à tona compulsões e indica a constante necessidade de transformar áreas da vida para que sua alma evolua.

Plutão também está associado ao lado escuro do subconsciente e com a habilidade de morrer e renascer. Por isso, escorpianos tendem a ficarem fascinados pelo mistério e pela intensidade, possuindo, às vezes, comportamentos autodestrutivos.

Deus do signo de Sagitário

Escultura do Deus Zeus

O deus do signo de Sagitário é Júpiter, o maior dos deuses. Sagitário encerra o ciclo do elemento fogo no zodíaco e a energia de seu regente divino, além da influência de seu astro regente, o faz um signo único. Confira.

O astro regente de Sagitário

Sagitário é regido por Júpiter, o planeta associado à fé, ao positivismo e otimismo. Júpiter representa a energia da expansão e, como consequência, sagitarianos aspiram por uma versão melhor de si. A influência de Júpiter se reflete também nas ações de Sagitário e, por isso, ele está sempre se movendo, agindo e fazendo o que deseja.

Júpiter é também o planeta da sorte, da descoberta espiritual e intelectual e, mesmo tendo sempre o que precisam, os sagitarianos estão sempre querendo mais. A influência de Júpiter também é percebida com a natureza espontânea e positiva de Sagitário, que os propulsiona a explorar o mundo.

Deus regente de Sagitário: Júpiter ou Zeus

Sagitário tem como deus regente Júpiter, na mitologia romana, e Zeus, na mitologia grega. Zeus é o deus do céu e do trovão, considerado o rei dos deuses. Por ser aquele que guarda os juramentos, sagitarianos têm a natural tendência de gostarem da verdade.

Por ser regido pelo mais imponente deus da mitologia grega, Sagitário costuma ser agraciado com o dom de tornar tudo o que toca grandioso. Além disso, sagitarianos são inevitavelmente regidos pelas energias da abundância e da sorte deste deus.

Deus do signo de Capricórnio

Escultura do Deus Cronos

O deus do signo de Capricórnio é Saturno. Associado ao elemento Terra, o elemento regente de capricórnio, Saturno faz de capricornianos o signo mais materialista e meticuloso do Zodíaco. Descubra sua influência a seguir.

O astro regente de Capricórnio

O astro regente de Capricórnio é Saturno, o planeta da responsabilidade, do trabalho e da determinação. Sua forte influência em Capricórnio o torna dedicado às suas tarefas, devido à sua forte disciplina, pontualidade e recursos materiais.

O lado negativo de Saturno faz com que capricornianos sejam frios, calculistas e materialistas, muitas vezes alheios a conceitos como fé e espiritualidade.

Além disso, Saturno também influencia o aprendizado de lições importantes da vida, juntamente com a compreensão de suas limitações. Por consequência, capricornianos são muito autocríticos e tendem a ser muito duros consigo mesmos quando algo não acontece como planejaram.

Deus regente de Capricórnio: Saturno ou Cronos

O deus regente de Capricórnio é Saturno, de acordo com a mitologia romana, ou Cronos, segundo a mitologia grega. Saturno é o deus da criação, dissolução, riqueza, agricultura, renovação e liberação e, durante o seu reino, os romanos viveram uma época conhecida como a Era de Ouro.

Suas festividades ocorrem em dezembro, e não é à toa que o sol entra em Capricórnio neste mês. Este deus influencia a natureza disciplinada, paciente, madura e muitas vezes pouco emocional de Capricórnio. No entanto, ele pode influenciar ambição desmedida, que pode ser prejudicial para as emoções de capricornianos, mas que pode fazê-los alcançar feitos grandiosos.

Deus do signo de Aquário

Símbolo do Deus Urano

O deus do signo de Aquário é Urano, relacionado ao elemento Ar, o regente elemental deste signo. Continue lendo para entender a relação deste deus com Aquário, bem como conhecer o seu astro regente.

O astro regente de Aquário

O astro regente de Aquário é Urano, o planeta da liberdade, originalidade, visão revolucionária e necessidade de mudança. Devido a esta influência, aquarianos são capazes de visualizar novas possibilidades e apontar soluções inovadoras capazes de provocar mudanças grandiosas no mundo.

A associação de Urano com a liberdade faz com que aquarianos sejam seres livres e naturalmente desapegados que, muitas vezes, são considerados apáticos ou frios. Nos primórdios da Astrologia, acreditava-se que Aquário era regido por Saturno, e, por isso, ele é considerado o signo de Ar mais estável e teimoso do zodíaco.

Deus regente de Aquário: Urano

O deus regente de Aquário é Urano, cujo nome também nomeia o seu planeta regente. Urano era o deus grego que personificava o céu e uma das divindades primordiais da mitologia grega. Urano é considerado um deus liberal e libertário.

A influência deste deus em Aquário recai na constante necessidade de ter seus desejos realizados. Além disso, é a energia de Urano que faz com que aquarianos tenha o desejo constante pela liberdade e pela inovação.

Deus do signo de Peixes

Escultura do Deus Poseidon

Peixes é regido por Netuno, o deus dos mares na mitologia romana. A energia desse deus também está presente no elemento que rege este signo, o elemento Água. Continue lendo para conhecer detalhes sobre o astro e o deus regentes de Peixes.

O astro regente de Peixes

O astro que rege Peixes é Netuno. Representante universal dos Oceanos, Netuno é um planeta que possui forte influência compassiva, idealística, imaginativa e, portanto, está associado à forte natureza fantasiosa de Peixes.

Netuno rege também habilidades como a música, poesia e criatividade e por isso piscianos podem ser bem-sucedidos nestas áreas. Seu lado negativo traz a dificuldade de perceber o que está ocorrendo na realidade, pois piscianos tendem a viver num mundo de fantasia e confusão.

Deus regente de Peixes: Netuno ou Poseidon

Netuno é o deus regente de peixes segundo a mitologia romana. Netuno é o deus dos mares e representa o reino dos sonhos, da imaginação e de tudo aquilo que é espiritual. Por este motivo, Peixes é repleto de emoções e energia criativa, de modo que este signo transita pelo mundo de maneira muito peculiar e muitas vezes incompreendida.

Netuno faz com que piscianos sejam altamente emotivos e sensíveis, trazendo consigo o poder dramático de suas águas. Além disso, piscianos tendem a ser perfeccionistas e valorizarem a tradição. A correspondência grega do deus Netuno é Poseidon.

Os deuses realmente podem nos influenciar?

Escultura de Deuses Gregos

Sim. Devido a esta influência que os deuses possuem sobre o Zodíaco, é importante que, ao tentar entender as características astrológicas de seu signo, você também estude os mitos relacionados à sua divindade regente.

A mitologia oferece uma explicação complementar para a Astrologia e, por este motivo, muitos psicanalistas e astrólogos, como é o caso de Carl Jung, tentaram conectar estas duas esferas para compreender os arquétipos das personalidades humanas, pois deuses e seus mitos contêm os padrões e imagens que compõem as características principais da humanidade.

Ao conhecer o seu deus regente, você poderá compreender o porquê de você se comporta de determinada maneira, e, a partir disso, trabalhar para aumentar os seus dons, melhorar suas fraquezas e, consequentemente, viver uma vida melhor e mais equilibrada.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


signos

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Saiba quais são os signos que tendem a controlar tudo e todos. Descubra se o seu signo está nesta lista de signos mais manipuladores neste artigo!


Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Nem sempre é fácil fazer as pazes e essa tarefa pode ficar ainda mais difícil dependendo do signo da pessoa magoada. Confira como cada um reage nessa situação!


Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Você sabe quais são os signos considerados mais psicopatas do zodíaco? Confira nesse artigo os 6 piores signos do zodíaco e mais!


Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Repleta de vastas galáxias, a maior constelação do zodíaco é antiga e cercada por mitos de milhares de anos. Quer saber mais? Confira o artigo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas religiões animais orações números signos búzios natureza