O que é sagrado masculino? Significado, como se conectar e mais!

O que é sagrado masculino? Significado, como se conectar e mais!

O Sagrado Masculino se origina em arquétipos presentes no mundo. A partir dele, é possível acessar a essência de ser homem e combater a masculinidade tóxica.


O que é o sagrado masculino?

Homem no topo de uma pedra com os braços abertos.

O sagrado masculino é um conceito originário dos arquétipos masculinos percebidos através de diferentes correntes espirituais. Figuras arquetípicas como Zeus, Thor ou a noção de “Pai” do cristianismo representam as qualidades que compõem as referências utilizadas para refletir a qualidade sagrada da energia masculina.

O sagrado masculino é baseado nos princípios da ação, focando basicamente em agir ao invés de esperar. Esta energia que habita todos os seres independente de sexo, gênero ou sexualidade, está relacionada à precisão, confiança, falar por si mesmo e lutar, quando for necessário, por um causa.

Além disso, o sagrado masculino compreende também 11 fundamentos: 1) assunção de riscos, 2) assertividade, 3) ação, 4) disciplina, 5) limites, 6) confiança, 7) objetividade, 8) pensamento lógico e analítico, 9) espírito guerreiro, 10) energia yang e 11) instinto de sobrevivência.

Este artigo trata deste conceito importante, tão renegado na cultura atual devido ao patriarcado. Continue lendo para entendê-lo.

Significado de sagrado masculino

Homem de costas olhando paisagem natural.

O sagrado masculino é, de uma certa maneira, a essência da alma do homem, livre dos efeitos da sociedade. Isto, no entanto, não quer dizer que ele seja apenas restrito a indivíduos que se identificam com este gênero, quer sejam homens trans ou cis. Como mostraremos, ele habita todos os seres. Confira.

O que significa “sagrado”

A palavra “sagrado” vem do latim ‘sacer’ que, por sua vez, significa dedicado, purificado ou consagrado aos deuses. Por esta associação, é possível usar a palavra sagrado para se referir a tudo que está relacionado ao divino. De maneira geral, tudo que compõe a noção de sagrado é tido como imutável e por isso gera veneração e respeito.

No caso do sagrado masculino, temos a essência da energia encontrada mais predominantemente nos homens. Assim como a etimologia do sagrado aponta, esta essência é imutável. Além disso, em seu estado puro, ela contém os segredos do que significa, de fato, ser homem.

Feminino e masculino

Todo o Universo é composto de duas energias essenciais de naturezas opostas e complementares, muitas vezes referidas como feminino e masculino. Portanto, todas as pessoas e seres possuem acesso a estas energias e são constituídos por ambas, independente de sexo, identidade de gênero ou sexualidade.

Como mostraremos a seguir, ambas as energias são compreendidas de diversas maneiras diferentes a depender da escola ou cultura em que estão inseridas, como é o caso dos conceitos ancestrais de yin e yang e, mais recentemente, a noção de anima e animus.

Yin e Yang

De acordo com o Taoísmo e a Medicina Tradicional chinesa, Yin e Yang representam uma dualidade energética de natureza oposta e complementar. A energia Yin é geralmente mais afloradas nas mulheres, pois ela representa o princípio feminino.

Como tal, a energia Yin está ligada à lua, escuridão, noite e as sensações como o frio e a umidade. Em contrapartida, a energia Yang tende a ser mais presente nos homens, pois é o princípio masculino. A ele estão associados o sol, dia, a claridade e as sensações como o calor e a secura.

Ao longo dos anos, nos homens, o princípio Yin foi reprimido, ao passo que nas mulheres, a energia Yang é que foi desprezada. No entanto, ambos são necessários para o equilíbrio.

Anima e Animus

Anima e Animus são conceitos oriundos da psicologia. Enquanto a Anima é a representação da psique feminina, o Animus é a sua contraparte masculina. Este conceito foi cunhado quando perceberam que em diferentes religiões do mundo existem sempre arquétipos masculinos e femininos como Shiva e Parvati, Adão e Eva, Frey e Freya etc.

Se pensarmos na divisão do nosso cérebro em dois hemisférios, é possível entender, de maneira mais clara, como essas duas energias estão organizadas em nossa psique a partir de uma estrutura fisiológica. Da mesma maneira como o cérebro precisa dos dois hemisférios para funcionar plenamente, precisamos estar em equilíbrios com as energias Anima e Animus para vivermos em equilíbrio.

A necessidade da cura do “feminino” do homem

Quando homens ficam muito expostos às energias do que seria classificado como “masculino”, há uma grande tendência de eles desenvolverem agressividade e impulsividade no comportamento. Por isso, existe a necessidade da cura do “feminino” do homem.

Através dessa cura e resgate, é possível redescobrir valores pertencentes à energia Yin, como o amor, a cooperação, gerando, assim, um bem-estar para toda a sociedade. Ademais, a partir da cura do feminino, o lado masculino se reequilibrará naturalmente.

Consequentemente, você será capaz de ser empático, lidar melhor com seus relacionamentos e não reproduzirá comportamentos tóxicos que põe a sua integridade física, emocional e mental em risco.

A busca pelo equilíbrio do indivíduo para o coletivo

Ao entrar em contato com o seu sagrado masculino, você iniciará a busca pelo equilíbrio partindo de si, como indivíduo, e que reverbera no coletivo. Desta maneira, é possível rever conceitos que estão enraizados na própria sociedade que tem sido envenenada há anos pelo patriarcado como o uso de violência, a dominação e agressão.

Neste processo de cura, conceitos como violência, misoginia, homofobia, transfobia, racismo e muitos outros padrões de comportamentos tóxicos serão rompidos. E a partir disso, você poderá refletir sobre suas ações, de modo que o resultado será uma sociedade mais justa e igualitária.

Sagrado Masculino X Masculinidade tóxica

Homem ajeitando seu terno.

Ao tentar se conectar com o Sagrado Masculino, é importante estabelecer diferenças claras entre ele e o conceito de masculinidade tóxica. Presentemente, o termo masculinidade possui uma carga de significado muito negativa, devido aos padrões comportamentais impostos aos homens. Entenda as consequências da energia masculina em desequilíbrio a seguir.

A energia masculina em desequilíbrio

Quando a energia masculina está em desequilíbrio, muitos problemas surgem. Dentre eles estão a agressividade exacerbada, falta de liderança compassiva, adolescência e infantilidade que se perpetuam durante a vida adulta e desconexão com a energia feminina.

E o antídoto para esses padrões de masculinidade tóxicas é a conexão com o sagrado masculino. A masculinidade tóxica está pautada no medo, pois resulta da estagnação gerada por falta de liderança, modelos errados e, principalmente, pela ausência.

Todos estes padrões são perpetuados pela sociedade patriarcal que sufoca os homens e destroem as mulheres, já que estas são vistas como algo a ser conquistado e dominado.

O feminino como depreciativo

Numa sociedade pautada pelos conceitos do patriarcado, que deseja dominar, subjugar e conquistar tudo, o feminino é visto como fraqueza e assume um caráter depreciativo. Por isso, os meninos desde cedo são treinados a acreditarem que tudo o que é feminino deve ser desvalorizado.

Como consequência, acabam tendo problemas de se relacionar, se emocionar e desenvolver empatia. E na sua vida adulta, acabam se tornando agressores em potencial, com problemas para expressar a intimidade, estando fadados à solidão e com alto nível de desenvolverem depressão.

O “macho” supervalorizado

Como consequência da depreciação de tudo relacionado ao feminino, a ideia de “homem macho” é um dos padrões da masculinidade tóxica que é constantemente estimulado.

E este estímulo à macheza possui consequências desastrosas, que já são percebidas durante a juventude, período em que existe a necessidade de provar que se é melhor que todos ao redor, com estímulos à competição atlética, a objetificação das mulheres e uso a violência para resolver problemas.

E este padrão tóxico é fomentado por filmes, séries e comerciais, fortalecendo crenças limitantes que resultam no uso de máscaras para oprimir o que se passa por detrás da “carcaça”.

O filme “A Máscara em que você vive”

No filme documental “A máscara que você vive” de 2015, disponível na Netflix, é possível ter uma visão geral sobre o grande problema que existe na sociedade na criação dos meninos e as consequências dessa criação.

O filme conta com dados alarmantes que relacionam como a educação dos meninos acaba os expondo às diferentes instâncias da masculinidade tóxica como o uso de drogas na pré-adolescência, incentivo à violência física, consumo exagerado de pornografia e até mesmo estímulo ao estupro.

Embora os dados sejam da realidade norte-americana, a realidade de países como o Brasil não é muito diferente, especialmente se considerarmos os contextos relacionados à colonização e o fato de que os EUA são considerados como uma espécie de bola de cristal para prever o que acontecerá no Brasil em breve.

Como se conectar ao sagrado masculino

Homem de costas.

Para se conectar ao sagrado masculino, é essencial se despir dos conceitos tóxicos que são impostos pela sociedade. Como ponto de partida, é importante desenvolver o autoconhecimento e auto perdão, além de reconhecer que você precisa de ajuda. Confira a seguir dicas de como iniciar o seu processo de conexão com o seu sagrado masculino.

Autoconhecimento e autoperdão

O primeiro passo para promover mudança é buscar as respostas dentro de si. Este processo pode ser difícil e doloroso, mas é essencial para que você possa ouvir sua voz interior e se conectar com o seu sagrado masculino que está adormecido em você.

Tente buscar o motivo para sua conexão com o seu sagrado masculino: você deseja melhorar suas relações? Quer ser alguém mais empático, menos violento?

É importante que, ao encontrar respostas para suas indagações, você aprenda a se auto perdoar. É através desta etapa que você poderá engatilhar a mudança, aceitando quem você é e se perdoando para então seguir adiante. Este é, sem dúvida, o maior passo para a sua expansão de consciência e melhora de vida.

Se conectar com o sagrado interior

Quando ouvir sua voz interior, é importante tentar buscar aquilo que pode te conectar ao teu sagrado interior. Este é um processo que pode levar tempo, mas deixe sua mente aberta para a possibilidade. Não é necessário possuir alguma crença espiritual para realizar esta conexão, pois a resposta está em você mesmo.

No entanto, caso você siga um caminho espiritual específico, você pode tentar se conectar com seus mentores para que eles te guiem durante esta jornada interna. Se desejar, utilize música, meditação ou faça uma caminhada na natureza para facilitar essa conexão.

Procurar por ajuda

Sempre que possível, é importante procurar ajuda durante o processo de contato com o seu sagrado. Infelizmente, ainda existem muitos tabus associados à terapia.

No entanto, tente se despir de crenças limitantes que foram impostas a você e entenda que, em algum momento da vida, todos nós precisamos de ajuda. A terapia pode auxiliar o seu processo de cura, pois a partir dela você poderá ter acesso a aspectos da sua vida que você pode desconhecer.

Além disso, ela te auxiliará a entender seus sentimentos, as raízes dos seus traumas e, principalmente, auxiliar ao estabelecimento do diálogo, já que existe um canal de comunicação em que você pode se expressar livremente e sem julgamentos.

Participar de grupos masculinos

Sempre que possível, procure participar de grupos masculinos. Neles, você poderá conhecer homens que estão na mesma jornada que você e que poderão te auxiliar durante a sua busca.

Nestes encontros, você aprenderá a ressignificar o que é ser homem e ouvir as experiências de outros homens que estão no mesmo processo de cura que você. Você notará que não está sozinho e que muitos homens passam por problemas semelhantes.

Neste sentido, os grupos masculinos também servem como redes de apoio e podem te fornecer uma espécie de mapa ou até mesmo um programa estruturado para que você possa chegar aonde deseja. Apesar de a busca.

Consciência de ser referência

A partir do momento que você dar início à sua jornada de encontro com o seu sagrado masculino, é importante que você tenha a consciência de que você é referência.

É importante que você se expresse de uma nova maneira que esteja relacionada com o novo homem que você está se tornando e aja como uma figura de referência, espelhando os arquétipos masculinos essenciais para uma criação e relação saudável, com mais empatia, respeito e autoconfiança.

Incentivar outros homens à cura

Ao assumir sua consciência de ser referência, é importante que você possa incentivar outros homens à cura. Não se trata de “convertê-los” ou forçá-los a seguir o mesmo caminho que você, mas sim, mostrar que existe uma saída para uma vida mais plena, com relacionamentos saudáveis.

Por isso, encoraje pessoas que estavam na mesma situação que você se encontrou e aja apropriadamente para que você ajude a desconstruir os padrões de masculinidade tóxicas aos quais meninos e homens são expostos.

Às vezes, tão importante quanto falar é possuir a habilidade de ouvir. Escute quem precisar e, quando tiver de falar, deixe as conversas com termas tóxicas de lado e dê espaço para expressão dos seus sentimentos e emoções.

Abrir-se para a igualdade

Parte de se conectar com seu masculino sagrado e se desvencilhar de sua masculinidade tóxica consiste em deixar para trás preconceitos e atitudes machistas. Lembre-se que a masculinidade tóxica é pautada no medo e que o sagrado masculino oferece a cura para o medo.

Esteja aberto para a diversidade e tente reconhecer outras causas sociais importante como o movimento feminista, reconhecendo o protagonismo das mulheres no movimento e percebendo a importância da igualdade entre os gêneros.

Diga sim ao diferente e verá o leque de oportunidades que se abrirão no seu caminho. Você não deixará de ser homem ao fazer isso. Na verdade, é preciso ser muito homem para ter mente aberta e respeitar as múltiplas diferenças, sejam elas de gênero, etnia ou identidade sexual.

Ter consciência de que têm seus períodos

Assim como os ciclos femininos são marcados pela lua, que, muitas vezes coincide com o ciclo menstrual, os homens possuem seus ciclos. No entanto, diferente das mulheres, os períodos masculinos são mais longos e sutis.

Por ser regido pelo sol, cada estação do ano representa uma fase no qual aspectos diferentes do sagrado masculino podem ser acessados. O inverno é o período de introspecção, devido à sua associação com o Arquétipo da Morte. Quando a primavera chega, é momento da criança interior, de crescer e desabrochar.

No verão, o sol chega em seu poder máximo então é o momento para se conectar com o arquétipo de Guerreiro e do Pai. Finalmente, o outono contém o arquétipo do Mago e proporciona recolhimento e intuição.

O sagrado masculino é realmente necessário?

Silhueta de vários homens.

Sim. O sagrado masculino, como demonstramos ao longo deste artigo, é um caminho de cura que permite que o homem moderno se conecte com suas energias essenciais, desprovidas de preconceitos.

A partir deste contato, você poderá entrar em contato com o seu eu interior e terá o autoconhecimento para viver em equilíbrio e quebrar os parâmetros de masculinidade tóxicas impostas para você. Ademais, você será capaz de reconhecer suas emoções e seus potenciais, expressando-os.

Desta maneira, você se conectará com seus ciclos e manifestará os 4 arquétipos principais do homem maduro: Rei, Amante, Guerreiro e Mago, liderando sua vida, amando as pessoas ao seu redor, lutando por ideais e tendo a sabedoria para agir em diversas situações.

Isto irá reverberar positivamente nos seus relacionamentos interpessoais com amigos, familiares parceiros ou colegas de trabalho, de modo que você terá mais qualidade de vida e será um agente importante de promoção de uma sociedade mais justa e equânime.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!