Aranha como animal de poder: significado espiritual, arquétipo, no xamanismo e mais!

Aranha como animal de poder: significado espiritual, arquétipo, no xamanismo e mais!

Um dos significados espirituais das aranhas é que elas são as guardiãs dos segredos da vida. Saiba tudo sobre elas!


O que é a aranha como animal de poder

Uma aranha.

Como animal de poder, ao longo da história, as aranhas foram usadas como guias espirituais para criatividade e energia feminina, mas também para proteção. Suas intrincadas habilidades de tecer teia levaram as pessoas a considerá-las um símbolo de energia criativa.

Além disso, as aranhas representam o poder de tecer o próprio destino e é por isso que as aranhas são frequentemente associadas ao carma e à reencarnação. Espiritualmente, as aranhas também simbolizam segurar sua força quando você sente vontade de desistir.

Além disso, a tecelagem da teia pode ser vista como uma metáfora para a criatividade e para a construção de seu próprio caminho. Neste artigo, veja como as aranhas são animais de poder interessantes e com várias características únicas.

O significado da aranha como animal de poder

Uma aranha.

A aranha, como animal de poder, significa paciência, coragem e força de vontade. A aranha é considerada um espírito animal que denota energia feminina e sua habilidosa trama de teias elaboradas indica perseverança e tato para o resultado desejado.

Ademais, as aranhas são caçadoras por natureza - em termos espirituais, isso representa a nossa capacidade de assumir o controle de nossas vidas e criar oportunidades para nós mesmos. Ter a aranha como um animal espiritual o ajudará a traçar com inteligência cada passo de seu destino. Continue lendo para descobrir como os simbolismos espirituais da aranha podem inspirar, ajudar e guiar você.

O significado espiritual da aranha

O significado espiritual da aranha diz sobre a sua complexidade e astúcia ao tecer suas teias. Desse modo, seu simbolismo da aranha revela como traçar o próprio destino e alerta para que você esteja atento as oportunidades, bem como as dificuldades que poderão surgir ao longo de sua trajetória.

Portanto, suas escolhas definem a sua vida, então analise com sabedoria o simbolismo do espírito animal aranha para auxiliá-lo em sua jornada. Assim, tenha em mente as virtudes da aranha como espírito animal e aplique-as para tomar decisões corretas e ajudar aqueles com quem se preocupa.

O significado da aranha para o xamanismo

Dentro do Xamanismo, a aranha representa a terra ou o mundo material. No entanto, elas também têm características que representam o lado espiritual do ser. Seu estilo de vida reflete o fim de um ciclo e como nossa experiência atual nos levará a algo novo.

As 8 pernas da aranha também representam o caminho que precisamos seguir, bem como as conexões que fazemos como parte dessa jornada. Portanto, a aranha mostra como uma pessoa pode aprender com experiências da vida, sejam elas positivas ou negativas, e usá-las para o próprio ganho.

O significado da aranha para a umbanda

Já para a Umbanda, o significado da aranha diz respeito a criatividade, autodependência, paciência e habilidade. Ela reflete ainda a sabedoria para compreender o propósito e o lugar da sua alma neste mundo. O simbolismo do espírito da aranha é considerar suas falhas de uma perspectiva diferente, focando no processo de autotransformação.

O simbolismo da aranha, conforme a Umbanda, também enfatiza o planejamento de suas tarefas com antecedência, em vez de fazer as coisas com pressa. Também, o encoraja a ter paciência e ver os problemas de um ângulo diferente.

Arquétipos da aranha

Os arquétipos das aranhas incluem criatividade, liberdade, independência e equilíbrio entre passado e futuro, físico e espiritual, masculino e feminino. Aranha é força e suavidade combinadas. Estes animais espirituais despertam sensibilidades criativas, são as guardiãs do alfabeto primordial e podem te ensinar a trabalhar criativamente. Seus corpos têm a forma do número 8 e tem 8 pernas, simbolizando infinitas possibilidades de criação.

Além disso, as 8 pernas representam os 4 ventos de mudança e as 4 direções da roda medicinal. Ela mostra o ciclo de vida completo - o início e o fim, mas, também, simboliza a constância da vida, pois, se uma teia de aranha é demolida, a aranha a recicla e a tece novamente.

Aspectos positivos da aranha como animal de poder

Existem muitos traços positivos que a aranha, como animal espiritual, possui. Assim, se ela é o seu animal de poder, isso aponta que você é criativo e visionário, bem como sabe traçar soluções com facilidade. Você também tem o dom de proteger aqueles que ama e sempre assegura que eles estejam em segurança.

Como a aranha, você se esforça muito para criar estabilidade para você e sua família. As teias do seu destino, ou seja, os caminhos que você escolhe que são funcionais, bonitos, complexos e engenhosos. Por fim, mesmo diante das dificuldades, você não desanima e segue adiante em busca de um futuro feliz e inspirador.

Aspectos negativos da aranha como animal de poder

A aranha pode ser um animal repulsivo para muita gente, no entanto, isso não a torna um animal de poder ruim. Com efeito, o simbolismo da aranha aponta para algumas características que você acha que não são dignas de amor e que geralmente são rejeitadas ou reprimidas. Consequentemente, isso pode gerar emoções negativas, desgaste de energia e, até mesmo, infelicidade.

Isso também pode causar receio por causa de sua associação íntima com algumas áreas de sua vida, como sua carreira, sua família ou relacionamentos pessoais. Assim, a aranha, como animal de poder, não possui traços negativos em si, mas revela os seus defeitos e falhas, bem como um lado que você evita demonstrar, mas que precisa aprender a lidar com ele.

As relações da aranha como animal de poder

Uma aranha.

Em muitas tradições, as aranhas simbolizam características distintas. Segundo o hinduísmo e a mitologia védica, como a deusa Maya, ela rege as forças e a energia do Universo. Já no antigo Egito, a deusa da Mãe de Deus chamada Neith era mostrada na forma de aranha.

Americanos e povos indígenas consideravam estes animais os criadores do mundo. Em outras culturas, as aranhas ainda representam a energia feminina, saber superior, espíritos da vida e do destino, mensageiras da mudança entre outros simbolismos. Saiba mais sobre as relações da aranha como animal de poder a seguir.

A relação da aranha com a criatividade

A principal coisa que as aranhas representam é a criatividade. Isso é, principalmente, indicado por suas habilidades de tecer teia, que são complexas. A criação delas não segue regras; em vez disso, a aranha cria uma teia complicada onde achar melhor.

Portanto, se o seu animal espiritual é a aranha, é provável que você seja uma pessoa criativa que gosta de pensar fora da caixa. Em alguns países do sudoeste da América, a aranha sempre foi vista como uma deusa criativa, onde a tecelagem foi considerada uma arte. Aliás, em alguns povos indígenas americanos, a aranha era associada à criação do mundo, o que a relaciona a uma poderosa figura feminina com muito poder criativo.

A relação da aranha com a Deusa Maya

Os hindus também associam a aranha ao conceito de Maya, que significa ilusão. De acordo com os ensinamentos védicos, Maya descreve como o mundo físico é uma construção em comparação com o mundo “real” do espírito.

Maya foi retratada, na arte, como uma mulher com oito pernas que podia tecer magia, destino e aparências terrenas. Assim, as tradições védicas consideram a aranha as criadoras e tecelãs da teia do destino. Além disso, no hinduísmo e no budismo, a teia de aranha é uma metáfora para a interconexão de tudo no universo.

A relação da aranha com a vocação

Com relação à vocação, a aranha nos ajuda a uma integração ainda mais profunda por meio de sua ligação com a espiral, o símbolo básico da energia universal; e a figura oito, que está fisicamente relacionada à forma da aranha, o símbolo do infinito.

Com efeito, a aranha evoca um pensamento cuidadoso e consideração, onde podemos ver que estamos conectados a toda a vida e que não há passado nem futuro, apenas o infinito agora. As aranhas também despertam nossos sentidos criativos intuitivos e nos encorajam a projetar o tecido de nossas vidas a partir da intenção original de nossa alma.

A relação da aranha como origem da vida

A deusa egípcia da criação Neith também foi associada a aranhas. De acordo com histórias egípcias, Neith, que é a mãe do deus sol, Rá, criou o universo. Como uma aranha tecendo uma teia, Neith é retratado como o tecelão que teceu o Universo.

Da mesma forma, os nativos americanos viam a aranha como uma entidade sábia. Com efeito, um antigo mito dos indígenas Cherokee fala sobre a aranha e seu papel na criação do mundo. No início, o gambá e o urubu não conseguem trazer um pedaço do sol ao mundo. É quando a energia da Avó Aranha consegue trazer luz ao mundo, criando o planeta terra.

Com base na mesma lenda, os indígenas Navajo também acreditavam que a teia de aranha é muito semelhante ao sol e seus raios.

Simbologia e significados da aranha como animal de poder

Uma aranha.

A simbologia e significados da aranha como animal de poder pode ser visto em seus padrões e aparência. Uma teia de aranha é um círculo perfeito, que representa equilíbrio e harmonia. Ademais, as espirais nas costas de uma aranha lembram a forma enrolada do chakra Kundalini, que representa o despertar e o equilíbrio.

Metaforicamente, as aranhas são criaturas pacientes e observadoras, com instintos aguçados, características que podem ser usadas para descrever o caminho espiritual da vida. Saiba mais abaixo.

O espírito animal aranha

Se houver uma aranha em sua casa, ela geralmente tem um significado espiritual sobre poder e criatividade. Uma aranha em sua casa pode ser um sinal de que a energia feminina e criativa é bem-vinda ali. Há uma chance de que, quando você precisar se concentrar em seu lado criativo e espalhar energia criativa em sua casa, comece a ver mais e mais aranhas ao seu redor.

Mas, ver uma aranha ocasional pela casa também pode ser um lembrete de que você deve se concentrar nessas energias. Ter o poder de tecer sua própria teia significa que você tem o poder de ter uma vida positiva e feliz. Então, faça escolhas sábias para atrair a vida que você deseja.

A aranha como animal totem

O significado do animal totem aranha muda, de acordo com a forma que você vê a aranha. Se você considera as aranhas e as teias de aranha uma bagunça, pergunte a si mesmo que parte da sua vida precisa de organização.

Contudo, se você tem medo de aranhas, analise sobre o que lhe desperta medo. Se, no entanto, você está desanimado com os acontecimentos negativos em sua vida e deseja melhorar a situação, pense em como suas atitudes e escolhas desempenharam um papel na criação de sua situação atual. Como o tecelão de sua teia, você é o criador de sua realidade.

Aranha como animal de poder

Cada “animal de poder” é uma metáfora que representa uma parte da alma interior da pessoa. Pode ser um animal que você encontra com frequência e ele pode tentar entregar uma mensagem ou pode ser uma sombra (um animal de que você pode ter medo, como uma cobra ou aranha).

Como animal de poder, a aranha pode estar pedindo para você deixar de lado seus medos e criar seu próprio destino. Ela vem pedir que você entre em contato com o seu lado criativo e promova novas conexões. Este animal de poder também pode significar que você precisa fazer uma limpeza interior, ou seja, para que você se livre de sentimentos e emoções negativas que prejudicam sua evolução.

A aranha como animal de poderem diferentes culturas

Uma aranha.

As aranhas são animais altamente simbólicos. Elas têm conotações positivas e negativas e, às vezes, também aparecem em sonhos. Às vezes, as aranhas são vistas como um perigo e também são temidas. Por outro lado, também as conhecemos por sua habilidade de projetar e criar teias e eles também são reverenciadas por sua paciência em alcançar seus objetivos. Assim, as aranhas podem ter significados distintos em diferentes culturas, conforme você verá a seguir.

O que a aranha representa

A aranha é um ser ancestral, que habita a Terra há mais de 300 milhões de anos. Além disso, as aranhas são fundamentais para manter os ecossistemas naturais da Terra em equilíbrio. Elas até desempenham um papel na defesa de nosso próprio suprimento de alimentos.

Além de serem antigas, as aranhas vivem em todos os continentes, exceto na Antártica. Então, elas aparecem nas mitologias e folclore de culturas ao redor do mundo e representam criatividade, paciência, empoderamento feminino, sabedoria, ilusão, equilíbrio e conexão.

Todos esses símbolos e significados são interpretados com base em como as aranhas vivem, se comportam e sua aparência geral. Na maioria das vezes, suas aparições na mitologia estão ligadas à capacidade da aranha de criar teias e serem altamente engenhosas.

Simbolismo nativo americano da aranha

Na tradição nativa americana, as aranhas são frequentemente associadas à proteção. Em seu folclore, há menção de uma mulher-aranha que visita todas as aldeias para proteger os recém-nascidos. Ela tece uma teia mágica para proteger as crianças de qualquer mal.

Desta lenda, surgiu também o conceito do filtro dos sonhos como algo simbólico. As mães nativas americanas, principalmente da etnia ojibwe, começaram a criar elas mesmas estes objetos para proteger seus filhos dos pesadelos.

Em outros mitos nativos americanos, diz-se que a aranha ensinou o alfabeto aos humanos, traçando as formas da teia. Por fim, eles também acreditavam que a aranha e sua teia traziam a mensagem da tecelagem contínua de padrões, da possibilidade infinita de criação e da importância de registrar as complexidades de nossas vidas.

Simbolismo cristão da aranha

No Cristianismo e no Catolicismo, uma aranha simboliza o mal e o pecado, principalmente por causa de como elas tecem teias para fazer armadilhas ou 'redes' para capturarem suas presas. Ela também representa o diabo, pois ele prepara sua armadilha, assim como a aranha prepara sua teia.

Na Bíblia, as aranhas simbolizam aqueles que não vão para o céu - elas tiram armadilhas de sua própria malícia e traição. Em algumas culturas, a aranha é vista como um mau presságio.

Em termos cristãos, uma aranha simboliza pecados que não são necessariamente mortais, mas, sim, ofensas menores que são consideradas mais como 'armadilhas' ou obstáculos em nosso caminho de progresso espiritual.

Simbolismo Celta da aranha

Os antigos celtas acreditavam que as aranhas simbolizavam boa sorte. Acreditava-se que pequenas aranhas eram fiandeiras de dinheiro, então matá-las era considerado negativo.

Na mitologia celta, a aranha também era associada à tecelagem. A deusa celta Arianrhod era uma deusa da fertilidade que também governava a tecelagem e, consequentemente, era associada às aranhas. Além da energia da aranha, a teia de aranha também tem uma importância simbólica na literatura celta. A teia de aranha em forma de espiral abraça a ideia de criação e desenvolvimento.

Simbolismo da aranha no extremo oriente

No Japão, as aranhas aparecem em vários mitos e especialmente no conto de Raiko. Muitas dessas lendas retratam as aranhas como seres malignos que devem ser vencidos pelos heróis. No entanto, os japoneses também reverenciam os poderes da aranha de tecer teias de maneira tão complexa.

Como a japonesa, a mitologia chinesa também tem suas simbologias e significados para este animal. Os chineses chamam a aranha de 'ximu', que significa inseto feliz. Eles veem a aranha como um presságio positivo que traz felicidade pela manhã e riqueza à noite.

Simbolismo da aranha na África

Como fazem parte da cultura nativa americana, a aranha é retratada como uma trapaceira em algumas culturas africanas. Nos contos populares da África Ocidental, há um personagem chamado Anansi que é uma figura divina que pode se transformar em uma aranha. Ela é forte, inteligente e vence várias criaturas.

Ele também era bastante astuto e gostava de causar travessuras. Portanto, na cultura Anansi, os “contos de aranha” são como fábulas no sentido de que são histórias de advertência.

Formas como o aranha aparece e seus significados

Uma aranha.

As aranhas que aparecem em sonhos ou são esculpidas em tatuagens corporais são vistas como representantes de criatividade, inspiração e desejo de conhecimento.

Elas também podem indicar que há algo novo em sua vida a que você precisa se adaptar. Uma aranha também pode indicar o fim de uma situação difícil - por si só, esse animal não significa nenhum tipo de negócio ou empreendimento, mas indica como suas ações no presente serão decisivas para o seu futuro. Saiba mais sobre estas representações a seguir.

Sonhos com o animal de poder aranha

Quando você sonha com aranhas, está sonhando com teias, conhecimento antigo, linguagem, complexidade e criatividade, o círculo da vida, transmutação, poder feminino e criação. Também, pode ser uma indicação de que você está sendo enganado ou de que existe uma teia de trapaças, mentiras ou atividades fraudulentas ao seu redor.

Teias de aranha também significam áreas de sua mente que você bloqueou. Portanto, esses sonhos significam que você precisa de algum tempo para se livrar de culpa, raiva ou ressentimento que o impedem de seguir em frente com seus objetivos.

Tatuagem de aranha

A tatuagem de aranha é um sinal de que você valoriza a arte e que acredita no poder da imaginação e de manifestar o que deseja criar no mundo. Se o desenho for da teia, ele pode demonstrar que você acredita na interconexão da vida e dos relacionamentos e que valoriza essas conexões.

Também, sinaliza que você acredita em mudar a realidade por meio de palavras e ações positivas que podem ter um efeito cascata de criação de mais positividade no mundo. Obviamente, os significados das tatuagens são profundamente pessoais para cada pessoa.

Mas, esperançosamente, entender mais sobre o simbolismo da aranha e mitologias pode trazer significados ainda mais profundos para sua tatuagem e para a sua vida.

Como descobrir se possuo a aranha como animal de poder e como me contar a ela?

Uma aranha.

Animais de poder e espirituais, como a aranha, nos ensinam sobre nós mesmos. Acredita-se que eles emanem as características e forças que deveríamos ter mais em nossas próprias vidas em um determinado momento.

Desse modo, para descobrir seu animal de poder, basta ficar atento aos sonhos e ver se existe algum animal em particular que surge repetidamente neles. Você também pode analisar suas conexões anteriores com certos animais, seja um animal favorito desde a infância, um animal de estimação memorável ou um animal com quem teve alguma experiência rápida e marcante.

A aranha como animal de poder é seu espírito guardião, e você pode se conectar a ela, aprendendo as lições que ela o ensina sobre poder pessoal, força interior e demais características que você conferiu neste artigo.

Autor deste artigo

Jornalista, cearense, redatora e copywriter apaixonada por cultura geek, filmes e séries, exploração espacial e tecnologias emergentes. Creio em todas as energias positivas que regem o mundo e sou fascinada pelo universo esotérico.

Palavras-chave relacionadas


chakras energias

Artigos relacionados


Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

A cor da aura sinaliza as energias que envolvem o ser humano. Descubra aqui o que as cores significam, como fazer para enxergá-las e muito mais.


Como ter chakra na vida real? Saiba o que são os chakras, como alinhar e mais!

Como ter chakra na vida real? Saiba o que são os chakras, como alinhar e mais!

Você provavelmente já ouviu falar dos chakras, mas sabe o que eles são e como funcionam na vida real? Descubra a importância deles e como alinhá-los a seguir.


As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo regem os movimentos humanos e de todo o cosmos. Elas sinalizam qual caminho devemos seguir, visando a evolução espiritual. Confira!


O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

Escolher os pensamentos pode ser a diferença entre uma vida saudável e plena e dificuldades constantes. No artigo, saiba mais sobre o poder da mente!


O que é vampirismo energético? Os tipos, como se proteger e mais!

O que é vampirismo energético? Os tipos, como se proteger e mais!

Ser vítima de um vampiro energético é mais comum do que se pensa. Leia esse artigo e descubra tudo sobre o vampirismo energético e como se proteger dele!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!