Espírito animal: o que é, como descobrir, qualidades animais e mais!

Espírito animal: o que é, como descobrir, qualidades animais e mais!

Veja aqui todas as principais qualidades dos espíritos animais e como eles podem influenciar na sua vida e nas suas decisões!


Você sabe qual o seu animal espiritual?

Animais em fundo branco.

Descobrir qual é o nosso animal espiritual é algo determinante, quando pensamos em nos conectar verdadeiramente com nossa essência, nossa ancestralidade e o universo. Esse animal guia e protetor espiritual nos mostra, além de um caminho ao nosso propósito, nossas principais características.

O animal que rege como seu mentor espiritual e traz em sua energia características que influenciam na sua personalidade e nos comportamentos durante as várias fases da vida. É possível identificar seus padrões de comportamento sendo associados ao comportamento característico de seu animal. Assim, para entender mais, leia abaixo esse guia completo sobre as qualidades dos animais espirituais!

Entendendo mais sobre o espírito animal

Cervo.

O ser humano, desde o seu surgimento, entendeu que precisaria da ajuda dos animais para crescer e se desenvolver, seja da força de um cavalo para ir mais longe, da ajuda do lobo para caçar, ou, ainda mais adiante, da vaca e da galinha para se alimentar. Fato é que o ser humano é uma espécie de animal que, na sua antiguidade, fazia parte do ecossistema da Terra.

Ao longo do tempo, o ser humano foi se descolando de sua natureza e se achou superior à harmonia do planeta, deixando para trás sua interação natural. Mas a verdade é que ainda somos parte de um todo e conhecer as energias animais, vegetais, minerais, aquáticas e etc. pode nos ajudar a ter uma vida muito mais equilibrada e próspera.

Descubra, nos próximos tópicos, um pouco mais sobre essas forças, sobre como descobrir seu espirito animal e quais as qualidades disso!

O que é?

Na interação com os animais, os antigos povos começaram a observar suas principais características e a aprender com eles. Por exemplo, as técnicas de caça foram aprendidas com os lobos, o ato de procurar alimento na neve foi retirado dos alces e muito mais.

Assim, essa interação criou uma conexão espiritual entre o ser humano e o ser animal. Dessa forma, cada humano passou a manifestar um animal de poder no seu espírito, que lhe guia e lhe protege durante a vida.

O fato mais importante que você precisa entender sobre o tema é que todos nós temos o nosso animal de poder guardião, aquele espírito e aquela energia que nos rege durante nossa passagem pela Terra. Porém existe a energia de outros animais, que podemos acessar para atingir um grau desejado ou uma benção divina.

A união com os animais a fim de acessar suas forças e habilidades existem há milênios, antes mesmo de o ser humano existir como uma sociedade, e perdura até hoje. Na antiguidade, a maioria das famílias nobres tinham no seu brasão um animal protetor e algumas o carregavam até no sobrenome.

Origem do estudo do espírito animal

Partindo para um ponto de vista do pensamento humano, mais recentemente, o “espírito animal” foi obra de estudo e introduzido em teorias filosóficas, psicológicas e até econômicas. O primeiro uso desta terminologia foi descrito por Descartes e até por Newton, correlacionando a personalidade e a maneira de agir humana com animais, como uma forma primitiva.

Livro “The General Theory of Employment”

Em 1936, o economista John Maynard Keynes utilizou em seu livro The General Theory of Employment o termo "espírito animal”. Ele o usou para descrever os instintos, as inclinações e as emoções que ostensivamente influenciam e guiam o comportamento humano. Essa teoria é aplicada economicamente, para entender a maneira de consumo e a correlação entre mercados.

O que o espírito animal revela sobre você?

Descobrir seu espírito animal te ajuda, primeiramente, a se conectar com a energia natural. Essa te coloca em harmonia e equilíbrio com as forças que estão ao seu redor a todo o momento. Além disso, é uma excelente auto reflexão o ato de descobrir seu espírito animal, pois você consegue entender suas principais características e se ajustar a elas.

Assim, imagine que você age a todo o momento como um leão: briga por tudo e quer chamar a atenção e conseguir as coisas através de embates. Porém seu animal de poder, na verdade, é uma coruja: a sua essência não é combativa, mas astuta e sábia.

Assim, o fato de você estar fora de sua energia vai te fazer cansar e perceber que tudo é mais difícil. Dessa forma, usando a forma do seu espírito animal ou não, você pode chegar ao mesmo lugar, porém a maneira que vai utilizar será diferente e mais fluida para si, se conhecer melhor quem é.

Quantos guias animais você pode ter?

Você tem um animal que rege o seu espírito e a sua personalidade, porém você não é a mesma pessoa a vida inteira: vai evoluindo e suas necessidades também. Então, dependendo da fase que você está passando na vida, você pode se conectar mais com a energia de um outro animal ou de vários outros animais, conforme a necessidade.

Além disso, você também pode invocar a energia de um animal específico para determinado fim. Se precisa de mais garra, pode invocar o leão; caso precise de mais sabedoria para os estudos, pode invocar o elefante, e assim por diante. Portanto, conhecer a energia e a força dos animais de poder te traz um novo leque de ajuda espiritual.

Totem de 9 animais

Totem de animais.

Grandes, poderosos, fortes e destemidos. Com certeza, algumas dessas palavras vêm na sua mente, quando vê a imagem de um totem. Estes são representações de uma energia muito maior do que apenas uma decoração ou um enfeite. Os totens representam os 9 animais que algumas culturas acreditam que você carrega junto de si.

Assim, um totem representa a simbologia das forças que estão ali esculpidas e que são usadas como uma forma de visualização e gratidão. Caçadores e guerreiros de civilizações antigas representavam suas presas nas paredes durante as cerimônias, para abençoar e garantir uma boa caça, além de agradecer pelo espírito do animal que estava sendo abatido. A seguir, saiba tudo sobre o totem de 9 animais!

O que é?

Um totem animal é uma representação dos animais de poder que te acompanham. Em algumas culturas Xamânicas, um indivíduo tem 9 animais que o acompanham durante sua vida. Cada animal assume uma posição no totem e tem seu significado representado pela força e pela área da vida que ele rege, protege e guia.

Assim, a primeira posição é destinada para o seu animal guardião, aquele que te acompanha na sua essência e ancestralidade. Esse animal rege suas emoções e sua personalidade e também comanda todos os outros 8. Na prática, os outros animais vão trazer as suas personalidades e energias, mas sempre dentro do campo do seu animal principal.

Totem de 9 animais

Os animais que representam o seu totem têm um motivo para estarem representados em cada posição, pois é através dessas posições que eles representam a área da vida e as energias que regem. Essa representação vem das sete direções: norte, sul, oeste, leste, acima, abaixo e dentro de você. Os outros dois caminham ao seu lado, direito e esquerdo.


Norte: Nos dá o discernimento de quando ouvir e falar e nos lembra de viver em gratidão.


Sul: Responsável por proteger a nossa criança interior e de dar a astúcia de perceber em quem confiar e quando confiar, além de focar na nossa humildade.


Oeste: Traz a confiança no nosso conhecimento interior e atenção em tarefas que tenham metas. 


Leste: Está sempre ligado aos desafios espirituais, sendo um guia nesses momentos.


Acima de: Ligado aos nossos sonhos, ele é governante desse campo astral.


Abaixo: Nos guia dentro do seu caminho pessoal, mantendo-nos focados no propósito.


Dentro de: Guia a nós em um caminho pessoal que nos faz felizes. Este é o protetor de nosso “espaço sagrado” ou espaço pessoal - o lugar que nunca é acessado por ninguém, a menos que seja convidado.


Lado direito: Protetor do lado masculino do corpo, que é responsável pela coragem, o foco, a força, a ação, o fazer e a movimentação.


Lado esquerdo: Protetor do lado feminino do corpo, que é responsável pelo fluxo, a recepção, a maternidade, os relacionamentos, o ser e a intuição.

Totem por tipo de animal

Os animais de poder se agrupam dentro de 4 tipos principais, e sua evocação pode ser feita para esses tipos diretamente, em vez de um só animal específico, caso ainda não tenha o conhecimento de qual animal te acompanha ou qual pertence a qual categoria.


A seguir, confira cada uma das categorias:


  • Protetores  -  Estão ligados à força, à energia, ao aviso de perigo e à estratégia. Um animal que representa esse grupo é o leão.


  • Professores - Com uma forte energia ancestral, eles estão ligados à necessidade de acessar sua sabedoria interna e à iluminação. A águia é um animal ligado a esse tipo.


  • Curandeiros - Ligados à necessidade de cura mental, física, emocional e espiritual. A cobra é um exemplo de animal que representa este grupo.


  • Conselheiros - Esse tipo são chamados para momentos de escolhas, decisões, caminhos, orientação e direcionamento. Um animal representativo é a raposa.

Como descobrir o seu guia animal

Tigre deitado.

Descobrir seu animal de poder é abrir as portas para um novo entendimento de si. Muitas questões podem ser observadas através do seu animal de poder e do seu totem completo de poder. Além disso, você pode entender como cada uma das circunstâncias em sua vida podem ter ajuda e o auxílio de resolução, para que você invoque um animal específico.

Vale ressaltar que saber qual é o seu animal de poder é um passo, mas a caminhada completa se dá, quando você se alinha energeticamente às forças naturais do universo e se torna parte de um todo em comunhão com o sagrado. Lembre-se de que você faz parte das forças naturais e entregue um pouco de si, para receber em troca.

Assim, a maneira mais efetiva de descobrir qual é o seu animal de poder é através de uma vivência Xamânica, em que o Xamã vai te orientar através de uma jornada espiritual e transcendental, para que você ative seu animal de poder e se conecte com ele. Como isso não é possível para todas as pessoas no momento, existem outras maneiras que podem te ajudar. Confira!

Preste atenção aos seus sonhos

Quando você estiver conectado com a energia universal, ela vai começar a se comunicar com você de diversas formas. Uma das formas mais sutis é o sonho: quando você procurar por respostas, fique atento às mensagens que aparece nos seus sonhos e não encare tudo com 100% de verdade, pois a sua ansiedade em um animal pode influenciar. Então, apenas vá sentindo aos poucos.

Pense em suas conexões anteriores com os animais

A meditação é um dos melhores caminhos para se encontrar espiritualmente. Portanto, faça uma meditação, tentando puxar em sua memória os encontros com animais espirituais que você teve e que mexeram com você.

Às vezes, esses encontros podem ter sido através de um programa, um desenho, um sonho ou algo presencial. Então, vá lembrando e sentindo cada experiência.

Faça um diário sobre os animais pelos quais você se sente atraído

Em um momento específico de reflexão, pegue uma agenda e comece a imaginar cada espírito animal que você possa se identificar. Em seguida, anote na sua agenda os ensinamentos que cada um desses animais compartilharia com você. Depois disso, deixe essas anotações por um tempo e, quando retornar para ler, veja qual desses ensinamentos mais te toca.

Faça um teste

Com a facilidade da internet, hoje, você encontra o teste de tudo o que possa imaginar, inclusive para descobrir seu animal de poder. É claro que a eficácia desses testes é baixa, mas você ainda pode medir a sua reação a cada resultado e como isso impacta dentro de si mesmo. Assim, pode aguçar ainda mais a sua intuição, o que te ajuda a chegar na resposta.

Qualidades dos animais espirituais mais comuns

Totem de animais ao pôr do sol.

O conhecimento e a intimidade é a maneira mais assertiva de se conectar com os animais de poder. Por isso, sempre que possível, além de vivenciar a experiência espiritual, também dedique tempo aos estudos, pois isso vai te ajudar muito a gerar uma ligação com essa energia.

Veja, abaixo, as qualidades de alguns animais de poder e não se esqueça de que a natureza é vasta e que esses listados nos próximos tópicos são apenas alguns principais, comparados com a variedade existente. Acompanhe!

Urso

Sendo o grande guardião do oeste, o espírito do urso está relacionado com a cura, a prioridade, o aconchego e principalmente o interior. Esse animal te convida à introspecção, para encontrar a plenitude interior. Além disso, a energia do urso te ajuda a encontrar a cura interior e a auto realização e te inspira a se tornar mestre da sua caverna interior.

O urso é um animal que te ajuda a digerir os acontecimentos do seu dia e da sua vida. Ele trabalha o físico em forma de estrutura, te ajudando a construir as bases para seu crescimento, seja na energia da prosperidade ou da cura física. Além disso, traz o acalanto com o poderoso abraço de urso, ajudando sem te julgar e te dando o carinho e a proteção durante a mudança.

Borboleta

Transformar, transmutar, superar, reagir, evoluir, desenvolver e vivenciar - essas são as qualidades e os ensinamentos que a borboleta, como espírito animal de poder, traz. Ela agrega para sua vida a própria experiência de renovação que sofre. Então, como uma lagarta que entra em um casulo e sai como uma linda borboleta, essa é capacidade que ela traz para você.

Transformar é superar. Assim, ela te ajuda a passar por cima dos paradigmas, das crenças limitantes, dos traumas e de tudo o que está impedindo você de crescer. Ela te ajuda verdadeiramente a transmutar o seu ser, não deixando de lado ou jogando os problemas para baixo do tapete, mas de uma forma real e duradoura, trazendo o embate e a vitória sobre o seu eu negativo.

Gato

O gato é um espírito animal que traz para a sua vida a capacidade de entender o oculto, aumenta sua intuição e te ajuda nas artes mágicas. A energia dele carrega o talento e a força de um verdadeiro mago. Além de ter como qualidade a liberdade do espírito, assumir o arquétipo gato significa se libertar das amarras impostas e assumir o seu verdadeiro eu, independente e forte.

Cervo

Poderoso animal de elevação espiritual, o cervo traz à sua vida a graça, a delicadeza, a sensibilidade e muita proteção. Quem tem um relacionamento forte com ele dificilmente vai presenciar um momento de desconforto na sua vida, porque ele agrega esse tipo de energia de proteção. Além disso, também consegue se adaptar muito fácil a qualquer tipo de mudança externa.

Pomba

A pomba é o espírito animal que assume o arquétipo de paz e tranquilidade na sua vida. Ela te ajuda a encontrar a clareza mental e te proporciona uma leveza, mesmo que nos momentos difíceis. Essa energia é muito boa para problemas de insônia, estresse e irritabilidade, acalmando seus pensamentos e te trazendo de volta para o eixo magnético correto.

Golfinho

Alegria contemplativa e divina - essa é a força que o golfinho, como espírito animal, traz para sua vida. É a alegria pura e sutil que te proporciona uma felicidade inexplicável. O golfinho te convida a fazer um mergulho interno e a ouvir os sons que o seu interior traz, sendo um animal de grande inteligência que te irradia, para deixar sua energia fluida e harmoniosa. Assim sendo, seja golfinho e curta a alegria divina.

Elefante

Com grandiosidade, sabedoria e longevidade, a energia do espírito animal elefante está ligada à energia mística da ancestralidade. Ele te dá o poder de acessar essa sabedoria e te ajuda a ser um grande armazenador de sabedorias, no geral. O elefante é grande em tudo, então, aproveite essa grandiosidade de amor, inteligência e proteção e use na sua vida e com seus semelhantes.

Sapo

A energia do sapo como espírito animal é uma poderosa energia de limpeza espiritual, do seu campo astral e do meio em que você vive, retirando e purificando todas as energias negativas. Além disso, o sapo estimula muito forte a sua criatividade, trazendo novas ideias e muitos insights e aumentando o seu processo criativo e fora da caixinha.

Além da criatividade, o Sapo traz em si a energia da purificação, a limpeza plena e espiritual da sua mente, seu corpo e seu espírito e a purificação do ambiente e as pessoas que estão ao seu redor. Sendo assim, é um protetor natural contra influências de energias negativas externas que te atrapalham a crescer e evoluir.

Raposa

Esperteza e sutileza são duas características desse grande animal de poder: a raposa. Ela traz a energia da flexibilidade e da astúcia, para sair de situações difíceis e se adaptar ao meio, além de trazer a capacidade de raciocínio rápido, arrumando solução para quase tudo e sempre avaliando qual o melhor caminho ou jeito para se fazer algo de forma estratégica e intuitiva.

Cavalo

Ter o cavalo como espírito animal de poder representa acessar a energia da liberdade e da felicidade. Seja um cavalo correndo por um bosque sem fim e você vai entender e sentir o que é essa liberdade. Além disso, esse espírito traz a intuição e a clarividência de forma forte, porque é um animal extremamente conectado com o astral. Portanto, suba no cavalo e vá em direção à liberdade.

Falcão

Pertencendo a um mensageiro confiável e preciso, a visão do Falcão é curta e objetiva. Ela te traz sensibilidade de enxergar os pequenos detalhes e te deixa alerta e muito intuitivo. São nesses pequenos detalhes que ele se comunica com você de maneira sútil e transmite as mensagens que o universo deseja te passar.

Leão

Confiança, poder, majestade, liderança e firmeza de propósito - essas são algumas das energias que o leão como espírito animal traz. Ele te ajuda a ter firmeza no seu propósito e a solucionar aquelas situações que você sabe que são desafiadoras. Além disso, o leão também traz a energia da prosperidade plena em todas as áreas da vida.

Rato

A energia do rato como animal de poder é uma energia forte no âmbito dos detalhes e da metodologia de vida. Ele traz uma atenção maior e, com isso, a capacidade de aproveitar os momentos com mais qualidade, porque se dedica ao agora. Assim, além de ser um espírito animal de grande inteligência, o rato vai te guiar pelos melhores caminhos e soluções.

Coruja

A coruja proporciona a revelação divina. É um espírito animal noturno que explora campos, muitas das vezes, inexplorados. Inclusive, é assim que esse animal age na psique: acessando os poderes psíquicos e revelando aquilo que está oculto por trás das intenções, como alguma informação que está escondida em um contrato ou algo que não é o que aparenta.

A coruja é considerada entre os nativos como a águia noturna, que te guia e te mostra o caminho a ser seguido na noite, é o animal que te intui a olhar de rabo de olho para enxergar o que se esconde a espreita, te conecta com a sua intuição e te deixa em alerta, mas um alerta muito mais relacionado às intenções escondidas do que a ameaça direta.

Pavão

Com energia contemplativa e de muita beleza, o pavão como espírito animal te ajuda na energia da sensualidade sutil e é um grande protetor psíquico. Ele traz uma proteção contra manipulação e opressão mental, invocando a coragem para enfrentar os seus medos e angústias.

Além disso, também te dá a capacidade de admirar aquilo que é belo de forma divina. Para além da estética, os seus olhos passearão pela beleza interior.

Tartaruga

Envolvendo longevidade com qualidade de vida, o poder da tartaruga é a realização de vida, o cumprimento de metas e a concretização dos seus objetivos. Esse espírito animal também representa diretamente a Mãe Terra e essa força de conexão é muito forte. Sendo assim, é um animal ligado à ancestralidade do ser e apresenta uma vida plena e segura.

Tigre

O tigre, como um espírito animal forte caçador de oportunidades, traz a atenção e a vibração de estar preparado para aproveitar as oportunidades que aparecem em sua vida. Ele também traz para sua vida essas oportunidades e te ajuda a enxergar com clareza, além de afastar energias intrusas durante os seus planejamentos e decisões importantes de vida.

Lobo

O grande guardião do Sul é o animal que traz a proteção, a cura e o direcionamento de forma amorosa e acolhedora - o lobo. Esse espírito animal é a energia que pega sua criança interior no colo e cuida, para que sempre esteja bem. Sua energia acolhe as pessoas, tendo sempre como prioridade ensinar o espiritual para a evolução. Assim, ele ouve e age com astúcia e leveza.

Com a energia do grande professor da tribo, ele abençoa os relacionamentos e a afetividade. O lobo é sábio, é o líder que influencia os outros através do exemplo, e essa energia te convida a se importar com os outros e a transmitir o seu conhecimento de forma que as outras pessoas consigam evoluir e se desenvolver.

Quais as vantagens de conhecer a sua personalidade animal?

Tartatura animal espiritual.

Conhecer sua personalidade animal é conhecer a si mesmo - é alcançar o que, energeticamente, trouxe você à Terra. Através dessa clareza, você pode identificar melhor o seu propósito de vida e como deve ser e agir. Conhecer sua personalidade animal é entender por que você veio para a Terra, e estar em harmonia com essa personalidade traz a plenitude.

Existem pessoas que são tão "pobres" que a única coisa que elas têm é dinheiro. Mas cada um de nós tem um "para que" e "por que" existir. Simplesmente nascer, crescer e morrer é muito pouco, e a maioria das pessoas só faz isso e passa a vida inteira com um vazio que poderia ser preenchido com conexão e amor - conexão ao sagrado e amor a tudo o que está à sua volta.

Assim, conhecer e se relacionar com sua personalidade animal pode não só preencher esse vazio, mas também te ajudar a conquistar tudo o que você sempre sonhou. A resposta, muitas vezes, está bem ao seu lado e até dentro de si, mas você passa tanto tempo procurando a resposta que ignora todas as vezes em que ela surge.

Portanto, conecte-se com seu animal e com o divino e viva a plenitude da sua evolução pessoal e espiritual!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


energias

Artigos relacionados


Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

A cor da aura sinaliza as energias que envolvem o ser humano. Descubra aqui o que as cores significam, como fazer para enxergá-las e muito mais.


As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo regem os movimentos humanos e de todo o cosmos. Elas sinalizam qual caminho devemos seguir, visando a evolução espiritual. Confira!


O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

Escolher os pensamentos pode ser a diferença entre uma vida saudável e plena e dificuldades constantes. No artigo, saiba mais sobre o poder da mente!


O que é vampirismo energético? Os tipos, como se proteger e mais!

O que é vampirismo energético? Os tipos, como se proteger e mais!

Ser vítima de um vampiro energético é mais comum do que se pensa. Leia esse artigo e descubra tudo sobre o vampirismo energético e como se proteger dele!


Como descobrir meu arquétipo animal? Técnicas, Animal Totem e mais!

Como descobrir meu arquétipo animal? Técnicas, Animal Totem e mais!

Os arquétipos animais ou animais do poder são grandes aliados no desenvolvimento espiritual. Veja aqui como descobrir o seu.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.