12 leis do karma: conheça cada uma delas e saiba como podem influenciar!

12 leis do karma: conheça cada uma delas e saiba como podem influenciar!

O seu karma é determinado pelas suas ações. Para ter um karma positivo, conheça as 12 leis do karma segundo o budismo, neste artigo!


Você sabe quais são as doze leis do karma?

karma

Karma refere-se a uma relação que acontece através de suas ações. Tudo o que fazemos tem um retorno no universo e essa força tende a retornar para nós com a mesma intensidade. As doze leis do Karma representam esse comportamento e categorizam esses princípios de forma a compreender essas energias nas diversas áreas de sua vida.

Ele não é apenas definido como um ato de causa e efeito, o karma também pode ser definido como um princípio que se manifesta no universo. O que as doze leis do karma fazem nada mais é do que conduzir as nossas consciências para compreendermos as energias que nos movimentam.

Listamos tudo sobre o Karma e descrevemos as 12 leis do Karma no artigo abaixo. Acompanhe a leitura para saber tudo o que precisa!

Entendendo os karmas

karma

O principal conceito de karma está na energia do universo. Todas as coisas que nos cercam possuem uma energia e qualquer ação nossa produz um efeito. Essa ação pode resultar em uma energia boa ou má. Continue a leitura para saber o que é karma, como ele é interpretado em diferentes religiões, além de saber como ele influencia na sua vida.

O que é karma

Muitos entendem a palavra karma como algo negativo, quase como um sinônimo de azar. Contudo, karma tem origem num sânscrito que significa “ação”. Assim, o karma tem como tradução literal o conceito que toda ação gera uma reação.

E ele está presente não só nos nossos atos, mas também em outros campos da nossa vida como as ações físicas e mentais. Por isso, é importante entender que não existe sorte ou azar, mas que toda ação tem uma consequência.

Algumas religiões consideram que suas ações trazem consequências para esta vida, mas algumas ampliam esse conceito e acreditam que o karma que é criado pode ser levado até mesmo para outras reencarnações. Por esse motivo é tão importante ter cuidado com as atitudes e pensamentos que você cultiva.

O karma nas diferentes religiões

O karma é um princípio que norteia diversas religiões orientais. Apesar do conceito de Karma ser único, cada religião apresenta nuances na forma como ele é lido de acordo com seus cultos.

No budismo, acredita-se que toda ação positiva se replica no seu renascimento. Logo, uma ação errada poderia prejudicar o seu renascimento produzindo mais sofrimento e impedindo a sua evolução. Enquanto isso, a ação correta resultaria em uma atitude positiva para alcançar a "libertação" ou "iluminação".

Já no hinduísmo, o princípio kármico está diretamente relacionado com os ciclos. Suas ações em seu percurso irão conduzir as suas energias para o renascimento. Se você estiver de acordo com o Dharma, ou a lei universal, e estiver seguindo a ação correta em sua vida, você estará cumprindo com o seu dever e logo alcançará a libertação.

Existe também o lado do jainismo, que acredita na libertação do karma através de suas ações. As suas escolhas irão definir se você está seguindo o caminho correto e justo e como consequência você alcançará a pureza do pensamento e da ética.

Como os karmas podem influenciar na sua vida?

A disciplina exigida para preservar um karma positivo em sua vida definirá se a sua influência será positiva ou negativa em seu renascimento. É importante lembrar que cada ato cometido por você, seja ele positivo ou negativo, terá uma resposta igual e de mesma intensidade. Ou seja, o karma influencia a sua vida por completo.

O karma relaciona-se intensamente com o conceito de livre-arbítrio. Afinal, você é livre para fazer o que bem entender. Contudo, deve sempre considerar quais consequências que essas ações trarão para você e para aqueles que te cercam.

Assim, em vez de se lamentar por coisas ruins que estão acontecendo na sua vida, busque entender se alguma ação sua levou a esse resultado. Assim, o karma poderá influenciar a sua vida através melhor tomada de decisão.

Tipos de karma

O karma está presente nos mais diversos campos da vida e para cada um deles existe uma força específica atuando. A primeira divisão a ser feita entre os tipos de karma são entre o que depende de você e o que não depende, ou seja, aquele que você está predestinado e que é essencial para a evolução da sua alma.

Além disso, os karmas dividem-se em diversas áreas de sua vida pelas quais você é responsável, por suas escolhas que influenciarão o seu futuro, são elas:

- Karma individual: também chamado de karma egóico, refere-se às atitudes que afetam a sua vida pessoal e sua individualidade.

- Karma familiar: é o karma passado através das gerações que carrega comportamentos. Caso esse karma seja negativo, é preciso coragem e força para quebrar essa corrente e não absorver essas características.

- Karma empresarial: é a expansão da energia aplicada pelos fundadores da empresa que atinge todo o negócio.

- Karma de relacionamento: são ciclos de comportamentos e acontecimentos nas relações interpessoais em que as pessoas acabam presas através do karma. Assim como no karma familiar, é preciso ter entendimento da situação para tentar revertê-la.

- Karma de saúde: esse karma é determinado tanto pela hereditariedade, quanto pelo karma familiar e individual que determina hábitos que podem ser prejudiciais ou não para a saúde.

Como lidar com o karma?

É importante entender que o karma está presente em todos os aspectos da vida. Qualquer decisão que você tomar terá uma consequência, por isso, para lidar com o karma você precisa estar presente. Pois, só assim você conseguirá tomar as melhores decisões e preservar um karma positivo em sua vida.

Como há vários tipos de karma, é preciso observar a si mesmo e entender quais padrões da sua vida são causados pelo karma individual, familiar e assim por diante. Dessa forma, você saberá onde agir para transformar as energias negativas em positivas e fugir de ciclos ruins.

Muitas vezes, algumas pessoas se perguntam “por que isso sempre acontece comigo?”, mas não param para analisar quais atitudes suas e das pessoas a sua volta levaram a tais consequências. Por isso, é essencial estar presente e consciente da sua vida, para então tomar as melhores decisões a partir de hoje.

As 12 leis do karma

karma

A leitura budista do karma estabelece 12 leis que se consideradas levarão a um balanço positivo das energias na sua vida. Essas leis são estabelecidas pela natureza e cabe a você decidir se seguirá ou não, assim como encarar as consequências da sua escolha.

Então, conheça agora as 12 leis do karma segundo o budismo que te ajudarão a alcançar o protagonismo na sua vida e traçar um caminho de positividade para si.

Lei principal do karma

Toda ação tem consequência. Isto é, tudo o que você faz retornará para você, seja de uma forma ou de outra. Por exemplo: para ter uma relação sincera, você precisa ser verdadeiro. Para que se tenha paz, é preciso ser pacífico. Se tudo o que você fizer for positivo e correto, o retorno será positivo para você também.

Lei da criação

Nada se cria do nada. Tudo que existe parte do princípio do karma, todas as transformações só ocorrem por uma ação. Você tem responsabilidade pelas suas escolhas e é a partir delas que você irá criar a sua realidade e moldar o seu karma.

Lei da humildade

O que não é aceito por você persistirá no mundo para outra pessoa. O que isso significa é que tudo que é recusado por você não deixará de existir, mas passará para outra pessoa. Isso não quer dizer que você deixe de merecer, mas que você deve compreender que nem todas as coisas são necessárias e reconhecer o que é certo para você.

Lei do crescimento no karma

Independente do local que você esteja ou com quem você está, a sua evolução espiritual depende apenas de você. Seja sincero consigo mesmo e pare de externar a culpa, afinal, a sua vida é acompanhada pelo seu karma.

Lembre-se também que você já superou todos os desafios que apareceram na sua vida até hoje. Isso significa que você evoluiu e aprendeu. Então, não deixe de buscar o seu crescimento espiritual para que possa viver a vida de forma mais tranquila e positiva.

Lei da responsabilidade

A responsabilidade da sua vida é exclusivamente sua. Tudo o que você acredita que está errado na sua vida são, na verdade, consequência dos seus atos. As suas decisões levaram onde você está, então, assuma a responsabilidade por elas e utilize suas escolhas para chegar onde você deseja.

Lei da conexão e o karma

Todas as coisas estão conectadas no universo. Essa lei esclarece a cadeia de acontecimentos que se desenrola a partir das nossas ações. Lembre-se que toda ação gera consequências, não só para você, mas também para os outros.

Então, considere que o passado, presente e futuro estão conectados e que aquilo que você está passando hoje foi determinado pelo seu passado, assim como você determina hoje o que você passará amanhã.

Lei do foco

Não pense em duas coisas ao mesmo tempo. Sua mente precisa estar limpa e só livrando-a de distrações você conseguirá manter o foco. Onde você foca, expande e é por causa dessa lei que é imprescindível que você crie um foco positivo em sua vida. Só assim você seguirá um bom caminho para alcançar um bom karma.

Lei da doação e da hospitalidade

Preserve o gesto da doação e da boa hospitalidade, mesmo que as pessoas envolvidas sejam menos afortunadas. A doação mostra o quanto você se dedica para tornar o mundo melhor e mais igualitário.

Se as intenções desse ato forem bem direcionadas, você terá um karma positivo em sua vida. Além disso, a abnegação e o altruísmo são capazes de transformar a vida das pessoas ao seu redor e isso torna qualquer um mais feliz.

Lei do aqui e agora

Viva o presente. O passado muitas vezes nos aprisiona das verdadeiras emoções que estamos sentindo no momento. Ou seja, estar preso ao passado nos impede de sentir o que é mais importante para nossa experiência na vida, pois é no presente que nos percebemos como uma existência.

De modo semelhante, viver preso ao futuro e ao que poderá acontecer impede que você tome as decisões corretas hoje para alcançar um futuro positivo.

Lei da mudança no karma

A mudança só irá acontecer em sua vida se você mudar o caminho que está seguindo. Enquanto passar por esse caminho repetidas vezes ele continuará acontecendo da mesma forma. Somente tomando a decisão de mudar que você conseguirá transformar a sua realidade.

Lei da paciência e da recompensa

Só existe recompensa se você tiver trabalhado previamente para construí-la. Essa lei está bem presente no campo empresarial, onde você só será recompensado se você trabalhar para conquistá-la. Contudo, a lei da paciência e da recompensa pode ser observada em todos os campos da vida, pois tudo que você conquista no futuro é planejado e construído hoje.

Lei da inspiração e do significado no karma

Toda a sua vida é resultado daquilo que você fez ao longo da sua história. O seu verdadeiro resultado é consequência direta da energia que você depositou para realizar suas atividades. E sua ação reverbera em todas as pessoas próximas a você. Entretanto, o verdadeiro significado das suas realizações terá um peso diferente para cada pessoa.

As 12 leis do karma podem mudar a forma que você vê o mundo!

karma

O karma estabelece que as energias do mundo estão conectadas entre si, de forma que as energias positivas que você emanar retornaram para você na forma de positividade. O mesmo acontecerá com as energias e atitudes negativas, que reverberam em consequências negativas.

Assim, ao seguir as 12 leis do karma você pode mudar a sua forma de vê o mundo e de agir, adotando simples hábitos que trarão mais felicidades para sua vida. Observar o mundo de uma forma mais positiva e tentar ter um bom impacto no ambiente a sua volta traz benefícios em curto e longo prazo.

Além disso, essas atitudes melhoram os seus relacionamentos interpessoais, favorecem o autoconhecimento e trazem até mesmo benefícios para a sua saúde, visto que você se torna mais positivo. Por isso, não deixe de seguir essas leis e se tornar uma pessoa melhor!

Autor deste artigo

Trabalho com produção de conteúdo e tenho me dedicado a escrita em busca de autoconhecimento e compreender os significados dos meus sonhos e da vida.

Palavras-chave relacionadas


cultura

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

O dente de leão é a planta dos desejos e está associado a várias lendas e histórias. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Conhecida pela sua beleza e pelo fato de ser rara, a rosa azul traz uma simbologia espiritual muito importante e não deve ser ignorada. Confira os significados!


Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Existem vários símbolos que remetem ao amor. Será que você conhece todos eles? Leia o artigo e confira o significado de cada um!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.