Significado de menstruar na lua cheia: o ciclo menstrual e mais!

Significado de menstruar na lua cheia: o ciclo menstrual e mais!

Todas as fases da lua possuem um significado, principalmente quando o assunto é menstruação. Entenda mais no nosso artigo completo!


Significado geral de menstruar na lua cheia e em outras fases

mulher menstruada

Cada fase da lua representa um arquétipo, ou seja, um jeito que você está ao decorrer de 28 dias - tempo este que é duração tanto do ciclo lunar quanto do menstrual. Isso se dá dessa forma, pois vivemos uma vida de ciclos compostos por início, meio e fim.

Em tudo o que fazemos em relação à natureza, as coisas se dão dessa forma. E nós, mulheres, não somos diferentes. Na verdade, somos muito parecidas com a lua e suas fases. Nós somos regidas pela lua. A lua interna, que é única e singular em cada mulher e a lua externa, que é a lua que está no céu.

Menstruar quando a Lua Cheia está no céu, é ser o retrato do arquétipo da mãe. Mulher fértil, que cuida de tudo e de todos. Mulher que não julga, só ama. Aquela que perdoa, acolhe. A lua que nos trás amor incondicional. Veja mais, na sequência.

Os significados das fases da lua no ciclo menstrual

fases da lua

Acredita-se que antigamente, durante o matriarcado, todas as mulheres sangravam ao mesmo tempo e na Lua Nova. Assim era o ciclo: sangrar na Lua Nova, que é o momento de renascimento, passar pela Lua Crescente que é o momento da criança, depois Lua Cheia que é a fase da mãe e ir para a Lua Minguante que é a fase da feiticeira, e continuar o mesmo ciclo para sempre.

Hoje em dia, por conta desse mundo que nos pede produtividade o tempo todo, muitas não menstruam mais na Lua Nova, por isso, passamos a ter a nossa própria lua interna. Para você saber quando é a sua lunação, perceba o primeiro dia que vem o seu sangue e veja a lua no céu, pronto.

Entender seu ciclo é fundamental para respeitar seus momentos e você mesma. É um autoconhecimento que traz mais aconchego interno e muito amor próprio, já que o sangue menstrual acompanha muitos anos da vida da mulher.

Menstruação, a lua nova

Este período menstrual é o inverno interior. Está relacionado a Lua Nova, mesmo que seja normal menstruar em qualquer outra lua. Durante esse período, é comum que a mulher fique mais quieta e com menos disposição para trabalhos que exigem demais do corpo e do mental.

A Lua Nova representa o arquétipo da anciã. Aquela que parou de menstruar. Mulher sábia, bruxa, vivida. A que possui muito conhecimento e está em seu período de agradecimento e sabedoria, momento de observadora.

Assim como no inverno, o período menstrual é um momento de mais foco no presente, de viver o que é extremamente crucial. É uma fase mais introspectiva, que pede mais observação e menos ação. É justamente o momento de voltar para si e compreender tudo o que foi feito no ciclo passado.

Pré-ovulação, o quarto crescente

Essa é a fase em que a primavera dá as caras. É o período de renovação e transição entre o inverno, que é a menstruação e o verão que é a ovulação. Por isso, é comum que a mulher se sinta mais tranquila e em equilíbrio para iniciar projetos e novas atividades.

A pré-ovulação é um momento propício para maior disposição. É quando a intuição fica bem aguçada e a concentração e a vontade de planejamento, estão maiores. As emoções acabam ficando mais estáveis e a energia vital está em seu ponto máximo.

A Quarto Crescente é o arquétipo da criança. A mulher se sente muito mais destemida, alegre, sem malícia ou maldade. Ela simplesmente existe sem o ego, apenas trazendo o otimismo e a pureza, com o ar de renovação e ação.

Ovulação, a lua cheia

É o período em que a mulher tende a ter mais o desejo de aproveitar os dias, de produzir, criar e sair com os amigos. Na Lua Cheia, é comum que o coração fique mais amoroso, a libido mais alta e a compreensão bem aguçada. É um momento mais empático, cheio de compaixão e amor.

Essa lua é o arquétipo da mãe, a mulher que cuida, não julga e acolhe. É justamente esse o sentimento que a mulher tem nessa fase da menstruação. A ovulação é quando a expressão sai mais fácil e amorosa, quando a comunicação melhora e a mulher se sente bela e radiante. Já uma capacidade de entrega absurda, principalmente quando se trata daquilo que ama.

Pré-menstruação, a fase de quarto minguante

A pré-menstruação é a famosa TPM. É o outono. O momento de deixar ir tudo aquilo que não é essencial para que o período menstrual seja mais leve e harmônico. É o momento em que a mulher se sente mais a vontade para conversar consigo mesma ao invés de interagir tanto com o outro. É nessa fase que o autocuidado e a compaixão consigo mesma deve prevalecer.

Nessa fase, todos os hormônios estão querendo tirar a mulher da zona de conforto. Por esse motivo, o humor pode mudar com mais frequência mesmo sem razão. É um momento de muitos desafios interiores e de busca constante pelo equilíbrio.

Na Lua Minguante, o arquétipo é da feiticeira. Mulher livre, forte, indomável, furiosa, brava e independente. Não depende de ninguém e sempre vai atrás do que quer. Portanto, é um momento ótimo para tirar um tempo para si e avaliar o próprio interior.

A menstruação em cada fase da lua

lua cheia

Cada fase da lua diz respeito a um momento da vida da mulher. É por esse motivo que não há como dizer que todas as fases são iguais quando falamos de menstruação. Os ciclos mudam de acordo com o interno.

Não há uma lua certa ou errada para menstruar. Pelo contrário, cada mulher é única e deve priorizar a sua singularidade e ver isso como algo bom. A intuição e a alma dizem mais do que a mente racional, e o ciclo menstrual é muito movido pelos sentimentos. Saiba mais, na sequência.

Menstruar na lua cheia

A lua cheia é vista como o ápice da influência da lua quando falamos das emoções. A mulher que menstrua nessa fase pode facilitar a cura de conflitos e feridas quando se trata da relação mãe e filha. Ainda, é o momento de descobertas e soluções de lembranças e processos dolorosos relacionamentos ao feminino, seja ligado à menarca, à gravidez, a abortos, infertilidade e relações familiares.

A energia da Lua Cheia potencializa a pisque favorecendo os rituais de prosperidade, nutrição e criatividade. Mesmo que seja um momento de muita ação, quando a mulher menstrua nesse período, a tendência é querer e buscar a quietude e isso deve ser respeitado.

Menstruar na lua minguante

A Lua Minguante é o arquétipo da Feiticeira, portanto é o momento de muita força. A feiticeira é vista como aquela que visita o submundo interno. Quando a mulher menstrua nessa fase, é possível que haja muitos insights profundos, principalmente sobre as sombras internas.

Além disso, é uma fase muito propícia para mergulhos internos bem profundos e momentos de desapego de crenças limitantes. Essa lua busca muito o autoconhecimento, por isso, a tendência é que a mulher se sinta mais introspectiva e com vontade de se conhecer melhor e passar mais tempo consigo mesma.

Menstruar na lua nova

A Lua Nova traz a energia do renascimento. A menstruação é um símbolo do renascimento também. Por isso, é importante que a mulher que menstrua nesse período se aprofunde nas suas raízes e deixe todo o velho morrer, para que o novo nasça com muita força e fertilidade.

Esse período é como a fênix que renasce das próprias cinzas. Quando a menstruação vem nessa lua, a mulher estará nutrindo o arquétipo da Anciã, que é a mulher sábia e vivida, por isso a tendência é que a mulher se sinta mais cansada e frágil, além de mais introspectiva e reflexiva.

Menstruar na lua crescente

A menstruação na Lua Crescente é quando o contato com a juventude e a criança fica em maior evidência. É o momento que traz força para limpar e nutrir todos os padrões que são vinculados a essas duas fases da vida.

É possível que a mulher que sangra nesse período se alinhe com essa fase da lua, porque seu corpo está pedindo mais conexão com a criança interior. Além disso, é o momento perfeito para deixar a Anciã de lado e encontrar a jovem, alegre e curiosa florescer.

A ovulação em cada fase da lua

lua crescente

O processo de ovulação de uma mulher é a fase em que o óvulo é liberado pelo ovário e chega até as trompas, para que siga até o útero e ser fecundado. É o momento em que uma gravidez pode ou não ocorrer.

Caso ocorra a gravidez, a menstruação é parada por 9 meses. Caso a fecundação não dê certo, então, o ciclo menstrual flui normalmente e o sangue desce, avisando a mulher que não há um feto sendo gerado em seu útero.

Assim como a fase da menstruação, essa fase da ovulação é de extrema importância e possui um significado de acordo com as fases da lua que está no céu e a lua interna de cada mulher. Confira mais, abaixo.

Ovular na lua cheia

Quando a mulher está ovulando na Lua Cheia, é o momento em que ela tende a se sentir mais aberta ao outro, queira mais companhias e trocar mais intimidades. É o arquétipo da mãe, que além de protetora está fértil, pronta para gerar.

Além disso, é um momento em que o lado cuidadoso e maternal se manifesta da forma mais intensa, independente se essa mulher é mãe ou não. Assim, pode ser um ótimo período para estar perto de quem ama, abrir o coração para as pessoas e se permitir sentir todos esses sentimentos de amor.

Ovular na lua minguante

Quando a ovulação ocorre na Lua Minguante, a energia pode se manifestar de uma forma mais tímida e com alguns insights relacionados à maternidade, carência e o excesso de disponibilidade, mesmo que tudo isso seja de uma forma bem sutil, é preferível que a mulher que ovula nessa lua esteja mais atenta aos sinais e aos detalhes desse período.

Ovular na lua nova

Quando a ovulação ocorre na Lua Nova é como um alinhamento de energias complementares. É o momento em que essa mulher deve tirar o potencial das suas raízes para que todos os projetos almejados floresçam.

É possível que toda a criatividade e a energia sejam mais voltadas para o interno do que para o externo. Por esse motivo, é necessário respeitar a vontade de nem sempre querer cuidar do outro, mas sim cuidar de si. São desses momentos que podem sair lindas criações.

Ovular na lua crescente

Quando a ovulação ocorre na Lua Crescente, pode ser um momento propício para que a mulher veja todas as responsabilidades da vida de uma forma mais leve e mais animada. A expansão e a energia interna se manifestam de uma forma mais tranquila, pois esse é o arquétipo da criança, aquela que vê a vida sem muita malicia.

É nesse período que é extremamente benéfico dar voz a menina-mulher e deixá-la crescer e florescer. Com uma visão mais feliz da vida ao seu redor, pode ser um lindo período de ressignificar dores e traumas da infância e vida adulta.

O ciclo menstrual e as estações do ano

mulher menstruada

Há certos registros que indicam que milhares de anos atrás, a sociedade vivia em um sistema matriarcal, em que as mulheres ditavam as regras, enquanto que os homens possuíam as funções braçais.

Além disso, as estações do ano eram mais definidas do que hoje em dia, já que antigamente não havia tanta influência do homem na natureza. Com isso, as mulheres viam a colheita e a plantação de acordo com as estações e a menstruação era sincronizada também.

No final, tudo era ligado com a mãe natureza e todas as mulheres conectadas entre si, já que a mulher tem o poder de criar, ou seja, gerar um filho e a natureza também tem esse papel de criar e gerar alimentos, espécies e assim por diante.

Fase lútea, o inverno

O inverno é o momento em que a natureza está mais quieta e interna. É justamente quando muitos animais, por exemplo, se preparam para hibernar. Quando falamos da menstruação, esse sentimento de quietude e de querer ficar mais na sua, é comum. Já que a mulher estará menstruando aqui.

Assim como o inverno, nessa fase é necessário se resguardar. Observar mais do que agir. Não é necessário criar, mas sim descansar. É o momento em que o sono e a vontade de ficar com a sua própria companhia estão mais a flor da pele. Algumas mulheres, inclusive, não querem nem se alimentar como sempre se alimentaram, preferem ficar mais recolhidas.

Fase folicular pós-menstrual, a primavera

A primavera é o período em que a menstruação já veio e as flores começam a sair. É exatamente o momento em que a mulher se sente mais confiante para desabrochar e pode mostrar as suas belezas, assim como a natureza.

Aqui o sentimento é de algo novo está nascendo e que não há mais necessidade de se recolher, pelo contrário, é uma fase propicia para colocar a mão na massa e ver a vida com mais positividade. Até o clima externo começa a ficar mais quente na primavera.

Fase ovulatória, o verão

No verão, é comum que as pessoas gostem de sair mais e ter mais contato com os outros. Na fase menstrual, para a mulher, isso não é diferente. Ela também começa a sentir vontade de se conectar com o mundo externo.

A alegria, felicidade e a fertilidade são coisas que ficam a flor da pele. O cuidado que antes era para si, passa a ser para com o outro. O amor e o carinho viram mais frequentes, seja em forma de palavras ou atitudes. A mulher fica radiante e iluminada.

Fase folicular pré-menstrual, o outono

Nessa fase, os ventos começam a soprar mais gelados e o sol começa a esfriar. Dentro da mulher, é algo parecido que acontece. É o período da famosa TPM, que faz com que passe pela fase se preparando para o inverno.

Pode ser que, como os animais na natureza, esse preparo seja físico e mental, como na alimentação, em resguardar mais a energia e assim por diante. De qualquer forma, é o período em que ela precisa de um tempo maior para si, não está a fim de criar tanto e nem de se relacionar muito com o mundo a fora.

É o momento em que da mesma forma que os ventos mudam de direção e temperatura, ela se sente mais recolhida e murcha. Como as folhas e flores que caem das arvores no outono.

Lua interna, lua externa e as mulheres

lua minguante

No período matriarcal, há milhares de anos, as mulheres se reuniam em suas tendas para discutir o próximo ciclo da sociedade. Todas menstruavam na Lua Nova, então, era sagrado que todas ficassem juntas durante o período de 7 dias para que pudessem aproveitar esse momento de renascimento juntas e para entender quais seriam os próximos passos das colheitas, da economia e assim por diante.

Todas eram muito conectadas com o seu sangue, seu ser, sua essência, seu propósito. Sendo assim, eram muito ouvidas e usavam muito o poder da natureza ao redor e sua própria natureza para decidir e resolver tudo dentro das sociedades.

Com o fim do matriarcado e início do patriarcado, a conexão com seu próprio sangue deixou de existir e as mulheres passaram a ser obrigadas a viver em um sistema em que se deve seguir o fluxo da vida material esquecendo do seu espiritual. Por esse motivo, existe a Lua interna, que é a fase em que a mulher menstrua, independente da Lua do céu.

Lua interna

A Lua Interna diz respeito ao ciclo da lua quando contado com o seu inicio na Lua Nova. Então, todas as mulheres que estão em seu período menstrual, independente da lua no céu, estão passando por sua Lua Nova e é assim que são contados os significados em seu ciclo menstrual.

A lua pode ser a cheia, mas se a mulher está menstruando, ela está com a Lua Interna sendo a Lua Nova e a Lua Cheia no céu. Sendo assim, é importante entender que a fase do ciclo é a da de morte e renascimento, que marca o descimento do sangue, mas não deixar de lado o significado de menstruar na Lua Cheia.

Lua externa

A Lua Externa diz respeito à lua que está no céu quando a mulher está menstruando, já que o ciclo menstrual conta o seu início quando o sangue desce. A lua no céu pode ser diferente da Lua Interna sem problema algum.

É natural, hoje em dia, menstruar sem estar sincronizada com o céu. Isso ocorre pela vida mundana em que todas as mulheres estão vivendo. Por esse motivo, quando é falado de Lua Externa será sempre a lua do céu. Poder ser Lua Cheia e a mulher menstruar, então, ela estará com a sua Lua Interna na fase da Lua Nova e sua Lua Externa na Lua Cheia.

Mulheres de lua vermelha

As mulheres que correspondem ao ciclo da Lua Vermelha são as que tendem a ser voltadas para o seu interior. São aquelas mulheres mais intuitivas e com uma visão mais aguçada, voltada não apenas para aquilo que se pode ver e tocar.

Costumam ser mulheres muito exóticas, com muita liberdade em seu modo de viver e não costumam se encaixar muito nos padrões sociais. As energias dessas mulheres são voltadas apenas para o mundo espiritual e o campo mental.

Mulheres de lua branca

As mulheres que fazem parte do ciclo da Lua Branca são mais energéticas, entusiasmadas, comunicativas e criativas, possuem mais as características materna e o desejo de proteção para com o outro, seja com os próprios filhos ou só com o mundo externo mesmo.

São mulheres mais férteis que criam projetos do zero muito rapidamente e são muito espertas. Toda a energia dessa mulher está voltada para o mundo material, ou seja, pode ser que seja uma pessoa que gosta de adquirir muitos bens materiais para si mesma e é assim que sente prazer na vida e nas coisas.

Os anticoncepcionais interferem no significado de menstruar na lua cheia?

aboservente

O uso do anticoncepcional não interfere no significado em si da Lua Cheia, porém, pode interferir no ciclo natural da mulher. Se a mulher faz uso da pílula, e menstrua na Lua Cheia, os significados são os mesmos, porém, pode ser que sem a pílula, o seu ciclo natural e de alma seja outro.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


cultura

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

O dente de leão é a planta dos desejos e está associado a várias lendas e histórias. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Conhecida pela sua beleza e pelo fato de ser rara, a rosa azul traz uma simbologia espiritual muito importante e não deve ser ignorada. Confira os significados!


Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Existem vários símbolos que remetem ao amor. Será que você conhece todos eles? Leia o artigo e confira o significado de cada um!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.