Nossa Senhora das Dores: história, dia, oração, imagem e mais!

Nossa Senhora das Dores: história, dia, oração, imagem e mais!

Quer saber mais sobre o que cerca a história da Nossa Senhora da Dores? Então, você encontrou o lugar certo. Acesse e conheça a oração para a Santa!


Quem é a santa Nossa Senhora das Dores?

Imagem de Nossa Senhora das Dores em Mosaico, com os braços abertos e uma espada cravada em seu peito

Nossa Senhora das Dores é uma das designações que ela recebeu durante a história. Na vida terrestre, Maria, mãe de Jesus, passou por sete dores. E é por causa disso que ela recebeu esse nome. Foi durante a Paixão de Cristo, principalmente, que essa referência foi destacada.

Contudo, o culto referente a esse episódio começou a ser realizado no ano de 1221. Foi na Germânia, que hoje é a Alemanha, que iniciou esse importante momento entre os católicos. É notável falar também que a festa de Nossa Senhora das Dores é celebrada no dia 15 de setembro. Essa festa, porém, teve início na Itália. Continue a leitura e saiba mais detalhes sobre a história de Nossa Senhora das Dores.

História de Nossa Senhora das Dores

Nossa Senhora das Dores com o corpo de Jesus Cristo no colo

Neste tópico, você vai entender mais sobre a história da Santa Nossa Senhora das Dores. Vai conhecer as promessas, os significados e a participação de Jesus Cristo. A companhia de Nossa Senhora é um fator notável para os católicos. A seguir, fique por dentro de tudo.

A origem do culto à Nossa Senhora das Dores

A origem do culto remonta o milênio passado. A devoção à Mater Dolorosa teve início em 1221, na Germânia. Porém, a Festa teve o seu particular começo em Florença, na Itália, no dia 15 de setembro de 1239. São sete as dores que Maria passou durante a Paixão de Cristo, período esse que foi histórico para a fé cristã.

Foi na Germânia, local que hoje é chamado de Alemanha, onde o Mosteiro de Schönau deu início a essa lembrança. A festa, por sua vez, teve origem em Florença pela Ordem dos Servos de Maria (Ordem dos Servitas).

Nossa Senhora das Dores, mãe da humanidade

Quando a Nossa Senhora das Dores passou por aquele sofrimento de ver o seu filho pregado na cruz, muitos outros estavam acontecendo. Não é à toa que a chamam de Mãe da humanidade, sendo Jesus Cristo o sacrifício que mantém a humanidade existindo - é o fruto do ventre de Maria que Deus Pai escolheu como milagre.

Foi através do Espírito Santo, segundo a crença católica, que ela concebeu o ser que salvaria nossos espíritos.

Promessas aos devotos de Nossa Senhora das Dores

Santa Brígida recebeu revelações de Nossa Senhora. Essas revelações foram validadas pela Igreja Católica. A quem rezar sete Ave-Marias será concedido sete graças. Ela também obteve do seu Filho que aqueles que propagarem esta devoção sejam levados dessa vida terrena à felicidade eterna diretamente. As sete graças para quem rezar todos os dias são:

- Nossa Senhora colocará paz em suas famílias;

- Serão iluminados com os Divinos mistérios;

- Ela os consolará em suas penas e os acompanhará nos trabalhos;

- Ela concederá tudo o que você pedir, desde que não se oponha à vontade de Jesus Cristo e à santificação de suas almas;

- Ela os defenderá dos combates espirituais contra os inimigos infernais e protegerá em todos os momentos da sua vida;

- Nossa Senhora assistirá o momento da sua morte e você poderá ver o rosto dela;

Promessas de Jesus a Santo Afonso

O Senhor Jesus revelou ao Santo Afonso algumas graças para quem ser devoto de Nossa Senhora das Dores. Santo Afonso Maria de Ligório foi um bispo, escritor e poeta italiano. As graças prometidas foram:

- O devoto que invocar a divina Mãe pelos merecimentos de suas Dores galgará, antes de morrer, fazer uma verdadeira penitência de todos os seus pecados;

- Jesus Cristo colocará nos seus corações a memória de Sua Paixão, dando-lhes o prêmio do Céu;

- O Senhor Jesus os guardará em todas as tribulações dessa vida, especialmente na hora a morte;

- Jesus os colocará nas mãos de sua mãe, para que deles disponha a seu agrado e lhes obtenha todos os favores.

O simbolismo da imagem de Nossa Senhora das Dores

Imagem de Nossa Senhora das Dores olhando para cima, simbolizada por sete espadas cravadas em seu peito

O simbolismo na crença católica é profundo e cheio de nuances. Nesse tópico, você vai entender cada detalhe do que simboliza a imagem da Nossa Senhora das Dores. Então, continue lendo para saber mais.

O manto azul de Nossa Senhora da Dores

O manto é um vestuário usado em atos solenes. É um grande sinal de dignidade e humildade. Ele também simboliza a separação da pessoa e o mundo. O manto azul de Nossa Senhora representa o céu e a verdade. Já o manto azul escuro representa a virgindade. Este, em Israel, era usado por moças virgem.

A palavra manto ou capa aparece na Bíblia cem vezes e serve para cobrir a nudez, cobrir a intimidade pessoal. Também era usado como traje sacerdotal por indicar preservação, simplicidade, despojamento de orgulho e de egoísmo, humildade. Tudo isso pode representar o manto, que também é chamado de véu.

A túnica vermelha de Nossa Senhora da Dores

A túnica é um elemento importante para diversas religiões. Quando ela é avermelhada, representa a maternidade sagrada de Nossa Senhora das Dores. Na Palestina, as mães usavam essa cor para enfatizar a sua maternidade. Há também o significado da Paixão de Cristo, porque existe muito sofrimento durante a gestação.

Somado ao fato do período doloroso que Jesus passou para nos salvar durante a sua crucificação. Então, o significado do véu de Nossa Senhora das Dores vai muito além da maternidade, pois significa sacrifício para redimir pecados. Assim, a Paixão de Cristo está relacionada a Nossa Senhora da Dores de forma legítima.

O dourado e o branco em Nossa Senhora das Dores

Existem várias representações de Nossa Senhora. Uma dessas formas de atribuição de significados é a cor branca e a cor dourada sob o véu azul. A cor dourada significa a sua realeza. Essa cor, geralmente, tem um significado respeitável e solene. Tudo que tem muito valor recebe essa cor como representação.

O branco está simbolizando, nesse contexto, a pureza e a virgindade. O contraste dessas cores acaba por tornar a imagem de Nossa Senhora das Dores ainda mais significativa e encantadora. Com isso, resumindo, as cores dizem que ela é: Rainha, Mãe e Virgem.

A coroa e os cravos nas mãos de Nossa senhora das Dores

O sofrimento que Nossa Senhora passou está simbolizado com a coroa e os cravos nas mãos dela. Está relacionado ao sofrimento que Cristo suportou para salvar a humanidade. É o sofrimento máximo que Nossa senhora viveu e sofreu.

Em João 19:25, é relatado que Maria ficou em pé junto a cruz. O excesso de dor, por causa do sofrimento do seu filho, é relatado e simbolizado durante todo o processo da Paixão de Cristo.

As sete espadas no coração de Nossa Senhora das Dores

O simbolismo é necessário e importante para diversas culturas e religiões. As espadas são símbolos de guerra, perda, luta e conquista. No caso das sete espadas no coração de Maria temos, então, um grande símbolo materno.

As sete espadas correspondem às setes dores que Maria teve que passar durante sua vida terrena. Todas essas dores estão descritas e situadas na bíblia sagradas.

As sete dores de Nossa Senhora

Capela de Nossa Senhora das Dores, que está com as mãos sob o peito. Na foto, há velas douradas acesas na frente da imagem. No centro, Jesus crucificado.

Neste tópico, você vai entender tudo a respeito dos significados do período que reflete e nomeia Maria como Nossa Senhora das Dores. Você vai ficar sabendo sobre a relação dessas dores com a de Jesus Cristo. Continue lendo para saber tudo a esse respeito.

A primeira dor

Houve muitos sacrifícios durante a época em que Cristo esteve na terra. A primeira dor, segundo a crença católica, está relacionada ao que o Profeta Simeão disse. Ele falou que o filho de Maria receberia uma espada de dor no coração. Isso a fez sofrer.

Os profetas do passado tinham um grau de aferição muito grande. Estavam em contato com Deus de uma forma muito direta e, por causa disso, conseguiam respostas divinas as suas aflições. Essa passagem bíblica pode ser encontrada em Lucas 2,28-35. Temos, com isso, a primeira dor relatada. Essa revelação sinalizou que coisas ruins aconteceriam ao seu filho Jesus.

A segunda dor

Imagine você, com uma criança no colo, tendo que fugir para países completamente diferentes da sua cultura, para que o seu filho não fosse assassinado por ordem de um rei. Essa, segundo a crença católica, é a segunda dor de Nossa Senhora. A Sagrada Família fugiu para o Egito pouco tempo depois de ter ouvido a profecia de Simeão.

Herodes tinha ouvido falar sobre a profecia de quem um novo rei iria governar tudo e a todos. O anjo avisou à Maria para fugir e não aceitar o que Herodes tinha proposto, ela guardou as palavras angelicais, e fugiu. Assim, durante quatro anos, Jesus e sua família se desenvolveram no Egito.

A terceira dor

A terceira dor está relacionada ao fato da perda do menino Jesus durante uma caravana. Quando ele tinha 12 anos, participou de uma peregrinação da Páscoa. Depois disso, todos voltaram para casa, menos Jesus, porque ele ficou discutindo com os Doutores da lei. Nesse meio tempo, ele sumiu por três dias. Maria ficou claramente aflita diante dessa situação.

Quando Jesus voltou para a sua casa, falou que precisava cuidar das coisas de seu Pai. Ficou uma grande lição e um aviso a Maria de tudo que estava para acontecer. Seu filho claramente não era como os outros, e o destino dele deveria ser completado.

A quarta dor

Depois de todas as boas ações que Jesus fez pela humanidade, ele foi condenado injustamente. Esse período foi de muita dor e de muito sofrimento para a sagrada família. Jesus foi condenado como um bandido, e Maria viu tudo isso acontecer de perto. Em lágrimas, esteve com ele até o último momento.

A quarta dor está ligada ao sofrimento antes da crucificação. Nenhuma mãe, mesmo quando o filho é culpado, é capaz de ver tamanho sofrimento de um filho. Mas foi assim que estava escrito para ser, e por causa desse sacrifício a humanidade recebeu a sua última chance de redenção.

A quinta dor

Quando Maria vê o seu filho crucificado, nós temos, portanto, a quinta dor. Depois de todo o sofrimento passado por Jesus, Maria vive a consumação do que Simeão tinha previsto. Não há nada mais cruel do que ver o seu único filho sendo crucificado. Nenhuma mãe aguentaria. Ainda mais no caso de Jesus, que só fez o bem durante a sua passagem aqui na terra.

Essa é a quinta e a mais dolorosa dor. Todo o corpo de Cristo havia sido perfurado, perfurado também ficou o coração de Maria. Cada chaga que foi aberta no corpo de Cristo abria também no coração da Nossa Senhora das Dores.

A sexta dor

Para se certificar de que Jesus realmente estava morto, uma lança atravessou em seu corpo. Está escrito que jorrou sangue e água. E, de perto, Maria acompanhou tudo em pé, próxima da cruz. Temos, então, a sexta dor da Nossa Senhora das Dores, conforme a crença católica. O momento da morte de Cristo é de muita comoção.

Contudo, a promessa da ressurreição fez com que a esperança de o ver novamente fosse um alívio. Mas antes disso, temos a sétima e última dor. É a partir do final das dores que cresce a esperança pela redenção eterna.

A sétima dor

A sétima dor está ligada ao sepultamento de Jesus Cristo. Tomaram o corpo dele e colocaram-no em panos com os aromas, assim como os judeus tinham costume. Jesus foi sepultado em um jardim no local em que foi crucificado. Nesse local, ninguém havia sido sepultado. Era um sepulcro novo.

E, no jardim, levantaram uma pedra e colocaram o corpo de Cristo. São Boaventura disse que Nossa Senhora, antes de sair do local do sepulcro, abençoou a pedra. Segundo a crença católica, essa pedra se tornou sagrada. Maria, a Nossa Senhora das Dores, sai arrasada, dando adeus ao seu Filho.

A devoção a Nossa Senhora das Dores

Escultura de Nossa Senhora das Dores em uma igreja com parede dourada e flores nos pés da imagem.

A devoção a Nossa Senhora das dores acontece com rezas. A meditação consiste em rezar um pai nosso e sete Ave-Marias após cada dor. Nesse tópico, você vai entender sobre os milagres, o dia e como fazer as orações.

Milagres de Nossa Senhora das Dores

Um dos milagres de Nossa Senhora das Dores mais conhecidos é o do vulcão das ilhas canárias. Um franciscano chamou católicos para uma procissão com a imagem da Virgem das Dores, a fim de parar os fluxos de lava.

Esse fato ocorreu em 1730. Alguns dias se passaram, e nada parecia resolver aquela perigosa situação. Até que uma mulher de luto se aproximou de uma garota que cuidava do rebanho de cabras, e disse:

"Filha, vá e diga aos seus pais para falar com os vizinhos para construir o santuário, caso contrário o vulcão entrará em erupção mais uma vez."

Os pais não acreditaram quando a menina disse pela primeira vez. Depois, a mulher apareceu novamente para a menina, e disse para falar novamente com os pais dela. Uma mão nos ombros da menina foi colocada enquanto ela contava aos pais sobre a mulher. Impressionados, levaram a menina para a Igreja Matriz. E iniciaram a construção.

O dia de Nossa Senhora das Dores

Todo dia 15 de setembro, a Igreja Católica celebra duas festas a Nossa Senhora das dores. Essa celebração é um evento muito importante, e serve para relembrar todas as dores que Maria passou durante sua vida quando via o seu Filho sendo injustamente sacrificado.

É um momento de meditação e orações profundas. Essa celebração começou em 1727, pelo papa Bento VIII. Na primeira sexta-feira da semana, é celebrada uma das festas; e a segunda, acontece exatamente no dia 15.

Oração de Nossa Senhora das Dores

A oração de Nossa Senhora das Dores é simples e prática. Por meio de repetições de Ave-Marias e apenas um Pai Nosso, será possível realizar a tão importante oração de forma correta. Então vamos lá: Primeiramente é feito o Pai Nosso, e depois, 7 Ave-Marias para cada dor que Nossa Senhora das Dores teve que passar.

As dores são: a profecia de Simeão, a escapatória para o Egito, os três dias que Jesus esteve perdido, o reencontro com Jesus levando a cruz, sua morte no Calvário, o baixar da cruz e o sepultamento de Jesus. Essas são as 7 dores.

Como Nossa Senhora das Dores auxilia os seus fiéis?

Nossa Senhora das Dores no momento em que Jesus foi tirado da Cruz

Por meio de promessas a quem rezar o terço da Nossa Senhora das Dores, é possível receber auxílio dela. Para isso, peça com todo o coração, fé e intenção. Conforme foi possível analisar, Nossa Senhora das Dores intercede pelos seus filhos para trazer paz em todas as famílias, consolando cada um dos seus fiéis, ajudando em todas as ocasiões que não impeçam a sua evolução espiritual.

Dessa forma, com muita luz, Nossa Senhora das Dores resplandecerá nos seus caminhos, livrando seus devotos de todos os inimigos espirituais, até mesmo em questões nas quais você se sentiu injustiçado.

Além disso, uma das promessas revela que no momento em que cada um partir para a outra dimensão da vida espiritual, na hora da morte, será ela quem irá cuidar do seu espírito, quando será possível ver o seu rosto.

Autor deste artigo

Minha paixão é escrever. Adoro passar o dia escrevendo artigos sobre sonhos e espiritualidade. Trabalho como redator há mais de 5 anos.

Palavras-chave relacionadas


orações

Artigos relacionados


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Confira diversas orações e simpatias que invocam o poder de São Cosme e Damião, conhecidos pelo altruísmo, generosidade e doação!


Novena de prosperidade: Confira essas orações e salmos que irão ajudar!

Novena de prosperidade: Confira essas orações e salmos que irão ajudar!

A novena é um instrumento devocional muito poderoso. Neste artigo você conhecerá a novena da prosperidade, como realizá-la e a sua magnífica influência!


Oração para dormir rápido: para relaxar, dormir em paz, acordar bem e mais!

Oração para dormir rápido: para relaxar, dormir em paz, acordar bem e mais!

Dormi bem é fundamental para o corpo e para a mente. Confira aqui como você pode dormir rapidamente por meio das preces e outras informações relevantes!


Quem é o meu anjo da guarda? Descubra pelo nascimento, pelo seu nome e mais!

Quem é o meu anjo da guarda? Descubra pelo nascimento, pelo seu nome e mais!

O anjo da guarda é um ser celestial que oferece proteção e estabelece um relacionamento próximo com as pessoas. Quer saber mais? Leia o nosso artigo completo.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.