O que é pranayama: significado, benefícios, como fazer e mais!

O que é pranayama: significado, benefícios, como fazer e mais!

O pranayama é uma pratica essencial do Yoga relacionada à respiração, capaz de aumentar a longevidade e a saúde. Conheça todos os seus aspectos aqui!


O que é pranayama?

pessoa praticando pranayama.

Pranayama é o exercício de condução da respiração. No yoga, a respiração é associada à força vital, na medida em que compreende essa energia que possibilita a continuidade da vida. Por essa razão, o pranayama compreende uma técnica capaz de prolongar a vida e garantir maior saúde, na medida em que otimiza esse processo de nutrição das células com a energia vital.

Neste artigo, você vai conhecer melhor todas as questões relevantes para o exercício do pranayama, como seu significado, seus benefícios e até algumas técnicas para começar a praticar. Confira!

Significado de pranayama

Pessoa praticando pranayama.

O pranayama consiste na prática de exercícios essencialmente de respiração, que levam ao melhor estado do corpo de uma forma geral. De forma imediata, o pranayama alivia o stress, melhora a concentração e garante maior estabilidade ao corpo e à mente.

No longo prazo, é capaz de curar doenças e aumentar a longevidade do ser-humano, na medida em que garante a manutenção da saúde das células do corpo. A seguir, estão alguns dos aspectos essenciais do pranayama, como o que é prana, sua relação com a consciência e inconsciência, pranayama e os chakras e mais. Acompanhe!

O que é prana?

Para fazer corretamente os exercícios do Pranayama, é essencial entender o que é prana. Na filosofia hindu, adotada pelo Yoga, prana é a energia vital, que alimenta tudo o que é vivo. Trata-se de uma fonte biológica, mas também espiritual.

Sendo assim, os exercícios do pranayama existem para trabalhar o fluxo do prana por todo o corpo, o que, muitas vezes, é deixado de lado no mundo acelerado ocidental. O prana é responsável pela saúde dos tecidos de uma forma geral, levando à longevidade e à cura de muitas doenças.

Significado da palavra “pranayama”

A palavra pranayama é composta por duas outras que têm significados específicos, sendo prana a força vital e yama o controle, a restrição ou o canal. Dessa forma, o pranayama seria justamente essa capacidade de capacidade de canalizar a força vital.

Além disso, Yama também está associado ao deus da morte no Yoga. Nesse caso, há uma interpretação alegórica da respiração como o equilíbrio entre a vida e a morte, na medida em que só há vida enquanto o ser estiver respirando.

Pranayama e o yoga

O pranayama é, em geral, trabalhado no Yoga, pois é uma das bases da estabilidade buscada por essa prática.

O Yoga, para além de um exercício para o corpo, é um exercício para a mente. A capacidade de combinar a postura e a respiração é essencial para sua evolução. Por essa razão, praticar o pranayama conjuntamente com as posturas físicas é o caminho no Yoga para atingir o equilíbrio absoluto.

Pranayama e os nadis

Os nadis são as terminações nervosas do corpo que absorvem a energia do prana. É por meio deles que o alinhamento promovido pelo pranayama, de fato, acontece. Podem ser considerados canais sutis, por onde essa energia circula. A obstrução desses canais está associada ao surgimento de doenças.

Ao todo, são 72 mil nadis, mas podem ser identificados 3 principais, que representam o masculino, o feminino e um central, por onde toda a energia circula, quando corpo, mente e espírito estão em equilíbrio.

Consciência e inconsciência

Um dos objetivos maiores da vida para o Yoga é a transformação do que é inconsciente para consciente. Nesse contexto, o pranayama desempenha um papel de ponte entre o consciente e inconsciente. Trata-se da expansão da força da vida.

Assim, o pranayama é importante, porque estabelece esse contato entre mente, corpo e espírito. Por isso, age como orientador da consciência. Seu exercício é, portanto, uma verdadeira passagem para a evolução consciente.

Corpo como veículo de energia

Segundo a filosofia do Yoga, o corpo é um verdadeiro veículo de energia e o estudo do prana e os exercícios de pranayama são formas de observar esse funcionamento.

Nessa lógica, a vida é uma energia pulsante em que o corpo é a própria fonte. A canalização dessa energia, por sua vez, seria capaz de otimizar esse processo e, na medida em que a energia fosse melhor conduzida, o corpo e a mente se beneficiariam. O pranayama, portanto, ajuda a fazer funcionar o mecanismo, que faz do corpo um veículo de energia.

Pranayama e os chakras

Os chackras são os centros de energia que ordenam o corpo humano, cada um sendo associado a um conjunto de situações e emoções que orientam o ser para a evolução. O pranayama, nesse contexto, é o combustível para o processo energético que é acolhido pelos chakras.

Por essa razão, praticar o pranayama é essencial também para manter o alinhamento dos chakras e alimentar cada centro de energia da forma correta.

Benefícios do pranayama

Pessoa praticando pranayama.

São infinitos os benefícios do pranayama na vida do praticante. Esse exercício, se feito diariamente, melhora significativamente problemas de stress e ansiedade, leva à perda de peso e garante maior equilíbrio para o corpo e a mente.

Isso acontece porque, de uma forma geral, o pranayama aumenta a energia vital presente em cada tecido e a melhora do fluxo favorece o equilíbrio do sistema como um todo. A seguir, estão alguns dos principais benefícios adquiridos pela prática diária do pranayama. Acompanhe!

Diminui o estresse

Na vida corrida, parar e respirar pode parecer algo muito difícil e sem sentido, mas é justamente esse o único caminho efetivo para recuperar a paz de espírito necessária para realizar todas as tarefas. Ao realizar o pranayama no dia-a-dia, você reduz os níveis de estresse e ansiedade. Assim, consegue se concentrar melhor e decidir com consciência.

Então, não por outra razão, o procedimento indicado para crises de ansiedade é a respiração pausada. O pranayama propõe justamente trazer essa prática para o dia-a-dia, para que você mantenha sempre os níveis de stress baixos, garantindo maior qualidade de vida.

Ajuda a perder peso

A ansiedade e a falta de tempo são os dois principais fatores que levam ao ganho de peso. Para isso, o exercício do pranayama auxilia a combater esses dois fatores. Assim, além de não estar o tempo todo ansioso, o que ajuda a tomar melhores decisões sobre o que comer, você toma maior consciência sobre o que é bom para a sua saúde e deixa de querer alimentos nocivos, como fast-food e ultraprocessados.

O resultado disso é a perda de peso de forma natural e com saúde. Além disso, muitos exercícios do pranayama, se feitos corretamente, queimam a gordura localizada da barriga.

Auxilia o sistema linfático

O sistema linfático é responsável por transportar os líquidos do corpo, principalmente as células de defesa, tão importantes para a manutenção da saúde como um todo. No entanto, a respiração acelerada é responsável pelo acúmulo de líquidos, o que traz a sensação de inchaço e pode acarretar em vários problemas mais sérios, com o passar do tempo.

Assim, com a prática do pranayama, é possível reverter essa situação. Os exercícios impulsionam o sistema linfático, reduzindo a sensação de inchaço e aumentando a eficiência dos tecidos. O efeito é o mesmo de uma drenagem linfática feita por esteticistas, mas de forma natural.

Aumenta o brilho da pele

A respiração corretamente trabalhada é responsável pela saúde dos tecidos de uma forma geral e não é diferente com a pele. Assim, realizando o pranayama, você também tem os benefícios dos cuidados com a pele, sem gastos e de forma natural.

A infinidade de cremes e tratamentos pode ser substituída pelo exercícios respiratórios, em que a elasticidade e a saúde das células vem naturalmente. O resultado é uma pele brilhante e saudável.

Traz energia

A filosofia hindu, de uma forma geral, trabalha com a ideia de que o corpo é, por si só, um centro de energia vital, da qual depende toda a existência. Nesse sentido, a respiração e o prana são a fonte maior de circulação dessa energia.

Assim, trabalhar corretamente esse fluxo significa potencializar a energia vital. Por essa razão, pelo pranayama, você adquire maior energia para as tarefas diárias, reduzindo o stress e a ansiedade. Resumindo, é sobre viver plenamente a energia que é oferecida de presente todos os dias pela vida.

Harmoniza o corpo

Por se tratar justamente desse fluxo de energia que rege a vida, incluir o pranayama em suas atividades diárias é uma forma de harmonizar todo o seu corpo. A respiração incorreta não está apenas associada ao ganho de peso, mas a todo o tipo de acúmulo de energia que causa desequilíbrio.

Assim, com esses exercícios, você se torna capaz de melhorar a forma física, a respiração e até o equilíbrio, incluindo sua capacidade de andar, correr e fazer atividades diárias, manuais ou intelectuais. Dessa maneira, é uma forma de promover a harmonia do corpo, de uma forma geral.

Como fazer o pranayama

Pessoa praticando pranayama.

Tão importante quanto o método do pranayama em si são as condições do ambiente e principalmente do seu interior para a prática. Assim, é indispensável que você esteja em um ambiente em que consiga se concentrar e se entregar ao exercício.

Também é importante que esteja devidamente acomodado e que não tenha distrações ao redor, se possível. A seguir, estão algumas dicas sobre como fazer o pranayama, como a preparação e a respiração alternada. Confira!

Preparação

É essencial que o ambiente para o exercício do pranayama seja acolhedor. Você pode colocar óleos essenciais, incensos e uma música de relaxamento, para acelerar o processo todo.

Também é muito importante que esteja confortável. Você deve permanecer em um local em que possa estar de pernas cruzadas e com a coluna ereta. Por ser um exercício de respiração, é muito importante que o ar possa circular tranquilamente por todo o seu corpo e, para isso, a postura faz toda a diferença.

Respiração alternada

A melhor forma de treinar a sua respiração para o pranayama é pela respiração alternada. Para fazê-la, você deve primeiramente tampar uma das narinas com o dedo polegar e inspirar profundamente. Após encher o pulmão de ar, deve trocar de lado o polegar e expirar com a narina que estava tampada anteriormente.

Esse processo deve ser repetido inicialmente 5 vezes. Com o tempo, o ideal é realizar 12 minutos desse exercício por dia. Quando chegar nesse objetivo, você estará em um ponto de evolução do seu pranayama.

Exercícios de pranayama

Pessoa praticando pranayama.

Conforme já esclarecido anteriormente, a prática do pranayama inclui alguns exercícios sobretudo de respiração, que garantem a melhoria da saúde mental e física como um todo. Sendo assim, é possível praticar diferentes exercícios, para trabalhar áreas distintas da conjuntura corporal e obter benefícios diversos a partir disso.

A seguir, você vai conhecer os principais exercícios de pranayama, que incluem a respiração coerente, a respiração antiestresse e a respiração energizante. Acompanhe!

Respiração coerente – Adhama Pranayama

Adhama significa “inferior” e seu exercício se refere à parte inferior do diafragma. Portanto, é bem simples de fazer o exercício, pois ele serve mais para iniciar a respiração consciente do pranayama, do que para forçar algum movimento não espontâneo.

Assim, o ideal é que você se deite de barriga para cima, com as mãos sobre o umbigo. Em seguida, deve se concentrar nas suas respirações, percebendo os movimentos de inspiração e expiração, por 10 vezes. Após esse período, você deve contrair o abdômen mais do que o normal, todas as vezes que expirar. A ideia é expulsar todo o ar parado no diafragma, para aumentar a circulação do prana.

Respiração antiestresse – Kapalabhati Pranayama

Kapalabhati Pranayama significa mente brilhante e faz referência à sensação de leveza e clareza mental que há, depois do exercício. Esta é uma das seis purificações do Hatha Yoga e visa a limpeza das vias respiratórias. Para realizar o pranayama, você primeiro deve expirar fortemente, para tirar todo o ar de seus pulmões.

Em seguida, inspire levemente, sem reter o ar, e volte a expirar com vigor. Essa expiração reforçada serve para promover a limpeza e você pode chegar a deixar escorrer o muco das narinas e contrair bastante o abdômen. Esse processo é muito positivo para fortalecer o sistema respiratório e os órgãos internos.

Respiração energizante HA – Pranayama

No pranayama, a respiração HA é feita para garantir vitalidade e exercitar corpo e mente. O processo consiste em deixar os cotovelos dobrados, com as palmas para cima. Ao exalar o ar dos pulmões, você deve falar um HA, para aumentar a intensidade. Ao mesmo tempo, você deve baixar os braços e virar as palmas das mãos para baixo.

Assim, os movimentos em conjunto aumentam o fluxo de energia em diferentes pontos do corpo ao mesmo tempo.

Qual é o objetivo do pranayama?

Pessoas praticando pranayama.

O objetivo do pranayama é alinhar o fluxo de energia do corpo, o que se faz por meio dos exercícios da respiração pausada. Isso porque, ao conseguir observar o movimento e o ritmo desses impulsos vitais, há o equilíbrio das funções do corpo e a revitalização de todos os tecidos.

Assim, o pranayama é, com certeza, o exercício mais importante para o ser-humano, pois por meio dele é possível afastar estresse e ansiedade, perder peso e estabelecer o equilíbrio entre corpo e mente. O desempenho do corpo como um todo melhora, quando há a prática do pranayama!

Autor deste artigo

Graduada em direito, larguei a profissão para me dedicar ao que realmente me interessou em tudo isso: as palavras. Viajante e mais madura, começo a entrar no mundo mágico da espiritualidade com a fé de que o sobrenatural é o nosso guia na Terra para alcançar a iluminação. O conhecimento é a chave e a busca é o caminho. O Amor é a verdade.

Palavras-chave relacionadas


cultura bem-estar

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

O dente de leão é a planta dos desejos e está associado a várias lendas e histórias. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Conhecida pela sua beleza e pelo fato de ser rara, a rosa azul traz uma simbologia espiritual muito importante e não deve ser ignorada. Confira os significados!


Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Existem vários símbolos que remetem ao amor. Será que você conhece todos eles? Leia o artigo e confira o significado de cada um!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.