Significado de Mercúrio Retrógrado no Mapa: nas casas, signos e mais

Significado de Mercúrio Retrógrado no Mapa: nas casas, signos e mais

Mercúrio, o planeta da comunicação, pode ser um pouco complicado quando está retrógrado. Descubra agora como isso afeta a sua vida!


Significado geral de Mercúrio Retrógrado para Astrologia

Dado com o símbolo de mercúrio.

Mercúrio é o planeta da comunicação. Por isso, ele fala sobre a expressão criativa humana, ou seja, como informamos os nossos sentimentos e as nossas emoções, como compartilhamos com os outros aquilo que pensamos e o que vibra em nosso interior.

Contudo, quando ele está retrógrado, significa que essa comunicação fica invertida. As pessoas tendem a estar mais preocupadas com as formas dos sentimentos, isto é, com a vitrine das emoções, do que com o interior profundo e interno.

Além disso, Mercúrio é composto por uma tríade entre Alma, Espírito e Matéria, a qual simboliza a totalidade humana. Quando retrógrado, essa tríade entra em desequilíbrio e as relações podem ficar um pouco complicadas, dado que a comunicação se desequilibra em conjunto.

Personalidade e Carma de Mercúrio Retrógrado

Planeta Mercúrio.

Mercúrio retrógrado é um assunto sério para a astrologia. Ele é capaz de definir uma personalidade específica quando aparece no mapa astral de uma pessoa, além de ser responsável por ditar alguns rumos da vida coletiva. A seguir, você descobrirá qual a melhor maneira de lidar com o Mercúrio retrógrado!

Mercúrio Retrógrado

Mercúrio é o planeta da comunicação e o seu estado retrógrado pode resultar em um momento de bastante desavença, falhas e conflitos entre as pessoas, sobretudo nas suas relações interpessoais.

Nesse sentido, a principal dica para a fase retrógrada do Mercúrio é: tenha calma, pense antes de agir e, principalmente, não tome grandes decisões. O Mercúrio retrógrado torna tudo mais complicado e denso, de modo que inverte a nossa comunicação, bem como nossa capacidade técnica e racional de lidar com as situações.

Como esse planeta inverte a capacidade clara do pensamento, não conseguimos perceber todas as nuances de uma situação, o que pode levar a decisões equivocadas e que podem gerar arrependimentos futuros.

A Personalidade de Mercúrio Retrógrado

A personalidade de Mercúrio retrógrado tende a ser um pouco confusa quanto às ideias comunicadas. Quando esse planeta se encontra em estado invertido, no mapa astral, o indivíduo tem muitas ideias inovadoras, mas sente dificuldade ao expressá-la para outras pessoas.

Por isso, geralmente são pessoas que não se dão bem em reuniões e apresentações de trabalho, especialmente quando a sala está cheia de avaliadores. O trabalho ou projeto em si pode estar incrível, de modo que a falha está na maneira como se expressa aos outros.

Pessoas que tem Mercúrio retrógrado no mapa têm mais facilidade para o desenho e a escrita, pois a comunicação através da fala pode se dar de modo truncado, confuso e perdido, sendo difícil inserir os demais na mesma linha de raciocínio.

A sensação de afastamento com a Sociedade

A sensação de afastamento com a sociedade é um outro efeito possível na personalidade de alguém que tem o Mercúrio retrógrado no mapa astral. Ao contrário de quem tem Mercúrio em movimento direto no mapa astral, o estado retrógrado cria uma ideia de individualidade forçada, o que costuma ter como consequência pessoas introvertidas e que aprendem a ser autossuficientes.

Pode acontecer de o indivíduo buscar, com afinco, sentir-se (re)inserido na coletividade. Isso se dá através de um excesso de enfatização das próprias ideias, tentando mostrar para os outros o seu valor pessoal através do pensamento e das coisas que é capaz de criar.

Em outras palavras, é a maneira que a pessoa encontra de provar sua relevância para a sociedade como um todo. Entretanto, esse gesto tende a criar mais desconforto e acaba não resolvendo a situação. As demais pessoas, ao serem quase bombardeadas pelas ideias de alguém com Mercúrio retrógrado, se sentem ansiosas e perdidas, sem saber o que fazer com tantas informações recebidas em conjunto.

A Concentração em Mercúrio Retrógrado

A concentração em Mercúrio retrógrado é um ponto positivo para esse tipo de personalidade. Essas pessoas tendem a ser excelentes alunos, sobretudo em áreas de estudo que demandam pensamento racional, lógico e matemático.

Pode acontecer de a pessoa demorar até compreender ideias mais difíceis, devido ao planeta da comunicação estar invertido em seu mapa, mas isso será facilmente resolvido uma vez que a barreira da expressão truncada for ultrapassada.

Para isso acontecer, basta o indivíduo se sentir confortável com a outra pessoa e estabelecer confiança. Então, a comunicação poderá fluir de uma maneira mais dinâmica, facilitando o aprendizado.

Mercúrio Retrógrado e o Carma

A combinação entre Mercúrio retrógrado e o Carma resulta em uma dificuldade para lidar com os relacionamentos. Nesse caso, a pessoa em questão tende a projetar, nos outros, facetas de relacionamentos antigos e passados.

É como se houvesse uma tentativa de representação que, na verdade, não condiz com a realidade. Desse modo, esse fator pode dificultar as relações com pessoas que tem Mercúrio retrógrado no mapa, pois o seu Carma de relações antigas volta e se reatualiza em relações contemporâneas.

Cada pessoa é um ser único e por isso cada relação também vai ser especial, tendo as suas peculiaridades, dificuldades e potências. Por isso, foque em viver o presente e busque ajuda para resolver situações passadas que não tiveram um ponto final.

Mercúrio Retrógrado nos Signos

Dado com o símbolo de mercúrio.

O Mercúrio, planeta da comunicação, ganha sentidos invertidos quando está retrógrado no mapa astral. Contudo, esses efeitos também se transformam conforme o signo onde ele está. Você descobrirá, a seguir, como esse planeta influencia os 12 signos do zodíaco!

Mercúrio Retrógrado em Áries

Mercúrio retrógrado em Áries pressupõe julgamentos ansiosos, apressados e por vezes desnecessários, tomados com base em algo que não condiz com a realidade.

Na verdade, as pessoas que tem Mercúrio retrógrado no signo de Áries tendem a fazer maus julgamentos, de modo que sempre esperam o pior das pessoas com as quais convivem. Nesse caso, quando pensam ter percebido um lado ruim de alguém, é extremamente difícil reverter essa percepção.

Mercúrio Retrógrado em Touro

Mercúrio retrógrado em Touro tem uma palavra-chave: cautela. As pessoas que têm esse planeta retrógrado no signo de Touro tendem a pensar muito bem antes de agir ou tomar uma decisão. Elas ponderam, fazem listas, avaliam minuciosamente uma situação até decidir algo.

Mesmo após já ter tomado uma decisão, é comum essas pessoas seguirem revivendo o momento em questão, fazendo uma (re)avaliação constante da escolha.

Também se trata de uma personalidade que valoriza percursos longos e árduos, pois pensa que assim é possível alcançar resultados mais concretos e consistentes. A famosa frase “tudo que vem fácil, vai fácil” não se aplica para esse tipo de indivíduo, já que eles preferem batalhar muito e trilhar o percurso mais difícil.

Mercúrio Retrógrado em Gêmeos

Mercúrio retrógrado em Gêmeos representa uma personalidade com grande capacidade de mutabilidade, transformação e alternância entre os pensamentos que surgem. Há uma abertura para experienciar diferentes frequências mentais, o que abre para a criatividade, embora as ideias parecem um pouco confusas em alguns casos.

Além disso, também são pessoas com uma facilidade incrível de captar a essência dos outros, o que ajuda a compensar a dificuldade de comunicação imposta pelo Mercúrio retrógrado.

Mercúrio Retrógrado em Câncer

Mercúrio retrógrado em Câncer apresenta uma personalidade com necessidades ambíguas, onde a busca por equilíbrio e independência é um objetivo para a vida inteira.

Isso porque, a pessoa tende a necessitar de apoio para fertilizar suas ideias, ao mesmo tempo que isso se relaciona com a grande sensibilidade em relação as outras pessoas.

Mercúrio Retrógrado em Leão

Mercúrio retrógrado em Leão apresenta uma personalidade empreendedora e que tem como objetivo principal transformar o mundo. Contudo, o excesso de ação pode resultar em alguém com linhas autoritárias e que não exerce a empatia.

Podem ser pessoas com tendência a inveja, pois quando veem um grande projeto do qual não fizeram parte, acabam se sentindo excluídos e menosprezados.

Outro ponto importante é a tendência ao orgulho. Isso porque, o indivíduo pensa que as suas ideias são sempre as melhores e dificilmente aceitam trabalhar em grupo, julgando que o restante da equipe não tem a mesma capacidade intelectual que ele.

Mercúrio Retrógrado em Virgem

Mercúrio retrógrado em Virgem abre para uma personalidade altamente decidida e convicta de seus ideais. As pessoas que tem esse planeta da comunicação retrógrado em seu mapa astral geralmente trazem fortes posicionamentos sobre o que julgam ser certo e errado, de modo que raramente mudam de opinião.

Esse fator pode gerar uma tendência ao lado frio e calculista nas relações, sendo pessoas metódicas e racionais. Por esse motivo, gostam de relações mais abertas, onde enxergam a possibilidade de exercitar a sua individualidade em vez de estarem sempre próximos dos demais.

Mercúrio Retrógrado em Libra

A pessoa que tem Mercúrio retrógrado em Libra, no mapa astral, tende a mesclar o passado e o presente para construir uma perspectiva de futuro. É comum acontecer de o indivíduo viver o presente intensamente, ao mesmo tempo que pensa, em alguns momentos, se pessoas do seu passado aprovariam as decisões que toma no momento atual.

Isso expressa uma faceta cármica do Mercúrio retrógrado, ou seja, aquela onde pessoas e relacionamentos antigos seguem influenciando as relações atuais. Nesse sentido, quando esse planeta da comunicação está retrógrado em Libra, esse Carma ganha força e pode ditar as regras da vida.

Mercúrio Retrógrado em Escorpião

Pessoas com Mercúrio retrógrado em Escorpião costumam ter sucesso no campo da ciência, especialmente no que diz respeito a Arqueologia.

Isso porque, são pessoas que tem facilidade para cavar coisas do passado e usá-las de modo sábio no presente. Em vez de acessar uma faceta ruim da ordem cármica do Mercúrio retrógrado, elas conseguem puxar um lado positivo e encontrar, nessa escavação metafórica, aspectos relevantes no mundo contemporâneo.

Além disso, também são indivíduos com uma individualidade positiva, pois conseguem reconhecer sua alma interior ao mesmo tempo que exercem a empatia com o próximo.

Mercúrio Retrógrado em Sagitário

Mercúrio retrógrado em Sagitário indica uma alma perdida que precisa de ajuda constante para se encontrar. Contudo, ao se encontrar, pode vir a se perder de novo e por esse motivo o auxílio que recebe precisa ser rotineiro.

Trata-se de uma alma perdida porque ela vaga, sem rumo, em busca de algo que lhe dê valor na vida. Nesse caso, são pessoas que muitas dificuldades de concentração, pois vivem com a cabeça no mundo da lua e não conseguem focar em algo específico.

Isso torna difícil a escolha de uma profissão, por exemplo. Não é difícil encontrar alguém com Mercúrio retrógrado em Sagitário que trocou de função inúmeras vezes em um curto período de tempo.

Mercúrio Retrógrado em Capricórnio

Quem tem Mercúrio retrógrado em Capricórnio apresenta uma personalidade com grande facilidade para encontrar, identificar, trabalhar e transformar um erro. Por isso, são pessoas que alta maleabilidade e amadurecem muito rápido.

Quando notam que erraram em algo, sabem reconhecer com humildade e corrigir o problema com bastante agilidade. Em vez de se martirizarem com esse equívoco, são pessoas que internalizam a possibilidade de aprendizado e acabam de fato evoluindo com a situação.

Mercúrio Retrógrado em Aquário

Mercúrio retrógrado em Aquário significa uma alta capacidade de evolução através da empatia. Trata-se de pessoas que buscam a transformação de si, mas sabem fazer isso sozinhos, sem se apoiar negativamente em outras pessoas.

Nesse sentido, caso venham a precisar de apoio, o indivíduo não apenas usa a outra pessoa, mas também compartilha com ela o caminho de luz encontrado. Por esse motivo, Aquário é considera um dos melhores signos para Mercúrio estar retrógrado, pois é onde há uma maior chance de equilíbrio e compensação.

Mercúrio Retrógrado em Peixes

Mercúrio retrógrado em Peixes abre para uma confusão mental muito grande, onde a consciência não consegue estabelecer parâmetros próprios e acaba vagando entre as ideias.

A confusão surge, nesse sentido, devido a ausência de foco e dedicação em uma única ideia. O indivíduo somente encontrará paz de espírito quando conseguir trabalhar com maior profundidade uma ideia por vez, ao invés de seguir tentando abraçar o mundo sozinho.

Outro ponto a ser levado em consideração é a abertura para a imaginação e a fantasia. Isso pode ser algo positivo, já que abre para a criatividade. Contudo, em excesso, pode agravar o sentimento de perdição e ausência de foco.

Mercúrio Retrógrado nas Casas

Símbolo de mercúrio.

Até aqui, você já compreendeu como se dá a relação entre Mercúrio retrógrado e cada signo do zodíaco.
Contudo, outro fator que afeta a personalidade de cada indivíduo é o número da casa onde ele se encontrava no momento do nascimento. Veja, a seguir, como isso diz muito sobre você!

Mercúrio Retrógrado na Casa 1

Pessoas com Mercúrio retrógrado na Casa 1 se tornam um grande receptáculo de energias e pessoas, não sabendo impor um filtro nas relações construídas. Nesse sentido, pode acontecer de a pessoa se ligar a outras muito jovens e imaturas em uma espécie de “Maria vai com as outras”.

Dito de outro modo, é alguém altamente influenciável, o que pode acabar gerando problemas no âmbito pessoal por se colocar em situações delicadas e emboscadas. Isso também acontece porque se trata de alguém com um eterno espírito de criança, sendo carente e demandando atenção constante das pessoas a sua volta.

Mercúrio Retrógrado na Casa 2

Mercúrio retrógrado na Casa 2 é algo bastante ambíguo. Pode ser que a pessoa lide muito com as ideias e os pensamentos, sendo criativa na hora de resolver problemas pessoais. Contudo, também pode acontecer de ela se perder nessas ideias, pois acaba tendo-as como raízes muito profundas e isso trava a apreensão de outras perspectivas.

Trata-se, ainda, de pessoas que dão grande importância para o dinheiro. Nesse sentido, é comum encontra-las buscando ter uma vida de luxo e conforto, sem precisar passar por dificuldades financeiras.

Mercúrio Retrógrado na Casa 3

A personalidade de quem tem Mercúrio retrógrado na Casa 3 é altamente comunicativa, como é comum do planeta da comunicação. Contudo, estando ele em posição invertida, essa forma de expressão pode acontecer com base no medo e na insegurança.

Pessoas que tem esse traço em sua personalidade, a partir do mapa astral, têm muito para falar, mas medo de não serem compreendidas. Hoje em dia, sabemos que as interpretações equivocadas são uma realidade, e esse contexto é bastante assustador para o Mercúrio retrógrado na Casa 3.

Mercúrio Retrógrado na Casa 4

A infância é muito importante na personalidade de Mercúrio retrógrado na Casa 4. O fator cármico atua a partir dessa experiência infantil, indicando que nessa fase a pessoa teve acesso aos seus pensamentos mais importantes.

Isso pode abrir para a criatividade, mas também pode ser negativo no sentido de que dificulta o amadurecimento do pensamento. Afinal, uma coisa é valorizar ideias antigas, do tempo da infância, e outra é não deslocar esse pensamento para o momento atual e suas respectivas condições.

Mercúrio Retrógrado na Casa 5

Mercúrio retrógrado na Casa 5 cria muitas ideias na mente do indivíduo. Contudo, são ideias tão mirabolantes que às vezes se tornam impossíveis de serem tiradas do papel. Por esse motivo, trata-se de pessoas criativas e inovadoras, porém com grande dificuldade de execução de projetos.

São melhores gestores e orientadores do que responsáveis por colocar a mão na massa. Também são pessoas introvertidas, se sentindo confortáveis para serem elas mesmas somente dentro do seu círculo de confiança.

Mercúrio Retrógrado na Casa 6

Quando o planeta da comunicação está na Casa 6 de um mapa astral, significa que o indivíduo reconhece as suas falhas internas e busca melhorá-las através da ajuda ao próximo. Costumam ser pessoas com prazer em fazer o bem, com tendência para trabalhos humanitários e voluntariado.

Contudo, é importante cuidar para que essa ajuda aos outros não se ampare em aspectos egoístas, pois o impulso advém da necessidade de resolver questões pessoais. Por isso, o ideal é manter a terapia como rotina para que o bem ao próximo seja feito de modo humildade e com foco na coletividade.

Além disso, as pessoas com Mercúrio retrógrado na Casa 6 também tendem a ser muito críticas consigo mesmas, julgando seus erros como coisas do fim do mundo e incontornáveis. Na verdade, esse fator é mais um agravante que deve ser trabalho com ajuda de um profissional, durante a terapia.

Mercúrio Retrógrado na Casa 7

O indivíduo que tem Mercúrio retrógrado na Casa 7, no mapa astral, costuma enfrentar muitas dificuldades no decorrer da vida, tendo em vista que essa casa é a mais complicada para se ter o planeta da comunicação.

Não raras vezes, essas pessoas julgam muito a si mesmas através dos olhares alheios, o que dificulta uma emancipação frente ao que os outros pensam. Elas estão sempre preocupar em agradar e serem bem vistas e acabam, por esse motivo, vivendo presos nas opiniões dos demais.

Também têm tendência para frustrações no casamento, mas também em outras relações amorosas que venham a ter antes de escolher o parceiro ideal. Essa frustração se estende, em alguns casos mais graves, para a família e o trabalho, podendo compreender uma vida triste e sem propósito.

Essa dependência da opinião dos outros também aparece com força no momento de tomada de decisão. Isso porque, a pessoa que tem Mercúrio retrógrada na Casa 7, acaba esperando que os outros lhe digam qual melhor caminho seguir, sem ter capacidade para escolher sozinho e com a independência necessária à vida adulta.

Mercúrio Retrógrado na Casa 8

Problemas sexuais podem surgir no contexto de quem tem Mercúrio retrógrado atuando na Casa 8 do mapa astral. Isso porque são pessoas que se constrangem com facilidade e por vezes não veem sentido nas relações físicas.

Nesse contexto, acabam priorizando relações emocionais e afetivas entre as pessoas, não priorizando o contato físico e concreto, ou seja, o toque sensível na pele.

Um ponto negativo é que, mesmo valorizando relações que ficam na ordem imaterial, essas pessoas têm uma enorme dificuldade para expor o que realmente sentem e pensam. Nesses casos, não conseguem ser sinceros e francos e isso acaba deixando a troca truncada e pouco profunda.

Mercúrio Retrógrado na Casa 9

Se você tem Mercúrio retrógrado na Casa 9, pode considerar estudar filosofia ou trabalhar com algo que lhe permita criar insights inovadores e diferentes. Um ponto interessante é que essa veia filosófica tende a ter foco nas trivialidades do dia a dia, ou seja, é no banal que você encontra a potência da vida. Isso não é necessariamente ruim, pois é apenas o lugar onde encontra espaço para ser criativo.

Nesse sentido, a criatividade não precisa estar em um espaço altamente potente e profundo. Para você, basta um breve olhar ao redor para que um insight ou uma compreensão surpreendente surja em sua mente.

Mercúrio Retrógrado na Casa 10

A busca por um sentido na vida faz parte integralmente da personalidade de quem tem Mercúrio retrógrado na Casa 10. São pessoas com tendência para o olhar no futuro a partir do passado, ou seja, usam a inversão do planeta ao seu favor.

É comum que essas pessoas sejam vistas como velhas demais para a sua idade, pois elas vivem de fato na inversão de Mercúrio. Quando jovens, assumem características e gostos de pessoas mais idosas. Quando idosas, gostam de se divertir como pessoas jovens.

A vivacidade dessa inversão faz com que essas pessoas adorem compartilhar sabedoria com os demais. É assim que reconhecem sua identidade pessoal, seu diferencial e sua habilidade de comunicação.

Mercúrio Retrógrado na Casa 11

Praticidade e técnica são palavras-chave quando se fala em Mercúrio retrógrado na Casa 11. As pessoas que tem esse aspecto no mapa astral costumam ser altamente racionais e lógicas, com um pensamento voltado para os números.

Contudo, isso também se mescla com a tendência à solidão. São pessoas que adoram passar um tempo sozinhas, em seu cantinho preferido no mundo, e preferência sem ser incomodados.

Nesse contexto, tal solidão pode resultar em um descaso sexual, ou seja, as relações sexuais não são prioridade e pode acontecer de essas pessoas passarem a vida inteira sem ter um único contato pele-com-pele.

Mercúrio Retrógrado na Casa 12

As pessoas que tem Mercúrio retrógrado na Casa12 são profundamente respeitosas e empáticas. Contudo, são inteligentes, independentes e autossuficientes, de modo que sabem se virar sozinhas e identificam sua sensibilidade com muita clareza.

Mesmo tendo esse aspecto da independência como um traço muito forte, são pessoas que também sabem reconhecer essa inteligibilidade nos outros, o que permite uma empatia muito bonita nas relações construídas.

Os Planetas Retrógrados

Planetas do sistema solar.

Vimos, até aqui, como o Mercúrio retrógrado influencia a personalidade do indivíduo através do mapa astral, conforme o número da casa onde ele se encontra. Mas, afinal, o que são planetas retrógrados? Você descobrirá, agora, a definição e a influência que eles têm nos signos do zodíaco!

O que são

A palavra “retrógrado” significa, literalmente, algo que anda para trás. É por isso motivo que muitos astrólogos falam que os planetas retrógrados estão “invertidos”, ou seja, eles não estão fluindo na ordem correta.

No mapa astral, os planetas retrógrados são aqueles que estavam andando na ordem contrário quando você nasceu, afinal o seu mapa astral é o desenho do céu no momento exato que você veio ao mundo. Na Astrologia, isso é importante porque incomum.

Nesse sentido, os planetas retrógrados são importantes na leitura de um mapa porque eles são exceções. São planetas capazes de mostrar aquele passo fora da curva que diz muito sobre a personalidade de alguém.

O tríplice processo retrógrado

O processo retrógrado tem três fases principais, são elas: tentar trazer o futuro para o momento presente (fase 1); achar que os sentimentos atuais pertencem ao futuro (fase 2); e reviver a primeira fase (fase 3).

Nesse sentido, o aspecto retrógrado significa que esse processo tríplice é fechado em si mesmo e a personalidade que se constrói a partir da leitura de um mapa astral tende a se repetir até o infinito.

Retrógrados e Carma

Os planetas retrógrados, como é o caso de Mercúrio, tendem a ser vistos como altamente cármicos. Isso porque, ao fazer o movimento indireto e contrário, um planeta revive e reinstaura aspectos do passado.

Ao fazer isso, ele traz para o momento presente elementos da vida antiga e ancestral que precisam ser resolvidos, de modo que o indivíduo se vê obrigado a lidar com problemas que pertencem somente a ele.

Influência nos Signos

A influência dos planetas retrógrados nos signos aponta para um cuidado extra e delicado que é preciso ter em um dado momento. Mercúrio, o planeta da comunicação, quando retrógrado, afeta as relações interpessoais e a maneira como compartilhamos nossos sentimentos e nossas ideias.

Contudo, tudo muda dependendo do signo onde o planeta de encontra, seja no mapa astral de nascimento ou em um âmbito mais coletivo. Os astrólogos dizem que Mercúrio fica retrógrado em torno de 3 vezes durante o ano, sendo que já aconteceu de ele estar em estado invertido no signo de Libra, por exemplo.

Nesse exemplo, é preciso tomar cuidado como nos comunicamos, sobretudo em relação ao tempo que dedicamos para cada fala, pensamento ou compartilhamento de ideias.

Influência nas Casas

Outro fator que muda a interpretação possível do céu no momento é a influência dos planetas retrógrados nas Casas.

Quando algum planeta está em estado invertido, as pessoas tendem a sentir que algo falta, ou seja, se sentem incompletas e dependentes até mesmo que objetos materiais que servem de preenchimento do vazio.

Como superar o Carma de Mercúrio Retrógrado

Homem desenhando Karma em amarelo.

É possível superar o Carma de Mercúrio Retrógrado, desde que a pessoa esteja disposta a tomar consciência sobre a atuação dele. Uma dica importante é realizar uma faxina, tanto na mente quanto na casa. Separe um dia da semana livre e limpe tudo, com muito cuidado e atenção, mentalizando energias positivas. O mesmo vale para você: mude o visual, tome longos banhos e aproveite um momento mais introspectivo. Esse é o ponto de partida.

Depois, algo que pode ajudar a superar esse Carma é escrever ou encontrar alguma outra forma de expressão. Já que Mercúrio é o planeta da comunicação e o seu estado retrógrado dificulta a interconexão entre as pessoas, uma boa dica é exercitar outras maneiras de expressão para compensar a dificuldade da fala.

Por último, procure o equilíbrio entre valorizar a si mesmo e reconhecer a importância das outras pessoas. Lembre-se que a empatia é o alimento da alma.

Autor deste artigo

Jornalista por formação e redatora desde que me conheço por gente. A escrita e a leitura fazem parte do meu dia a dia e são as minhas principais companhias desde muito jovem. Acredito na potência das relações humanas e no conhecimento que se constrói a partir delas.

Palavras-chave relacionadas


planetas mapa astral signos

Artigos relacionados


Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Você sabe quais são os signos considerados mais psicopatas do zodíaco? Confira nesse artigo os 6 piores signos do zodíaco e mais!


Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Repleta de vastas galáxias, a maior constelação do zodíaco é antiga e cercada por mitos de milhares de anos. Quer saber mais? Confira o artigo!


Escorpiana: características, no amor, como conquistar e mais!

Escorpiana: características, no amor, como conquistar e mais!

Conheça mais sobre a mulher do signo de Escorpião! Intensa e misteriosa, esta nativa desperta os olhares por onde quer que passe!


Quais são os signos mais bravos? Confira essa lista com os 6 piores e mais!

Quais são os signos mais bravos? Confira essa lista com os 6 piores e mais!

Todo mundo tem dias ruins, mas alguns signos ficam furiosos com extrema facilidade. Descubra se o seu signo está entre os 6 mais bravos do zodíaco aqui!


Qual o pior signo do zodíaco? Confira essa lista com os 6 piores e mais!

Qual o pior signo do zodíaco? Confira essa lista com os 6 piores e mais!

Quando se trata dos piores signos do zodíaco, Áries, Câncer e Gêmeos se destacam. Clique e saiba como lidar com os 6 piores signos do zodíaco!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!