O que significa a Runa Jera? No amor, saúde, trabalho e mais!

O que significa a Runa Jera? No amor, saúde, trabalho e mais!

Jera é a runa associada ao solstício de inverno. Seu nome está ligado à palavra ano e por isso representa o tempo e mudanças a longo prazo. Acesse e entenda!


Você sabe o que representa a Runa Jera?

Imagem da runa Jera

Jera é décima segunda runa do Futhark Antigo e seu nome representa, literalmente, ‘ano’, um exemplo de como a sincronicidade também opera entre as runas, já que o ano é formado por 12 meses. Assim como a runa Dagaz, Jera está relacionada ao tempo. No entanto, diferente de Dagaz, Jera aponta para um período mais longo.

No calendário atual, Jera está relacionada ao Solstício de Inverno no Hemisfério Norte, trazendo a promessa de que a mudança positiva virá, mas que é preciso esperar até a escuridão do inverno abrir alas para a luz do verão.

Neste artigo, você aprenderá sobre a simbologia e os significados de Jera. Partindo da história e origem das runas, apresentamos sua relação com divindades da mitologia nórdica, seus desafios e dicas de como interpretá-la em diversas áreas.

Entendendo a Runa Jera

imagem de vários tipos de runas

A Runa Jera está relacionada ao ano. Para entendê-la, é necessário ter acesso à história e origem das runas, sua relação com os deuses nórdicos e os aspectos relevantes relacionados à sua forma. Você aprenderá sobre todos estes temas a seguir.

Origem e história

A origem e história das runas possuem duas grandes vertentes. A primeira, se baseada em fatos históricos, artefatos arqueológicos e evidências linguísticas, indica que as runas em geral são consideradas variantes de sistemas de letras itálicas antigas.

A segunda explicação tem base mitológica, mais precisamente no poema em nórdico antigo conhecido por Havamál, “Os provérbios do Altíssimo” em português.

De acordo com este poema, as runas e seus poderes se tornaram conhecidos pela humanidade por meio do deus Odin, que se sacrificou na árvore da vida, Yggdrasil, para poder ter acesso à sua sabedoria ancestral.

Deus nórdico correspondente

Jera está relacionada a uma gama de deuses nórdicos. Incialmente, por estar ligada ao tempo, pode-se dizer que Jera corresponde às Norns, uma tríade divina que representa o Passado, o Presente e o Futuro.

Além disso, ela está associada ao mito de Baldur e Höd. Enquanto Baldur foi morto no solstício de verão e renascido no solstício de inverno, Höd foi morto no solstício de inverno e renascido no solstício de verão. Por representar a fertilidade, Jera também pode ser correspondida aos deuses Frey e Freya.

Formato e representação da Runa Jera

No Futhark Antigo, Jera é formada por duas partes que lembram a letra “L”. Cada uma destas partes representa uma foice que é utilizada para ceifar arcos no ar em campos de trigo, centeio e linho durante o período da colheita.

Como o seu nome sugere, por ser relacionado à palavra inglês para ano, ‘year’, Jera representa o ano ou até mesmo a colheita. Ela é o símbolo da mudança que surge quando o gelo é derretido para que os primeiros sinais da primavera sejam percebidos. Nesse sentido, Jera é o momento de mudança alcançada após um longo período de espera.

Significado da Runa Jera

Jera significa o retorno das estações e o ciclo do ano. Ela é uma runa que simboliza o tempo e tudo que se move, de maneira que nada permanece igual sempre, já que o universo está em constante mudança. Ela traz a promessa de esperança através da mudança que ocorre aos poucos, de maneira suave e natural.

Geralmente, Jera é um sinal auspicioso do fim de um ciclo e a transição para outro com início melhor, baseado na colheita das sementes que foram cultivadas ao longo do ano. Devido à sua natureza cíclica, esta runa traz consigo o mistério do retorno das coisas. Ela também está associada à fertilidade, aos grãos e à abundância trazida pela colheita.

Aspectos positivos

Um dos aspectos positivos de Jera é trazer a recompensa merecida para as ações do passado. Ela pode indicar realizações de sonhos, crescimento, prosperidade, abundância e felicidade. O momento de estagnação passou e é momento de romper o gelo para que novos sonhos possam florescer.

Além disso, Jera geralmente é um sinal de mudança para melhor, com o fim de um ciclo para que um novo seja iniciado. Ela também está relacionada com a energia da fertilidade e devido à sua associação com os ciclos sazonais e a agricultura.

Aspectos negativos

Um dos aspectos negativos de Jera é dado pela máxima “colhemos o que plantamos”. Se você plantou vento, não espere colher algo além de tempestades.

Além disso, por representar uma mudança permanente que acontece de maneira lenta, esta runa pode indicar que você precisará exercer a sua resiliência para sobreviver ao período difícil em que você se encontra.

No entanto, quando chegar o momento certo, toda a espera, paciência e resiliência investidas valerão à pena: o sol nascerá para você no fim de todo o processo.

Diferentes interpretações da Runa Jera

Imagem da runa era cravada em madeira

Nesta seção, apresentamos sobre diferentes interpretações da runa Jera em leituras sobre a saúde e vida pessoal, o amor, o trabalho e as finanças. De maneira geral, por representar o ano, Jera está relacionada a resultados alcançados depois de um período longo de espera. Confira.

Runa Jera na saúde e vida pessoal

A Runa Jera costuma ser um sinal positivo para os assuntos relacionados à saúde e vida pessoal. Se você esteve doente, esta runa mostra que as coisas finalmente melhorarão, pois você está finalmente se encaminhando para a recuperação.

Se você está perguntando sobre uma maneira de melhorar a sua vida e a sua saúde, Jera aponta para a importância de plantar aquilo que você gostaria de colher. Por isso, faça uma dieta e pratique exercícios regularmente.

Uma vez que Jera está ligada ao movimento da Terra em torno do sol, lembre-se da importância de se expor ao sol. Jera também está associada ao ciclo de desenvolvimento humano, doenças sazonais e questões relacionadas ao sistema gastrointestinal e reprodutor.

Runa Jera na vida amorosa

Na vida amorosa, a runa Jera aponta para um relacionamento com altos e baixos e que requer importantes decisões, mas que não é o momento de desistir. No entanto, lembre-se que é importante cultivar sentimentos e hábitos positivos para que você colha uma mudança positiva que resulte num relacionamento feliz e uma união saudável.

Jera também pode indicar mudanças importantes que acontecerão a longo prazo. Por estar relacionada à fertilidade e ao deus Frey, Jera pode indicar gravidez e a chegada de filhos.

Runa Jera na vida profissional e financeira

Quando aparece numa leitura sobre a vida profissional e financeira, Jera indica sucesso. Ela é um ótimo sinal para questões relacionados a empreendedorismo e fala da importância de investir dinheiro para que ele renda a longo prazo.

Jera também aponta para um momento em que os seus esforços finalmente vão ser recompensados e você poderá colher os frutos do seu trabalho árduo. Especialmente se estiver combinada com a runa Fehu, Jera indica ganhos materiais.

Runa Jera invertida

Jera pertence ao grupo das runas que não possui posição invertida.

Como interpretar a Runa Jera

Runa Jera cravada em pedra

Após compreender os significados da Runa Jera, é importante aprender a interpretá-los. Por isso, separamos seus conselhos e desafios, para que você tenha acesso às energias contidas na essência desta runa e, assim, sua interpretação ficar mais clara.

Conselhos da Runa Jera

Por indicar uma mudança iminente, Jera aponta para a importância de se preparar para eles. Desta maneira, você poderá reduzir os possíveis efeitos adversos que virão com esta mudança. Algumas destas mudanças, mesmo que levem tempo para ocorrer, podem mudar a sua vida drasticamente.

Por isso, é momento de se preparar para prever as mudanças e não acabar decepcionado ou acabado no final do processo. Lembre-se que Jera indica uma mudança permanente e que é decorrente de suas próprias ações. Por isso, outro conselho importante que esta runa traz é: plante aquilo que você deseja colher.

Desafios da Runa Jera

Quando Jera aparece numa leitura, um dos grandes desafios por detrás dessa runa é a espera. Mesmo indicando que algo positivo acontecerá, uma vez que seu nome é derivado da palavra que significa ano, é possível que você precise esperar aproximadamente o período de um ano até que você saia da situação em que está.

Por isso, você deverá exercer a paciência e lembrar de que para que coisas grandiosas aconteçam, é preciso de tempo para que elas sejam plantadas, brotadas para só assim poderem ser colhidas. Outro grande desafio é a sua associação com a Lei do Retorno. Em outras palavras, você colherá tudo aquilo que plantou. Então esteja preparado para o período de colheita.

Outras informações sobre a Runa Jera

Vários estilos de runas

Após conhecer seus conselhos e desafios, é importante que você aprenda outras informações sobre a Runa Jera para então se conectar com sua energia. Além de mostrarmos como utilizar a sua energia de maneira adequada, você aprenderá como funciona a leitura das runas e outras informações importantes. Confira.

Como utilizar a Runa Jera

Jera é uma runa extremamente positiva que pode ser utilizada para provocar mudanças positivas na sua vida. De maneira geral, ela deve ser utilizada para qualquer coisa que envolva o tempo como tema central.

Você também pode utilizá-la para te auxiliar a completar uma tarefa difícil. Diferente de Dagaz que é usada para acelerar o curso da mudança, com Jera o processo é longo, então esteja preparado para testemunhar todas as fases de desenvolvimento até ver o seu projeto dar frutos.

Por isso, ela pode ser empregada quando desejamos algo que seja mais duradouro e que exija tempo para mudança, como é o caso da própria evolução pessoal. Use-a também para aprender a ser mais paciente e resiliente.

Como funcionam as runas nos rituais de leitura

As runas nos rituais de leitura funcionam trazendo conceitos e imagens ligados à sua forma talhada, pintada ou esculpida. Além disso, cada runa possui um valor fonético e significado específico e é importante que você os compreenda para então utilizá-las como oráculo.

A palavra runa em si é bastante mágica, já que significa mistério, segredo ou sussurro. Em conjunto, elas trarão imagens de situações que se referem à pergunta feita durante a leitura. Apesar da simbologia das runas possuir uma raiz histórica, boa parte dos significados que utilizamos hoje não são atestados historicamente, pois foram desenvolvidos pelo sistema esotérico ocidental.

Consequentemente, é essencial não somente ler suas origens, como também suas interpretações modernas, pois foi recentemente que ganharam popularidade como sistema oracular.

Como fazer as runas e a toalha

Para talhar, esculpir ou pintar suas runas, utilize material de origem natural, preferivelmente madeira, sementes ou pedras. Como elas não possuem curvas, devido ao fato de serem um sistema de escrita antigo, elas são facilmente esculpidas.

Para confeccioná-las, use uma faca afiada se quiser talhá-las em madeira ou sementes, ou uma lima de aço para esculpi-las em metal. Caso não prefira, você pode pintar seus símbolos no material escolhido. Dê preferência por tinta de cores como o negro, branco, dourado ou vermelho.

Para fazer a toalha para divinação rúnica, use sempre um tecido natural, preferivelmente linho, de cor branca, preta ou violeta, cor esta ligada aos poderes psíquicos. Se desejar, desenhe nele círculos representando-se os reinos na árvore mitológica Yggdrasil.

Como se preparar e como fazer a leitura

Você precisará de concentração e espaço adequado para se preparar para a leitura. Embora você possa utilizar as runas como prática oracular em qualquer dia e horário, noites de lua cheia são mais adequadas, especialmente em signos de água (Câncer, Escorpião e Peixes).

Possuir o elemento fogo próximo ao local de leitura é essencial, pois ele representa a luz que ilumina e escuridão do desconhecido (velas brancas ou lilás são mais adequadas). Se preferir, queime ervas sagradas para a leitura de oráculos como a artemísia ou acenda um incenso para práticas divinatórias, como o incenso da lua.

Então, ponha a toalha rúnica sobre sua mesa de leitura e faça suas perguntas. Finalmente, retire as runas referentes a cada pergunta e interprete-as.

Como saber se o resultado é positivo ou negativo

Como em todo sistema oracular, para saber se o resultado é positivo ou negativo, você precisará considerar muitas variáveis. Inicialmente, preste atenção ao significado de cada runa, considerando a pergunta realizada e sua relação com ela.

Em seguida, caso a runa possua variação de posição, perceba-a, pois existem variações de significado de acordo ela. Assim como acontece com o tarô, uma runa invertida não necessariamente indica algo negativo. Da mesma maneira, uma runa na posição natural também não é sempre um sinal positivo, tudo depende do contexto.

A relação das runas presentes no jogo também é essencial, especialmente se considerarmos que elas eram utilizadas como um sistema de escrita. Por isso, elas podem indicar letras ou até formarem palavras.

A Runa Jera representa a colheita?

Runa Jera envolta de sementes

Sim. Por estar intimamente ligada ao calendário sazonal, Jera representa o tempo da semeadura e da colheita. Tal como um agricultor que sabe o período apropriado para separar as sementes, preparar o solo, plantar e colher, trabalhar com a energia desta Runa o fará aprender a lidar com mudanças que precisam de tempo para acontecer.

Em leituras rúnicas, Jera geralmente representa que algo está se encaminhado para o período apropriado para colheita ou até mesmo o momento de plantar. Ela pede para que você se atente às suas ações e pensamentos para que você reflita sobre o seu compromisso com as coisas que deseja manifestar nessa vida.

Lembre-se que você colhe aquilo que você planta, então, lembre-se das suas metas a longo prazo e, principalmente, das consequências dos seus atos. Desta maneira, você entenderá o que está acontecendo em sua vida e poderá dar início a um novo ciclo, no qual você poderá plantar ideias e colher suas realizações.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


runas

Artigos relacionados


Qual o significado da Runa Naudhiz? Invertida, no amor, no trabalho e mais!

Qual o significado da Runa Naudhiz? Invertida, no amor, no trabalho e mais!

A Runa Naudhiz caracteriza a resistência limitante, além dos obstáculos para a sobrevivência e o aprendizado. Saiba mais!


Qual o significado da runa Raidho? Invertida, no amor, no trabalho e mais!

Qual o significado da runa Raidho? Invertida, no amor, no trabalho e mais!

No artigo, saiba mais sobre a runa, suas interpretações e suas potencialidades, além de simpatias poderosas. Que tal usar o oráculo a seu favor?


Qual o significado da Runa Wunjo? Invertida, no amor, no trabalho e mais!

Qual o significado da Runa Wunjo? Invertida, no amor, no trabalho e mais!

A Runa Wunjo anuncia que é a hora certa de levar seus planos adiante, pois o momento é favorável. Leia o artigo e descubra o que esse oráculo tem a dizer!


Qual o significado da Runa Ehwaz? Amor, saúde, vida profissional e mais!

Qual o significado da Runa Ehwaz? Amor, saúde, vida profissional e mais!

A Runa Ehwaz está ligada ao movimento, à elaboração de projetos e a mudanças positivas. Leia o artigo e descubra tudo o que ela pode prever!


 Runa Mannaz: aspectos positivos, negativos, como jogar e mais!

Runa Mannaz: aspectos positivos, negativos, como jogar e mais!

Conhece a Runa Mannaz? A pedra tem mensagens importantes que podem transformar sua vida! Venha saber mais e surpreenda-se!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas religiões animais orações números signos búzios natureza