Orixás na Umbanda: dia da semana, saudações, cores e mais! Confira!

Orixás na Umbanda: dia da semana, saudações, cores e mais! Confira!

Descubra quais Orixás governam o dia da semana que você nasceu, o que eles dizem sobre a sua personalidade e muito mais.


Você sabia que cada Orixá rege um dia da semana?

Ilustração com os Orixás na Umbanda.

Neste artigo você conhecerá as relações entre os principais Orixás da Umbanda e o dia da semana de sua regência. Para as tradições religiosas Iorubás, todas as pessoas são filhos ou filhas de algum dos Orixás.

Descobrir qual Orixá é seu pai ou a sua mãe é uma missão espiritual muito séria, que exige pelo menos uma consulta com um pai ou com uma mãe de santo que são religiosamente preparados para te oferecer essa resposta.

No entanto, saber qual Orixá governa o dia da semana que você nasceu também pode te trazer muitas informações importantes. Sendo assim, não deixe de conferir qual dia da semana você nasceu e se prepare para descobrir as principais características do seu Orixá de nascimento e da sua personalidade.

Dia da semana dos Orixás na Umbanda

Segundo a Umbanda, cada um dos Orixás possui uma série de características e elementos específicos, capazes de distingui-los uns dos outros. Os dias da semana, por exemplo, são regidos por um ou mais de um Orixá.

Alguns Orixás, no entanto, são conhecidos por governarem todos os dias da semana. Esse é o caso da Logunan, a mãe do tempo.

Rituais e oferendas no dia da semana do Orixá

Realizar rituais e oferendas nos dias da semana governados pelo seu pai ou mãe Orixá, ou pelo Orixá do dia da semana em que nasceu é uma prática muito comum e bem-vinda, pois nesses dias as divindades irradiam suas energias com muito mais força no mundo.

Contudo, para realizar qualquer ritual e oferenda, é interessante consultar pessoas iniciadas na religião da Umbanda, especialmente os pais e as mães de santo, para que sua prática seja correta e eficaz.

Os Orixás, dias da semana, saudações e cores

Calendário em cima de uma mesa.

Cada Orixá na Umbanda possui uma correspondência própria com um dia da semana específico. Nesse dia, é comum que seus filhos vistam as cores do seu Orixá e o saúdem com oferendas e orações. Conheça a seguir os Orixás conforme o dia da semana de sua regência.

Domingo

Orixá: Oxalá
Saudação: “Exê Uêpe Babá, Oxalá é meu pai!” e “Êpa, Êpa Babá!”.
Cores: branco e dourado.

Descrição: Oxalá é o Orixá da Fé, caracterizado pela irradiação contínua das energias da fé sobre os seres. Ao lado de Logunan, ele rege a primeira linha da Umbanda, a linha da fé, e está profundamente relacionado ao ato da criação.

Afinal, o seu magnetismo foi capaz de criar todas as coisas e todas as pessoas existentes no mundo. Ele é o responsável pela existência de tudo, mas não interfere em seu desenvolvimento.

Segunda-feira

Orixá: Exú ou Esu
Saudação: “Laroyê Exú!” e “Exú e Mojubá!”.
Cores: preto e vermelho.

Descrição: Exú é o Orixá da comunicação e uma das divindades mais importantes e conhecidas da Umbanda. Ele possui um forte domínio sobre os campos da ordem, da magia e da sexualidade. Trabalhando como mensageiro dos deuses durante a criação, Exú foi o primeiro Orixá a permanecer na Terra, sendo considerado uma divindade protetora das nações, aldeias e cidades.

Terça-feira

Orixá: Ogum
Saudação: “Ogunhê!” e “Patakori Ogum”.
Cores: azul-escuro, vermelho e prata.

Descrição: Ogum é o Orixá que ocupa o trono da lei. Sua figura representa a lei divina, a lei maior de toda a criação. Ele é capaz de irradiar constantemente suas energias para amparar e sustentar todas as pessoas que vivem dentro da lei e da ordem divina, socorrendo a todos que também necessitem desse acolhimento.

Ele encarna a retidão do caráter, a honra e a honestidade, responsável pelo afastamento do caos e pelo corte das energias negativas.

Orixá: Iansã
Saudação: “Eparrey Iansã!”.
Cores: amarelo e vermelho.

Descrição: Iansã é a Orixá que atua na linha de lei dentro da Umbanda. Ela tem como uma de suas principais qualidades a absorção dos desequilíbrios dos seres, permitindo que eles retornem ao caminho da temperança na dimensão da justiça divina. Essa divindade tem a capacidade de corrigir todas as pessoas que por alguma razão se desvirtuaram do caminho do que é justo e correto.

Orixá: Omulu
Saudação: "Omulu-yê Tatá!".
Cores: roxo, branco, preto e vermelho.

Descrição: Omulu é o Orixá responsável pela estabilização e geração. Ele rege o equilíbrio da criação divina e é o guardião da vida. Essa divindade tem o poder de paralisar tudo aquilo que atenta contra o sentido da vida, pois sua presença emana as energias criadoras e atrai para o seu campo todos os seres que desequilibram o sentido da vida.

Quarta-feira

Orixá: Obá
Saudação: “Akiro Obá-Yê!” e “Obá Xirê!”.
Cores: magenta, verde e marrom.

Descrição: Obá é a Orixá relacionada à calma e à concentração dos seres. Ela é capaz de esgotar os conhecimentos desvirtuados, paralisando aquelas pessoas que entraram em contato com um conhecimento viciado, distorcido ou falso. Essa divindade representa todo o conhecimento e capacidade de raciocínio intelectual sobre a realidade perceptível pelos nossos sentidos.

Orixá: Oxóssi
Saudação: “Okê Arô!” e “Okê Oxóssi”.
Cores: verde, azul-escuro e magenta.

Descrição: Oxóssi é o Orixá do conhecimento. Ele irradia conhecimento e tem o poder de atuar no nosso lado mental, estimulando nossa busca pelo conhecimento em todas as suas possíveis dimensões.

Com isso, ele contribui para que as pessoas expandam os sentidos das suas vidas. Oxóssi representa a figura do grande caçador, aquele que vai atrás do conhecimento e o traz para nós, a fim de que encontremos as respostas necessárias para a nossa evolução.

Quinta-feira

Orixá: Egunitá ou Oroiná
Saudação: “Kali-Yê!”.
Cores: laranja, dourado e vermelho.

Descrição: Egunitá é a Orixá associada às qualidades da justiça e da purificação. Ela tem a capacidade de consumir os vícios e os desequilíbrios, promovendo a purificação dos templos religiosos, das nossas residências e do nosso corpo e espírito. Essa divindade é a representação do fogo purificador, que destrói os desequilíbrios para nos trazer a renovação e a purificação.

Orixá: Xangô
Saudação: “Kaô Kabecile!”.
Cores: marrom, dourado, vermelho e branco.

Descrição: Xangô é o Orixá da Justiça Divina. Sua energia irradia o tempo todo, promovendo o equilíbrio, a estabilidade e a harmonia para todos nós. Essa divindade atua preferencialmente no campo da razão, amparando as pessoas para que elas sigam sempre no caminho da justiça. Aqueles que absorvem as suas energias têm os seus pensamentos purificados e, assim, conseguem agir de forma racional e ajuizada.

Sexta-feira

Orixá: Nanã Buruquê, Nanã ou Nanã Buruku
Saudação: “Saluba, Nanã!”.
Cores: lilás, roxo e rosa.

Descrição: Nanã Buruquê é a Orixá ligada às qualidades da evolução, da decantação e da transmutação. Ela é responsável por agir sobre os seres desequilibrados e perturbados pela negatividade, trazendo-lhes equilíbrio e calmaria. Ao realizar esse processo, Nanã reorienta o caminho espiritual dos seres, removendo-os da estagnação e os colocando de volta nos trilhos da evolução.

Orixá: Iemanjá ou Yemanjá
Saudação: “Odô iyá, Odôyabá!” “Odôyá Ômi Ô!” e “Odô cyaba!”.
Cores: branco, prata e azul-claro.

Descrição: Iemanjá é uma das Orixás mais conhecidas da Umbanda no Brasil. Ela atua no campo da geração, sendo capaz de dar continuidade à vida no mundo como um todo.

Por esses motivos, Iemanjá é conhecida como a mãe da vida e como a rainha dos mares, pois acredita-se que a origem da vida tenha acontecido dentro da água. Essa divindade é a guardiã da maternidade, da gestação e da gravidez, acolhendo as mulheres que carregam no ventre um novo ser.

Sábado

Orixá: Obaluayê ou Obaluaiê
Saudação: "Atotô, Obaluayê!”.
Cores: branco, violeta, prata e bicolor (preto/branco).

Descrição: Obaluayê é o Orixá que atua no campo da evolução, especialmente na sinalização das passagens de um estágio da evolução para outro. Ele emana a todo tempo as energias capazes de nos fazer dar um passo à frente.

Obaluayê também é capaz de erradicar qualquer energia e sentimento capaz de impedir o avanço da nossa evolução. Essa divindade é o senhor das passagens de um plano para outro, atuando diretamente no processo de reencarnação humana.

Orixá: Oxum
Saudação: “Ai-iê-iô!” e “Ora Iê Iê Ô!”.
Cores: dourado, rosa e azul.

Descrição: Oxum é a Orixá do amor, intercedendo na vida de cada ser para estimular dentro de nós sentimentos amorosos, fraternos e acolhedores. Além disso, essa divindade é conhecida na Umbanda pela sua beleza, vaidade e sensualidade, capaz de irradiar em cada pessoa todos esses atributos. Ela governa as águas doces e está vinculada à fartura e às manifestações de riqueza.

Personalidade dos nascidos no dia da semana de cada Orixá

Escultura de Orixás como Omulu.

Cada dia da semana é governado por um ou mais de um Orixá. Nesse sentido, o dia da semana do seu nascimento pode trazer muitas informações sobre a sua personalidade, conhecendo seus respectivos Orixás. Veja a seguir a relação de cada dia da semana com suas divindades e personalidades características.

Nascidos no domingo

Orixá: Oxalá
Personalidade: Os filhos de Oxalá ou os nascidos em um domingo têm como tendências a teimosia, a convicção de estarem certos, a tranquilidade, centralidade, equilíbrio, gosto pela vida em sociedade, espírito de liderança, cordialidade e magnetismo.

Nascidos na segunda-feira

Orixá: Exú
Personalidade: Os filhos de Exú ou os nascidos em uma segunda-feira são pessoas intensas, apaixonantes, atraentes, carismáticas e gostam de chamar atenção. Gostam e têm facilidade para se comunicar e são boas para solucionar conflitos.

Nascidos na terça-feira

Orixá: Ogum
Personalidade: Os filhos de Ogum são pessoas prestativas, líderes natos, apreciam as inovações, são determinados e competitivos. Além disso, possuem um temperamento difícil e são ótimos estrategistas.

Orixá: Iansã
Personalidade: Os filhos de Iansã têm a tendência de se adaptarem fácil às situações, possuem iniciativa e uma forte comunicação, são possessivos e podem desenvolver comportamentos explosivos. Também são pessoas alegres e receptivas.

Orixá: Omulu
Personalidade: Os filhos de Omulu são pessoas apegadas ao trabalho, discretas e com um forte senso de justiça. Gostam de se cuidar e de se manterem limpos e possuem uma força espiritual muito forte. Em algumas ocasiões eles podem ser vingativos.

Nascidos na quarta-feira

Orixá: Obá
Personalidade: Os filhos de Obá detestam mentiras e são extremamente sinceras. Eles são metódicos e fazem as coisas com muito cuidado e foco. Por isso, detestam conversa fiada e gostam da segurança do lar.

Orixá: Oxóssi
Personalidade: Os filhos de Oxóssi podem ser definidos pela sua inteligência, cordialidade, alegria e otimismo. Ademais, eles amam a natureza e são carismáticos, mas demonstram poucas emoções aos seus companheiros.

Nascidos na quinta-feira

Orixá: Egunitá
Personalidade: Os filhos de Egunitá são caracterizados pela sua emotividade e impulsividade, tornando-se teimosos e insensíveis às vezes. Gostam do contato humano, apreciam uma boa conversa e detestam a rotina e pessoas preguiçosas.

Orixá: Xangô
Personalidade: Os filhos de Xangô são honestos, enérgicos e não toleram mentiras. Eles também são obstinados, muito focados no trabalho e às vezes podem ser intransigentes e rancorosos.

Nascidos na sexta-feira

Orixá: Nanã
Personalidade: Os filhos de Nanã são pessoas que gostam de recordações, são responsáveis e concentrados, sem muito senso de humor e bastante apegados à rotina. Eles gostam de crianças e são mais caseiros e tranquilos.

Orixá: Iemanjá
Personalidade: Os filhos de Iemanjá são protetores, gostam de conforto e de ensinar os outros. Eles tendem a não perdoarem fácil e são muito desconfiados, mas se envolvem muito com amigos e família.

Nascidos no sábado

Orixá: Obaluayê
Personalidade: Os filhos de Obaluayê são pessoas comunicativas, inteligentes e gostam de ser o centro das atenções. Além disso, são pessoas sérias e racionais e têm o costume de se gostar de alguém completamente oposto a si.

Orixá: Oxum
Personalidade: Os filhos de Oxum são pessoas preocupadas com a aparência. Por isso, são conhecidos pela sua sensualidade e gosto pela vida social. Não gostam de se envolver em escândalos e podem ser muito curiosos e fofoqueiros às vezes.

O dia da semana do meu orixá é um bom dia para fazer banhos de limpeza e energização?

Itens para banho de limpeza e energização como toalha, vela, lavanda e cristais.

O dia da semana governado pelo seu Orixá é sempre um bom dia para a realização de rituais que promovam uma aproximação sua com a divindade. Os banhos de limpeza e energização, seja para o descarrego ou para a purificação, são maneiras simples e eficazes para pedir a proteção e a irradiação da energia do Orixá sobre si.

Então, aproveite o dia da semana do seu Orixá para preparar um bom banho e usufrua de toda a energia emanada por ele.

Autor deste artigo

Antropólogo e professor de filosofia. Apaixonado por culturas tradicionais, mitologias e espiritualidade.

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.