Santa Sara de Kali: história, simbologia, devoção, dia e mais!

Santa Sara de Kali: história, simbologia, devoção, dia e mais!

Santa de pele negra e padroeira dos ciganos, Sara de Kali é quem acolhe mulheres, grávidas e desesperados. Conheça mais sobre ela aqui!


Quem é Santa Sara de Kali?

Estátua de Santa Sara de Kali.

Padroeira do povo cigano, Santa Sara de Kali é uma santa que tem sua história ligada à de Jesus Cristo. Ela é bastante procurada por devotas mulheres, principalmente para receber pedidos relacionados a fertilidade, proteção e prosperidade. Sara de Kali também auxilia os exilados e os desesperados, pois, em sua própria história, antes de se tornar santa, passou por provas que testaram sua fé.

Santa Sara de Kali é uma santa de pele morena, muitas vezes, sendo representada com a pele negra, por conta da origem egípcia. De acordo com as lendas, ela está sempre rodeada de lenços coloridos, outro símbolo relacionado a si. Conheça mais sobre Santa Sara Kali neste artigo!

A história de Santa Sara de Kali

Estátua de Santa Sara de Kali.

A história de Santa Sara de Kali está ligada diretamente aos tempos de Jesus Cristo. Segundo as lendas que consolidaram Sara como santa, ela teria sido uma escrava que acompanhou Jesus, desde o crescimento até a crucificação, estando sempre junto das Marias e dos apóstolos de Cristo.

Sara teria fugido de Israel junto dos seguidores de Jesus, após a perseguição aos cristãos. A seguir, conheça quem é Santa Sara de Kali, sua ligação com Jesus, sua história nos mares antes de chegar à França, o porquê de o lenço ser seu símbolo e muito mais!

Santa Sara de Kali e Jesus

Como toda a lenda, existem algumas variações, mas a história mais difundida sobre Sara de Kali conta que ela era uma das serventes escravas das Marias que acompanhavam Jesus (Maria Madalena, Maria Jacobé e Maria Salomé), tendo também permanecido ao lado do mestre até sua morte na cruz.

Assim, a crucificação de Jesus fez com que muitos devotos, principalmente os mais ligados a ele, precisassem fugir do território, sob o risco de serem capturados e mortos. Foi assim que Sara de Kali partiu com as outras mulheres.

O barco das Marias

Durante a tentativa de fuga de suas terras, Sara de Kali e as três Marias, junto do filósofo José de Arimatéia (essa parte da lenda varia, de acordo com fontes), foram capturados e colocados em um barco sem remos, sem alimentos e sem água, para que definhassem e morressem no Mar Mediterrâneo. Assim, desesperados, todos começaram a chorar e também a orar, pedindo por auxílio celestial.

Promessa de Santa Sara de Kali

Foi quando estava presa dentro do barco, em desespero, que Santa Sara de Kali tomou a atitude que mudaria para sempre sua história. Ela retirou o lenço que levava preso aos cabelos e clamou por ajuda para o mestre Jesus, jurando que, se todos se salvassem daquela situação, ela jamais andaria com a cabeça descoberta novamente, em sinal de respeito e devoção. Além disso, Sara também prometeu espalhar a palavra de Jesus, quando desembarcassem em terra firme.

O barco chega à França

As preces e a promessa que Santa Sara de Kali fez para Jesus salvá-la surtiram efeito e o barco foi levado pelas águas do mar, até chegar na costa da França, em uma cidadezinha conhecida hoje como Santa Maries de La Mer (Santa Marias do Mar), em referência justamente a essa história.

O lenço de Santa Sara de Kali

Os lenços são acessórios já utilizados por culturas orientais, como é o caso da egípcia e da cigana, ambas associadas à Santa Sara de Kali. Eles são chamados de “diklô” pelos ciganos e possuem um simbolismo forte para este povo.

Mas, para além da questão cultural, o lenço faz parte do próprio milagre de Santa Sara de Kali, pois foi com ele em mãos que a escrava egípcia fez a promessa para salvar a todos no barco. Desde então, os lenços viraram símbolo de Santa Sara de Kali e muitos são oferecidos pelos devotos aos pés do santuário, que fica na cidade francesa como forma de agradecimento pelas graças alcançadas.

Santa Sara de Kali, a negra

Sara é um nome bíblico muito comum, mas, por conta da origem supostamente egípcia de Santa Sara de Kali, ela também é chamada de Santa de Kali, pois a palavra “kali” significa “negra” em hebraico.

A Santa Parteira

A relação de Santa Sara de Kali com questões ligadas à maternidade, à fertilidade e ao feminino tem a ver com a história de vida desta mulher. As lendas indicam que Sara não só acompanhou a vida de Jesus Cristo junto das outras Marias, como também auxiliou a mãe de Jesus durante o parto. Assim, é por esta razão que Santa Sara de Kali é muito procurada pelas mulheres que querem engravidar.

A devoção à Santa Sara de Kali

Apesar de canonizada pela Igreja Católica em meados de 1712, Santa Sara de Kali não é tão evidenciada entre a religião. Isso não impede em nada o seu alcance, já que ela é bastante cultuada em várias partes do mundo.

Assim, Santa Sara de Kali tem o seu santuário na igreja de Saint Michel, localizado na cidade de Santa Maries de La Mer, ponto inicial de sua história como santa. Muitas pessoas vão até o local para agradecer aos pedidos alcançados ou para realizar orações.

Por conta de seu histórico de devoção, grandes dificuldades e bênçãos, Santa Sara de Kali também tem, entre seus devotos, pessoas em situação de dificuldade e desamparo.

A Santa do povo cigano

A ligação de Santa Sara de Kali com o povo cigano tem a ver com a origem étnica da santa e também com as questões sociais da época, em que o preconceito era ainda mais forte do que hoje. Sara era uma mulher de pele escura e escravizada, então, quando chegou à França, não foi acolhida pela população como as Marias foram.

Porém havia ciganos na cidade que não pensaram duas vezes antes de receber Sara entre eles. Desde então, Sara de Kali passou a conviver entre os ciganos, cumprindo a promessa de pregar a palavra de Jesus e de utilizar o lenço até o fim de seus dias.

Dessa forma, ela teria realizado alguns milagres entre o povo cigano e, por isso, após sua morte, Sara de Kali foi cultuada como padroeira do povo cigano.

Simbologia de Santa Sara Kali

Símbolo romani.

Presente na história de Jesus Cristo e cultuada entre o povo cigano, Santa Sara de Kali tem uma simbologia muito forte ligada às mulheres. Ela é vista como uma entidade acolhedora e que sempre auxilia quem pede amparo a ela, como se fosse uma grande mãe.

Assim, conheça um pouco mais sobre as diversas maneiras de se conectar com Santa Sara de Kali e como ela é homenageada entre o povo cigano a seguir!

O dia e a festa de Santa Sara de Kali

A data em que se comemora o dia de Santa Sara de Kali é 24 de maio. No Brasil, essa data também é quando se celebra o Dia Nacional do Povo Cigano. Por ser o dia em que se comemoram as tradições ciganas no Brasil, juntamente com a data da Santa, festas tradicionais acontecem dentro das comunidades, com muita dança, comida e música cigana.

Já na cidade francesa, o dia 24 de Maio é responsável por reunir os fiéis e os devotos da Santa Sara, que vão até a cidade realizar uma procissão da Igreja de Santa Sara de Kali até o mar onde teria chegado o barco à deriva. Neste momento, orações e oferendas são feitas, para, depois, os devotos voltarem à Igreja e continuarem a festa.

A imagem de Santa Sara de Kali

O santuário de Santa Sara de Kali, localizado na França, é o local onde, supostamente, estariam guardados seus ossos. Ali, fica também a imagem de Santa Sara de Kali, sempre rodeada de muitos lenços coloridos, trazidos e depositados pelos devotos.

A oração de Santa Sara de Kali

Como muitos outros santos e divindades, Santa Sara de Kali possui orações próprias, que podem ser realizadas sempre que você sentir necessidade de se conectar com ela. Conheça uma das versões de oração para a padroeira dos ciganos a seguir:

Santa Sara, minha protetora, cubra-me com seu manto celestial.
Afaste as negatividades que porventura estejam querendo me atingir.
Santa Sara, protetora dos ciganos, sempre que estivermos nas estradas do mundo, proteja-nos e ilumine nossas caminhadas.
Santa Sara, pela força das águas, pela força da Mãe Natureza, esteja sempre ao nosso lado com seus mistérios.
Nós, filhos dos ventos, das estrelas, da Lua cheia e do Pai, só pedimos a sua proteção contra os inimigos.
Santa Sara, ilumine nossas vidas com seu poder celestial, para que tenhamos um presente e um futuro tão brilhantes, como são os brilhos dos cristais.
Santa Sara, ajude os necessitados, dê luz para os que vivem na escuridão, saúde para os que estão enfermos, arrependimento para os culpados e paz para os intranquilos.
Santa Sara, que o seu raio de paz, de saúde e de amor possa entrar em cada lar neste momento.
Santa Sara, dê esperança de dias melhores para essa humanidade tão sofrida.
Santa Sara milagrosa, protetora do povo cigano, abençoe a todos nós, que somos filhos do mesmo Deus.
Santa Sara, rogai por nós. Amém.

A novena de Santa Sara de Kali

A padroeira do povo cigano também pode ser chamada por meio de uma novena, ou seja, um tipo de oração que deve ser feito ao longo de 9 dias, para que a conexão e a fé sejam potencializadas. Ela também conta com algumas versões, sendo uma delas a seguinte:

Santa Sara, és a luz que ilumina nossos caminhos, és a virgem.
Que aquele que tem no coração amor e Fé encontre a solução dos seus problemas.
Santa Sara Kali, que com tua força e sabedoria possamos alcançar os nossos objetivos. Ilumina-me com teus poderes celestiais.
Que eu possa neste momento sentir a tua presença.
Que com a força do Sol, com a força da Lua, com a força do Fogo, com os poderes da Mãe Terra, nesta hora possamos sentir a tua presença abençoando a todos nós que necessitamos da sua ajuda.

Outras formas de se conectar com Santa Sara de Kali

Altar para Santa Sara de Kali.

Há diversas maneiras de se conectar com uma energia espiritual. No caso de Santa Sara de Kali, é possível se conectar com sua energia em sua própria casa, realizando rituais para alcançar a graça desejada. A seguir, entenda como montar seu altar para Santa Sara de Kali e alguns rituais para a padroeira dos ciganos!

Altar de Santa Sara de Kali

Quando se fala em espiritualidade e devoção, é interessante reservar um tempo e um espaço em sua casa para fazer as orações. Este é o conhecido altar, presente em diversas religiões e responsável por ancorar a energia no local e auxiliar na comunicação com as divindades.

Assim, um altar para Santa Sara de Kali deve conter elementos ciganos e da natureza, já que este povo é muito ligado a ela. Procure colocar elementos que sejam representativos dos quatro elementos, como uma taça com água, um incenso ou pena (ar), um pires com sal grosso ou moedas (terra). Além disso, deixe sempre uma vela vermelha pronta para ser acesa (fogo) a qualquer momento.

Uma imagem de Santa Sara de Kali, podendo ser uma foto ou uma estatueta, deve ficar no altar. Por fim, coloque elementos ciganos que intuir, como lenços, leques, baralhos e outros objetos.

Ao montar seu altar, faça um chá com alecrim ou outra erva purificadora e passe um pano umedecido com a água do chá nos objetos, pedindo às entidades que limpem e purifiquem todos eles.

Ritual para amor

Por ser uma santa muito procurada por mulheres que queiram engravidar, Santa Sara de Kali também auxilia as que estejam buscando por um amor, trabalhando a energia da prosperidade neste campo da vida. Faça o ritual a cada 3 meses, se achar necessário.

O ritual abaixo foi canalizado e transmitido pela Cigana Ametista por meio da sensitiva Cathia D. Gaya e deve ser feito somente na lua nova, crescente ou cheia. Lembre-se que ele deve seguir a honra e a ética dos ciganos e não deve ser feito para pedidos de luxúria ou que infrinjam o livre arbítrio de outra pessoa.

Materiais:

- Pétalas de rosas (vermelha, amarela e rosadas em formato de coração);
- 1 pires branco;
- 1 coração de tecido com enchimento fofinho, com um furo em um dos lados e no meio;
- 1 papel branco sem pauta;
- Lápis;
- 1 vela comum vermelha aromatizada com rosas vermelhas, pitanga, morango ou maçã com canela (se preferir, pode passar óleo essencial ou essência em toda a extensão da vela, do pavio para a base);
- 1 imagem de Santa Sara Kali (resina, gesso ou papel);
- Incensos aromáticos de rosas vermelhas ou maçã com canela.

Como fazer:

1. Até o horário máximo das 21 horas, na lua indicada e em um local apropriado (lembre-se de que irá acender velas, então, busque um local seguro), pegue as pétalas de rosas e faça um desenho de coração com elas;

2. No meio do coração de pétalas, coloque o pires branco com a vela vermelha, já direcionada para o ritual (pegue a vela e “fale” para ela qual será seu uso). Acenda a vela e reverencie os elementais do fogo, as salamandras;

3. Com o lápis e o papel em mãos, escreva seu nome completo de batismo e o pedido de amor, enrole o papel e encaixe-o no furinho do coração de tecido. Coloque o coração à frente do pires;

4. Coloque a imagem de Santa Sara no alto e fora do coração de pétalas, de forma que ela fique como observadora do ritual. Reverencie-a e agradeça;

5. Acenda os incensos, reverenciando os elementais do ar;

6. Pegue novamente o coração, leve-o ao peito, chame a corrente dos ciganos e Santa Sara de Kali, faça seu pedido e devolva o coração para onde estava. Agradeça e deixe o ritual agir;

7. Quando a vela queimar por inteira, raspe as sobras e jogue-as no lixo comum. Sopre as cinzas do incenso ao vento fora de casa, lave o pires e guarde-o para outros rituais;

8. Por fim, coloque a imagem da santa em um altar ou em outro local de oração, pegue o coração de tecido e as pétalas de rosa e guarde-os em sua gaveta de roupas íntimas.

Ritual para emprego e prosperidade

O ritual de Santa Sara de Kali para quem busca emprego e prosperidade deve ser feito durante 7 dias seguidos. Além disso, deve começar em uma lua nova ou crescente. Confira o passo a passo a seguir.

Materiais:

- 1 cesta de pães;
- Ramos de trigo;
- 3 moedas douradas;
- 1 taça de vinho.

Como fazer:

1. Escolha um local para ser o altar da oferenda para a santa. Coloque neste local, diariamente, ao longo de 7 dias, a cesta de pães, os ramos de trigo e as 3 moedas douradas, juntamente da taça de vinho;

2. Faça a oração para Santa Sara de Kali e intencione a oferenda para seu pedido de prosperidade e emprego. Foque na energia positiva e não nos lamentos;

3. Ao finalizar a oração e as preces, pegue os pães da cesta e distribua a pessoas necessitadas. As moedas devem ser usadas como amuletos para atrair prosperidade. O vinho e os ramos de trigo devem ser descartados em um lugar próximo à natureza.

Proteção para a maternidade

Santa Sara de Kali é a protetora das mulheres e muito chamada pelos devotos para acudir em assuntos ligados à maternidade. Ou seja, rogar pelo auxílio e pela benção da santa, por si só, já é uma forma ritualística de se colocar sob o manto de proteção de Santa Sara de Kali.

Mas, para ficar mais completo, você pode fazer a oração e o pedido de proteção no altar montado especialmente para Santa Sara de Kali e oferecer um lenço, presente muito escolhido pelas devotas para deixar aos pés do santuário da Santa após uma gravidez e um parto de sucesso.

Além disso, uma outra versão de oração também pode ser utilizada para pedir proteção para o período de gravidez:

Amada Santa Sara! Farol do meu caminho! Facho de luz! Manto protetor! Suave conforto! Amor! Hino de alegria! Abertura dos meus caminhos! Harmonia!
Livrai-me dos cortes. Afasta-me das perdas. Dai-me a sorte! Faz da minha vida um hino de alegria, e aos teus pés me coloco.
Minha Santa Sara, Minha virgem cigana. Toma-me como oferenda e me faz flor profana o mais puro lírio que orna e traz bons presságios à tenda.
Salve! Salve! Salve! (Dalto Chucar Diklô) te darei um lindo lenço. Amém!

Qual é o grande milagre de Santa Sara de Kali?

Mulher grávida.

Para a cultura cigana, o papel da mulher como geradora da vida é muito importante. É por esta razão que a gravidez e a maternidade são bastante valorizados entre este povo. Um dos milagres de Santa Sara de Kali é justamente atender a esses pedidos de mulheres que não conseguem ter filhos, além de protegê-las durante a gravidez, para que tenham um parto saudável.

Assim, a quantidade de lenços aos pés da imagem da santa na França demonstra que, de fato, milhares de pessoas foram abençoadas em seus pedidos. Ou seja, ela é uma santa poderosa. Portanto, se sentir necessidade, não hesite em buscar Santa Sara de Kali, a padroeira dos ciganos!

Autor deste artigo

Sou jornalista de formação, mas tenho buscas pessoais nas áreas das terapias holísticas, das danças e da espiritualidade. Procuro sempre aplicar os aprendizados adquiridos em todos os setores da minha vida, pois acredito que tudo está interligado.

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.