O que significa a Runa Dagaz? No amor, saúde, trabalho e mais!

O que significa a Runa Dagaz? No amor, saúde, trabalho e mais!

Dagaz é a sétima runa do terceiro Aett e simboliza o dia. Aprenda a origem, a simbologia e o significado dela aqui!


Você sabe o que representa a Runa Dagaz?

Runa Dagaz.

A Runa Dagaz representa o Dia. A partir de uma interpretação mais complexa, é possível associar esta runa com o equilíbrio e o vencimento da escuridão, que está expresso no momento em que esta runa aparece durante uma leitura.

Dagaz possui uma relação muito próxima com outra Runa chamada Jera. Em conjunto, elas representam o tempo, sendo Dagaz a representante da duração do dia. Esta noção também é reforçada pelo formato desta runa, que lembra uma ampulheta. Além de estar associada ao tempo, Dagaz também se conecta com a energia da mudança.

Neste artigo, trataremos dos significados desta poderosa runa, que compõe o terceiro Aett do Futhark, o nome do alfabeto nórdico do qual as runas fazem parte. Você aprenderá seus significados, a origem das runas e dicas preciosas para usá-las como um sistema oracular e interpretá-las corretamente. Confira!

Entendendo a Runa Dagaz, ou Daeg

Runa Dagaz.

Dagaz, também conhecida por Daeg, é a sétima runa do terceiro e último Aett regido pelo deus Tyr. Como um novo dia, ela marca o fim de uma etapa e o início de um novo ciclo. Continue lendo para entender mais sobre esta runa, seus significados e seu deus correspondente!

Origem e história

Há duas grandes hipóteses sobre a Origem e a História das runas. A primeira, baseada em fatos históricos, artefatos arqueológicos e evidências linguísticas, indica que as runas, em geral, são consideradas variantes de sistemas de letras itálicas antigas.

A segunda explicação se baseia na mitologia. De acordo com ela, as runas e seus poderes se tornaram conhecidos pela humanidade por meio do deus Odin, que se sacrificou na árvore da vida, Yggdrasil, para poder ter acesso à sua sabedoria ancestral.

Assim, este mito original está descrito no poema em nórdico antigo conhecido por Havamál, “Os provérbios do Altíssimo”, em português.

Deus nórdico correspondente

O deus nórdico correspondente à runa Dagaz é Heimdall, o guardião da ponte de arco-íris, que conecta a morada dos deuses, Asgard, com Midgard, o reino que representa a Terra. Esta associação ocorre porque Dagaz está ligada a esta ponte sagrada.

Assim, Heimdall está associado à evolução da humanidade e o seu território se encontra entre o mundo divino e o mundo terreno, da mesma maneira que Dagaz é o ponto de ligação entre a luz e a escuridão.

Formato e representação da Runa Dagaz

O formato da Runa Dagaz remete ao símbolo do infinito utilizado na álgebra, chamado de lemniscata, que é semelhante a um 8 colocado disposto na horizontal. No entanto, uma vez que as Runas eram talhadas em pedra e madeira, em vez da forma circular, Dagaz possui uma forma mais reta, lembrando dois triângulos unidos ou até uma ampulheta.

Como seu nome sugere, Dagaz representa o dia. Em línguas germânicas, como o inglês, o alemão e o sueco, palavras que significam dia (day, Tag e dag, respectivamente) possuem a mesma raiz do nome desta runa.

Significado da Runa Dagaz

Dagaz significa o dia e o despertar trazido pelos seus ciclos. A partir dela, muitos aspectos da sua vida se tornarão mais claros, como se tivessem, enfim, sido iluminados pela luz do dia.

A partir desta iluminação, você tomará consciência do que acontece e tudo aquilo que era invisível poderá ser enxergado. Por conter a essência do sol, Dagaz mostrará as áreas da sua vida que precisam de atenção, então, atente-se para elas.

Este é um momento de renovar seus planos e de colocá-los em práticas, pois o Universo está te dando uma nova oportunidade de conseguir aquilo que tanto deseja. Desta vez, você possui a luz a seu favor, para enxergar o caminho à sua frente.

Aspectos positivos

Dentre os aspectos positivos de Dagaz estão a mudança de direção, uma importante descoberta e uma passagem bem-sucedida. Por significar um novo amanhã, Dagaz pode significar prosperidade, conquistas e novidade.

Assim, com o raiar do novo dia, a escuridão foi vencida e é momento de aproveitar a luz que está imperando na sua vida, pois esta runa representa a essência da luz natural e o poder do sol. Por este motivo, Dagaz também está associada ao brilho, ao desenvolvimento, ao crescimento e ao progresso.

Aspectos negativos

Assim como a runa Jera, Dagaz é uma runa que indica mudança. No entanto, diferente da primeira, Dagaz traz consigo uma mudança grandiosa e revolucionária, de modo que a energia se volte de maneira violenta para a direção oposta, após ter alcançado o seu ápice.

Além disso, outro aspecto negativo de Dagaz está relacionado ao crepúsculo dos deuses, também conhecido por Ragnarök. Desta maneira, ela representa o fim de um ciclo e prevê o início de uma Nova Era, provocando a mudança, mas, ao mesmo tempo, sem participar dela.

Por fim, a runa pode significar que não é o momento apropriado para mudanças e que o que você está percebendo é um amanhecer falso: o dia verdadeiro está muito longe de nascer.

Diferentes interpretações da Runa Dagaz

Runa Dagaz e outras runas.

Como em qualquer oráculo, um símbolo ou arcano pode ser interpretado de diferentes maneiras, a depender de fatores como o tema da pergunta. Nesta seção, trataremos das diferentes interpretações da Runa Dagaz no campo da saúde, além de áreas como amor, profissão e finanças. Confira!

Runa Dagaz na saúde e vida pessoal

O significado da Runa Dagaz na saúde e vida pessoal está ligado ao senso de bem-estar. Ela chama atenção para o equilíbrio do corpo, a importância de mudança de hábitos alimentares para uma dieta com mais vegetais e frutas e a prática de exercícios físicos regulares.

Além disso, também indica o uso de práticas holísticas para alcançar o bem-estar, como é o caso da meditação. Por estar associada à luz, Dagaz pode indicar problemas na visão ou até questões como a epilepsia.

Runa Dagaz na vida amorosa

Na vida amorosa, Dagaz indica um período positivo de felicidade ao lado do ser amado. Além disso, ela mostra a possibilidade de encontrar alguém que mudará a sua vida completamente, por possuir uma diferente visão sobre o mundo.

Desta maneira, você passará a enxergar a vida através de um novo olhar, possuindo, assim, mais consciência acerca da sua evolução. Um aspecto negativo que esta runa pode trazer consigo é a de um relacionamento monótono, que requer uma mudança brusca para ir para frente.

Então, se você não está num relacionamento, prepare-se, pois a oportunidade surgirá em breve. Não se deixe levar pelos seus medos e incertezas e a sua vida amorosa melhorará do dia para a noite.

Runa Dagaz na vida profissional e financeira

Na vida profissional e financeira, Dagaz indica a necessidade de atrelar os seus negócios e sua profissão ao campo da evolução da consciência e da melhoria do mundo. Talvez, seja necessário participar de cursos ou palestras especializadas para melhorar a sua carreira.

Assim, esta runa também indica uma mudança de fase. Se você está desempregado, Dagaz mostra que a roda está girando e que este é momento de melhorar a sua vida. Esteja atento para as oportunidades que vão surgir.

Runa Dagaz invertida

Um fato interessante que ocorre no caso da Dagaz é que, devido ao seu formato, assim como ocorre com outras runas, ela não possui posição invertida. Logo, seu significado continua sendo o mesmo para qualquer posição.

Como interpretar a Runa Dagaz

Runa Dagaz.

Ao interpretar a Runa Dagaz, é imprescindível que você aprenda a sua simbologia e o seu valor fonético, para entender as suas mensagens. Além disso, é imprescindível que entenda seus conselhos e desafios, que serão apresentados a seguir!

Conselhos da Runa Dagaz

Por estar associada a Bifröst, a ponte arco-íris que liga Asgard a Midgard, Dagaz chama atenção para sua conexão com o chamado paradoxo de Odin. Este paradoxo trata da importância da não-dualidade e do fato de que duas forças opostas se tornam uma, sendo um dos mistérios centrais do culto neopagão a Odin.

Além disso, ela avisa sobre a compreensão da integração das coisas e da habilidade de ficar invisível em certas situações, a importância de trazer à tona fatos que estiveram, por muito tempo, encobertos pelas sombras do desconhecido e a necessidade de se alinhar à natureza cíclica da vida.

Desafios da Runa Dagaz

Os desafios da Runa Dagaz estão ligados ao tempo e à mudança. Quando está relacionado ao tempo, Dagaz se encontra no limiar da luz projetada no momento do nascer e do pôr do sol. Assim, ela é tanto a luz que inicia quanto a luz que termina o dia. Está, portanto, entre o existir e o não existir e é intimamente ligada ao mistério da vida ligado ao desconhecido.

Por indicar mudanças revolucionárias, Dagaz pressupõe o desapego ao que se tem e a preparação para a evolução. Muitas pessoas não estão dispostas a abrir mão do que já têm, até do que é ruim, pelo simples hábito de estarem acostumadas a elas.

Outras informações sobre a Runa Dagaz

Runa Dagaz.

Após conhecer seus conselhos e desafios, é importante que você aprenda outras informações sobre a Runa Dagaz, para se conectar com sua energia. Além de mostrarmos como utilizá-la de maneira adequada, você aprenderá como funciona a leitura das runas e outras dicas essenciais. Confira!

Como utilizar a Runa Dagaz

Para utilizar a runa Dagaz, é importante que você se conecte com sua essência. Inicie estudando os seus significados, sua simbologia e sua origem, para que, a partir disso, você esteja preparado para se conectar com sua energia.

Para estabelecer a conexão com esta runa, realize uma meditação com ela, preferivelmente no nascer ou no pôr do sol, já que são momentos ligados à essência da Dagaz. Além disso, você pode iniciar sua meditação entoando o nome desta runa como um mantra, até alcançar um estado alterado de consciência. Se desejar, pinte-a em seu corpo, para facilitar a sua jornada.

Como funcionam as runas nos rituais de leitura

Nos rituais de leitura, as runas funcionam trazendo imagens ou conceitos ligados a cada elemento talhado em seus símbolos. Cada uma possui um valor fonético e significado específico e é essencial que você os compreenda para, então, utilizá-las como oráculo.

Além disso, o significado da palavra runa em si é bastante mágico, já que indica mistério, segredo ou sussurro. Em conjunto, elas trarão imagens de situações que se referem à pergunta feita durante a leitura.

Apesar de a simbologia das runas possuir uma raiz histórica, boa parte dos significados que utilizamos não são atestados historicamente, pois foram desenvolvidos pelo sistema esotérico ocidental. Por isso, é importante não somente ler suas origens, mas também suas interpretações modernas, pois foi recentemente que ganharam popularidade como sistema oracular.

Como fazer as runas e a toalha

Utilize material de origem natural, preferivelmente madeira, sementes ou pedras, para fazer as runas. Por ser um sistema de escrita antigo, elas não possuem curvas, pois eram, em geral, esculpidas em madeira ou metal.

Então, para confeccioná-las, use uma faca afiada para talhá-las em madeira ou sementes, ou uma lima de aço para esculpi-las em metal. Caso não deseje talhá-las, você pode pintar seus símbolos no material escolhido. Dê preferência a tinta de cores como preto, branco, dourado ou vermelho.

Por fim, para fazer a toalha para divinação rúnica, escolha um tecido natural, de cor branca, preta ou violeta - cor esta ligada aos poderes psíquicos. Depois, desenhe um círculo ou, para leituras mais detalhadas, os reinos da árvore Yggdrasil.

Como se preparar e como fazer a leitura

Para se preparar para a leitura de runas, você precisará de concentração e espaço adequado. Embora possa utilizar as runas como prática oracular em qualquer dia e horário, noites de lua cheia são mais adequadas, especialmente para signos de água (Câncer, Escorpião e Peixes).

Além disso, possuir o elemento fogo próximo ao local de leitura é essencial, pois ele representa a luz que ilumina e a escuridão do desconhecido (velas brancas ou lilás são mais adequadas). Se preferir, queime ervas sagradas para a leitura de oráculos, como a artemísia, ou acenda um incenso para práticas divinatórias, como o incenso da lua.

Em seguida, ponha a toalha rúnica sobre sua mesa de leitura e faça suas perguntas. Retire as runas referentes a cada pergunta e interprete-as.

Como saber se o resultado é positivo ou negativo

Por ser um sistema oracular, o que determina se o resultado é positivo ou negativo depende de muitas variáveis. Inicialmente, preste atenção ao significado de cada runa, considerando a pergunta realizada e sua relação com ela.

Em seguida, caso a runa possua variação de posição, perceba-a, pois existem variações de significado, de acordo ela. Assim como acontece com o tarô, uma runa invertida não necessariamente indica algo negativo. Da mesma maneira, uma runa na posição natural também não é sempre um sinal positivo, pois tudo depende do contexto.

Por fim, lembre-se também de olhar para a relação das runas entre si. Por serem utilizadas como um alfabeto, elas podem indicar letras e até formar palavras. Então, esteja aberto para estas mensagens.

A Runa Dagaz representa a esperança?

Runa Dagaz.

Por ser uma runa que indica novos inícios, a Runa Dagaz representa a esperança. Quando ela surge numa leitura, é indício de que é chegado o momento do despertar da consciência e de uma fase de otimismo na sua vida. Além disso, ela simboliza um período de segurança e de mais certeza.

Assim, com o novo dia presente na essência desta runa, o sol brilhará, trazendo mais clareza, equilíbrio e energia essencial para encarar os desafios que virão com o novo ciclo.

Por isso, é momento de se alegrar, fazer os seus planos e, principalmente, colocá-los em práticas, pois não há noite que dure para sempre. Além disso, o dia, assim como esta runa, nascerá cheio, renovando a esperança que existe repousada dentro de você.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


runas

Artigos relacionados


Qual o significado da Runa Naudhiz? Invertida, no amor, no trabalho e mais!

Qual o significado da Runa Naudhiz? Invertida, no amor, no trabalho e mais!

A Runa Naudhiz caracteriza a resistência limitante, além dos obstáculos para a sobrevivência e o aprendizado. Saiba mais!


Qual o significado da runa Raidho? Invertida, no amor, no trabalho e mais!

Qual o significado da runa Raidho? Invertida, no amor, no trabalho e mais!

No artigo, saiba mais sobre a runa, suas interpretações e suas potencialidades, além de simpatias poderosas. Que tal usar o oráculo a seu favor?


Qual o significado da Runa Wunjo? Invertida, no amor, no trabalho e mais!

Qual o significado da Runa Wunjo? Invertida, no amor, no trabalho e mais!

A Runa Wunjo anuncia que é a hora certa de levar seus planos adiante, pois o momento é favorável. Leia o artigo e descubra o que esse oráculo tem a dizer!


Qual o significado da Runa Ehwaz? Amor, saúde, vida profissional e mais!

Qual o significado da Runa Ehwaz? Amor, saúde, vida profissional e mais!

A Runa Ehwaz está ligada ao movimento, à elaboração de projetos e a mudanças positivas. Leia o artigo e descubra tudo o que ela pode prever!


 Runa Mannaz: aspectos positivos, negativos, como jogar e mais!

Runa Mannaz: aspectos positivos, negativos, como jogar e mais!

Conhece a Runa Mannaz? A pedra tem mensagens importantes que podem transformar sua vida! Venha saber mais e surpreenda-se!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.