Quem é Xangô Aganju? História, na umbanda, oração, influências e mais!

Quem é Xangô Aganju? História, na umbanda, oração, influências e mais!

Orixás são divindades e Xangô Aganju é um orixá da justiça e das montanhas e o senhor dos vulcões. Saiba mais nesse artigo!


Significado geral de Xango Aganju para a umbanda

Escultura de Xangô

Os orixás têm origem africana e são vistos como deuses, pois representam as forças da natureza. Entre tantos orixás, há Xangô Aganju, cultuado na umbanda e associado a Xangô. Aganju é o orixá da justiça, da pedreira, das montanhas e dos vulcões. A partir disso, Xangô é caracterizado por ser rígido, forte, briguento, temperamental e guerreiro.

Vale ressaltar que todas as pessoas são filhas de orixás e recebem a proteção dessas divindades. Assim, cada pessoa possui três orixás principais. A seguir, veremos como descobrir qual orixá você rege, quem é Xangô Aganju, quais são as suas principais características, qualidades, curiosidades e mitos, qual a influência do orixá em sua vida e muito mais!

Como descobrir o primeiro, segundo e terceiro Orixá

Escultura de orixás.

A seguir, veja como descobrir o primeiro, o segundo e o terceiro orixá e veja qual é aquele que rege você. Mas, antes disso, torna-se importante saber o que são os orixás. Confira!

O que são os Orixás

Orixás são divindades que vêm da tradição ioruba, de origem africana. Os orixás carregam consigo forças e vibrações divinas que se mostram nos elementos da natureza, como: fogo, água, terra, ar, metal, mineral, etc.

Além disso, eles têm muitas virtudes, como: sabedoria, amor, justiça, conhecimento e revolução, sendo características que marcam cada divindade. Dentro da umbanda, há diversos orixás, como: Xangô, Iansã, Ogum, Oxóssi, Oxalá, Iemanjá e muito mais.

Dessa forma, os orixás são deuses cultuados que representam os elementos da natureza. O deus maior dentro dos orixás é o Olodumaré, que reúne todas essas energias vistas acima.

Como descobrir qual Orixá me rege

Para descobrir qual é o seu orixá, é necessário conversar com um pai ou uma mãe de santo. A partir disso, torna-se possível saber qual orixá te rege.

É comum e tradicional, nos templos onde se cultuam orixás, jogar búzios, para saber o iniciado de um indivíduo e qual é seu orixá de cabeça. Com isso, você pode pedir a benção ao seu orixá e desejar que ele te proteja e abra os seus caminhos para enfrentar os desafios da vida.

O primeiro Orixá

O primeiro orixá está ligado ao mental, à cabeça. Isto é, esse orixá é aquele que conduz o indivíduo durante toda a vida, dando a essa pessoa direcionamento e discernimento durante essa encarnação. Então, o orixá se encarrega de acompanhar essa pessoa durante a sua trajetória aqui na Terra.

Assim, os orixás são divindades que conduzem o ser humano no plano terreno, mas isso ocorre por meio de vibrações e energias, tanto do indivíduo quanto das divindades.

O segundo Orixá

O segundo orixá está relacionado ao equilíbrio e à força. Então, ele auxilia durante o percurso de uma pessoa em sua vida.

Esse orixá ajuda o indivíduo a tomar decisões mais certeiras e ilumina os pensamentos e as emoções dele, para que não se perca no caminho. Caso ele se perca, os orixás auxiliam para que ele retorne à sua jornada, de maneira que tenha aprendido com o seu erro e a sua perda.

O terceiro Orixá

O terceiro orixá está ligado ao plano ancestral. Isto é, acompanha o indivíduo em todas as encarnações e está sempre junto dele. Dessa forma, o orixá surge a partir do momento em que o espírito é criado. Para mulheres, a divindade costuma ser feminina. Para homens, a divindade vem em forma masculina. Então, o orixá tem a função de guiar o ser humano, seja no plano terreno ou no espiritual e ancestral.

Quem é Xangô Aganju, características, história e origem

Escultura de Iemanjá e Xangô.

Xangô Aganju é considerado um Xangô mais velho. Sua origem é africana e ele possui forte senso de justiça. A seguir, veremos quem é Aganju, qual a história e origem desse orixá, como preparar comidas para ele e muito mais. Confira!

Quem é o Orixá Xangô Aganju

O orixá Aganju é um Xangô mais velho. Ele tem associação com Xangô devido à sua história e origem. Aganju é conhecido como o Senhor dos vulcões, dos trovões, dos raios, das montanhas e das pedreiras.

Assim, esse orixá morava dentro de um vulcão, havendo dentro de si uma força inata e incontrolável. Dessa forma, Aganju tem como o seu elemento o fogo, sendo um orixá que carrega consigo o calor e o instinto de luta e sobrevivência.

Portanto, Xangô Aganju traz para cada indivíduo abertura de caminhos, justiça, força e vitória contra os inimigos. Ele quebra barreiras, abre porteiras e faz tudo aquilo que pode ser aplicado à justiça e a cada um, individualmente.

Xangô Aganju como qualidade de Xangô

Em outra época, criou-se uma qualidade e um caminho de Xangô chamado de Aganju, que, hoje, é conhecido como Xangô Aganju.

Isso ocorre porque Xangô e Oxum fizeram um pacto para ter os mesmos direitos sobre os filhos de Aganju. Então, sempre que eles não pudessem falar diretamente com o pai, eles falariam diretamente com Xangô e Oxum.

Esse pacto ocorreu, porque Xangô tentou aproximar o povo rebelde de seu rei (Aganju), que, mais tarde, descobriu que os filhos se tornaram rebeldes, porque não poderiam se aproximar do pai, já que Aganju morava dentro de um vulcão e poderia queimar os filhos. Então, na diáspora, Aganju tornou-se Xangô Aganju.

As principais características de Xangô Aganju

As principais características de Xangô Aganju incluem ele ser incontrolável, destemido, calorento, forte, rígido e explosivo. O orixá é um defensor dos indivíduos oprimidos e escravizados. Logo, carrega em sua essência o senso de justiça. Para Aganju, nenhuma batalha é perdida.

Outra característica forte de Xangô Aganju é a sua personalidade forte. As pessoas que são regidas por esse orixá são dotadas de grande poder de liderança e inteligência. Os filhos possuem as características do pai e, por isso, são também grandes articuladores e bastante exigentes.

A história e origem de Xangô Aganju

Xangô Aganju é um orixá que tem relação com Xangô, Ogum e Iansã. Além disso, também tem ligação com a tradição Oyó. De acordo com a tradição, Dadá Ajacá é irmão consanguíneo de Xangô e reinava Oyó. Ajacá era muito apático, pacífico e não realizava um bom governo.

Então, Xangô percebeu isso e destronou o próprio irmão, tornando-se o rei de Oyó. Depois disso, Ajacá foi exilado e assumiu o trono em outra cidade próxima a Oyó. Ele se casou e teve um filho: Xangô Aganju, sobrinho de Xangô. A partir isso, Xangô continuou o seu reinado por sete anos.

Xangô, descontente com as atrocidades cometidas e com um povo revoltado, abandonou o trono e se suicidou. Após isso, Ajacá voltou para Oyó e reassumiu o trono, tornando-se rei. Depois de sua morte, quem assumiu foi seu filho: Xangô Aganju.

O significado de Aganju

Xangô Aganju é o Senhor da justiça, das montanhas e dos vulcões. Aganju pode significar "terra firme", como alguém que tem os pés no chão. Além disso, seu elemento é o fogo e representa o que há de mais explosivo no mundo, aquilo que não tem controle, sendo que, uma vez que se espalha, é difícil controlar.

No entanto, “terra firme” não representa somente a forte conexão com vulcões, fogo e natureza. Representa as suas emoções e a sua forma de agir: além de Aganju ser decidido e destemido, ele se preocupa e busca sempre a justiça, sendo um orixá muito correto.

Qualidades de Xangô

As qualidades de Xangô são muitas. Ele é muito justo e correto em suas ações e atitudes. Por mais que tenha um lado bastante explosivo e seja impulsivo, Xangô sempre age conforme o seu caráter. Sempre em busca da justiça, ele representa o que há de mais justo no universo e possui uma alta dose de energia e de autoestima, o que o faz ser um orixá um pouco egocêntrico.

Quando é contrariado, pode se tornar violento e agressivo. Outras qualidades de Xangô envolvem ele ser inteligente, sábio e guerreiro, possuir bons argumentos e jamais cometer uma injustiça.

Como preparar comidas de Xangô

Preparar uma comida boa para Xangô é simples, basta se atentar ao que ele gosta. Este orixá adora frutas como maracujá, melão, caqui, limão, etc. Outra dica é comidas que tenham dendê, quiabo, azeite doce, camarão e mel. Você pode preparar o Amalá também, que é uma comida que Xangô gosta muito.

O Amalá leva os seguintes ingredientes: quiabo, azeite de dendê, mel, cebolas grandes, camarão seco, gamela e uma panela. É simples de fazer e rápido, além de ser uma forma de preparar uma comida de Xangô.

O Xangô Aganju na Santeria de Cuba

A Santeria Cubana tem raízes na ioruba e carrega elementos do sincretismo religioso. A partir disso, Aganju é visto como pai de Xangô e identificado como São Cristóvão. As suas vestimentas são poucas e suas cores são em vermelhas e escuras. Ele utiliza colares marrons e feitos por meio de elementos da natureza.

Além disso, seus filhos são caracterizados por serem homens violentos, com temperamentos difíceis e poderosos. No entanto, pela ternura, eles podem ser desarmados e virarem homens dóceis e gentis. Tornam-se amigáveis, tanto para as mulheres quanto para as crianças.

Influência, oferenda, oração e curiosidades sobre Xangô Aganju

Oferenda da umbanda.

Xangô Aganju é um orixá muito respeitado na umbanda. Ele é um justiceiro nato e tem grande influência na vida de seus seguidores. Além disso, gosta de receber oferendas e de ver que seus seguidores oram por ele. Dessa forma, confira diversas formas de se relacionar com Xangô Aganju a seguir!

A influência de Xangô Aganju na vida de seus seguidores

A influência de Xangô Aganju na vida de seus seguidores é muita, justamente porque Aganju representa o que há de mais humano nos indivíduos, como temperamento forte, lado explosivo, força, justiça, instinto de proteção e muito mais.

Além de representar o que há de mais nobre no ser humano, como a sede por justiça, Aganju também possui caráter e um grande poder de resiliência. Assim, o orixá influencia os seguidores de forma direta, com suas qualidades e seus defeitos. Assim, com essa influência sobre eles, torna-se possível alcançar os seus objetivos e obter sucesso em sua vida.

Oferenda para Xangô Aganju

Uma oferenda simples para Xangô Aganju pode ser feita com os seguintes ingredientes: seis bananas e uma lata de cerveja preta (a cerveja precisa ser dessa cor e pode ser tanto em lata quanto em garrafa). Para começar, encontre um lugar que tenha bastante mato ou verde. Depois disso, coloque um papel no chão, para dar apoio aos ingredientes.

Em seguida, coloque em cima desse papel as seis bananas. Enquanto coloca-as na base, mentalize e peça a Xangô Aganju que abra os seus caminhos e te proteja de todo o mal. Peça a ele o que você quer naquele momento.

Por fim, coloque a cerveja ao lado das bananas e ofereça a Xangô Aganju. É importante dizer palavras de agradecimento e realizar pedidos.

Oração a Xangô Aganju

Se deseja entrar em contato com Aganju, seja para agradecer ou para fazer pedidos, você pode recitar a seguinte oração:

Ô Xangô Aganju!
Ô Senhor da Justiça
Que caia sob mim o que for justo
E afaste de mim todos os inimigos
Ô Xângo meu pai da umbanda
No alto da montanha você faz justiça
Abra os meus caminhos e me acompanhe pela eternidade
Ô Xangô Aganju em seu reino o que vibra é o fogo
Ô pai da justiça, proteja-me como você protege os seus súditos
Xangô Aganju, lhe peço para que ilumine os meus pensamentos
Para tomar decisões corretas e justas
Ô Xangô Aganju, justiceiro e guerreiro
Dê-me um pouco da sua sabedoria e força
Para me curar de todo mal e de toda a energia ruim
Que possa me rondar
Amém!

Curiosidades

Há muitas curiosidades sobre Aganju existentes. Por exemplo, no Brasil, Xangô e Xangô Aganju são cultuados juntos. Isso ocorre porque Xangô, em certo momento, chegou à margem de um rio e descobriu que, depois dele, havia um povo sem rei.

Assim, Xangô foi até o possível rei e tentou conversar com ele para juntar os dois reinos. Foi dito a Xangô para fazer uma oferenda à beira do rio e, quando este foi realizar essa oferenda, ouviu um estrondo. Ele viu Oxum e Aganju, um gigante enorme feito de uma bola de fogo. Foi quando Xangô se aproximou e Aganju perguntou o que ele fazia ali.

Xangô disse que queria atravessar o rio. Aganju, então, arrancou uma árvore e fez uma ponte para que Xangô o atravessasse. De imediato, ocorreu uma identificação entre os dois.

Mitos sobre Aganju

Em alguns mitos, Xangô Aganju tem uma aparência diferente da que se conhece, porque, na história, ele usa o cabelo trançado e uma saia vermelha. Além disso, segundo a mitologia, Aganju joga em seus inimigos uma bola enorme de fogo, por meio dos raios.

No entanto, a pedra de raio é uma forma de representar o corpo de Xangô, que, no caso, tem o seu simbolismo. Por fim, outro mito do orixá diz que ele teria sido o quarto rei de Oyó e, segundo a mitologia, ele foi o rei mais poderoso e explosivo dos impérios iorubas.

Afinal, existem diferenças entre Xangô e Xangô Aganju?

Homem vestido de Xangô.

Em muitas tradições, Xangô Aganju é cultuado junto com Xangô. Em outras tradições, eles são divindades diferenciadas. Aganju foi um rei de Oyó e Xangô também, mas em momentos diferentes. No entanto, são divindades diferentes, mas que se assemelham.

Assim, Xangô é o Senhor das leis e padroeiro dos intelectuais. É considerado um verdadeiro guerreiro e sábio, gerando poder de justiça e político. Por outro lado, tem-se Xangô Aganju, que é o orixá da justiça e Senhor dos trovões, dos raios e do fogo.

Tanto Xangô quanto Aganju são orixás que representam o fogo, os trovões e os raios - tudo aquilo que não é possível controlar e tudo aquilo que advém da natureza. Eles são divindades incontroláveis, fortes, guerreiras, briguentas.

No entanto, Aganju é ainda mais rígido, incontrolável e calorento que Xangô. Ambos são do elemento fogo, mas não são a mesma divindade, apenas têm semelhanças parecidas.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Significado do número 0303: Numerologia, anjos, horas iguais e mais!

Significado do número 0303: Numerologia, anjos, horas iguais e mais!

Entenda quais são os significados e as mensagens trazidas pelo número 0303 para sua vida. Confira nesse artigo em detalhes a sua mensagem!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!