Omulú na umbanda: conheça a história e as características deste Orixá!

Omulú na umbanda: conheça a história e as características deste Orixá!

Saiba tudo sobre o Orixá Omolú! Conheça sua história, e os motivos para que ele seja ligado à morte, enfermidades a aos doentes!


Conheça mais sobre o orixá Omulú na umbanda?

Imagem de Omulu.

Conhecido também como Obaluaê, Omolú é um dos Orixás de maior força e cultuado nas religiões de matriz africana. Ele é considerado o responsável pela terra, pelo fogo e pela morte, devido ao seu grande poder.

Tanto no Candomblé quanto na Umbanda, este Orixá é o mais temido, pois é impossível esconder qualquer coisa dele. Omolú consegue enxergar tudo a respeito da vida de qualquer pessoa.

Além disso, é responsável por cuidar dos doentes porque entende o sofrimento das pessoas visto que ele próprio sabe a dor de carregar uma enfermidade, como mostra a sua história. Por este fator, ele acaba sendo ligado a cura. Conheça mais sobre Omolú a seguir!

Conhecendo mais sobre Omulú

Orixás sentados.

Omolú é um Orixá poderoso e visto com temor pelo seu grande poder. Mas também é tido como a esperança para os que esperam pela cura. Algo que descreve muito esse Orixá é o fato de que ele é capaz de gerar uma epidemia, mas tem igualmente o poder de acabar com ela.

Esse poder que o auxilia na sua jornada vem de sua lança de madeira que carrega consigo para espantar todas as energias ruins do mundo e proteger os necessitados.

Omolú é o mediador entre o mundo espiritual e o mundo material, pois seu poder é amplo e este Orixá é capaz de guiar todos que precisam da sua ajuda para passar pelas suas jornadas, pois conhece a tristeza a fundo e carrega consigo a sabedoria de que tudo pode ser vencido. Leia mais alguns detalhes sobre este Orixá abaixo!

Origem

Omolú é filho de Nanã e Oxalá e irmão de Oxumaré. Em decorrência dos erros cometidos por sua mãe ao confrontar seu pai, ele nasceu com uma grave enfermidade, que o fez ficar cheio de varíolas pelo corpo. Por isso foi abandonado a beira do mar.

A vida do Orixá é cercada por muitos mistérios. Mas devido a esta história, ele foi considerado desde sempre como o Orixá da morte e das mazelas, pois entende a dor, mas também sabe que é possível superar os problemas por piores que eles sejam.

Características visuais

As características visuais de Omolú o mostram coberto pelo Filá e Azé, uma roupa feita de palha, usada para esconder as marcas das mazelas que este enfrentou desde o seu nascimento.

Esse Orixá também é visto sempre curvado, como uma pessoa que enfrenta uma dor intensa. Isso também se deve ao simbolismo de Omolú quanto às doenças enfrentadas por ele. Além da roupa de palha, ele sempre aparece com sua lança de madeira, o Iagidibá e o Xaxará em mãos.

História

A história de Omolú mostra que ele é capaz de dominar a morte. Foi abandonado pela mãe logo após nascer justamente pelas doenças que tinha no seu corpo. Mais tarde foi encontrado por Iemanjá sendo devorado por caranguejos. Ela se compadeceu da situação e adotou o Orixá, criando-o como seu filho.

Omolú cresceu cheio de cicatrizes, o que fazia com que sentisse vergonha e por isso se escondia embaixo de uma roupa de palha. Assim, ele cresceu tímido e escondido de todos. Essa situação fez com que ele se tornasse um Orixá sério, compenetrado e pensativo, sendo visto como mal humorado.

Relação com outros orixás

Omolú se conecta com outros Orixás, como a sua mãe adotiva, Iemanjá. Mas ao longo do seu caminho, ele também cruzou a vida de outros que mudaram a sua jornada.

Como Iansã, rainha dos ventos, que certo dia ficou intrigada pelo fato de que Omolú sempre estava escondido embaixo da roupa de palhas e resolveu causar uma ventania para ver o que este escondia. Então, todos se assustaram com a beleza do rapaz, que brilhava mais que o sol. Após isso, os dois se uniram para combater a morte e as doenças no mundo.

Porque ele é considerado o Orixá da morte?

Em uma das histórias de Omolú, este passava por uma aldeia, faminto e sedento. As pessoas não sabiam de quem se tratava e negaram até mesmo um copo de água porque ele estava coberto com a sua roupa de palha. Omolú se sentiu triste e desapontado.

Um tempo depois, a aldeia caiu miséria e acreditou ser culpa do desconhecido. Arrependidos, os líderes do local recolheram os alimentos que ainda tinham e levaram para o Orixá para pedir perdão. Logo após, o local voltou novamente à vida. Por isso, Omolú é considerado o Orixá da morte, pois tem a capacidade de controla-la.

Qualidades de Omulú

São várias as qualidades nas quais Omolú se relaciona com outros Orixás e aparece com uma aparência diferente em cada uma delas.
Afomam – Leva consigo duas bolsas de nas quais tira as chagas. Se relaciona com Ogun.
Agorò – Sua roupa de palha é na cor branca.
Akavan – Se veste com uma roupa totalmente estampada. Se relaciona com Iansã.
Ajágùnsí – Tem uma ligação mais forte com Nanã e Oxumaré.
Azoani – Se veste com uma roupa de palha vermelha. Se relaciona com Iansã, Oxumaré e Iemanjá.
Azonsu – Leva consigo uma lança e aparece vestido todo de branco. Se relaciona com Oxalá, Oxumaré e Oxum.

Algumas culturas cultuam outras qualidades de Omolú, chamadas de Jagun:

Jagun Agbá – Se relaciona com Iemanjá e Oxalufan.
Jagun Ajòjí – Se relaciona com Ogun, Oxaguian e Exú.
Jagun Arawe – Se relaciona com Iansã e Oxaguain.
Jagun Igbonà – Se relaciona com Oxaguian e Obá.
Jagun Itunbé – Não gosta de feijão preto. Tem um relação forte com Oxaguian e Oxalufan.
Jagun Odé – Se relaciona com Ogun, Logun e Oxaguian.

Invocações

As invocações são uma forma de comemorar e cultuar o Orixá. Elas são usadas por religiões como Umbanda e Candomblé. No caso de Omolú, a dedicada a ele normalmente é: “Atotô Obaluaê” devido ao outro nome pelo qual é chamado.

O significado desta frase é “Silêncio para o grande Rei da Terra”, uma forma de celebrar e demonstrar o poder que este Orixá tem e como ele é comemorado por estas religiões e os que acreditam no seu poder.

Representação de Omulú em outras religiões

Imagens de Santos e Orixás.

Assim como a maioria dos Orixás, Omolú possui suas características próprias e é visto de uma forma distinta em cada religião. Até mesmo pelo fato de que este Orixá possui várias qualidades e algumas nem mesmo são cultuadas em todas religiões que ele faz parte.

As principais religiões conhecidas no Brasil que cultuam Omolú são o Candomblé e a Umbanda. Nas suas práticas, por mais que tenham similaridades, as duas destoam bastante, mas a forma como enxergam o poder dos Orixás é muito parecida.

Conhecer mais a respeito das religiões e dos Orixás faz com que se entenda a forma como eles serão cultuados e comemorados, pois existem práticas dentro das duas religiões específicas para isso, já que elas se diferem em vários quesitos. Veja mais sobre Omolú nas religiões e culturas!

Omulú no Candomblé – Obaluaiê

Conhecido por ser o Orixá da doença e da cura, Omolú é cultuado e comemorado em diversos momentos no Candomblé. Entretanto, no mês de agosto acontece uma das cerimônias mais importantes e considerada a mais emblemática relacionada ao Orixá, o Olubajé.

Este evento acontece somente em decorrência do dinheiro que os devotos pedem pelas ruas e em troca dão um punhado de pipocas para as pessoas. As pipocas são um dos maiores símbolos de Omolú. No Candomblé, esse Orixá também é ligado ao seu, devido ao Filá, a cobertura de palhas que carrega sobre si, que também traz esse simbolismo.

Sincretismo de Omulú na Igreja Católica

Omolú possui dois sincretismos em relação à Igreja Católica. Isso acontece porque este Orixá atua em duas linhas diferentes. No primeiro ele acompanha Nanã, chamado de Obaluaê, enquanto esta apaga a memória das pessoas e ele auxilia para que elas façam a passagem do mundo material para o espiritual. Dessa forma, ele é sincretizado como São Roque.

Na outra forma é Omolú ele tem ligação com Iemanjá e assume uma forma mais velha. Junto com Iemanjá, Omolú traz a encarnação à vida. Seu sincretismo é feito com São Lázaro devido à história do santo e por ser considerado protetor dos leprosos e mendigos, mesmo que este carregue suas próprias chagas.

Omulú em outras culturas

Omolú é cultuado em diversas religiões. Na santeria este Orixá é conhecido pelo nome de Babaluaiê. Os rituais e as narrativas usados na prática carregam várias características comuns do Orixá porque falam a respeito da terra, das doenças e dos sofrimentos e também da morte e da ressureição.

Em algumas práticas das Américas, esse Orixá é visto de uma forma particular e a ele também podem ser atribuídos outros atos, através de sigilo e revelação, que mostram contraste entre fala e silêncio e permeiam toda a adoração de Babaluaiê.

Como são os filhos de Omulú

Pessoas sentadas em uma mesa.

Os Orixás possuem as suas próprias características que os diferenciam. Assim, os seus filhos, as pessoas que praticam devoção a eles, acabam por absorver as suas principais características. Por isso, os filhos de Omolú possuem algumas semelhanças muito grandes com o pai nas suas formas de agir e pensar.

Como Omolú aparenta ser mais sério e até mesmo mal humorado para alguns, o Orixá é visto como muito mais experiente porque passou por situações muito difíceis na sua jornada. Os seus filhos também podem demonstrar alguns desses aspectos. A seguir, veja mais sobre como são os filhos de Omolú!

Parecem ser mais velhos

Os filhos de Omolú aparentam sempre ser mais velhos do que verdadeiramente são. Isso porque o Orixá carrega consigo uma experiência e tristeza devido à sua jornada difícil, que o fez endurecer muito rapidamente.

Essa forma de encarar a vida mostra um aspecto depressivo por parte dessas pessoas devido à forte influência do Orixá nas suas personalidades. Mas, ao mesmo tempo, carregam uma experiência de vida como se tivessem vivido muitos anos, ainda que sejam pessoas novas e no início das suas vidas.

Amáveis

Por mais que sejam vistos principalmente pela aparência séria, os filhos de Omolú são pessoas muito amáveis e queridas, assim como esse Orixá. Mesmo diante de tantos dramas e problemas, essas pessoas se mostram muito doces e carinhosas, algo que é notável por todos que as cercam.

Mesmo com todas as mazelas sofridas na vida, os filhos de Omolú se mostram pessoas queridas, ainda que esse lado demore um pouco para ser percebido e só apareça quando este estabelece algum vínculo de confiança com as pessoas.

Amigos para todas as horas

Uma das características mais notáveis dos filhos de Omolú é que eles fazem de tudo para ajudar os que estão ao seu redor. Dedicam muito das suas vidas aos seus amigos e as pessoas que fazem parte do seu círculo de confiança recebem todos os cuidados deles.

Se você confia em uma pessoa que é filha de Omolú, saiba que ela fará de tudo para te ajudar, mesmo que pareça impossível. Essas pessoas são os melhores amigos do mundo e se dedicam muito aos que amam.

Rabugentos e mal-humorados

Omolú é um Orixá muito sofrido, que passou por diversas situações ruins. Os seus filhos carregam consigo esse peso e, em geral, são pessoas que podem ser tidas como rabugentas e mal humoradas porque sofreram e passaram por tantos problemas nas suas vidas que só sabem ser dessa forma.

Por mais que expressem o seu carinho pelos demais, o lado ranzinza acaba por falar mais alto em muitos momentos. Isso faz com que a pessoa mais otimista do mundo acabe perdendo um pouco a esperança ao conversar com um filho de Omolú.

Tendência a problemas com a saúde

Como Omolú é conhecido por ser o Orixá das mazelas, devido às suas próprias doenças, os seus filhos naturalmente também possuem uma tendência muito grande a enfrentar problemas de saúde. Assim como o pai, os filhos desse Orixá apresentam manchas na pele e também podem sentir muitas dores pelo corpo com certa frequência.

Essas manchas são herdadas do pai, que é conhecido por ter nascido com várias varíolas, e isso se tornou uma marca na jornada dele e transformou-o no Orixá responsável pela doença e pela cura.

Como se relacionar com Omulú

Cerimônia da Umbanda.

Nas religiões de matriz africana existem várias formas de se relacionar com os Orixás devido aos dias específicos da semana nos quais comemorações especiais fazem com que os devotos consigam se aproximar mais de um Orixá e do seu poder.

As práticas são distintas, desde orações, dias de comemoração, cores, saudações e outros. Tudo isso é feito para que se aproxime do Orixá e sinta todo o poder que este tem para fornecer aos seus filhos e aos que acreditam em suas forças e ações.

Para entender mais a respeito da forma como Omolú age e os seus poderes, continue lendo o que pode ser feito para cultuar e comemorar as suas ações benéficas de Omolú para a humanidade.

Dia e número de Omulú

Os Orixás possuem dias especiais nos quais são cultuados e comemorados com momentos e atividades dedicadas inteiramente a estes. Sendo assim, o dia da semana considerado como especial para Omolú é a segunda-feira. Nesse dia podem ser feitas orações, oferendas e outros pedidos a este poderoso Orixá.

Entretanto, ele possui um dia específico no ano no qual há uma comemoração mais ampla a seu respeito, que é o dia 16 de agosto. O Orixá é comemorado de uma forma muito maior, podendo ocorrer eventos em terreiros de Umbanda e Candomblé dedicados a ele.

Cores de Omulú

As cores que representam Omolú são preto, vermelho e branco. Algumas qualidades deste Orixá aparecem usando roupas que levam estas cores, em geral as típicas roupas de palha, que é uma característica pela qual ele é lembrado devido à sua história com a vestimenta, que carrega muito poder.

Essas cores podem ser notadas também pelos devotos nas suas guias e em outros elementos usados para cultuar o Orixá nos terreiros e também nas oferendas que são feitas para Omolú.

Símbolos de Omulú

Os símbolos pelos quais Omolú é conhecido são as armas que este Orixá carrega consigo. Sendo assim, o maior símbolo é o Xaxará e o bastão ou lança carregado por ele. Estes são os principais símbolos que representam esse Orixá e mostram a sua força como guerreiro por ter superado as maiores adversidades na sua jornada - mesmo quando este se mostrou tímido e com medo de expor as suas mazelas para os demais.

Ervas e folhas de Omulú

As folhas e ervas para os Orixás são essenciais para manter um vínculo através das oferendas, pedidos, banhos e outros momentos. No caso de Omolú algumas são conhecidas por terem uma ligação maior com ele e por isso são usadas pelos devotos e pelos seus filhos para rituais e situações específicas.

As ervas mais comuns são Gervão, Cássia, Agoniada, Agapanto, Alamanda, Alfavaca-roxa, Babosa panaceia, Assa-peixe, Araticum-de-areia, e Mamona branca.

Quizilas de Omulú

As quizilas são elementos que podem causar moléstia. Portanto, as quizilas para Omolú e os seus filhos são siri, caranguejo, moluscos, carne de porco, pipoca e abacaxi. Por isso, esses devem evitar esses tipos de alimentos, pois podem trazer malefícios para as suas vidas.

As reações, no caso dos filhos de Omolú, podem ser vistas de várias formas, podendo ser físicas, causando mal-estar ou então podem afeta-los energeticamente, tornando o caminho mais pesado em relação à energia que os cerca. Esses alimentos não são tolerados pelo Orixá e por isso devem ser evitados pelos seus filhos.

Saudação a Omulú

As saudações são usadas para mostrar aos Orixás a confiança nos seus poderes e também nos momentos que são cultuados, a mais comum de ser usada para Omolú é ‘Atotô’, mas também pode ser ‘Abawo’.

Isso vai depender da cultura na qual este Orixá está sendo cultuado. Nos momentos de comemoração, como o Olubajé, nos quais o Orixá é comemorado em agosto, essa é a expressão usada para demonstrar a devoção a ele.

Oração a Omulú

“Proteja-me, Pai, Atotô Obaluaê!
Oh, Mestre da Vida,
Proteja seus filhos para que suas vidas sejam marcadas pela saúde.
Vós é o limitador das enfermidades.
Vós é médico dos corpos terrenos e almas eternas.
Suplicamos sua misericórdia aos males que nos afetam!
Que suas chagas abriguem nossas dores e sofrimentos.
Concede-nos corpos sadios e almas serenas.
Mestre da Cura, amenize nossos sofrimentos que escolhemos resgatar nessa encarnação!
Atotô meu Pai Obaluaê!
Dominador das epidemias.
De todas as doenças e da peste.
Omulu, Senhor da Terra.
Obaluaê, meu Pai Eterno.
Dai-nos saúde para a nossa mente, dai-nos saúde para nosso corpo.
Reforçai e revigorai nossos espíritos para que possamos enfrentar todos os males e infortúnios da matéria.
Atotô meu Obaluaê!
Atotô meu Velho Pai!
Atotô Rei da Terra! Atotô Babá!
Mestre das almas!
Meu corpo está enfermo…
Minha alma está abalada,
Minha alma está imersa na amargura de um sofrimento
Que me destrói lentamente.
Senhor Omolu!
Eu evoco – Obaluaiê
Oh!
Deus das doenças
Orixá que surge, diante dos meus olhos
Na figura sofredora de Lázaro.
Aquele que teve a graça de um milagre
No gesto do Divino Filho de Jesus.
Oh!
Mestre dos mestres
Obaluaiê
Teu filho está enfermo…
Teu filho se curva, diante da tua aura luminosa.
Na magia do milagre,
Que virá de tuas mãos santificadas pelo sofrimento…
Socorre-me…
Obaluaiê…
Dai-me a esperança da tua ajuda.
Para que me encoraje diante do martírio imenso que me alucina,
Faças com que eu não sofra tanto – Meu Pai
Senhor Omolu!
Tu és dono dos cemitérios,
Tu que és sentinela do sono eterno,
Daqueles que foram seduzidos ao teu reino.
Tu que és guardião das almas. Que ainda não se libertou da matéria,
Ouve a minha súplica, atende ao apelo angustioso do teu filho.
Que se debate no maior dos sofrimentos.
Salve-me – Irmão Lázaro.
Aqui estou diante da tua imagem sofredora,
Erguendo a derradeira prece dos vencidos,
Conformado com o destino que o Pai Supremo determinou.
Para que eu suplicasse minha alma no maior dos sofrimentos.
Salve minha alma desse tormento que me alucina.
Tome meu corpo em teus braços.
Eleva-me para teu reino.
Se achares, porém, que ainda não terminou minha missão neste planeta,
Encoraja-me com exemplo da tua humildade e da tua resignação.
Alivia meus sofrimentos, para que levante deste leito e volte a caminhar.
Eu te suplico, mestre!
Eu me ajoelho diante do poder imenso,
De que és portador.
Invoco a vibração do Obaluaiê.
A – TÔ – TÔ, Meu Pai.
Obaluaiê, Meu Senhor, ajude-me!
Salve o Senhor o Rei da Terra!
Médico da Umbanda, Senhor da Cura de todos os males do corpo e da alma.
Pai da riqueza e da bem-aventurança.
Em ti deposito minhas dores e amarguras, rogando-te as bênçãos de saúde, paz e prosperidade.
Faz-me, Senhor do trabalho; um filho de bom ânimo e disposição, para triunfar na luta pela sobrevivência.
Faz-me digno de merecer todo dia e toda noite, vossas bênçãos de luz e misericórdia.
ATOTÔ OBALUAUÊ!”

Oferenda para Omulú

Oferenda.

As oferendas para os Orixás são muito importantes, pois demonstram o cuidado e a devoção dos que acreditam nos seus poderes. Assim, nesse momentos é importante que se atentem ao que esses Orixás não toleram, como algumas comidas, para que não sejam usadas de forma errada nesses preparos.

É importante também que o processo de produção das oferendas seja feito da forma correta, e se possível com a orientação de uma pessoa mais experiente. Se atente a esses detalhes. A seguir, veja como é feita a oferenda para Omolú.

Quando fazer?

A oferenda pode ser feita nos momentos de comemoração a esse Orixá, como nos dias dedicados a ele, ou então em momentos especiais nos terreiros. Em geral, é feita para algum pedido ou agradecimento ao Orixá. Portanto, deve ser realizada levando em consideração esses aspectos.

Indicações e ingredientes

Os ingredientes mais usados para as oferendas para Omolú são pipoca, azeite de dendê e lascas de coco. Estes devem ser feitos da forma correta e dedicados ao Orixá nos momentos específicos da sua comemoração ou então para pedidos que serão feitos em momentos determinados, sejam eles de celebração ou outros.

Modo de preparo

Para o preparo, estoure o milho de pipoca em uma panela usando do azeite de dendê. Em seguida, coloque a pipoca em um alguidar e enfeite todo o prato com lascas de coco. Após isso, a oferende pode ser oferecida para o Orixá da forma que o devoto achar melhor, junto com seu pedido, orações e saudações.

Banho de pipoca de Omulú para proteção

Balde de pipoca no chão.

Os banhos na Umbanda e Candomblé têm um objetivo específico. A maioria serve para trazer prosperidade e também são usados com finalidades como descarrego e limpeza energética. O banho de pipoca é um destes e devido à ligação de Omolú com esse alimento, serve para pedir proteção.

Entenda um pouco mais a seguir de como é feito o banho de pipoca e qual a importância da prática tem para este Orixá e por que este é um dos alimentos que se relacionam diretamente com ele. Veja em detalhes logo abaixo!

Importância da pipoca para o Orixá Omulú

A pipoca tem uma grande importância para Omolú porque na sua história o Orixá passava por uma comemoração dos outros Orixás, mas a observou de longe sem querer se aproximar por vergonha da sua aparência.

Ogun percebeu a angustia e lhe ofereceu uma roupa de palha. Mas ao entrar para festa ninguém quis dançar com ele e Iansã, cheia de curiosidade para ver o que tinha embaixo da palha, causou uma verdadeira ventania. Nesse momento, as feridas de Omolú pularam da sua pele como pipocas brancas, que se espalharam pelo local.

Indicações e ingredientes

Os banhos e pipoca são indicados para limpeza energética e também para garantir proteção. Os ingredientes usados para esse banho são meio copo de milho de pipoca, 3 colheres de azeite ou óleo, uma panela e um recipiente para a pipoca, 2 litros de água. Também é necessário um recipiente específico para colocar o banho após de pronto.

Como fazer

Coloque a pipoca na panela, junto com óleo ou azeite. Estoure o milho e, em seguida, coloque em um recipiente para esfriar. Ferva a água e coloque a pipoca. Deixe que ela fique por um tempo até a água amornar. Após isso, jogue a pipoca fora deixe somente a água. Depois do banho higiênico, despeje o banho de pipoca da cabeça para baixo e faça os seus pedidos a Omolú.

Omulú na umbanda é o orixá dos mistérios!

Cena de mistério.

Omolú possui diversos atributos na Umbanda e Candomblé. Além de ser conhecido pelas suas várias ações, esse Orixá é visto como misterioso devido à roupa que utiliza para esconder as suas mazelas da vida. Apesar de ser muito tímido e ter medo de se revelar, este é um Orixá muito poderoso e capaz de ajudar muitas pessoas.

Em geral, Omolú é aquele que atravessa os espíritos entre a vida material para o mundo espiritual. Por isso, tem essa ligação forte com a morte, mas também é um Orixá que simboliza superação.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.