Qual a ordem dos signos do zodíaco? Datas, elementos, energia e mais!

Qual a ordem dos signos do zodíaco? Datas, elementos, energia e mais!

Você sabe qual é a ordem correta dos doze signos? Entre nesse artigo e descubra tudo sobre a ordem e outras características de cada um deles!


Índice

Qual a importância de saber a ordem dos signos?

Símbolos dos signos flutuando.

Os signos são um ótimo jeito de descobrir características sobre você mesmo, fazer previsões sobre o futuro e até conseguir conselhos e dicas sobre vários aspectos da vida, como namoro e trabalho, por exemplo.

Entretanto, é essencial saber a ordem em que os signos do zodíaco são distribuídos, pois as doze constelações seguem um calendário próprio. Assim, o signo dos indivíduos são determinados pelo dia do seu nascimento.

Nesse sentido, conhecer a ordem dos signos vai ajudar você a identificar qual o seu signo e também os das pessoas que te cercam. Saiba tudo nesse artigo!

Horóscopo e sua origem

Mapa astral físico.

Para saber mais sobre os signos, primeiramente, deve-se conhecer a história e a simbologia do horóscopo, além de saber como baseiam-se as previsões do horóscopo. Veja abaixo um pouco mais sobre isso!

História do horóscopo ocidental

Desde os primeiros milênios, os seres humanos procuram respostas no céu, nas estrelas e nos planetas. Assim, com o passar dos anos, desenvolveram-se estudos baseados nisso e, deles, originou-se a astrologia.

Nesse sentido, o horóscopo nasceu, fruto de diagramas que traçam a rota dos planetas, dos satélites naturais e das estrelas, relacionando-a com os mais variados aspectos da vida dos indivíduos e suas personalidades e definindo a ordem dos signos.

Primeiramente, o mapa feito com base no horóscopo era somente para os nobres ou para quem tinha dinheiro necessário para comprar. Mas, logo, os jornais popularizaram as previsões e tornaram elas mundialmente conhecidas.

Simbologia do horóscopo

Os diagramas do horóscopo baseiam-se em esquemas que acompanham o trajeto dos astros no céu. Assim, desenvolveram-se convenções para relacionar signos, ascendentes e luas a figuras.

Portanto, cada uma dessas figuras corresponde a um signo, ou seja, a uma constelação, ou a um planeta de regência. Dessa forma, estabeleceram-se as doze figuras do zodíaco, que apresentam-se como símbolos da natureza na ordem dos signos.

Assim, Touro, Escorpião, Peixes, Leão e Gêmeos são representados pelos seus homônimos. Áries é o carneiro, Câncer é o caranguejo, Virgem é um anjo, Libra é uma balança, Sagitário é um centauro, Capricórnio é um bode e Aquário é o aguadeiro.

Como se baseiam as previsões do horóscopo

As previsões do horóscopo baseiam-se na trajetória feita pelos astros no céu, ou seja, na astrologia. Esta é um pseudociência que estuda os planetas, as estrelas e os conjuntos de constelações e a influência deles na vida das pessoas.

Assim, a ordem dos signos estabeleceu-se juntamente com as datas específicas para o signo do zodíaco e, portanto, também influenciam na montagem dos diagramas dos signos, assim como os planetas e as estrelas.

Dessa forma, o mapa é formado baseando-se em datas e nas posições dos astros. Assim, a leitura torna-se viável e possível com a data de nascimento das pessoas que desejam as previsões.

Ordens dos signos e horóscopo

Mapa astral.

A ordem dos signos é muito importante no horóscopo para guiar a leitura que realiza as previsões. Nesse sentido, continue a leitura para entender sobre a ordem dos elementos, das energias e dos signos!

Ordem dos elementos

Os elementos da natureza influenciam fortemente a astrologia. Portanto, também podem dizer muito sobre a ordem dos signos. Nesse sentido, os elementos citados são o clássico quarteto: fogo, água, terra e ar.

Assim, os quatro elementos possuem o dever de revelar uma perspectiva sobre como o indivíduo enxerga o mundo ao seu redor e a si mesmo. Cada um dos signos são dispostos em quatro grupos. Essa divisão segue a separação dos quatro elementos.

Dessa forma, tem-se o grupo do fogo, que abriga Áries, Leão e Sagitário; o de Terra, com Touro, Virgem e Capricórnio; o grupo Ar, com Gêmeos, Libra e Aquário e, por fim, o de Água, com Câncer, Escorpião e Peixes.

Ordem das energias cardinal, fixa e mutável

Existem energias que propiciam determinados comportamentos e estimulam algumas inclinações relacionadas ao mundo exterior dos signos. Assim, são elas: a energia cardinal, a fixa e a imutável.

Primeiramente, a cardinal relaciona-se com os signos de Libra, Câncer, Áries e Capricórnio, representando os mais ativos do zodíaco. Já a energia fixa está ligada aos signos de Escorpião, Touro, Leão e Aquário. Desse modo, ela representa os indivíduos introspectivos. Por fim, a energia mutável compreende os signos de Sagitário, Virgem, Peixes e Gêmeos, relacionada à renovação.

Ordem dos signos

Os signos são designados aos indivíduos de acordo com sua data e seu horário de nascimento. Ou seja, ao seguir o mapeamento do céu no momento do nascimento do indivíduo, o seu signo é descoberto. Nesse sentido, a ordem dos signos baseia-se em um calendário específico, para guiar as pessoas na hora de montar o seu mapa astral.

Assim, o horóscopo guia-se pelo Sayana, que é como chama-se o calendário astrológico ocidental. A ordem é a seguinte: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.

Áries — 21 de março a 19 de abril

Símbolo do signo de Áries.

O signo de Áries é o de todos os indivíduos que nasceram entre o dia 21 de março e o dia 19 de abril. Abaixo, você vai descobrir quais as suas características gerais, qual o seu elemento e também a sua energia!

Características gerais de Áries

As pessoas que têm Sol em Áries são incrivelmente obstinadas. Elas não desistem dos seus objetivos e fazem de tudo para serem a melhor versão de si mesmas. Dessa forma, são muito competitivas. Além disso, os arianos têm um foco muito grande no seu propósito e colocam-se sempre em primeiro lugar, assim como sua posição na ordem dos signos.

Entretanto, essa característica pode ser enxergada como egocentrismo. No geral, o Sol em Áries forma indivíduos muito geniosos e que não desistem fácil de posicionamentos, opiniões e posturas. Assim, eles são lutadores natos que desconhecem a derrota em qualquer situação.

Elemento fogo

O elemento fogo abarca três signos e um deles é Áries, o primeiro, de acordo com a ordem dos signos. Nesse sentido, as características gerais do signo serão influenciadas pelo elemento fogo. Desse modo, aos arianos, o fogo vai proporcionar momentos bem temperamentais em relação à sua luta para manter suas opiniões e provar que está certo em discussões.

Além disso, o fogo vai contribuir para incrementar ainda mais o lado obstinado dos arianos, colocando-os em constante estado de luta, o que pode gerar atritos, pelo comportamento defensivo que os outros precisam assumir ao redor dos arianos.

Energia cardinal

A energia cardinal no signo de Áries obedece a ordem dos signos e representa os quatro mais ativos que estão presentes no horóscopo. Nesse sentido, Áries tem muitas características que casam com essa energia.

Primeiramente, ela age como um combustível a mais na vida das pessoas, que as impulsiona e fornece o gás que precisam para viver a vida. Assim, os arianos contam com a força da energia cardinal na busca pelos seus objetivos.

Além disso, a motivação notável desta energia nos indivíduos que têm Sol em Áries apresenta-se no seu comportamento incansável com tudo o que pode-se imaginar.

Touro — 20 de abril a 20 de maio

Símbolo do signo de Touro.

Os taurinos são as pessoas que nascem entre o dia 20 de abril e o dia 20 de maio. Nesse sentido, quem nasce neste período tem Sol em Touro, com elemento terra e energia fixa. Para saber mais sobre essas características, continue a leitura!

Características gerais de Touro

De acordo com a ordem dos signos e do calendário astrológico, Touro é o segundo signo do zodíaco. Assim, as pessoas que têm Sol nesse signo são calmas, pacientes e transmitem uma aura de paz. Além disso, uma das características principais dos taurinos apresenta-se como o apego a riquezas e a bens materiais.

A calmaria dos taurinos frequentemente pode gerar um incômodo nas suas relações pessoais. Portanto, seu jeito calmo de lidar com tudo e todos, às vezes, pode aparentar a inatividade ou até a indiferença diante das situações que apresentam-se a ele.

Elemento terra

O elemento terra engloba Touro, assim como prevê a ordem dos signos e dos elementos. Diante disso, a influência do terceiro elemento é extremamente bem-vinda para os taurinos. Nesse sentido, o jeito calmo deles alia-se à influência deste elemento, para conferir a eles um tipo de confiança inabalável. Assim, essas pessoas tornam-se indivíduos estáveis e centrados.

Ademais, em relação a mudanças e transformações, os indivíduos que possuem Sol em Touro encaram situações como essa de maneira lenta e gradual. Assim, garantem que tudo corra bem em etapas e fases importantes.

Energia fixa

Segundo a ordem dos signos, a energia correspondente a Touro é a energia fixa, que está relacionada a questões internas do indivíduo. Nesse quesito, os taurinos são excepcionais.

A combinação da energia fixa com a manifestação da influência do elemento terra confere aos taurinos a atitude de sempre pensar, antes de agir. Portanto, primeiro, eles resolvem as questões internamente, antes de manifestar suas decisões.

Além disso, esses indivíduos buscam segurança e estabilidade em suas relações, procurando a calmaria de si mesmos nas outras pessoas. Ademais, o conservadorismo também é marcante, no sentido de ser resistente a mudanças abruptas.

Gêmeos — 21 de maio a 21 de junho

Símbolo do signo de Gêmeos.

Os geminianos fazem aniversário entre o dia 21 de maio e 21 de junho, chegando ao meio do ano no calendário gregoriano. Saiba quais são as características gerais deste signo e como o elemento ar e a energia imutável podem influenciá-lo a seguir!

Características gerais de Gêmeos

Estabelecido como o terceiro pela ordem dos signos, Gêmeos é um signo ligado à comunicação. Portanto, existe nestes indivíduos uma facilidade para manter amigos antigos e para fazer novos deles. Com toda a certeza, as habilidades sociais dos geminianos são a sua característica mais marcante.

Mas, além disso, eles também são conhecidos como os camaleões do zodíaco. Essa metáfora relaciona-se ao fato de que as pessoas com Sol em Gêmeos conseguem mudar radicalmente a sua personalidade, de acordo com as pessoas ou com o ambiente em que estão presentes.

Elemento ar

O elemento ar compreende o terceiro signo, Gêmeos. Assim, sua influência sobre ele relaciona-se com as características inventivas e criativas que estão presentes nos geminianos. Nesse sentido, esses indivíduos demonstram a influência do elemento ar em suas vidas ao perceberem-se sempre envolvidos em diversos projetos, cada um com uma personalidade diferente.

Diante disso, uma característica negativa manifesta-se. Por apresentarem um comportamento criativo e viverem com a mente sempre trabalhando em alguma coisa, os geminianos podem aparentar desatenção ou desprezo.

Energia mutável

A natureza da energia mutável apenas potencializa todas as características principais do signo de Gêmeos. Nesse sentido, o terceiro na ordem dos signos tem a energia da hiperatividade das ideias. Portanto, os geminianos apresentam mudança constante de interesses, personalidade e também de pensamentos.

Assim, eles sempre estão em busca de novas direções e novos caminhos para seguir e encontrar algo novo. Por fim, a energia mutável é o complemento ideal para as pessoas que têm Sol em Gêmeos, pois ela vai trabalhar para alimentar todas as melhores qualidades deste signo.

Câncer — 22 de junho a 22 de julho

Símbolo do signo de Câncer.

O signo de Câncer, representado pelo caranguejo, é o signo dos nascidos entre as datas de 22 de junho e 22 de julho. Portanto, conheça mais sobre este signo, o que significa ele ser um signo da água e como a energia cardinal manifesta-se nele!

Características gerais de Câncer

O signo de Câncer é um dos mais sentimentais entre os doze do zodíaco. Assim, todas as características dos indivíduos com Sol no quarto signo relacionam-se com seu lado sentimental. Dessa forma, uma das suas maiores características é apegar-se, até demais, a fatos passados e as emoções que eles deixaram na mente e no coração.

Nesse sentido, os cancerianos são extremamente rancorosos. Além disso, esses indivíduos costumam ser muito ciumentos e levam a sério os laços que estabelecem com as pessoas. Assim, os cancerianos cuidam muito bem de amores, amigos e familiares.

Elemento água

Os signos que são influenciados pelo elemento água carregam uma forte carga emocional. Nesse sentido, o quarto signo na ordem demonstra claramente essa característica.

Assim, o elemento água confere uma influência muito grande dos sentimentos na intuição dos cancerianos. Nesse sentido, suas apurações não estão ligadas a fatos concretos, mas, na sua visão, baseada em suas emoções pessoais.

Dessa forma, os julgamentos dos cancerianos são frequentemente colocados em dúvida pelas pessoas à sua volta. Afinal de contas, eles podem ser fortemente tendenciosos e espelhados em suas próprias emoções, sejam elas negativas ou positivas.

Energia cardinal

Na ordem dos signos, a energia que está sobre o signo de Câncer é a cardinal. Isso quer dizer que os signos regidos por esta energia são muito ativos e sempre estão prontos para agir e tomar a frente da situação.

De acordo com a astrologia, a energia cardinal age potencializando o lado emocional das pessoas que têm Sol em Câncer. Nesse sentido, eles demonstram iniciativa na resolução de problemas sentimentais e não gostam de deixar nada para depois.

Assim, constantemente irão tomar a iniciativa para resolver conflitos emocionais em relacionamentos amorosos, com a família ou até no ambiente profissional.

Leão — 23 de julho a 22 de agosto

Símbolo do signo de Leão.

Entre as datas de 23 de julho e 22 de agosto, estão os leoninos, ou seja, as pessoas que têm Sol em Leão. Assim, descubra mais sobre as características gerais deste signo, a influência do fogo e da sua energia fixa nos regidos por ele!

Características gerais de Leão

O quinto signo, Leão, é o mais autoconfiante entre todos e é muito famoso por isso. Os leoninos são como os leões: adoram exibir suas jubas e todos os seus outros atributos, sejam eles físicos, materiais ou intelectuais.

Entretanto, a vaidade não é a única qualidade dos indivíduos com Sol em Leão. Essas pessoas são extremamente sociáveis e extrovertidas, e não têm problemas que envolvam vergonha ou timidez. Além disso, sua preocupação com a satisfação dos outros é notável. Além de colocarem-se em primeiro lugar, os leoninos valorizam muito a felicidade, o bem-estar e o sucesso das pessoas que eles amam.

Elemento fogo

Seguindo a determinação da ordem dos signos, o elemento do signo de Leão é o fogo. Diante disso, o elemento traz algumas informações sobre o modo como os leoninos relacionam-se e seu temperamento. Assim como uma fogueira, as pessoas que têm Sol em Leão têm dificuldade em conterem-se.

Portanto, tudo com eles acontece em uma intensidade tremenda, sem pisar no freio ou sequer olhar para trás. Nesse sentido, a paixão acontece de forma arrebatadora, mas o seu temperamento incendiário pode tornar-se um problema em situações mais delicadas.

Energia fixa

A energia que atua sobre o signo de Leão é a energia fixa. Assim, pela ordem dos signos, Leão é um dos quatro que influenciam-se por essa energia, que liga-se a um comportamento conservador. Dessa forma, os leoninos conservam dentro de si o fogo, que alimenta sua forma intensa de ser e agir.

Eles não mudam sua personalidade por nada no mundo, sendo que essa é uma das coisas pelas quais eles mais prezam. Assim, o comportamento temperamental das pessoas com Sol em Leão provoca situações em que um dos lados precisa ceder, mas nunca será o leonino que fará este sacrifício.

Virgem — 23 de agosto a 22 de setembro

Símbolo do signo de Virgem.

Os virginianos são pessoas nascidas entre as datas de 23 de agosto e 22 de setembro. Este signo tem a influência do elemento terra e da energia imutável. Portanto, continue a leitura para entender mais detalhadamente sobre isso!

Características gerais de Virgem

O sexto signo do zodíaco é o de Virgem. Os indivíduos com Sol neste signo terrestre são extremamente dedicados nas suas tarefas e, para eles, o mais importante é superar-se, sempre. Assim, a busca pela perfeição constante pode acabar perturbando os virginianos, com uma vigilância pesada demais sobre si mesmos.

Apesar disso, estar envolvido em um trabalho novo é um prazer para eles. Além disso, os virginianos são um tipo de pessoa muito leal, que inspira confiança e dedica-se ao máximo às outras nas relações em que está envolvida.

Elemento terra

A ordem dos signos define os elementos que exerceram influência sobre eles. Nesse sentido, no caso do signo de Virgem, o elemento que aguça as características gerais dele é a terra. Ele incide suas propriedades diretamente no lado prático e objetivo dos virginianos. Dessa forma, estes tornam-se pessoas que não precisam de muita cerimônia para resolver seus assuntos.

Ademais, a terra traz a firmeza que os virginianos precisam para sustentar a sua confiança e também para inspirar e transparecer essas características para as pessoas ao seu redor.

Energia mutável

A energia mutável é a que age sobre os virginianos, de acordo com a ordem dos signos. Assim, ela irá trabalhar para aguçar alguns aspectos importantes nos indivíduos com Sol em Virgem.

Dessa forma, o impulso de mudança vai manifestar-se com a vontade dos virginianos de estarem sempre envolvidos com novos projetos, descobertas e coisas onde possam desenvolver seu potencial cada vez mais.

Portanto, a energia mutável funcionará como um combustível para a fome de aperfeiçoamento dos virginianos, que estão sempre preparados para embarcar em novas jornadas de descobertas.

Libra — 23 de setembro a 22 de outubro

Símbolo do signo de Libra.

Os librianos nascem entre as datas de 23 de setembro e 22 de outubro, chegando ao fim do ano. Assim, são influenciados pela regência deste signo, pelo elemento ar e pela energia cardinal. Saiba mais sobre tudo isso abaixo!

Características gerais de Libra

Pela ordem dos signos, Libra encontra-se na sétima posição. É um signo que relaciona-se muito com a comunicação, as relações humanas e a diplomacia. Nesse sentido, os librianos são pessoas muito boas, quando as situações pedem empatia, ou seja, a necessidade de se colocar no lugar do outro. Além disso, eles são ótimas pessoas para resolver conflitos.

Os librianos constantemente pesam ponderações baseadas em seu lado racional para fazer seus julgamentos. Entretanto, esse comportamento pode acabar atrapalhando decisões que seriam simples e levar à indecisão.

Elemento ar

No caso de Libra, o elemento ar veio para reforçar o seu lado racional, que comanda grande parte das suas ações. Dessa forma, o ar contribui ainda mais com a inteligência dos virginianos. Por outro lado, o elemento também potencializa características negativas, como a indecisão. Nesse sentido, a fluidez do ar contribui com a mudança contínua de opinião das pessoas com Sol em Virgem.

Energia cardinal

A energia cardinal relaciona-se com inícios e chegadas. Nesse sentido, os quatro signos que estão sobre a sua influência correspondem à chegada das quatro estações do ano, de acordo com a ordem dos signos.

Dessa forma, Libra é o signo que está no começo da primavera, onde essa energia traz o frescor dos surgimentos de coisas novas. A energia cardinal é completamente ativa e age nos virginianos interagindo com o seu lado diplomata.

Nesse sentido, a energia cardinal pode ajudar os librianos com a sua indecisão, ao forçar um impulso com essa energia ativa e de comando que pede uma ação.

Escorpião — 23 de outubro e 21 de novembro

Símbolo do signo de Escorpião.

O signo de Escorpião é um dos mais famosos do zodíaco e as pessoas que são regidas por ele nascem entre os dias 23 de outubro e 21 de novembro. Os escorpianos possuem a influência da água e da energia fixa. Assim, continue a leitura do artigo para entender um pouco mais sobre esses aspectos!

Características gerais de Escorpião

De acordo com o horóscopo e a ordem dos signos, Escorpião encontra-se na oitava posição na tabela. Os escorpianos são pessoas extremamente intuitivas e tendem a guiar-se muito pelas fortes emoções, mesmo que estas não estejam corretas.

Em contrapartida, eles são muito bons em interpretar coisas não ditas pelas pessoas ao seu redor. Aliás, com as pessoas, os escorpianos são muito bons e muitíssimo amorosos em suas relações. Entretanto, em alguns casos, esse apego pode ser demais, assim como manda a intensidade das sensações escorpianas, e passar da conta, manifestando-se com um comportamento ciumento.

Elemento água

De acordo com a ordem dos signos, o elemento água é o que exerce sua influência sobre o signo de Escorpião. Nesse sentido, o elemento vai aumentar ainda mais a carga sentimental que é característica deste signo.

Assim, com a água agindo sobre as emoções dos escorpianos, eles sentem-se ainda mais confiantes em seguir suas intuições e tornam-se ainda mais assertivos, quanto trata-se da leitura das intenções dos outros.

Além disso, este elemento contribui para aumentar a intensidade dos sentimentos dos escorpianos em todos os âmbitos da vida. Assim, eles terão mais combustível para alimentar seus comportamentos obsessivos.

Energia fixa

A ordem dos signos designou a Escorpião a energia de caráter fixo. Assim, este signo apresenta comportamentos que indicam a teimosia e a dificuldade de aceitar mudanças em sua vida. Nesse sentido, os escorpianos vão apegar-se muito fortemente a opiniões e posições ligadas a sentimentos particulares.

Assim, certos ou não, eles nunca desistirão da sua verdade. Ademais, a energia fixa influencia o signo na sua rejeição a mudanças, o que proporciona momentos de escorpianos de pura teimosia e que geram muita dor de cabeça para as pessoas ao seu redor.

Sagitário — 22 de novembro e 21 de dezembro

Símbolo do signo de Sagitário.

Os sagitarianos nascem entre os dias 22 de novembro e 21 de dezembro, aproximando-se do natal. Assim, eles têm consigo o elemento fogo e a energia mutável para sobressair suas características. Continue a leitura para saber mais!

Características gerais de Sagitário

Os sagitarianos costumam ser indivíduos pelos quais todos anseiam a companhia e a amizade. A alegria e a positividade andam sempre ao lado dessas pessoas, que esbanjam bom humor por onde passam.

Assim, pessoas com Sol no nono signo tornam-se muito requisitadas em círculos sociais, pois elas têm uma conversa fácil e conseguem desfazer qualquer um com seus sorrisos e sua leveza. Portanto, sagitarianos adoram ter companhias e, para eles, existe um enorme prazer em entretê-las ou simplesmente conviver com elas em harmonia, para esbanjar seu espírito livre.

Elemento fogo

O signo de Sagitário recebe a influência de um dos mais reativos e fortes elementos: o fogo. Dessa forma, ele vai agir sobre o poder de ação dos sagitarianos.

O fogo é um elemento que não pode ser controlado e, além disso, suas chamas formam-se sem um padrão específico e seguem caminhos não programados. Portanto, sua sede por conhecer lugares novos, viajar para cantos desconhecidos e partir sem muito rumo vem dessa influência do fogo na vida dos sagitarianos.

Energia mutável

Ao conhecer um pouco sobre as características dos sagitarianos, não é difícil entender como a energia mutável manifesta-se na personalidade deles. Já que eles gostam muito de caminhos desconhecidos e surpresas, essa é a energia perfeita.

Assim, os sagitarianos carregam consigo essa energia de mudança, de movimentação e diversidade a todo o momento. Por determinação da ordem dos signos, a energia mutável potencializa o espírito viajante dos sagitarianos.

Dessa forma, seu corpo físico está sempre em mudança, com a troca de círculos sociais e de experiências. Além disso, o seu espírito também alia-se à renovação constante e não fica parado nunca.

Capricórnio — 22 de dezembro a 19 de janeiro

Símbolo do signo de Capricórnio.

Do dia 22 de dezembro ao dia 19 de janeiro nascem os capricornianos. Eles têm o elemento terra e a energia cardinal ao seu lado. Continue no artigo para entender o que isso significa!

Características gerais de Capricórnio

Capricórnio apresenta-se como o décimo signo do zodíaco. Assim, os capricornianos mostram-se como indivíduos extremamente responsáveis e comprometidos com sua vida pessoal e profissional. Além disso, as pessoas com Sol em Capricórnio têm dificuldade para confiar nos outros e seguir a liderança de outra pessoa.

Assim, os problemas de confiança podem complicar as amizades e o trabalho. Os capricornianos costumam ser indivíduos muito pacientes. Nesse sentido, eles conseguem esperar pelo momento certo, pois entendem que tudo precisa de um desenvolvimento para concretizar-se.

Elemento terra

No caso de Capricórnio, o elemento selecionado para si é terra, que mostra seu caráter firme e responsável. Nesse sentido, a firmeza desse elemento ajuda os capricornianos a ficarem firmes para sustentar todas as suas responsabilidades. Entretanto, essa característica pode gerar o vício no trabalho.

Dessa forma, a firmeza da terra também pode aflorar a consciência e a racionalidade dos capricorniano, mas, em excesso, isso pode traduzir-se em pessimismo e desesperança, de modo que é preciso medir a mão nesse quesito.

Energia cardinal

Pela ordem dos signos, a energia cardinal é a que recai sobre o signo de Capricórnio e, portanto, sobre os capricornianos. Nesse caso, Capricórnio está no início do verão e a quentura dessa estação junta-se à energia cardinal e movimenta o signo sempre para frente.

Dessa forma, essa energia incentiva os capricornianos a tomarem frente em todos os seus projetos. O poder da energia cardinal costuma manifestar-se mais fortemente com situações relacionadas à vida profissional do indivíduo e a outros aspectos relacionados a ela.

Aquário — 20 de janeiro e 18 de fevereiro

Símbolo do signo de Aquário.

Os aquarianos, embora não sejam os primeiros signos pela ordem dos signos, são as pessoas que nascem nos primeiros meses do ano, entre as datas de 20 de janeiro e 18 de fevereiro. Além das datas, outras informações importantes, como o elemento e a energia deste signo não podem ficar desconhecidas. Continue a leitura para descobrir mais!

Características gerais de Aquário

Nas posições estabelecidas pela ordem dos signos, Aquário encontra-se em penúltimo lugar. Suas características mais marcantes estão ligadas ao desejo de independência e às suas amizades.

Assim, são pessoas que têm um desejo muito forte dentro de si de quererem ser independentes e de serem diferentes do que a maior parte da sociedade considera bom, correto ou moral. Além disso, eles gostam muito da sensação de estarem rodeados de amigos e de fazerem parte de algo, como um grupo de amigos. Nesse sentido, estão sempre em busca dessa sensação de pertencimento.

Elemento ar

Pela ordem dos signos, o elemento ar encaixa-se com as características gerais de Aquário, como a sua relação com as amizades e o seu desejo de destacar-se no mundo.

Entretanto, o elemento traz algumas marcações diferentes para essas características, como a volatilidade do ar e a tendência dos aquarianos a abandonarem círculos de amigos pela necessidade de encaixarem-se em algum lugar.

Além disso, o desejo de independência pode apresentar-se como uma armadilha e fazer com que os aquarianos abandonem a segurança do ninho antes da hora.

Energia fixa

A energia fixa que incide sobre o signo de Aquário revela algumas coisas interessantes sobre o penúltimo na ordem dos signos. Nesse sentido, essa energia aponta para a fixação de ideias. A opinião forte dos aquarianos vai impedir que eles abandonem ideias que não fazem sentido ou que não têm chance de dar certo, apenas para manter sua independência.

Portanto, às vezes, os aquarianos precisam lutar contra a força dessa energia, para não acabarem caindo em armadilhas feitas por eles mesmos e por seus ideais, que funcionam apenas no seu próprio mundo.

Peixes — 19 de fevereiro a 20 de março

Símbolo do signo de Peixes.

As pessoas com Sol e Peixes nascem entre o dia 19 de fevereiro e o dia 20 de março. Assim, seu elemento natural é a água e a energia que paira sobre elas é a mutável. Leia os tópicos abaixo para entender do que tratam-se essas denominações!

Características gerais de Peixes

Os piscianos apegam-se muito ao amor e às pessoas amadas. Assim, sua alegria é fazer feliz os indivíduos que amam e garantir que eles sintam-se bem cuidados e amados. Nesse sentido, as pessoas com Sol em Peixes gostam muito de cuidar de outras pessoas. Além disso, o último signo também carrega dentro de si uma humildade muito grande em relação aos seus atributos.

No geral, os piscianos são pessoas tranquilas, mas nunca deve-se confundir esse comportamento com passividade ou indiferença, pois eles estão sempre atentos às situações, só não gostam de fazer alarde à toa.

Elemento água

A Água é o elemento que liga-se ao último signo do horóscopo, seguindo a ordem dos signos. Assim, o de Peixes conta com a leveza da água, sua transparência e também sua força para compor sua personalidade.

O elemento em questão ajuda a potencializar situações relacionadas às emoções dos indivíduos. Assim, o lado romântico incurável dos piscianos têm origem neste elemento. Dessa forma, a entrega das pessoas com Sol em Peixes vem da força da água e, por isso, eles costumam dar tudo de si em relacionamentos e esperam o mesmo de seus parceiros.

Energia mutável

A energia da mudança de direções exerce sua influência sobre o último signo do zodíaco. Nesse sentido, falando sobre Peixes, a energia vai manifestar-se principalmente sobre as emoções. Assim, a energia mutável faz com que os piscianos tenham um forte fluxo de emoções, que atua de maneira constante sobre a sua vida.

Isso explica a importância e a predominância do seu lado sentimental. Nesse sentido, a energia possibilita um canal em que essas emoções afloram-se cada vez mais dentro do piscianos, indo em direções diferentes e dirigindo as ações desses indivíduos.

A ordem dos signos é a mesma todos os anos?

Mapa astral.

A ordem dos signos obedece ao calendário gregoriano e pelo Sayana, o calendário astrológico ocidental. Nesse sentido, a ordem em que os signos são colocados não muda com o passar dos anos. Entretanto, o que muda é a hora de contagem do primeiro e do último dia das datas dos signos.

Ou seja, todos os anos, os horários dessas datas mudam e, por isso, o horário do nascimento apresenta-se como um dos principais fatores para o mapa astral. Portanto, apesar de a ordem não mudar, não obrigatoriamente pessoas do mesmo dia terão o mesmo signo, pois, se esta data for o primeiro ou o último dia do signo, elas podem cair em casas diferentes do horóscopo.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


signos mapa astral

Artigos relacionados


Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Você sabe quais são os signos considerados mais psicopatas do zodíaco? Confira nesse artigo os 6 piores signos do zodíaco e mais!


Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Repleta de vastas galáxias, a maior constelação do zodíaco é antiga e cercada por mitos de milhares de anos. Quer saber mais? Confira o artigo!


Escorpiana: características, no amor, como conquistar e mais!

Escorpiana: características, no amor, como conquistar e mais!

Conheça mais sobre a mulher do signo de Escorpião! Intensa e misteriosa, esta nativa desperta os olhares por onde quer que passe!


Quais são os signos mais bravos? Confira essa lista com os 6 piores e mais!

Quais são os signos mais bravos? Confira essa lista com os 6 piores e mais!

Todo mundo tem dias ruins, mas alguns signos ficam furiosos com extrema facilidade. Descubra se o seu signo está entre os 6 mais bravos do zodíaco aqui!


Qual o pior signo do zodíaco? Confira essa lista com os 6 piores e mais!

Qual o pior signo do zodíaco? Confira essa lista com os 6 piores e mais!

Quando se trata dos piores signos do zodíaco, Áries, Câncer e Gêmeos se destacam. Clique e saiba como lidar com os 6 piores signos do zodíaco!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!