O que é Jardim Zen? Composição, pedras, jardim miniatura e mais!

O que é Jardim Zen? Composição, pedras, jardim miniatura e mais!

Conheça o que é e quais são os benefícios do Jardim Zen. Aprenda como compor um Jardim Japonês aqui!


Significado geral de Jardim Zen

Jardim zen.

O Jardim Zen, também conhecido como Jardim Japonês, normalmente, é montado em ambiente externo, que é usado para descansar corpo e mente. Para exercer os benefícios a que se propõe, ele precisa ter alguns elementos que são muito importantes, como: pedras, areia, retângulo de madeira e um mini rastelo.

Cada um destes elementos possuem um significado. O retângulo, por exemplo, é a representação do mundo, já as pedras representam a permanência e a mutualidade da vida. O mini rastelo, ou ancinho, é usado para desenhar círculos, traços e ondas na areia, que demonstram movimento da água e também o fluir dos acontecimentos da vida cotidiana.

Além destas características, o Jardim Zen tem a função de trazer paz, tranquilidade, calmaria e repouso. Neste artigo, traremos mais informações sobre o Jardim Japonês, como sua função relaxante, decorativa e meditativa, sua versão em miniatura, como escolher as pedras e seus significados, por que ter um Jardim Zen e muito mais!

Jardim Zen, para relaxamento, decoração, meditação e miniatura

Bonsai.

O Jardim Zen é uma ferramenta oriental de meditação criada por esta cultura há mais de 3 mil anos. Ela traz inúmeros benefícios para quem busca ter um desses jardins em casa.

Neste artigo, você conhecerá como utilizar o Jardim Japonês para relaxar, como decoração e para meditação, e também encontrará informações sobre o jardim miniatura. Além disso, entenderá o que é o Jardim Zen, como é composto e onde pode ser criado. Acompanhe!

O que é um Jardim Zen

A relação de harmonizar a natureza e a vida humana no oriente surgiu já no ano de 300 a. C., transformando-se no conceito de Jardim Zen conhecido hoje, a partir do século I. Foi a partir desse momento que ele passou a representar um local para descanso, relaxamento e meditação.

Assim, os preceitos budistas definem o Jardim Zen como sendo uma forma de reproduzir elementos da natureza, com o intuito de buscar o bem-estar. Eles podem ser elaborados de diversas formas, tamanhos e locais.

Porém, qualquer que seja o formato escolhido, os Jardins Japoneses sempre terão o mesmo intuito: dar momentos de paz, tranquilidade e equilíbrio para quem se utiliza de seus benefícios. Assim, o mais importante no momento de criar esse jardim é manter o objetivo de remeter à calma e à simplicidade.

A composição de um Jardim Zen

Para compor o Jardim Zen, é importante escolher um local calmo e tranquilo, e que será favorável para o relaxamento. No retângulo de madeira de ser colocado areia, para preencher todo o espaço, será uma representação do oceano, que está relacionado à paz e à tranquilidade mental e espiritual.

Outros elementos usados na composição do Jardim Japonês são as pedras, que representam rochas e ilhas, onde o mar bate, lembrando a movimentação e a continuidade das coisas. Então, é necessário dosar a quantidade de pedras, para não criar um ambiente carregado. É ideal utilizar um número ímpar de pedras e colocá-las de forma assimétrica.

Além disso, flores e plantas simples, como azaleias, magnólias e arbustos são o ideal para serem colocadas ao redor do jardim. Outro elemento importante é o ancinho, que também é conhecido como rastelo ou ciscador. Este último será o instrumento para criar os traços e as linhas onduladas na areia, que darão a ideia de movimento e agitação, que são os símbolos da calmaria e tranquilidade.

Onde criar um Jardim Zen

Não há um lugar específico para a criação do Jardim Zen, pois ele pode ser elaborado em qualquer lugar. Os jardins podem ter tamanho grande ao ar livre, tamanhos menores em ambientes internos ou mesmo em formato de miniatura.

A principal característica do Jardim Japonês é a utilização de pedras e areia, mas, hoje em dia, já recebem esta denominação espaços com mais natureza. Ambientes fechados podem receber um Jardim Zen sem problemas, apenas será necessário adaptá-lo ao espaço físico existente. Mas uma coisa é certa, ter um jardim Japonês em casa traz inúmeros benefícios.

Jardim Zen para relaxamento

Uma das características de um Jardim Zen é que ele proporciona uma boa dose de relaxamento. Assim, os elementos que são utilizados em sua construção trazem um clima de paz e tranquilidade. Depois, a prática de desenhar linhas onduladas na areia trazem a lembrança das ondas do mar, o que proporciona tranquilidade.

As pedras, por sua vez, representam as montanhas, fazendo com que o Jardim Japonês possa ser usado também para momentos de meditação. Contemplar o jardim, seja ele em um espaço grande ou um Jardim Zen miniatura, é uma experiência agradável e relaxante.

Jardim Zen para decoração

O Jardim Zen, além de trazer efeitos terapêuticos e momentos de meditação, também é usado como um espaço decorativo. Isso ocorre porque a beleza de sua construção atrai o olhar e a admiração das pessoas.

Assim, além de uma experiência de relaxamento, o Jardim Japonês também fará parte da decoração da casa, tanto o jardim construído em um espaço grande da casa quanto o jardim miniatura. Além disso, seus elementos lembram a natureza.

Jardim Zen para meditação

Na cultura japonesa, o Jardim Zen possui elementos que lembram ambientes naturais, trazendo sensações agradáveis de paz, relaxamento e tranquilidade. Além da beleza que ele apresenta, por exemplo, o Jardim em tamanho grande pode conter uma pequena fonte.

Desta forma, este espaço pode ser uma ótima opção para quem quer praticar meditação e também é um excelente espaço para renovação de energias. Mesmo o Jardim Japonês em miniatura pode ser usado para meditação, de forma contemplativa.

Jardim Zen em miniatura

O Jardim Zen em miniatura é bastante indicado para quem não conta com grandes espaços em sua casa para criar o seu jardim. Ele pode ser feito em um canto da casa ou de um escritório, tornando-se um espaço especial para encontrar um momento de paz e tranquilidade.

Para montar seu Jardim Zen, é importante entender o significado de cada elemento que o compõe. Veja abaixo:

- Caixa de madeira: É a representação do mundo;

- Pedras: São as representações da permanência e da solidez na vida;

- Areia: Tem o significado de fluidez dos acontecimentos inesperados.

Portanto, é totalmente possível ser feito um Jardim Zen em miniatura de forma artesanal, fazendo uso dos itens mencionados acima, ou mesmo comprando algo já pronto. Tanto fazendo por conta própria, quanto comprando um Jardim Japonês em miniatura pronto, ele trará muitos benefícios.

A escolha das pedras e significados

Cristais e pedras.

Para a escolha das pedras para o Jardim Zen, deve-se ter muita atenção, pois elas podem ser de qualquer tamanho, mas precisam estar em harmonia com o espaço do jardim. Também é possível misturar vários tipos de pedras, com cores, texturas e formas diferentes. O único cuidado necessário é não exagerar na quantidade.

Nesta parte do artigo, entenda quais são as pedras mais usadas e seus significados. Conheça a Fluorita, a Ametista, a Água-Marinha, a Sodalita, o Quartzo Rosa e o Citrino a seguir!

Fluorita e Ametista

Uma das combinações de pedras para um Jardim Zen é a Fluorita e a Ametista. Falaremos de cada uma das pedras a seguir.

Fluorita representa a cura física e espiritual, ela auxilia as pessoas em momentos de mudanças, principalmente no contexto espiritual e mental. Outra finalidade desta pedra é eliminar os ressentimentos, para uma transformação interna.

Já a Ametista é a pedra que ajuda a eliminar pensamentos e comportamentos egoístas de dentro das pessoas. Este é um elemento que auxilia grandemente no momento de meditação, pois ajuda em processos de ansiedade, sendo possível chegar a um estado puro de meditação.

Água-Marinha e Sodalita

Uma combinação possível de pedras para construir seu Jardim Japonês é o uso da Água-Marinha e da Sodalita. Abaixo, veja quais seus significados e quais os benefícios que elas proporcionam.

Água-Marinha é a pedra da criatividade e ajuda a expressar os sentimentos, as emoções e os problemas. O uso dessa pedra no Jardim Zen será uma ótima opção para auxiliar as pessoas a saírem de um turbilhão de emoções e também a colocar os sentimentos em palavras.

Já a pedra Sodalita é bastante usada para ajudar na realização de grandes mudanças, transformando comportamentos positivos ou negativos. Ela auxilia a clarear a mente, fazendo com que as pessoas tenham maior fluidez de raciocínio, conseguindo chegar a conclusões lógicas com maior facilidade.

Quartzo Rosa e Citrino

Existem inúmeras pedras que podem ser usadas em um Jardim Zen e uma combinação possível é o Quartzo Rosa e o Citrino. Vejamos seus significados e benefícios.

O Quartzo Rosa traz energias que auxiliam na eliminação de mágoas, emoções e lembranças negativas, que fazem mal às pessoas. Além disso, essa pedra estimula a autorrealização e o sentimento de paz interior.

Já o Citrino é conhecido por sua associação à energia semelhante à do sol, pois ele tem o poder de aquecer, confortar, penetrar, energizar e dar vida. Com todas essas características, essa pedra é bastante usada para alívio de cansaço, desânimo, preguiça, tristeza e também para estimular a alegria.

Razões para ter um Jardim Zen

Jardim Zen.

Existem muitas razões para ter um Jardim Zen, além dos benefícios espirituais, de relaxamento e meditação, pois ele também é uma visão agradável por sua beleza. Dessa forma, também é bastante usado como item de decoração.

Nesta seção do artigo, veja algumas informações para auxiliar na criação do Jardim Japonês, como em quais espaços podem ser criados, suas características estéticas, seus benefícios para relaxamento e meditação, sua simplicidade e sua ligação com bonsais!

Podem ser criados em qualquer espaço

O Jardim Zen pode ser criado em qualquer espaço, seja em uma casa ou em uma empresa. Além disso, ele pode ter vários tamanhos, podendo ser usado por quem tem grandes espaços, mas também para quem tem espaços reduzidos, pois podem ser feitos em miniatura.

Assim, o importante é ter em mente os benefícios trazidos pelo Jardim Japonês, que são tranquilidade, equilíbrio e relaxamento. Eles serão de ótima ajuda para aliviar o estresse causado pela correria da vida cotidiana.

Embelezam

Os benefícios trazidos pelo Jardim Zen são muitos: ajudam a relaxar, podem ser usados para meditação e têm efeitos terapêuticos. Porém, além disso, o Jardim Japonês também traz o benefício da beleza, o que agradará também aqueles momentos de contemplação.

Muitas pessoas, mesmo sem conhecer os benefícios trazidos pelo Jardim Zen, acabam adotando ele por sua beleza. Assim, o espaço onde está o Jardim Japonês atrai olhares e a atenção de quem chega ao local, pois é uma composição harmônica, delicada e que traz lembranças do contato com a natureza.

Servem ao relaxamento e meditação ao ar livre

Quando o Jardim Zen é feito em um espaço grande, como em um jardim de uma casa, por exemplo, ele passa a ser um ótimo espaço para meditação e relaxamento ao ar livre. Dessa forma, as pessoas podem caminhar por ele, ou mesmo sentar-se e ficar em silêncio.

É certo que o espaço escolhido para o Jardim Japonês terá grande importância na vida das pessoas, pois ajudará a aliviar as tensões do dia a dia e também a limpar e recarregar as energias interiores, trazendo maior fluidez para a vida.

Espaços para sonhos

O Jardim Zen é um espaço que auxilia a acalmar a alma e a levá-la a um estado de repouso, não importa o tamanho do jardim. Independentemente de ser um espaço grandioso ou um jardim em miniatura, ele sempre trará boas vibrações e harmonia para o corpo e a mente.

Assim, toda essa vibração e harmonia leva as pessoas a terem um espaço para sonhar, mediante o relaxamento adquirido com sua contemplação.

Não precisam de muito

Para recriar seu Jardim Zen, apesar de existirem modelos super elaborados, não é preciso muito. O simples fato de usar os elementos que compõem um Jardim Japonês, como a areia, as pedras e o rastelo, já trará harmonia para o espaço.

Portanto, é possível usar uma pequena árvore, um conjunto de pedras de cores e formas diferentes e a areia. Além disso, para receber os benefícios do Jardim Japonês, não é necessário muito tempo, pois a contemplação ou meditação de 5 minutos no local já é bastante benéfico.

São ótimos para bonsais e para desfrutar a natureza

O Jardim Japonês é uma ótima opção para o cultivo de bonsais, além de ser uma opção para ter contato com a natureza dentro da própria casa. Por serem plantas pequenas e podadas para terem um desenho agradável, os bonsais combinam muito mais com o Jardim Zen do que com um jardim comum.

Portanto, para iniciar a construção de seu Jardim Japonês, a sugestão é escolher um bonsai, pois ele complementará a beleza de seu jardim. Além disso, será um pedacinho da natureza que fará parte da vida das pessoas.

Jardim Zen em miniatura

Jardim Japonês.

O Jardim Zen é recomendado para quem tem grandes espaços, mas, mesmo que o espaço seja reduzido, é possível ter um Jardim Japonês em miniatura. Além de também trazer todos os benefícios de relaxamento, redução de estresse e ansiedade, também será uma peça linda para decoração.

Nesta parte do texto, falaremos sobre os benefícios do Jardim Zen em miniatura, como fazer um e como usá-lo em seu dia a dia. Acompanhe!

Benefícios do Jardim Zen em miniatura

O Jardim Japonês em miniatura, além de trazer benefícios, como o jardim em tamanho maior, também passa a ser uma peça de decoração para o espaço em que é colocado. Isso porque ele tem a capacidade de harmonizar os espaços e de trazer energias positivas para o ambiente.

Assim, a meditação feita, mexendo no Jardim Japonês, mesmo que por apenas 5 minutos, traz muitos efeitos para o corpo físico e espiritual. Alguns desses benefícios são relaxamento, tranquilidade, equilíbrio emocional, autocontrole, transferência de emoções para a areia, melhora da autoestima e paz de espírito.

Como fazer

Para fazer seu Jardim Zen em miniatura, é importante escolher o lugar em ele ficará com bastante cuidado. O local ideal para o Jardim deve ser calmo, tranquilo e com acesso fácil, favorecendo os efeitos calmantes e de meditação.

Outro ponto a ser bem estudado é a escolha dos materiais para a montagem, pois eles devem trazer inspiração e estarem de acordo com as necessidades das pessoas. Use também uma caixa de madeira, para que seja cheia de areia de praia.

Finalmente, é preciso ter atenção à escolha das pedras a serem usadas para compor o Jardim Zen. Elas devem ser usadas conforme o significado e as necessidades das pessoas.

Como usar a miniatura

O Jardim Zen miniatura, além de ser um objeto decorativo lindo, também deve ser usado para trazer paz, tranquilidade e relaxamento para o ambiente e para as pessoas. Para obter os benefícios do Jardim Japonês miniatura, não é necessário dispor de muito tempo, pois 5 minutos são suficientes para se tornar calmo e tranquilo.

Ele também pode ser usado na busca por fluidez para os acontecimentos da vida. Fazer desenhos de linhas arredondadas, como as ondas do mar, é a representação desta fluidez. O simples fato de mexer na areia já traz tranquilidade. Então, caso esteja sentindo grande peso de energias negativas, pode desenhar na areia com os próprios dedos, pois esse ato trará alívio.

Por que devemos evitar elementos triangulares e pontiagudos no Jardim Zen?

Jardim Zen.

Um dos benefícios trazidos pelo Jardim Zen é o equilíbrio e a fluidez no desenrolar das atividades do dia a dia. Portanto, não é recomendado desenhar formas triangulares ou pontiagudas na areia, pois, segundo a filosofia japonesa, estas formas representam espinhos, que causam dores.

Além disso, estas formas são a representação de fechamento de fluidez das energias, atrapalhando usufruir dos benefícios do Jardim Japonês. Já as linhas circulares e onduladas representam a criação de movimento e a continuidade das ações.

Nesse artigo, falamos sobre todas as características e os benefícios trazidos pelo uso do Jardim Zen, tanto em tamanho grande quanto em miniatura. Esperamos que ajude na elaboração de um Jardim Japonês!

Autor deste artigo

Alessandra Lima, formada em Comércio Exterior, sempre gostou de escrever textos e criar poesias, com esta sua habilidade criou um blog de viagens onde escreve sobre suas experiências desde 2014. Tem prazer em contribuir para o site Sonho Astral e passar informações para seus leitores.

Palavras-chave relacionadas


cultura energias pedras

Artigos relacionados


Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

A cor da aura sinaliza as energias que envolvem o ser humano. Descubra aqui o que as cores significam, como fazer para enxergá-las e muito mais.


Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

O dente de leão é a planta dos desejos e está associado a várias lendas e histórias. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo regem os movimentos humanos e de todo o cosmos. Elas sinalizam qual caminho devemos seguir, visando a evolução espiritual. Confira!


Pedra Opala de fogo: origem, significado, benefícios, preço, como usar e mais!

Pedra Opala de fogo: origem, significado, benefícios, preço, como usar e mais!

A Opala de Fogo é um cristal que atrair amor, despertando a paixão e a sexualidade. Regida pelo fogo, ela pode transformar sua vida! Clique e entenda.


O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

Escolher os pensamentos pode ser a diferença entre uma vida saudável e plena e dificuldades constantes. No artigo, saiba mais sobre o poder da mente!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!