Horóscopo Xamânico: descubra o que seu signo tem a dizer sobre você!

Horóscopo Xamânico: descubra o que seu signo tem a dizer sobre você!

O Horóscopo Xamânico possui 12 animais que são considerados as essências vivas dos signos. Aprenda a medicina destes totens de nascimento e entenda a sua vida.


O que é Horóscopo Xamânico

Imagem de ritual xamânico

O Horóscopo Xamânico é considerado um dos sistemas astrológicos mais antigos que reconhece os planetas como seres dotados de uma essência viva. Por serem vivos, é possível interagir com eles e com sua “medicina”. No Xamanismo, a palavra medicina é um termo que engloba o resultado do conhecimento profundo das leis do Universo.

A medicina não trata apenas de um elemento para promover cura, mas contém energias sutis que restauram a harmonia do corpo, tratando a causa do desequilíbrio e usando as propriedades e características de um ser animal, vegetal ou mineral.

Por meio deste sistema, é possível não somente estudar o animal que corresponde à data do seu aniversário, mas sim entender como integrar energias diferentes dos 12 espíritos em diferentes estágios da vida, até mesmo se não forem o seu espírito animal.

Neste artigo, apresentamos a Roda de Medicina do Horóscopo Xamânico e desvendamos seus segredos. Nele, você aprenderá qual o seu espírito animal e obterá dicas sobre sua respectiva medicina. Confira.

Horóscopo Xamânico e sua origem

Imagem de ritual xamânico

Ao adentrar nos mistérios do Horóscopo Xamânico, é importante partir de sua história. Na seção seguinte, apresentamos um breve percurso histórico deste sistema astrológico, apresentando também os princípios através dos quais ele opera. Continue lendo para entendê-lo melhor.

História do Horóscopo Xamânico

A história do Horóscopo Xamânico se inicia nas culturas e tradições dos povos nativos norte-americanos. Povos ancestrais que habitavam as Américas possuíam, em geral, um desejo por entender o cosmo por meio do mundo natural que estava ao redor.

Desta maneira, tudo o que era natural, como as estações e os animais, possuía uma grande significância para eles e para as suas cosmologias. Com base neste princípio, o ano é dividido em quatro estações, que correspondem a um clã cada.

Por sua vez, cada clã é divido em três, compondo assim a Roda de Medicina. Esta roda é, então, constituída por 12 partes, correspondendo ao mesmo número de casas da astrologia ocidental. A diferença é que, ao invés de signos, o Horóscopo Xamânico é formado por espíritos animais.

Princípios do Horóscopo Xamânico

O Horóscopo Xamânico é baseado em princípios míticos e arquetípicos que se baseiam na máxima “como é em cima, assim é embaixo”. Em outras palavras, ele possui uma base cerimonial que exige a participação das pessoas para que elas compreendam seus propósitos de vida e como estes se relacionam com o Grande Mistério.

A partir do Horóscopo Xamânico, é possível entender os caminhos que cada pessoa deve explorar para poder evoluir. Ele fornece também uma jornada para encontrar o seu significado e propósito nesta vida tanto como indivíduos como na coletividade.

A partir disso, é possível fazer escolhas mais conscientes e se engajar com a medicina da natureza que o cerca. Para fazer isso, você precisa apenas chamar por ela.

Como se baseiam as previsões do Horóscopo Xamânico

As previsões do Horóscopo Xamânico se baseiam na medicina de cada espírito animal. Cada animal possui atributos, habilidades e fraquezas específicas, então é necessário entender estes diferentes atributos que cada animal possui para então entender a sua essência/ medicina.

Os animais que integram o Horóscopo Xamânico aparecem em épocas específicas do ano, assim como ocorre com os signos do zodíaco. A diferença é que, você não necessariamente precisa trabalhar com a medicina do animal que rege a sua data de aniversário: você pode escolher aquele que é mais adequado para sua situação pessoal.

Ao encontrá-lo, faça uma pequena prece e peça sua ajuda. Além disso, faça uma pequena oferenda, ajudando algum projeto ambientalista ou se envolvendo em atividades de preservação do ambiente.

Signos do Horóscopo Xamânico

Imagem de ritual xamânico

Todos possuem um animal de poder, mas assim como no Horóscopo Tradicional, os Signos do Horóscopo Xamânico são 12. Sendo eles, o ganso, a lontra, o lobo, o falcão, o castor, o cervo, o pica-pau, o salmão, o urso, o corvo, a serpente e a coruja, descubra qual espírito animal rege o seu aniversário a seguir.

Ganso – 21/12 a 20/01

O Ganso é regido pelo elemento terra e pela direção Norte. Pessoas sob influência deste signo costumam dar o máximo de si no trabalho e tendem não gostar de coisas refinadas, pois costumam valorizar aquilo que é necessariamente prático para eles. O Ganso não costuma ter muitos amigos, mas mantém aqueles que possui por toda a vida.

Se o Ganso é seu animal, você é paciente, motivado e possui uma estratégia para basicamente todos os momentos do dia, esperando sempre para o momento certo de agir. Além disso, você é realista, pois não gosta de ser decepcionar com suas próprias expectativas.

Medicina: a habilidade de esperar pelo momento certo para poder agir.

Quando o chamar: quando precisar de paciência.

Lontra — 21/01 a 20/02

A Lontra é regida pelo elemento Ar e pela direção Norte-Nordeste. Pessoas nascidas sob este signo são criativas por natureza. Além disso, são espertas, intuitivas e carinhosas, sendo também amigas fiéis.

A Lontra é um animal imprevisível e por isso é importante aprender a lidar com surpresas se você convive com este signo, já que ele é excêntrico, imprevisível e vê a vida como um grande experimento. Lontras gostam de fazer planos para tirar do papel as suas ideias, mas nem sempre elas são manifestadas nesta realidade.

Medicina: a habilidade de ouvir sua criança interior e aproveitar a vida com liberdade e paixão.

Quando a chamar: quando provocar mudanças e trazer novidades para a sua vida.

Lobo — 21/02 a 20/03

O Lobo é regido pelo elemento Água e está associado à direção Nordeste. Pessoas nascidas sob o signo de Lobo são sensíveis e artistas por natureza. Muitas vezes precisam de isolamento para poder recarregar as suas energias, pois são como uma esponja que atraem para si as impressões e emoções das outras pessoas.

Esta habilidade os torna excelentes psicólogos ou até mesmo médiuns. Lobos precisam de um relacionamento muito íntimo com alguém, mas é importante que seu parceiro saiba da sua tendência ao isolamento. Ademais, são intuitivos e costumam proteger aqueles que amam.

Medicina: a habilidade de seguir o seu instinto para proteger os outros e a si próprio.

Quando o chamar: quando precisar da ajuda dos próprios seus instintos.

Falcão — 21/03 a 20/04

O Falcão é regido pelo elemento Fogo e sua direção é o Leste. Pessoas regidas por este signo não têm medo de se arriscar a alçar voos mais altos. Independente de quão impossíveis seus objetivos sejam, o Falcão sempre tentará buscar aquilo que procura, navegando por alturas diversas na mais alta velocidade.

Além disso, os nascidos sob a influência deste animal são naturalmente diretos e tem dificuldades de se relacionar com pessoas que enrolam. Mesmo sendo um pássaro, as decisões tomadas pelo Falcão são totalmente com os pés no chão. Por isso, geralmente se encontram em posições de liderança.

Medicina: a habilidade de enxergar as situações claramente, tomar decisões rápidas e agir para pôr projetos em prática.

Quando o chamar: quando começar ou recomeçar projetos.

Castor — 21/04 a 20/05

O Castor é regido pelo elemento Terra e pela direção Leste. Castores são famosos por suas habilidades de estabelecerem uma carreira, família, relacionamento seguro e um lar confortável. São também determinados por natureza e se dedicam com afinco para alcançar seus objetivos.

Este espírito animal governa a confiança, a estabilidade e o entusiasmo. Nascidos sob a influência do Castor são persistentes e dificilmente desistem de seus projetos. Castores aparentam ser ansiosos.

Além disso, são excelentes em estabelecer alicerces e muitas vezes se preocupam com as finanças. Devem ter cuidado para não focarem somente no trabalho.

Medicina: capacidade de trabalhar duro, ter apreço pelas coisas materiais e alcançar o sucesso por ser metódico.

Quando o chamar: quando precisar de concentração, autoconfiança e motivação.

Cervo — 21/05 a 20/06

O Cervo é regido pelo Elemento terra e sua direção é o Leste. Quem nasce sob a influência deste signo é tímido e caprichoso. O Cervo é versátil, sociável, charmoso e interessante, do tipo que gosta de fazer milhões de coisas ao mesmo tempo, pois costumam se entediar facilmente.

Gostam de estar bem acompanhados por pessoas com pensamentos semelhantes e a comunicação é uma de suas habilidades principais, além de ser igualmente habilidoso com o aprendizado de línguas. Você não gosta de conflitos e tenta sempre apaziguar os ânimos.

Medicina: a habilidade de amar e enxergar a beleza interior de todos os seres para, a partir disso, estabelecer comunicação e diálogo.

Quando o chamar: quando precisar de amor, amizade, compaixão e aceitação.

Pica-pau — 21/06 a 20/07

O Pica-pau é regido pelo elemento Água e pela direção Sul. No Zodíaco Xamânico, o pica-pau é a força da Grande Mãe, pois sabe o momento certo de oferecer ajuda e agir com gentileza.

Quando estão em relacionamentos, pessoas regidas por este signo são extremamente devotas ao parceiro, especialmente pelo fato de levarem muito tempo escolhendo a pessoa ideal.

Apesar disso, precisam ter cuidado para não perderem a sua característica única, assimilando as características do ser amado. Se este é seu signo, você é um excelente cuidador, além de ser muito emotivo, sensível e intuitivo.

Medicina: habilidade de ouvir sua intuição e se manter fiel aos seus princípios em qualquer situação.

Quando o chamar: quando quiser se reconectar com a sua voz interior.

Salmão — 21/07 a 20/08

O Salmão é regido pelo elemento Fogo e pela direção Sul-Sudoeste. Este signo é dotado de muita energia e são extremamente entusiasmados, por serem movidos por suas paixões. Se você nasceu sob o signo de Salmão, é essencial que você tenha propósitos significativos na vida.

Para o Salmão, não há algo grande que não possa ser maior. Eles são ambiciosos, possuem um desejo forte pela vida e respiram para serem reconhecidos por aquilo que fazem. Geralmente possuem expectativas altas sobre si mesmos e os outros.

Medicina: a habilidade de expressar o entusiasmo e encarar qualquer situação com o peito aberto.

Quando o chamar: quando precisar de direcionamento, guia, coragem e energia.

Urso — 21/08 a 20/09

O Urso está ligado ao elemento Terra e à direção Oeste. Ele é sólido como uma rocha e, apesar de sua aparência imponente, ele guarda dentro de si uma leveza e amabilidade características. Se você nasceu sob a influência deste animal, você gosta de trabalhar duro, rotinas e acordos. Além disso, você é leal, não gosta de drama e está equilibrado com a verdade, aceitação e sinceridade.

Este animal traz consigo a curiosidade natural. Quanto mais misterioso, mais você se interessa. No entanto, é importante ter cuidado para não ter problemas ao desvendar os mistérios e espalhá-los para os outros.

Medicina: determinação e persistência em tudo o que faz, devido à força emocional e física do Urso.

Quando o chamar: em situações difíceis que necessitam de confiança e força.

Corvo — 21/09 a 20/10

O Corvo é regido pelo elemento Ar e pela direção Oeste. Divertidos e gentis, os corvos são populares por serem boas companhias. Eles possuem habilidades sociais afloradas, mas, por dentro, são agitados e indecisos. Além disso, se você nasceu sob a influência deste signo, você é bastante crítico, mas tem dificuldades para expressar suas críticas.

Este animal também é bastante associado aos negócios. Por serem extremamente carismáticos, são ótimos para lidar com o público e se dão muito bem na área de vendas.

Medicina: a capacidade de encontrar o valor nas coisas simples da vida e abrir seu coração para as possibilidades que a vida tem a oferecer.

Quando o chamar: momentos em que esteja entediado com a rotina ou com algo que não te dá retorno.

Serpente — 21/10 a 20/11

A Serpente é regida pelo elemento Água e pela direção Noroeste. Este signo é movido pelas suas emoções profundas e pelas suas constantes transformações. A Serpente possui uma natureza misteriosa e pessoas regidas por este signo costumam conhecer os pontos mais baixos e mais altos da vida, e por isso evitam pessoas superficiais.

Se seu signo é a Serpente, você provavelmente gosta de resolver mistérios. Além disso, você gosta de guardar segredos e por isso pessoas costumam recorrer a você como alguém confiável capaz de escutar atentamente.

Medicina: a habilidade de aceitar a mudança rapidamente, adaptando-se para viver a vida plenamente.

Quando a chamar: quando precisar deixar algo se desprender de você para poder ser feliz.

Coruja — 21/11 a 20/12

A Coruja é regida pelo elemento Fogo e pela direção Noroeste. Nascidos sob este signo são enigmáticos e entusiasmados. A Coruja ama desafios para descobrir novas possibilidades e caminhos. Esta habilidade confere a ela uma opinião formada para praticamente tudo.

Além disso, preferem observar bem o que está a sua volta antes de interagir. Corujas são aventureiras por natureza, prezam por sua independência e possuem excelente habilidades para ouvir, especialmente porque buscam sempre pelo conhecimento. Quando consultadas para dar opiniões, elas serão completamente honestas.

Medicina: a habilidade de procurar pela verdade e justiça.

Quando a chamar: quando estiver em dilemas ou situações obscuras ou ambíguas para que encontre uma solução e o caminho para reestabelecer a ordem.

O meu signo do Horóscopo Xamânico é meu animal totem?

Imagem de ritual xamânico

Sim, o seu signo do Horóscopo Xamânico é o seu animal totem de nascimento. Por isso, é importante que você tente se conectar com sua medicina, para que você possa alinhar as suas energias com a sua natureza selvagem e ancestral.

Lembre-se que a essência da filosofia do Horóscopo Xamânico é a conexão com o Universo e a natureza como um todo. Esta conexão é dada incialmente através do seu totem de nascimento, que oferece uma compreensão maior sobre a sua personalidade, sua missão de vida e sobre quem você é.

No entanto, lembre-se que você pode usar as medicinas dos outros 12 animais do Zodíaco, quando precisar delas, afinal, você também é constituído por elas.

Desta maneira, você poderá não somente compreender a sua missão de vida e o seu propósito no Universo, como também tornará sua experiência nesta vida mais rica e iluminada, um passo mais próximo da evolução.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


signos religiões

Artigos relacionados


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Você sabe quais são os signos considerados mais psicopatas do zodíaco? Confira nesse artigo os 6 piores signos do zodíaco e mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!