Significado da vela vermelha: Na igreja, umbanda, astrologia e mais!

Significado da vela vermelha: Na igreja, umbanda, astrologia e mais!

Usada para atrair amor ou energias positivas, o poder da vela vermelha é enorme. Acender uma vela vermelha pode, inclusive, trazer a solução para um problema.


Conheça tudo sobre o significado da vela vermelha!

Vela vermelha acesa ao lado de livros.

A vela vermelha significa amor, paixão e energias positivas e deve ser acesa para trazer energia, dinamismo e desejo físico. Considerada a vela essencial para tomada de decisões difíceis, a vela vermelha aumenta as energias positivas e auxilia também a aumentar sua força e a resolver causas urgentes.

Esta vela também está associada ao elemento Fogo, regente dos sentimentos e cuja força motriz acende a chama das emoções e fornece a energia para movimentar os nossos corpos. Por ter uma energia muito intensa, ela não deve ser acesa com frequência e deve ser mantida longe do quarto de dormir, já que ela possui uma energia muito forte que pode causar insônia.

Neste artigo, revelamos os segredos do uso da vela vermelha. Você aprenderá sua propriedade e simbologia em diferentes espiritualidades, além de ter acesso a dicas importantes para se beneficiar de sua energia. Acenda sua vela e vamos juntos nessa jornada sagrada.

Conhecendo mais sobre a vela vermelha

Diversas velas vermelhas acesas.

Ao iniciar o estudo com velas, é importante saber sobre sua origem. Nesta seção, além de revelar sua origem, trazemos dicas sobre os significados da vela vermelha na Igreja Católica, seus usos ritualísticos e sua relação com os signos e os chakras. Confira.

Origem

O uso de velas teve início há mais de 5 mil anos, embora pouco se saia sobre sua origem. Muitas fontes apontam para os Antigos Egípcios, que começaram a produzir suas tochas com base na combustão de óleos provenientes de gordura de animais.

No entanto, foi somente na Roma Antiga que as velas com pavio começaram a surgir. Inicialmente, as velas eram utilizadas como uma fonte de luz, mas logo percebeu-se que poderiam ser aplicadas para outros propósitos, como é o caso de rituais religiosos e até a própria magia.

Presentemente, felizmente não se usa mais gordura animal para fabricação de velas, materiais como a parafina ou ceras vegetais são preferidos. Então, surgiram as velas coloridas, dentre elas a vermelha, cujos significados são dados abaixo.

Significado da vela vermelha

O significado da vela vermelha depende da cultura ou prática espiritual em que está inserida. De maneira geral, ela está ligada ao plano das emoções. Por isso, ela é utilizada com as energias da paixão, intensidade, auxiliando a liberar e a reconhecer estas energias.

Quando acesa, a vela vermelha ajuda o processo meditativo, liberando energias intensas que podem te auxiliar a combater a negatividade, especialmente quando gerada por emoções negativas ou muito intensas como a raiva. Ao acendê-la, você também atrai energias positivas que te protegerão.

Você também pode acender uma vela vermelha para trabalhar com energias como a força, virilidade, longevidade, proteção, vitória, além de aumentar a saúde, energia, coragem, poder, sexualidade, entusiasmo, força de vontade e se proteger do mal.

Vela vermelha na igreja católica

Na Igreja Católica, a vela vermelha é usada como uma vela votiva, ou seja, uma vela acendida com a intenção de proporcionar um ato de oração.

Nas igrejas católicas, a vela vermelha é geralmente chamada de lâmpada do santuário ou lâmpada do tabernáculo, pois ela fica dentro de uma caixa chamada tabernáculo que contém elementos consagrados (como a hóstia e o vinho).

Esta vela vermelha fica acesa para representar e homenagear a presença de Cristo naquele espaço sagrado, simbolizando e honrando sua crucificação e ressurreição. Ela é acesa durante a Eucaristia, a cerimônia católica que celebra a comunhão.

Vela vermelha na macumba

Na macumba, uma denominação genérica e popular para práticas de cultos afro-brasileiros, a vela vermelha está ligada à força e à paixão. Ela é queimada para honrar orixás como Ogum e é empregada em rituais para atrair amor, sexo, despertar paixões e aumentar a sensualidade.

Fora dos cultos afro-brasileiros, a vela vermelha também pode ser usada com poderes semelhantes em práticas de magia e bruxaria, como é o caso da Wicca, uma prática moderna surgida nos anos 1950 na Inglaterra. Na Wicca, a vela vermelha simboliza o elemento fogo e a direção Sul, e é acesa para honrar deuses e deusas do Amor, como Afrodite e Freya.

Vela vermelha e o zodíaco

A Vela Vermelha também possui associações com o Zodíaco. Ela está intimamente ligada aos signos regidos pelo elemento fogo (Áries, Leão e Sagitário), além de estar ligada ao planeta Marte. Por esta última associação, a vela vermelha é mais poderosa quando acesa às terças-feiras.

Se você é nascido ou regido sob a influência destes signos, ou se você é escorpiano, acender uma vela vermelha te dará mais poder e energia, aumentando os seus potenciais. Além disso, ela aumentará o seu poder de atração sexual.

Vela vermelha e o chakra raiz

A Vela Vermelha também está associada ao Chakra Raiz, já que sua cor sagrada é o vermelho. Também conhecido por Mūlādhāra, o chakra da raiz é o primeiro dos 7 chakras principais, está localizado na base da coluna vertebral.

Se desejar trabalhar com as energias regidas por este chakra (estabilidade, segurança e necessidades básicas), acenda uma vela vermelha para ativar a força vital que entra por ele para apoiar o seu corpo. Você também pode acender uma vela vermelha para desbloqueá-lo ou ativá-lo durante processos meditativos.

Desta maneira, você aumentará a sua energia vital, para que ela continue fluindo de maneira contínua e garanta força, energia e ótima saúde.

Para que serve a vela vermelha?

Velhas vermelhas acesas.

A vela vermelha é uma vela bastante versátil. Quando acesa, ela serve para atrair amor, despertar a paixão, aumentar a energia sexual e desenvolver mais força. Além disso, como mostraremos abaixo, esta vela é também essencial para atrair energias positivas, sendo considerada a vela das causas urgentes e decisões complicadas.

Amor e paixão

Queimar uma vela vermelha ajuda a atrair o amor e a despertar a paixão em alguém. Para usá-la com este propósito, você deve acendê-la quando a lua estiver crescente ou cheia (acesa na lua cheia, ela trará uma paixão avassaladora), preferivelmente numa sexta-feira, dia sagrado para Vênus, a deusa romana do amor.

Se desejar, você pode desenhar símbolos que representam o amor na cera da vela, ou até mesmo escrever as características da pessoa que gostaria de atrair. Lembre-se que ao usá-la para o amor, a vela vermelha atrai um parceiro com base no interesse sexual. Se deseja um amor mais romântico, escolha uma vela cor-de-rosa.

Sexo

A vela vermelha é também associada à energia do sexo. Por estar associada ao chakra da raiz, ela tem o poder de despertar a libido. Além disso, ela pode ser usada para reacender a chama da atração sexual em alguém ou até mesmo despertá-la pela primeira vez.

Quando usada por homens, ela pode ser usada para aumentar a virilidade da potência sexual em geral. Ao acendê-la, experimente combiná-la com um incenso estimulante como o de canela, morango ou até mesmo cedro.

Para usá-la para o propósito sexual, acenda-a em noites de lua crescente ou cheia, preferivelmente numa sexta-feira ou, se preferir um contato sexual mais selvagem, numa terça-feira.

Força

Quando desejar aumentar a sua força física, a vela vermelha é a melhor indicação. O Vermelho está intimamente associado à vida, não só por ser a cor do sangue, mas também por estar ligado ao chakra raiz.

Se você se sente cansado ou desanimado, acenda uma vela vermelha numa noite de lua crescente, preferivelmente numa terça-feira, dia regido pelo deus romano Marte.
Se desejar, você pode fazer uma meditação para ativar o seu chakra raiz.

Para isso, acenda uma vela vermelha e feche os olhos. Inspire pelo nariz, contando de 1 até 4, segure a respiração contando até 2, e então expire pela boca contando até 4. Então visualize uma luz vermelha circundando a base da sua coluna. Repita o processo até sentir o seu chakra ser desbloqueado.

Energias positivas

Sempre que você desejar atrair energias positivas, acenda uma vela vermelha em sua casa. A vela vermelha tem o poder de desbloquear o fluxo de energias de ambientes e pessoas, combatendo com sua chama e energia toda e qualquer negatividade que se encontra no seu caminho.

Se desejar, combine-a com um incenso como sândalo, mirra ou arruda. Para um procedimento ritual mais completo, acenda uma vela vermelha durante o quarto minguante durante todas as noites, pedindo ao Universo para afastar todo o mal de sua vida.

Realize este procedimento todas as noites até o começo da lua crescente, quando você acenderá uma vela vermelha para aumentar as energias positivas. Sua vida melhorará completamente.

Causas urgentes

A vela vermelha é a indicada para as causas urgentes. Se acontecer alguma situação difícil, cuja resolução é muito delicada, independente da causa, experimente acender uma vela vermelha. Quando acendê-la, feche os olhos e lance seu pedido ao Universo. Não ofereça orações prontas, faça uma espécie de confissão espontânea.

Durante o processo, visualize você saindo da situação, mas lembre-se que é importante que você não indique o modo como quer sair, pois você deve confiar no Universo para apontar o caminho adequado. Em breve, a solução chegará até você.

Decisões complicadas

Se você se encontra num momento da vida em que precisa tomar uma decisão bastante complicada, a vela vermelha é a vela indicada para você. Ao acendê-la, você estará promovendo um momento de meditação e de luz que trará clareza e discernimento para que você possa tomar a decisão adequada.

Faça o seu pedido por iluminação quando a vela estiver acesa e, se desejar, você pode recitar o seguinte encantamento enquanto pede clareza: “Como a luz quebra escuridão, sei que acharei a melhor saída. Encontrarei a melhor solução, pois assumo o controle da minha vida!"

Outras informações sobre a vela vermelha

Velas vermelhas.

Como mostramos, a vela vermelha é uma vela bastante versátil. Agora que você conhece seus poderes, é importante você saber quais elementos melhor combinam com ela para poder, assim, incorporá-la em sua vida. Além disso, trazemos informações sobre seus significados com outras cores e dicas preciosas sobre seu uso. Confira.

Combinações e sinergias com a vela vermelha

A vela vermelha pode ser combinada com outros itens como ervas, óleos e pedras para potencializar os seus poderes. Alguns exemplos de combinações e sinergias com a vela vermelha incluem:

• Amor: rosa, cravo-da-índia, quartzo rosa, laranja, maçã, morangos;
• Paixão: cedro, ylang-ylang, morango, canela, rosa vermelha;
• Sexo: óleo essencial de cedro ou ylang-ylang, cravo-da-índia, cardamomo, manjericão, canela, jaspe vermelho (cristal), lingam de shiva (cristal), maçã vermelha, champanhe, vinho;
• Força: cristal de granada, incenso de alecrim, manjericão;
• Energia positiva: arruda, sândalo, cristal de quartzo e obsidiana negra;
• Causas Urgentes: incenso de lótus, sândalo, olíbano, rosas brancas ou mirra;
• Decisões complicadas: incenso de alecrim, sândalo, olíbano, mirra e palo santo.

Significados das velas vermelhas com outras cores

Muitas vezes é possível encontrar velas vermelhas em bastão mescladas com outras cores. A vela vermelha e preta está ligada a assuntos do plano material, incluindo necessidades materiais e temas ligados à humanidade.

Enquanto o vermelho significa luta, o preto nesta vela representa vitória, por isso ela é utilizada para conseguir alcançar os seus objetivos e alcançar vitórias em casos difíceis.

Já a vela vermelha e branca é utilizada para rituais que envolvam abertura de caminhos, pois ela remove os obstáculos e faz com que novas oportunidades surjam na sua vida. O vermelho nesta vela também significa a luta e a energia e o branco significa purificação.

Quando usar?

Você pode utilizar a vela vermelha em qualquer dia da semana, especialmente quando precisar de ajuda para resolver uma causa difícil ou urgente, ou tomar uma decisão complicada. No entanto, lembre-se que os poderes dessa vela são ampliados a depender da fase da lua.

Se você quiser atrair ou aumentar algo, acenda-a quando a lua estiver crescente. Para fazer com que algo chegue à sua plenitude, a lua cheia é a fase indicada. Finalmente, você deve banir todas as energias negativas quando a lua estiver em sua fase minguante.

Rituais relacionados ao amor, sexo e atração possuem mais energia quando realizados nas sextas-feiras. A busca por força e proteção deve ser realizada em dias de terça ou quinta-feira.

Onde usar?

Você pode acender uma vela vermelha em praticamente qualquer ambiente, desde que ele seja seguro e não possua muita tensão energética nele. É importante que você a fixe num castiçal ou recipiente apropriado à prova de fogo, de modo a evitar acidentes.

Além disso, lembre-se de que é ideal encontrar um local em que a chama da vela não seja exposta a uma corrente de ar intensa, para que ela não apague. Se você deseja atrair amor ou utilizar a energia de sexo, acenda velas vermelhas próximo à porta da sua casa também para fazer a pessoa amada ir até você.

Como usar corretamente?

Para usar uma vela corretamente, não basta apenas fixá-la num local seguro e acender o pavio. Você deve seguir as dicas dadas neste artigo sobre o momento e o local ideal para acendê-la, mas também é igualmente importante que você possa imanta-la com sua energia pessoal.

Para isso, segure-a em suas mãos e mentalize a energia que você deseja atrair ou repelir (por exemplo: atrair o amor). Em seguida, aqueça-a em suas mãos, esfregando-as como se estivesse com frio para que sua energia pessoal entre em contato com a vela.

Se preferir, você pode untá-la com óleo vegetal apropriado (não use óleo mineral). Finalmente, fixe-a num local adequado e acenda-a. E, não esqueça: não acenda velas vermelhas por mais de 10 dias seguidos.

Cuidados com a vela

Ao acender velas, é importante que você esteja atento para medidas de seguranças necessárias, a fim de evitar possíveis focos de incêndios ou acidentes, especialmente se você possui crianças e/ ou animais de estimação em casa. Os cuidados mais importantes são:

1) Fixe a vela num recipiente seguro à prova de fogo, deixando-a longe de produtos inflamáveis (tecidos, cortinas etc.) e do alcance de crianças ou animais;
2) Jamais acenda uma vela e deixe-a queimando sozinha;
3) Velas acesas devem ser deixadas em locais longes de correntes de ar e jamais devem ser queimadas em cantos da casa, pois podem causar incêndios;
4) Não deixe velas expostas à luz solar ou fontes de calor;
5) Jamais apague uma vela soprando. Use um abafador de velas ou material adequado.

A vela vermelha representa o amor e a urgência!

Diversas velas vermelhas.

A vela vermelha está ligada às energias mais básicas e às necessidades dos seres humanos. Por isso, ela é empregada para auxiliar em momentos de urgência.

Além disso, uma vez que as pessoas buscam constantemente encontrar a sua outra metade, ela também pode ser acesa para atrair o amor. Como demonstrado neste artigo, o poder da vela vermelha é muito amplo, já que ele atua em diferentes áreas da vida.

Sua associação com o chakra raiz é um dos motivos pelos quais o poder desta vela é tão intenso, já que ele está associado à estabilidade, segurança e à necessidade do corpo como o sexo, outra propriedade bastante procurada por aqueles que acendem velas vermelhas.

Ademais, esta é a vela mais indicada para ser acesa quando você precisar encontrar respostas para seus dilemas, tomar decisões importantes ou encontrar a solução para uma situação difícil. Siga as dicas apresentadas neste artigo e você notará como a energia desta vela é capaz de transformar a sua vida.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


cultura

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

O dente de leão é a planta dos desejos e está associado a várias lendas e histórias. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Conhecida pela sua beleza e pelo fato de ser rara, a rosa azul traz uma simbologia espiritual muito importante e não deve ser ignorada. Confira os significados!


Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Existem vários símbolos que remetem ao amor. Será que você conhece todos eles? Leia o artigo e confira o significado de cada um!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.