Simpatia da romã: no dia de Reis, no ano novo, para emprego e mais!

Simpatia da romã: no dia de Reis, no ano novo, para emprego e mais!

A simpatia da romã pode lhe trazer dinheiro com mais facilidade? Descubra mais sobre essa simpatia e todos os seus tipos.


Por que fazer a simpatia da romã?

Romãs alinhados.

Apesar de ser uma fruta não tão popular no Brasil, a romã possui diversos benefícios para saúde, e ainda por cima é cheia de simbologias e significados, sendo seu uso e consumo muito utilizado nas festas de fim de ano. A romã diversas vezes é relacionada à riqueza e fartura. A maioria dessas simpatias realizadas no réveillon são para atrair dinheiro e prosperidade.

A origem desses rituais vem dos três Reis Magos, Baltazar, Gaspar e Belchior que realizaram uma viagem para visitar o menino Jesus, carregando com cada um deles um presente diferente, sendo eles ouro, mirra e incenso.

Portanto virou uma tradição durante o dia do Natal até o dia 6 de janeiro realizar as simpatias dos três Reis Magos utilizando a romã, ou então consumir a polpa das sementes de seus frutos como uma forma de devoção religiosa.

Não necessariamente todas simpatias com essa exótica fruta devem ser necessariamente feitas durante o período do ano novo, há algumas que podem ser realizadas em qualquer dia e época do ano.

Mais sobre a simpatia da romã

Romã cortado pela metade.

Apesar da romã ser uma fruta não tão popular no Brasil, sendo usada principalmente apenas nas festas de ano novo, em certas regiões da Europa, Oriente Médio e Ásia Menor seu consumo é muito popular além de ser utilizado para fins medicinais. Nos tópicos seguintes falaremos um pouco mais sobre essa fruta tão exótica, seus benefícios e usos nas mais diversas culturas e religiões.

Benefícios da romã

A romã é uma fruta possuidora de muita vitamina C, vitamina K, vitaminas do complexo B, fibras e também ácido fólico a qual ajuda nosso sistema imunológico. Ela possui antioxidantes que ajudam nosso corpo a combater os radicais livres que podem trazer envelhecimento precoce, e doenças severas como câncer e a doença de Alzheimer.

O chá feito com suas cascas é muito utilizado para tratar dores na garganta. Além disso, a fruta possui propriedades antibacterianas e antifúngicas, podendo evitar a gengivite ou a periodontite.

A romã também possui diversos outros benefícios como melhorar a memória, reduzir a pressão arterial, protege contra doenças cardíacas, previne o desenvolvimento de alguns tipos de câncer como o de mama ou próstata, alivia artrite reumatoide, melhora a saúde óssea, auxilia a perda de peso, combate as acnes faciais e por fim auxilia no crescimento do couro cabeludo.

Romã na Bíblia

Na Bíblia, a romã está ligada ao amor cristão, à virgindade de Maria e à plenitude divina. É considerado um fruto divino, ele dá as caras em algumas passagens da Bíblia, sendo uma delas no Antigo Testamento, sobre os ornamentos dos sumos sacerdotes de Israel, a quais eram enfeitados com desenhos de romãs:

“Farás, também a sobrepeliz da estola sacerdotal toda de estofo azul. No meio dela haverá uma abertura para a cabeça; será debruada essa abertura, como a abertura de uma saia de malha, para que não se rompa. Em toda a orla da sobrepeliz farás romãs de estofo azul, púrpura e carmesim; e campanhias de ouro no meio delas.

Haverá em toda a orla da sobrepeliz uma campanhia de ouro e uma romã, outra campanhia de ouro e outra romã. Essa sobrepeliz estará sobre Aarão quando praticar o seu ministério, para que se ouça o seu sonido, quando entrar no santuário diante do Senhor, e quando sair, e isso para que não morra.” (Êxodo 28:31.35)

A Bíblia também relata sobre a viagem dos judeus do Egito para a terra prometida, a qual quando encontraram uma romã eles tiveram a certeza de que essa era a terra a qual Jeová havia lhes destinado. As romãs também se encontram esculpidas no famoso Templo de Salomão localizado em Jerusalém. No catolicismo a fruta deve ser consumida no dia 6 janeiro, o Dia de Reis.

Romã na mitologia grega e Roma antiga

Na mitologia grega a romã era relacionada à Deusa Hera a qual representava o casamento e as mulheres, e à Deusa Afrodite que simbolizava o amor e a sexualidade. Essa fruta também é fortemente ligada à Deusa Perséfone, a deusa da agricultura, fertilidade, flora e natureza.

Conta a história de que Perséfone foi raptada pelo seu tio Hades, o deus dos mortos, e assim quando chegou ao submundo ela se negou a comer qualquer alimento de lá. Isso porque a lei no mundo dos mortos admitia o jejum e quem morresse devido à fome não poderia voltar ao mundo dos imortais.

Contudo ao saber que logo iria partir daquele local ela acaba comendo três sementes de romã, que são associadas ao pecado e à união a qual consequentemente preservaram sua estadia no inferno a cada três meses do ano, o que respectivamente equivale ao inverno.

Podemos dizer que o fator de descer ao mundo dos mortos e comer os frutos da romã fazem com que Perséfone se torne uma mulher plena, e não uma donzela inocente. Já durante a Roma Antiga a romã simboliza a nobreza e a lei.

Era um alimento que estava sempre presente em grandes festas e banquetes. Nos casamentos era bem comum ver os noivos usarem coroas feitas com ramos de romãzeira.

Romã no judaísmo

A romã possui no total de 613 sementes em sua polpa, assim como o livro sagrado “Torá” possui 613 provérbios judaicos denominados de “Mitzvots”. Na tradição judaica durante o feriado do “Rosh Hashanah", que é oficialmente o dia que começa o ano novo judaico, é comum se consumir as romãs, por representarem a prosperidade e fertilidade.

O Rei Salomão ao construir seu templo que ficava próximo ao Muro das Lamentações mandou esculpir desenhos de romãs em suas colunas. Com a construção do grandioso palácio os judeus passaram a levar romãs e outros alimentos para comemorar a Festa de Pentecostes, a qual celebra o agradecimento a Deus pelas colheitas fartas feitas após o período da Páscoa.

Romã na maçonaria

Na maçonaria, a romã simboliza a amizade e a união entre maçons, e assim como seus grãos são unidos, é um fruto que representa a fraternidade e o desejo de ajudar sempre o outro. Em lojas maçônicas é muito comum ver romãs esculpidos em suas colunas justamente representando a união do céu com a terra.

Para os maçons os grãos da romã também simbolizam suas essências como ser humano em carne e osso, sendo a polpa simboliza a carne, o suco é o sangue e as sementes seus ossos.

Assim como a fruta é muito resistente aos impactos tanto na sua parte externa quanto interna perante suas sementes totalmente empilhadas uma em cima da outra também simboliza a resistência dos maçons quanto à vida profana e tentação, além de serem pessoas muito discretas.

Há uma revista maçônica chamada de “A Trolha” e na sua edição 300 há uma matéria denominada de “O Simbolismo da Romã”, nela podemos ter uma noção sobre nítida sobre o que a romã significa para os maçons:

“A romã é uma e ao mesmo tempo múltipla. Seus grãos são rútilos, unidos, profícuos, cada um ocupando seu lugar harmonicamente no espaço que lhe é reservado dentro do seu compartimento, como os Maçons. Como um tecido biológico, composto por milhões de células. Retirada uma minúscula parte, continua existindo, mas a parte faltante deixa sua marca impressa no formato das partes vizinhas.

Como um microcosmo, como um espelho do Universo, onde todos os componentes se completam, se necessitam, se atraem, se influenciam.

E os compartimentos, tantos em número, e surpreendentes, parecendo infindáveis, se por um lado aparentam estar isolados uns dos outros, na verdade estão intimamente ligados, por fazerem parte do mesmo conjunto, tal como as diferentes Lojas Maçônicas, que apesar de terem sua vida própria, servem à mesma finalidade e formam um só todo.”

Por mais que todos maçons estejam divididos em todos cantos do mundo, eles fazem parte de um mesmo corpo, assim como a romã inteira que é constituída de diversos caroços.

Simpatia da romã para um pedido no Dia de Reis

Romã aberto.

No começo de ano, essa simpatia pode ser uma boa pedida, ainda mais nesses tempos de crise não custa nada ter aquela fezinha e arriscar esse ritual para se obter a benção dos três Reis Magos. A seguir mostraremos seus ingredientes e o passo a passo dessa simpatia.

Indicações

Essa simpatia é bem popular no começo de ano, e indicada para se pedir por abundância, saúde, paz, bons fluidos e etc. Se você deseja começar o ano novo com o pé direito aproveite o momento para colocar sua fé perante todos seus pedidos para esse ano.

Ingredientes

Para a simpatia, precisa-se somente de nove sementes de romã.

Como fazer

Primeiramente pegue uma romã e separe nove sementes, enquanto faz pedidos aos três Reis Magos. Os pedidos podem variar, desde ganhar dinheiro, paz, saúde, prosperidade e sucesso profissional ou nos estudos.

Em seguida pegue três dessas sementes e coloque dentro de uma carteira, as outras três você deve engolir. As últimas três que sobraram você deve jogar para trás enquanto faz qualquer pedido que lhe vier em mente.

Simpatia da romã para não faltar em casa no Dia de Reis

Sementes de romã.

Há também aquela simpatia para que nada falte em sua casa no começo de ano. Há quem peça para nunca faltar dinheiro em casa, ou ter harmonia em seu lar. A seguir você poderá conferir tudo sobre essa superstição, seus ingredientes e como se fazer.

Indicações

Essa é uma simpatia para ser feita no Dia de Reis, e é indicado para aqueles que desejam pedir para que nada falte em seu lar. Vale de tudo, pedir para que não falte dinheiro, para ter amor e união entre seus moradores, harmonia, fartura, etc.

Ingredientes

São necessários seis caroços de romã e uma nota de dinheiro de baixo valor.

Como fazer

Primeiramente com seis sementes de romã e enquanto separa os caroços repita a seguinte frase: “Assim como os Reis Magos presentearam Jesus, também haverão de me ajudar em tudo o que precisar, amém”.

Pegue três sementes e coloque-as dentro de sua gaveta de roupas, enquanto as outras três devem ficar dentro de uma nota de valor baixo dentro de sua carteira até o próximo Dia de Reis, a qual você deverá jogar os caroços fora e gastar o dinheiro a qual usou para embrulhar.

Simpatia da romã para estabilidade financeira no Dia de Reis

Romãs empilhados.

Em todo começo de ano, uma simpatia para ter sucesso e estabilidade financeira nunca deve faltar em casa. Afinal, um dos pedidos mais populares no Dia de Reis é de estar sempre com a carteira cheia e com dinheiro na mão. Confira nos tópicos seguintes tudo sobre essa mandinga popular e como ela deve ser realizada.

Indicações

Se você está se sentindo inseguro diante seus ganhos financeiros, não custa nada botar aquela fezinha nesse ritual que é muito simples de se fazer.

Ingredientes

São necessários três caroços de romã.

Como fazer

Pegue três sementes de romã e engula, em seguida jogue o mesmo número de sementes que você engoliu para trás, em seguida guarde-as dentro de sua carteira. Enquanto faz esse ritual diga as seguintes palavras: “Gaspar, Belchior e Baltazar, que o dinheiro não venha a me faltar”.

O número de caroços de romã utilizados nessa superstição também podem variar, há quem utilize de seis invés de três por conta de que o dia seis é o dia em que os Reis Magos visitam o menino Jesus.

Simpatia da romã com champanhe para São Baltazar

Romãs cortados, sementes espalhadas.

Há aqueles que queiram colocar sua fé perante a um dos três Reis Magos especificamente. No caso essa é uma simpatia que se utiliza não somente a romã em si, mas também a famosa champanhe, bebida muito popular nas festas de fim de ano. Se você está curioso em como realizar esse ritual, confira a seguir um pouco mais sobre ele.

Indicações

Essa simpatia é realizada em todo início de ano para atrair boas energias, boa sorte e bons fluidos para você, sua família e lar. Se você deseja começar o ano seguinte com muito alto astral e revigoramento, essa é uma boa pedida.

Ingredientes

Uma garrafa de champanhe, papel celofane ou um papel de cor dourada, e uma romã.

Como fazer

Encha sua taça de champanhe e em seguida pegue o papel celofane cortando-o na forma de um quadrado bem pequenininho, por volta dos 5cm x 5cm. Agora pegue a romã e corte-a ao meio, em seguida com a taça de espumante em mãos faça uma saudação para o Rei Mago Baltazar dizendo: “Salve São Baltazar” enquanto ergue a taça.

Beba um gole da taça e em seguida coloque uma semente de romã na boca. Após retirar toda polpa da semente coloque-a em cima do papelzinho que você cortou outrora.

Você também pode fazer as saudações para os outros Reis Magos Melquior e Gaspar repetindo o mesmo procedimento, totalizando três sementinhas no papel. Dobre bem o papelzinho com muito cuidado e deixe-o bem fechadinho. Agora guarde-o em sua carteira ou em outro lugar do seu quarto, sua gaveta por exemplo, e deixe-o ali intocado o ano todo.

No ano seguinte que você for realizar essa simpatia novamente enterre o papelzinho antigo no seu jardim, e repita todos os passos anteriores.

Simpatia da romã na carteira no Ano Novo

Vários romãs dentro de cestas.

A simpatia de colocar sementes de romã dentro da carteira é muito comum, além de ser bem simples durante as festas de ano novo. A seguir detalharemos um pouco mais sobre esse ritual tão famoso e como proceder ao se fazê-lo.

Indicações

Essa é uma simpatia muito popular e requisitada para se pedir por dinheiro, fartura, e felicidade. Ela deve ser feita assim que for a transição de um ano para o outro, portanto fique esperto na hora de fazer o ritual.

Ingredientes

Você precisará de três caroços de romã e um pedaço de papel branco.

Como fazer

Corte a romã ao meio e separe três caroços da fruta, até dar meia noite na virada do ano seguinte, onde você deve segurar as sementes com os dentes com cuidado para não mordê-las. Enquanto você segura os caroços, mentalize pensamentos e pedidos relacionados a fartura, harmonia e prosperidade.

Deixe as sementes secando e as embrulhe em um pedaço de papel branco, de modo que ele fique bem preso. Coloque as sementes embrulhadas dentro de sua carteira durante o ano todo.

Simpatia da romã no papel alumínio no Ano Novo

Romã cortado pela metade, sementes espalhadas.

Há versões da simpatia de colocar as sementes de romã na carteira utilizando papel alumínio para se embrulhar as mesmas. Nos tópicos a seguir falaremos mais sobre essa simpatia e todos os detalhes de como a realizar.

Indicações

A simpatia da romã utilizando papel alumínio é ideal para se atrair dinheiro, riquezas e ter a casa sempre cheia de prosperidade e abundância. Ela é feita na virada do ano novo e é uma boa pedida para se ter sempre aquela grana em mãos e evitar aquele aperto financeiro.

Ingredientes

São necessários uma romã, uma toalha de mesa vermelha, um vaso de ramos de trigo, e papel alumínio.

Como fazer

Primeiramente arrume sua mesa cobrindo-a com a toalha vermelha e posicione o vaso com os ramos de trigo. Tenha em mente que essa mesa arrumada irá ser o imã para atrair prosperidade.

Coloque as romãs e sirva-as como sobremesa, e após saborear a polpa da fruta, separe sete de suas sementes e as embrulhe com papel alumínio, em seguida guarde o embrulho em sua carteira, onde ficará durante o ano todo até a próxima virada de ano, a qual poderá jogar fora e fazer novamente essa simpatia.

Simpatia da romã para o Anjo Protetor

Romã aberto.

Essa simpatia consiste em fazer aquela fezinha para seu Anjo Protetor. É uma simpatia muito simples de se fazer, porém você precisa de muita fé e positividade para que esse ritual tenha sucesso. Para maior entendimento sobre como realizar essa simpatia e seu passo a passo, confira nos tópicos a seguir.

Indicações

Se você está desempregado ou está em um emprego que não está o deixando satisfeito, essa simpatia pode o ajudar a conseguir um trabalho novo. Além de fé, acredite muito em seu potencial que você conseguirá um bom emprego muito em breve.

Ingredientes

Para esta simpatia, você vai precisar de uma romã e um papel branco.

Como fazer

Em uma sexta feira reze sete Ave-Marias e sete Pai-Nossos para seu Anjo Protetor e em seguida pegue sete sementes de romã. Após comer sua polpa, embrulhe-os dentro de um papel branco de modo que fique bem preso, e em seguida coloque-o dentro da sua carteira.

Simpatia da romã no saquinho para emprego

Romãs cortados pela metade.

A simpatia da romã também pode ser realizada colocando as sementes dentro de um saquinho de tecido. É uma simpatia bem simples de fazer também, contudo é necessária muita fé perante aquele que irá realizar. Confira abaixo tudo sobre esse ritual e todos os seus preparativos.

Indicações

Essa simpatia é indicada para aqueles que possuem filhos desempregados e desejam que a sorte bata na porta deles. Nesse caso podem ser os próprios pais que devem fazer esse ritual, ou então parentes próximos.

Ingredientes

Serão necessários uma romã, um saquinho de tecido, uma agulha de costura e linha.

Como fazer

Essa mandinga deve ser feita no dia sete de cada mês. Consiste na mãe, pai, ou parente dessa pessoa rezar sete Ave-Marias e sete Pai-Nossos para o Anjo da Guarda desse filho. Tente materializar pensamentos positivos de que esse filho em breve conseguirá um bom emprego e terá muito sucesso em sua carreira.

Corte a romã e separe sete grãos. Após ingerir sua polpa coloque-os em um saquinho de tecido e costure-o de forma que fique bem fechadinho. Entregue o saquinho para seu filho e diga para deixar o mesmo dentro de sua carteira o ano todo.

Simpatia da romã

Sementes de romã.

Nem todas as simpatias precisam ser feitas durante o período de festas e transição do ano novo. Há determinados rituais que podem ser feitos durante qualquer época do ano, contudo respeitando o dia e hora certos determinados pela receita a qual escolheu. Para entender mais sobre esses tipos de simpatias, confira os tópicos abaixo.

Indicações

Há dois tipos de simpatia que podem ser feitos em épocas diferentes do fim de ano. Uma delas pode ser feita para atrair o homem dos seus sonhos ou aquele crush a qual está apaixonado, porém se sente um tanto inseguro para uma maior aproximação. A outra simpatia que pode ser também feita em qualquer época do ano é o ritual de prosperidade tanto para si quanto para o ambiente a qual vive.

Ingredientes

A simpatia para deixar o homem apaixonado necessita apenas de quatro grãos de romã. Já a mandinga para se obter prosperidade são necessários um xérox de uma nota de dinheiro de preferência alta, em papel amarelo, um lápis ou caneta, uma tesoura, um prato branco, 21 folhas de louro, um punhado de folhas de sálvia, cravo-da-índia em pó, canela em pó, gengibre em pó, e uma romã inteira.

Como fazer

Para deixar o homem que deseja caidinho por você, faça essa simpatia em uma noite de lua nova. Pegue quatro grãos de romã e coloque-os embaixo da língua enquanto isso diga o nome da pessoa que ama quatro vezes. Isso deve ser feito no mesmo local onde está o seu crush. Após isso passe por perto dele, seja o cumprimentando ou conversando e engula os grãos.

Já a simpatia para prosperidade você precisa tirar o xérox de uma nota alta em papel amarelo, e em um domingo ao meio-dia desenhar uma estrela de seis pontas em cima do dinheiro xerocado e ao redor do mesmo um círculo. Depois com uma tesoura recorte o círculo e em cada ponta da estrela escreva “Prosperus”. Após preencher todas as pontas, escreva no meio da estrela “Prosperitatis”.

Coloque o papel amarelo em cima de um prato branco e por cima dele ponha as 21 folhas de louro, as folhas de sálvia, o cravo-da-índia em pó, uma pitada de canela em pó, um pouco de gengibre em pó e a romã inteira. Diga 21 vezes “Ego prosperus, ego tessere prosperitatis”.

Em seguida, pegue o prato cheio e coloque-o em cima de um móvel alto. Tenha em mente que você não deve contar sobre esse ritual para ninguém, pois senão ele falhará. Em caso de se mudar de casa, embrulhe bem o prato e coloque em um móvel alto em sua nova moradia.

E se a simpatia da romã não funcionar?

Romã fechado.

Independente da simpatia que você realizou, algumas vezes pode demorar um certo tempo para ela começar o seu efeito, ou simplesmente acontecer dela não funcionar. Caso venha a ocorrer o indesejável, reveja o passo a passo da simpatia que você fez, se não errou ou pular alguma etapa.

Também tenha em mente que por mais que a simpatia seja realizada, não adianta fazer seu passo a passo e não depositar sua fé e devoção sobre ela. Ou tentar fazê-la, mas estar com a cabeça repleta de pensamentos negativos ou com a mente desfocada em outro lugar. Caso não esteja com cabeça para poder fazer sua simpatia, deixe-a para outro dia do que arriscar e ela acabar não saindo como deveria.

Por fim lembre-se, nada cai do céu sem esforço. Não pense que fazer sua mandinga o estará livre de colocar seu esforço à prova do que quer. Tenha determinação, muita garra e ousadia, afinal, “Deus ajuda quem cedo madruga”. Não há sucesso sem depositar seu próprio esforço, portanto se empenhe muito, que em breve suas preces serão ouvidas.

Autor deste artigo

Bacharelada na Universidade de São Paulo em Letras, amante da escrita e literatura. Tem grande interesse em cultura geek em geral, tarot e esoterismo.

Palavras-chave relacionadas


rituais ervas dinheiro

Artigos relacionados


Ervas de Oxóssi: Conheça seus significados e usos ritualísticos!

Ervas de Oxóssi: Conheça seus significados e usos ritualísticos!

As ervas de Oxóssi são as mais poderosas contra o banimento e proteção. Por isso, neste artigo você vai conhecer as 28 ervas desse orixá e seus usos.


Simpatia de folha de louro: para acalmar, dinheiro, olho gordo e mais!

Simpatia de folha de louro: para acalmar, dinheiro, olho gordo e mais!

O louro é uma erva poderosa. Regida pelo Sol e pelo elemento Fogo, você pode utilizá-lo para atrair dinheiro, prosperidade e limpar o seu corpo da negatividade.


Sal grosso e alho: proteção, purificação, simpatias, rituais e mais!

Sal grosso e alho: proteção, purificação, simpatias, rituais e mais!

O sal grosso e o alho são temperos comumente difundidos. Além de serem uma excelente sinergia gastronômica, eles também são usados para proteger e purificar.


Conheça 8 simpatias para ter sorte: para trabalho, jogos e mais!

Conheça 8 simpatias para ter sorte: para trabalho, jogos e mais!

Simpatias para ter sorte são formas de magia popular que auxiliam a mudar o seu astral. Descubra como tornar uma maré de azar em uma chuva de oportunidades.


Para que serve a erva baleeira? Benefícios, como usar, dicas e mais!

Para que serve a erva baleeira? Benefícios, como usar, dicas e mais!

Com suas ações anti-inflamatórias e analgésicas a erva baleeira auxilia no combate a doenças como artrites e artroses. Confira seus benefícios!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas animais signos búzios orações religiões números