Feng Shui para sala: Como usar, decoração, espelhos, plantas e mais!

Feng Shui para sala: Como usar, decoração, espelhos, plantas e mais!

Conheça as transformações que o Feng Shui pode fazer não apenas em sua sala ou casa, mas também na sua saúde e na sua vida de um modo geral.


Recomendações gerais para utilização do Feng Shui na sala

Sala de estar.

O Feng Shui (vento e água em chinês) é uma tradição que teve a sua origem na China e que se baseia na energia dos cinco elementos naturais, que são os mesmos da Medicina Tradicional Chinesa, ou MTC como é também conhecida. Para o Feng Shui a energia está presente não apenas nos seres vivos, mas também em objetos inanimados.

Assim, seguindo alguns procedimentos como a posição ideal de móveis, o equilíbrio na escolha de cores e o aproveitamento correto dos espaços, você pode balancear as energias que circulam em sua sala e criar uma sensação de harmonia e bem estar. É importante evitar o excesso de móveis e objetos para facilitar a livre circulação das energias.

A fim de obter os melhores resultados nunca descuide da limpeza e da aromatização da sala, dois fatores que também se ligam ao Feng Shui. Para conhecer mais detalhes sobre o Feng Shui e a influência das energias tanto na sua sala quanto em toda a casa, continue a leitura deste artigo que reúne as informações mais relevantes sobre o tema.

Feng Shui, elementos, usos na decoração e Sala de Estar

Sofá e cômoda da sala de estar.

O Feng Shui trabalha com a harmonia entre as diversas energias que circulam nos ambientes, que são emanadas das pessoas, dos objetos e da natureza, por meio dos cinco elementos primitivos. A seguir, entenda como uma decoração com base nesta arte milenar pode harmonizar a sua casa.

O Feng Shui

Os chineses especialmente, e os orientais de modo geral, foram as primeiras civilizações que procuraram a harmonia com a natureza por meio do conhecimento das energias que circulam em torno de tudo que existe. Assim, todas as tradições chinesas como o Feng Shui, a Acupuntura e a Yoga, entre outros, têm como base essas energias.

No caso do Feng Shui, o objetivo é obter o máximo possível de boas energias em um determinado ambiente, utilizando técnicas de organização que combinem com as energias presentes nos cinco elementos essenciais. Desse modo, a harmonia energética vai se refletir por todo o ambiente e poderá ser absorvida pelos que frequentam o local.

Os elementos do Feng Shui

O Feng Shui é um conceito filosófico além de uma simples maneira de arrumar móveis e objetos, e que atua com o Chi-energia vital-, que está presente nos cinco elementos naturais que são a água, o ar, o metal, o fogo e a madeira. Segundo a tradição Feng Shui, conhecer e manipular esses elementos significa o domínio das energias que atuam em tudo que existe.

Nesse sentido, ao conseguir o equilíbrio no uso dos cinco elementos, em si mesmo ou em um ambiente, você entra no caminho da paz interior adquirindo uma maior compreensão da vida. Além disso, esse conhecimento proporciona a estabilidade emocional, condição indispensável para ter mais saúde, concentração e uma consequente prosperidade financeira.

Como usar o Feng Shui na decoração

Quando você decide usar as técnicas de Feng Shui em sua casa você deve estar em sintonia com a filosofia que essa tradição representa. Em outras palavras, você precisa sentir o Feng Shui e acreditar em seu poder. Assim, embora a decoração seja o objetivo, ela passa para um segundo plano, já que o primeiro é o equilíbrio dos elementos e suas energias.

Além disso, o Feng Shui tem características minimalistas, onde os excessos não são aceitos, o que significa que móveis e objetos em demasia prejudicarão o projeto. Outro detalhe importante ao usar a técnica é a combinação de cores em função dos elementos e não do gosto pessoal.

O Feng Shui para a sala de estar

Uma vez que a sala é o local que oferece a primeira impressão para quem entra na casa, ela deve ter atenção especial na hora da adoção de técnicas de Feng Shui. O objetivo é transmitir aconchego e hospitalidade, e não apenas conforto ou ostentação. Por isso, um dos pontos principais será o equilíbrio, que no fundo é o sentido da busca pelo Feng Shui.

A sala é ainda o local de reuniões que nem sempre são amistosas, e a aplicação adequada do Feng Shui pode ajudar a manter um ambiente que transmita serenidade e harmonia por meio das combinações energéticas dos elementos e da distribuição correta dos espaços.

Aplicando o Feng Shui através da posição dos móveis na sala

Poltrona amarela dentro da sala de estar.

Os locais que os móveis ocupam no espaço desempenham um importante papel na correta aplicação do Feng Shui. De fato, os móveis devem permitir a livre circulação de pessoas, assim como das energias circulantes e uma visão ampla do ambiente. Continuando a leitura você entenderá melhor esses conceitos.

Sofás e poltronas

O posicionamento de sofás e poltronas deve ser dimensionado tanto para deixar espaço livre para a circulação de pessoas e das energias elementais, quanto para passar a sensação de receptividade e acolhimento para quem chega na casa. Após decidir essas questões é que se pensa sobre o conforto.

Assim, o ideal é arrumar de modo que os sofás e poltronas fiquem de frente ou em posição lateral, mas nunca de costas para a porta de entrada do imóvel. Assim, quem adentra já se sente parte do grupo e consegue ficar de frente para os que estão sentados.

Mesas

Toda a estratégia Feng Shui se relaciona com a harmonia e visa à busca do equilíbrio interior. Essa regra se aplica na escolha das formas bem como na maneira de organizar os objetos da casa, inclusive as mesas.

Nesse sentido, procure usar mesas redondas ou ovais, mas se tiver que usar retangulares e quadradas escolha as de cantos arredondados, mantendo uma proporção com os outros móveis, bem como com a dimensão da sala. Além disso, não se esqueça de manter a livre circulação entre mesas e outros objetos.

Decoração

Decorar a sala de uma residência de acordo com a arte Feng Shui significa estabelecer uma relação harmônica entre objetos, espaço e cores, sendo que tudo precisa se relacionar com os cinco elementos primordiais, que são a base da filosofia Feng Shui.

Assim, você pode ter uma fonte ou cascata, móveis em vidro, aço ou madeira, quadros com imagens que representem um ou mais dos elementos, tapetes e luminárias, desde que tudo esteja distribuído de modo balanceado nas várias cores e respeitando a boa visibilidade do conjunto, além da livre circulação no ambiente.

Quadros

O Feng Shui não apenas permite como recomenda o uso de quadros e gravuras como parte da decoração, desde que os mesmos transmitam energias positivas e de preferência tenham relação com um ou mais dos cinco elementos. Além disso, é preciso manter a boa distribuição do espaço entre os quadros para não causar confusão visual.

Assim, dê preferência para imagens que passem sensações de paz e de bem estar, como paisagens montanhosas, rios e cachoeiras entre outros. Você pode ainda utilizar imagens que lhe tragam boas recordações e vibrações positivas.

Espelhos

Os espelhos têm uso constante na tradição Feng Shui e podem inclusive promover a cura de alguns males. Para que possam atuar como parte da decoração certos cuidados precisam de atenção, uma vez que eles podem duplicar a energia que recebem, não importando que a força seja positiva ou negativa.

Assim, tenha o cuidado para que o espelho não recorte a imagem da cabeça de quem usar, bem como com a imagem que ficará exposta no mesmo, posicionando-o de modo que possa refletir uma imagem positiva. Você pode colocá-lo diante de um belo quadro, por exemplo.

Cristais

Os cristais são objetos de poder conhecidos desde a antiguidade, que foram e ainda são usados inclusive em rituais de magia. O Feng Shui reconhece o poder dos cristais e os usa para criar um escudo de proteção e transformar energias negativas para positivas, contribuindo para fortalecer o Chi (energia vital).

Para a utilização correta dos cristais é necessário uma consulta com um especialista por conta da enorme variedade e as respectivas diferenças na área de atuação. O que importa saber é que você pode utilizar os cristais em toda a casa, da entrada aos banheiros, sempre escolhendo um cristal específico para cada finalidade.

Fonte de água

Nem seria preciso falar que a água é um dos principais componentes do Feng Shui, que significa água e vento na tradução do idioma chinês. Logo, é altamente recomendável a instalação de uma fonte, mas sempre em sintonia com o restante do ambiente. No caso da fonte o tamanho da mesma deve ser proporcional ao local para não obstruir o fluxo energético.

Outro detalhe importante é o material que deve conter o maior número possível dos elementos. Para representar o elemento fogo na fonte você pode contar com o uso de iluminação ou das cores da fonte, por exemplo. O essencial é que a fonte faça parte de um todo harmônico e funcional em torno do Feng Shui.

Espaço para energias circularem

O Feng Shui visa à harmonia do micro com o macro, ou seja, relacionar as energias de um pequeno ambiente com o universo. Como no universo tudo se movimenta –mesmo uma minúscula célula que contém elétrons circulando em seu interior — fica explicada a necessidade do espaço nos ambientes que usam o Feng Shui.

De fato, se algum objeto estiver interrompendo o fluxo de energia ele deve mudar de posição, pois a movimentação energética é um dos principais conceitos dessa arte milenar, e a não existência desse espaço compromete todo o conjunto.

Os cantos

Uma movimentação de energia tem maior fluidez quando ocorre em ambientes arredondados, segundo a tradição Feng Shui, que recomenda que os cantos da sala sejam preenchidos com vasos de plantas ou outro objeto que possa contribuir com a boa circulação energética.

Alguns mais radicais simplesmente arredondam os cantos utilizando vidro ou madeira aproveitando o espaço para a colocação de cristais, por exemplo. Afinal, a criatividade também se desenvolve a partir da correta aplicação do Feng Shui.

Organização

A organização é um conceito que pode abranger diversos sentidos, mas o fato é que tudo que está bem organizado funciona melhor, e com o Feng Shui não poderia ser de outra forma. Por isso, conseguir um ambiente organizado é fundamental para obter resultados satisfatórios com essa prática.

Assim, procure manter a limpeza e a aromatização de sua casa, deixando-a livre de poeira e resíduos que passam impressão negativa ou de desleixo. Lembre-se que para o Feng Shui tudo se traduz em energia, seja boa ou ruim.

Elimine o que está quebrado ou não funciona mais

Um ambiente planejado para Feng Shui significa harmonia e interação em cada detalhe, para que a permuta das energias ocorra na medida certa. A energia circula entre os objetos e mesmo no interior de cada um, pois nada é estático, sem movimento.

Nesse sentido, qualquer objeto ou aparelho que se encontre no ambiente deve estar em condições de uso e ter uma finalidade de acordo com a sua destinação. Por isso, o ideal é retirar ou consertar qualquer coisa que não funcione bem e que quebre a sintonia, mesmo uma simples fechadura, por exemplo.

Aplicando o Feng Shui através do equilíbrio de cores

Sala de estar.

Penetrar no universo Feng Shui significa entender que tudo é energia, e que essas energias intensificam ou diminuem de acordo com o movimento ou vibração. Assim, as cores possuem energias em intensidade diferentes para cada uma delas, e o Feng Shui combina essas energias para promover vários estados emocionais. Continue lendo para saber mais.

O Feng Shui e as cores

As cores possuem propriedades que podem refletir as emoções e os anseios de uma pessoa, ou ainda transformar o seu estado de ânimo. Assim, existem cores para atrair alegria ou tristeza, por exemplo. Além disso, as cores também entram em sintonia com os cinco elementos fundamentais do Feng Shui.

Nesse sentido, é possível se utilizar de uma combinação adequada de cores, que em conjunto com as demais técnicas irão energizar de modo positivo um determinado ambiente. Como cada cor tem uma energia, deve-se combinar uma ou mais de acordo com a funcionalidade desejada para o local.

Laranja

A cor laranja tem como referência dois dos elementos básicos do Feng Shui: o fogo e a terra. A cor unifica e potencializa as propriedades do amarelo e do vermelho, que são cores com energias alegres e criativas. Além disso, a cor laranja induz ao movimento e novas descobertas ao estimular a vitalidade.

É uma cor apropriada para locais de reuniões sociais, que aumenta a energia favorecendo a confiança e o otimismo. Por ter as características de duas cores primárias consegue excelentes resultados em diversos tipos de ambientes dependendo da variação de tonalidade.

Amarelo

O amarelo na tradição oriental é sinônimo de poder e representa também a sabedoria – a cor dourada representa o Buda- e boa sorte. No Feng Shui se relaciona com a saúde e o desenvolvimento do lado intelectual, favorecendo a capacidade de criação de ideias e a boa comunicação.

A cor amarela se liga com o elemento terra que transmite firmeza e estabilidade, e o conjunto de suas propriedades a torna indicada para decorar ambientes de trabalho e estudo uma vez que favorece a concentração e a percepção.

Vermelho

O vermelho faz parte do grupo de cores quentes que transmitem ação e movimento, e deve ser usado com moderação, pois o seu excesso pode causar sentimentos de fúria e violência em função das irradiações de poder e vigor presentes nas características dessa cor.

Com efeito, a cor vermelha precisa que os seus tons sejam suavizados, uma vez que estando pura emite muita força e calor já que se associa ao elemento fogo. Seu uso inadequado gera medo e nervosismo. É uma cor muito dinâmica que oferece inúmeras aplicações quando bem utilizada.

Tons neutros

Na aplicação correta do Feng Shui o equilíbrio e a harmonia são palavras- chave, e as cores em tons neutros simbolizam essa união uma vez que são derivadas das cores primárias. Ao mesmo tempo, a decoração em um tom neutro é menos agressiva ao olhar, e bem maleável na hora das combinações com as cores fortes e vibrantes.

Assim, os tons neutros estão sempre em alta e transmitem as sensações de segurança, proteção e estabilidade. Eles são usados para equilibrar a força e o poder das cores fortes em salas e outras áreas de grande acesso de pessoas, sempre de acordo com o objetivo traçado no planejamento de aplicação do Feng Shui.

Azul

O azul é uma daquelas cores de caráter universal que pode ser encontrado em vários tons, do mais claro ao mais profundo azul escuro que se aproxima do preto. Logo, essa variedade de tons se traduz em uma versatilidade de efeitos, que permite o uso da cor azul para a grande maioria dos cômodos de uma residência ou escritório.

Nesse sentido, você despertará a sabedoria, a intuição e ampliará o seu contato com o inconsciente ao trabalhar com o azul escuro, que se liga ainda com trabalho e prosperidade. Como o tom claro você se aproxima de um estado de paz interior e da espiritualidade.

Verde

A cor verde tem como elemento a madeira que no Feng Shui se liga com os objetivos e missões da unidade familiar. O verde coloca a energia do elemento madeira, que significa o poder das plantas de germinar, dar frutos e procriar. Produz a esperança e renovação, induzindo também à calma e reflexão.

O verde simboliza mudança de ciclo com mais saúde e prosperidade, ideal para quem tem muitos sonhos a realizar, por isso é bem utilizado em quartos de crianças que estão sempre entrando em novas fases da vida.

Aplicando o Feng Shui na utilização de plantas

Sala de estar.

Uma técnica que visa o equilíbrio do ser com a natureza e o universo teria obrigatoriamente que estabelecer relação com as plantas, que lembram o mundo vegetal com a madeira, que remete para florestas e por aí vai. Prossiga com a leitura e conheça detalhes da relação do Feng Shui com as plantas.

A relação entre o Feng Shui e as plantas

O uso de plantas na tradição Feng Shui segue o mesmo critério para os demais objetos presentes no projeto, ou seja, a busca do equilíbrio das energias que é obtido com a troca e renovação dessas energias entre os componentes de um determinado ambiente.

Tudo se resume em conhecer o tipo de energia de cada planta para que possa ser escolhido o lugar onde haja carência dessa energia, e assim usando a espécie certa restabelecer a harmonia dessas forças vitais. Logo, não existem plantas ruins ou boas para o Feng Shui, apenas plantas colocadas no lugar errado.

Plantas para a entrada

A entrada da casa é que vai dar a primeira impressão sobre a mesma, bem como o primeiro lugar a receber as energias que entraram na residência. Por isso, a colocação das plantas certas funciona como um filtro que purifica as energias negativas, desde que elas estejam sempre exuberantes e vistosas para que possam funcionar adequadamente.

Apesar do número de plantas ser incontável, algumas são mais conhecidas para a entrada de uma casa. Veja então: Bambu da Sorte, Samambaia, Lírio da Paz, Árvore da Felicidade, Girassol, Bromélias. Como você pode ver a lista é grande e muitas outras poderiam ser acrescentadas e usadas sempre de acordo com o estudo feito para a implantação do Feng Shui.

Flores

As plantas em geral, e as flores principalmente têm a capacidade de transformar um ambiente com suas cores vivas que transmitem vida, abundância e energia, além de aromas que dão uma gostosa sensação de bem estar. Tudo isso se faz presente na arte do Feng Shui que tem nas flores um importante aliado.

Assim, belas orquídeas ou aromáticas rosas na entrada, flores de várias cores na sala e amarelas nos banheiros, combinações de ervas que afastam as energias negativas, etc. As possibilidades são infinitas, mas o resultado será sempre agradável e positivo se forem observadas as regras de equilíbrio e harmonização que regem o Feng Shui.

Aromas

Os aromas são tão importantes para o equilíbrio energético de ambientes e pessoas que têm uma especialidade só deles, a Aromaterapia, que é largamente utilizada no Feng Shui e que nem em um livro pode ser totalmente explicada. De fato, as combinações aromáticas são tão diversas quanto as de cores, inclusive no que se refere às aplicações.

Só para citar algumas das mais conhecidas fragrâncias: Eucalipto, Pinho, Citronela, Alecrim, Sete Ervas, Lavanda, Limão, Rosa Branca, Sândalo, Menta, Rosas, Canela, Cravo, Cedro. Agora tente imaginar a quantidade de combinações possíveis, e os resultados quase milagrosos que esses aromas operam nos ambientes e nas pessoas quando juntos com Feng Shui.

Dicas adicionais para aplicação do Feng Shui na sala

Sala de estar.

Em primeiro lugar o Feng Shui não pode ser visto como apenas mais uma técnica de decoração de sala, quarto ou o que for. Com efeito, essa milenar tradição oriental faz parte da busca pela iluminação do ser por meio do chi, que é a energia vital presente em todo o universo.

Assim, o ideal é que antes de resolver usar a técnica em casa o interessado adquira conhecimento de como usá-la em si mesmo, pois para o Feng Shui de nada adianta uma casa limpa e cheirosa em uma mente suja e poluída. Logo, a energia que se deseja obter na sala deve partir também das pessoas que irão habitá-la.

Ademais, a modernidade transformou a arte chinesa em um produto comercial, de maneira que muitas das pessoas que o vendem não fornecem essas informações sobre a necessidade de uma reforma íntima antes da reforma da casa. Lembre-se que o ser deve reformar a casa, e não o contrário. Este é o verdadeiro conceito do Feng Shui.

Autor deste artigo

Escritor, cordelista, redator freelancer. Meu trabalho é escrever, mas meu passatempo é ler. Leio principalmente sobre temas ligados ao transcendental. Ufologia, espiritualidade, filosofia, misticismo, astronomia. Apesar de 24 horas acabar logo, às vezes consigo jogar uma partida de xadrez, ou assistir um bom filme.

Palavras-chave relacionadas


feng shui

Artigos relacionados


Conheça as principais plantas que atraem sorte para ter na sua casa!

Conheça as principais plantas que atraem sorte para ter na sua casa!

Sabia que plantas podem atrair sorte? Aprenda neste artigo qual é a melhor opção de planta para atrair prosperidade para o seu ambiente! Clique e descubra!


Qual o significado das cores no Feng Shui? Conheça e dicas para aplicar!

Qual o significado das cores no Feng Shui? Conheça e dicas para aplicar!

Azul para o banheiro, preto para o quarto de dormir. Descubra por que é tão importante escolher as cores de acordo com os ambientes da sua casa no Feng Shui.


Plantas protetoras para o Feng Shui: confira a lista com as principais!

Plantas protetoras para o Feng Shui: confira a lista com as principais!

Descubra aqui as principais plantas protetoras utilizadas no Feng Shui para renovar as energias e trazer inúmeros benefícios para o seu lar e a sua família!


Numerologia da casa: veja a relação com o Feng Shui e como calcular a sua!

Numerologia da casa: veja a relação com o Feng Shui e como calcular a sua!

A numerologia da casa é baseada na crença de que os números exercem influência no lar e nas energias presentes nele. Confira o número da sua e o que ele emana!


Significado dos cactos: espiritual, em casa, como presente e mais!

Significado dos cactos: espiritual, em casa, como presente e mais!

As cactáceas são plantas fáceis de cuidar, com cores, flores e variadas formas. Mas há muita espiritualidade guardada nessa planta. Saiba mais!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas animais signos búzios orações religiões números