Como Ho’oponopono funciona? Conheça a prática, mantras e mais!

Como Ho’oponopono funciona? Conheça a prática, mantras e mais!

Conheça a prática havaiana do perdão. Com ela é possível deixar todas as mágoas para trás. Entenda mais em nosso artigo completo!


Informações gerais sobre como o Ho'oponopono funciona

Ho’oponopono

O Ho'oponopono é uma prática extremamente poderosa nascida no Havaí e que possui a capacidade de trazer harmonia interior e nas relações externas de todos aqueles que a utilizam. É uma forma de atrair o perdão e perdoar, abrindo espaço para a paz, equilíbrio e amor.

Pode-se dizer que é uma filosofia de cura espiritual que liberta o indivíduo de qualquer situação, mágoa e medo que o prende nesta existência. As pessoas que praticam o Ho'oponopono passam a ser livres das armadilhas da vida, das crenças limitantes, das situações dolorosas e de tudo que afeta o espiritual de forma negativa. Aprenda mais a seguir.

Ho’oponopono, funcionamento, rituais e mantras

pessoa meditando

Ao contrário do que muitos pensam, o Ho’oponopono não é apenas uma oração ou meditação. Na verdade, é uma filosofia completa de rituais e mantras que possuem o mesmo significado, no sentido de que procuram trazer a cura, paz e gratidão ao indivíduo.

Existem muitas orações e vivências em torno do Ho’oponopono, com muitos ensinamentos e purificações corporais, para que uma pessoa possa se livrar de memórias ou sentimentos ruins que a deixam presa em uma maré negativa e comportamentos autodestrutivos. Veja mais, abaixo.

O que é Ho’oponopono

O Ho'oponopono é uma prática meditativa havaiana. A palavra "Ho'o" significa "causa" e "ponopono" significa "perfeição", ou seja, o termo pode ser traduzido como "corrigir um erro" ou "tornar certo". O que é exatamente o que essa filosofia faz para quem a pratica.

Essa prática busca justamente tirar tudo que há de negativo e preso dentro de quem a realiza. O Ho'oponopono liberta todas as memórias de dor e sofrimentos que estão presas impedindo a pessoa de viver uma vida mais plena e feliz. É a cura de padrões e sentimentos que destroem a mente, o corpo físico e emocional das pessoas.

Como o Ho’oponopono funciona?

O funcionamento do Ho'oponopono se dá por meio do reconhecimento de suas próprias dores e de que tudo o que o indivíduo escuta, sente e vê é percebido de forma individual e única. Assim, tendo o reconhecimento e aceitação de tudo o que já ocorreu e está ocorrendo, é possível obter a cura.

Não é uma luta contra os fatos, mas luta a favor deles para que chegue até o perdão e a liberdade. No Ho'oponopono, é dito que tudo o que acontece em torno do indivíduo possui uma participação dele, ou seja, a pessoa é responsável por tudo o que pensa e sente. Com isso em mente, essa técnica busca a cura através do perdão, e não necessariamente perdoar os outros, mas principalmente a si mesmo.

A versão tradicional e original é composta por quatro frases: Sinto muito; Me perdoe; Eu te amo; Sou grato. E é através das repetições dessas frases que é ativada a libertação de bloqueios, traumas, crenças limitantes e lembranças negativas. É um processo de solução que ocorre de dentro para fora.

Ho’oponopono é uma prática religiosa?

O Ho'oponopono é uma prática que segue uma filosofia, mas não é uma prática religiosa. A questão do Ho'oponopono é justamente de assumir a responsabilidade de todos os acontecimentos da vida para que haja libertação e paz.

O maior objetivo é ajudar o indivíduo a viver mais plenamente e feliz, independente do que ocorre em sua própria vida e quais são os problemas presos no subconsciente, pois não há como controlar as atitudes do outro, por isso, o Ho'oponopono diz para o indivíduo pegar as responsabilidades para si para que possa controlar e curar as suas próprias emoções e se libertar dos sentimentos negativos.

Ho’oponopono exige um ritual?

Os rituais são dispensáveis quando o assunto é Ho’oponopono. Praticar essa técnica já é o suficiente para que haja efeitos e benefícios. Não há necessidade de fazer grandes coisas além de repetir as frases tradicionais e clássicas.

Só a repetição e uso já são poderosos o suficiente para deixar o Ho’oponopono fazer efeito e trazer a liberdade e cura. Essa técnica havaiana não exige nada além de entrega e presença. O coração precisa estar aberto para receber tudo o que o Ho’oponopono tem a oferecer, mas nada mais que isso.

Quantas vezes é preciso repetir o mantra?

Não há regras quando se trata das repetições. Pelo contrário, é necessário que o indivíduo esteja aberto para receber essa resposta, pois ela é extremamente pessoal. A pessoa pode repetir quantas vezes quiser e sentir que precisa.

Existem pessoas que precisam e sentem vontade de repetir 4 vezes ao dia durante 1 mês. Ou passam anos repetindo o mantra. O importante aqui é justamente ouvir a intuição e seguir o que ela diz, pois no fundo a alma da pessoa sempre sabe quais são as necessidades.

Entoação do mantra, situações em que pode ser utilizado e resultados

pessoa calma

Cada pessoa é única e é exatamente por isso que a prática do Ho'oponopono é extremamente pessoal. Cada um pode repetir quantas vezes sentir necessário, da forma que sentir necessário e que trouxerem os melhores resultados, sempre pensando nas próprias necessidades e bem-estar.

Toda a adaptação deve ser feita por cada indivíduo pensando na sua própria intuição e respeitando seus próprios sentimentos. Há relatos que podem ser baseados, porém, no final, o que de fato vai contar para os melhores resultados é a interação da pessoa para com a prática. Descubra mais, na sequência.

É preciso entoar o mantra em voz alta?

Não há um jeito e uma maneira correta de entoar o mantra. Na verdade, ele irá funcionar em voz alta ou mentalmente. Não há muita importância nesse sentido, porque o que realmente importa é a intenção que a pessoa está colocando ao falar as frases do Ho’oponopono.

É exatamente por isso que muda de indivíduo para individuo. A entrega do Ho’oponopono faz parte do processo, ou seja, é melhor uma prática intensa em que a pessoa se entrega e possui constância, do que uma prática toda cheia de regras em que a pessoa nem ao menos consegue ter a sua mente no momento em que está entoando o mantra.

Em que situações o Ho’oponopono pode ser utilizado?

O Ho’oponopono cura relacionamentos. Principalmente o relacionamento consigo mesmo. A técnica pode ser usada em qualquer situação que haja uma necessidade de cura. Seja uma cura espiritual, física ou mental.

Em todos os momentos da pessoa que há um peso na consciência, falta de fé, medo absurdo, o passado vindo constante para o presente, e qualquer momento que haja muita mágoa e lembranças dolorosas, é quando o Ho’oponopono se encaixa.

Posso fazer Ho’oponopono para quem não conheço?

As frases do Ho'oponopono são para tudo e todos. É dever de todo ser humano cuidar do próximo, por isso, é possível entoar o mantra para pessoas que não são conhecidas ou para pessoas presentes na vida do indivíduo.

Não se trata apenas de autocura, mas de cura como um todo. É através do perdão que tudo pode ser melhor e se transformar em algo positivo. Além disso, é assim que a liberdade chega. Por isso, é necessário entoar o mantra sempre que sentir vontade, independente de como, quando ou para quem.

Preciso repetir o mantra perto de alguém com quem tenho problemas?

Para fazer o Ho'oponopono não tem necessidade de estar perto da pessoa, na verdade, é possível fazer e ter benefícios mesmo estando em outro país. A principal chave aqui é justamente reconhecer que é um relacionamento conflituoso e que essa situação é de sua responsabilidade.

Após assumir essa consciência, é possível fazer essa técnica independente do lugar ou situação, pois ela age no campo espiritual, sendo assim, não há necessidade de estar frente a frente com a pessoa. Basta entoar o mantra de coração e com verdade, e a cura vai vir.

Os resultados do Ho’oponopono demoram a aparecer?

O tempo para os benefícios aparecem depende somente da pessoa que está praticando o Ho'oponopono. Todo e qualquer resultado da técnica é determinado de acordo com a verdade e vontade com que as frases são recitadas.

Uma das coisas mais importantes em relação ao tempo é tentar se libertar por completo de qualquer expectativa em relação aos efeitos, porque todo o resultado benéfico está diretamente relacionado ao desapego, amor, aceitação, verdade e a gratidão. Então, ao entoar o mantra é necessário ter o coração aberto para qualquer coisa e, ao mesmo tempo, não esperar por nada, apenas intencionar o melhor.

A prática do Ho’oponopono

carteira vazia

O Ho'oponopono pode ser usado em qualquer situação desagradável da vida. Não precisa estar necessariamente ligado a uma memória, mas sim a algo que não faz bem para a pessoa e não a deixa fluir levemente em qualquer outro aspecto de sua vida.

A sua prática será sempre a entoação do mantra, mas o motivo pelo qual está sendo entoado pode mudar de acordo com as pessoas e suas individualidades, ou até mesmo, ser praticado pela mesma pessoa, porém em momentos e aspectos diferentes de sua vida. Saiba mais, abaixo.

Ante à uma dificuldade

Com o Ho'oponopono, é possível a pessoa se reconhecer como a criadora da própria dificuldade, assim, não há inimigos ou dependências das atitudes do outro, mas só consigo mesma. Tornando extremamente mais fácil superar e curar esse obstáculo.

Quanto mais intensamente e profundamente for o mergulho do indivíduo em seu próprio interior, mais a conexão com a própria alma é possível e mais fácil desatar e transformar as memórias difíceis em ensinamentos.

Ante à um problema financeiro

Caso você seja uma pessoa que possui problemas em lidar com dinheiro, por não saber economizar tanto quanto gostaria, saiba que isso pode ser consequência de alguma experiência vivida no passado e que ainda há apego que acaba refletindo em seu presente.

É possível que pessoas que já passaram por momentos de escassez gastem muito dinheiro por terem a crença de que um dia irá faltar, então, o Ho'oponopono pode ajudar a liberar esses pensamentos e sentimentos, fazendo com que a pessoa viva o instante e não mais esses pensamentos destrutivos.

Na preparação de um evento

Quando há um evento para acontecer, é comum que o preparo seja desgastante e cansativo, fazendo com que a pessoa que organiza fique mais tempo com várias tarefas do que de fato aproveitando o momento presente. Muito dessa sensação é medo.

O Ho'oponopono pode ajudar a limpar a mente dessa pessoa e a livrar de pensamentos e expectativas que a deixem mais frustrada do que sentindo prazer. É possível limpar a memória e todos os sentimentos de experiências ruins já vividas. Assim, a pessoa pode aproveitar o momento sem que esse medo a sugue por completo.

Os quatro valores de sabedoria do Ho’oponopono

meditacao

Por mais que o Ho'oponopono não seja uma religião, ainda assim, existem valores que são seguidos dentro dessa filosofia para que ela funcione de uma maneira tão positiva. São quatro valores que se entrelaçam e quando são cultivados, da mesma forma e intensidade, trazem uma vida mais tranquila e com mais leveza.

Não é necessário ou fundamental, saber de tudo para que o Ho’oponopono tenha efeito. Porém, como tudo na vida, quanto mais conhecimento melhor e quanto mais aprendizado em relação a essa técnica, mais potente e intenso são seus benefícios. Aprenda mais sobre isso, na sequência.

O valor da honestidade

Um dos valores do Ho'oponopono é justamente a honestidade. É preciso ser muito verdadeiro consigo mesmo para conseguir, de fato, os benefícios da técnica. A honestidade vem como um dos primeiros passos para que haja sucesso com o Ho'oponopono, porque não há como melhorar um problema sem a sinceridade do que é sentido e aceitar o sentimento.

O valor da responsabilidade

É preciso ter responsabilidade diante de tudo o que ocorre ao redor e internamente. O Ho’oponopono cura relacionamentos, mas o relacionamento chave para que isso aconteça é o seu consigo mesmo. Diante disso, é necessário tornar-se responsável por tudo o que ocorre em sua vida. Só assim para que haja cura e mudança nos sentimentos.

O valor da gentileza

Uma das leis do Universo diz que tudo o que é atraído é exatamente aquilo que está em alta vibração. Ou seja, gentileza gera gentileza. Então, é necessário ser gentil com todos ao seu redor, mas não só, é necessário ser gentil consigo mesmo, para que tudo isso seja trazido de volta para você.

O valor da gratidão

A gratidão nem sempre precisa ser dita, ela precisa ser sentida. Ser grato por tudo o que você tem e é, é uma ferramenta linda de amor e autocuidado. É o momento em que você se entrega para a vida sem precisar pedir nada, pois sabe que tudo está da forma que deveria estar para o seu crescimento interno. Isso resulta em uma vida mais leve e com mais alegria.

As quatro frases do Ho’oponopono e significados

pessoa com gratidão

O Ho’oponopono não é apenas uma técnica com quatro frases. Pelo contrário, tudo que é dito existe por uma razão. Não são frases desconectadas ou sem efeito algum quando sozinhas e principalmente quando estão juntas.

Na verdade, o Ho’oponopono é extremamente pensado, no sentido de que cada palavra está colocada da maneira correta para que haja benefícios, assim como cada frase está posicionada e sendo entoada da forma que deve ser também.

Sinto muito

Quando a frase "sinto muito" é dita é justamente a honestidade falando mais alto. É aqui que a verdade sai. A frase não diz apenas que a pessoa sente demais, mas sim que há um sentimento estagnado naquela situação que precisa ser liberado e para isso ocorrer, a verdade precisa vir a tona, sendo assim o sinto muito é dito logo no começo.

Me perdoe

"Me perdoe" é a responsabilidade. Não há culpados além da própria pessoa que está na situação e reconhecer isso é libertar a responsabilidade do outro daquilo e passar para si, dessa forma é possível curar e transformar. Nessa vida não temos como comandar ninguém além de nós mesmos e pedir perdão é uma forma de se responsabilidade e fazer algo sobre aquilo que tanto dói.

Eu te amo

Quando é entoada a frase "eu te amo" é a gentileza que está sendo externada. É uma forma de dizer ao Universo que o entendimento da situação está sendo feito e que só há gentileza internamente, então, por isso, a gentileza pode ser trazida externamente também. É uma questão de enviar amor aqueles que enviam ódio, pois só é enviado o que existe internamente.

Sou grato

"Sou grato" justamente à gratidão. Um dos sentimentos mais puros e leves que alguém pode sentir, independente da circunstância. É sobre aprender o que a vida quer ensinar e não necessariamente o que é desejado pelo ego. Ao finalizar as quatro frases com essa, é para encerrar um ciclo que não foi fácil, mas que foi necessário para a transformação do ser e pode ficar para trás, pois já é passado. É se trazer para o presente e se manter aqui.

Os benefícios do Ho’oponopono

gratidao

São inúmeros os benefícios que a prática do Ho'oponopono pode trazer para a vida de quem pratica. Além de trazer muita leveza e paz interior, também é possível regenerar as memórias celulares de cada um.

Ou seja, todas as nossas preocupações, dores e receios são guardados em nossa memória celular e o Ho'oponopono atua diretamente nesse âmbito como uma limpeza e neutralização de lembranças e sensações desconfortáveis.

Portanto, as pessoas que usam essa técnica, independente do motivo inicial, possuem uma qualidade de vida emocional muito melhor, pois estão livres de sentimentos negativos e de lembranças de dor, sendo assim, vivem mais felizes e alegres, mais leves e mais felizes. Veja a seguir, alguns dos benefícios da prática.

Protagonismo da própria vida

É comum que a ideia de assumir a responsabilidade pelos próprios atos seja desconfortável e até rígida, mas com o tempo é possível compreender que tudo isso é para a independência e proatividade que esse comportamento pode trazer.

Quando o sentimento de vitimismo é deixado de lado e a sensação de impotência atrelada à ideia de que o sofrimento só é causado por fatores externos é abandonada, a vida começa a andar para frente. É exatamente dessa forma que é possível tomar as rédeas da própria vida e se libertar de crenças e situações dolorosas.

Estabilidade emocional

Quando as energias negativas são liberadas, o equilíbrio emocional é a conquista, porque todos os bloqueios da felicidade e leveza desaparecem, dando espaço apenas para as novas memórias que serão mais saudáveis e para a paz interior.

O praticante passa a deixar o passado no passado e a viver o presente. Sem se preocupar ou dar trela para as lembranças negativas que surgirem no caminho, pois toda a sua intenção está somente no momento do agora. A pessoa acaba se tornando mais calma, mais firme dentro de si e passa a resolver os problemas com maior leveza.

Relacionamentos mais saudáveis

Estando feliz consigo mesmo, faz com que tudo ao seu redor seja visto com cores mais vibrantes e por uma perspectiva mais amorosa. Quando o praticante está nesse caminho do Ho’oponopono é perceptível a mudança de postura, que faz com que todos os seus relacionamentos externos mudem também.

Essa mudança é para melhor. Sem necessidade de agressividades, tudo passa a estar mais cheio de amor e carinho. É refletido em todos os âmbitos da vida o quão saudável o indivíduo fica após a prática de Ho’oponopono, pois é justamente essa cura e leveza que essa técnica traz.

Como começar

Não é preciso acreditar em divindades para colocar o Ho'oponopono em prática, muito menos ter uma religião. Basta estar em um local silencioso e repetir as frases: "Sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Sou grato". Apenas de dizê-las, em voz alta ou não, já é possível experimentar sentimentos de compaixão e sensações internas.

A necessidade de ter um ritual ou fazer algo diferente não existe. O Ho’oponopono atua naqueles que possuem a vontade e determinação de mudar as coisas internamente, e que se apegam na coragem e constância para fazer isso acontecer. Se há vontade de utilizar a técnica, basta começar a entoar as frases.

Por quê o Ho’oponopono não funciona para mim?

pessoa com duvida

Praticar o Ho'oponopono e ver seus benefícios é um processo. Como todo processo, é necessário trabalhar e ser constante. Muitas pessoas desistem da prática logo no começo ou após acharem que não está resultando em nada. Mas na verdade, tudo que é relacionado às emoções acaba sendo mais intenso e mais profundo do que se é imaginado.

É necessário ter em mente que as emoções humanas são muito complexas e possuem várias camadas internas. Ou seja, o processo de cura não é imediato, mas sim no longo prazo. Pode ser que no primeiro dia não haja um benefício, mas no próximo mês as coisas comecem a mudar e se transformar.

O desapego é um grande aliado para essa técnica também. É necessário praticar independente dos seus benefícios. É importante se apegar apenas nas quatro frases e deixá-las trabalhar internamente da maneira que elas precisam trabalhar.

Muitas vezes, o ego atrapalha esse caminho por achar que é bom para si, mas na verdade, a intuição diz mais que qualquer ego. Por isso, é importante continuar. Os bons resultados virão.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


terapias cultura

Artigos relacionados


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

O que é constelação familiar? Para que serve, como funciona e mais!

A técnica da Constelação Familiar Sistêmica pode ser uma via rápida, eficaz e benéfica para resolver conflitos familiares. Leia mais sobre isso!


Massoterapia: o que é, para que serve, benefícios, tipos, técnicas e mais!

Massoterapia: o que é, para que serve, benefícios, tipos, técnicas e mais!

As técnicas da massoterapia podem aliviar tensões, contusões e trazer muitos benefícios para a sua saúde. Conheça mais sobre elas!


Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

O dente de leão é a planta dos desejos e está associado a várias lendas e histórias. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Conhecida pela sua beleza e pelo fato de ser rara, a rosa azul traz uma simbologia espiritual muito importante e não deve ser ignorada. Confira os significados!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!