Terceiro olho: função, significado, chakras, vidência e mais!

Terceiro olho: função, significado, chakras, vidência e mais!

O terceiro olho é um centro de energia em nosso corpo; e está relacionado aos sentidos psíquicos como intuição, clarividência. Saiba mais!


O que é o terceiro olho?

Imagem de terceiro olho em mulher verde

O terceiro olho é um centro de energia em nosso corpo que não tem um correspondente físico. Tanto espiritualmente quanto cientificamente, o terceiro olho é um poderoso e enigmático centro de transmissor e receptor de informações.

Além disso, o terceiro olho está relacionado aos sentidos psíquicos como intuição e clarividência. Podendo ser ativado por meio de uma técnica específica e um estado de consciência. Com o terceiro olho ativado, torna-se possível a percepção de mudança e evolução espiritual.

O terceiro olho também tem relação com os chakras – principalmente porque os chakras são portais de energia. A partir disso, veremos a seguir aspectos gerais do terceiro olho, a função dele, como ativá-lo, sinais de que o terceiro olho está ativado e muito mais.

Aspectos gerais terceiro olho

Imagem de olho em meio a triângulos

Os aspectos gerais do terceiro olho estão relacionados à localização dele, onde ele está localizado; do que é feito o terceiro olho e principalmente qual o seu objetivo e função. A seguir veremos esses pontos.

Localização o terceiro olho

O terceiro olho é na verdade uma glândula, chamada de pineal, que está localizada na parte central do cérebro, entre os olhos e as sobrancelhas. Dessa forma, o terceiro olho está ligado à intuição, à espiritualidade e percepção.

A glândula pineal é responsável pelo controle das emoções, condições físicas e ciclos vitais. Quando a glândula pineal é estimulada, pode ser a chave para melhorar a saúde física, mental e principalmente emocional. E quando o terceiro olho é ativado, melhora e eleva o lado espiritual.

Do que é feito o terceiro olho

O terceiro olho é feito pela glândula chamada de pineal, que é um olho que fica no meio da testa. Ele possui poderes psíquicos, mas que precisam ser desenvolvidos. É possível cultivar o silêncio e ativar o terceiro olho por meio de uma técnica.

Ao ativar o terceiro olho, as pessoas começam a enxergar a partir do seu interior, se ganha clarividência e visão remota. Isto é, visão de coisas que estão em lugares distantes. O terceiro olho possui funções importantes, como veremos a seguir.

A função do terceiro olho

A função do terceiro olho é atuar como um portal entre a consciência humana e o reino espiritual. Isto é, o terceiro olho permite receber e captar informações do reino invisível. Essas mensagens e informações vêm através do formulário dos nossos sentidos psíquicos, como a intuição, clarividência, sonhos lúcidos.

O terceiro olho permite que receba mensagens dos seus guias espirituais e anjos da guarda. As mensagens são enviadas pelo seu guia no momento certo e da maneira certa. Essa maneira pode ser por meio de sentimentos intuitivos e viscerais. Levar as mensagens recebidas a sério e ouvir essas mensagens é uma forma de se elevar espiritualmente e também elevar a sua natureza divina.

Terceiro olho e os chakras

O chakra do terceiro olho é o sexto chakra. Como visto acima, está localizado na testa. Ele é o centro da intuição e visão. Assim o chakra impulsiona o princípio de imaginação e previsão. O terceiro olho está relacionado a uma energia espiritual, e os chakras funcionam como portais energéticos.

Então, a energia do terceiro olho se alinha à energia dos chakras. Então, torna-se importante equilibrar os chakras junto do terceiro olho. Assim, a vida flui melhor e com uma energia espiritual mais leve.

Significado do terceiro olho

Imagem caricata de 3 olhos

O terceiro olho está bastante ligado aos chakras e mantra de: “que tudo vê”, é intuitivo, sensível, espiritual. A seguir, veremos o terceiro olho para a ciência, hinduísmo, espiritismo, budismo e yoga.

Terceiro olho para a ciência

Segundo a ciência, o terceiro olho está em nossa mente e é um olho que está oculto no cérebro. Assim, existe uma espécie de estrutura de um olho humano que não é funcional. No entanto, a ciência acredita que esse olho está localizado na glândula pineal, órgão pequeno que tem em média 1 cm de comprimento e se encarrega da produção de hormônios, como a melatonina.

Ainda assim, os cientistas dizem que essa glândula parece ser muito mais do que aparenta ser. Então, a explicação para o terceiro olho vai além da ciência.

Terceiro olho para o hinduísmo

Para a tradição Hindu, o terceiro olho representa o centro de energia sutil a da consciência, além disso, representa também a espiritualidade. O terceiro olho para o hinduísmo representa um ato de autoconhecimento, de elevar a consciência e encontrar a paz interior e paz de espírito tanto consigo mesmo quanto com o que está ao redor.

Está ligado ao chakra do terceiro olho, promovendo o trabalho de equilíbrio do mesmo. Uma curiosidade: a palavra “terceiro olho”, na cabala, significa “sabedoria”. Pode-se dizer que essa sabedoria advém da energia espiritual.

Terceiro olho para o espiritismo

Na visão espírita, o terceiro olho é visto como força frontal que se localiza no meio da testa e entre os olhos. O centro de força tem função de conexão com o mundo espiritual, e a função frontal é ativar a intuição.

Ou seja, é um canal de percepção. O terceiro olho ou centro de força frontal ele também se conecta com a espiritualidade. Ele traduz a intuição e a sabedoria de forma a trazer a palavra de Deus de maneira mais sensível.

Terceiro olho para o budismo

No budismo, o terceiro olho é visto como inteligência superior. Assim, representa a santidade de Buda e sua condição de iluminado. Os budistas vêem o terceiro olho como forma de despertar espiritualmente está relacionada ao conhecimento e à sabedoria.

Além disso, o terceiro olho é visto como aquele que representa o mais puro amor; que vê além das aparências ou além do ego. Ademais, também simboliza a proteção poderosa contra más energias.

Terceiro olho para o yoga

A prática do Yoga, especificamente, a meditação intensifica o autoconhecimento. A energia que se mostra é fluída e sutil. Então, a meditação se torna um grande exercício para a conexão com o terceiro olho.

Ambos trabalhados juntos podem elevar ainda mais o autoconhecimento e consciência espiritual. A prática de Yoga tem como foco estimular a glândula pineal, é considerado uma das glândulas mais importantes do corpo sob uma ótica espiritual.

Sinais de que o terceiro olho está ativado

Imagem celestial de mulher com terceiro olho

Quando o terceiro olho está ativado é possível analisar alguns sinais, como: sentidos mais aguçados; sintonia alinhada com o universo; preocupação com bem-estar; conexão com o mundo; sensibilidade a luz e até mesmo dor no terceiro olho. Confira abaixo.

Sentidos mais aguçados

Quando o terceiro olho está ativado, é possível que os sentidos fiquem mais aguçados, isso ocorre porque abre espaço para um sentir maior. Isso é porque você passa a dar atenção em coisas que antes você não prestava, enxerga coisas que antes não enxergava.

A visão e a percepção ficam mais claras e a partir disso você fica mais intuitivo e sensível. Você adquire o sexto sentido e ocorre o fortalecimento da sua intuição. Com os sentidos mais aguçados a tomada de decisão é mais correta porque você consegue pressentir antes.

Sintonia alinhada com o universo

Tudo é energia. Por isso, a sintonia alinhada com o universo está relacionada com a percepção. Isto quer dizer que quando você presta atenção no universo e transmite determinada energia, ele te devolve a mesma energia.

Quando o terceiro olho está ativado, ocorre um evento chamado de sincronicidade. Isto é, o universo conspira conforme a tua energia, ela funciona como uma espécie de linguagem ou de pequenos sinais que o universo utiliza para se comunicar.

Dessa forma, tudo acontece como deve acontecer. Todos esses sinais mostram que você está em sintonia com o universo. É importante prestar atenção e estar atento a eles, porque o universo conversa e se comunica.

Preocupação com bem-estar

A ativação do terceiro olho faz com que você pense mais em si, que você veja de dentro para fora. As coisas internas se tornam mais importantes do que as coisas que acontecem no exterior. A preocupação com o bem-estar aparece em primeiro lugar, como por exemplo, estar bem consigo mesma, estar bem em relação ao ambiente de casa, com a família, amigos.

O essencial é ter a sensação de bem estar e a preocupação que se tem é essencialmente e preferencialmente consigo mesmo.

Conexão com mundo

Ao ativar o terceiro o olho, a sua forma de se conectar com o mundo modifica. Essa conexão ocorre entre todos os seres e está tudo alinhada, até porque tudo é energia. Aqui não se pensa somente em si, mas em um todo. Tudo está conectado.

Por exemplo, torna-se ainda mais importante preservar o meio ambiente, as florestas, as matas, os oceanos porque tudo está em sintonia. Com o terceiro olho ativado, a conexão com o mundo se torna ainda mais precisa e intensa, pois se pensa no coletivo e não somente em si. Assim, tudo se alinha.

Sensibilidade à luz

Quando o terceiro olho está ativado, as cores se tornam ainda mais vivas e vibrantes. É como se novas dimensões de cores se abrissem para você, isso torna coisas como arte, natureza ou observar as estrelas em experiências místicas e gratificantes.

Isso torna você ainda mais conectado com as cores e com os objetos das mesmas. Você se torna mais consciente e, ao se tornar uma pessoa com mais consciência você presta mais atenção aos detalhes e ao que está a sua volta.

Dor no terceiro olho

A dor no terceiro olho pode significar que está ocorrendo uma energia espiritual que faz com que você seja puxado de volta para um estado de mente espiritual.

A dor no terceiro olho pode aparecer durante a meditação. Outro ponto que vale ressaltar é que essa dor pode ocorrer quando ocorre a ativação dele, é possível que você sinta como se alguém estivesse pressionando com o dedo a sua testa.

Além disso, ela pode ocorrer quando a energia dos pensamentos está baixa e negativa. Justamente porque o terceiro olho rege os pensamentos, a intuição e a visão.

Como ativar o terceiro olho

Desenho de dois olhos

O processo de abertura é diferente de uma pessoa para outra. Assim, para alguns pode se tornar assustador, tendo alucinações, dores de cabeças e para outros pode ser leve e suave tendo apenas sonhos vividos e intuição poderosíssima. Como veremos a seguir.

Cultivar o silêncio

Cultivar o silêncio é importante porque é através dele que se torna possível ativar o terceiro olho. É preciso acalmar a mente, o espírito e o coração para atentar-se aos sinais que o universo dá. Por meio do silêncio, é possível ouvir o que o universo quer sinalizar e dizer.

Em meio ao barulho, isso não se torna possível. E em silêncio, é possível que o terceiro olho seja ainda mais ativado. Esse silêncio pode ser encontrado através da meditação, leitura, atividade física, perto do mar ou então em meio à natureza.

Aprimorar sua intuição

Para aprimorar a sua intuição, é necessário que preste atenção na voz interior que às vezes aparece. Além de dar atenção à ela, é importante prestar atenção nos sonhos e nos significados deles. A intuição se mostra em muitas situações e é preciso estar atento para ouvi-la, e então aprimorá-la.

Com isso, é possível ficar atento também ao seu eu interior, aos sinais. Outra forma de aumentar a intuição é se concentrar no terceiro olho enquanto estiver deitado, lembrando o que fez durante o dia. Isso faz com que você se conecte com o seu interior e a partir disso é possível se tornar uma pessoa ainda mais intuitiva.

Alimentar a criatividade

A criatividade encontra-se no hemisfério direito do cérebro, ligado bastante a intuição e a sensibilidade. Ao explorar e alimentar a criatividade é possível se tornar uma pessoa mais intuitiva e criativa.

Essa criatividade pode ser alimentada por meio das artes plásticas, escrita, música, leituras, design, algo que te permita entrar em contato com esse lado criativo. Além de alimentar o lado criativo, está alimentando também a inspiração e essa está ligada com as emoções e sensibilidade.

Ponha os pés no chão

Os pés no chão se tornam necessários, porque é o lado racional. É com os pés no chão que se torna possível tomar decisões mais pensadas e baseadas na razão. Assim, outras formas de expandir o terceiro olho é por meio da curiosidade, reflexão, da prática de contemplação, do cuidado com o seu corpo físico e mental.

A partir disso, o terceiro olho se torna uma manifestação de consciência espiritual, junto do físico e da realidade. Os pés no chão deixam a pessoa com decisões mais certeiras e concretas.

O que a pessoa deve saber antes de tentar ativar o terceiro olho?

Imagem celestial de mulher com terceiro olho

O terceiro olho está situado no meio da testa. O terceiro olho é inativo para a maioria das pessoas, até o momento que se abre. Para a maioria das pessoas, a abertura do terceiro olho é um longo processo de mudança de vida. O momento que ele começa a se abrir é muito importante na vida de qualquer pessoa.

Essa mudança marca o início de sua jornada espiritual e significa que se está espiritualmente desperto. A partir disso, torna-se possível experimentar um nível mais elevado de espiritualidade, como a sincronicidade.

A pessoa se torna mais consciente de sua jornada e propósito. Isso ajuda na evolução e no processo de cura interna. Mas vale ressaltar também que durante o processo de ativação do terceiro olho podem ocorrer alucinações auditivas e visuais, podendo ser um processo complicado e difícil.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


meditação chakras

Artigos relacionados


Como ter chakra na vida real? Saiba o que são os chakras, como alinhar e mais!

Como ter chakra na vida real? Saiba o que são os chakras, como alinhar e mais!

Você provavelmente já ouviu falar dos chakras, mas sabe o que eles são e como funcionam na vida real? Descubra a importância deles e como alinhá-los a seguir.


Meditação matinal: benefícios, como fazer e mais sobre a meditação da manhã!

Meditação matinal: benefícios, como fazer e mais sobre a meditação da manhã!

A meditação matinal é ótima para relaxar e aumentar o foco. Mas o que muita gente não sabe é que ela também promove o autoconhecimento. Descubra a seguir.


Chakras secundários: quais são, importância, como alinhar e mais!

Chakras secundários: quais são, importância, como alinhar e mais!

Saiba quais são os pontos secundários de energia no corpo, qual a influência deles e como cada chakra impacta a qualidade de vida quando equilibrado!


Meditação transcendental: origem, benefícios, cuidados e mais!

Meditação transcendental: origem, benefícios, cuidados e mais!

Você já ouviu falar em meditação transcendental? Leia agora tudo que você precisa saber sobre esta incrível técnica milenar.


O que é Metta Bhavana? Meditação, prática, objetivos, estágios e mais!

O que é Metta Bhavana? Meditação, prática, objetivos, estágios e mais!

A Metta Bhavana é uma meditação milenar que traz diversos benefícios para o indivíduo, pois ajuda ele a cultivar o "Amor Incondicional". Confira neste artigo!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!