Orixá Nanã Buruquê: na Umbanda e Candomblé, saudação, oração e mais!

Orixá Nanã Buruquê: na Umbanda e Candomblé, saudação, oração e mais!

Conheça Nanã Buruquê, a orixá da sabedoria e da evolução. Entenda aqui as suas histórias, oferendas e muito mais!


Você conhece a Orixá Nanã Buruquê?

Entidade saindo da mata.

Neste artigo iremos apresentar as principais características da Orixá Nanã Buruquê, uma divindade muito importante para a tradição Iorubá, responsável pelo domínio da sabedoria. Atuando preferencialmente sobre o campo emocional, Nanã Buruquê auxilia os seres desequilibrados a alcançarem a quietude.

As irradiações da Orixá Nanã Buruquê possuem duas qualidades divinas distintas capazes de conduzir os seres para a sua evolução: a maleabilidade e a decantação. Quando alguém se encontra paralisado por conta de energias negativas e errôneas, desenvolvidas sobre elementos divinos, Nanã Buruquê começa a atuar sobre elas.

Assim, ela transmuta as energias de tal forma que possibilita aos seres a superação de seus vícios e desequilíbrios mentais. Acompanhe esse artigo e entenda mais sobre essa importante Orixá, seu dia, cores e muito mais!

Quem é Nanã Buruquê?

Mulher em um campo.

A Orixá Nanã Buruquê governa a sexta linha da Umbanda (da evolução) polarizada com Obaluaiê. Ela pode trazer de volta o equilíbrio dos nossos sentimentos, ações, pensamentos e emoções, conduzindo a nossa vida para um caminho de evolução. Conheça a seguir um pouco mais sobre a sua história.

Nanã Buruquê na Umbanda e no Candomblé

Nanã Buruquê é conhecida na Umbanda e no Candomblé pelas suas duas qualidades divinas fundamentais: a maleabilidade e a decantação. A primeira qualidade, a maleabilidade, consegue desfazer o que está imobilizado ou petrificado dentro de cada ser, conferindo-lhes movimento e flexibilidade.

Pessoas estagnadas em padrões vibratórios negativos, seja pelos seus pensamentos, ações ou sentimentos, tendem a refletir essa energia negativa em todas as esferas da sua vida. Tratam-se de pessoas paralisadas pelo medo, por bloqueios inconscientes e por memórias traumáticas.

Por conta disso, ficam incapacitadas de receber as energias do bem, cabendo a Nanã Buruquê atrair essas pessoas para o seu campo de modo que ela dissolva toda essa negatividade e que elas se equilibrarem novamente.

Nanã Buruquê na mitologia Iorubá

Segundo a mitologia Iorubá, Nanã Buruquê é uma orixá “mãe” ou “avó”, existente no mundo desde a criação da humanidade. Ela presenciou toda a criação do universo e guarda consigo toda a magia e memória do momento originário.

Seus elementos são água e terra. Ela é a senhora do barro, o mesmo barro que deu origem para todos os seres humanos, o que faz dela uma Orixá muito respeitada e temida. Nanã Buruquê também é responsável por guardar o portal entre a vida e a morte, em razão da sua capacidade de adormecer ou apagar a memória dos espíritos perturbados.

Nesse momento entra em atuação o seu filho, e polaridade, Obaluaiê. Ele rege o mistério dos espíritos adormecidos, reduzindo-os ao tamanho dos fetos no útero da mãe e os alojando no ventre para o seu renascimento, sem que se lembrem de qualquer coisa que viveram no passado.

Nanã Buruquê no sincretismo

O sincretismo religioso é o fenômeno pelo qual ficou conhecida a associação dos Orixás aos santos católicos que melhor pudessem representar cada uma das divindades Iorubá. Tal associação ocorreu em virtude de inúmeras circunstâncias históricas, que comprometeram a sobrevivência dos cultos da Umbanda e do Candomblé.

Contornando a intolerância religiosa, o sincretismo possibilitou a resistência dos cultos tradicionais africanos e, atualmente, é um recurso interessante para a iniciação nas práticas da Umbanda. A Orixá Nanã Buruquê é geralmente sincretizada com a Nossa Senhora de Santana, a santa católica considerada como sendo a avó de Jesus Cristo.

Essa associação se deve ao fato de que Nanã Buruquê é, para a Umbanda, a mais velha das mães, aquela que permite nosso aconchego, que emana experiência, sabedoria e paciência.

Particularidades de Nanã Buruquê

Mãos de um idoso.

Como todos os Orixás da Umbanda e do Candomblé, Nanã Buruquê possui algumas particularidades que são muito importantes de se conhecer. Veja a seguir suas principais qualidades, correlações e oferendas.

Qualidades de Nanã Buruquê

A Orixá Nanã Buruquê é conhecida pelas suas qualidades de maleabilidade e decantação, profundamente vinculadas a sua afinidade com os elementos água e terra. Tais qualidades nos possibilitam trilhar dois caminhos distintos.

O primeiro caminho consiste em decidir seguir os passos do bem, em respeito à ordem divina. Dessa forma, a energia dos Orixás e, em especial, de Nanã Buruquê, irão potencializar nossos pontos fortes e, com isso, conseguiremos evoluir e vencer nossas adversidades.

O segundo caminho consiste em se estagnar na negatividade. Se isso acontecer, seremos atraídos para os campos de atuação dos Orixás. Nanã Buruquê asfixia os seres com seu barro, esgotando todo o negativismo e possibilitando a ação de Obaluaiê que os colocarão de volta nos trilhos da evolução.

Domínios de Nanã Buruquê

Os domínios de Nanã Buruquê são a sabedoria, a evolução, a decantação e a transmutação. Sua energia pode nos fazer evoluir. Seus pontos de força são geralmente onde ocorrem o encontro das águas com a terra, como os lagos, os mangues e os grandes rios.

Tal como os lagos, Nanã Buruquê possui uma superfície tranquila, mas pode puxar silenciosamente para o fundo qualquer coisa que se atire sobre ela. Ela nos acalma e nos transforma, conduzindo-nos ao caminho da cura.

Nanã Buruquê também atua sobre os espíritos que vão reencarnar, diluindo todos os acúmulos de energia daquele ser e aquietando todos os seus sentimentos, frustrações, ideias e angústias.

Dia, cores e saudação de Nanã Buruquê

O dia da semana de Nanã Buruquê é a sexta-feira e sua data comemorativa acontece no dia 26 de julho. Suas principais cores correlatas são o lilás, o roxo e rosa. A saudação de Nanã Buruquê é a seguinte: “Saluba, Nanã!”.

Oferendas para Nanã Buruquê

Existem muitas possibilidades de oferendas para Nanã Buruquê. Seja qual for, procure as realizar sempre acompanhada de orações e depois limpe o local. Veja a seguir um exemplo:

Itens:

  • 3 batatas doces roxas cozidas sem casca;

  • 3 velas lilás ou roxas;

  • 1 copo de água mineral;

  • 1 repolho roxo;

  • Hortênsias lilás ou roxas;

  • Mel.


  • Preparação:
    Descasque o repolho e monte um círculo com as suas folhas. Faça uma massa com a batata doce em forma de coração e coloque no centro das folhas. Regue com mel. Por fim, enfeite a oferenda contornando com pequenos galos de hortênsia. Circule tudo com água mineral e acenda as velas circundando a oferenda.

    História de Nanã Buruquê

    Ilustração de mulheres tribais.

    Antes do nascimento de seu primeiro filho, Nanã Buruquê vivenciou algumas histórias. Conheça a seguir algumas das principais narrativas.

    Nanã Buruquê é enfeitiçada por Oxalá

    Oxalá desejava conquistar o poder sobre a morte de Nanã Buruquê e, para isso, casou-se com ela por interesse. Em seguida, ele lançou um feitiço sobre ela para que ela engravidasse. Desse feitiço, nasceu Omolu com um grave problema de pele.

    Vaidosa, Nanã Buruquê abandonou seu filho na praia, sendo encontrado e cuidado por Yemanjá. Quando Oxalá soube do ocorrido resolveu castigá-la, condenando-a a sempre ter filhos com alguma anomalia. Nanã Buruquê acabou por ser expulsa da terra divina e condenada a viver em um pântano.

    Oxalá entra nos domínios de Nanã Buruquê

    Curioso para saber como Nanã Buruquê controlava os espíritos Eguns, Oxalá decide enfeitiçá-la para que ela se apaixonasse e se casasse com ele. O feitiço foi bem-sucedido e, graças a isso, Oxalá descobriu como entrar no Jardim dos Mortos espionando sua esposa.

    Vestido como Nanã Buruquê, Oxalá entrou no jardim dos mortos e ordenou que os Eguns o obedecessem. Desde então, Oxalá é o líder dos Eguns e até agora são os homens que realizam o culto do egungun.

    Filhos e filhas de Nanã Buruquê

    Sacerdote do candomblé.

    Nesta seção temos o objetivo de listar as principais características observadas ao longo do tempo nos filhos e filhas de Nanã Buruquê, bem como sugestões de banhos para seus filhos.

    Tendências positivas dos filhos de Nanã Buruquê

    Os filhos de Nanã Buruquê são pessoas extremamente calmas, aparentando serem mais velhas do que realmente são. São abençoados pela experiência, superioridade, objetividade, cuidado e atenção. Eles desejam que as coisas sejam bem feitas, mesmo que leve mais tempo.

    São benevolentes, dignos e gentis com todos, principalmente com crianças. A bondade, decisão, simpatia e respeito são suas principais virtudes.

    Tendências negativas dos filhos de Nanã Buruquê

    Pelo aspecto negativo, os filhos de Nanã Buruquê tendem a ser introvertidos, severos e austeros. Eles passam por uma fisionomia rabugenta e podem facilmente serem mais temidos do que amados. Por fazerem as coisas com mais calma, detestam que sejam apressados.

    Eles incorporam a figura da mãe e da avó coruja, não veem graça em muita coisa e tendem a fazer tempestades em copo d’água, preocupando-se com detalhes sem importância.

    Banho para proteção dos filhos de Nanã Buruquê

    Itens:

  • Erva colônia;

  • Canela;

  • Erva de passarinho;

  • Jasmim;

  • Manjericão roxo.


  • Procedimento:
    No dia anterior ao banho, ferva sete litros de água e adicione todas as ervas acima. Mexa com uma colher de pau por cinco minutos e desligue o fogo em seguida, tampando e deixando em infusão por seis horas. Em seguida, coe a mistura e jogue o preparo dos ombros aos pés, após o banho normal.

    Banho para descarrego dos filhos de Nanã Buruquê

    Itens:

  • Alfavaca;

  • Alteia Malvarisco;

  • Canela;

  • Erva colônia;

  • Erva de passarinho;

  • Manjericão roxo;

  • Salsa da praia.


  • Procedimento:
    Ferva sete litros de água com todas as ervas listadas acima, mexendo em fogo baixo por cinco minutos. Após desligar o fogo, deixe a panela tampada por infusão durante três horas. Em seguida, coe a mistura e use durante seu banho desde a cabeça até os pés, pedindo a Nanã Buruquê proteção física e espiritual.

    Um pouco mais sobre a Orixá Nanã Buruquê

    Objetos representativos de nanã.

    Tem interesse em conhecer um pouco mais sobre a Orixá Nanã Buruquê? Conheça a seguir algumas formas interessantes para se aproximar dessa divindade no seu dia-a-dia.

    Como se conectar com a Orixá Nanã Buruquê

    A morte é um dos principais conceitos para estabelecer uma conexão com Nanã Buruquê. Isso não significa que devemos cultivar o sentimento angustiante da morte como um fim ou como um fardo, mas como a valorização integral da nossa vida na Terra e do entendimento que a morte é apenas uma das etapas do nosso processo espiritual de transmutação.

    Aquelas pessoas que escolheram trilhar os caminhos do bem e da elevação espiritual estão próximos de Nanã Buruquê. Isso significa que a morte para ela não é uma fatalidade, mas a continuação de um processo de transformação da nossa alma imortal.

    Nanã Buruquê é a nossa guia nesse processo de evolução espiritual. Conhecer o sentido da nossa própria vida e o nosso destino garantem nossa sabedoria e renascimento. Resta-nos orar para que Nanã interceda em nossas vidas e nos abençoe com sua calma, leveza e equilíbrio.

    Como fazer sarapatel para Nanã Buruquê

    O sarapatel é uma iguaria portuguesa, preparada com vísceras de porco ou de bode. No Brasil, tornou-se um prato típico no Nordeste e é um dos alimentos que podem ser ofertados para Nanã Buruquê.

    Para tanto, é importante que os miúdos de porco sejam bem limpos e picados, banhados com bastante limão e depois cozidos. No tempero, utilize limão, coentro, salsa, cebolinha, cominho, pimenta do reino e louro durante o cozimento.

    Oração para Nanã Buruquê

    Segue um exemplo de oração para a Orixá Nanã Buruquê:

    “Salve Senhora da renovação da vida!
    Mãe de toda criação!
    Orixá das águas paradas, Mãe da sabedoria.
    Dai-me a calma necessária para aguardar com paciência o momento certo de tudo aquilo que desejo.

    [Faça seu pedido]

    Que a tua luz neutralize todas as forças negativas à minha volta.
    Dai-me a tua serenidade e me mantenha no caminho da paz, do amor e da prosperidade.
    Saluba, Nanã!”.

    Nanã Buruquê é a Orixá da sabedoria ancestral?

    Livro com uma árvore no meio.

    Nanã Buruquê é a mais antiga dos Orixás. Ela representa a calmaria, o processo de decantação das nossas emoções e a cura das nossas mazelas espirituais, como a raiva, a ansiedade, a depressão, o ciúme e a inveja. Como a mais velha das mães, ela incorpora toda a sabedoria ancestral, o conhecimento sobre a vida e a morte.

    Agora que você conhece melhor a história e poder dessa Orixá, matenha-se no caminho do bem para ter essa energia próxima a você.

    Autor deste artigo

    Antropólogo e professor de filosofia. Apaixonado por culturas tradicionais, mitologias e espiritualidade.

    Últimos posts


    Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

    Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

    Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


    Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

    Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

    Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


    Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

    Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

    Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


    Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

    Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

    Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


    Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

    Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

    Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!