Decanatos de Aquário: datas, personalidade, planetas regentes e mais!

Decanatos de Aquário: datas, personalidade, planetas regentes e mais!

Você sabe de qual decanato de aquário você é? Entenda porque o decanato é importante para compreender a sua personalidade! Confira aqui tudo sobre o seu!


Qual é o seu decanato de Aquário?

Duas ondas em paralelo, o símbolo de Aquário, em rosa, dentro de fundo azul.

O decanato consiste nas 3 divisões de 10 dias dentro de cada signo, sendo cada parte regida por um planeta diferente. Quando descobrimos em qual decanato de nosso signo nascemos, podemos identificar qual característica do signo é mais presente em nossa vida, além de outros traços que acabam não se manifestando tanto em nossa personalidade.

Cada planeta que rege os decanatos é responsável por características presentes em sua vida. Você, nativo do signo de aquário, quer saber em qual decanato nasceu? Então continue lendo o artigo para saber as datas e as principais características de cada um.

O que são os decanatos de Aquário?

Duas ondas em paralelo, o símbolo do signo de Aquário, dentro de círculo e com diversas linhas em volta.

Para compreender o que constitui o decanato, primeiro é preciso entender como funciona a distribuição das casas zodiacais. As 12 casas do zodíaco se apresentam em um grande círculo, como em um relógio. Dividindo esse relógio em 12 partes iguais, cada signo fica com 30º dos 360º presentes no círculo. Esses 30º representam os 30 dias de duração de cada signo.

Nesses 30 dias de duração, temos a divisão em 3 grupos de 10 dias, formando, assim, os decanatos. Cada fase do decanato tem o seu planeta regente, influenciando, assim, a personalidade das pessoas que nasceram em cada período.

Algumas características estarão mais fortes em algumas pessoas do que outras, fazendo com que haja nuances dentro do mesmo signo.

Os três períodos do signo de Aquário

Mesmo nascidos sob o mesmo signo, os nativos de Aquário possuem características diferenciadas entre si, o que é explicado pelas datas de seus nascimentos. Cada um dos 3 períodos de tempo presentes na casa de aquário tem um planeta regente, acentuando, assim, as características de cada decanato.

No caso dos nascidos no primeiro decanato, as características mais conhecidas do signo de aquário estão mais presentes. No segundo decanato, temos os aquarianos mais comunicativos, divertidos e com muita energia para encarar as suas atividades.

Para o terceiro, temos os aquarianos mais amorosos e que valorizam os relacionamentos interpessoais. Cada período é marcado por características diferentes, e que ajudam a moldar a personalidade aquariana.

Como saber qual é o meu decanato de Aquário?

Para saber o seu decanato de aquário, basta saber a data do seu nascimento. Ao passar essa informação para o seu astrólogo, ou até mesmo somente lendo este artigo, você conseguirá compreender qual o significado em nascer em determinado decanato do signo de aquário e as principais peculiaridades presentes em cada período.

Primeiro decanato do signo de Aquário

Ilustração de homem ajoelhado enquanto despeja água de jarro. Ao lado dele, uma pedra com duas ondas em paralelo, representando o símbolo de Aquário.

As pessoas nascidas durante os 10 primeiros dias de aquário possuem as características mais marcantes e conhecidas desse signo desse signo de ar. Rebeldes e verdadeiras amantes da liberdade, essas pessoas representam a definição do que é ser de aquário, pois as principais características deste signo estão presentes de maneira marcante em sua personalidade.

Confira abaixo a data que define o primeiro decanato de aquário e as principais características distintas desses nativos.

Data e planeta regente

No primeiro decanato de aquário temos os nativos nascidos entre os dias 21 até 30 de janeiro. Regidos pelo planeta Urano, são considerados os aquarianos puros, pois carregam as principais características deste signo.

Tal qual o deus Urano, esses aquarianos são rebeldes, revolucionários, e adoram quebrar paradigmas já estabelecidos. Urano é astrologicamente associado a tudo que é tecnológico e que inspira inovação. Além disso, pessoas regidas por Urano são independentes, versáteis, criativas e com muita facilidade de enxergar além que as demais pessoas.

Contudo, esses nativos podem apresentar traços negativos como rebeldia excessiva, falta de organização e até mesmo teimosia.

Amam a liberdade

O amor pela liberdade não se prende somente no âmbito amoroso, como a maioria das pessoas pensam. O aquariano nascido nesse primeiro decanato não gosta de nada que impeça a sua liberdade de viver. Trabalhos com uma estrutura “engessada” dificilmente fazem um aquariano feliz.

Estipular o seu próprio horário e ter afazeres mais criativos são mais a sua praia. Em suas amizades, os aquarianos também não gostam de manter relações com quem tente podá-los e costumam cultivar amizades com pessoas que não cobram nada em troca.

No amor, buscam relações sem cobranças, e sem que tenha a necessidade de estar junto o tempo todo. Por mais que curta ficar com o seu par, preza muito por momentos que possa fazer atividades sozinho.

Ousados

A ousadia está presente na vida dos nativos do primeiro decanato de aquário. Não falta coragem a eles para encararem a vida de frente e fazerem de tudo para conseguir o que almejam. Porém, essa ousadia pode até ser prejudicial em alguns momentos.

Afinal, esses aquarianos muitas vezes não analisam todos os ricos da condição em que estão se envolvendo, atraindo, assim, resultados negativos. No amor, também gostam de ser ousados e de se envolver com parceiros que topem aventuras.

São perfeitos para realizar alguma fantasia sexual ou experimentar posições diferentes. Eles não sentem vergonha entre quatro paredes e querem que o seu parceiro desfrute dessa ousadia tanto quanto ele.

Rebeldes

A rebeldia também é presente nos aquarianos desse decanato, da mesma forma que em seu regente, Urano. O dom de desafiar regras impostas vem com eles desde a sua infância, o que pode colocá-los em alguns apuros. Os questionamentos sobre tudo que os cerca é um dos estopins para a sua rebeldia, pois, ao saber o porquê das coisas, na maioria das vezes não concorda.

Essa rebeldia está presente em todos os âmbitos da vida desses aquarianos, mas se intensifica mais na convivência familiar e no trabalho. Na família, eles podem não concordar com regras que consideram ultrapassadas, principalmente as que interferem em sua liberdade, o que incentivará a sua revolta.

No trabalho, algumas dinâmicas e modos de trabalho não os agradam, fazendo que eles sejam os reativos da equipe por questionarem as coisas.

Inovadores

A inovação é algo incentivado por Urano e tem muita influência nos nascidos do primeiro decanato de aquário. A cabeça de um nativo desse período é uma máquina de novas ideias e, quando elas são exploradas e esquematizadas, dão muito certo.

Esse dom é excelente principalmente no âmbito profissional, pois possibilita que eles achem soluções originais e criativas. Na resolução de problemas, a inovação também ajuda o aquariano do primeiro decanato.

Como ele já tem facilidade de enxergar as coisas de uma maneira diferenciada, ele também visualiza como solucionar os seus problemas de maneira bem criativa. Muitos que se arriscam a investir em ideias inovadoras têm sucesso em sua empreitada.

Interesse por tecnologia

Modernidade e tecnologia são temas que atraem os aquarianos nascidos nesse primeiro decanato. Tudo que é moderno desperta o seu interesse. Desde aquele celular novo com várias câmeras, até o robô aspirador para a casa, tudo chama a sua atenção.

Não se trata de só possuir o objeto, mas eles gostam de pesquisar sobre essas tecnologias, pois sabem que elas o ajudarão e facilitarão o seu cotidiano. Mais do que ter essas modernidades, é saber falar sobre elas.

Para os aquarianos, é muito empolgante falar sobre as novidades tecnológicas e debater o quanto elas agregam na vida das pessoas e para a humanidade. O futuro e as ideias revolucionárias despertam o seu interesse e admiração, fazendo com que eles se aprofundem cada vez mais no assunto.

Segundo decanato do signo de Aquário

Pedra esculpida com homem despejando água de jarro, simbolizando o signo de Aquário.

O segundo período de tempo do signo de Aquário é marcado pelos nativos com um ótimo humor e muito divertidos. Eles têm muita facilidade com os relacionamentos interpessoais e são muito hábeis com trabalhos em grupo. Confira mais a fundo cada característica dos aquarianos nascidos no segundo decanato.

Data e planeta regente

O segundo decanato do signo de Aquário se inicia no dia 31 de janeiro e tem o seu término no dia 9 de fevereiro. O planeta responsável por esse período é Mercúrio, que dá a esses aquarianos o dom de serem divertidos e muito comunicativos. Esses nativos costumam se atrair por pessoas parecidas com eles.

Mercúrio também proporciona aos nascidos do segundo decanato versatilidade, assimilação das informações captadas e facilidade no aprendizado. Por um lado negativo, pessoas nascidas com esse regente costumam falar mais do que deviam, além de terem tendência ao fanatismo de qualquer espécie.

Extremamente comunicativos

Mercúrio está diretamente ligado a Hermes, o mensageiro dos Deuses. Hermes era mensageiro por ter uma incrível habilidade de persuasão e ser ótimo em discursos. Por isso, os aquarianos do segundo decanato têm o dom da comunicação e do discurso inteligente. São pessoas extremamente bem humoradas, o que acaba facilitando a sua interação com os demais indivíduos.

Ser comunicativo ajuda esses nativos em todos os setores de suas vidas. São ótimas pessoas para apresentar trabalhos em grupo, pois além da oratória adequada, têm facilidade de lidar com o público em geral. Porém, essa comunicação pode se tornar um defeito quando esses aquarianos falam demais ou dizem algo que não deveriam.

Versáteis

As pessoas que pertencem a esse decanato são extremamente versáteis. Esses aquarianos precisam que mudanças ocorram em sua vida de maneira constante, por isso são abertos a diversas possibilidades. É muito comum iniciarem alguma atividade e, em pouco tempo, mudarem o foco para outro projeto.

Ter diversos interesses é algo muito positivo, mas também pode acabar sendo a ruína desses nativos. Exatamente por terem muitos interesses, eles podem assumir muitos projetos de uma só vez, mas sem conseguirem levar todos até o final, causando, assim, certa frustração.

Desejo infinito por aprender

Aprendizado nunca é demais, principalmente para esses nativos. A busca pelo saber vem desde a sua infância. Os aquarianos desse decanato costumam ser crianças extremamente curiosas e que exploram bastante o ambiente em que estão. Ser curioso por natureza é o que os impulsiona a sempre buscar aprender coisas novas, principalmente as que eles sabem que irão agregar em sua vida.

Não importa a complexidade do assunto, esses aquarianos não desistem até aprender aquilo que se propuseram a estudar. Mercúrio auxilia muito neste aspecto, pois permite que os seus protegidos assimilem as informações com mais facilidade e tenham um aprendizado eficaz e mais rápido.

Terceiro decanato do signo de Aquário

Ilustração em azul de mulher em pé, despejando água de jarro, ao lado da constelação do signo de Aquário.

Aqui no terceiro decanato temos os aquarianos mais amorosos, engajados com assuntos sobre a sociedade, justiceiros e vaidosos. São aquarianos mais sensíveis que os demais e tem a sua rebeldia um pouco mais controlada.

Valorizam muito as relações familiares, se importando sempre com os entes queridos, são ótimos amigos e ótimos parceiros em um relacionamento amoroso. Confira as mais diversas características desses nativos que fecham o decanato do signo de aquário.

Data e planeta regente

O terceiro e último decanato de aquário se inicia no dia 10 de fevereiro e termina no dia 19 de fevereiro. O planeta regente responsável por esse período de tempo é Vênus. Esses aquarianos são mais sensíveis que os demais, e têm a sua rebeldia um pouco mais contida.

Valorizam muito as relações familiares, são ótimos amigos e excelentes parceiros amorosos. A energia feminina que emana de Vênus faz com que os seus nativos sejam amorosos e ligados com a beleza.

Preocupação com a sociedade

Para os aquarianos desse decanato é muito importante compreender a situação atual da sociedade como um todo. Compreendendo como as coisas estão, é possível achar soluções para melhorar a vida em sociedade.

Mesmo que não consigam mudar alguma situação ao seu redor, são pessoas que acreditam no lado bom das coisas e têm a convicção de que tudo se resolverá algum dia. São pessoas com espírito humanitário. Sempre que existe a oportunidade de se envolver com algum projeto de cunho social, esses aquarianos serão voluntários.

Por mais que não possam atuar diretamente com alguns projetos, costumam realizar doações para contribuir e conversar com o maior número de pessoas, de forma a realizar a divulgação dessas campanhas.

Amorosos

Esses aquarianos são os nativos mais amorosos dentre todos os outros decanatos. A maioria das pessoas acredita que pessoas do signo de Aquário, no geral, não são capazes de sentir amor por ninguém, o que é uma enganação.

O amor dos aquarianos do terceiro decanato é reforçado pela energia de Vênus, fazendo que os relacionamentos que requerem afeto por parte desses nativos seja bem satisfatório.

Buscam por justiça

O senso de justiça no signo de Aquário é presente, mas ele se apresenta de forma mais aguçada nos que nasceram no terceiro decanato. Quando se deparam com alguma situação injusta, esses nativos se revoltam e logo tentam cuidar para que a justiça seja feita.

Não interessa se a situação não ocorreu com eles. Se presenciam qualquer injustiça, eles farão de tudo para reverter a situação. Esse instinto de justiça pode até parecer estranho para outras pessoas, mas, para os aquarianos, faz total sentido.

No entanto, essa característica pode se tornar um defeito quando não há um limite sobre a questão. Querer forçar a sua justiça a qualquer custo pode não agradar as pessoas que os rodeiam, pois muitas vezes não há a necessidade de fazer valer a justiça da mesma forma.

Conexão com a beleza

A conexão com a beleza dos aquarianos desse decanato é herdada de Vênus. Esse planeta proporciona essa profunda ligação com o belo e o autocuidado. Esses nativos são pessoas vaidosas e muito sensuais. Gostam de se aventurar utilizando roupas descoladas e modernas, maquiagens extravagantes e abusando de tendências que a maioria das pessoas não utiliza.

Além disso, eles também gostam de se sentir bem consigo mesmos, bem como que as pessoas ao redor reparem em sua beleza e os elogiem. Em relacionamentos amorosos, apreciam que os parceiros reparem no que estão vestindo e em um novo corte de cabelo. Para esses aquarianos, a beleza é um dos seus pontos fortes e um dos pilares de sua autoconfiança.

Os decanatos de Aquário podem definir a personalidade do aquariano?

Duas ondas paralelas, o símbolo do signo de Aquário, desenhadas em fundo de galáxia, com estrelas e névoas.

As características do signo de Aquário estão presentes em todos os que nasceram durante o seu período, só que algumas delas se manifestarão mais intensamente em uns do que em outros. Isso tudo vai depender de qual decanato corresponde à data do seu aniversário.

Ao ter um conhecimento maior sobre qual decanato pertence, você terá uma percepção maior das características que compõem esse período e de como elas ajudam a moldar a sua personalidade. Quanto mais entender sobre os elementos do seu mapa astral, mais você terá autoconhecimento!

Autor deste artigo

Jornalista que de tanto gostar de signos e sonhos, agora está escrevendo sobre eles. Gosto de livros de fantasia, conteúdo geek e tenho uma leve queda por Reality Show.

Palavras-chave relacionadas


signos mapa astral planetas

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Saiba quais são os signos que tendem a controlar tudo e todos. Descubra se o seu signo está nesta lista de signos mais manipuladores neste artigo!


Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Nem sempre é fácil fazer as pazes e essa tarefa pode ficar ainda mais difícil dependendo do signo da pessoa magoada. Confira como cada um reage nessa situação!


Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Você sabe quais são os signos considerados mais psicopatas do zodíaco? Confira nesse artigo os 6 piores signos do zodíaco e mais!


Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Repleta de vastas galáxias, a maior constelação do zodíaco é antiga e cercada por mitos de milhares de anos. Quer saber mais? Confira o artigo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.