Anjos cabalísticos: o que são, classificação, os 72 anjos e mais!

Anjos cabalísticos: o que são, classificação, os 72 anjos e mais!

Neste artigo, você conhecerá os anjos cabalísticos e descobrirá nomes, influências e especialidades de cada um. Confira!


O que são os anjos cabalísticos

Anjo.

Os anjos são entidades divinas que exercem diversas funções no estabelecimento da ordem universal. Podem ser portadores de mensagens de Deus a determinadas pessoas, mas também agem para concretizar Sua vontade na Terra.

Muitos anjos servem como intermediários entre as pessoas e o mundo celestial, assumindo o papel de guardiões ou tutores de indivíduos, como os anjos da guarda pessoais, ou de grupos, como os anjos associados aos signos.

A cabala é uma tradição mística hebraica milenar e seus estudos compreendem 72 anjos. Cada um desses 72 pode ser descrito como um canal de emanação de uma energia divina específica. Portanto, para a Cabala, os anjos representam as qualidades divinas essenciais e são veículos de manifestação dessas vibrações poderosas para as pessoas. Nesse artigo, você poderá saber um pouco mais sobre cada um deles. Confira!

Os três anjos cabalísticos que nos guiam

Estátuas de anjos.

Veremos que cada pessoa tem três anjos tutelares, ou seja, que as guiam em suas jornadas, e que cada um deles exerce influência sobre determinada esfera. Eles expressam modos de ser na esfera emocional e mental, mas também auxiliam a superar limitações em todos os níveis. Confira a seguir!

O anjo da guarda

O anjo da guarda é o anjo que nos protege das atribulações diárias. Ele nos guia para os melhores caminhos e vem em nosso auxílio nas horas de desesperança. Esse anjo pode ser compreendido como aquele que nos lembra da nossa missão verdadeira e que, portanto, trabalha para nos orientar em relação a diversas situações da vida.

O estudo dos anjos nos lembra que somos parte da essência divina e, como tal, caminhamos para assumir a nossa melhor versão. Assim, essa pode ser descrita como a missão do anjo da guarda em relação aos seus protegidos: guiar para a luz. De acordo com o dia do seu nascimento, você pode descobrir o nome do seu anjo da guarda.

O anjo do coração

Na cabala, o anjo do coração é a entidade que preside sobre o campo das emoções. Ele pode ser descrito como expressão de nossos sentimentos, ou seja, é um protetor emocional que trabalha para cultivar em nós o equilíbrio emocional e o autoconhecimento.

Assim, o anjo do coração cuida não apenas dos nossos aspectos psicológicos mais profundos, como também da maneira como nos expressamos. Isto é, de questões relacionadas à nossa comunicação com os outros, abrindo caminho para maior compreensão mútua.

Esse anjo, portanto, atua sobre a afetividade e sobre o entendimento de si. Dessa maneira, seus protegidos podem encontrar o equilíbrio necessário para executarem suas missões em plenitude.

O anjo do espírito

O anjo do espírito é um anjo da consciência, associado ao nosso Eu interior, ou seja, a todos os nossos aspectos mais profundos e à nossa identidade verdadeira. É um anjo que preza pela verdade e que trabalha em prol do desenvolvimento espiritual.

Portanto, é importante destacar que nossos três anjos operam conjuntamente. O anjo do espírito só alcança a virtude por meio de um desenvolvimento emocional que o anjo do coração inspira.

Por sua vez, o anjo da guarda, ao amparar e orientar seus protegidos quanto aos desvios do caminho, auxilia nas melhorias do espírito. São três esferas da energia divina que se complementam. Mente sã e coração brando: essa equação que nos traz proteção espiritual.

A árvore da vida e seus diferentes componentes

Árvore da vida.

A seguir, veremos o que é a árvore da vida na perspectiva da Cabala e conheceremos a origem dos nomes dos anjos Cabalísticos. Também veremos o que é o coro dos anjos e sua classificação. Acompanhe!

A árvore Sephirótica

As escrituras de diversas religiões falam sobre uma Árvore da Vida associada com a imortalidade. Sua simbologia se estende a tempos imemoriais e versões da história dessa árvore existiram em lugares como a Mesopotâmia, o Egito, a Índia, o Japão e Israel.

Esse conceito era conhecido até entre os povos originários das Américas, como os maias e os astecas. Na tradição da cabala, essa árvore é chamada de Árvore Sephirótica. Ela é dividida em dez partes, ou sephiroth, que podem ser compreendidas como frutos.

Seu sistema é iniciado por um fruto chamado kether, que representa a centelha divina, ou seja, o princípio e a finalidade da criação. Malkuth, o último fruto, representa a matéria e é o estágio mais baixo da evolução espiritual. Do ponto de vista humano, começamos por malkuth e devemos ascender até kether.

História dos anjos cabalísticos

A origem dos anjos cabalísticos se encontra na cabala. Para esta, os anjos são as manifestações puras das qualidades divinas. Essa escola de pensamento místico começou com o intuito de estudar e interpretar os textos da Torá hebraica, que é como os adeptos da religião judaica chamam os cinco primeiros textos do Antigo Testamento.

Por meio de intensa pesquisa, os cabalistas desvendaram os nomes de 72 anjos ocultos no Livro do Êxodo, mais especificamente, na passagem 14:19-21, em que Moisés divide as águas do mar. Esses nomes são compreendidos como canais de comunicação com o divino e abertura para o recebimento das energias puras atribuídas a cada um dos anjos.

De onde vem o nome dos anjos Cabalísticos

A noção dos nomes dos anjos Cabalísticos é conhecida pelo termo hebraico Shem HaMephorash, que significa “nome explícito” e se refere ao nome de Deus. Segundo os cabalistas, esse nome fora encontrado no capítulo 14 do Livro do Êxodo e é composto de 72 letras.

O número 72, não por acaso, é recorrente nos textos sagrados e essa foi a pista inicial para que os cabalistas analisassem o referido capítulo do Êxodo, onde esse número ocorre na própria composição dos versos. Combinações feitas por cada uma das 72 letras do nome de Deus, por sua vez, revelaram os nomes de 72 anjos, os anjos Cabalísticos que representam, cada um, um aspecto da essência divina.

Assim, esses anjos são divididos em grupos hierárquicos e são associados a esferas, ou frutos, da árvore da vida, a Árvore Sephirótica.

O coro dos anjos e sua classificação

A hierarquia angelical possui 9 categorias, ou seja, 8 anjos do total de 72 fazem parte de cada um dos 9 coros, ou grupos.

Essa classificação é uma associação que a Cabala faz com a Árvore Sephirótica, que possui 10 partes chamadas de Sephiroth, sendo que 9 dessas são as esferas ou os frutos que carregam os atributos divinos, ou o potencial máximo de cada uma das vibrações de Deus.

Assim, temos 8 anjos Cabalísticos agrupados em uma mesma esfera e cada um é responsável por um aspecto de uma qualidade maior. Por exemplo: a esfera da sabedoria é um atributo dos Querubins, e cada querubim se encarrega de inspirar um aspecto positivo relacionado à sabedoria, como inteligência, gosto pelo estudo, prudência, etc.

Querubins

A categoria de anjos Querubins é a mais referenciada nos textos que compõem o Antigo Testamento. Os Querubins são encarregados de transmitir as energias da sabedoria. Neste sentido, presidem sobre as inspirações relacionadas à inteligência, à prudência, à criatividade e às ideias positivas.

Também estão profundamente vinculados à justiça divina e, por isso, influenciam seus protegidos a serem justos e leais. Os 8 Querubins são Haziel, Aladiah, Laoviah, Hahahiah, Yesalel, Mebahel, Hariel e Hekamiah. Seu príncipe, ou líder, é chamado de Raziel, o guardião dos conhecimentos profundos e dos mistérios divinos. Quem é protegido por um Querubim possui tendência à alegria e à serenidade.

Serafins

Serafim é a categoria considerada a mais alta da hierárquica angélica. Isso significa que os serafins estão muito próximos de Deus e são, portanto, seres que emanam o amor mais puro e a luz mais potente.

Ocupam-se de gerar e transmitir energias de purificação, que conduzem protegidos à iluminação espiritual - isto é, a um desejo profundo de melhorar em si mesmos todos os aspectos morais e de fazer o bem ao próximo.

Os 8 serafins são: Vehuiah, Jeliel, Sitael, Elemiah, Mahasiah, Lelahel, Achaiah e Cahethel, e seu príncipe é Metatron, um serafim considerado o maior representante de Deus. Essa categoria inspira em seus protegidos grande clareza espiritual e oferece coragem à execução dos propósitos mais desafiadores.

Tronos

O coro dos Tronos é responsável por transmitir as ordens e as vibrações divinas para as categorias angélicas inferiores. Ou seja, os Tronos são mensageiros diretos da divindade e sua função é distribuir o conhecimento com clareza e delegar as missões.

São anjos voltados para a ação, o que significa dizer que trabalham para que a vontade de Deus seja entregue à humanidade. Do mesmo modo, influenciam fortemente as pessoas a trilharem o caminho da verdade e inspiram em seus protegidos o foco no enfrentamento e na superação de seus problemas.

Seu príncipe, Tzaphkiel, rege o tempo e o destino. Os tronos são: Lauviah, Caliel, Leuviah, Pahaliah, Nelchael, Ieiaiel, Melahel e Haheuiah.

Dominações

O grupo de anjos conhecido como Domínios ou Dominações é encarregado pela divindade por executar missões de alta importância. Seus protegidos são inspirados a buscarem a fé e a reflexão e são naturalmente generosos e desprendidos, pois as Dominações atuam também para acender neles a misericórdia.

Presidem, portanto, sobre o senso de compaixão e auxiliam a vencer o desânimo e o medo. Seu príncipe é o Arcanjo Tzadkiel e o grupo angélico é formado por Nith-Haiah, Haaiah, Ierathel, Seheiah, Reyel, Omael, Lecabel e Vasahiah.

Além disso, São Gregório escreveu que esses anjos inspiram a obediência e são admirados inclusive pelos outros coros, por sua elevada nobreza.

Potências

Potências, ou Potestades, é uma ordem angélica que preside sobre a organização universal, a remoção de obstáculos e a harmonia. Nesse sentido, são anjos que auxiliam no desenvolvimento espiritual de seus protegidos de maneira intensa, inspirando-os a buscarem soluções para questões coletivas e a lutarem contra as injustiças do mundo.

Também guardam os animais e as plantas e observam a fecundidade, isto é, a continuidade do ciclo da vida. Seu príncipe é Camael, um arcanjo combativo que influencia a garra e a determinação. Os 8 anjos que fazem parte do coro das Potências são: Iehuiah, Lehaiah, Chavakiah, Menadel, Aniel, Haamiah, Rehael e Ieiazel.

Virtudes

O coro das Virtudes é composto por anjos protetores da saúde física, mas também do equilíbrio emocional e da confiança. Seus protegidos são pessoas propensas à organização, sendo meticulosos em seus projetos.

Assim, as influências das Virtudes agem fortemente sobre as melhorias morais e inspiram a coragem. Trazem discernimento e capacidade de agir com tranquilidade diante das adversidades. Portanto, os protegidos das Virtudes demonstram serem ótimos observadores e ouvintes.

Seu príncipe é Rafael, um arcanjo da cura que é conhecido por sua proximidade com Deus. Os 8 anjos Cabalísticos que compõem as Virtudes são: Hahahel, Mikael, Veuliah, Yelaiah, Sealiah, Ariel, Asaliah e Mihael.

O coro dos Principados

A classe angélica dos Principados exerce profunda inspiração para o amor em seus protegidos. Esse coro de anjos Cabalísticos trabalha em prol da alegria, da afetuosidade, da beleza e da união. São influenciadores de artistas e pessoas criativas e oferecem um senso aguçado de positividade.

Além disso, os Principados têm como missão auxiliarem e orientarem líderes na Terra em direção à empatia e ao bem comum. Nesse sentido, são protetores de países e cidades. Esse coro angélico é liderado por Haniel, um arcanjo cujo nome significa “Graça do Senhor”. Seus 8 anjos são: Vehuel, Daniel, Hahasiah, Imamiah, Nanael, Nithael, Mebaiah e Poiel.

O coro dos Arcanjos

O coro dos Arcanjos é uma das categoriais angélicas mais comentadas. Isto porque, dentro dessa esfera, operam anjos Cabalísticos conhecidos dos textos sagrados, mas também devido às suas funções de seres reveladores.

As revelações trazidas pelos arcanjos são transformações grandiosas e que alteram os rumos da humanidade, vide a Anunciação trazida pelo Arcanjo Gabriel à Virgem Maria. Esses anjos presidem sobre as boas intenções, iluminam os corações que estão na dúvida ou no desespero e abrem caminhos, mesmo diante das maiores dificuldades.

Seu príncipe é Miguel, o arcanjo que lidera os exércitos de Deus. Os 8 arcanjos cabalísticos são: Nemamiah, Ieialel, Harahel, Mitzrael, Umabel, Iah-Hel, Anauel e Mehiel.

O coro dos anjos

O coro dos Anjos é a última das nove ordens angélicas, ou seja, ele é composto pelos anjos que estão mais próximos da Terra, ou que atuam no planeta de modo mais efetivo e direto. Isso não significa que eles sejam seres menos iluminados.

Assim, os Anjos são incumbidos de zelar pela humanidade, interessam-se profundamente pela causa humana e sua nobre missão nos contempla com proteção, amparo e amor.

O coro dos anjos cabalísticos é formado por 8 anjos e seus nomes são: Damabiah, Manakel, Ayel, Habuhiah, Rochel, Yabamiah, Haiaiel e Mumiah. O príncipe dos Anjos é o Arcanjo Gabriel, encarregado das mensagens divinas.

Os 72 anjos cabalísticos

Asas de anjo.

A seguir, você conhecerá um pouco mais dos 72 anjos cabalísticos, incluindo o principal atributo ou significado de cada um deles, assim como o elemento a qual está vinculado e outras características. Confira!

Vehuiah

Os nascidos entre os dias 21 e 25 de março contam com a proteção do Serafim Vehuiah. Seu nome quer dizer “Exaltar a Deus” ou “Deus exaltado” e ele proporciona aos seus protegidos energia para executar desafios, inspirando sucesso para aqueles que trilham o bom caminho. Seu elemento é fogo.

Jeliel

O Serafim Jeliel protege as pessoas que nasceram entre 26 e 30 de março. Ele está associado ao elemento fogo e preside sobre a intuição, a harmonia e o pensamento positivo. Além disso, influencia a inventividade e inspira amor à natureza. Seus protegidos tendem a ser pessoas muito pacíficas e empáticas.

Sitael

Serafim Sitael é um guardião da esperança. Logo, inspira em seus protegidos grande fé e confiança nas transformações para o bem. Está associado ao elemento fogo e é o anjo Cabalístico de quem nasce entre 31 de março e 4 de abril. Suas energias geram força de vontade, paciência e senso aguçado de estratégia.

Elemiah

Elemiah é um serafim que desperta coragem diante de períodos de desespero. Ele auxilia nas crises profundas e abranda as emoções. Inspira, portanto, clareza, calma e verdade. É também um protetor de viajantes e seus protegidos nasceram entre os dias 5 e 9 de abril. Ele está associado ao elemento fogo.

Mahasiah

Mahasiah é um serafim com poder extremo sobre o restabelecimento da ordem. Portanto, onde o caos se instaura, esse anjo Cabalístico age, de forma a promover a paz. Ele tem predileção pelos estudantes e pelos que se aprofundam nos mistérios. Seu elemento é o fogo e ele protege os nascidos entre 10 e 14 de abril.

Lelahel

O Serafim Lelahel exerce enorme influencia sobre as aflições da mente, isto é, rege as energias que afetam positivamente o campo emocional, sendo responsável pela cura da saúde mental. É um anjo Cabalístico associado aos artistas e aos poetas. Seus protegidos nasceram entre 15 e 20 de abril. Ele está associado ao fogo.

Achaiah

Achaiah é um Serafim devotado ao cultivo da paciência. Também age sobre as capacidades comunicativas, auxiliando na compreensão entre as pessoas. Seus protegidos nasceram entre 21 e 25 de abril.

Esse anjo Cabalístico está associado ao elemento terra e as qualidades de foco, atitude e perseverança desse elemento energizam positivamente todos sob sua proteção.

Cahethel

O Serafim Cahethel, associado ao elemento terra, é um anjo que preside os cultivos, abençoando os vegetais e energizando o ambiente. É também um anjo das colheitas espirituais, pois influencia seus protegidos nos bons propósitos. Está sob a tutela desse anjo Cabalístico quem nasceu entre os dias 26 e 30 de abril.

Haziel

Haziel é um Querubim. Esse anjo é responsável pelas reconciliações e inspira a inocência, a sinceridade e o senso de justiça. As pessoas protegidas por ele têm especial inclinação ao perdão e ao alívio das angústias. Esse anjo Cabalístico protege os nascidos entre os dias 1 e 5 de maio. Está associado ao elemento terra.

Aladiah

Aladiah é um Querubim com grande poder de proteção contra a maldade alheia e os pensamentos negativos. É um anjo que purifica e regenera as frequências vibratórias de seus representados. Está sob a tutela de Aladiah quem nasceu entre os dias 6 e 10 de maio. O elemento a que esse anjo se associa é terra.

Laoviah

O Querubim Laoviah exerce influência sobre a vitória, mas essa inspiração é reservada àqueles que agem com boas intenções. Ele auxilia em grandes empreendimentos e abre os caminhos para o sucesso financeiro, para quem tem disposição a fazer o bem. Seus protegidos nasceram entre 11 e 15 de maio e seu elemento é terra.

Hahaiah

Hahaiah é um grande inimigo da violência e das atitudes destrutivas. Esse Querubim atua sobre o amor-próprio, a meditação e o senso de preservação das boas energias, e repele pensamentos negativos. É um anjo Cabalístico afeito à partilha do bem. Seus protegidos nasceram entre 16 e 20 de maio e seu elemento é terra.

Yesalel

Yesalel é um Querubim que auxilia na união afetiva, agindo especialmente sobre a harmonia das relações familiares e das amizades. Esse anjo Cabalístico inspira seus protegidos a valorizarem os amigos e as pessoas de bom coração. É o protetor das pessoas que nasceram entre 21 e 25 de maio e está associado ao elemento ar.

Mebahel

O Querubim Mebahel exerce poderosa influência positiva sobre as pessoas deprimidas. Ele é capaz de restaurar os ânimos e reavivar a força de vontade, sendo um aliado de valor para as pessoas com tendência ao pessimismo. Seus protegidos nasceram entre os dias 26 e 31 de maio e ele tem vínculo com o elemento ar.

Hariel

Querubim Hariel se volta para as curas dos vícios e auxilia na adoção de hábitos mais saudáveis, sendo também um anjo Cabalístico que instiga curiosidade e vontade de aprendizado em todas as esferas.

Além disso, protege os cientistas e os mantém no foco do bem comum. Seus protegidos nasceram entre os dias 1 e 5 de junho e sua associação elemental é com o ar.

Hakamiah

Hakamiah é um Querubim que preside sobre o senso de compromisso e de responsabilidade e, por isto, é um guia especial dos comandantes e dos líderes da Terra. Nesse sentido, inspira os ideais nobres e a justiça. Seus protegidos nasceram entre os dias 6 e 10 de junho e ele tem vínculo com o elemento ar.

Lauviah

Lauviah faz parte do coro dos Tronos. É um anjo Cabalístico das revelações e da ascensão espiritual. Além disso, auxilia seus protegidos a estudarem os mistérios e a se elevarem na prática do bem. É especialmente eficaz contra a prostração e a tristeza. Ele protege as pessoas nascidas entre 11 e 15 de junho e seu elemento é ar.

Caliel

Caliel, um anjo Cabalístico do coro dos Tronos, inspira a verdade e esclarece as dúvidas. É o anjo que luta ferozmente contra a falsidade, orientando seus protegidos contra a mentira e as enganações. Protege quem nasceu entre os dias 16 e 21 de junho e o elemento a que esse anjo está associado é o ar.

Leuviah

O guardião Leuviah é um Trono que preside sobre os assuntos da memória. Suas energias agem sobre os aprendizados, inspirando seus protegidos a aprenderem com as experiências passadas e a terem paciência e esperança em relação ao futuro. Os nascidos entre 22 e 26 de junho estão sob sua tutela e seu elemento é água.

Pahaliah

Dentre os Tronos, Pahaliah trabalha com a iluminação das vocações, ou seja, é o anjo Cabalístico que auxilia as escolhas e as decisões. Ele inspira seus protegidos a perseguirem um futuro de resistência, proporcionando a recompensa espiritual pelos seus esforços. Protege os nascidos entre 27 de junho e 1 de julho e seu elemento é água.

Nelchael

Nelchael é um trono que governa as ciências, com predileção pelas ciências exatas. Inspira descobertas que gerem benefícios concretos para a humanidade. Assim, é um anjo Cabalístico que proporciona sede por conhecimento e rigor de pesquisa, e seus protegidos nasceram entre os dias 2 e 6 de julho. Ele está associado com a água.

Ieiaiel

O anjo Cabalístico Ieiaiel é um guardião dos Tronos conhecido por recompensar as pessoas que fazem o bem para a humanidade, trazendo-lhes fama e fortuna. Assim, inspira atos de compartilhamento de riquezas, ou seja, potencializa a generosidade em seus protegidos, os nascidos entre os dias 7 e 11 de julho. Sua energia se liga ao elemento água.

Melahel

Melahel é um trono encarregado dos remédios e dos hábitos saudáveis. Ele orienta seus protegidos ao estudo na área da saúde, mas também atua sobre a estabilidade emocional e auxilia nos tratamentos psicológicos.

Além disso, sua energia gera senso de preservação e bem-estar. Melahel protege os nascidos entre 12 e 16 de julho e seu elemento é água.

Haheuiah

Haheuiah é um poderoso protetor contra os perigos e as opressões. Este anjo Cabalístico auxilia seus protegidos, potencializando sua intuição e, desse modo, advertindo-os contra ameaças e conspirações.

As pessoas que estão sob a tutela desse anjo nasceram entre os dias 17 e 22 de julho. O elemento a que Haheuiah se associa é a água.

Nith Haiah

Nith Haiah faz parte do grupo angélico conhecido como Dominações. É um anjo Cabalístico que auxilia na conquista da verdade e seu foco é agir em prol dos que têm dúvidas espirituais. As pessoas protegidas por ele são aquelas nascidas entre os dias 23 e 27 de julho e esse anjo tem vínculo com o elemento fogo.

Haaiah

O anjo Haaiah, do coro das Dominações, exerce poder e influência sobre a diplomacia. É um anjo Cabalístico que inspira a comunicação e a justiça, atuando na limpeza energética do campo político. Seus protegidos são os nascidos entre os dias 28 de julho e 1 de agosto. Seu elemento essencial é o fogo.

Ierathel

A atuação do anjo Ierathel se volta para o campo energético das relações sociais, favorecendo a compreensão e a harmonia entre as pessoas. Quem nasceu entre os dias 2 e 6 de agosto conta com a sua proteção especial. Por fim, o elemento a que esse anjo se vincula é o fogo.

Seheiah

Seheiah faz parte das Dominações e é um anjo Cabalístico que preside a precaução e a prudência. Ele inspira responsabilidade e senso de estratégia e seus protegidos têm a intuição aguçada. Estão sob a sua tutela os nascidos entre os dias 7 e 12 de agosto e esse anjo tem vínculo com o elemento fogo.

Reyel

O anjo Reyel faz parte das Dominações. É um anjo Cabalístico que inspira a meditação, favorecendo, por meio da reflexão aprofundada, a renovação de energias. Além disso, restaura a confiança e repele a falsidade. Seus protegidos nasceram entre os dias 13 e 17 de agosto e seu elemento é o fogo.

Omael

Omael é um anjo Cabalístico das Dominações. Sua função é amparar aqueles que vivem crises profundas. Ele restabelece as forças e a confiança em si, gerando energias poderosas de inspiração para o bem. Seus protegidos nasceram entre os dias 18 e 22 de agosto e seu elemento é o fogo.

Lecabel

Lecabel é um anjo das resoluções e do planejamento. Ele exerce influência sobre aqueles que necessitam de clareza e inteligência na resolução de problemas difíceis e age contra a ganância e o egoísmo. Estão sob a sua tutela os nascidos entre os dias 23 e 28 de agosto e ele está associado ao elemento terra.

Vasahiah

Vasahiah é um anjo Cabalístico do coro das Dominações. Ele preside sobre a clemência e influencia o perdão, mas assegura-se de que a justiça seja feita. Protege aqueles sob a sua tutela, inspirando a nobreza em suas ações. As pessoas nascidas entre 29 de agosto e 2 de setembro são seus protegidos e seu elemento é terra.

Yehuiah

Yehuiah pertence ao coro das Potências. Ele inspira a gentileza e o amor pelas crianças e é um anjo cabalístico que orienta seus protegidos no caminho da dedicação e do cuidado com o outro. As pessoas nascidas entre 3 e 7 de setembro são seus protegidos e seu elemento é terra.

Lehahiah

Integrante das Potências, o anjo Lehahiah é um feroz combatente do autoritarismo e da discórdia. Sua inspiração é a da resolução dos conflitos violentos. As pessoas que estão sob a tutela desse anjo cabalístico nasceram entre os dias 8 e 12 de setembro e o elemento a que Lehahiah se associa é terra.

Chavakiah

Integrante das Potências, o anjo cabalístico Chavakiah é um mediador pela pacificação de crises. Ele opera no sentido de influenciar as reconciliações e o perdão, agindo especialmente no ambiente familiar. Seus protegidos são os nascidos entre os dias 13 e 17 de setembro e esse anjo está associado ao elemento terra.

Menadel

O anjo Menadel, que faz parte das Potências, é um anjo cabalístico do trabalho. Esse protetor estende suas graças sobre aqueles que se encontram sem perspectivas, mas têm força de vontade. Ele abre caminhos para os trabalhadores. Seus protegidos nasceram entre os dias 18 e 23 de setembro e seu elemento é terra.

Aniel

O anjo Aniel faz parte das Potências e opera no sentido de ampliar as perspectivas. Isso significa que esse anjo cabalístico auxilia aqueles que se encontram estagnados, inspirando boas ideias e desejo de conhecimento espiritual. Protege as pessoas nascidas entre 24 e 28 de setembro e seu elemento é ar.

Haamiah

Haamiah é um anjo cabalístico zelador dos bons costumes. Ele preside os rituais espirituais e promove as energias e as vibrações de luz. Seu poder é imenso para repelir a violência e a discórdia e protege as pessoas nascidas entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro. Por fim, seu elemento é ar.

Rehael

O anjo cabalístico Rehael, das Potências, opera influências corretivas, isto é, inspira a obediência, a autocrítica e a retidão. Além disso, oferece alívio para as dores e curas físicas. Estão sob a tutela desse anjo as pessoas nascidas entre os dias 4 e 8 de outubro e o vínculo elemental de Rehael é com o ar.

Ieiazel

O anjo Ieiazel integra o coro das Potências e é um anjo cabalístico de especial inclinação à criatividade. Exerce poder sobre a imaginação e inspira amor à literatura e à palavra. As pessoas que nasceram entre os dias 9 e 13 de outubro estão sob a sua guarda e seu elemento é ar.

Hahahel

Hahahel é um anjo que integra o coro das Virtudes. O poder desse anjo cabalístico consiste em inspirar seus protegidos a perseguirem uma vida menos materialista. Além disso, é um anjo que influencia o apego às questões espirituais. Estão sob sua guarda os nascidos entre 14 e 18 de outubro e seu elemento é ar.

Micael

Integrante da ordem angélica das Virtudes, Micael emana energias de lucidez e exerce influência no planejamento e na obtenção de bens coletivos, sendo um patrono de organizações sociais. Assim, é um garantidor do bom futuro. Seus protegidos nasceram entre os dias 19 e 23 de outubro e seu elemento é o ar.

Veuliah

O anjo cabalístico Veuliah faz parte da ordem angélica das Virtudes. Ele preside sobre a integridade e a manutenção de valores morais e é um protetor dos oprimidos que inspira o respeito pelo próximo e a inteligência. Seus protegidos nasceram entre os dias 24 e 28 de outubro e seu elemento é a água.

Yelaiah

Um anjo das Virtudes, Yelaiah é um protetor dedicado que zela pela segurança. Ele inspira o ânimo e a coragem, auxiliando seus protegidos a enfrentarem as dificuldades. Está sob a tutela desse anjo cabalístico quem nasceu entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro. Ele é associado ao elemento água.

Sehaliah

Sehaliah, um poderoso guardião da força de vontade, pertence ao coro das Virtudes. Esse anjo cabalístico traz motivação e apaziguamento das aflições, ajudando seus protegidos a superarem suas fraquezas. Estão sob a sua guarda as pessoas nascidas entre os dias 3 e 7 de novembro e ele está associado ao elemento água.

Ariel

O anjo cabalístico do coro das Virtudes, Ariel, é um guardião que inspira o aprofundamento das questões emocionais. Seus protegidos buscam o equilíbrio psicológico e recebem suas graças em relação ao esclarecimento espiritual. Sob a sua guarda estão os nascidos entre os dias 8 e 12 de novembro. Ele tem vínculo elemental com a água.

Asaliah

Asaliah influencia a percepção, abrindo os canais energéticos das pessoas para as ambições mais nobres, opostas ao materialismo. Assim, é um anjo cabalístico que inspira a reflexão e os ideais, e seus protegidos são as pessoas nascidas entre os dias 13 e 17 de novembro. Por fim, este anjo se vincula ao elemento água.

Mihael

Um anjo cabalístico das Virtudes, Mihael preside sobre as energias da fertilidade e da abundância. Seus protegidos têm grande propensão à riqueza espiritual e à alegria, contagiando aqueles que estão ao seu redor. Ele é o guardião dos nascidos entre os dias 18 e 22 de novembro e seu elemento zodiacal é a água.

Vehuel

O primeiro anjo cabalístico dos Principados é Vehuel. Ele orienta ao afastamento das más influências, emanando energias de renovação e sabedoria. Seus protegidos aprendem a identificar a hipocrisia e a falsidade e estão sob a sua tutela os nascidos entre os dias 23 e 27 de novembro. Além disso, seu elemento zodiacal é o fogo.

Daniel

Daniel é um anjo da ordem dos Principados, responsável pela promoção do diálogo e pela inspiração da eloquência. Seus atributos emanam energias de compreensão e ele também inspira a expressão artística. Estão sob a sua tutela os nascidos entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro e seu elemento é o fogo.

Hahasiah

O anjo dos Principados Hahasiah preside sobre a medicina e a enfermagem. Seu poder se manifesta nas curas e na orientação dos avanços na área da Saúde. Estão sob a sua tutela os nascidos entre os dias 3 e 7 de dezembro e fogo é o seu elemento.

Imamiah

Imamiah pertence ao coro dos Principados. É um anjo cabalístico da retificação e do autoconhecimento, ou seja, emana energias de perdão a si mesmo, mas também inspira seus protegidos a reconhecerem os próprios erros. As pessoas sob a sua tutela nasceram entre os dias 8 e 12 de dezembro e seu elemento é o fogo.

Nanael

Nanael é um anjo cabalístico dos Principados que inspira grande fé e que é capaz de promover revoluções espirituais nos céticos. É um anjo que remove os medos e as fobias e seus protegidos são aqueles que nasceram entre os dias 13 e 16 de dezembro. O elemento zodiacal deste anjo é o fogo.

Nithael

O anjo dos Principados, conhecido como Nithael, é um inspirador da jovialidade. Guardião da juventude e da renovação, age sobre traumas e dissipa antigos ressentimentos. Além disso, orienta seus protegidos para as realizações artísticas e expressivas e protege os nascidos entre os dias 17 e 21 de dezembro. Ele está associado ao elemento zodiacal fogo.

Mebahiah

O anjo cabalístico do coro dos Principados, Mebahiah, promove o amor ao próximo e as benfeitorias coletivas. Esse anjo atua também sobre o equilíbrio do desejo e das ambições materiais. Ele protege as pessoas que nasceram entre os dias 22 e 26 de dezembro e o seu elemento zodiacal é a terra.

Poiel

Poiel, o último anjo do coro dos Principados, é um anjo cabalístico provedor. Ele oferece suporte e auxilia no estabelecimento da harmonia familiar. Suas energias acendem a esperança e a confiança no futuro. As pessoas protegidas por Poiel nasceram entre os dias 27 e 31 de dezembro e o elemento desse anjo é terra.

Nemamiah

Nemamiah integra o coro dos Arcanjos. Sua energia se estende para o campo do entendimento, isto é, Nemamiah inspira a compreensão e opera de forma a resolver questões complicadas. Seus protegidos são as pessoas nascidas entre 1 e 5 de janeiro e o elemento zodiacal a que esse arcanjo pertence é terra.

Yeialel

O Arcanjo Yeialel inspira a clareza de pensamento e de organização, de forma a conduzir seus protegidos à integridade e à eficiência nas suas áreas de atuação. Assim, Yeialel influencia a diplomacia e os intercâmbios culturais. Estão sob a sua guarda as pessoas nascidas entre 6 e 10 de janeiro e seu elemento é água.

Harahel

Harahel é um grande auxiliar das questões práticas. Esse Arcanjo protetor influencia o senso de ordem e proporciona aos seus protegidos destreza e serenidade para a resolução de problemas cotidianos. Estão sob a sua guarda as pessoas nascidas entre os dias 11 e 15 de janeiro e seu elemento é terra.

Mitsrael

Mitsrael é um guardião que faz parte do coro dos Arcanjos. Sua função é repelir os entraves emocionais e promover a limpeza energética. Atua, portanto, sobre as questões psicológicas, trazendo esclarecimento e superação. Estão sob a sua guarda as pessoas nascidas entre os dias 16 e 20 de janeiro e seu elemento é terra.

Umabel

O anjo cabalístico Umabel é um guardião dos Arcanjos. O poder de influência dele alcança especialmente os professores e as pessoas encarregadas de preservar a cultura e o conhecimento. As pessoas nascidas entre 21 e 25 de janeiro recebem a sua proteção e se beneficiam de suas energias de encorajamento. Seu elemento é ar.

Iah-Hel

A sabedoria e a correção de caráter são os aspectos favorecidos do arcanjo Iah-Hel. Esse guardião influencia seus protegidos a tornarem o ócio produtivo e a extraírem reflexões profundas da introspecção. As pessoas nascidas entre 26 e 30 de janeiro encontram-se sob os seus cuidados e seu elemento é ar.

Anauel

Anauel é um Arcanjo cabalístico que oferece proteção contra os acidentes e os desastres. Seu poder age de forma a dissipar as energias que envolvem as situações perigosas e sua missão é a promoção do bem-estar espiritual. As pessoas nascidas entre 31 de janeiro e 4 de fevereiro são protegidas por ele e seu elemento é ar.

Mehiel

Mehiel é um Arcanjo que opera mudanças de consciência e estabiliza temperamentos agressivos. Dessa forma, é um guardião pacificador, que inspira a nobreza de sentimentos e o gosto pela leitura. As pessoas que nascem entre os dias 5 e 9 de fevereiro recebem sua proteção e seu elemento zodiacal é ar.

Damabiah

Damabiah é um protetor cabalístico que faz parte do coro dos Anjos. Esse anjo promove o altruísmo e abre os canais energéticos para a recepção e a transmissão do amor verdadeiro. As pessoas que nascem entre os dias 10 e 14 de fevereiro recebem sua proteção e seu elemento zodiacal é ar.

Mamaquel

Mamaquel é um protetor cabalístico que faz parte do coro dos Anjos. Ele gera vibrações de cura para as pessoas que sofrem de transtornos psíquicos e também oferece inclinação à poesia e à música. Mamaquel protege as pessoas nascidas entre os dias 15 e 19 de fevereiro e seu elemento zodiacal é ar.

Yael

Yael é um Anjo cabalístico. Sua missão é elucidar aqueles que obtêm sucesso financeiro por meio do trabalho árduo. Em outras palavras, ele oferece senso de generosidade e influencia a caridade e a partilha. Yael protege as pessoas nascidas entre os dias 20 e 24 de fevereiro e é um anjo que se associa ao elemento água.

Habuhiah

O anjo Habuhiah exerce poder e influência sobre o campo da fecundidade, compreendida tanto como agricultura quanto como fertilidade de pensamentos positivos.

Assim, inspira habilidade curativa e conhecimento de terapias alternativas. Habuhiah protege as pessoas nascidas entre os dias 25 e 29 de fevereiro e é um anjo que se associa ao elemento água.

Rochel

Rochel é um Anjo cabalístico que preside sobre o merecimento. Nesse sentido, encarrega-se de pôr em ação a lei do retorno. Também se faz útil para que as pessoas encontrem objetos que perderam ou que foram roubados. Portanto, é um anjo da restituição. Protege os nascidos entre 1 e 5 de março e seu elemento zodiacal é água.

Yabamiah

O anjo cabalístico Yabamiah tem como missão a proteção da natureza. Exerce grande poder sobre os elementos e inspira apreço e respeito pelos animais e pelo meio-ambiente. Suas energias trazem conscientização, renovação de fé e mudanças de ciclos. Ele protege os nascidos entre 6 e 10 de março e seu elemento zodiacal é água.

Haiaiel

Haiaiel integra o coro dos Anjos cabalísticos e auxilia fortemente contra a opressão. Esse anjo desenlaça os nós da intriga e da falsidade, abrindo a visão interior de seus protegidos e contribuindo para a valorização da honestidade. Protege os nascidos entre 11 e 15 de março e seu elemento zodiacal é água.

Mumiah

Mumiah é o último integrante da ordem dos Anjos cabalísticos. Esse protetor atua sobre a resiliência, inspirando aqueles sob sua guarda a concluírem projetos, bem como a acreditarem nos próprios sonhos e potenciais. Estão sob a sua tutela as pessoas que nasceram entre os dias 16 e 20 de março e seu elemento zodiacal é água.

Fortalecer a conexão com anjos cabalísticos nos aproxima de Deus?

Criança ao lado de anjos.

Os anjos cabalísticos são seres celestiais que emanam as vibrações mais puras e intensas. São canais de transmissão das energias divinas e têm como missão influenciar, orientar e proteger as pessoas em suas jornadas particulares.

Assim, cada anjo emana sobre nós inspirações para progredirmos rumo ao desenvolvimento moral e espiritual. Fortalecer a conexão com anjos cabalísticos é, portanto, uma forma de nos aproximarmos da divindade, ou seja, de nos ligarmos às energias de amor puro, luz e paz.

Mas, para que essa conexão seja efetiva, existe uma influência única de todos os anjos cabalísticos sobre a humanidade. Eles anseiam pela abertura das nossas consciências ao pensamento coletivo, isto é, o caminho para Deus não é outro, senão o da empatia.

Por isso, para nos aproximarmos de um anjo, precisamos, antes, estender a mão aos nossos irmãos e compreender que somos um só!

Autor deste artigo

Sempre gostei de escrever. Escrevo sobre filmes e sonhos, e aprecio viagens, história e cultura em geral.

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.