Pedra Cristal e seus significados, propriedades, benefícios e mais!

Pedra Cristal e seus significados, propriedades, benefícios e mais!

O Cristal de Quartzo é a pedra mais versátil. Ligada a civilizações antigas, ele pode ser utilizado para energizar todos os chakras e atrair o que deseja.


Quais os significados da Pedra Cristal?

Pedras cristal dentro de um pote, cercado por plantas.

A Pedra Cristal, um nome alternativo para o Cristal de Quartzo Transparente ou Cristal de Rocha, significa manifestação de intenções, clareza energética, equilíbrio, harmonia, intuição e clarividência. Quando utilizado, o cristal de quartzo transparente combate a negatividade, desenvolve a intuição e permite enxergar a vida com mais clareza.

Devido aos seus poderes ligados à clarividência, é muito comum deixar este cristal sobre a mesa durante consultas oraculares, como é o caso do Tarot. O cristal de quartzo é o maior amplificador energético do planeta e por isso tem sido empregado como uma poderosa pedra de cura.

Além disso, por se adaptar facilmente ao nível energético do seu usuário e conter todas as cores, seus poderes podem ser direcionados para atrair praticamente tudo o que desejar.

Neste artigo, falaremos das propriedades do cristal de quartzo transparente, indicando sua origem, sua relação com os signos, seus benefícios no corpo físico espiritual, além de maneiras eficazes para utilizá-lo no ambiente e como joias. Confira.

Características da Pedra Cristal ou Quartzo Transparente

Pedra cristal.

O cristal de quartzo transparente é uma pedra de superfície translúcida que reflete a luz e está associada a muitas lendas. Continue lendo para descobrir as relações desse cristal com os signos, suas lendas, crenças, quais profissões se beneficiam melhor dele, dentre outros.

Origem e composição

O cristal de quartzo transparente é natural de todos os países do mundo. No entanto, países como Estados Unidos, Eslovênia, Alemanha, Portugal, Brasil e Austrália possuem a maior extração deste cristal. Por ser extraído em basicamente todos os continentes, ele é um dos cristais mais facilmente encontrados.

O sistema cristalino do quartzo transparente é trigonal ou hexagonal e pertence à categoria mineral dos silicatos. Já o seu hábito cristalino possui a forma de um prisma de seis lados que termina em pirâmides de seis lados.

Lenda da Pedra Cristal

Desde o início da Humanidade, o cristal de quartzo tem sido associado a poderes que os conectam com o sagrado e poderes mágicos. Em mitos de povos aborígenes da Austrália, o quartzo é considerado a serpente cósmica que gera a vida.

De acordo com lendas, cidades lendárias como Atlantis e Lemúria utilizavam o cristal de quartzo transparente para completar o desenvolvimento de sua cavilação avançada e foi o seu mau uso que gerou o colapso destas civilizações.

Acredita-se que o quartzo contém os registros akáshicos, que são espécies de memórias ancestrais das vidas passadas aqui na Terra. Nas América Central e do Sul, eram esculpidos crânios humanos em cristais de quartzo que então eram venerados como objetos sagrados.

Cores, dureza e composição química

O Cristal de Quartzo é um cristal transparente e duro. Na escala de Mohs, uma escala usada no estudo dos minerais para determinar a dureza das pedras, ele possui índice de dureza de 7.0. Isso significa que ele possui boa resistência à água, podendo, então, ser molhado. Além disso, sua cor não sofre alterações significativas se exposto a luz e altas temperaturas.

Sua composição química é feita de dióxido de silício, cuja fórmula química é SiO2. Embora o nome dióxido de silício pareça ser algo perigoso, ele faz parte da nossa vida, pois a areia e até mesmo o quartzo presente nas telas dos nossos celulares, computadores e outros equipamentos eletrônicos são formados a partir dele.

Benefícios

A partir do uso adequado do quartzo transparente, é possível obter os seguintes benefícios:

• Maior percepção energética;
• Desenvolvimento da percepção extrassensorial e de habilidades psíquicas;
• Transmutação de energias negativas em energias positivas;
• Maior sensação de harmonia;
• Equilíbrio de todos os chakras;
• Limpeza da aura;
• Clareza mental, pensamentos nítidos e linguagem mais direta;
• Aumento da proteção espiritual e energética;
• Acesso aos registros akáshikos para compreender melhor a atual fase da sua vida;
• Encontro com mentores e guias espirituais.

Além dos benefícios indicados acima, o cristal de quartzo está associado a muitas crenças. Continue lendo para conhecê-las.

Crenças

O cristal de quartzo é considerado a pedra do Inverno e por isso acredita-se que ele fica mais poderoso durante esta estação. Se você deseja que um casal viva bem e juntos por mais tempo, presenteie-os com um cristal de quartzo no seu décimo quinto aniversário de casamento ou namoro.

As energias do cristal de quartzo também variam de acordo com a lua: ele chega ao ápice na lua cheia e decresce energeticamente à medida que a lua mingua. Se você deseja ver o futuro, reflita os raios da lua cheia sobre um cristal de quartzo e fite-o até as imagens aparecerem.

Signos e chakras

O cristal de quartzo transparente rege os signos de água (Câncer, Escorpião e Peixes) e fogo (Áries, Leão e Sagitário). Apesar dessa relação, nativos de qualquer signo podem se beneficiar da energia desse cristal.

O chakra coral, localizado na região acima da cabeça, bem como o chakra do terceiro olho, localizado entre as sobrancelhas, estão mais conectados com o cristal de quartzo. No entanto, por conter todas as cores dentro de sua superfície, ele pode ser utilizado para tratar, equilibrar e energizar todos os chakras do nosso corpo.

Para isso, basta posicioná-lo sobre o chakra desejado e visualizá-lo emanando uma luz exatamente da cor do chrakra, a saber: 1) vermelho 2) laranja, 3) amarelo, 4) verde, 5) azul, 6) índigo e 7) violeta.

Elementos e planetas

A Água e o Fogo são os elementos que regem o cristal de quartzo. Uma vez que o fogo é o elemento da ação, do movimento e das emoções impulsivas e a água é regente das emoções e da intuição, esta combinação de elementos opostos traz consigo o equilíbrio que deve ser alcançado pelas pessoas.

O cristal de quartzo transparente possui como regentes planetários os dois astros mais influentes do nosso sistema solar: o Sol e a Lua. Devido a esta associação, o quartzo transparente é uma pedra de equilíbrio e plenitude, pois concilia dentro de si a sinergia perfeita entre os dois opostos, feminino e masculino.

Profissões

O cristal de quartzo está associado a profissões que envolvem cuidado ao próximo, exercícios físicos, atendimento ao público, propagação do conhecimento, terapias, agricultura, divinação, vendas e desenvolvimento de produtos eletrônicos.

Exemplos de profissões que melhor se beneficiam dos poderes dessa pedra são: agricultores, arquivistas, atletas, bibliotecários, curadores de museus, escritores, floristas, oraculistas, professores, secretários e terapeutas de regressão.

No campo da saúde, este cristal é essencial para cuidadores de crianças e idosos, enfermeiros, médicos, psicólogos e veterinários. Além disso, outras profissões regidas por esse cristal incluem vendedores de produtos esotéricos e eletrônicos, engenheiros eletrônicos e da computação e programadores.

Efeitos Pedra Cristal no corpo espiritual

Pedras cristais.

Os efeitos da Pedra Cristal no corpo espiritual incluem a restauração da aura, remoção da energia negativa, o estabelecimento do equilíbrio e harmonia, crescimento espiritual e a amplificação da energia positiva. A seguir, te ensinamos como utilizá-lo para se beneficiar de suas energias.

Pedra Cristal na aura

O Cristal de Quartzo está intimamente associado à aura. Quando carregado junto ao corpo, ele cria uma espécie de escudo energético que cura a aura de toda e qualquer negatividade, permitindo que somente energias positivas sejam atraídas até ela.

Você também pode usar um colar com uma ponta de quartzo transparente para bloquear toda a influência negativa e afastar pessoas mal-intencionadas, inveja e neutralizar os efeitos dos Campos Eletromagnéticos (CEMs), aos quais somos expostos diariamente e provocam danos energéticos.

Pedra Cristal na remoção de energia negativa

O Cristal de Quartzo Transparente auxilia na remoção da energia negativa. Por conter luz dentro de si, ele emana vibrações positivas que combatem toda e qualquer negatividade, tanto de pessoas, objetos e animais, quanto de ambientes.

Se você deseja fazer uma limpeza energética em seu corpo, acrescente um quartzo transparente à água de seu banho com ervas protetoras como mirra, rosa branca ou alecrim.

Para fazer a limpeza da sua aura, dê preferência a uma ponta de cristal e use a sua parte pontuda para contornar por todo o seu corpo, enquanto imagina uma luz branca saindo dela. Isso promoverá a limpeza do seu campo áurico.

Pedra Cristal na harmonia e equilíbrio

O Cristal de Quartzo é a pedra da harmonia e do equilíbrio. Como falamos, ele contém em si ambas as energias masculinas e femininas e por isso é um excelente aliado para restaurar o equilíbrio emocional e mental, atuando diretamente no combate às causas desse desequilíbrio.

Além disso, ele possui dentro de si um prisma de luz que vibra em todas as frequências. Para se equilibrar, medite com três quartzos transparentes, posicionando um destes cristais sobre as seguintes áreas: umbigo (plexo solar), peito chakra cardíaco) e clavícula (chakra laríngeo).

Visualize uma luz emanando de cada um dos cristais, formando uma linha contínua de energia que te envolve por completo e te equilibra, alinhando todos os seus chakras.

Pedra Cristal no crescimento espiritual

O Cristal é considerado a pedra do crescimento espiritual. Isso acontece devido à sua estrutura cristalina de forma hexagonal, que alinha seu usuário com todas as cores do espectro de luz, sintonizando-os com seres evoluídos e permitindo que você obtenha as respostas que precisa.

Quando usado durante a meditação, este cristal pode estabelecer contato entre você e sua divindade pessoal, além de poder ser um meio de comunicação entre seres elementais, devas e guias espirituais.

Pedra Cristal amplia energia positiva

Se você deseja ampliar a energia positiva na sua vida, o cristal de quartzo é a pedra mais indicada. Para isso, basta simplesmente carregar um cristal de quartzo no seu bolso ou simplesmente deixá-lo sobre um objeto cuja energia você deseja amplificar.

Se você deseja enviar energias positivas para um local específico, utilize uma ponta de cristal, apontando-a para a direção do local. Caso você deseje espalhar energias para toda a sua casa, deixe uma drusa ou uma bola de cristal no centro dela.

Efeitos Pedra Cristal no corpo físico

Pedra cristal.

Os efeitos do Cristal no corpo físico atuam no sistema imunológico, metabolismo, na remoção de toxinas do corpo, no sistema nervoso e ainda auxilia na perda de peso, como uma forma de tratamento complementar ao tratamento médico tradicional. Aprenda como usá-lo a seguir.

Pedra Cristal no sistema imunológico

O equilíbrio trazido pelo cristal de quartzo influencia o sistema imunológico. Isto ocorre, pois ele combate o estresse e as emoções negativas para que seja criado dentro de você um espaço espiritual, no qual você poderá cultivar as melhores emoções.

A partir disso, o cristal de quartzo atua na cura do seu corpo físico e emocional, para então promover a cura e garantir mais resistência a doenças de natureza física, emocional ou espiritual.

Pedra Cristal no metabolismo

A energia do Cristal de Quartzo auxilia o metabolismo e pode ser utilizado para reequilibrá-lo. Para este propósito, posicione um cristal de quartzo sobre o centro do seu corpo e imagine uma luz branca que te envolve como um casulo.

Durante o processo, sinta o fluxo do seu corpo e a energia se intensifica até a temperatura corporal subir um pouco. Então, mentalize o seu desejo de equilíbrio das funções metabólicas do seu corpo e fale:

“Preciosa pedra, me cure por dentro e por fora. Restabeleça as funções metabólicas do meu corpo, e comece a partir de agora. Que assim seja”.

Pedra Cristal na remoção de toxinas do corpo

O Cristal auxilia na remoção de toxinas do corpo. Se você deseja fazer uma desintoxicação geral, a maneira mais adequada é o elixir de cristal de quartzo. Para fazê-lo, acrescente água mineral num recipiente de vidro. Em seguida, ponha o recipiente em contato com a luz do sol, com um ou mais cristais de quartzo transparente encostados no vidro.

Quanto mais cristais, mais energizado seu elixir ficará. Deixe a água nesse local por aproximadamente uma hora e em seguida armazene-a na geladeira. Tome-a sempre que precisar desintoxicar o seu corpo e transmutar as energias dele.

Pedra Cristal na calma do sistema nervoso

Se você deseja acalmar o sistema nervoso, deite-se com um cristal de quartzo sobre a sua testa. Isso trará clareza mental, acalmando os nervos e ajudando a remover bloqueios e traumas que geram ansiedade e pânico.

Se desejar, deixe uma ponta de cristal transparente próximo à sua cama, de maneira que ela fique na altura da sua cabeça e apontada em sua direção. Caso deseje, um pequeno quartzo transparente em formato de crânio possui um efeito muito semelhante.

Pedra Cristal na perda de peso

O Cristal de Quartzo auxilia na perda de peso. Para este propósito, ao realizar exercícios e fazer dieta, tenha sempre um cristal de quartzo com você para equilibrar as suas funções corporais e restaurar os seus sistemas energéticos.

Sua clareza energética auxiliará seu corpo a se desintoxicar, combatendo a retenção de líquidos e fazendo com que você esteja mais focado nos seus objetivos de perda de peso, especialmente pelo fato de ele também trazer equilíbrio emocional.

Como usar a Pedra Cristal?

Pedras cristal.

Você pode utilizar o seu Cristal de Rocha de diversas maneiras. Dentre elas estão o seu uso como na meditação, como pulseira ou pingente, além de aplicá-la em ambientes diversos, incluindo o próprio local de trabalho. Descubra como a seguir.

Como usar a Pedra Cristal meditação

O Cristal pode ser utilizado na meditação de duas formas principais. Na primeira, é preciso que ele esteja em contato direto com seu corpo, preferivelmente em contato com a sua pele.

Outra maneira é através do contato indireto, deixando cristais de quartzo numa área delimitada ao seu redor, preferivelmente um círculo, ou em pontos estratégicos do ambiente, como, por exemplo, os pontos de encontro das paredes.

Para meditação, o quartzo transparente bruto é mais indicado ou em algumas formas específicas como um obelisco, que servirá como uma torre de transmissão e recepção energética que facilitará estados meditativos profundos.

Como usar a Pedra Cristal como pulseira ou pingente

O Cristal de Quartzo Transparente deve ser usado como pulseira diretamente em contato com a pele. Isso garante maior fluxo e absorção de energia, para que barreiras sejam removidas e a positividade atraída.

Para usá-lo como pingente, prefira um cristal que seja o mais livre possível de manchas. Cuidado com imitações: muitas vezes vidros são vendidos como quartzo. Se você deseja espalhar energias positivas, a escolha adequada é que seja uma drusa.

Caso deseje direcionar energias para o seu corpo, dê preferência para uma ponta de cristal. Escolha uma pequena esfera, se preferir que as energias do seu corpo circulem e que influências negativas externas sejam bloqueadas.

Como usar a Pedra Cristal no ambiente

Para se beneficiar da energia do cristal no ambiente, você precisa escolher a forma adequada para sua necessidade.

Uma drusa de cristal deve ser posicionada no centro da sua casa para que sua energia combata a negatividade. Deixe-a preferivelmente em contato com a luz natural do sol, próximo a uma janela, por exemplo, para que sua energia seja espalhada pelo ambiente.

Uma esfera de cristal é mais indicada se sua casa está carregada, pois ela espalhará energias igualmente por todo o ambiente, neutralizando-o. Uma ponta de cristal pode ser deixada apontando para sua porta de entrada, para afastar entidades negativas do seu lar.

Como usar a Pedra Cristal no trabalho

O quartzo transparente ajuda a tornar o ambiente mais claro e focado, pois ele facilita a transmissão e o recebimento de informações, especialmente em ambientes que envolvam uso frequente de informação pela fala ou escrita.

Para usar o Cristal no trabalho, deixe-o próximo ao seu local de leitura ou ao lado do seu computador. Isso te ajudará a filtrar melhor as informações às quais você é exposto e ter mais clareza. Use uma drusa ou prisma de cristal para transmutar as energias do local, especialmente quando deixada numa janela que recebe luz natural do sol.

Manutenção da Pedra Cristal

Pedras cristal.

O Cristal possui uma manutenção bastante simples, pois pode ser limpo com água. Jamais utilize produtos de limpeza sobre ele, pois isso não somente reduzirá suas energias, como comprometerá sua eficácia. Como toda pedra utilizada para fins místicos e curativos, ele precisa ser limpo e energizado. Confira a seguir.

Limpeza e energização da Pedra Cristal

Para fazer a limpeza da sua Pedra Cristal, coloque-a sobre as suas mãos em formato de concha diretamente na água corrente (pode ser a torneira da sua casa).

Feche os olhos enquanto segura seu cristal sob a água e imagina uma luz branca poderosa emanando da sua pedra e iluminando tudo ao seu redor. Então, recite, em prece: “com o poder do elemento água, eu te limpo de toda e qualquer energia. Que assim seja”.

Em seguida, é chegada a hora de energizar a sua pedra. Para isso, deixe-a em um vaso de plantas ou na sua janela para que ela receba a luz direta do sol e da lua por no mínimo três horas. Pronto, ela já pode ser utilizada.

Onde encontrar a Pedra Cristal?

A Pedra Cristal pode ser facilmente encontrada em lojas esotéricas, de artigos religiosos, em feiras de artesanato ou em lojas especializadas em pedras e minerais.

Quando for adquirir a sua pedra, busque por cristal de quartzo transparente, cristal de rocha ou simplesmente cristal. Escolha um exemplar o mais transparente possível e use seus sentidos e intuição ao escolhê-lo.

Você pode se beneficiar dessa pedra tanto na forma bruta quanto na forma rolada, mas a bruta é mais indicada. Já na natureza, encontrar esse tipo de cristal é um pouco mais difícil, pois sua formação se concentra principalmente em cavernas de difíceis acessos.

A Pedra Cristal é ideal para o ambiente de trabalho?

Pedras cristal.

Sim. A Pedra Cristal é ideal para o ambiente de trabalho devido à sua versatilidade energética que estimulará a harmonia e o equilíbrio dos espaços e de todas as relações que acontecem neles. Sua energia trará mais clareza, estimulando melhores habilidades comunicativas e mentais.

Por combater a negatividade, o quartzo transparente irá remover bloqueios mentais e afastará possíveis distrações, para que todos consigam aumentar a sua produtividade. Além disso, ele também trará mais concentração e senso de profissionalismo, motivando todos da sua equipe.

Se desejar, você pode programar seu Cristal para atrair ou repelir aquilo que você deseja. Para isso, segure-o em suas mãos em posição de prece e mentalize o que você quer que ele atraia ou repila. Em seguida, diga sua intenção em voz alta, usando no máximo 4 palavras e sopre sobre ele. Então, ande sempre com ele, pois assim seu sucesso profissional estará garantido.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


pedras

Artigos relacionados


Pedra Opala de fogo: origem, significado, benefícios, preço, como usar e mais!

Pedra Opala de fogo: origem, significado, benefícios, preço, como usar e mais!

A Opala de Fogo é um cristal que atrair amor, despertando a paixão e a sexualidade. Regida pelo fogo, ela pode transformar sua vida! Clique e entenda.


O que significa sonhar com ametista? Rosa, roxa, em anel, cristal e mais!

O que significa sonhar com ametista? Rosa, roxa, em anel, cristal e mais!

A ametista é um cristal da transmutação. Por isso, seus sonhos trazem notícias de mudança do rumo da vida do sonhador, como mostramos neste artigo!


Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Tranquilizando a mente, a pedra Angelita está em conexão direta com os anjos e guias espirituais. Clique para saber as características e usos dessa pedra!


Pedra Sodalita: significado, propriedades, para que serve e mais!

Pedra Sodalita: significado, propriedades, para que serve e mais!

A Sodalita é um cristal azul real ligado a mente, intuição e cura, e pode melhorar a sua vida em diferentes níveis. Entenda mais sobre nesse artigo!


Pedra Esmeralda: significado, propriedades, benefícios e mais!

Pedra Esmeralda: significado, propriedades, benefícios e mais!

A Esmeralda está entre as 4 pedras mais preciosas do planeta e possui uma intensa energia ligada ao amor, à cura e à prosperidade. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.