Anjos caídos: Azazel, Leviatã, Yekun, Abaddon, sua história e mais!

Anjos caídos: Azazel, Leviatã, Yekun, Abaddon, sua história e mais!

Neste artigo você verá como os anjos aliados de Deus se revoltaram contra ele e foram expulsos do reino dos céus. Descubra tudo a seguir.


Quem são os anjos caídos?

anjo caido

Lúcifer, mais conhecido como Satanás, era um anjo que vivia ao lado de Deus, porém com o passar do tempo ele começou a expressar comportamentos inaceitáveis no reino dos céus, como a inveja e a ganância em relação a Deus.

Nos céus, tais pensamentos não são tolerados e permitidos, logo, Lúcifer foi banido do reino de Deus e foi considerado como o primeiro anjo caído. Desde então Lúcifer é conhecido por trazer o pecado à Terra e ser o rei do inferno, mas ele não foi o único anjo a ser expulso dos céus.

Além de Lúcifer, mais nove anjos foram expulsos por tentarem influenciar a forma de vida dos homens. De anjos passaram a ser representados como demônios. A seguir você conhecerá a história de cada um deles.

História de como os anjos caíram

anjo caido

A maioria das pessoas conhecem as histórias da Bíblia e todos aqueles que creem em Deus acreditam e já leram suas histórias. Uma das mais famosas é a de que anjos começaram a sentir ciúmes dos humanos, já que Deus começou a dar muita atenção à eles, então resolveram se rebelar. O que aconteceu nessa rebelião dos anjos? Veja a seguir.

Lúcifer o anjo ao lado de Deus

Segundo a Bíblia, os anjos surgiram no segundo dia da criação. Entre eles havia um muito inteligente e bonito, que era o líder dos anjos. Este se chamava Lúcifer. Lúcifer era muito bom, mas, aos poucos, dentro de si foi crescendo a vontade de não seguir a Deus. Assim como Adão, ele poderia tomar a decisão de seguir a si mesmo ou seguir o que Deus ordenava.

Em uma passagem de Isaías (14:12-14) ele refere-se a si mesmo como o ''altíssimo'', o que mostra que tomou sua decisão. Conforme a Bíblia, Lúcifer se tornou muito orgulhoso. Sua beleza, sabedoria e poder o tornaram soberbo e tudo isso o levou a se rebelar contra Deus. E nesta rebelião ele ganhou seguidores.

A rebelião contra Deus

A Bíblia não traz detalhes e nem explicações claras sobre como ocorreu esta rebelião no reino dos céus, mas em algumas passagens é possível compreender um pouco do que aconteceu.

Lúcifer desejava para si a autoridade que Deus possui e queria ser tão aclamado quanto o criador e assumir o seu trono. Planejou ocupar o lugar de Deus e possuir a autoridade de comandar todo o universo e receber a adoração de todas as criaturas.

Expulsos do reino dos céus

Deus, vendo as intenções de Lúcifer o lançou as trevas e tirou-lhe todos os privilégios e poderes. Lúcifer não admitiu a derrota e nem o fato de ficar nas trevas e assim sua sabedoria foi totalmente corrompida.

O ódio e a vingança transformaram Lúcifer em Satanás e então ele passou a ser o inimigo do Criador. Lúcifer precisava de aliados nesta guerra e, segundo a Bíblia ele iludiu um terço dos anjos para seguirem este caminho e participarem desta disputa. Estes anjos foram considerados rebeldes e tornaram-se demônios e inimigos de Deus. Então, foram todos expulsos do reino dos céus.

Abaddon

anjo caido

Abaddon é tido por alguns como o próprio anticristo, já outros até o denominam como Satanás, mas sua história não é muito popular, pois quem recebeu o nome de Satanás foi Lúcifer. Conheça mais detalhes sobre a história de Abaddon, no trecho a seguir.

O pior dos anjos caídos

É difundida a história de que há muito tempo o mundo seria dominado por seres celestiais, anjos e demônios, e estes traziam equilíbrio para o mundo em que vivemos hoje. Os anjos são famosos e conhecidos, os mais populares são Gabriel, Miguel e Lúcifer, mas é Abaddon, o anjo do abismo, que é o mais temido entre estes.

Seu nome em hebraico significa destruição, ruína, mas muitos o chamavam de o anjo exterminador, ainda poderia ser reconhecido como aquele que causa desolação. Mas afinal de contas, o que fez Abaddon ser tão temido? O livro do Apocalipse explica.

Apocalipse 9:11

Em Apocalipse 9:11 Abaddon é descrito como destruidor, o anjo do abismo e como o responsável por uma praga de gafanhotos que se assemelhavam a cavalos com rostos humanos que tinham cabelo de mulher, dentes de leão, asas e peitorais de ferro e uma cauda com ferrão de escorpião que atormentava por cinco meses quem não tinha o selo de Deus na testa.

As escrituras não especificam muito bem a identidade de Abaddon, por isso várias interpretações são feitas. Alguns religiosos o descreveram como o anticristo, outros como o Satanás e há quem o considera como o diabo.

Possível agente duplo

Uma publicação na revista metodista "The Interpreter's Bible States" afirmou que Abaddon não seria um anjo de Satanás, mas sim um anjo de Deus realizando a obra de destruição por ordem do Senhor. Este contexto é citado em Apocalipse capítulo 20, versículos 1 a 3.

No mesmo capítulo (20:1-3) onde há o ano com a chave do abismo, seria na verdade um ser representante de Deus, logo, alguém do céu e não do inferno. Este ser seria capaz de amarrar Satanás e o arremessar no abismo, assim alguns concluem de que Abaddon poderia ser outro nome para Jesus Cristo após a ressureição.

Azazel

anjo caido

O anjo Azazel é conhecido por, através da sua malignidade, ter influenciado a humanidade à corrupção. Também é um dos líderes dos anjos caídos. É representado em outras religiões e até mesmo um livro judaico ordena que todo pecado seja atribuído a ele.

O senhor da corrupção

Azazel era um anjo do céu e tinha uma bela aparência. Quando se juntou a Satanás foi lançado à Terra por traição e tornou-se um dos anjos caídos. Acredita-se que o mal que cometeu acabou corrompendo a sua beleza, já que nas escrituras judaicas e cristãs sua aparência é demoníaca.

Alguns textos o retratam como demônio, mas no Apocalipse de Abraão ele é descrito como um pássaro carniceiro, uma serpente e como um demônio com as mãos e os pés de um homem e 12 asas nas costas, 6 á direita e 6 à esquerda.

No judaísmo

No judaísmo, se acredita que Azazel foi uma força maligna. Era comum a realização de sacrifícios a Azazel e para, ao mesmo tempo, seu deus Yahweh.

Na Bíblia hebraica os sacrifícios para Azazel são feitos com uma cabra no deserto e esta deve ser empurrada em uma ravina profunda. Estes rituais simbolizavam as pessoas enviando seus pecados de volta a origem.

No cristianismo

Entre os cristãos, Azazel não é tão conhecido. As versões da Bíblia em latim e inglês traduziram seu nome para "bode expiatório" ou "terra devastada". A religião adventista acredita que Azazel seja o braço direito de Satanás e que quando chegar o Dia do Juízo Final ele irá sofrer por todo mal que causou.

No islamismo

O islamismo fala de Azazel ainda quando ele era anjo, afirmando que ele estava entre os anjos mais sábios e nobres. Alguns acreditam que ele lutou contra criaturas que habitaram a Terra antes dos humanos, já outros acham que ele era uma dessas criaturas e como recompensa por lutar contra seu povo, foi autorizado a entrar no céu e ser chamado de anjo.

Sua alta posição o tornou arrogante e, após Deus ter criado o homem, ele se recusava a se curvar diante da nova criação. Por isso foi jogado de volta à Terra e se tornou uma praga entre os homens.

Leviatã

anjo caido leviata

O Leviatã é uma criatura gigante marinha mencionada no Antigo Testamento. Sua história é uma metáfora famosa no cristianismo e judaísmo, mas pode ser interpretada de diferentes maneiras em cada religião. Ele pode ser considerado uma divindade ou um demônio. Conheça mais sobre o Leviatã a seguir.

Monstro Marinho

As representações de Leviatã mudam conforme a cultura, mas em todas ele é uma criatura marinha de tamanho colossal. Alguns o retratam como uma baleia, mas geralmente é simbolizado por um dragão, com um corpo mais fino e serpentino.

Suas referências bíblicas surgem na criação da Babilônia, onde o deus Marduk consegue matar Leviatã, a deusa do caos e a deusa da criação e assim cria a terra e o céu usando as duas metades do cadáver.

Em Jó, Leviatã aparece listado ao lado de vários outros animais como falcões, cabras e águias, o que levou muitos pesquisadores das escrituras a acreditar que Leviatã era uma criatura qualquer. Geralmente Leviatã era relacionado ao crocodilo do Nilo, por ser aquático, escamoso e por ter dentes afiados.

Na era do Ouro da navegação marítima, muitos marinheiros afirmavam ver Leviatã e o descreviam como um monstro aquático gigante que parecia uma baleia e uma serpente marinha. No Antigo Testamento, era representado como uma metáfora para espantar saqueadores marítimos.

No judaísmo

No judaísmo, Leviatã aparece em vários livros. Primeiro é citado no Talmude e em uma dessas citações é afirmado de que ele será morto e será servido em um banquete para os justos e sua pele irá cobrir a tenda onde todos estarão. A pele de Leviatã ainda serviria de vestimentas e acessórios para aqueles que não fossem dignos do banquete, além de que seria espalhada pelas paredes de Jerusalém.

Em Zohar, Leviatã é considerado uma metáfora para iluminação e no Midrash, Leviatã quase comeu a baleia que engoliu Jonas.

No dicionário de Lendas e Tradições Judaicas, está que os olhos de Leviatã iluminam o mar a noite, que a água ferve com o hálito quente que sai de sua boca, por isso ele é sempre acompanhado por um vapor escaldante. Afirma também que o seu odor é tão fétido que pode superar as fragrâncias do jardim do Éden, e se um dia esse odor entrasse no jardim, todos lá morreriam.

No cristianismo

Na Bíblia cristã, o Leviatã aparece em cerca de 5 passagens. A interpretação dos cristãos sobre Leviatã geralmente o considera um monstro ou demônio que está associado a Satanás. Alguns acreditam que Leviatã seria um símbolo da humanidade contra Deus e, que ele e outros animais que aparecem no livro do Apocalipse devem ser considerados como metáforas.

Leviatã também foi considerado pelo católicos na Idade Média como um demônio representando a inveja, o quinto pecado dos sete pecados capitais. Devido a isso foi tratado como um dos sete príncipes infernais, onde cada um é um pecado capital.

Algumas obras sobre demônios afirmam que Leviatã seria um anjo caído, assim como Lúcifer e Azazel, mas em outras aparece como um membro da classe dos serafins.

Semyaza

anjo caido

Semyaza é um anjo que tinha como responsabilidade guardar todo o conhecimento. A história diz que junto do anjo Azazel e outros, ele também se dirigiu à Terra e conviveu com os humanos.

Líder de falange

Semyaza é o líder de falanges de mais de 100 entidades demoníacas. Recebeu esse título por ter sido responsável por convencer os demais anjos a descerem até à Terra para seduzir mulheres que achavam atraentes. Segundo as escrituras foi ele quem ensinou todas as perversões aos homens.

Uniu anjos e mulheres

Após descer à Terra na busca de mulheres atraentes, Semyaza foi um dos culpados pelos anjos começarem a se relacionar sexualmente com as mulheres, e conforme algumas obras, foi dessa forma que a Terra foi contaminada pelos gigantes e assim a criação foi profanada.

Devido aos acontecimentos, após os anjos começarem a se relacionar com as mulheres, Deus enviou o dilúvio na tentativa de varrer a injustiça e salvar sua criação.

Líder do Pacto Armon

Semyaza também era líder do Pacto Armon. Este pacto foi selado no alto do monte Armon e nele os anjos se comprometeram a manter que nenhum deles poderia mudar de ideia após descer ao mundos dos mortais, ou seja, não poderiam mais voltar ao reino dos céus. Após o pacto ser selado, foi onde as relações entre anjos e mulheres se intensificaram.

Yekun

anjo caido

Yekun, mais um anjo caído, foi um dos primeiros anjos criados por Deus e é responsável por persuadir outros anjos, também possui extrema inteligência. Conheça mais sobre ele a seguir.

O primeiro a seguir Lúcifer

Yekun é considerado o primeiro anjo que caiu do desceu para seguir Lúcifer em sua vingança contra Deus. Seu nome significa "rebelde" e foi ele o responsável por persuadir e seduzir os demais anjos a se aliarem à Lúcifer, fazendo com que todos se voltassem contra Deus e fossem expulsos do reino dos céus.

Mestre do intelecto

Yekun tinha uma inteligência invejável, era muito esperto e perspicaz, logo suas habilidades foram muito apreciadas por Lúcifer. Foi ele quem ensinou aos homens da Terra a linguagem baseada em sinais, a ler e escrever.

Outros anjos caídos

anjos caidos

Você já leu sobre os anjos caídos mais famosos, mas ainda há 4 deles para você conhecer. Os seus feitos não são menos importantes que os dos outros, mas de certa forma não foram tão maléficos quanto os demais. Confira, a seguir!

Kesabel

Kesabel foi o segundo anjo a se aliar à Lúcifer, pois ele acreditava que os humanos eram seres muito inferiores e não mereciam toda a atenção que Deus lhes dava.

Kesabel optava por assumir a forma de mulher na maior parte do tempo, pois assim conseguia seduzir e fazer com que os homens pecassem, logo, ele foi o primeiro a persuadir os anjos a terem relações sexuais com os humanos. A relação entre anjos e mortais é inaceitável já que os anjos são seres celestiais, como punição foi expulso dos céus.

Gadrel

Gadrel se rebelou contra Deus e foi ele quem conduziu Eva a pecar. Após descer à Terra, ao lado dos anjos caídos, ele conheceu a humanidade já familiarizada com armas e guerra, assim tornou-se o demônio da guerra e começou a guerra entre as nações.

No texto do Pacto de Armon há uma história sobre Gadrel, onde se conta que por mais que ele tenha traído Deus, ele se rebelou contra seus irmãos anjos caídos, por começarem a se relacionar com humanas.

Seus irmãos ficaram revoltadas com ele e o baniram do grupo de vigilantes, mas ele não deixou de ser impiedoso, cruel e o demônio da guerra.

Penemue

O anjo Penemue foi o quarto anjo a se aliar aos anjos caídos de Lúcifer e ficou responsável por ensinar aos homens a arte da mentira e isso se deu antes do pecado chegar à Terra.

Kasyade

O anjo Kasyade foi o último entre os anjos caídos importantes e foi ele quem levou o conhecimento aos homens sobre a vida, a morte e a existência de espíritos. Ele tentava criar intrigas entre os humanos, colocando em suas mentes que os anjos caídos poderiam ser tão importantes e poderosos quanto Deus.

Como os anjos caídos se relacionam com os seres humanos?

anjo caido

Os anjos caídos podem atormentar, perseguir e entristecer as pessoas. Quem tem uma visão espiritual mais aflorada pode ver que esses anjos podem lhe atacar e promover a discórdia e a tentação ou atingir a amigos e familiares.

Você conheceu os anjos caídos mais importantes e entendeu como eles foram expulsos do reino de Deus. E viu também como cada um interferiu na vida humana. Eles até mesmo se relacionaram e procriaram com mulheres humanas, o que é totalmente inaceitável, como também induziram os humanos a pecarem cada vez mais.

Autor deste artigo

Bióloga, pesquisadora e apaixonada pelo universo das letras!

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.