A relação entre Física Quântica e espiritualidade: saiba mais sobre!

A relação entre Física Quântica e espiritualidade: saiba mais sobre!

Você sabia que a Física Quântica está diretamente ligada à espiritualidade? Existe uma relação direta entre essas duas vertentes. Saiba mais neste artigo!


Noções gerais sobre a relação entre Física Quântica e espiritualidade

Física Quântica.

Em um certo momento da história da humanidade, espera-se que Ciência e Fé se reconciliem. A Física Quântica é basicamente uma união harmônica entre essas duas coisas, como a resolução de um paradoxo.

Diversos pensadores vislumbravam o advento da era do conhecimento. Séculos atrás, as descobertas científicas refutavam a religião e esta punha em questão o que a ciência dizia a respeito da interpretação dos textos sagrados.

Nos dias atuais, somos convidados a observar a realidade por uma outra ótica, a de que todos nós somos parte integrante do todo e somos co-criadores do universo. A Física Quântica afirma que, para compreender a realidade, é necessário se desvincular da tradicional ideia de matéria.

Além disso, a ideia de realidade ultrapassa tudo aquilo que podemos imaginar. Quer saber mais sobre a relação entre a espiritualidade e a Física Quântica? Confira este artigo!

Física Quântica, energia, despertar da consciência e iluminação

Energia Quântica.

Nos tópicos a seguir, você irá se aprofundar no conceito de Física Quântica, em sua origem, no que exatamente significa “quântico” e outros conceitos. Existe uma vastidão de conhecimento a ser explorado nessa ciência. Confira!

O que é Física Quântica

A Física Quântica é uma ciência que observa os fenômenos que acontecem com as menores partículas existentes, as atômicas e subatômicas, que são os elétrons, prótons, fótons, moléculas e células. Durante um longo tempo, acreditava-se que os átomos eram feitos de matéria, mas, depois, constatou-se que grande parte de um átomo é vácuo - ou seja, não é matéria, mas uma energia condensada.

Assim, olhando a nossa realidade sob uma ótica microscópica, podemos averiguar que nossos corpos são resultados de vibrações emanadas por nossos ancestrais, pois somos resultado de uma equação genealógica energética que levou milhares de anos até resultar em nosso Eu.

Quando a Física Quântica foi descoberta

Há um século, a Física Quântica surgiu das tentativas de explicar os fenômenos físicos que aconteciam com a luz. Para isso, foram feitas diversas pesquisas e, ao observarem a radiação emitida por gases em uma lâmpada por meio de um prisma, foi possível ver, pela primeira vez, a presença de cores bem definidas.

Assim, quando as partículas de gás são submetidas a colisões, os elétrons são carregados de energia e saltam para outra órbita mais energética do átomo. Depois disso, o elétron retorna ao primeiro nível e começa a liberar luz colorida em forma de fóton, demarcando uma fronteira entre os níveis de energia.

O que é quântico

O vocábulo “quântico” é proveniente do latim “quantum”, que quer dizer “quantidade”. Essa terminologia foi utilizada por Albert Einstein para descrever a equação criada por Max Planck, o pai da física quântica. O “quantum” foi descrito como um fenômeno físico da quantização, que é basicamente a elevação de energia de um elétron, a menor quantidade indivisível de energia.

Se, antes, o átomo era considerado a menor partícula, o quantum passou a ocupar essa qualificação. Com os avanços da ciência em geral e da Física Quântica, hoje, sabemos que o átomo é a menor partícula visível existente na natureza.

A energia da Física Quântica

A Física Quântica afirma que tudo é energia e que até os nossos corpos e todas as coisas existentes são emanações de energias ancestrais, que foram resultado de uma equação hereditária de milhões de anos, que formam uma grande rede e que resultam em um único elemento. Por isso, todos nós estamos conectados.

Dessa forma, a Física Quântica também se propõe a observar e definir o que não se vê, o que não se pode medir e o indeterminismo das partículas que compõem a nossa realidade. Ela descobriu que, se cada um de nós pudesse enxergar um átomo, ele mostraria um pequeno e forte furacão, no qual orbitam os fótons e os quarks. Assim, a Física Quântica lida com essa energia.

A Física Quântica e o despertar da consciência

O estudo da Física Quântica afirma que qualquer que seja o nosso pensamento, ele já existe. Por meio de sua energia, podemos acessá-lo e condensá-lo, transformando ele em matéria. Por exemplo, já existe a cura para determinada doença: apenas a energia do pensamento não chegou até ela a ponto de acessá-la para se materializar.

Dessa forma, a consciência promove a seleção dos fluxos vibracionais de energia tratados pela Física Quântica. Ela é capaz de alterar muitos contextos indesejados, ou melhor ainda, trazer à realidade os contextos apropriados, latentes em algum campo de possibilidades do cosmos.

A iluminação

A espiritualidade possibilita ao homem o conforto da esperança sobre aquilo que não se pode obter ou controlar, pois ela o liga ao seu íntimo. A ciência possibilita ao homem o conhecimento e as descobertas sobre os resultados que podem ser controlados ou aplicados em seu benefício. Ela nos conecta a algo maior e evidencia o quanto somos pequenos diante do inexplicável.

Portanto, a iluminação que podemos extrair desse conhecimento é a de que, independentemente de a espiritualidade se conectar à ciência e vice-versa, ela faz com que o homem reflita sobre o que ele é. Podemos ir em busca das nossas conclusões pessoais, usufruindo do que de melhor elas possam nos oferecer.

A pessoa quântica

A pessoa quântica é aquela que, a partir do momento em que deseja algo fortemente, acessa o que está criado no campo vibracional, por meio das ondas eletromagnéticas. Dessa forma, ela torna esse desejo parte das probabilidades no nível quântico e condensa as energias para o fim desejado.

Portanto, se houver uma vibração de energia bem canalizada pelo pensamento e pelas emoções, ela pode alcançar qualquer objetivo e se transformar em uma ação.

A espiritualidade, por meio da fé e do conhecimento da Física Quântica, possibilita às pessoas, de forma consciente, gerar vibrações a ponto de provocar muitos benefícios. Assim, cria-se uma elevação do estado de consciência, pois já se sabe da potência realizadora do pensamento.

Salto quântico, universos paralelos, transição planetária e outros

Universo paralelo.

A existência de universos paralelos é bastante abordada nos cinemas, principalmente em filmes de super-heróis. Além disso, a ciência tem pesquisado sobre a existência do multiverso. Será que, de fato, existem outros universos além do nosso? Podemos transitar entre eles? Confira!

A base do mundo material é imaterial

A Física Quântica demonstra que, muito além de tudo o que é tangível e material, existe energia. O budismo é uma religião que sempre defendeu essa ideia e a necessidade de ultrapassar as barreiras do mundo físico para dar maior importância à nossa consciência. Afinal de contas, é essa a impressão psíquica que dá sentido e forma à própria realidade.

Nós somos o que pensamos e é o próprio pensamento que projeta o que está ao nosso redor. A ideia de que somos uma energia é um dos pilares que criam uma conexão entre a Física Quântica e a espiritualidade.

O conceito de Salto Quântico

Depois de realizarem algumas análises sobre as cores da luz, cientistas descobriram que os elétrons não se deslocavam de maneira linear no espaço. Ao mudar sua localização entre um nível de energia e outro, apenas sumiam e reapareciam, como uma espécie de teletransporte ou Salto Quântico.

Assim, as partículas subatômicas, apesar de serem partículas, quando colocadas em movimento, deslocam-se como ondas. Essa constatação é uma evidência de que é impossível saber a localização exata de um elétron, porém podemos descobrir a maior probabilidade do local exato onde ele se encontra.

Universos paralelos

Uma teoria criada por Stephen Hawking afirma que o Big Bang não gerou apenas o Universo, mas um Multiverso. Isso quer dizer que esse evento originou uma infinidade de universos paralelos semelhantes, que divergem em pontos fundamentais.

Portanto, imagine uma Terra em que os dinossauros não foram extintos, ou universos onde as leis da física são diferentes e, a partir disso, surgem infinitas variações.

Nesse contexto, a Física Quântica é conhecida como a ciência das possibilidades, pois ela nos diz que todos os resultados possíveis de qualquer ação já existem no presente, como uma forma adormecida de realidade.

Transição planetária

Existem evidências científicas de que o magnetismo da Terra vem reduzindo rapidamente e a alteração dos polos magnéticos do planeta coincidiu com o final do calendário Maia em 2012.

Com essa redução do magnetismo planetário, a Física Quântica afirma que o tempo de acesso à manifestação dos pensamentos cai drasticamente e, com essa alteração, os seres celestes podem adentrar e ajudar os humanos no despertar da consciência.

As transformações que vêm com a Transição Planetária serão perceptíveis no aumento da frequência da luz, na modificação das ondas cerebrais e do campo vibracional, no redirecionamento energético, no fortalecimento e na fusão do oitavo chakra, na revogação da Lei do Karma e no poder de acessar de forma consciente a quinta dimensão.

Possibilidades

Podemos fazer uma comparação sobre como as vibrações dos pensamentos, dos sentimentos e das emoções, mesmo que originados de uma fonte tão sutil, criam uma energia capaz de movimentar e moldar a matéria densa de uma montanha. Quando as vibrações são projetadas de forma consciente, é possível observar seus efeitos transcendentais, também de forma consciente.

Assim, os pensamentos geram emoções e elas alimentam a alma. Selecionar e conduzir os fluxos energéticos faz total diferença na construção do Eu e do mundo real. Até que a consciência seja despertada e a condução das nossas vidas seja consciente, o inconsciente será o criador de todas as coisas, pois o universo compreende as vibrações e essa é a linguagem dele.

Mente criadora

Um renomado professor de física da Universidade de Oregon, Amit Goswani, afirma que o comportamento das micropartículas muda, dependendo do que o observador faz. No momento em que ele olha, aparece um tipo de onda. Mas, quando ele não está olhando, não ocorrem mudanças.

Todas essas questões demonstram como os átomos são sensíveis a qualquer atitude que é tomada. O budismo sempre se referiu a esse mesmo aspecto: nossas emoções e nossos pensamentos nos definem e também alteram a realidade que nos cerca.

Conexão Universal

De acordo com a física, em cada um de nossos átomos, reside uma parte do pó de estrelas do qual o próprio universo se originou. De algum modo, assim como disse Dalai Lama, todos nós estamos conectados e fazemos parte de uma mesma essência.

Portanto, pensar nessa conexão ajuda a compreender a importância de fazer o bem, porque tudo o que fazemos traz consequências no Universo e será devolvido a nós.

Essa conexão deve nos levar a uma reflexão profunda sobre tudo aquilo que fazemos, tendo em vista que nossas ações interferem diretamente no equilíbrio do Universo que conhecemos. Por isso, é importante sempre procurar fazer o bem.

Física Quântica, espiritualidade e relações com a vida pessoal

Energias e chakras do ser humano.

Como você pôde ver, a Física Quântica possui uma relação direta com a espiritualidade, por se tratar de uma ciência que lida com as menores partículas existentes e com como elas influenciam no universo que conhecemos. Saiba mais a seguir!

Física Quântica e espiritualidade

A Física Quântica e a espiritualidade possuem uma relação direta, pois, com o desenvolvimento humano, espera-se que haja uma conciliação entre a ciência e a fé. A Física Quântica estabelece um elo entre essas vertentes, possibilitando a resolução desse paradoxo de desarmonia entre essas duas áreas.

Portanto, ela nos mostra que, para compreendermos a realidade, precisamos nos desvincular da ideia tradicional de matéria como algo concreto e sólido, além de tangível. O espaço e o tempo são ilusões visuais, pois uma partícula pode ser encontrada em dois lugares distintos ao mesmo tempo. A concepção de realidade transcende tudo aquilo que podemos imaginar.

A posição de Dalai Lama sobre o assunto

De acordo com Dalai Lama, líder do budismo tibetano, a conexão entre a Física Quântica e a espiritualidade não é algo evidente. Segundo ele, todos os átomos do corpo são parte de uma antiga imagem do Universo no passado.

Somos pó de estrelas e estamos conectados biologicamente a qualquer ser com vida. O homem é um ser de energia visível que vibra entidades unidas a todas as coisas existentes.

Se existe algo que o ser humano sabe, é que a ciência e a espiritualidade não são exatamente conhecidas por conciliar suas teses. Muito pelo contrário: a fé e a espiritualidade, em geral, discordam uma da outra.

A relação entre Física Quântica e vida pessoal

Há cerca de 15 bilhões de anos, tudo o que compõe o Universo como o conhecemos, planetas, sóis, estrelas e outros corpos celestes, estava comprimido em uma única centelha no meio do vácuo. Com o advento do Big Bang, o espaço e o tempo foram originados.

A Teoria da Relatividade de Einstein foi revolucionada pelo russo Alexander Freidman e o belga Georges Lemaitre, quando eles identificaram que o Universo não era estático, mas que estava se expandindo constantemente.

Assim, a origem do Universo e a expansão do mesmo trazem consigo uma reflexão: o ser humano também possui uma origem e precisa se expandir e evoluir, assim como o Universo que conhecemos.

Misticismo quântico, Wigner e atualidade

Energia Quântica, Quantum.

A relação entre Física Quântica e espiritualidade trouxe algumas reflexões, o que deu origem a alguns conceitos. Entre eles, podemos citar o do Misticismo Quântico. É importante compreendermos ele. Saiba mais a seguir!

O conceito de Misticismo Quântico

De forma geral, o Misticismo Quântico consiste em interpretações da Teoria Quântica, que se inserem na tradição do naturalismo animista ou que adotam um idealismo subjetivista, ou que ainda partem de elementos religiosos.

Trata-se de uma atitude que atribui uma conexão íntima entre a consciência humana e os fenômenos quânticos. Para melhor definir essas concepções, existem diversas teses, cada uma aceita por alguma corrente místico-quântica.

Portanto, podemos dividir o Misticismo Quântico em cinco grupos distintos: Observador Participante, Mente quântica, Comunicação quântica, Outras intepretações e Aplicações. Entre os argumentos do Misticismo Quântico, podemos citar: “A consciência humana é essencialmente quântica” e “A consciência humana é responsável pelo colapso da onda quântica”.

Wigner

Eugene Paul Wigner nasceu em Budapeste, na Hungria, em 17 de novembro de 1902, e faleceu em Princeton, em 1 de janeiro de 1995. Ele foi premiado com o Nobel da Física no ano de 1963, por suas diversas contribuições para a Teoria do Núcleo Atômico e Partículas Elementares.

Sua premiação se deve principalmente pela descoberta e as aplicações dos princípios fundamentais da simetria. Ele se destacou pela sua contribuição para a física nuclear, que faz parte da formulação da lei de conservação da paridade.

New Age

O movimento Nova Era foi algo que se espalhou por diversas comunidades religiosas ocultistas e metafísicas em meados do ano de 1970 e 1980.

Essas comunidades aguardavam com anseio o advento de uma “nova era” de amor e luz, que oferecia uma antecipação da era vindoura, por meio de uma transformação e restauração interior. Os defensores dessa tese foram seguidores do esoterismo moderno.

O movimento Nova Era foi sucedido por diversos outros movimentos esotéricos ao longo dos séculos, como, por exemplo, o Rosacrucianismo, do século XVII, a maçonaria, a teosofia e a magia cerimonial, nos séculos XIX e XX. O termo “Nova Era” foi utilizado pela primeira vez por um homem chamado William Blake, no prefácio do poema “Milton”, em 1804.

Na atualidade

O Misticismo Quântico foi trazido à tona nos dias atuais, por meio de obras literárias de autoajuda, como, por exemplo, um dos mais proeminentes livros sobre o tema, “O Segredo”, escrito pela autora Rhonda Byrne. Este livro se tornou um best-seller mundial, cuja tese principal é a Lei da Atração, sendo a qual nossos pensamentos se manifestam na realidade.

Isso quer dizer que, se alguém pensar positivo, trará coisas positivas para a própria vida, mas o contrário também se aplica nesta tese. A autora faz uma alusão à Física Quântica como um fundamento científico da Lei da Atração. Contudo, não existe nenhuma evidência científica que apoie a ideia dela.

Como o conhecimento sobre Física Quântica e espiritualidade pode me beneficiar?

Pessoa meditando.

O objetivo principal de toda a forma de manifestação espiritual é buscar a união com a realidade transcendente. Existem diferentes tradições que podem dar nomes diferentes a um ser divino, porém, em todas elas, encontramos o mesmo desejo de nos tornarmos um com o Divino.

Ao aliar a espiritualidade à Física Quântica, o ser humano pode compreender a base espiritual do Universo e viver de acordo com ele. Viver a vida conforme uma ordem preestabelecida no Universo é um pré-requisito para uma vida saudável. Isso quer dizer que temos que reconhecer o plano de fundo invisível da realidade e aceitar a importância da espiritualidade em nossa vida.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.