Fases da lua: conheça mais sobre as 8 fases e suas influências!

Fases da lua: conheça mais sobre as 8 fases e suas influências!

A Lua possui 8 fases distintas e cada uma delas determina aspectos importantes da vida. Conhecer suas fases e influência pode melhorar a sua. Descubra como!


Saiba mais sobre as fases da lua!

Fases da lua.

A lua é um astro que desde os primórdios tem fascinado a humanidade. Ao observarem as suas fases, os antigos puderam estabelecer relações entre os ciclos da agricultura e das marés, além de perceber a influência que este satélite natural da Terra exerce nos seres que aqui habitam.

Por meio da observação das fases lunares, foi possível também começar a medir o tempo por meio de calendários lunares e iniciar o planejamento dos eventos da vida com base nas mudanças da lua. Como mostraremos neste artigo, cada fase lunar é adequada para objetivos específicos. E é justamente por isso que muitas vezes alguns planos simplesmente não dão certo.

Uma vez que a Lua influencia nossas vidas, desvendamos todos os segredos que envolvem as suas 8 fases (isso mesmo, 8 fases!), apresentando sua relação com o humor, beleza, amor, dinheiro e que áreas cada uma delas favorece ou não.

Assim, você poderá planejar a sua vida de modo que você possa viver de maneiras mais harmônicas, compreendendo e relacionando seus ciclos, até mesmo descobrindo o lado escuro da lua.

Fases da lua

Fases da lua.

Existem 8 fases da lua: lua nova, crescente, quarto crescente, crescente gibosa, lua cheia, minguante gibosa, quarto minguante e minguante. Cada uma destas fases ocorre em períodos específicos do ciclo lunar e, como mostraremos, influenciam diretamente nossas vidas. Entenda como eles ocorrem e como funciona o calendário lunar a seguir.

Como ocorrem as fases da lua?

As fases da lua ocorrem de acordo com a sua posição com relação ao Sol e à Terra. À medida que a Lua se movimenta ao redor da Terra, metade dela sempre reflete a luz do Sol, ao passo que sua outra metade é sempre escura.

A parte que está sempre iluminada pelo Sol pode ser observada a partir da Terra e, dependendo do grau de iluminação observada, percebemos fases diferentes.

Por exemplo, quando a Lua se encontra entre o Sol e a Terra, o lado da Lua que está sendo iluminado pelo Sol não pode ser observado na Terra. Neste período, a Lua está escura e chamamos esta fase de Lua Nova. Quando a lua passa por todas as fases, temos um ciclo lunar.

Como é o ciclo da lunar?

Ao executar seu movimento ao redor da órbita da Terra, percebemos uma mudança na porção da lua iluminada pelo Sol e a todo esse processo, dá-se o nome de ciclo lunar. A Lua leva aproximadamente 27,3 dias para dar uma volta ao redor da Terra, mas o ciclo das fases lunares (de Lua Nova à Lua Nova) ocorre em cerca de 29,5 dias.

Este ciclo lunar é dividido em quatro etapas principais, as mais conhecidas fases da lua: lua nova, quarto crescente, lua cheia e quarto minguante. O período mais longo entre uma Lua Cheia e uma Lua Nova dura cerca de 15 dias e 14,5h, ao passo que o período mais curto entre estas fases é de 13 dias e 22,5h.

Calendários lunares no mundo antigo

A partir das observações do ciclo lunar e das suas fases, antigas civilizações desenvolveram um sistema de contagem de tempo conhecido como calendário lunar. Como o próprio nome sugere, um calendário lunar se baseia nos ciclos mensais da lua, levando em conta as suas fases.

Antigas civilizações como os Celtas, os Chineses e até os povos Yorubá faziam uso deste sistema de medição, que é diferente do sistema que a civilização ocidental utiliza, já que o seu calendário Gregoriano se baseia nos movimentos do Sol.

Uma vez que os ciclos lunares duram cerca de 29,5 dias para serem completados, os calendários lunares tendem a ter meses que se alteram entre 29 e 30 dias, sendo, na maioria das vezes, mais curtos que os calendários solares.

Lua nova

Fases da lua.

A Lua Nova é a Lua dos inícios e de tudo o que é novo. Nesta fase, a Lua está invisível no céu, pois a sua parte iluminada está do lado oposto à Terra. É um período ideal para estabelecer novos parâmetros, ter novas ideias e dar inícios a novas empreitadas.

Favorece

A Lua Nova favorece o início. É o momento ideal para fazer listas com planos e metas a serem alcançadas, além de focar numa intenção importante. Você pode acender uma vela pedindo auxílio a esta face da Lua para que você possa iniciar algo novo.

É o momento de preparar o terreno para poder, em seguida, plantar as sementes daquilo que você deseja manifestar. Você pode comprar roupas, se matricular num curso e conhecer novas pessoas. É um período que favorece o novo, porém que exigirá que ele seja nutrido para que possa se manifestar.

Desfavorece

A Lua Nova desfavorece tudo aquilo que está ligado ao passado. Não é o momento para cultivar mágoas ou para se sentir nostálgico, pois, assim como um novo ciclo da Lua começou, é momento de você se preparar para esta nova fase da sua vida.

Uma vez que a Lua Nova promove aquilo que é novo, evite terminar de fazer algo que você gosta nesta fase ou gastar sua energia com pessoas que não valem a pena. E, considerando que a Lua Nova vai atrair novas pessoas e oportunidades para você, esteja aberto para elas. Evitar o que é novo só atrai problemas.

Humor e beleza

A Lua Nova é um momento para se abrir para o novo e de estar em sintonia consigo mesmo. Ela traz um sentimento refrescante de novos começos, já que suas energias foram renovadas e você está pronto para enfrentar os desafios com mais energia e esperança.

Esta fase pode vir acompanhada daquele frio da briga típico quando se inicia algo, mas nada para se preocupar. É ideal para renovar o guarda-roupa, mudar o penteado e dar inícios a tratamentos de beleza.

Amor e relacionamentos

Quando a Lua está Nova, é período de focar mais em si, com um período de autocuidado e autorreflexão. No entanto, se você estiver solteiro, isto não significa que novas pessoas não chegarão até você. A Lua Novas traz consigo novas oportunidades e por isso não rejeite as pessoas que tentarem se aproximar.

Esteja apenas atento de que não é a fase ideal para um relacionamento duradouro, muito menos para compromissos como noivados e casamentos. Foque, no entanto, no seu amor-próprio e na sua autonomia.

Trabalho e finanças

A Lua Nova é excelente para abrir uma conta, especialmente se for do tipo poupança. É momento de refletir sobre as suas finanças e sobre o que você deseja manifestar na sua vida à medida que a lua começar a se tornar cada vez mais visível.

Esta fase também é auspiciosa para compra de imóveis, investimentos a longo prazo e possuir novas ideias para empreendimentos, cuja força motriz principal e exclusiva é você mesmo. Você pode também realizar o planejamento para encontrar um novo emprego ou iniciar uma nova carreira.

Lua crescente

Fases da lua.

A Lua Crescente é a fase de abraçar os seus desejos e planos realizados durante a Lua Nova. A Lua Crescente se inicia a partir do momento que parte da esfera lunar começa a ser visualizada no pôr-do-sol. É a fase ligada à ação e ao crescimento, por isso aproveite-a.

Favorece

A Lua Crescente é uma fase positiva que favorece os desejos, esperanças e intenções. Após a fase de recuperação e planejamento da Lua Nova, é momento de agir e aproveitar a motivação que esta lua traz.

Tempo ideal para plantar frutas e legumes e tirar os projetos e planos do papel. É um momento de relativa agitação, mas que favorece o crescimento em todas as áreas da vida. Ouse ser mais criativo, pois, à medida que a Lua Cresce, seus poderes pessoais também crescerão. Cortar o cabelo nesta fase fará com que ele cresça mais rapidamente.

Desfavorece

A Lua Crescente desfavorece a compra de alimentos perecíveis como frutas e verduras. Além disso, não é um momento para terminar o que foi começado. Se você deseja se livrar de uma situação ruim, esta lua serve apenas para você aumentar essa vontade.

Evite também realizar depilação e, caso seja homem, se barbear, pois os pelos crescerão em plena intensidade. Pintar as unhas e tingir os cabelos também são desfavorecidos, já que a raiz ficará mais rapidamente à mostra.

Humor e beleza

A influência da Lua Crescente no humor acontece por meio da agitação. Você poderá estar mais inquieto e ansioso, por isso aproveite a energia para agir ou essas questões serão acentuadas. É importante que você busque gastar a sua energia ou o seu acúmulo poderá te deixar com insônia e mais elétrico.

No campo da beleza, é o momento ideal para fazer exercícios se você deseja ganhar peso ou massa muscular e por isso tomar suplementos nesta época só aumentarão os benefícios. Além disso, você pode se dedicar aos treinos de intensidade já que sua energia está aumentando. Se desejar cortar as pontas do cabelo, este é o momento. Seu cabelo crescerá com mais vigor.

Amor e relacionamentos

Esta é uma fase positiva para aumentar o amor entre casais e estreitar os laços. Caso seja solteiro, neste período o seu poder de atração estará maior e você deve aproveitar esta energia.

Uma vez que esta fase envolve a colaboração e o crescimento, é ideal para estabelecer compromissos como noivados e casamentos, bem como iniciar o namoro com alguém. É um momento ideal para expandir os seus laços sociais.

Trabalho e finanças

A Lua Crescente aumenta a produtividade no trabalho. Ela é adequada para divulgação de produtos para ampliar a clientela. Projetos desenvolvidos nesta fase terão mais chances de serem bem-sucedidos, bem como contratações feitas sob o efeito desta lua serão mais duradouras.

Período ideal para conseguir mais dinheiro, através de parcerias ou simplesmente por meio dos frutos do próprio trabalho.

Quarto crescente

Lua crescente.

O quarto crescente é a fase lunar em que a lua alcança um quarto da jornada do seu ciclo mensal. Visualmente falando, percebe-se que a lua alcançou metade de sua luminosidade, faltando outra metade para chegar à fase cheia. Esta fase ocorre uma semana depois da lua nova e surge ao meio-dia e se põe por volta da meia-noite.

Favorece

O quarto crescente favorece a ação. Nesta fase, é necessário possuir maior resistência, pois obstáculos podem aparecer no caminho. É o momento de começar a colher os frutos do que foi plantado nas fases anteriores. Esta fase lunar também favorece tomadas de decisões, desafios, e por isso é considerada a fase da ação.

Desfavorece

O quarto crescente desfavorece o corpo mole, a preguiça e a passividade. O período de descanso e planejar acabou, por isso levante-se e comece a trabalhar duro para poder aproveitar a energia desta lua.

Não importa o quão difícil os obstáculos trazidos por essa lua sejam: lembre-se de seus planos estabelecidos durante a lua nova e a energia que você ganhou durante a fase crescente. Aja e tome as decisões adequadas com esta energia.

Humor e beleza

Durante a influência do quarto crescente, seu humor pode oscilar entre a ação e procrastinação. Os obstáculos que surgem durante esta etapa são provas que precisam ser superadas para que você seja merecedor do que deseja.

É possível que você esteja mais competitivo, mas não deixe essa energia te atrapalhar de forma negativa. Na questão beleza, esta fase influência maior atração. Você pode dar continuidade à sua rotina de beleza, mas lembre-se que você pode ter dificuldades a mais neste período.

Amor e relacionamentos

A influência do quarto crescente no amor e relacionamentos é positiva, mas é preciso ter cautela. Se você deu continuidade a um relacionamento na lua crescente, você notará que ele ficará mais forte durante esta nova fase, mas esteja ciente de que é um momento crucial para ele, pois você está prestes a descobrir outras facetas do parceiro que ainda não foram mostradas.

Prepare-se para conhecer mais sobre seu parceiro neste período e deixar que ele te conheça melhor também.

Trabalho e finanças

No trabalho, é momento de trabalhar as parcerias e a promoção realizada. Tente buscar uma manutenção para estas áreas, pois elas precisam ser reforçadas para que elas tragam frutos positivos e duradouros.

Cheque o seu saldo na sua conta bancária e veja como seu dinheiro pode ter aumentado durante este período.

Crescente gibosa

Fases da lua.

A fase crescente gibosa ocorre quando boa parte da lua está iluminada e por isso ela surge no céu cada vez mais clara e pode ser vista em plena luz do dia, logo depois do meio-dia. Esta fase é o último passo antes da lua ficar cheia.

Favorece

A fase Crescente Gibosa favorece o redirecionamento das ações. É um período que envolve ajustes, revisão e assumir o controle sobre os planejamentos e as ações tomadas na fase anterior.

É um momento em que você passará a perceber os erros que cometeu e, a partir deles, você poderá agir para que seus planos cheguem em sua plenitude quando a lua estiver cheia no céu.

Desfavorece

Este tipo de lua desfavorece a dúvida e a falta de controle. Ao contrário, é preciso exercer domínio sobre as situações para que elas se encaminhem para um desfecho positivo.

Não é o momento para iniciar coisas ou para terminar coisas: você deve dar continuidade ao que começou para que seus frutos sejam colhidos como você planejou. Esta fase desfavorece a remoção de pelos e limpeza de pele.

Humor e beleza

Neste período, você estará mais crítico sobre as próprias ações e com tendência de agir com mais cautela para rever o curso do que você havia programado. É uma fase de reavaliação, e você terá a tendência de agir com mais seriedade para alcançar seus objetivos.

Seu humor pode estar também oscilante, com um pouco mais de ansiedade e de energia, pois a lua cheia está se aproximando. No campo da beleza, é o momento de repensar os tratamentos aos quais você se submeteu e tomar as medidas necessárias para que ele entregue o melhor resultado possível.

Cortar o cabelo ou aparar a barba nesta fase fará com que os pelos cresçam mais rápido e fiquem mais visíveis.

Amor e relacionamentos

Embora seja uma fase positiva, a crescente gibosa pode trazer uma complicação adicional ao amor e aos relacionamentos, por envolver a energia da revelação. Esteja preparado para possíveis surpresas vindas das pessoas com quem você convive e esteja preparado para se adaptar a elas.

Além disso, você terá acesso a novos aspectos do seu parceiro, os quais farão com que você reflita sobre a sua relação para então dar um encaminhamento a ela.

Trabalho e finanças

Mais uma vez, o fator mais importante nesta lua é a reflexão. Você talvez precise redirecionar os seus investimentos ou a promoção de seus produtos ou até mesmo suas apresentações e funções no ambiente de trabalho.

Repense sobre o uso do seu dinheiro e reflita sobre qual passo deverá ser tomado para que você concretize seus objetivos durante o próximo estágio do ciclo lunar.

Lua cheia

Lua cheia.

A Lua Cheia é o período em que a face visível da Lua completa 100% de visibilidade. A Lua está do lado oposto do Sol, quando observada da terra, mostrando assim, a sua face mais clara. Quando a Lua está cheia, ela surge no horizonte próximo ao pôr do sol e se põe quando o sol nasce.

Favorece

Nesta fase, o tempo de mudança já passou e é momento da colheita, de alcançar suas recompensas. Nesta fase, as pessoas revelam quem elas realmente são e por isso é o momento de investigar a verdade e obter luz sobre as facetas obscuras dos outros.

Ela favorece a exposição das emoções, mas é importante ter cuidado, pois muitas pessoas perdem o controle durante esta fase. É a lua que favorece o romance, a fertilidade e, principalmente, a atividade sexual. Além disso, gastos podem se tornar mais altos devido à natureza impulsiva promovida por esta lua.

Desfavorece

A lua cheia desfavorece tomadas de decisões importantes, pois as emoções estão à flor da pele. Evitar fazer cirurgias, pois o sangramento acontece com mais frequência. Sempre que possível, esteja longe de polêmicas.

A Lua Cheia também não favorece o início de dietas para perder peso, pois a lua cheia acaba contribuindo para a retenção de líquidos. Além disso, evite viagens sobre o mar ou dirigir em alta velocidade, pois há mais chances de acidentes.

Humor e beleza

A Lua cheia é uma fase mais suscetível à emotividade. Apesar de ela tornar as pessoas mais sociáveis, elas também são mais propensas a agir com base nos seus instintos e podem estar com um desejo sexual mais aflorado.

Esta fase pode trazer também mais agitação e, se você sofre de ansiedade, a lua cheia pode fazer com que ela escale. Além disso, a sua qualidade de sono pode ser afetada devido à luminosidade e influência desta fase da lua.

Se você deseja que seu cabelo fique mais volumoso, esta é a fase mais indicada. Além disso, fazer hidratação e nutrição da pele ou do cabelo é melhor durante esta lua.

Amor e relacionamentos

A Lua Cheia traz o clímax de uma história amorosa que começou na lua nova. No entanto, as emoções podem estar bastante confusas com esta fase. Uma vez que o Sol e a Lua estão em posição opostas nesta fase, existe uma tensão no ar que precisa ser equilibrada. Por isso, você pode sofrer para equilibrar o que sente.

O desejo sexual está mais intenso, então você terá a tendência de procurar por parceiros sexuais casuais para liberar a tensão. É uma fase que estimula a paixão e você poderá se sentir tentado a pegar a lista de contatinhos para consumi-la. Tanto casamentos quanto luas de mel são mais intensas nesse período.

Trabalho e finanças

Na Lua Cheia, todo o seu trabalho finalmente mostrará seus frutos. É o momento de se mostrar, pois esta fase auxilia a promoção de produtos por meio de eventos e do comércio. Ao negociar, tente deixar as emoções de lado, mas é importante considerar as outras partes envolvidas no negócio para que ele seja bem-sucedido.

Evite gastar dinheiro de maneira impulsiva, pois há tendência a acumular dívidas devido à impulsividade estar em alta.

Minguante gibosa

Fases da lua.

Quando a lua está na fase Minguante Gibosa, ela se move em direção ao Sol. Nela, a parte iluminada começa a encolher, de modo que a vemos cada vez menos. A Lua passa então a nascer cada vez mais tarde da noite. É um momento de agradecer pelas dádivas colhidas até agora.

Favorece

A Lua Minguante Gibosa favorece o descanso. É momento de planejar a sua retirada estratégica para recuperação de forças, pois assim você adquirirá conhecimento através da reflexão sobre as experiências que adquiriu durante o curso de suas ações ao longo das outras fases da lua.

Esta fase lunar também está associada à gratidão por ter alcançado seus objetivos durante a fase cheia da Lua, na qual você poderá sentir os benefícios e finalmente a missão de dever cumprido. É também a época ideal para praticar a generosidade e transmitir o seu conhecimento para aqueles que estão dispostos a adquiri-lo.

Desfavorece

À medida que a lua começa a diminuir em luminosidade, os novos inícios e empreitadas estão desfavoráveis. Não é momento de comprar, pois se você gastar, há chance de que todo o seu dinheiro vá embora.

Os investimentos também devem ser controlados, pois a possibilidade de perdas é maior. Não é a hora de ser egoísta. Mesmo centrado em si, você deve estar aberto aos outros.

Humor e beleza

Você pode se sentir bastante cansado durante esta fase e isso afetará diretamente o seu humor. Por isso, descanse para estar preparado para os últimos momentos de luminosidade da Lua e para se preparar para a Lua Nova que virá em breve.

Você pode estar se sentindo vazio à medida que percebo que uma fase foi completada. Não se preocupe, pois isso passará quando a lua mudar de fase. Na área da beleza, você pode ir a um spa, receber uma massagem relaxante ou tomar um banho de ervas para se livrar do mal e das tensões. Você já pode pintar o cabelo, pois a raiz demorará mais a aparecer.

Amor e relacionamentos

A gratidão que você sente pode fazer com que você sinta a necessidade de partilhar os frutos do seu trabalho com aqueles que você ama. É um momento de fechamento de ciclo, no qual você conseguiu ter acesso a novos aspectos do seu parceiro.

Enquanto a lua caminha para sua fase mais escura, não deixe que essa energia obscureça seu relacionamento. É momento de se livrar do que é ruim e se preparar para as fases subsequentes que estão a caminho.

Trabalho e finanças

Nesta fase, você poderá ver os frutos do seu trabalho convertidos em dinheiro. É momento de agradecer o que você conseguiu alcançar até agora e se preparar para as novas empreitadas que deseja realizar quando a Lua Nova chegar.

Não tente investir dinheiro nesta fase, pois a tendência é que ele acabe minguando com a lua. Aquilo que você não conseguiu controlar até agora já não poderá ser mais controlado, então simplesmente o aceite.

Quarto minguante

Lua minguante..

O quarto minguante é o penúltimo estágio antes do novo ciclo lunar. Assim como acontece no quarto crescente, vê-se no céu apenas metade da lua iluminada. Esta Lua surge no céu por volta da meia-noite e pode ser avistada nele até próximo ao meio-dia.

Favorece

O Quarto Minguante favorece o planejamento do futuro. É momento de exercer o desapego: faça uma limpeza na sua vida e separe tudo aquilo que você não quer mais. Se possível, escolha coisas que ainda estão em boas condições e faça uma doação, pois esta fase lunar favorece a solidariedade.

É momento de se deixar levar, de continuar o seu descanso para que seu corpo, mente e emoções estejam preparados para os próximos desafios dos novos ciclos que virão. Você passou por quase todo o ciclo lunar e merece relaxar.

Desfavorece

O Quarto Minguante desfavorece o controle. É momento de deixar ir, de se libertar e de exercer o perdão. Não guarde mágoas, pois aquilo que é guardado durante esta fase será cada vez mais difícil de se desapegar de você.

Você provavelmente passou por desafios durante o ciclo lunar, e por isso se desarme de toda a raiva, arrependimento e ranço. Evite guardar objetos ou sentimentos que te fazem mal, pois o maior afetado será você mesmo.

Humor e beleza

O humor nesta fase está mais contido e solene. Por isso, você poderá ter atitudes mais sérias, mais contidas que destoem do seu temperamento natural durante as outras fases da lua. Não se preocupe, pois este período é temporário. Evite discussões.

Se você deseja remover seus pelos ou fazer uma limpeza de pele, o Quarto Minguante é indicado. Massagens modeladoras e drenagens linfáticas também são mais eficazes nesta época.

Amor e relacionamentos

Mesmo mais contido e cansaço, se você está num relacionamento, você pode obter conforto nos braços do seu parceiro. Se você está solteiro, esta fase não é o momento de iniciar algo sério, embora haja possibilidade de encontrar alguém para passar uma ou duas noites juntos.

É um período de reflexão, mas evite discussões. Problemas criados nessa fase da lua tendem a ser acentuados. Você pode buscar ajuda de alguém que confia para obter conselhos.

Trabalho e finanças

No trabalho, você pode se sentir muito esgotado fisicamente devido à energia lunar que está diminuindo. É um momento de evitar atritos e se recolher, quando possível, para que você possa refletir sobre o que aconteceu e adquirir conhecimento para agir melhor nas fases futuras.

Você pode dar início a negociações de dívidas, mas é preciso esperar uma proposta com redução de juros, antes de fechar o negócio. Evite gastar dinheiro e seus investimentos devem ser feitos apenas se não houver riscos, como é o caso de poupanças.

Lua minguante

Lua crescente.

A Lua Minguante é a última fase da Lua. Neste momento, a lua está em seu último quarto e sua luminosidade cai cada vez mais. É o momento de introspecção, rendição e de renúncia, que ocorre antes do início de um novo ciclo lunar marcado com a Lua Nova, como mostraremos a seguir.

Favorece

A Lua Minguante favorece a eliminação de doenças, malefícios e vícios. É uma boa fase para realização de cirurgias, pois haverá melhor cicatrização. Esta lua favorece o término, então se você deseja terminar uma etapa da sua vida, demitir alguém ou acabar o relacionamento, esta é a fase mais indicada.

Se você deseja comprar frutas verdes para durarem mais, a lua minguante é a mais adequada. É o momento ideal para poupar as suas energias e evitar conflitos, para que você esteja bem preparado para a próxima fase da Lua. A Lua Minguante também favorece a discrição.

Desfavorece

Esta fase lunar desfavorece todos os começos. Além disso, uma vez que a energia da Lua está minguando, as habilidades sociais estão cada vez mais fracas e por isso eventos sociais devem ser desencorajados.

Não promova seu produto com mais força nesta fase, pois a promoção terá pouca chance de ter sucesso. Nenhum lançamento deve ser realizado quando a lua está nesta fase.

Humor e beleza

O humor durante a Lua Minguante está mais sóbrio. Existe a tendência ao recolhimento e à timidez e você pode se sentir vazio, especialmente se não se preparar para o novo ciclo lunar que está prestes a começar.

No campo de beleza, você pode pintar o cabelo, pois ele vai demorar para crescer. Fazer a barba, raspar os pelos do corpo ou se depilar também são favorecidos por esta lua se você não deseja que seus pelos cresçam rapidamente.

Limpeza de pele, correção de imperfeições e remoção de cravos e espinhas também são mais eficazes quando feitos sob influência desta fase. Além disso, esta Lua também estimula a perda de peso.

Amor e relacionamentos

A Lua Minguante traz consigo um momento de introspecção e a necessidade de reservar um tempo para si mesmo. A atração física está menos acentuada e, por isso, há mais foco no carinho. Não é a lua ideal para casamentos, pois o amor vai ser reduzido à medida que a lua desaparece no céu.

Por este mesmo motivo, deve-se evitar começar relacionamentos durante esta fase. Relacionamentos que acabam durante esta fase da lua dificilmente serão reatados.

Trabalho e finanças

No trabalho e nas finanças, a Lua Minguante estimula as avaliações e as preparações para a nova fase que virá com o novo ciclo da Lua. É o momento para concluir projetos, investimentos, fechar contas e eliminar dívidas.

Devido a esta última tendência, você pode aproveitar o fluxo desta fase lunar para negociar dívidas, tentando barganhar a redução de juros ou encontrar uma proposta que atenda mais às suas necessidades financeiras.

Outras informações sobre as fases da lua

Fases da lua.

A influência da Lua não se restringe apenas ao poder de suas fases. Por isso, descrevemos a seguir qual a sua relação com os signos, como ela influencia as marés, além de informações importantes como os eclipses e as superluas. Confira.

Lua e os signos

Enquanto a Lua passeia ao redor da Terra, ela se encontra em diferentes áreas do céu. Durante este passeio, ela acaba passando constantemente pelas 12 constelações do zodíaco, transitando de signo em signo a cada 2 dias e meio, aproximadamente.

Ao passar por cada signo, a lua adquire suas energias. Por isso que, em Astrologia, também possuímos o signo Lunar, responsável pelas nossas emoções e pela face que escondemos. Confira a influência de cada signo:

• Áries: inícios com esforços extras.
• Touro: beleza, durabilidade.
• Gêmeos: mudanças, jogos, comunicação.
• Câncer: questões domésticas e emocionais.
• Leão: centralidade em si mesmo.
• Virgem: organização, saúde, compromisso.
• Libra: cooperação, beleza ambiental, equilíbrio.
• Escorpião: reflexão, psiquismo, rompimentos.
• Sagitário: imaginação, autoconfiança.
• Capricórnio: ambição, tradições, deveres.
• Aquário: rebeldia, desapego.
• Peixes: sonhos, nostalgia, intuição, drama.

Lua e as marés

A Lua possui influência direta nas marés. Isso ocorre, pois o seu campo gravitacional interfere na Terra, achatando suas extremidades e alongando o seu centro. Esta relação acaba afetando a água dos oceanos que acaba se movimentando e gerando correntes marítimas que são convertidas em duas marés altas e duas baixas por dia.

Os movimentos das marés são mais intensos durante a Lua Nova e Lua Cheia. Devido a este grande fenômeno, acredita-se que a Lua também influencia nossos corpos, já que ele é feito predominantemente de água.

Outras influências da lua

Além de influenciar as marés, estudos mostram que a lua possui efeitos comportamentais e psicológicos na vida dos seres que habitam a Terra, incluindo os seres humanos. Estes efeitos podem ser percebidos como o ciclo menstrual nas mulheres que geralmente coincide com o ciclo lunar. A maior influência da lua ocorre quando ela está cheia.

Dentre os principais efeitos da influência nesta fase estão:

• o aumento da fertilidade;
• aumento da taxa de nascimentos;
• propensão à perda sanguínea (por isso muitas pessoas se recusam a se operar durante a Lua Cheia);
• maior propensão à epilepsia;
• aumento de fatalidades relacionadas ao trânsito (especialmente acidentes com motociclistas);
• maior índice de crimes violentos.

O que é um eclipse lunar?

O eclipse lunar é um fenômeno que ocorre durante a lua cheia. Neste período, quando a Terra está precisamente entre a Lua e o Sol, a sombra da Terra é projetada sobre a superfície da lua, diminuindo a sua luminosidade e, muitas vezes, transformando o disco lunar visível numa esfera vermelha durante algumas horas.

Durante cada eclipse lunar, somente metade do planeta pode observá-lo. Existem três tipos de eclipse lunar:

1) Total: o mais fácil de ser observado, ocorre quando a lua se movimenta em direção à sombra da terra.

2) Parcial: durante este tipo, existe um alinhamento imperfeito entre a Lua a Terra e o Sol. Por isso, a Lua passa somente por parte da sombra da Terra.

3) Penumbral: a Lua passa pela parte frontal da sombra da Terra. É o mais difícil de ser percebido.

O que é a super lua?

A superlua é um fenômeno que ocorre quando a lua cheia coincide com o período em que a Lua está mais próxima da Terra, conhecido como perigeu. Durante as superluas, as energias da lua são mais intensas e por isso é fácil de perceber a sua influência. Além disso, o disco lunar está cerca de 17% maior e 30% mais luminoso no céu.

As superluas acontecem somente de três a quatro vezes por ano e sempre acontecem de modo consecutivo. Neste período, as marés estão mais altas que de costume.

Como usar as fases da lua a seu favor?

Fases da lua.

Existem diversas maneiras de usar as fases da lua a seu favor. Uma delas é tentar se alinhar com a lua para que, através dela, você possa desenvolver seu crescimento espiritual e pessoal. Para isso, comece a observá-la no seu dia a dia até que seu corpo tome consciência, aceite seus efeitos e se alinhe com ela. Se necessário, use um calendário para ter certeza de qual fase a lua está.

Neste período, é importante que você tome nota de cada fase lunar e as influências que você sente em cada período. Além disso, você deve se comprometer a trabalhar as diferentes áreas da sua vida através de cada fase do ciclo lunar.

Em cada fase, siga as dicas aqui descritas e tome notas de suas influências para que você comece a alinhar seus objetivos com o movimento do ciclo lunar. Durante a lua nova, estabeleça as suas intenções para que elas sejam alcançadas quando a lua estiver cheia.

Desta maneira, você seguirá os passos dos povos, cuja Sabedoria Ancestral concebia na lua uma maneira de enxergar a vida como uma maré cíclica, para viver de forma espiritual e se beneficiar ao máximo dela.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!