O anjo da guarda de cada signo: Samuel, Rafael, Gabriel e mais!

O anjo da guarda de cada signo: Samuel, Rafael, Gabriel e mais!

Neste artigo veremos que existe um anjo da guarda que protege as pessoas de cada um dos dozes signos do zodíaco. Descubra qual é o anjo da guarda do seu signo.


Quem é o anjo da guarda de cada signo?

Estátua de um anjo.

Cada signo tem suas particularidades no que diz respeito à personalidade. Portanto, comportamentos, aspectos emocionais e modos de agir na vida prática são influenciados pelas combinações astrais.

Algo que nem todo mundo sabe, porém, é que os signos também possuem anjos da guarda, isto é, guardiões celestiais encarregados de proteger e guiar os grupos de pessoas nascidos sob cada signo astrológico.

Assim como acontece em relação às variadas combinações que existem em um mapa astral, a vinculação de cada signo com um anjo revela potencialidades e inclinações em termos de energias, ou seja, exercem influência sobre a natureza íntima de cada um, mas também sobre o comportamento em geral.

Conhecer o anjo do seu signo é ter em mãos mais um elemento útil para uma análise aprofundada da própria personalidade, assim como das próprias fragilidades e pontos a serem melhorados.

Anjo da guarda de Áries

Estátuas de dois anjos.

Veremos os aspectos mais importantes desse conhecido arcanjo, chamado Samuel, um dos sete príncipes do céu, encarregado de espalhar o amor é relacionado à cor vermelha, ao planeta Marte e manifestado em seu potencial máximo nas terças-feiras.

Anjo Samuel (ou Camael)

O anjo Samuel, também conhecido como Camael, é na verdade um arcanjo, ou seja, um anjo que ocupa um alto posto na hierarquia celeste. É uma figura associada com noções de força, amor e coragem, mas também destruição e ira.

Isso porque todos os seres angélicos, assim como os signos e as forças elementais, possuem energias polarizadas. Sua intensidade, portanto, pode ser utilizada para o bem e para o mal. Samuel é reconhecido por ter liderado a expulsão de Adão e Eva do Jardim do Éden, empunhando uma espada flamejante.

Essa imagem revela a influência de Samuel: seu fogo intenso é amor vibrante, se usado com equilíbrio, mas pode se tornar fúria incontrolável para aqueles que não cuidam do próprio emocional.

Planeta

O planeta do Arcanjo Samuel é Marte, o planeta vermelho. Esse planeta tem forte conotação de conquista, com sua associação vital com a energia masculina e o desejo. É um planeta que inspira as paixões intensas, mas que também está relacionado à força de vontade e à determinação de se conseguir o que ambiciona.

Sua energia de força densa se manifesta de maneiras positivas ou negativas. O lado positivo do planeta Marte influencia a perseverança, a alegria de viver e o amor incondicional.

Já o lado negativo manifesta exacerbada competitividade, dificuldade em pedir perdão e reconhecer as próprias falhas, assim como influencia um espírito desnecessariamente combativo. Logo, o desafio daqueles protegidos por Samuel é encontrar o equilíbrio energético, pois são inclinados naturalmente para a intensidade.

Cor da vela

A cor da vela de Samuel é vermelha. Essa cor quente é simbolicamente associada ao poder, à paixão, à intensidade e à guerra. Tendo aspectos positivos e negativos, a influência da cor vermelha traz um desafio em termos de balanço energético, isto é, trata-se de uma cor que, por sua densidade e relação com a matéria, apresenta dificuldades no campo emocional e espiritual.

Aqueles influenciados pelo vermelho têm, no entanto, grande potencial para as transformações, pois são movidos por grande coragem e determinação. É preciso, portanto, focar em reduzir os efeitos combativos dessa cor, que podem se manifestar como agressividade muitas vezes desnecessária, e aproveitar o que ela inspira de melhor: a facilidade para amar o próximo e para mudar a si mesmo.

Dia da semana

Os dias da semana são regidos por energias específicas e têm associações com planetas. A terça-feira é o dia do planeta Marte. É nesse dia que o Arcanjo Samuel exerce com mais força as suas influências. A energia da terça-feira é a do fogo.

É quando o desejo em geral, a força, o poder e a agressividade estão em alta. Para aproveitar o que o Arcanjo Samuel oferece em termos de influência energética, é preciso manter um bom equilíbrio emocional.

Isso significa dosar os impulsos mais fortes e utilizar o poder do amor em sua plenitude. É um excelente dia para os protegidos por Samuel aproveitarem o sexo, as relações afetivas como um todo e as oportunidades profissionais que demandam garra e determinação.

Anjo da guarda de Touro

Estátua de um anjo.

Veremos quem é o Anjo Anael, ou Haniel, o protetor dos nascidos sob o signo de Touro. As influências desse anjo serão melhor compreendidas conhecendo o planeta a ele associado, a cor de sua vela e o dia da semana em que seu poder se potencializa.

Anjo Anael (ou Haniel)

O Anjo Anael é um arcanjo, portanto, encontra-se em um posto superior na hierarquia dos anjos. Seu nome em hebraico, Haniel, significa “Graça do Senhor” ou “Alegria do Senhor”.

Associado ao planeta Vênus, Anael é uma manifestação celestial do amor, dos prazeres e da beleza, também exercendo influência sobre as artes. Esse anjo tem grande poder para trazer felicidade e bem-estar àqueles que estão sob a sua tutela, os taurinos.

Anael é um protetor da família e dos relacionamentos amorosos. É também um garantidor das resoluções serenas e racionais, excelentes para o bom andamento dos negócios. Os protegidos por Anael devem cuidar para não focar demais nos prazeres materiais, buscando cultivar também o campo espiritual.

Planeta

O planeta Vênus tem profunda ligação com o Arcanjo Anael. É um planeta que gera energias de amor e que é responsável pela harmonia. É possível dizer que as influências de Vênus, apesar de bastante centradas em questões e aspectos materiais, visam essencialmente o equilíbrio.

Nesse sentido, o lado que inspira cuidado e atenção para os taurinos é o valor extremado na aparência, no dinheiro e nos prazeres do mundo. Isso porque Vênus impulsiona essas forças de maneira intensa, o que pode causar negligência quanto aos aspectos mais espirituais e morais.

Aqueles influenciados por Vênus e Anael devem, portanto, se beneficiar do senso aguçado de afetividade e disposição à alegria para equilibrar pontos negativos e positivos.

Cor da vela

A vela associada ao Arcanjo Anael é cor-de-rosa. Uma cor historicamente ligada às simbologias do feminino, o rosa é uma emanação de energias afetivas, isto é, tem vínculo com o amor e a beleza, com a suavidade e o prazer.

A questão que pode gerar negatividade na influência dessa cor é a vaidade e um valor excessivo no conforto e no dinheiro.

Porém, os sensos de delicadeza e de ternura gerados por essa cor são impulsos positivos para que a pessoa exerça para com o outro o melhor que tem a oferecer em termos de atitudes e empatia. Desse modo, o rosa é uma manifestação da doçura de Anael para com seus protegidos.

Dia da semana

A sexta-feira é o dia da semana atribuído ao Arcanjo Anael. Associada à Vênus, é um dia especialmente aberto para a intimidade, para o bem-estar e, sobretudo, para a experiência amorosa em sua versão mais intensa e verdadeira. O amor-próprio também está em potência máxima nesse dia.

Portanto, ele é propício para os cuidados pessoais, para o descanso e para a reenergização de forças. Como nas sextas-feiras o magnetismo pessoal está em alta para aqueles protegidos por Anael, esse é um excelente dia para a conquista e a sedução.

O poder de Anael possibilita maior segurança pessoal, e o cuidado a se tomar é somente o de não ultrapassar os limites do outro, tendo o respeito e a consideração como palavras-chave.

Anjo da guarda de Gêmeos

Pintura de anjos.

O anjo Rafael é uma figura de muita importância para as tradições e simbologias cristã, judaica e também islâmica. Fortemente vinculado ao poder divino da cura, Rafael protege os geminianos e se liga de modo profundo à inteligência e à verdade.

Anjo Rafael (ou Raphael)

Seu nome significa “Deus cura”. Nada mais sugestivo e que melhor defina a potencialidade do Arcanjo Rafael (ou Raphael) sobre as vidas daqueles que por ele são protegidos, os geminianos. Rafael aparece nas escrituras hebraicas demonstrando seus poderes curativos.

Suas influências, porém, estendem-se para a inteligência e para a busca pela verdade, sendo, portanto, um anjo associado à ciência e ao conhecimento. Por ter curado um homem chamado Tobit da cegueira, é um padroeiro dos cegos.

É também um protetor dos viajantes. De modo semelhante, para os geminianos, Rafael é um guardião dos perigos dos caminhos, cuidando especialmente da saúde física e mental diante das adversidades.

Planeta

O planeta associado ao Arcanjo Rafael é Mercúrio, um planeta do elemento Ar, que rege a comunicação, a sabedoria e a organização. Desse modo, os influenciados pela associação entre Rafael e Mercúrio são particularmente adeptos da racionalidade, são tranquilos e demonstram grande gosto pelos estudos.

Curiosos natos, frequentemente se voltam a trabalhos que demandam pesquisa e dedicação, muitas vezes sacrificando suas vidas pessoais e negligenciando as relações mais próximas.

Portanto, os cuidados a serem levados em consideração pelos protegidos por Rafael são da esfera psíquica. Em outras palavras, é preciso dar atenção às questões que envolvem afeto e carinho, seja para consigo mesmo ou para com os outros.

Cor da vela

Com sua função de condutora de energias e inspiradora de bons pensamentos, as velas têm um papel fundamental na comunicação com o seu anjo. A vela com maior potencial para atrair as vibrações de Rafael é a verde.

Essa cor é profundamente conectada com os poderes curativos, isto é, ela impulsiona os bons pensamentos e energias para que tudo à sua volta e no seu interior se abra para a cura.

Sendo manifestação da natureza viva e vibrante, o verde também propicia oportunidades de renovação, de limpeza e de crescimento. Capaz de trazer calma e esperança, é uma vela especialmente poderosa para a eficácia das transformações positivas.

Dia da semana

O dia da semana do Arcanjo Rafael é a quarta-feira. Esse é um dia muito propício aos trabalhos que envolvem comunicação, expressão e aprendizado.

Como os assuntos que envolvem o intelecto estão em alta, favorecidos pela energia de Mercúrio, planeta que rege a quarta-feira, é preciso prestar atenção ao equilíbrio necessário entre as atividades intelectuais e as afetivas.

Isso porque as pessoas protegidas pelo Arcanjo Rafael podem se voltar intensamente à busca por conhecimento e acabar negligenciando as vivências afetivas do dia a dia. O poder curativo desse anjo, no entanto, é um bom condutor de energias para estabilizar as inclinações dos geminianos para a insensibilidade.

Anjo da guarda de Câncer

Estátua de um anjo.

Conhecido como o mensageiro de Deus, o Anjo Gabriel é o guardião dos cancerianos. Veremos como esse anjo, que influencia a intuição e o desenvolvimento da espiritualidade, está associado com a Lua, com a vela branca e com a segunda-feira, e o que isso tudo significa.

Anjo Gabriel

Um anjo encarregado da anunciação, isto é, das mensagens divinas e boas-novas, Gabriel aparece nos textos sagrados cristãos, hebraicos e islâmicos. Algumas vezes é reportado como um dos arcanjos, o responsável por executar missões importantes, como revelar o nascimento de Jesus.

Pelo seu papel de destaque e relevância, é um anjo com grande poder no sentido de trazer transformações profundas, frequentemente de ordem espiritual.

Em outras palavras, agrega aos cancerianos imensa capacidade de renovação e de resiliência, e também se volta para a fecundidade e a realização de milagres, ou seja, ajuda seus protegidos a alcançarem graças que parecem inatingíveis.

Planeta

As energias pacíficas da Lua, o corpo celeste ligado ao Anjo Gabriel, geram abertura para a fertilidade, a renovação e a tranquilidade. Símbolo do feminino, a Lua influencia em larga escala as questões emocionais e afetivas, e as pessoas que vivem sob essa influência têm propensão a serem mais sensíveis e receptivas.

Compreendem com maior facilidade as questões do outro e têm prazer em ajudar, mas podem também apresentar uma tendência ao sacrifício e a perderem-se em sua imaginação fértil. Por isso, as energias emanadas pelo Anjo Gabriel equilibram seus protegidos no campo espiritual, para que eles não se afastem tanto das questões reais e concretas.

Cor da vela

A vela do Anjo Gabriel é da cor branca. Essa cor é o símbolo da paz e da plenitude, fortemente vinculada às ideias de espiritualidade e do mundo superior. A pureza é uma qualidade-chave que se manifesta de forma intensa sobre as pessoas protegidas pelo Anjo Gabriel, isto é, são pessoas que têm facilidade para seguirem o bom caminho e escolherem o bem.

A vela branca, nesse sentido, é um elemento condutor de bons pensamentos em direção à pacificação, à serenidade, à realização de bons feitos e à abertura para transformações espirituais. Como mensageiro, o Anjo Gabriel está sempre a postos para trazer as novidades mais positivas para quem lhe chama.

Dia da semana

O dia da semana do Anjo Gabriel é a segunda-feira. Isso não significa que ele não atenda os seus protegidos em qualquer tempo, apenas que cada anjo tem um dia da semana em que suas potencialidades estão mais aguçadas, ou seja, há nesses dias uma energia propícia às suas benfeitorias.

A segunda-feira, nesse sentido, é um dia voltado para as energias da família, do lar e dos assuntos afetivos que envolvem as pessoas mais próximas. O cuidado a se ter é com a dispersão, isto é, evitando que a sedução da imaginação e da calmaria afetem demais as resoluções práticas que podem demandar uma ação mais efetiva.

Anjo da guarda de Leão

Estátua de um anjo.

Veremos como Miguel, o anjo do signo de Leão, manifesta-se como guardião de seus protegidos, compreendendo sua relação com as forças do Sol, o significado da vela amarela para o seu chamado, bem como a energia do domingo para obtenção de suas graças.

Anjo Miguel

Miguel é um arcanjo que ocupa posição de liderança entre os anjos. Como líder dos exércitos angélicos, atribui aos seus protegidos, os leoninos, suas qualidades de comando e força. Desse modo, quem está sob a proteção do Arcanjo Miguel possui força interior e resiliência, obtendo também sucesso em seus empreendimentos, incluindo os financeiros.

É um anjo que oferece muita proteção e devido às suas investidas contra as energias negativas, é reverenciado em inúmeras doutrinas, sendo associado ao orixá Exú nas religiões afro-brasileiras. Os leoninos devem se beneficiar da inspiração que esse arcanjo oferece para equilibrar sua ansiedade e exercitarem a humildade.

Planeta

O astro regido pelo Arcanjo Miguel é o Sol. Como uma estrela geradora de vida, luz e poder, o Sol manifesta suas qualidades de maneira abundante. Os leoninos, portanto, estão essencialmente ligados à força de fogo emanada pelo Sol, o que significa que têm inclinação para o otimismo.

São pessoas que possuem um brilho próprio, isto é, destacam-se na multidão e também são independentes e cheios de atitude. Por outro lado, dentre os aspectos negativos inspirados por esse astro está a tendência ao orgulho e à teimosia.

Portanto, os leoninos precisam tomar cuidado redobrado para refrear seus impulsos autoritários, o narcisismo e a prepotência.

Cor da vela

A vela associada ao Arcanjo Miguel é da cor amarela. Diretamente vinculado ao Sol e à toda a simbologia dessa estrela, o amarelo inspira riqueza, poder e alegria. Essa cor traz grande inspiração para as realizações que envolvem a criatividade e também se revela um elemento poderoso para inspirar otimismo.

Em relação aos assuntos da vida prática, tem relação com a prosperidade e com o sucesso no trabalho. É uma cor voltada ao racional, logo, tem ligação com as resoluções satisfatórias de problemas complexos. A vela amarela, portanto, mostra-se uma excelente aliada no chamado ao Arcanjo Miguel, pela sua associação direta com o Sol e com o signo de Leão.

Dia da semana

O domingo é o dia da semana atribuído ao Arcanjo Miguel e seu poder solar. É um dia apropriado para o descanso e para o convívio com familiares e amigos. Tem associação com a alegria e com o bem-estar emocional, sendo propício ao perdão e à autocrítica, com vistas a buscar melhorias interiores.

O dourado ou amarelo é a cor que representa o domingo, e diz muito sobre a vitalidade e otimismo que podem ser aguçados neste dia, especialmente para os leoninos.

Assim, é importante aproveitar os domingos para buscar a renovação energética, para pedir proteção e para exercitar o bom convívio. Também é um dia bastante receptivo às novas metas e projetos, pois inspira sucesso e desejos realizados.

Anjo da guarda de Virgem

Estátuas de dois anjos.

Os signos de Virgem e de Gêmeos, ambos regidos pelo planeta Mercúrio, também compartilham um anjo protetor. O Arcanjo Rafael, associado com esse planeta, bem como com a vela verde e a quarta-feira, proporciona cura e sabedoria.

Anjo Rafael (ou Raphael)

Na narração judaica do Livro de Tobias, o Arcanjo Rafael se refere a si mesmo como um dos sete anjos que se encontram continuamente na presença de Deus. Esse anjo se manifestou fisicamente para o jovem Tobias, o filho de Tobit, e é considerado o único anjo a ter aparecido na forma humana.

Isso revela seu grande amor pela humanidade. Seu nome significa “Deus cura”, ou seja, é um anjo que atua diretamente na cura de doenças físicas e espirituais, tendo curado da cegueira o velho Tobit e trazido a cura espiritual para Sara, atormentada por um demônio.

É declaradamente um protetor da saúde e estende suas graças aos virginianos. Também tem grande influência na ciência, inspira a sabedoria e é protetor dos viajantes.

Planeta

O domínio astral do Arcanjo Rafael é o planeta Mercúrio. Logo, as energias voltadas para a comunicação e para o conhecimento são potencializadas sob a sua influência. Os virginianos, protegidos por Rafael, gostam de ter o controle das situações, são meticulosos e organizados, e conhecidos por serem extremamente racionais.

Deste modo, os cuidados para os protegidos pelo Arcanjo Rafael são da esfera afetiva, isto é, os virginianos podem se beneficiar da inspiração desse anjo para se libertarem de suas amarras e barreiras emocionais.

Em outras palavras, o anjo da saúde proporciona força interior e potencial para a cura também das questões afetivas enfrentadas pelos virginianos.

Cor da vela

Sendo uma cor regeneradora, o verde, cor da vela do Arcanjo Rafael, tem grande poder em relação aos pedidos de cura. Isso também compreende o restabelecimento das energias vitais em geral, do otimismo e do equilíbrio emocional.

A afetividade é uma área delicada para o racional virginiano, que tende a se fechar em si mesmo, portanto, a cor verde atua também na cura afetiva.

Por meio da cor verde, os bons pensamentos encontram caminho para fluírem em abundância, isto é, essa cor gera renovação e é responsável pela limpeza energética mais eficaz. Ela também tem atuação na obtenção da paz de espírito e do crescimento espiritual.

Dia da semana

O Arcanjo Rafael atua de maneira potencializada na quarta-feira. Logo, é um dia ideal para as atividades expressivas, para a comunicação, para as viagens e para os estudos. A quarta-feira é regida por Mercúrio, que emana energias voltadas às capacidades intelectuais.

Muito favorável ao estabelecimento de acordos, comerciais ou não, é um dia que também é positivo para as reconciliações e as novas amizades ou relações amorosas.

Os aspectos negativos associados aos virginianos, como o perfeccionismo, a rigidez e a dificuldade em reconhecer os próprios erros, encontram-se amenizados nas quartas-feiras. Isso se deve à influência do Arcanjo Miguel, que age como força inspiradora do melhor em cada um de seus protegidos.

Anjo da guarda de Libra

Estátua de um anjo.

Os signos de Libra e Touro compartilham o mesmo anjo da guarda. Ele é Anael (ou Haniel), um arcanjo que rege o planeta Vênus, tem como cor de vela o rosa e exerce sua influência de forma mais poderosa nas sextas-feiras.

Anjo Anael (ou Haniel)

Chamado de “Alegria” ou “Graça do Senhor”, o Arcanjo Anael protege igualmente os taurinos e os librianos. Ambos os signos são regidos pelo planeta Vênus, mas pertencem a elementos distintos, respectivamente, terra e ar.

Donos de uma alegria natural e imaginação fértil, os librianos são muito influenciados pela inspiração de positividade desse anjo, isto é, olham para a vida buscando o melhor em cada um e tentam alcançar seus objetivos com serenidade e foco.

Anael também exerce influência sobre a personalidade afetuosa dos librianos. Sendo Vênus o planeta do amor, os librianos têm facilidade para se abrirem emocionalmente, porém não gostam de sentimentos de posse e ciúmes, pois compreendem o amor como exercício da harmonia e do entendimento.

Planeta

A harmonia no amor, impulsionada pelas emanações do planeta Vênus, é um objetivo fundamental para os librianos. Anael trabalha de forma a fortalecer as energias positivas que equilibram as relações amorosas, isto é, influencia os relacionamentos em termos de equilíbrio, propiciando boas experiências de partilha e união.

Mas Anael também inspira beleza e sua energia gera um interesse incomum pela estética, pela arte e pelos prazeres em geral, e o libriano, portanto, deve tomar cuidado com a vaidade em demasia, cuidando também para não valorizar mais o exterior que o interior.

É preciso lembrar que a beleza espiritual de Anael é seu verdadeiro triunfo, e pedir por equilíbrio e iluminação.

Cor da vela

A vela do Arcanjo Anael é a cor-de-rosa. De forte conotação feminina e energia vibrante de sentimentos de afeto e empatia, o rosa também inspira atração por tudo o que é belo e tem conexão com os espíritos mais românticos. Logo, Anael se manifesta de maneira suave e inspiradora quando relacionado a essa cor.

A leveza e a gentileza são qualidades que se tornam mais aguçadas por meio dessa vela, e ambas são necessárias para que os librianos busquem reflexão espiritual e deem atenção aprofundada às belezas invisíveis, ou seja, a tudo aquilo que é positivo, porém imaterial.

Seu desafio é equilibrar os assuntos emocionais e físicos, isto é, utilizar a simbologia da balança de Libra para demonstrar sua melhor versão.

Dia da semana

A sexta-feira, dia de prazer e suavidade, é o dia da semana do Arcanjo Anael. Este é um excelente dia para as questões íntimas que envolvem relacionamentos amorosos, por exemplo, pois as influências de Vênus e do Arcanjo Anael estão em alta.

É importante, do mesmo modo, que os librianos aproveitem essa inspiração romântica e repleta de afetividade para exercerem o bem. Esses sentimentos intensificados de amor e alegria devem ser compartilhados, estendendo-se também para as questões do espírito.

Isso significa que a sexta-feira é um bom momento para o libriano exercitar a amizade e o desprendimento material, a empatia e a compreensão.

Anjo da guarda de Escorpião

Estátua de um anjo.

O anjo da guarda de Escorpião, chamado Azrael, é um anjo da justiça e da morte, ou seja, preside sobre energias poderosas e exerce grande influência espiritual nos escorpianos. Age sobre dois planetas, Marte e Plutão. Sua vela é vermelha escura e seu dia é a terça-feira.

Anjo Azrael (ou Razeiel)

Na tradição islâmica, o anjo Azrael domina o campo da justiça. Já na tradição hebraico-cristã, ele é o Anjo da Morte e exerce de forma efetiva a Lei divina. É o anjo responsável pela condução das almas na passagem desta para a outra vida.

Azrael exerce autoridade sobre a exigência da verdade, isto é, ele lembra aos escorpianos a importância da honestidade e da determinação no bem.

Os escorpianos são frequentemente percebidos como duros e agressivos por essa influência, mas isso significa que prezam profundamente pela sinceridade e gostam daqueles que, como eles, perseguem a evolução espiritual.

Como o Anjo Azrael, podem ser vistos como implacáveis e ao mesmo tempo extremamente generosos, pois são intensos e têm boas intenções.

Planeta

O Anjo Azrael, assim como o signo de Escorpião, rege não um, mas dois planetas. Marte e Plutão. Ambos os planetas inspiram energias fortes, isto é, energias que frequentemente se alteram entre aspectos positivos e negativos.

Uma característica importante que une esses dois planetas é a necessidade de controle, de exercer poder. Marte, nesse sentido, opera de forma a favorecer as batalhas diárias, como as profissionais, por exemplo, através de sua energia bélica e competitiva.

Plutão, por sua vez, está relacionado com a profundidade emocional, com os aspectos psicológicos mais interiorizados de uma pessoa, o que lhe dá um sexto sentido extraordinário e capacidade para ler bem situações e pessoas. Os desafios do escorpiano se concentram no controle da irritabilidade e da possessividade.

Cor da vela

A cor da vela do Anjo Azrael é vermelha escura. Essa cor está associada com inúmeras características dos planetas Marte e Plutão, logo, têm muita afinidade com a identidade do escorpiano.

Seus aspectos positivos se voltam para a boa disposição ao combate, isto é, para a coragem de encarar as batalhas diárias, bem como para o espírito seguro e confiante. O lado negativo dessa cor é sua inclinação para a ira e os desejos de vingança.

A boa notícia é que a influência de Azrael, que preside sobre a justiça, é intensa em relação a equilibrar essas polarizações. Desse modo, ele inspira a ira a se transformar em determinação e a malícia e a inveja a se tornarem desejo de melhorar a si mesmo.

Dia da semana

A terça-feira é o dia da semana governado pelo Anjo Azrael, ou seja, o mesmo dia de Samuel, o anjo de Áries. Afinal, Escorpião e Áries são signos que possuem afinidades. A terça-feira é um dia especialmente favorável para pôr em prática metas e objetivos em geral que demandam grande disposição e trabalho.

Isso porque as energias de Azrael sustentam a coragem e a fé, são propícias para a superação e tendem a equilibrar os aspectos negativos de Escorpião, que são a extrema agressividade e a inclinação para a mágoa e o ressentimento.

Essa dosagem de impulsos tão fortes é muito bem-vinda para os escorpianos e a terça-feira se revela um dia de grande fluência energética visando o equilíbrio.

Anjo da guarda de Sagitário

Pintura de anjos.

A inspiração para a vitória e o sucesso é intensa para os protegidos pelo Anjo Saquiel, o guardião dos sagitarianos. Saber de suas características, como a cor da vela, o dia da semana e o planeta que ele rege é dar um passo em direção a ele.

Anjo Saquiel

Saquiel, o anjo da guarda de Sagitário, tem domínio sobre os espíritos independentes e interessados nas transformações profundas. Os sagitarianos se beneficiam de suas energias de alegria e prosperidade e, nesse sentido, é um anjo que influencia o sucesso e as conquistas financeiras.

Os protegidos por Saquiel são pessoas ávidas por conhecimento, gostam de viajar e de conhecer novas pessoas, pois são comunicativos e curiosos. O desafio para os sagitarianos consiste em exercer a autocrítica, e esse anjo inspira a abertura para o reconhecimento dos próprios erros, ou seja, para a correção e a redenção.

É um anjo com grande poder facilitador sobre as vitórias, o que significa que os sagitarianos conseguem realizar muitos dos seus sonhos com o auxílio de seu protetor.

Planeta

O Anjo Saquiel preside sobre o planeta Júpiter. As energias emanadas por esse planeta são potencializadas pelo desejo de Saquiel de proteger e auxiliar os sagitarianos em suas buscas pessoais. Isso significa que este é um anjo que contribui para o fortalecimento espiritual e emocional, mas que também se ocupa dos percalços da vida prática, como os projetos pessoais e a situação financeira.

O planeta Júpiter, associado ao deus supremo do Olimpo, oferece bom senso de liderança e justiça, e suas energias são eficazes em propiciar abertura de caminhos e sabedoria. Os sagitarianos são inspirados por essas energias a trilharem suas jornadas com empatia e honestidade, buscando maior aceitação de críticas construtivas.

Cor da vela

A cor da vela associada ao Anjo Saquiel é violeta. Essa cor tem forte conotação espiritual e gera vibrações intensas de otimismo. Em sua simbologia, diz respeito ao equilíbrio entre mente e corpo, propiciando energias que inspiram os bons projetos, isto é, que incentivam os sagitarianos a trilharem o caminho do bem.

O sagitariano, conduzido pelas emanações positivas da cor violeta, tendem a examinar suas consciências com maior clareza. Nesse sentido, o Anjo Saquiel auxilia aqueles que compartilham das próprias vitórias e que pensam no coletivo. Sendo uma cor relacionada profundamente à magia e ao mistério, seu poder é vasto e efetivo.

Dia da semana

A quinta-feira é o dia da semana com maior abertura para as influências poderosas do Anjo Saquiel. É um dia que recebe do planeta Júpiter fortes energias que auxiliam no sucesso financeiro e que instigam a generosidade.

Os sagitarianos podem contar com a ajuda de Saquiel de maneira especial nas quintas-feiras, pois os canais se encontram abertos à expansão, isto é, às transformações espirituais positivas, à fé e à obtenção de bons resultados em todas as áreas.

Esse dia também conduz o sagitariano à reflexão e à necessidade de escutar mais os outros, exercendo assim a boa vontade germinada pela presença do Anjo Saquiel.

Anjo da guarda de Capricórnio

Estátua de um anjo.

O anjo da guarda de Capricórnio tem associação com o tempo, com o destino e com o cumprimento das promessas. É um protetor inspirador e que preza pela disciplina, atuando sobre as forças de Saturno, presidindo sobre os sábados e fluindo energeticamente através da chama da vela marrom.

Anjo Cassiel (ou Orifiel)

O Anjo Cassiel, em algumas tradições considerado um arcanjo, preside sobre a paciência, a perseverança, a disciplina e o destino. É um anjo responsável por auxiliar na compreensão de questões do passado, ativando a capacidade dos capricornianos de resolverem pendências e focarem no futuro.

A sua associação com Saturno o relaciona muitas vezes à melancolia, e a propensão à tristeza, portanto, é um ponto a ser observado com cuidado pelos capricornianos.

O Anjo Cassiel inspira, no entanto, a retidão para que seus protegidos tenham força espiritual e se afastem das energias negativas. A prudência dos capricornianos, portanto, é uma qualidade potencializada por esse anjo.

Planeta

Saturno é o planeta regido pelo Anjo Cassiel. Esse planeta é, desde a antiguidade, associado com a melancolia e o tempo, mas suas qualidades positivas são capazes de reverter as inclinações para a tristeza e o derrotismo.

Os capricornianos são naturalmente perseverantes e, inspirados por Cassiel, recebem a capacidade de vencer as adversidades, valorizando as experiências negativas como maneiras de aprendizado. São muito afeitos aos estudos e tem tendência a serem pacientes.

O que deve ser observado com atenção é sua inclinação à angústia e ao excesso de rigidez. Por serem pessoas reservadas, podem ter essa característica confundida com desinteresse e arrogância.

Cor da vela

A cor da vela atribuída ao Anjo Cassiel é marrom. Essa é uma cor bastante polarizada em termos de energia, isto é, suas influências se inclinam para o positivo e para o negativo, em aliança com o estado de espírito de quem dela se serve.

Sendo uma cor associada à terra, confere um senso de estabilidade, de segurança e de seriedade aos protegidos pelo Anjo Cassiel.

Por outro lado, essas pessoas, quando permitem que sua energia seja reduzida, pendem para o excesso de preocupação, o mau-humor e a tristeza. Portanto, é preciso buscar um bom equilíbrio energético para receber as melhores emanações dessa cor.

Dia da semana

O Anjo Cassiel tem como preferência o sábado, dentre os dias da semana. O sábado é um dia favorável para as reflexões profundas. É um dia voltado ao pensamento, ao exame da própria consciência e também às avaliações de cenário quanto ao futuro.

Como o Anjo Cassiel atua sobre o tempo, inspirando as experiências presentes com as lições do passado, os sábados têm abertura para as reconciliações e as mudanças de perspectiva. É aconselhável, para os capricornianos, que utilizem o sábado de forma parcimoniosa, ou seja, que busquem equilíbrio e aprendizado.

Isso não significa que os protegidos por Cassiel não possam se divertir nesse dia. Os prazeres, no entanto, devem ser aproveitados com responsabilidade.

Anjo da guarda de Aquário

Estátua de um anjo.

Uriel, também conhecido como Tsadkiel, é o anjo da guarda de Aquário, um anjo associado com Urano e Saturno, tendo a vela azul como canal de preferência e manifestando-se mais intensamente aos sábados.

Anjo Uriel (ou Tsadkiel)

O Anjo Uriel, ou Tsadkiel, é um protetor de grande poder, relacionado à magia e aos milagres. É um anjo que influencia na sorte e nas transformações profundas, auxiliando seus protegidos nas jornadas mais difíceis.

Os aquarianos, com sua extrema inteligência e capacidade de estarem à frente do seu tempo, beneficiam-se intensamente da inspiração de Uriel, que lhes guia no campo das ideias, tornando possíveis as realizações.

Altamente inventivos, os aquarianos são conduzidos por esse anjo em direção à busca pelo conhecimento. É um anjo, portanto, que preside a ciência e também o oculto. Os pontos de fragilidade dos aquarianos, sua frieza e tendência à indiferença, podem ser amenizados pela intercessão do Anjo Uriel.

Planeta

Dois planetas são associados ao signo de Aquário e, portanto, à circunferência do Anjo Uriel. São eles Urano e Saturno. O primeiro exerce influência sobre as ideias revolucionárias, inspirando mudanças imprevistas e radicais.

Em seu turno, o segundo equilibra essas forças de impetuosidade com sua ponderação e sabedoria baseada na experiência passada. Urano, por sua vez, age positivamente sobre a rigidez e o conservadorismo de Saturno, abrindo os canais dos aquarianos para a liberdade e a renovação.

Esse balanço de polaridades traz aos aquarianos uma bússola moral importante, isto é, auxilia energeticamente no bom preparo e na estratégia, mesmo quando as metas e projetos são altamente ambiciosos e originais.

Cor da vela

O Anjo Uriel se manifesta com intensidade por meio da cor azul. Essa cor é fundamental para o estabelecimento energético da tranquilidade, da compreensão aprofundada e respeitosa, e também está associada ao desenvolvimento da espiritualidade.

Por outro lado, pessoas que se sentem inclinadas aos estados de espírito entristecidos e angustiados podem ter esses sentimentos potencializados por essa cor. Isso significa que os aquarianos devem buscar uma harmonia interior equilibrando serenidade e motivação, contemplação e ação.

A neutralização das polaridades é algo benéfico para que o Anjo Uriel exerça com plenitude sua proteção e seu auxílio. Portanto, o aquariano precisa atingir um meio termo entre o radical e o tradicional, entre o triste e o eufórico, e entre o passional e o indiferente.

Dia da semana

O sábado é o dia ideal para a manifestação plena do Anjo Uriel. Esse é o dia da semana mais propenso às energias da tranquilidade, com muita abertura para a reflexão e para os exames de consciência. Como o aquariano é um espírito livre e inventivo, não é necessário vivenciar a monotonia apenas porque o dia é propício ao pensamento.

É importante, no entanto, que as atividades do sábado não sejam realizadas inconsequentemente. Em outras palavras, que o aquariano se volte à necessidade de responsabilidade e cuidados com a saúde física e mental. A influência de Uriel no sábado facilita ao aquariano a resolução de crises profundas.

Anjo da guarda de Peixes

Estátua de um anjo.

Asariel, o anjo guardião dos nascidos sob o signo de Peixes, revela-se um excelente aliado no equilíbrio das características desse signo. Ele tem como planetas Netuno e Júpiter, sua vela é da cor violeta e seu dia da semana é a quinta-feira.

Anjo Asariel

Por ser um anjo relacionado às águas, Asariel está conectado com as profundezas em todos os seus sentidos. A água simboliza o campo emocional e é um elemento vital para a compreensão do pisciano.

Sendo inspirador de imensa fé, esse anjo trabalha nas consciências a fim de aflorar as sensibilidades para o mundo espiritual. Isso significa que os piscianos têm capacidade natural de se conectarem com seu eu interior, o que lhes favorece no equilíbrio da dualidade.

Por serem voltados às emoções e aos ideais, os piscianos muitas vezes são vistos como pessoas que usam mais o coração que a razão, e o Anjo Asariel, nesse sentido, orienta seus protegidos a amenizarem suas aflições e a se tornarem cada vez mais conscientes e seguros.

Planeta

O Anjo Asariel exerce sua influência sobre dois planetas, Netuno e Júpiter. Netuno é o regente de Peixes, signo que já foi considerado sob o domínio de Júpiter. De todo modo, ambos os planetas agem sobre os piscianos, com ajuda de Asariel.

Por Netuno, os piscianos são inspirados pelo idealismo, pelo misticismo e pelas artes. Interessados em conhecer o mais profundo, não têm dificuldades em exercitarem a imaginação de modo criativo e amplo, e gostam de desenvolver a espiritualidade, pois acreditam que o mundo astral é soberano em relação ao físico.

Por outro lado, os piscianos são dualistas, isto é, são ao mesmo tempo espiritualizados e sensuais, abertos ao desconhecido e agarrados à fé. O planeta Júpiter oferece equilíbrio, com suas energias de estabilidade e bom senso.

Cor da vela

A cor violeta, profundamente vinculada à espiritualidade, é a cor da vela do Anjo Asariel. Com suas vibrações positivas e intensas, a chama dessa vela acende nos espíritos dos piscianos uma inclinação para o bem ao próximo e para o desenvolvimento espiritual.

Os piscianos, que têm grande poder imaginativo e tendem aos ideais nobres, mas também são vacilantes e dispersos, têm na manifestação do Anjo Asariel uma possibilidade de clareza, foco e determinação, o que traz equilíbrio ao seu perfil sonhador.

O campo das emoções, área sensível para eles, recebe uma energia voltada para a paz de espírito em aliança com a coragem e a nitidez de propósitos.

Dia da semana

A quinta-feira é o dia da semana do Anjo Asariel. O planeta Júpiter agrega a esse dia as qualidades da força e da confiança. Assim, os piscianos encontram na quinta-feira maior propensão à determinação e conseguem visualizar mais claramente os melhores caminhos a seguir.

É um dia que inspira ação e que traz boa sorte para os empreendimentos financeiros. Além disso, a fé natural dos piscianos é potencializada pela presença do Anjo Asariel, e se manifesta em forma de generosidade e desejo de partilhar as alegrias.

Essa conexão com o outro é bem-vinda para o pisciano, que pode se voltar ao isolamento com facilidade por serem introspectivos.

Qual é o compromisso de um anjo da guarda para com seu signo?

Estátua de um anjo.

Cada signo possui características distintas e polarizações, isto é, aspectos positivos ou negativos. As influências astrológicas, portanto, agem sobre o modo de ser e sobre as experiências de cada um. A fim de que todos alcancem seu potencial máximo, ou seja, que atinjam um bom desenvolvimento espiritual e encontrem o equilíbrio necessário, os anjos atuam sobre os signos.

Desse modo, os anjos tomam para si a tarefa de guiarem seus protegidos em suas jornadas pessoais. São chamados de guardiões ou anjos da guarda porque trabalham para que o protegido aprenda a desviar dos perigos do caminho e a encontrar em si suas melhores versões.

Autor deste artigo

Sempre gostei de escrever. Escrevo sobre filmes e sonhos, e aprecio viagens, história e cultura em geral.

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.