Viagem astral: sintomas, níveis de consciência, técnicas e mais!

Viagem astral: sintomas, níveis de consciência, técnicas e mais!

A viagem astral é um tipo de experiência fora do corpo. Quando praticada, é possível explorar lugares nunca visitados, além de conhecer o mundo espiritual.


O que é a viagem astral?

Imagem de viagem astral

A viagem astral é um tipo de experiência fora do corpo. Sua prática pressupõe a existência da alma chamada de corpo astral, que se separa do corpo físico e é capaz de viajar fora dele por este, e outros mundos e universos, estando, muitas vezes, associada aos sonhos ou à meditação.

Através da viagem astral é possível intencionalmente visitar uma dimensão extrafísica, conhecida como o plano astral ou o plano espiritual. A ideia da viagem astral é registrada em muitas culturas ao redor do mundo, desde o Antigo Egito até a Índia.

No entanto, o termo projeção astral, como a viagem astral também é conhecida, só surgiu no século 19, por meio de Madame Blavatsky. Embora pareça assustadora para muitos, experiências fora do corpo acontecem diariamente, sejam elas de maneira consciente ou não.

Neste artigo, abordaremos os fundamentos da viagem astral, apresentando técnicas para que você possa desenvolver experiências fora do corpo intencionalmente. Confira.

Sintomas de viagem astral

Alma de mulher olhando para si enquanto dorme

Para desenvolver as suas habilidades de praticar a viagem astral, é importante que você aprenda a reconhecer os seus sintomas. Nas seções seguintes, apresentamos traços importantes que indicam que uma projeção astral está acontecendo, como é o caso da paralisia do sono, calor e formigamento. Continue lendo para descobri-los.

Paralisia do sono

A paralisia do sono é um dos sintomas mais recorrentes de uma experiência fora-do-corpo, especialmente quando se trata de uma projeção astral.

Ao tentar projetar o seu corpo astral para fora do seu corpo físico, é mais do que esperado que a sua consciência esteja ativa, enquanto o seu corpo físico repousa e fica menos responsivo enquanto você dorme.

Mesmo parecendo assustador não possuir controle sobre o próprio corpo, este processo é bastante normal e indica que o processo de se projetar conscientemente está se desenvolvendo. Sensações como pressão ou até mesmo a habilidade de ver entidades podem acontecer nesta etapa e sinalizam que você está no caminho certo. Por isso, relaxe, e não tenha medo se isso acontecer.

Aumento dos batimentos cardíacos

A projeção astral também pode desencadear o aumento da frequência dos seus batimentos cardíacos. Isto é um reflexo natural do seu corpo físico que está processando a tomada de consciência de um processo visceral do seu corpo para um processo voluntário.

Assim como o possível sintoma de paralisia do sono, o aumento dos batimentos cardíacos durante a projeção astral não é algo a ser temido e deve ser ignorada para não atrapalhar o processo.

Os batimentos cardíacos acelerados indicam que o momento de se projetar astralmente está próximo. Continue focando na sua mente e ignore as sensações do corpo para que o seu processo de projeção não seja afetado.

Sensações de calor

A sensação de calor é outro sintoma associado ao início de projeção astral e geralmente é decorrente de aumento dos batimentos cardíacos descritos no sintoma acima.

Geralmente, a sensação de calor é concentrada no peito e no umbigo, e variam de indivíduo a indivíduo, podendo ser desde apenas uma sensação de estar sendo coberto por um cobertor extra ou até uma verdadeira sensação de febre.

Mais uma vez, o ponto chave é manter o foco na sua intenção de realizar a projeção astral e abstrair das sensações do seu corpo, pois elas são apenas distrações que podem atrapalhar a sua tomada de consciência durante a tentativa de projetar o seu corpo astral para fora do seu corpo físico.

Tremedeira e formigamento

Um dos sintomas mais frequentes de início de projeção astral é a sensação de espasmos/ tremedeiras e o formigamento no corpo. Os espasmos são uma resposta involuntária do seu corpo físico durante a projeção astral, pois de fato algo está se desprendendo do seu corpo físico.

Para entender melhor essa resposta, imagine que alguém está puxando o seu cabelo. Provavelmente, você vai tentar se esquivar da dor como um processo involuntário, certo? É exatamente esse tipo de reação que está acontecendo em forma de tremedeira e formigamento durante a tentativa de projeção astral. Tente manter o foco e abstrair dessas distrações, para que a sua projeção seja concluída.

Som de zumbido

Muitas pessoas que realizam a projeção astral também relatam ouvir um som geralmente de frequência constante, em forma de zumbido. Às vezes, este zumbido se assemelha a um apito ou ao som de uma chaleira com a água fervendo.

Em outras vezes, é possível ouvir um som mais grave, podendo ser até mesmo semelhante ao som de pessoas falando, como se fossem vozes do além.

No entanto, independente de como você esteja tendo experiências com estes sons, eles são, na verdade, provocados pela própria mente que está tentando controlar um processo involuntário que geralmente ocorre durante o sono.

Pressão na cabeça

Tentar projetar o seu corpo astral para viajar também pode gerar uma sensação de pressão na cabeça, quer seja como uma simples pulsação ou até mesmo a impressão de que alguém está segurando a sua cabeça. Tudo isto é mais um indício de que o seu caminho rumo à sua viagem astral está sendo bem-sucedido.

Este sintoma, quando vivenciado, acontece de maneira muito breve, então não se preocupe. Mantenha seu foco na sua intenção de fazer sua viagem astral e continue o processo de tomada de consciência.

Caindo, afundando ou flutuando

Você provavelmente já teve um “sonho” em que você estava caindo, afundando ou flutuando e, de repente, você acordou assustado. Este é, sem dúvida, o sintoma mais frequente experimentado por pessoas que se projetam astralmente. Durante o sono, o corpo astral se desprende do corpo físico, de maneira natural e não intencional.

Quando se tenta realizar o processo intencionalmente, muitas vezes, quando o corpo está prestes a ser projetado, muitas pessoas se assustam e acabam fazendo com que o corpo astral volte de maneira abrupta para o seu corpo.

Neste processo de retorno do corpo astral, o corpo físico responde como se fosse uma queda, parecida também com a sensação de estar numa turbulência numa viagem de avião. Tenha paciência e disciplina que em breve você realizará sua projeção astral.

Níveis de consciência na viagem astral

Homem saindo do corpo enquanto dorme

A projeção astral é um tipo de experiência fora-do-corpo voluntária, que se dá em três diferentes níveis: inconsciente, semiconsciente e consciente. Cada um destes níveis possui características próprias e muitas vezes descrevem estágios do desenvolvimento da viagem astral. Continue lendo para entender sobre eles.

Inconsciente

A viagem astral inconsciente, na verdade, não se trata de uma viagem astral e sim um tipo de experiência fora-do-corpo. Este tipo de experiência acontece com todos os seres todos os dias, durante o sono, e é definida simplesmente como um sonho.

No entanto, não é qualquer tipo de sonho. Para ser considerado como uma experiência fora do corpo inconsciente, o indivíduo não sabe que está sonhado. Em outras palavras, ele não consegue discernir se o que ele está vivendo é um sonho ou a realidade, como se fosse um personagem de um filme. O nível inconsciente acontece até mesmo quando não é possível lembrar ao acordar do que sonhou.

Semiconsciente

No nível semiconsciente, a pessoa não tem plena consciência de que está vivenciando uma experiência fora do corpo, sendo, portanto, um estágio intermediário entre a consciência e a inconsciência. Este estágio pode ser tanto o resultado de uma tentativa de praticar a viagem astral, como simplesmente decorrente de uma experiência fora-do-corpo realizada de maneira involuntária.

Neste nível, é importante lembrar que não se trata de um sonho lúcido, pois o grau de lucidez é parcial e diferente. Porém, diferentemente de uma viagem astral, não se tem o controle total dos eventos que estão acontecendo nesse tipo de experiência.

Consciente

O nível de viagem astral consciente é o grau máximo que praticantes deste tipo de experiência fora do corpo desejam alcançar. Quando você a realiza conscientemente, sua consciência se desdobra do seu corpo físico juntamente com o seu corpo astral.

Por ser o último estágio de viagem astral, ele é o mais difícil de ser atingido e exige muito tempo, paciência e dedicação para alcançá-lo. Até mesmo o nível de viagem astral consciente possui estágios diferentes.

Como mostraremos ainda neste artigo, existem técnicas eficazes que são comumente utilizadas para se alcançar o nível de viagem astral consciente. Antes de seguir com as técnicas, é importante, no entanto, aprender a discernir os diferentes tipos de projeção astral, os quais serão introduzidos a seguir.

Tipos de viagem astral

Desenho de viagem astral

A viagem astral é um fenômeno natural e, como tudo aquilo que é natural, se desenvolve em diferentes tipos. Seja em tempo real, involuntária, quase-morte ou voluntária, trataremos a seguir dos significados e diferenças destes diversos tipos de experiências fora-do-corpo.

Em tempo real

A viagem astral em tempo real geralmente ocorre durante o nível semiconsciente. Ela leva este nome, porque envolve eventos simultâneos que são testemunhados na realidade, enquanto dorme. Neste tipo de experiência, a pessoa que está fora do corpo serve como um expectador de tudo o que está acontecendo no ambiente ao redor do local onde ela está dormindo.

A esmagadora maioria das pessoas que praticam viagens astrais já tiveram esse tipo de experiência, geralmente quando elas nem mesmo sabem do que a viagem astral se trata. Por isso, esta é uma das experiências fora do corpo mais frequentes.

Involuntária

Quando se tem uma experiência fora-do-corpo involuntária, é possível depreender os eventos que estão acontecendo como se fossem um tipo de sonho. Este tipo de experiência é, como o próprio nome sugere, plenamente involuntária e muitas vezes é difícil se dar conta de que não se está acordado.

Quase-morte

A experiência de quase-morte, ou simplesmente EQM, é outro tipo de experiência fora-do-corpo. Este tipo de experiência engloba visões e sensações que são registradas durante situações de morte iminente, incluindo casos em que pessoas estão clinicamente mortas.

Durante uma EQM, existe a projeção da consciência para uma realidade além do corpo físico. Pessoas que passaram por elas descrevem sensações como desligamento do corpo físico, sensação de estar levitando, serenidade, segurança, calor, além de terem visto luzes ou entidades durante o processo.

Em alguns casos, existem experiências negativas que acabam gerando angústia e estresse. As EQMs são um fenômeno estudado tanto do ponto de vista espiritual quanto do ponto de vista científico. Em ambas as perspectivas, são consideradas como divisores de água na vida daqueles que as vivenciaram.

Voluntária

A experiência fora do corpo voluntária é, de fato, a projeção astral em si. Ela envolve a projeção da consciência para um plano ou dimensão além da percepção física. Por isso, quando a viagem astral é bem-sucedida, é possível viajar para outros mundo e realidades, além de encontrar pessoas e possuir diferentes habilidades como voar, flutuar ou até mesmo respirar debaixo d’água.

Para realizar este tipo de experiência, é necessário o estudo, além do uso de técnicas específicas como controle da respiração, meditação ou até mesmo exposição à influência de cristais, ervas, incensos ou ondas sonoras que facilitam o processo. Algumas destas técnicas comprovadas são descritas na seção seguinte.

Técnica de viagem astral da corda

Homem saindo do corpo enquanto dorme

A técnica de viagem astral da corda foi desenvolvida por Robert Bruce, fundador do Astral Dynamics e autor de diversos livros na área. Por ser bastante simples de ser praticada, já que envolve apenas seis passos, ela é uma das técnicas mais utilizadas por aqueles que desejam praticar a viagem astral. Aprenda a seguir.

Passo 1: Relaxamento

No primeiro passo, você deve praticar o relaxamento total do seu corpo. Para isso, num dia em que não esteja cansado, deite-se na sua cama, feche os olhos e inspire profundamente contando até 4, segure a respiração contando até 2, e expire contando até 4 novamente. Quando se sentir preparado, feche os olhos, mas tente não cair no sono.

Então, comece a tomar consciência do seu corpo. Comece sentindo os músculos dos dedos dos seus pés, sinta o seu pé, calcanhar, panturrilha, joelho, coxas, abdômen, mãos, braços, peito, ombro, pescoço, até finalmente chegar à cabeça. Tente relaxar todo o seu corpo durante o processo, estando sempre consciente sobre ele.

Passo 2: Vibração

Durante o processo de tomada de consciência dos músculos de seu corpo para relaxá-los, imagine que o seu corpo está emitindo uma vibração. Este é o passo 2. Durante o processo, tente sentir verdadeiramente a frequência do seu corpo pulsando e emitindo uma vibração que se assemelha à vibração de um celular.

Passo 3: Imaginação

Quando finalmente conseguir sentir o seu corpo vibrar, você pode prosseguir para o terceiro passo: a imaginação. Neste momento, é importante visualizar que existe uma corda pendurada acima do seu corpo. Visualize sua cor e espessura, para que então você possa dar continuidade a este exercício seguindo para o próximo passo.

Passo 4: Ação astral

Após visualizar a corda, é momento de tentar segurá-la com as suas mãos. No entanto, não é o seu corpo físico que será responsável por agarrá-la: você precisa imaginar que o seu corpo astral irá se desprender do seu corpo físico enquanto você a pega.

Em outras palavras: você deverá deixar seu corpo repousando sobre sua cama enquanto o seu corpo astral se liberta temporariamente dele. Não tente levantar o seu corpo físico durante essa etapa.

Passo 5: Escalada

Quando finalmente conseguir alcançar e segurar a corda com o seu corpo astral, é momento de senti-la para poder executar o passo 5: a escalada. Neste passo, você usará as suas mãos, uma de cada vez, para proporcionar a subida do seu corpo astral nesta escalada. Mais uma vez, não esqueça que o seu corpo físico deve se manter repousando durante a subida. O objetivo dessa escalada é você finalmente alcançar o teto.

Passo 6: Visualize-se

Ao alcançar o teto, é chegado finalmente ao sexto e último passo: o momento de visualizar-se. Quando você alcançar esta etapa, é sinal de que o seu corpo astral já saiu do seu corpo físico na sua primeira viagem astral.

Para verificar se seu corpo astral foi realmente projetado, é momento de olhar para baixo e visualizar o seu corpo físico dormindo bem abaixo de você. Neste estágio, você já pode começar a sua viagem, explorando os locais que você gostaria de visitar, de maneira consciente e voluntária.

Técnica de viagem astral Instituto Monroe

Desenho de viagem astral

Fundado por Robert Allan Monroe, responsável por popularizar o termo experiência fora do corpo, o Instituto Monroe é um centro de estudo especializado em pesquisas sobre estados alterados de consciência.

Devido à sua longa tradição na área de viagem astral, Monroe desenvolveu uma técnica eficaz para facilitar o processo, cujos passos são dados a seguir.

Passo 1: Relaxamento

Assim como na técnica da corda, o relaxamento é a etapa basilar da técnica do Instituto Monroe. Neste passo inicial, é importante encontrar um ponto de equilíbrio entre o corpo e mente, relaxando-os. Para isso, deite-se numa posição confortável, certifique-se de estar vestindo uma roupa apropriada para as condições climáticas locais e faça um exercício de respiração.

Inspire contanto até 4, segure a respiração contando até 2 e expire liberando o ar enquanto conta até 4. Tome ciência de cada parte do seu corpo, sentindo a superfície sobre a qual você está deitado, sentindo o tecido que o cobre, a roupa que o envolve e relaxe. Quando se sentir preparado, feche os olhos e continue com os exercícios de respiração.

Passo 2: Sonolência

Uma vez relaxado, você provavelmente sentirá uma sensação de sonolência. Este é o passo 2, que é decorrente do estágio de relaxamento do passo acima. Sinta esta mudança no seu corpo, nesse processo de transição entre o estado de vigília, no qual você está acordado, e o estado de sono.

Passo 3: Quase dormir

Quando a sensação de sonolência aumentar, tente se manter num estágio ainda intermediário, mas desta vez estando no passo 3, aquele que representa o estado de quase dormir. Ao atingi-lo, mude sua atenção para a sensação física causa pelo sono no corpo, mas mantenha mente ainda acordada.

Este é o processo chave para promover a separação destas duas entidades importantes: o corpo físico e o corpo astral, este último representado aqui como a consciência.

Passo 4: Foco no ambiente

Quando o foco na sensação provocada pelo sono no corpo físico e o estado de consciência da mente estiverem sido alcançados, é momento de direcionar a sua atenção para o ambiente que o cerca.

Ouça os sons ao seu redor. Foque na sua habilidade auditiva para perceber o que está ao seu redor, sem estar alerta, mas somente como uma maneira de manter a sua mente/ consciência desperta enquanto o corpo começa a se desligar,

Passo 5: Vibração

No antepenúltimo passo, após ter focado nos sons à sua volta, é chegado o momento de sentir a vibração do seu corpo. Tome consciência da frequência e da vibração que ele emite quando ele está no processo de adormecer. É importante deixar seu corpo relaxar, mas mantenha a sua mente consciente.

Passo 6: Imaginação

Quando conseguir sentir a vibração do seu corpo enquanto relaxa e mantém a sua mente consciente, é momento de ativar a sua imaginação, neste sexto e penúltimo passo. Nesta etapa, simplesmente imagine que o seu corpo astral está se desligando temporariamente do seu corpo físico.

É importante que nesta etapa você mantenha a concentração e não tente fazer a saída de maneira abrupta, ou você terá aqueles “sonhos” em que você está caindo. Visualize a saída do seu corpo ocorrendo lentamente, partindo da parte superior do corpo como a cabeça, pescoço e braços, para finalmente seguir para o tronco e os membros inferiores e você estar de pé.

Passo 7: Levitação

Agora que você está de pé, você pode fazer o sétimo e último passo: levitação. Nesta etapa, faça seu corpo astral se erguer de onde está e sair do seu corpo físico, de maneira que você esteja levitando sobre ele.

Quando isto ocorrer, você também poderá se enxergar dormindo e ver também todos os detalhes do ambiente em que você repousa. A partir deste estágio, você pode dar início à sua viagem astral e ir atrás daquilo que você deseja conhecer e explorar.

A viagem astral tem algum propósito?

Viagem astral em animação

Sim. A viagem astral tem vários propósitos, muitos dos quais variam de indivíduo para indivíduo. De maneira geral, pessoas que praticam a viagem astral desejam expandir a sua consciência e se conectar com algo que existe além da percepção dos 5 sentidos, ou seja, algo não físico.

A viagem astral permite que as pessoas estabeleçam contato com a sabedoria ancestral dos cosmos, acessando planos espirituais enquanto o seu corpo astral viaja.

O plano astral é um mundo intermediário entre a Terra e o Plano Divino e, através dele, é possível acessar esferas de realidades distintas e entrar em contato com entidades e espíritos que podem auxiliar o desenvolvimento espiritual e intelectual daqueles que os procuram.

Desta maneira, é possível ter acesso ao conhecimento Universal que, por sua vez, pode ser utilizado também para trazer mais luz e plenitude para a Terra, fazendo com que a sua experiência, bem como a experiência daqueles ao seu redor seja repleta e a melhor possível.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


meditação bem-estar

Artigos relacionados


O que significa sonhar com festa de casamento? Da amiga, grande, surpresa e mais!

O que significa sonhar com festa de casamento? Da amiga, grande, surpresa e mais!

Sabia que sonhar com uma festa de casamento indica sucesso nos relacionamentos? Descubra nesse artigo tudo sobre esse sonho e seus significados.


Sonhar que está grávida segundo o espiritismo: De menina, menino, gêmeos e mais!

Sonhar que está grávida segundo o espiritismo: De menina, menino, gêmeos e mais!

Os sonhos podem ser muito complexos e intrigantes, principalmente os sonhos com gravidez. Conheça inúmeros significados desse sonho para o espiritismo!


Meditação matinal: benefícios, como fazer e mais sobre a meditação da manhã!

Meditação matinal: benefícios, como fazer e mais sobre a meditação da manhã!

A meditação matinal é ótima para relaxar e aumentar o foco. Mas o que muita gente não sabe é que ela também promove o autoconhecimento. Descubra a seguir.


Meditação transcendental: origem, benefícios, cuidados e mais!

Meditação transcendental: origem, benefícios, cuidados e mais!

Você já ouviu falar em meditação transcendental? Leia agora tudo que você precisa saber sobre esta incrível técnica milenar.


O que é Metta Bhavana? Meditação, prática, objetivos, estágios e mais!

O que é Metta Bhavana? Meditação, prática, objetivos, estágios e mais!

A Metta Bhavana é uma meditação milenar que traz diversos benefícios para o indivíduo, pois ajuda ele a cultivar o "Amor Incondicional". Confira neste artigo!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!