O que é Feng Shui? Princípios, origem, o Baguá, benefícios e mais!

O que é Feng Shui? Princípios, origem, o Baguá, benefícios e mais!

Mais do que harmonizar ambientes, o Feng Shui é uma prática que proporciona mais bem-estar. Descubra no artigo como atrair mais positividade e viver melhor!


Índice

Significado geral do Feng Shui

Sala de estar.

O Feng Shui, prática chinesa de origem milenar, é um conceito colocado em prática ao redor de todo o mundo nos dias atuais. A partir de princípios relacionados à fluidez energética, os ambientes se tornam capazes de propagar os benefícios das escolhas adequadas de mobília, objetos e elementos da natureza.

Logo, o Feng Shui se conecta não apenas à energia dos cômodos mas, também, à conexão que ela tem com os moradores e seus respectivos papéis dentro da família. Quando algum elemento se desequilibra no lar, como o fogo, existe uma tendência maior a reações irritadas e falta de equilíbrio.

Por isso, é preciso entender como a filosofia do Feng Shui funciona e como adequá-la a espaços familiares, comerciais ou mesmo como usá-la para melhorias pessoais. Ao longo do artigo, você vai aprender como a prática atua, seus benefícios e curiosidades para aproveitar o melhor da energia dos ambientes a seu favor.

Feng Shui, origem e princípios

Sala de estar.

Afinal, o Feng Shui é baseado em princípios e em um simbolismo que envolve, acima de tudo, a vitalidade da natureza. Mais do que trocar móveis de lugar, os conceitos dizem respeito a uma melhor interação entre os elementos presentes nos lares, em contextos menores e maiores. A seguir, saiba como o Feng Shui surgiu e suas referências teóricas.

O que é Feng Shui

Em sua essência, o Feng Shui é uma arte milenar de origem chinesa, cujo objetivo é harmonizar os ambientes. Desse modo, é um método que lida diretamente com energia e as vibrações energéticas que vêm dos mais variados detalhes dos cômodos. Objetos, móveis e o posicionamento dos mesmos podem ser altamente favoráveis ou desfavoráveis energeticamente.

A filosofia existe há mais de 4 mil anos, e envolve mais do que as estruturas físicas presentes nos locais. A interação entre as pessoas e o ambiente em questão também tem impactos significativos quando se pensa em ações benéficas ou prejudiciais para projetos, o corpo e a mente dos indivíduos.

Seja água, seja vento

O nome Feng Shui vem do mandarim. Logo, seu som pronunciado imita as palavras vento e água, duas forças da natureza que direcionam o Chi, a energia material. Nesse sentido, a prática indica que os elementos naturais são muito mais do que decorativos em casas e ambientes de modo geral.

Isso porque o conceito de “seja água, seja vento” tem relação com a fluidez da energia Chi pelos espaços. Ela se move suavemente, como o ar, e cada objeto que existe no caminho a obriga a se moldar para continuar seu trajeto. Por essa razão, a disposição de itens é um pressuposto fundamental do Feng Shui.

A origem do Feng Shui

O Feng Shui surgiu na China, há mais de 4 mil anos. Originado nas planícies chinesas, o método era utilizado para aprimorar a fluidez da energia nos túmulos dos imperadores locais. O avanço e o aperfeiçoamento da conexão dos chineses com a energia serviu como um direcionamento para a manutenção da prática.

Assim, o Feng Shui passou a ser adotado também na construção das cidades do país, a fim de promover prosperidade. O fundamental é compreender que, para o Feng Shui, escolhas adequadas são determinantes para atrair sucesso ou má sorte, por exemplo. Em contextos amplos como o desenvolvimento do povo chinês, tais equívocos poderiam se tornar sinônimo de pobreza, miséria e fome.

Os 11 princípios

Uma vez que o Feng Shui funciona a partir da análise do ambiente, seus princípios abordam meios de tornar o lar um lugar melhor para se viver. Com o conhecimento das interações energéticas, fica mais fácil compreender como um ambiente consegue influenciar outro, o que pode facilmente criar barreiras para os moradores sem que eles percebam.

Alguns princípios podem ser colocados em prática com mudanças no estilo de vida, enquanto outros envolvem a construção e disposição dos cômodos em si. Confira:

- Não coloque espelhos de frente para a porta: quando isso acontece, a energia que entra na casa encontra um meio de ser rebatida de volta para fora;

- Evite quartos em cima de garagens: quartos e garagens próximos acabam misturando suas energias. Por se tratar do lugar onde se dorme, a integração com a energia caótica do ponto onde ficam os carros é prejudicial;

- Dar atenção ao fogão: cuidar do fogão é um meio de atrair abundância e dinheiro, conceitos simbolizados pelo eletrodoméstico. Ele também representa nutrição, o que reforça o valor de uma atenção reforçada no dia-a-dia;

- Tire aparelhos eletrônicos do quarto: eles costumam deixar a mente do ocupante agitada e confusa, o que vai na contramão do objetivo básico do cômodo, que é o relaxamento. Essa ação melhora a qualidade do sono e a interação com o cômodo;

- Mantenha a entrada da casa arrumada: a entrada do lar também é o ponto por onde entra a energia que vem de fora. Todo tipo de bagunça compromete a fluidez energética dos ambientes mas, na entrada, esse efeito é mais intenso. Para reorganizar o lugar, móveis estratégicos podem ser uma boa saída;

- Mantenha a cozinha limpa: a cozinha é um ambiente que, para o Feng Shui, simboliza amor e família. Cuidar dela é como cuidar de si e das pessoas amadas, sendo esse um dos princípios da prática;

- Jogue fora os itens quebrados, ou conserte-os: objetos danificados têm um impacto negativo na saúde dos ocupantes, segundo a crença milenar. Adequá-los ou substituí-los restaura a vibração energética equilibrada do espaço;

- Feche a porta dos banheiros livres: quando não estiverem em uso, mantenha as portas dos banheiros fechadas. Assim, a energia do ambiente não se mistura as demais áreas;

- Conserte os vazamentos em torneiras: quando as torneiras pingam, o Feng Shui sinaliza felicidade e abundância escorrendo junto com a água;

- Ocupe espaços vagos com plantas: as plantas são ideais para pontos de energia estagnada no lar. Utilize conscientemente espaços vazios para fazer a energia fluir livremente;

- Mantenha a pintura das paredes em dia: paredes com pinturas velhas e descascando não são um bom sinal para o Feng Shui, já que tudo o que está envelhecido ou desgastado bloqueia a energia.

Os tipos de Feng Shui

Escritório organizado.

Por se tratar de uma filosofia milenar, o Feng Shui foi se modernizando. Atualmente, existem diferentes abordagens que levam os ensinamentos chineses a variados grupos de pessoas ao redor do mundo. Mais ou menos tradicionais, todas levam em conta os princípios de harmonização e integração entre pessoas e o ambiente. Conheça os tipos de Feng Shui a seguir.

Escola do Chapéu Negro

A Escola do Chapéu Negro é uma vertente do Feng Shui que adaptou a doutrina chinesa aos parâmetros do mundo ocidental. Por isso, é uma escola bastante criticada, já que não usa as bases tradicionais do método como referência. De forma simplificada, a Escola do Chapéu Negro utiliza o baguá octogonal sobreposto à planta da casa para a aplicação do Feng Shui.

Entender quem é o homem para quem o local se destina é primordial para seguir os ensinamentos da escola. A partir disso, pode-se realizar as mudanças necessárias para mais qualidade de vida e bem-estar.

Escola dos elementos

A escola que usa os elementos como ponto de partida para a análise leva em conta as particularidades do mapa de cada indivíduo. Assim, em um lar onde haja pessoas com predomínio de determinado elemento, é possível fazer o balanço com a energia contrária. Para alcançar esse resultado, é preciso acrescentar ou remover objetos específicos dos ambientes, a fim de alcançar mais harmonia.

Escola da forma

Um especialista em Feng Shui, quando seguidor da escola da forma, busca equilibrar a energia do local com destaque para os detalhes. Formas, cores, texturas, tudo carrega um simbolismo que interfere na relação entre o indivíduo e o espaço. Como cada escolha tem um impacto, o planejamento do Feng Shui é bastante individual.

Bússola

Assim como o tradicional baguá, há um tipo de Feng Shui que utiliza as direções para nortear a distribuição dos móveis e objetos. Para isso, utiliza-se uma bússola, que indica os pontos ideais de colocação dos itens em um determinado espaço. A partir dessa análise, as mudanças são propostas para o morador.

Radiestesia

Existe um tipo de Feng Shui que se utiliza dos parâmetros da radiestesia para harmonizar os ambientes. A energia das pessoas interfere diretamente nos locais, e a técnica se baseia em gráficos radiônicos e outros materiais para representar os elementos-chave do Feng Shui. Ao equilibrar a energia dos moradores, a casa toda se beneficia.

O baguá e as áreas da vida

Quarto.

O baguá é parte fundamental do entendimento das premissas do Feng Shui, pois aproxima e conecta as diferentes áreas da vida de cada um. Ao colocá-las no mapa, se torna mais perceptível a forma como cada um deles interage com cores e elementos. O baguá é o ponto de partida para transformar espaços com o Feng Shui e harmonizar as emoções. Saiba, a seguir, quais os setores da vida presentes no mapa.

O que é o baguá

Para o Feng Shui, o baguá é um mapa com oito lados, cada um referente a um segmento da vida. Sua utilização mais indicada é a sobreposição do baguá em relação à planta baixa de uma casa, comércio ou mesmo de um único ambiente. A partir desse passo, um especialista consegue avaliar o que pode ser aprimorado no local.

Com o baguá, o Feng Shui é aplicado segundo o posicionamento dos guás e os assuntos tratados por cada um deles. O baguá é formado por oito trigramas, que são conjuntos de três linhas, contínuas ou fragmentadas. No caso das primeiras, a energia que predomina é a masculina (yang) e, nas últimas, a feminina (ying), que podem se apresentar nas três linhas ou mesmo em combinações.

Além disso, o baguá pode se apresentar em duas concepções: Céu Anterior e Posterior. O Céu Anterior apresenta uma configuração que considera a Terra e seu movimento sem a diferença de hemisférios e as estações do ano. Já o Posterior reflete todos os detalhes das estações e variações entre os polos do planeta, sendo o mais utilizado.

Guá do trabalho

No setor profissional, o guá do trabalho se conecta a jornada e carreira. Ativar esse guá alinha as relações com colegas de trabalho e impulsiona negócios bem-sucedidos, com direito a reconhecimento. Tem relação com atividades e contextos externos ao indivíduo, suas cores vão do azul escuro ao preto, seu elemento é água e seu cristal é o ônix.

Guá da espiritualidade e sabedoria

O espaço da casa ou cômodo que se encaixa no guá da espiritualidade pede o uso das cores azul, violeta e verde, além do elemento terra e da forma quadrada. O guá da espiritualidade e sabedoria que fala sobre autoconhecimento, intelecto e clareza mental nas suas mais variadas formas. O crescimento interior e a conexão com a espiritualidade também fazem parte do conteúdo abordado pelo guá.

Guá da família

O guá da família envolve os familiares e os ancestrais, o que remete às raízes de cada indivíduo. Para equilibrar essa área da vida, ao encontrar o espaço que corresponde à ativação do guá, é indicado investir na cor verde. O elemento do guá da família é a madeira, que de maneira subjetiva convida a refletir sobre vínculos e laços estabelecidos com a família. É o guá da harmonia no lar.

Guá da prosperidade

O guá da prosperidade, quando ativado, impulsiona riquezas e abundância. Para isso, equilíbrio é fundamental, com as finanças e despesas. Sua cor é roxo e o elemento madeira, potencializados pela forma retangular. Utilizar esses princípios na área identificada como compatível com o guá da prosperidade é o ponto de partida para a harmonia no segmento.

Guá do sucesso

Vermelho e fogo são a cor e o elemento do guá do sucesso. Aqui, não se fala apenas da harmonia que contribui para o sucesso financeiro: o desenvolvimento pessoal também importa. A realização é incentivada por meio da ativação do guá do sucesso no ponto correspondente na casa ou ambiente. A reputação é outro aspecto valioso, já que a posição e o reconhecimento são fundamentais.

Guá dos relacionamentos

Amor, confiança e receptividade são alguns dos sentimentos que devem existir para que as relações funcionem. O guá dos relacionamentos, quando equilibrado, traz harmonia entre os casais e amplia as possibilidades para quem procura um par. Suas cores são branco, rosa e vermelho, seu elemento é terra e sua forma harmônica é o quadrado.

Guá da criatividade

O guá da criatividade se relaciona ao impulso de criar e começar. Sentimentos como alegria, disposição e entusiasmo têm tudo a ver com o tema, que remete ao futuro e aos projetos de longo prazo. Por isso, também é o guá dos filhos. Seu elemento é o metal, e as cores indicadas são o branco e tons pastel, ideais para a ativação do guá da criatividade no lar ou na vida pessoal.

Guá dos amigos

Branco, cinza e preto são as cores relacionadas ao guá dos amigos e das viagens. Nele, o assunto são as pessoas que estendem a mão ao indivíduo, os conhecidos benfeitores. O equilíbrio do guá dos amigos envolve a ativação do elemento metal e da forma redonda. No caso das viagens, o Feng Shui ajuda a trazer segurança e novas possibilidades de expansão.

Guá da saúde

O guá da saúde se localiza no centro do baguá, pois se conecta a todas as áreas que aparecem nos oito lados do octógono. Assim, é um setor fundamental da vida do indivíduo e, mais do que saúde, vitalidade também faz parte dessa área. Sua cor é o amarelo e o elemento é terra, o que remete a flores e arranjos na tonalidade. Manter o setor organizado é fundamental para ativar esse guá.

Os benefícios da aplicação do Feng Shui

Sala de estar.

O uso do Feng Shui a favor de mais harmonia no lar é o ponto de partida para momentos repletos de aconchego e tranquilidade. É importante dormir bem e garantir áreas na casa específicas para descanso e relaxamento, impactando positivamente a saúde dos moradores e a relação dos mesmos com o ambiente. A seguir, saiba quais os benefícios da prática chinesa que podem ser facilmente sentidos.

Impactos na criatividade

Aprimorar o fluxo de energia vital e positiva da casa dá o impulso para quem busca melhorias na criatividade. Isso porque o foco e a concentração são valiosos para insights cheios de criatividade. Mais descansadas e com a capacidade de relaxarem na hora certa, as pessoas se tornam mais produtivas e as ideias surgem, de forma saudável e inovadora.

Melhorias no bem-estar

Quando a energia flui adequadamente pelos cômodos, ela se integra com as pessoas que vivem na casa, a diferença no bem-estar é perceptível, como um processo detox que vem de dentro para fora do corpo. Lares que canalizam energias positivas são fontes de sentimentos como cuidado, carinho, aconchego e tranquilidade, que impactam o bem-estar dos indivíduos.

Boas energias

A correta aplicação das bases do Feng Shui é capaz de fazer fluir energia positiva no lar e para quem vive nele. Além de atrair positividade, a prática chinesa usa referências e objetos capazes de mantê-la e propagá-la, já que os ambientes influenciam sentimentos, pensamentos e comportamentos. O benefício é sentido no dia-a-dia.

Sensação de paz

A paz interior e familiar é um dos benefícios da aplicação do Feng Shui no lar. Com a energia fluindo livremente e o uso consciente de ferramentas que atraem sentimentos como serenidade e equilíbrio, é simples ver a sensação de paz surgir e se manter no local. Utilizar o Feng Shui também possibilita evitar objetos e cores que despertem qualquer tipo de instabilidade.

Ambientes da casa que podem receber o Feng Shui e dicas

Sala de estar.

O Feng Shui é uma metodologia que envolve preceitos estabelecidos há milhares de anos, mas a intuição do morador tem papel fundamental para o equilíbrio do lar. Juntas, elas conseguem manter a identidade da casa sem abrir mão da criatividade e da ousadia. Todos os cômodos podem receber o Feng Shui, desde que com os respectivos cuidados. Confira dicas para colocar em prática sem dificuldade.

Relações do Feng Shui com a harmonia da casa

O princípio do Feng Shui é melhorar a fluidez energética do lar. Assim, cada detalhe dos ambientes tem relação com a força dos elementos, o que merece atenção. Em áreas com muita energia do fogo, por exemplo, as pessoas tendem a apresentar picos de irritação e podem ter oscilações frequentes de humor.

Por essa razão, o Feng Shui tem impacto direto na harmonia da casa. Ao equilibrar a energia e permitir que a mesma circule livremente, torna- se mais fácil adotar ferramentas estratégicas para atrair mais positividade. A arte chinesa de harmonizar espaços independe da proposta do cômodo: é preciso apenas levá-la em consideração antes de realizar as mudanças.

Feng Shui no quarto

Para o quarto, as cores importam para garantir a serenidade buscada no local. As cores frias e mais claras tendem a funcionar melhor, já que tonalidades quentes podem causar agitação e insônia. Idealmente, a cama deve estar ao lado de uma das paredes, e cabeceiras firmes atraem proteção.

No caso de televisões, é preciso um cuidado extra devido à energia do fogo propagada pelo eletrodoméstico. Ela deve estar em locais com boa circulação de ar e não deve refletir a cama. Do mesmo modo que espelhos, esse não é um bom ponto para que a televisão seja colocada. Caso não seja possível, cobrir a tela enquanto ela está desligada evita o efeito.

Feng Shui no quarto de casal

O quarto é, de modo geral, o ambiente para a renovação das energias. No caso dos quartos de casais, as peças decorativas devem sempre ser colocadas aos pares, como abajures e luminárias. Além disso, itens exatamente iguais criam duplas perfeitas, o que impulsiona a harmonia no relacionamento do casal.

A cama deve ter passagem pelos dois lados. Por isso, deixá-la encostada na parede não é uma boa opção segundo o Feng Shui. A cama também não deve ser refletida em espelhos, pois essa é uma das bases da prática chinesa. Prefira mantê-los dentro de guarda-roupas ou pontos do cômodo em que o móvel não apareça.

Feng Shui no quarto de solteiro

Harmonizar o quarto de solteiro segundo o Feng Shui pode ser uma boa oportunidade para atrair o relacionamento ideal. Para isso, a técnica sugere utilizar almofadas e outros objetos aos pares, e evitar excesso de objetos sobre a cama.

Uma atmosfera aconchegante sugere clima de romance, e o cômodo deve estar limpo e organizado. Presentes de relacionamentos passados também devem ser evitados, e conforto é a palavra-chave. Acima de tudo, o quarto é um ambiente para recarregar as energias.

Feng Shui no quarto de criança

Para os pequenos, altamente intuitivos, o ambiente pode ser mais calmo ou alegre, dependendo da proposta: dormir ou brincar. O espaço deve privilegiar a organização, e prateleiras e objetos sobre a cama ajudam a garantir mais segurança e proteção.

A cama, preferencialmente, deve se voltar para a porta sem que seus pés estejam virados exatamente para ela. Caixas e baús são aliados de um quarto infantil ainda mais organizado.

Feng Shui no banheiro

Um dos pontos mais relevantes da casa para o Feng Shui é o banheiro. O ambiente pode comprometer toda a energia da casa, sendo recomendado manter a porta e a tampa do vaso sanitário sempre fechadas. Além disso, reparos devem ser feitos assim que surgir algo quebrado, rasgado ou vazando. A posição dos banheiros em relação ao baguá pode ser otimizada com o uso adequado das cores e dos elementos.

No nordeste ou sudoeste, tons metálicos são ideais e, para o sul, tons terrosos. Ao norte, cores como azul e preto são as melhores, juntamente com um reforço do elemento madeira. Ao leste, velas reforçam o fogo, assim como tons quentes. Para banheiros construídos no oeste ou noroeste, tons terrosos e a energia do metal são indicados.

Feng Shui na sala

O fundamental para o Feng Shui na sala é que o ar tenha liberdade para circular. Assim, a energia das pessoas e do ambiente em si consegue se dissipar. Televisões e computadores são grandes fontes de energia do fogo, pois emitem calor, que pode ser compensado com o acréscimo de água ou metal.

A natureza é outra aliada da harmonia na sala, e o Feng Shui indica a colocação de plantas no cômodo. O fundamental é que a sala seja agradável.

Feng Shui na cozinha

A cozinha é um centro que distribui amor ao restante do lar. Mantê-la limpa é necessário, e revestimentos laváveis auxiliam nesse processo. Excesso de gordura e acúmulo de objetos são barreiras físicas à movimentação da energia e, caso esteja abarrotada, a cozinha impacta as emoções.

Com grande concentração da energia do fogo, é um cômodo que consegue equilibrá-la com o posicionamento adequado da geladeira, que representa o metal. Uma vez que ela guarda itens valiosos, é melhor mantê-la em uma área de fácil acesso. Os alimentos precisam estar em condições apropriadas de consumo.

Feng Shui na varanda

O lado externo da residência também merece atenção e pode ser facilmente adaptado para canalizar boas energias. O contato com a natureza pode vir por meio de plantas, flores e bebedouros para animais, que também embelezam o ambiente e podem protegê-lo. As cores, preferencialmente, devem levar em conta a proposta do cômodo, indo das relaxantes às mais alegres.

Para o Feng Shui, a decoração da varanda propõe equilíbrio quando os objetos simbolizam os cinco elementos. Não faltam opções versáteis e cheias de estilo para trazer cada um deles para casa, e peças como quadros são boas opções para harmonizar. Uma dica extra é não manter a varanda bagunçada ou cheia de pertences, pois a energia fica estagnada.

Objetos do Feng Shui utilizados na decoração

Quarto.

O uso de objetos no Feng Shui não é por acaso. A partir da energia que cada um deles simboliza, é possível tornar os locais mais equilibrados e compensar excessos danosos às pessoas e relações. Os itens trazem consigo o simbolismo da natureza e significados que remetem a diferentes áreas da vida. Saiba mais a seguir.

Bambu

O bambu, também conhecido como bambu da sorte, é um item de grande popularidade entre as pessoas que aplicam o Feng Shui em suas casas. Na verdade, trata-se de uma planta de origem africana, mas bastante popular no Oriente. Além da energia da própria espécie, há uma integração com outros elementos.

Por isso, o ideal é que ele seja dado de presente, plantado e com uma fita vermelha amarrada nele. A cor da fita representa o fogo, o caule da planta representa a madeira, a terra é a própria terra do vaso, a água é o recurso utilizado para regar e o metal é representado pelo vaso. Caso ele seja de outro material, como plástico, moedas chinesas podem ser colocadas junto à fita.

Buda da felicidade

Quando posicionado em pontos estratégicos, o Buda da felicidade é um poderoso aliado de prosperidade e sorte para quem mora na casa. Sorridente, esse tipo de figura do Buda ajuda a eliminar problemas financeiros. Uma boa dica é colocá-lo de costas para a porta com moedas ou grãos de arroz. O objeto funciona bem na sala ou próximo à entrada principal.

Cristal multifacetado

Os cristais com tamanho a partir de 40mm são os mais funcionais para equilibrar ou compensar possíveis desequilíbrios energéticos. São curativos e impactam na circulação da energia vital de toda a casa. Os melhores pontos para a colocação dos cristais multifacetados são o centro da casa, as janelas e o alto das portas.

Fonte de água corrente

Para o Feng Shui, a água é sinônimo de riqueza e fortuna. Água limpa e corrente também simboliza purificação, o que torna as fontes pontos significativos para o fluxo de energia vital do lar. Elas movimentam as energias negativas e substituem por positividade, impactando o bem-estar e a saúde dos moradores.

Além de ser um símbolo de limpeza, as fontes agregam a sensação de paz e relaxamento ao cômodo onde são colocadas. Versões compactas são ideais para espaços pequenos.

Sinos de vento

Os sinos de vento são um dos objetos que ajudam a transformar energia negativa em positiva, além de atraírem mais positividade. Seu som, bastante característico, também é uma fonte de boas energias para a casa. Os sinos funcionam dentro e fora de casa, em quintais, varandas ou mesmo na entrada.

Feng Shui e as plantas

Jardim organizado.

As plantas agregam as energias da madeira e da curativa cor verde ao local onde se encontram. Por isso, são um pilar das recomendações dos especialistas em Feng Shui para equilibrar os cômodos e casas. Porém, antes de apostar em vasos exóticos ou mesmo populares, é preciso saber como a natureza pode ajudar ou mesmo atrapalhar o Feng Shui. Confira:

Qual a relação entre o Feng Shui e as plantas?

As plantas são uma extensão da natureza dentro das casas. Por isso, tê-las por perto é um meio de encontrar mais relaxamento e positividade, já que as plantas são excelentes pontos na distribuição da energia. Escolher as espécies adequadas e posicioná-las em lugares estratégicos faz toda a diferença.

Além disso, o Feng Shui depende de cuidados com a planta. Por se tratarem de seres vivos, elas precisam estar devidamente nutridas. Para isso, é preciso escolher espécies que se adaptam às condições do ambiente, já que elas são capazes de drenar o local quando começam a morrer ou são deixadas de lado. Plantas naturais são as mais indicadas ou, então, as artificiais capazes de confundir as pessoas.

O mais recomendado é optar por plantas com folhas arredondadas, já que as pontiagudas costumam ser desafiadoras para a prática. Por possuírem grande carga de energia vital, são indicadas para renovar o lar e mesmo proteger os moradores. Mais do que isso, o resultado pode ser esteticamente harmônico e trazer uma cara nova a casa.

Plantas para a prosperidade

As espécies mais indicadas para alavancar a prosperidade da casa são aquelas que crescem para cima ou dão frutos, por exemplo. A espécie dinheiro em penca é uma das queridinhas dos especialistas em Feng Shui, pois ajuda a atrair mais prosperidade. A planta jade e os antúrios são outros, assim como o girassol. Todas elas simbolizam riqueza, fartura e sucesso.

Plantas para todos os cômodos da casa

Para o Feng Shui, existem plantas que são como uma proteção para quem mora na casa, elas conseguem filtrar o ar, aumentar a positividade e eliminar energias negativas que bloqueiam o sucesso. Em relação aos cômodos, há espécies para todos com as mais variadas finalidades. O essencial é adequar a planta ao ambiente respeitando as necessidades dela. Regá-las também ajuda a harmonizar a energia.

Plantas para afastar energias negativas

Existem espécies com a capacidade de transmutar energia negativa em positiva, recarregando a vibração do ambiente em que estão. Entre elas, estão a popular samambaia, o lírio da paz e a avenca, plantas que conseguem melhorar o fluxo energético. Por essa razão, devem preferencialmente ficar em locais com boa circulação de ar, evitando também que fiquem sobre a cabeça das pessoas.

Plantas para relacionamento e amor

A árvore da felicidade é uma ótima planta para impulsionar o Feng Shui a favor dos relacionamentos. Com macho e fêmea no mesmo vaso, contrapõe as energias ying e yang e fortalece o amor. Já as rosas podem ter sua energia potencializada em números pares e nas cores rosa ou vermelha, invocando afeto e paixão. A orquídea tem o mesmo significado, trazendo beleza e encantamento ao local.

Plantas da sorte

Para atrair sorte e boas vibrações, o bambu da sorte é uma das espécies mais lembradas. Ele representa a união dos elementos do Feng Shui, sendo um coringa na aplicação da filosofia. O girassol simboliza a fé e absorve muita energia solar, espalhando boas vibrações para a casa, o conhecido trevo de quatro folhas é outra planta indicada, devido à sua raridade.

Plantas para a entrada, banheiro e lavabos

O bambu da sorte e as suculentas são boas alternativas para a entrada das casas, que é o centro por onde a energia vital entra e se espalha. Ainda adaptando os preceitos do Feng Shui aos cômodos, plantas como antúrios, jiboias e zamioculcas são viáveis para áreas mais úmidas e menos iluminadas, como banheiros e lavabos. Afinal, mesmo eles merecem um contato a mais com a natureza para momentos de relaxamento.

As cores no Feng Shui e os guás

Poltrona amarela.

Segundo o Feng Shui, cada guá tem uma cor que é poderosa para ativá-lo. Mais do que isso, a percepção das cores envolve efeitos terapêuticos e psíquicos, criando efeitos que também dependem de fatores culturais e sensoriais. Não é segredo que diferentes tonalidades instigam reações positivas ou negativas, o que dá a elas grande relevância na prática chinesa. Veja como as cores e guás interagem.

Amarelo e o guá da saúde

O amarelo é a cor que vibra alegria e vida aos ambientes onde aparece com destaque. É uma tonalidade associada, inconscientemente, à comunicação e à estabilidade do elemento terra, o mesmo do guá da saúde. Representa poder, riqueza e estimula a concentração.

Para o Feng Shui, ela pode ser usada em áreas como salas ou escritórios, onde geralmente os projetos são conduzidos, ou na cozinha, onde as pessoas se reúnem. A energia do amarelo também é indicada para uso ocasional relacionado a estudos, por exemplo, já que incentiva o foco. A parte do cômodo relacionada ao guá da saúde também se potencializa com o uso da cor.

Azul e o guá da espiritualidade

Sinônimo de harmonia, paz e tranquilidade, o azul ainda traz particularidades em suas nuances. O escuro remete ao oceano profundo e seus mistérios, enquanto o azul claro remete a um ar angelical. Em todos os casos, a intuição é despertada juntamente com o inconsciente. É uma cor indicada para relaxamento e bem-estar.

O guá da espiritualidade e da sabedoria se potencializa com tons de azul, justamente pela conexão com o que não pode ser visto. Por isso, o Feng Shui sugere investir na cor a partir do baguá e, ainda, em espaços de estudo, meditação, na sala e nos quartos.

Verde e o guá da família

Verde é, tradicionalmente, a cor da cura. Seu vínculo com o elemento terra propicia a expansão da natureza, das flores e frutos também em sentido figurado. Assim, é a cor dos projetos, dos inícios e do progresso feito quando surge o insight para seguir adiante.

O guá da família é simbolizado pelo verde e pelo elemento terra, um convite a utilizar a cor nos espaços que se conectam com o guá. Para cômodos, o Feng Shui indica o verde para simbolizar novos ciclos, seja em um novo lar ou no mesmo. A cor pode ser aplicada por meio de plantas, trazendo frescor.

Roxo e o guá da prosperidade

O roxo é conhecido por ser a cor que denota autoridade, importância e respeito. É uma tonalidade de grande profundidade subjetiva, instigando reflexão, emoções despertas e a profundidade da conexão com a essência. O uso do roxo ativa a intuição e desbloqueia o sucesso.

O guá da prosperidade se beneficia com o uso da cor, que funciona também em ambientes que demandam relaxamento e conexão. Por isso, ambientes de leitura e meditação são viáveis com diferentes tons de roxo, especialmente os mais claros. Em paredes escuras, a cor pode ter o efeito contrário, por isso deve ser usada com cuidado.

Vermelho e o guá do sucesso

Para o Feng Shui, o uso do vermelho no guá do sucesso pode funcionar com a cor presente apenas nos detalhes. Essa recomendação é válida para todos os cômodos, de modo que não é preciso abrir mão do vermelho pela intensidade dele. Seu uso incorreto pode afetar o humor e causar certa instabilidade.

É uma cor que traz paixão e entrega aos espaços. Quente e poderosa, é uma cor forte e marcante, que sugere poder aos indivíduos pela conexão com o elemento fogo. É uma cor a ser evitada em locais que precisam de uma atmosfera relaxante.

Rosa e o guá dos relacionamentos

A cor indicada para o guá dos relacionamentos é o rosa. Ela também é uma boa opção para áreas de transição e quartos, em tonalidades que vão do claro ao escuro. A energia yang, masculina, é presente no vermelho e surge de forma mais discreta no rosa, tornando a cor alegre e menos intensa.

O rosa sugere harmonia, afeição e certa jovialidade. É a cor do amor, felicidade e romance, sendo uma fortalecedora das possibilidades do guá dos relacionamentos. É um tom que mistura o material e o imaterial. Para evitar dúvidas na hora de usar, itens decorativos podem transformar os ambientes.

Cinza e o guá dos amigos

Neutro e coringa, o cinza é a mistura de cores e sensações opostas. O equilíbrio trazido pelo cinza é perfeito para o guá dos amigos, já que tem a ver com harmonia e solução de atritos. Por se tratar de uma tonalidade sóbria, não agrada a todos. No entanto, pode ser combinada com detalhes charmosos em outras cores.

Além disso, suas tonalidades têm profundidades diferentes e podem ser combinadas com criatividade. O cinza é moderno, marcante e pede atenção para compor ambientes, pois seu excesso pode causar tristeza e desânimo.

Preto e o guá do trabalho

O preto é símbolo de sofisticação e elegância. Relacionado ao intelecto e à inteligência, é uma cor que funciona bem no guá do trabalho, ainda que nos detalhes. Por ser difícil de combinar e instigar o pessimismo, o preto pode ser combinado com outras cores sem perder seu ar clássico e moderno.

A conexão com a carreira faz do preto uma alternativa para bibliotecas, estúdios e escritórios. A combinação com tonalidades neutras é uma opção para quem não gosta de muitas cores e quer unir o preto aos benefícios do Feng Shui.

Branco e o guá da criatividade

O branco simboliza paz, perfeição e integração, já que une as demais cores. Embora pareça sem vida, é indicado para o guá da criatividade porque estimula expansão e impulsiona o fluxo da energia vital. Deve ser usada com certa cautela para evitar excessos que se transformam em ansiedade.

A cor pode ser usada em detalhes e locais pequenos, que se tornam mais amplos. O branco ainda remete a purificação, pureza e limpeza, funcionando em cozinhas, banheiros e lavabos. Usado com sabedoria, é indicado para todos os espaços.

O aspecto da casa exterior reflete como estamos interiormente, segundo o Feng Shui?

Sala de estar.

O Feng Shui é a arte milenar chinesa que utiliza as forças da natureza e das cores para atrair mais equilíbrio aos ambientes e moradores. Com adequações simples, a energia vital encontra mais espaço para fluir, atraindo e mantendo sensações como aconchego e tranquilidade. Também é possível equilibrar os elementos presentes para despertar prosperidade, amor e mais.

O lar é uma extensão do indivíduo. Assim, ambientes e casas abarrotados, mal cuidados e com problemas como vazamentos ou rachaduras indicam a necessidade de cura de quem mora no local. De fato, para o Feng Shui, o aspecto do lugar onde se mora é como um guia das áreas da vida que podem ser amplamente beneficiadas com a prática.

Acima de tudo, o Feng Shui apresenta meios de otimizar a relação dos indivíduos com o ambiente. Trata-se de uma filosofia de empoderamento, que mostra o tempo todo o quanto cada um é responsável pelas próprias escolhas. Se algo não funciona ou apresenta necessidade de cura, o Feng Shui é amplamente indicado.

Autor deste artigo

Sou jornalista, apaixonada por comunicação, esportes e pela infinidade do universo. Tenho 31 anos, sou praticante de yoga, não vivo sem livros e acho que a troca é o que há de mais importante entre as pessoas. Acredito que tudo é energia e, cada vez que fazemos o nosso melhor, contagiamos todos ao nosso redor.

Palavras-chave relacionadas


bem-estar

Artigos relacionados


O que significa sonhar com festa de casamento? Da amiga, grande, surpresa e mais!

O que significa sonhar com festa de casamento? Da amiga, grande, surpresa e mais!

Sabia que sonhar com uma festa de casamento indica sucesso nos relacionamentos? Descubra nesse artigo tudo sobre esse sonho e seus significados.


Sonhar que está grávida segundo o espiritismo: De menina, menino, gêmeos e mais!

Sonhar que está grávida segundo o espiritismo: De menina, menino, gêmeos e mais!

Os sonhos podem ser muito complexos e intrigantes, principalmente os sonhos com gravidez. Conheça inúmeros significados desse sonho para o espiritismo!


14 orações para emagrecer e perder a barriga rápido: Confira!

14 orações para emagrecer e perder a barriga rápido: Confira!

Saiba agora quais são as 14 orações mais poderosas para emagrecer e use a ajuda divina para obter o corpo (e saúde) que tanto sonha! Acesse e descubra!


Sonhar com pneu vazio: de carro, bicicleta, moto, caminhão e mais!

Sonhar com pneu vazio: de carro, bicicleta, moto, caminhão e mais!

Sonhar com pneu vazio demonstra como está a sua energia no momento e alguns aspectos da sua personalidade. Saiba todos os detalhes neste artigo!


O que significa sonhar com terra preta? De cemitério, no vaso e mais!

O que significa sonhar com terra preta? De cemitério, no vaso e mais!

A terra preta é cheia de nutrientes que são ótimos para plantio, por isso, sonhar com terra preta pode significar fertilidade. Veja abaixo.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.