O que é o Gato da Sorte? O Maneki Neko, características, cores e mais!

O que é o Gato da Sorte? O Maneki Neko, características, cores e mais!

O Gato da Sorte é um dos amuletos mais populares do mundo e suas características o tornam tão especial. Conheça o Maneki Neko, suas lendas, significados e mais!


Significado geral do Gato da Sorte

Maneki neko.

O Gato da Sorte ou Maneki-Neko é um dos amuletos mais tradicionais do Japão. O gato que acena pode ser visto nas lojas, restaurantes e comércios no geral, sempre ao lado da caixa registradora. Pois, acredita-se que esse talismã com a pata levantada atrai dinheiro, prosperidade e bons clientes.

No entanto, dependendo da posição da pata que está levantada, traz um significado diferente. Se a pata esquerda estiver levantada, atrai bons clientes; mas, se for a pata direita, irá atrair boa sorte e prosperidade. As cores do Gato da Sorte também são determinantes para atingir seus objetivos.

Ao longo deste artigo, serão mostradas as lendas que deram origem ao Maneki-Neko, eventos históricos, maneiras de usá-lo como decoração e onde é possível encontrar esse talismã que traz tantas felicidades para quem o possui. Para saber tudo sobre o Gato da Sorte, continue a leitura.

O gato da sorte, significado, características e usos na decoração

Maneki neko.

Conheça, neste tópico, quais são as características e o significado de um dos amuletos mais populares do Japão e do mundo: o Gato da Sorte ou Maneki-Neko. Aprenda também como usá-lo na decoração da sua casa ou comércio, além de escolher o gato ideal para o seu objetivo. Confira a seguir.

Maneki-Neko, o Gato de Sorte

Maneki-Neko, o Gato da Sorte, surgiu no Japão, no período Edo (1602 a 1868), e o amuleto se originou através da raça de gatos milenar Bobtail. A tradução para Maneki-Neko é literalmente “o gato que acena”, pois acreditava que ele acenava para as pessoas. No entanto, o gato estava apenas se limpando ou brincando.

Os gatos são animais sensíveis e ao menor sinal de perigo, mas eles estão sempre em alerta. Por isso, os seus gestos são entendidos como um presságio ou um sinal, por exemplo. Não se sabe ao certo como e quando a estátua foi feita. No entanto, existem muitas lendas e histórias que garantem que o gato de Sorte é um amuleto poderoso para conquistar seus objetivos.

O significado do Gato da Sorte

O Gato da Sorte tem um significado muito importante para os japoneses e chineses. Eles acreditam que o Maneki-Neko possa trazer abundância financeira, prosperidade e boa sorte. O amuleto é muito utilizado para atrair os clientes para os seus comércios, restaurantes ou no ambiente de trabalho, para proteger as finanças.

Contudo, além de atrair riqueza, o Gato da Sorte atrai boas energias, melhora os relacionamentos, protege contra as más energias e de doenças. Logo, o Maneki-Neko se tornou um objeto extremamente essencial para se ter em casa, junto com você ou nos lugares que é preciso ser protegido.

Características da figura

O Maneki-Neko é a estátua de um gato, geralmente são brancos, e estão com uma das patas levantadas, têm olhos grandes e rosto arredondado. Outra característica herdada do período em que se originou é que na época os gatos eram caros e, para não perdê-los, se usava o hi-chiri-men (tecido de luxo vermelho) junto com um sino em volta do pescoço.

Além disso, o gato da Sorte possui várias versões, e a mais tradicional é o gato com uma pata levantada e com a outra pata segura uma moeda de ouro, o Koban. Ao se popularizar, é possível encontrar o Maneki-Neko de diferentes tamanhos, formas e cores, cada um servindo para atingir um objetivo pessoal. Além disso, dependendo de qual pata estiver levantada, terá um sentido diferente.

O significado do posicionamento das mãos

A posição das patas do Maneki-Neko possui significados e finalidades diferentes. Se o gato da sorte estiver com a pata levantada, irá atrair bons clientes e manter boas relações. A pata direita levantada serve para atrair prosperidade, fortuna e boa sorte.

Há, também, o Maneki-Neko com as duas patas levantadas. Essa versão é mais difícil de ser encontrada, porém simboliza proteção, sorte, abundância financeira e atrai pessoas. Além disso, quanto mais alta a pata estiver levantada, mais dinheiro e clientes são atraídos.

O significado das cores

As cores do Maneki-Neko também tem uma forte influência sobre o que se deseja atrair para a sua vida e seu comércio, que são: 


  • Branco: Alegria, purificação e atrai boas energias;

  • Preto: Protege contra as más vibrações e maus espíritos;

  • Verde: Atrai sorte para quem está estudando;

  • Vermelho: Atrai proteção contra doenças;

  • Rosa: Sorte no amor e nos relacionamentos;

  • Dourado: Atrai fortuna e bons clientes;

  • Azul: Para proteger os motoristas;

  • Colorido: É considerado o que mais atrai sorte.

O significado do que veste ou segura

O Maneki-Neko, geralmente, é adornado com uma coleira vermelha com um pequeno sino, muito utilizado na época por damas da corte para vigiar o gato. Como estatueta, é comum o gato da sorte segurar um Koban (moeda do período Edo). No entanto, era uma moeda de pouco valor, e no Maneki Neko o koban vale dez milhões, isso significa que é apenas um símbolo para atrair fortuna.

Além disso, há exemplares do Maneki-Neko segurando um martelo mágico, que representa dinheiro e riqueza. Uma carpa, que simboliza boa sorte e prosperidade, e uma bola de gude que atrai dinheiro. Acredita-se ser uma bola de cristal que está associada à sabedoria.

O dia do Maneki-Neko

O dia do Maneki-Neko é celebrado no dia 29 de setembro, com diversos festivais espalhados pelo Japão, como, por exemplo, na cidade de Mie, Seto, Shimabara e Nagasaki. No entanto, o dia do gato da sorte também é comemorado em outras datas dependendo do local.

A data foi escolhida por causa de um trocadilho numérico. O nove é ku, em japonês. Setembro, que é o mês nove, se transformou em kuru, que representa o verbo chegar. O número dois é chamado de futatsu e paga-se somente a primeira sílaba, fu. Desse modo, vinte e nove vira fuku, que significa sorte, prosperidade e riqueza. Assim, 9.29 simboliza kuru fuku, que a grosso modo significa "A sorte que vem através do gato da felicidade".

Como usar o Gato da sorte na decoração

O Gato da sorte, além de trazer sorte, prosperidade e boas energias, é uma peça decorativa muito elegante e que pode ser usada em qualquer ambiente. No entanto, é indicado que coloque o Maneki-Neko em um ponto alto para que fique em evidência; e de frente para a entrada, seja da sua casa ou do seu estabelecimento comercial.

Existem muitas variedades de Maneki-Neko para enfeitar a sua casa ou o seu negócio, é possível encontrar o Gato da Sorte feito de cerâmica, porcelana e alguns modelos eletrônicos, onde o gato mexe as duas patas. Outra maneira de usar o Maneki-Neko é por meio de chaveiros, cofrinhos ou porta-chaves.

Bobtail, a raça “Maneki-neko”

Acredita-se que a raça bobtail surgiu por volta de 1600, no período Edo, e a sua facilidade para caça de ratos e pestes o tornou um animal tão popular e valorizado. O Maneki-Neko é da raça de gatos Bobtail e se diferencia por seu rabo, que parece um pom-pom. Contudo, essa característica é devido a uma mutação genética.

A raça bobtail é uma das mais tradicionais do Japão e são felinos inteligentes e muito dóceis. Adoram interagir com seus donos, brincar na água e de fácil convivência com outros animais, principalmente com os cães.

Lendas, eventos históricos e origem do Gato da Sorte

Maneki neko.

Há muitas lendas que contam como o Gato da Sorte surgiu. No entanto, histórias reais e imaginárias se confundem, causando mais mistérios por trás do surgimento do Maneki-Neko. A seguir, conheça algumas lendas e eventos históricos e a origem do Gato da Sorte.

A lenda do gato do Templo Gōtoku-ji

A história que é contada diz que, no Templo Gōtoku-ji, vivia um monge e sua gatinha. Certo dia, um nobre homem se abrigou debaixo de uma grande árvores próximo ao templo, durante uma forte chuva. De repente, a atenção do homem se voltou para a gatinha que parecia acenar para ele.

Intrigado, ele foi de encontro a gata e, ao se afastar do seu abrigo, um raio caiu sobre a árvore. A partir daí, o homem entendeu que o gesto salvou a sua vida e passou a dar donativos para o templo, onde ele se tornou próspero e visitado por todos da região. Além disso, o nobre ordenou que fosse feita uma enorme estátua por gratidão à gata.

A lenda do santuário de Imado

Segundo a lenda, morava, em Imada, no período Edo, uma senhora junto com seu gatinho. Passando muitas dificuldades financeiras e sem ter o que comer para ela mesma e para o gato, então, ela decidiu doá-lo para que ele não morresse de fome. Ao se deitar, ela pediu aos deuses ajuda para que saísse daquela situação e sonhou com o seu gato.

Durante o seu sonho, o gato a orientou a fazer estátuas de barro com a sua imagem, pois traria sorte. Na manhã seguinte, a senhora produziu a estátua e, ao notar seu gato lavando a cara, ela decidiu moldar o gato com a pata levantada. A anciã conseguiu vender a primeira imagem e muitas outras. A partir disso, ela prosperou e viveu sem dificuldades.

A gueixa e o gato

A gueixa era uma linda jovem cheia de talentos e vivia com o seu gatinho. Muito dócil e companheiro, adorava brincar com a moça. Enquanto a gueixa estava vestindo o seu quimono, o gato pulou e rasgou toda a sua roupa.

Achando que a gueixa estava sendo atacada, um homem se aproximou e com a sua espada cortou a cabeça do gatinho. Contudo, apesar da triste situação, o corpo do gato caiu sobre as garras de uma cobra que estava prestes a atacar a moça. Desolada por perder seu gatinho, ela ganhou de seu cliente uma estátua do seu gato.

Eventos históricos e a sorte trazida pelos gatos

Há muitos eventos ao longo da história que comprovam a sorte que os gatos trazem. No período Edo (1602 a 1868), o Imperador ordenou que os gatos fossem soltos, pois a sua habilidade de caça poderiam controlar os roedores e outras pragas que estavam assolando a agricultura e a sericultura do país.

Mesmo após a indústria têxtil decair, no Japão, os gatos se tornaram animais sagrados que dão sorte e acreditam que eles podem sinalizar para algum perigo dependendo dos seus gestos. Assim, a estátua do Gato da sorte passou a ser considerado como um amuleto que traz prosperidade e com a pata levantada chama os clientes para os comércios da cidade.

Com o passar do anos, o Maneki-Neko se tornou um talismã indispensável nas lojas, nos restaurantes, e principalmente nas casas. E para cada finalidade é possível encontrar a estátua em diferentes cores e posições das patas.

Origens no período Meiji e expansão nos anos 1980-1990

Durante o período Meiji (1868 a 1912), as estátuas do Maneki-Neko se popularizou. E com a intenção de expandir o amuleto para outros países, o governo criou uma lei, em 1872, que proibia qualquer talismã que fazia referência a algo obsceno. Para substituir esses adornos, o Maneki-Neko foi colocado em todos os lugares e rapidamente se espalhou por toda Ásia.

Entre 1980 a 1990, muitos japoneses migraram para os Estados Unidos e levaram consigo a sua cultura e seus costumes. A era “Cool Japan” ajudou a difundir ainda mais a presença do Maneki-Neko no ocidente.

Onde é possível ver exemplares de Maneki-Neko

Maneki neko.

O popular Maneki-Neko se espalhou ao redor do mundo e ganhou museus e templos em sua homenagem. Por isso, você verá a seguir onde é possível ver exemplares do Gato da Sorte. Veja a seguir.

Museu de Arte Manekineko em Okayama (Japão)

Em Okayama, o Museu de Arte Manekineko conta com mais de 700 estátuas do gato da sorte. Além disso, é possível encontrar diversos exemplares do período Meiji em diferentes materiais e formatos.

Manekineko-Dori Street, em Tokoname (Japão)

A Manekineko-Dori Street (rua do gato que acena) está situada em Tokoname, onde é possível encontrar várias estátuas do gato da sorte espalhados por toda a rua. Além disso, para homenagear o Maneki-Neko, foi construído na cidade uma estátua gigante, com cerca de 3,8 metros de altura e 6,3 metros de largura.

Museu do Gato da Sorte, em Cincinnati (Estados Unidos)

Popular ao redor do mundo, o Maneki-Neko ganhou o Museu do Gato da Sorte, em Cincinnati, nos Estados Unidos. Lá, é possível encontrar mais de duas mil imagens desse amuleto da sorte, além de várias atividades para interagir com o felino.

O Gato da Sorte na cultura popular

Na cultura popular, o gato da sorte está presente em diversos produtos midiáticos, na moda e na arte. Um exemplo é o anime de Hayao Miyazaki, Reino dos Gatos, em que o personagem principal ganha uma recompensa por salvar um gato.

Além disso, quem joga com o Meowth, representado por um gato com uma moedinha em cima da sua cabeça no jogo do Pokémon, ganha dinheiro a cada batalha vencida. Portanto, o Maneki-Neko ou gato da sorte, se tornou não só um amuleto que traz riqueza e prosperidade, e, sim, uma figura que faz parte do nosso cotidiano.

Além do Gato da Sorte, quais outros amuletos são populares no Japão?

Maneki neko.

Assim como em outras culturas, o Japão possui uma infinidade de amuletos que acreditam trazer sorte, proteção, prosperidade e felicidade. Além do Gato da Sorte, como foi apresentado ao longo deste artigo, existem muitos outros amuletos populares.

O Daruma é um boneco feito de papel machê, conhecido também como Bodhidharma. Os seus olhos não são pintados, pois é necessário fazer um pedido pintar um dos olhos e quando o seu objetivo se concretizar pode preencher o outro olho. No entanto, a superstição diz que o boneco deve ser ganhado.

Outro amuleto muito popular é o Omamori, significando “proteção”, são saquinhos que dentro contém uma benção. Ainda, o Akabeko é um brinquedo para as crianças que as protege contra doenças. Também, o Tsuru é considerado uma ave sagrada, no Japão, por viver até mil anos. Segundo a lenda, se fizer mil tsurus em origami, seus pedidos serão atendidos.

Por fim, esses foram alguns exemplos, porém existem vários outros amuletos que são tão importantes quanto para o povo Japonês.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


cultura sorte nomes

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

O dente de leão é a planta dos desejos e está associado a várias lendas e histórias. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Conhecida pela sua beleza e pelo fato de ser rara, a rosa azul traz uma simbologia espiritual muito importante e não deve ser ignorada. Confira os significados!


Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Existem vários símbolos que remetem ao amor. Será que você conhece todos eles? Leia o artigo e confira o significado de cada um!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.