O que é o Reiki Xamânico? Símbolos, fundamentos, aplicações e mais!

O que é o Reiki Xamânico? Símbolos, fundamentos, aplicações e mais!

O Reiki Xamânico é uma terapia holística que por meio de práticas milenares indígenas equilibra os chakras em busca da cura integral. Leia e conheça!


Significado geral de Reiki Xamânico

Aplicação de reiki

O Reiki é uma terapia holística que, por parte da conexão do terapeuta com as energias universais superiores, se vale da imposição de mãos para transmitir energia vital e equilibrar as energias do consulente, promovendo a cura em diversos níveis do ser - físico, espiritual, mental e sutil, pois alinha os centros de energia, os chakras.

O Reiki Xamânico é uma prática que, assim como o Reiki tradicional, também utiliza a canalização da energia pelas mãos, com acréscimo de diversos aspectos da cultura indígena e da sabedoria milenar do Xamanismo, como o uso de ervas medicinais, cristais, defumações, música tradicional, entre outros.

Neste artigo vamos conhecer um pouco mais sobre o Reiki Xamânico, seus fundamentos, aplicações, indicações, benefícios, variações e símbolos. Confira!

Reiki Xamânico, inspirações, fundamentos e aplicações

Aplicação de reiki nos pés

O Xamanismo é, para muito além de práticas religiosas, uma filosofia de vida em sintonia total com a natureza. O Reiki Xamânico é uma forma de harmonizar as energias e curar diversos aspectos do ser que estão em desequilíbrio com as forças da natureza, causando doenças, transtornos e outros males físicos, psíquicos e espirituais.

Vamos entender como surgiu essa técnica, quais seus fundamentos, vantagens, inspirações e benefícios, a seguir!

O Reiki Xamânico

O Reiki Xamânico une as forças dos quatro elementos que são as manifestações do equilíbrio da natureza para harmonizar física e espiritualmente o indivíduo. Ainda, se vale de símbolos de cura, instrumentos de poder, oscilações cósmicas, as direções sagradas e outros símbolos e práticas ancestrais xamânicas.

Essa terapia sintoniza o consulente com o seu eu interior, elevando o bem estar e estabelecendo o equilíbrio energético. É um tratamento complementar para solução de questões de ordem psíquica - como depressão, ansiedade, crises de pânico - e alívio de doenças de ordem física - como enxaquecas, fibromialgia, hipertensão, entre outras.

Inspiração da Vertente

Inspirada na filosofia de vida Xamânica, que entende o ser humano como parte da natureza, essa vertente do Reiki inclui vários elementos da cultura e sabedoria ancestral indígena que não estão presentes no Reiki tradicional, como chocalhos, cristais, tambores, símbolos de cura, entre outros para criar estímulos sonoros e canalizar e transmitir energia.

Apesar de contar com elementos ritualísticos, essa prática não possui nenhuma relação religiosa, tampouco se caracteriza como um ritual, mas sim como técnica adotada pelo terapeuta com auxílio de símbolos milenares para manipulação eficaz de energia a ser transmitida para o consulente.

Xamanismo, o encontro com o mundo interior

O Xamanismo é a jornada espiritual de autocura, que em sintonia com o equilíbrio e sabedoria da Mãe Natureza, busca a partir de ferramentas de cura ancestrais a harmonia das energias e ciclos para um melhor viver. É a prática espiritual e filosófica mais antiga da humanidade, se mesclando à sua história.

Muito além do que se acredita, o Xamanismo não se resume à religiosidade, afinal possui seu surgimento a partir da observação do homem à natureza, seus ciclos e mistérios, conectando-se ao macrocosmos. É um conjunto de práticas espirituais milenares de expansão da consciência, e mergulho em seu próprio universo.

Fundamentos da técnica

Segundo Mikao Usui, criador do Sistema Reiki, "Reiki é a arte de convidar a felicidade". São cinco os princípios da técnica, chamados de Gokai, que auxiliam o consulente a encontrar o caminho para a satisfação pessoal. Eles são:

- Não sinto raiva;
- Não me preocupo;
- Sou grato;
- Faço meu trabalho honestamente;
- Sou bondoso e amoroso com todos os seres vivos.

É indicado repetir esses preceitos ao menos duas vezes por dia, através da fala ou pensamento, todos os dias. Manter a energia no presente é a chave para alcançar a felicidade e dissolver a tristeza, a depressão, a ansiedade, o estresse e manter-se livre de tudo que impede a evolução pessoal e espiritual.

Como é aplicado

O Reiki Xamânico é aplicado pessoalmente, mas pode ser enviado também à distância. É indicado que o consulente use roupas claras e confortáveis, para melhorar a receptividade das energias e para que a pessoa se sinta bem.

Durante a sessão, o terapeuta, que deve ser iniciado nas técnicas do Reiki Xamânico, irá utilizar alguns instrumentos tradicionais indígenas que facilitam a canalização e manipulação da energia vital.

A queima de ervas medicinais, cristais, uso de aromas e instrumentos musicais como chocalhos e tambores são comuns durante a prática, uma vez que geram energia que será transmitida com maior facilidade para o paciente. Ainda, algumas outras práticas podem ser incluídas, como o encontro dos animais de poder, limpeza da aura, cura ancestral e assim por diante.

Vantagens do Reiki Xamânico

Muitos são os benefícios do Reiki Xamânico, uma vez que restabelece as energias vitais do indivíduo, assim como direciona para uma vida equilibrada em sintonia com a natureza. Todas as pessoas, de todas as faixas etárias podem aproveitar das vantagens que essa técnica proporciona, mesmo que não exista nenhuma doença ou desequilíbrio consciente.

Não é preciso estar adoecido para buscar pelas vantagens do Reiki Xamânico, já que além de auxiliar no tratamento de distúrbios físicos e mentais, essa terapia melhora a autoestima, o autoconhecimento, desbloqueia a criatividade e a alimenta a felicidade e a gratidão.

Reiki Xamânico e saúde espiritual

Além de beneficiar os quadros de adoecimento físico e psíquico, o Reiki Xamânico também beneficia a saúde espiritual. Isso porque trabalha diretamente nos centros de energia, os chakras, que quando em equilíbrio trazem um estado de harmonia e bem-estar, com a energia fluindo livremente.

Por conta disso, o Reiki Xamânico auxilia na busca por uma vida leve, espiritualizada e serena. Ainda, aumenta a qualidade de vida do consulente, proporcionando saúde, coragem, criatividade, autoconhecimento, bom humor, amor incondicional, compaixão, integração, conhecimento, honestidade, intuição, e abertura da consciência universal.

Benefícios gerais do Reiki Xamânico

Muitos são os benefícios que o Reiki Xamânico proporciona, tais como:

- Limpeza do corpo físico e sutil;
- Abertura da consciência universal e individual, em conexão com seu mundo interior e autoconhecimento;
- Equilíbrio psíquico e emocional, realização da alma;
- Facilita a comunicação, a sinceridade com suas emoções e criatividade;
- Evidencia qualidades de amor incondicional, harmonia, paz, empatia e compaixão;
- Aumento do poder e vontade pessoal, autocontrole, energia e bom humor;
- Favorece a busca pelo prazer transcendental, assimilação de novas ideias, tolerância;
- Ativa habilidades de coragem, paciência, segurança e determinação;
- Auxilia na cura e prevenção de doenças e distúrbios psicossomáticos;
- Eliminação de bloqueios e crenças limitantes;
- Compreensão e integração com os ciclos da natureza.

Reiki Xamânico e a proteção do organismo

O Reiki Xamânico não só reequilibra o que está em desordem, mas protege e mantém o equilíbrio das energias vitais, mantendo-as em fluidez e harmonia. Por fluir nos centros de energia, essa terapia remove bloqueios e repara o que está danificado, dissolvendo as energias discordantes e agressivas.

Quando se recebe o Reiki Xamânico, o corpo se fortalece, assim como a mente é revitalizada para alcançar a paz e a felicidade em detrimento dos sentimentos, pensamentos, ações, crenças e hábitos nocivos.

As variações do Reiki Xamânico

Aplicação de reiki

Dentro do Reiki Xamânico existem três variações: o Ma'Heo'o Reiki, o Reiki Xamânico Estelar e o Amadeus Reiki, que compartilham a mesma visão de encontro com a natureza e seus ciclos, mas que possuem seus sistemas de crenças únicos, assim como alguns métodos e símbolos particulares.

Vamos conhecer um pouco de cada uma dessas variações e compreender como as energias são transmitidas. Continue a leitura!

Ma'Heo'o Reiki

A palavra Ma'Heo'o, do idioma nativo norte americano Cheyenne, significa Grande Espírito. Essa vertente do Reiki Xamânico combina os elementos Terra, Ar, Fogo e Água com o Grande Espírito para recobrar o equilíbrio e promover a saúde física, espiritual e psíquica. Leva o consulente a conhecer seus totens, seu animal de poder e seu nome sagrado.

O Ma'Heo'o Reiki se baseia nas práticas de cura da Mãe Terra, combinando ensinamentos do Reiki com os procedimentos xamânicos dos povos Cheyenne. Tem seu foco na restauração do equilíbrio entre todos os elementos naturais do corpo com a Mãe Terra e o Grande Espírito.

Reiki Xamânico Estelar

O Reiki Xamânico Estelar é a junção da energia cósmica universal com a energia dos quatro elementos, dos símbolos de cura e da força vital pessoal. Seu princípio básico é o amor incondicional que transmuta, equilibra e transforma o ser em um canal de amor e luz.

Segundo essa vertente, quanto mais a consciência é despertada, maior será a transformação, mais intensa se torna a capacidade de se ajudar e ajudar a todos no planeta. O Reiki Xamânico Estelar soma a energia do Reiki com a energia Xamã - relacionada aos elementos e conhecimentos tradicionais dos nossos antepassados.

Amadeus Reiki

O Reiki Xamânico Amadeus é um sistema de cura e ascensão inspirado na tradição Tupi-Guarani, cuja conexão cósmica se dá pela energia de amor de Tupã. É um sistema de transmissão de energia a partir da canalização e imposição de mãos muito ritualístico, que utiliza símbolos como intensificadores energéticos.

A maioria de suas técnicas envolve a visualização com a terceira visão e a imposição de mãos e baseia-se na passagem de energia através de um canal criado entre o homem, a Mãe Natureza e Tupã, para comunicação direta com os espíritos que habitam os Seres Cósmicos e da Natureza.

Reiki, benefícios, quando não fazer e impactos na gravidez

Aplicação de reiki

O Reiki Xamânico é uma prática que alia os preceitos do Reiki tradicional a práticas milenares de cura indígena a partir da relação próxima com a natureza. Mas e o Reiki tradicional, como funciona? Veremos a seguir sobre o Reiki, seus benefícios e alertas para quando não usar. Veja!

O que é Reiki

O Reiki é uma técnica criada no Japão, que permite que os centros energéticos, ou chakras, sejam alinhados e equilibrados a partir da imposição de mãos e meditação de seus cinco preceitos: não sentir raiva, não se preocupar, sentir gratidão, trabalhar com dedicação e ser gentil. Se baseia na transferência da energia vital do terapeuta ao paciente.

É uma técnica de terapia holística que pode ser usada de maneira complementar para tratar estados psíquicos e doenças como depressão, ansiedade, dores crônicas, insônia, reduzir quadros de estresse, entre outras. O terapeuta, ou reikiano, posiciona as mãos sobre o corpo do paciente para mudar a oscilação energética e harmonizar os chakras.

Principais benefícios

Dentre os inúmeros benefícios que essa técnica proporciona se destacam:

- Diminuição do estresse e da ansiedade, uma vez que propicia uma sensação de relaxamento e bem-estar, a partir de técnicas de respiração e meditação;
- Auxilia no tratamento da depressão, pois alinha os centros de energia vital que trabalham o humor, a alegria, a determinação, a criatividade, a coragem, a paz, o equilíbrio emocional, entre outros;
- Alívio de dores crônicas, uma vez que harmoniza os chakras que são associados às glândulas e órgãos do corpo e a partir do relaxamento alivia estados de tensão e fadiga muscular;
- Alivia os sintomas da insônia, pois é capaz de aumentar a liberação dos hormônios serotonina e endorfina, que afastam a insônia;
- Melhora a qualidade de vida, já que libera tensões emocionais e realiza uma limpeza mental e física.

Benefícios durante a gravidez

Não existem contra indicações para a prática do Reiki, pois é uma terapia suave que promove o relaxamento e a tranquilidade, pontos importantes para a gestação, que geralmente vem acompanhada de inseguranças e temores.

O Reiki é muito benéfico na gravidez, já que auxilia no controle da ansiedade e estresse, diminuindo a produção de hormônios nocivos como a adrenalina e o cortisol, que aumentam a pressão arterial, pré-eclâmpsia e elevam o risco de um parto prematuro. Porém, deve ser feita com cautela, em sintonia com o terapeuta que irá orientar.

Quando não fazer

O Reiki é uma terapia suave e sem contra indicações. No entanto, não se deve substituir os tratamentos convencionais e medicações, mas sim trabalhar em conjunto para a melhoria do quadro de maneira geral. Quando há algum sintoma, é indicado procurar um médico mesmo que já esteja em terapia com Reiki ou qualquer outra terapia holística.

O Reiki auxilia no equilíbrio dos centros energéticos, mas quando eles já estão desequilibrados há um tempo, podem gerar doenças psicossomáticas ou sintomas que devem ser controlados também de maneira clínica. Uma coisa não anula a outra, mas sim complementa.

Ainda, a terapia com Reiki deve ser aplicada com cautela em caso de gravidez, cirurgias invasivas recentes ou cortes profundos. Quando existem essas circunstâncias, o terapeuta saberá indicar a melhor forma de proceder.

Símbolos do Reiki e significados

Aplicação de reiki no busto

Os símbolos do Reiki são ferramentas que possuem o poder de conectar as pessoas através de visualização, intenções e ativação aos fluxos de energia vital do Universo. O Reiki tradicional de Mikao Usui possui três símbolos, aos quais foram incorporados novos pelos mestres com o decorrer do tempo.

Esses símbolos são de extrema importância para auxiliar o reikiano a se conectar e concentrar as energias nos campos energético, emocional, físico e mental. Vamos conhecer esses símbolos e quais significados carregam. Leia!

Cho-Ku-Rei

O Cho-Ku-Rei é um símbolo de proteção, pois previne a fuga energética e é usado para incutir ou reforçar a energia. É a energia vital universal, luz divina, aqui e agora, início ou entrada de luz, estágio de geração. É definido como o interruptor de luz.

É o primeiro símbolo sagrado e significa em essência "colocar todos os poderes do Universo aqui". É usado pelo terapeuta para conectar-se à energia Reiki e intensificar seu poder sempre que for necessário durante a prática.

Sei-Hei-Ki

Sei-Hei-Ki representa o processo alquímico de purificação e limpeza, é o símbolo da cura emocional e transmutação das energias negativas em positivas. É harmonia e proteção, e representa a conexão entre Deus e o homem.

Ele ajuda a trazer à tona as raízes dos problemas, inseguranças, medos e desequilíbrios. Permite o alcance do equilíbrio entre sonho e realidade, razão e emoção.

Hon-Sha-Ze-Sho-Nen

Hon-Sha-Ze-Sho-Nen, em um de seus significados, é "nem passado, nem presente, nem futuro”. Age principalmente no âmbito mental, favorecendo o funcionamento e equilíbrio da mente, a grande geradora das instabilidades emocionais que refletem psíquica e fisicamente.

É o símbolo que o reikiano utiliza para mandar energias através do tempo e do espaço, podendo romper com traumas e karmas e ligações de tempo com o passado e o futuro.

Dai-Koo-Myo

O Dai-Koo-Myo é um símbolo que tem seu fluxo energético focado no campo espiritual, e conecta o paciente com a energia divina. Um de seus significados é "Que a Consciência Divina brilhe sobre mim e seja minha amiga” .

Este símbolo carrega um nível de sabedoria ilimitada através da manifestação da divindade sobre o plano físico, intensificando a captação da energia Reiki e ampliando e acelerando os efeitos dos outros símbolos.

Quem pode aplicar as técnicas de Reiki Xamânico?

Aplicação de reiki na cabeça

Para aplicar o Reiki, tanto o tradicional quanto o Xamânico, é necessário ter concluído ao menos o primeiro nível do curso para estar habilitado a trabalhar como terapeuta na área. Afinal, é preciso que o reikiano esteja possua um autoconhecimento profundo e trabalhe aspectos primordiais como o perdão, a relação com a natureza, entre outros.

O terapeuta precisa encontrar equilíbrio primeiro em suas próprias energias para ser um condutor da energia divina universal aos pacientes. Ainda, quando se trata do Reiki Xamânico, é necessário conhecer profundamente os ritos e tradições, assim como estar sintonizado com a natureza e seus ciclos.

Autor deste artigo

Meu mapa astral diz que sou altamente criativa, artística e sensitiva. Claro, não só de definições astrais vivemos, posso dizer que minha alma é tão antiga quanto o Universo, e bem, não tem como mensurar o Universo em palavras.

Palavras-chave relacionadas


meditação bem-estar

Artigos relacionados


O que significa sonhar com festa de casamento? Da amiga, grande, surpresa e mais!

O que significa sonhar com festa de casamento? Da amiga, grande, surpresa e mais!

Sabia que sonhar com uma festa de casamento indica sucesso nos relacionamentos? Descubra nesse artigo tudo sobre esse sonho e seus significados.


Sonhar que está grávida segundo o espiritismo: De menina, menino, gêmeos e mais!

Sonhar que está grávida segundo o espiritismo: De menina, menino, gêmeos e mais!

Os sonhos podem ser muito complexos e intrigantes, principalmente os sonhos com gravidez. Conheça inúmeros significados desse sonho para o espiritismo!


Meditação matinal: benefícios, como fazer e mais sobre a meditação da manhã!

Meditação matinal: benefícios, como fazer e mais sobre a meditação da manhã!

A meditação matinal é ótima para relaxar e aumentar o foco. Mas o que muita gente não sabe é que ela também promove o autoconhecimento. Descubra a seguir.


Meditação transcendental: origem, benefícios, cuidados e mais!

Meditação transcendental: origem, benefícios, cuidados e mais!

Você já ouviu falar em meditação transcendental? Leia agora tudo que você precisa saber sobre esta incrível técnica milenar.


O que é Metta Bhavana? Meditação, prática, objetivos, estágios e mais!

O que é Metta Bhavana? Meditação, prática, objetivos, estágios e mais!

A Metta Bhavana é uma meditação milenar que traz diversos benefícios para o indivíduo, pois ajuda ele a cultivar o "Amor Incondicional". Confira neste artigo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.