Exu Capa Preta na umbanda: das almas, encruzilhadas, oferendas e mais!

Exu Capa Preta na umbanda: das almas, encruzilhadas, oferendas e mais!

Descubra tudo sobre a história de Exu Capa Preta, uma das entidades mais importantes da umbanda, e também mais temida. Saiba tudo sobre ele no artigo!


Significado geral do Exu Capa Preta

capa preta

Ao longo do tempo Exu Capa Preta acabou tendo a sua imagem e seu trabalho atribuídos ao mal. Tanto por sua vestimenta quanto por seu trabalho noturno, foi associado à morte e ao lado negativo da vida.

No entanto, tal pensamento é completamente contrário ao que essa entidade pratica. Apesar disso, sua história possui várias versões difundidas. Algumas delas ajudam a propagar a ideia de que Exu Capa Preta é uma entidade do mal.

Se você deseja descobrir quem é Exu Capa Preta de verdade, continue a leitura deste artigo. Dessa maneira, você vai conhecer a história dessa entidade controversa e os significados da sua vestimenta. Além de ter informações sobre como recorrer ao poder de Exu Capa Preta. Veja a seguir.

Quem é o Exu Capa Preta

exu capa preta

Exu Capa Preta é uma entidade sábia e prestativa, que também é conhecida por outros nomes como Exu Capa Preta das Encruzilhadas e Exu Capa Preta das Almas. Por sua vez, sua imagem também é ligada a São Cipriano.

Sua história é bastante controversa e cheia de versões que envolvem a Igreja Católica, além de alquimia e magia. E, por sempre se vestir de preto e usar capa e cartola, Exu Capa Preta acabou sendo associado ao mal. No entanto, ele tem como atributos a justiça e a capacidade de prever o futuro. Veja mais sobre ele, na sequência.

Outros nomes e ligação com São Cipriano

Exu Capa Preta é também é conhecido por outros nomes. Entre eles estão: “Exu Capa Preta das Almas”, “Senhor Capa Preta”, “Tranca Ruas da Capa Preta”, “Exu Capa Preta das Encruzilhadas" e “Musifin”. Alguns religiosos o ligam a São Cipriano, que tinha aproximação com a religião e a magia. Além disso, escreveu o livro da "Capa Preta".

Exu Capa Preta também é vinculado ao bode preto. Assim, é preciso salientar que a cor preta representa as emoções humanas mais baixas, bem como a noite representa a morte e coisas negativas. Por essa razão foi feita a associação negativa com essa entidade.

Significado da capa e da cartola de Exu

A capa preta e a cartola são acessórios característicos de Exu Capa Preta. Portanto, é natural que estejam associados à sua imagem. A cor preta de seus acessórios está ligada à absorção de energia, enquanto a cartola funciona como filtro e defesa de coroa. Assim, o médium fica a salvo quando o incorpora, além de filtrar as energias que vêm do alto.

Por sua vez, a capa é como um manto que funciona como uma defesa, quebrando trabalhos e demandas. Assim, como a cartola, a capa protege o médium, além disso, auxilia na limpeza de campos e pessoas, na ocultação e revelação de magias malignas, entre outras coisas.

A história do Exu Capa Preta

Existem muitas histórias sobre Exu Capa Preta. Uma delas é a de que, quando encarnado, foi um padre da Igreja Católica. Outra crença comum sobre a história de Exu Capa Preta é a de que ele foi uma espécie de conde. E como era rico, ele pôde se dedicar a estudar e praticar alquimia, magologia e magia negra.

Por ter acumulado tanto conhecimento sobre magia, ficou conhecido como um bruxo poderoso. E apesar de ser frequentemente associado ao mal, Exu Capa Preta nos ajuda a quebrar os feitiços malignos e a sair da escuridão.

Atributos do Exu Capa Preta

Coragem, que vibra pela cor vermelha por dentro de suas capa preta. Exu Capa Preta é um dos senhores da justiça e do julgamento de almas. É ele que julga as almas que mexeram com magia com objetivos malignos. Sua capa é um símbolo de poder. Por isso, é temida no plano astral.

Exu Capa Preta também pode prever o futuro e revelá-lo ao consulente. Ele utiliza um punhal, presente de Ogum Naruê, um dos senhores da magia e da quebrada de demanda. É esse punhal que protege os seus devotos.

Perfil de médiuns (Cavalos) que incorporam a entidade

Os médiuns que incorporam o Exu Capa Preta, nos terreiros de umbanda e quimbanda, também são conhecidos como "cavalos". São pessoas que possuem fortes conexões com a noite. Assim, são fascinados por questões que envolvem ocultismo e mistério.

Além disso, os médiuns que trabalham com Exu Capa Preta se vestem de preto, já que a entidade se veste dessa forma. Embora os não médiuns não consigam ver. É comum que os médiuns usados pela entidade usem capas, cartolas, bengalas, ternos pretos e pedras pretas. Ou seja, se caracterizam como magos.

Exu Capa Preta das Encruzilhadas

Exu Capa Preta nas encruzilhadas é uma das falanges de Exu. Desta forma, as falanges são como agrupamentos de espíritos que trabalham para um determinado orixá. Assim, cada falange cuida de um aspecto diferente da vida humana. Sendo assim, o Exu Capa Preta das Encruzilhadas atua nas áreas da abundância e fartura, bem como na do sucesso e das oportunidades.

Por conta do nome “Exu Capa Preta das Encruzilhadas” a maioria das pessoas acredita que ele só trabalha na encruzilhada. No entanto, seus trabalhos não são feitos apenas nesse local.

Exu Capa Preta das Almas

A falange Exu Capa Preta das Almas é responsável por auxiliar na cura de doenças. Também é ele que nos ajuda a enfrentar e superar as dores e adversidades da vida. Diante disso, são muitos os relatos de casos de curas milagrosas de doenças no Brasil que são atribuídas a Exu Capa Preta das Almas.

Inclusive, os relatos incluem cura de doenças físicas e também psicológicas. Portanto, se estiver necessitando de apoio para enfrentar doenças ou necessitando de cura para você ou algum familiar, não deixe de recorrer ao Exu Capa Preta das Almas.

O Exu Capa Preta para a umbanda

exu na umbanda

Assim como os humanos, na umbanda, os espíritos seguem uma organização. Sendo assim, O Exu Capa Preta é o coordenador de uma falange.

Por sua vez, essa falange é composta por falangeiros, espíritos missionários. Entre eles o Exu Capa Preta das Encruzilhadas e o Exu Capa Preta das Almas.

Exu Capa Preta para a quimbanda

Na quimbanda, Exu Capa Preta é uma entidade que pode ser atribuída ao bem e ao mal. Assim, ele atua de maneira a mediar o bem e o mal. Portanto, é possível ver o Exu Capa Preta atuando de duas formas. Ou seja, em algumas situações é possível ver um lado do Exu Capa Preta que engana e pratica maldades para obter oferendas, por exemplo.

Já em outras, ele usa seus poderes de mago para influenciar os reinos animal e vegetal. Portanto, ao recorrer a Exu Capa Preta esteja ciente que ele é um entidade que tem inclinações de bondade e também de maldade.

Falanges do Exu Capa Preta

As falanges são grupos de espíritos que trabalham juntos sob a ordem de um determinado orixá. Assim como outras entidades, o Exu Capa Preta também possui as suas falanges. E cada uma delas é encarregada de um aspecto da vida humana.

Sendo assim, Exu Capa Preta das Encruzilhadas é encarregado da abundância, fartura, sucesso e oportunidades. Já o Exu Capa Preta das Almas atua na cura de doenças. Mas ele também atua de forma a passar as dores e as provações.

Portanto, na hora de recorrer a ajuda de Exu Capa Preta, escolha a falange que atua com a sua necessidade.

A divisão das Falanges na umbanda

Na umbanda, os espíritos trabalham em grupos, chamados de falanges. E cada falange é coordenada por um orixá. Então, as falanges seguem uma hierarquia. Assim, os diretores são os orixás: Oxalá, Iemanjá, Oxum, Iansã, Ogum, Xangô, Oxóssi, Ibejada e Exú.

Os orixás são muito poderosos, por isso não incorporam nos médiuns. Assim, são os colaboradores, ou seja, espíritos missionários que trabalham para o orixá que incorporam. São eles: os Pretos Velhos, os Baianos, os Marinheiros, os Ciganos, os Caboclos, os Boiadeiros, os Exus e Pombogiras e as crianças ou Ibejada.

Assim, o Exu Capa Preta das Encruzilhadas e o Exu Capa Preta das Almas são falanges trabalhando para Exú.

A divisão dos Exus na umbanda

Assim como os demais orixás, os Exus também possuem as suas falanges, sendo assim, os Exus se dividem em: Exus de Cemitério ou calunga pequena, Exus de Encruzilhadas e Exu de Estrada. Todos são chefes de falanges. Os Exus de Cemitério trabalham para Omulú e são muito sérios.

Já os Exus de Encruzilhadas, como o Exu Capa Preta nas encruzilhadas, servem a todos os Orixás. Por sua vez, os Exus de Estrada, trabalham com outros espíritos. São muito zombeteiros. Também é preciso esclarecer que um espírito mais evoluído pode optar por trabalhar na estrada.

Composição das linhas de trabalho na umbanda

Na umbanda, as falanges ajudam a organizar os processos. Dessa forma, existe uma hierarquia que precisa ser seguida e obedecida. Assim, há os espíritos diretores, os coordenadores e os trabalhadores. Desta forma, os espíritos diretores são os orixás. Por serem muito poderosos, eles não incorporam.

Já os espíritos coordenadores são os chefes de falange. E por fim, temos os trabalhadores ou falangeiros. Eles são os que incorporam. E, à medida que vão evoluindo, os falangeiros podem se tornar chefes de falange. Portanto, os falangeiros são espíritos missionários que atuam em nome de um orixá, como Exu Capa Preta.

Pontos e oferendas de Exu Capa Preta

oferenda

Para obter a ajuda de entidades, é comum fazer oferendas. Por isso, se você enfrenta alguma dificuldade ou situação em que precisa da ajuda de Exu Capa Preta, você pode recorrer a oferendas a ele. Além disso, você também pode utilizar o Ponto do Senhor Capa Preta ou o Ponto ao Exu Capa Preta. Também há a prece de renovação e a oração ao Exu Capa Preta. Veja mais, a seguir.

Ponto do Senhor Capa Preta

"Tambor bateu a meia noite. Meu corpo todo arrepiou. Saudei Exú na Encruzilhada. Seu Capa Preta então chegou.
Com seu punhal e sua cartola. Seu Capa veio trabalhar. Vem desfazer toda demanda. E proteger este congá.

Laroyê, Laroyê, Laroyê Pra Exú. Já chegou Capa Preta afilhado de Omulu Laroyê, Laroyê, Laroyê pra Exú guardião dos meus caminhos, enviado por Ogum.
Tambor bateu à meia noite. Meu corpo todo arrepiou. Saudei Exú na Encruzilhada. Seu Capa Preta então chegou.

Com seu punhal e sua cartola. Seu Capa veio trabalhar. Vem desfazer toda demanda. E proteger este congá.
Laroyê, Laroyê, Laroyê Pra Exú. Já chegou Capa Preta afilhado de Omulu Laroyê, Laroyê, Laroyê pra Exú guardião dos meus caminhos, enviado por Ogum".

Ponto ao Exu Capa Preta

"Ao ver exu na encruza
Com ele não se meta
É ali que ele trabalha
O reino é de Capa Preta.

Com faca de dois gumes
Não convém brincar
Exu da Capa Preta
Vamos respeitar.

Capa Preta no reino
É uma beleza
Eu nunca vi um exu assim
Ele é madeira que não dá cupim".

Oferendas ao Exu Capa Preta

Qualquer entidade gosta de receber oferendas e com o Exu Capa Preta isso não é diferente. Então, para pedir que ele te auxilie em seus caminhos, não deixe de fazer uma oferenda a ele.

Assim, os ingredientes que não podem faltar nas oferendas dedicadas a Exu Capa Preta, são: um pedaço de veludo preto, bifes de carne bovina temperada com cebola roxa e pimenta do reino, três ovos cozidos, folha de mamona roxa com farofa de dendê e para finalizar azeitonas pretas.

Deixe a oferenda junto à árvore mais alta que você encontrar. No entanto, nunca peça algo que vá prejudicar outra pessoa ou vá contra o sagrado.

Oração ao Exu Capa Preta

pessoa rezando

Para buscar conexão e pedir proteção, você pode usar a Oração do Exu Capa Preta. Além da oração, existe a Prece de Renovação. E quando se sentir perdido, você também pode recorrer à mensagem de Exu Capa Preta.

Prece de renovação

"Salve Compadre!
Salve Exu Capa Preta!
Peço que me livres de todas as tentações.
Orientai-me em todas as decisões.

Dai-me forças para alcançar meus objetivos.
Dai-me a sobriedade para persistir em meus objetivos.
Peço a paciência para eu perdoar meus inimigos e perseverança para eu sobreviver em todas as situações difíceis.

Peço que me vitalize na fé para resistir e vencer.
Dai-me, compadre, a esperança e a certeza do retorno.
Peço, também, que, com sua capa, ilumine meus caminhos e conforte-me sempre... Laroyê Exu!"

"Quando te sentires na escuridão, que Oxalá te cubra com seu manto de luz; Se o fogo da ira te invadir, que as águas doces de Oxum te acalentem; Para as negras nuvens da desilusão, Iansã emanará seus ventos e o sol brilhará; Quando fores injustiçado, Xangô pesará sua balança, e as pedras rolarão enterrando tua dor;

Durante a árdua batalha da ansiedade, Ogum te vestirá de forte armadura e lhe empunhará sua espada a teu favor; Se a solidão bater em teu espírito, Iemanjá te banhará em suas águas salgadas e levará tudo para o fundo do mar; Se fores ferido na alma, Oxóssi te cobrirá com todas as ervas da cura; Quando tiver vontade de desistir, que os Pretos Velhos concedam a sabedoria para que você prossiga;

Para a tristeza que te abata, que os Erês te renovem com pureza e alegria; Para os maus desejos e feitiços que te atormentam, que os Guardiões corram gira, e aniquilem e afastem de ti todo o mal.
Que assim seja!"

Mensagem do Exu Capa Preta

"A escuridão nem sempre é a falta de luz, é um caminho tortuoso, é andar sobre espinhos.
Quem foi que disse que Exu não tem coração?
Quem foi que disse que Exu não respeita a Deus?
Quem foi que disse que Exu é vingativo?

Quem foi que disse, pois é isso, todos dizem, todos falam de Exu, todos falam da umbanda, do candomblé, pois atirar pedras é mais fácil, quando é na janela do vizinho.
Pois, é mais fácil odiar do que amar, é mais fácil criticar do que respeitar, é mais fácil se defender atacando!
Não sou santo, nem defensor do agressor, mas quero a justiça, a palavra correta é a língua sem veneno. Não me comprem, não me deem presentes, sou um mensageiro,

Sou um Guardião, vivo na caridade, não na escuridão.
Guardião da Capa Preta."

Por quais motivos o Exu Capa Preta é associado ao mal?

homem de terno

Por conta de sua vestimenta preta ou pelo trabalho noturno, Exu Capa Preta acabou associado ao mal. No entanto, ele é uma entidade sempre disposta a ajudar nas diversas atribulações da nossa vida. Além de nos auxiliar na cura de doenças, até mesmo nas psicológicas. Portanto, a crença de que Exu Capa Preta é uma entidade do mal é completamente errada.

Existem várias crenças sobre a sua história, entre elas a de que ele foi um padre da Igreja Católica e também que foi um conde rico. E por isso, pôde se dedicar ao estudo da magia, tornando-se muito poderoso.

Assim, por conta de seu conhecimento de magia e de sua capa e cartola pretos, sua imagem acabou associada ao mal, mas não se engane. Quando precisar, Exu Capa Preta estará lá para te auxiliar e socorrer.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


religiões orações

Artigos relacionados


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Oração a São Cosme e Damião: para proteção, para cura de doenças e mais!

Confira diversas orações e simpatias que invocam o poder de São Cosme e Damião, conhecidos pelo altruísmo, generosidade e doação!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.