O que é limpeza energética? Aromaterapia, cristais, Palo Santo e mais!

O que é limpeza energética? Aromaterapia, cristais, Palo Santo e mais!

A limpeza energética é uma maneira de se livrar de energias nocivas que provocam doenças e te impedem de ter sucesso. Clique e aprenda com fazer!


Significado geral de limpeza energética

Mulher meditando sentada.

A limpeza energética é, de maneira geral, um conjunto de práticas ou atitudes que auxiliam a mudança de vibração de um indivíduo, lugar ou objeto. A partir desta mudança, um novo padrão energético é estabelecido por meio do equilíbrio.

Por sua vez, este equilíbrio fará com que eventos positivos sejam mais frequentes que negativos, possibilitando que você realize aquilo que sempre desejou de maneira menos árdua, já que seus caminhos estarão abertos para as oportunidades.

Como mostraremos ao longo do artigo, é possível limpar as suas energias de diversas maneiras, desde o simples ato de acender um incenso ou tomar um chá, até mesmo uma sessão de meditação profunda ou banhos de ervas aromáticas adequadas.

Com estas dicas energéticas que apresentaremos, você será capaz de mudar a sua vibração energética e manifestar uma vida com mais qualidade de vida. Confira.

A limpeza energética e seus benefícios

Pedras representando os Chakras.

A limpeza energética possui vários benefícios. Muitos destes estão relacionados à mudança de padrão de pensamento e o fim do pacto com o pessimismo e a negatividade. Nesta seção, abordaremos quais fatores sugam sua energia e te prepararemos também para métodos de limpeza que serão descritos em sequência.

O que é a limpeza energética

A limpeza energética é um processo ritualístico através do qual você se livrará de energias e pensamentos negativos que te impedem de viver a vida de maneira plena. Através dela, é possível restaurar a sua energia vital, restaurando assim, o seu equilíbrio. Ela é como um ritual de passagem no qual é possível renascer para, assim, encarar a vida com toda força.

Este tipo de limpeza auxilia a reprogramar a nossa mente, reorganizando nossos pensamentos e emoções para que eles possam vibrar de acordo com nossos desejos e necessidades. Como resultado, há mais disposição e, como consequência, uma melhora de vida.

Quais são os fatores que “sugam” a nossa energia

Existem muitos fatores que sugam a nossa energia. Dentre eles, as principais são:

• Vampiros energéticos (pessoas que, intencionalmente ou não sugam as forças das outras);
• Egrégoras (uma espécie de entidade energética gerada pela interação de diferentes pessoas num local específico);
• Espíritos obsessores e outras entidades negativas;
• Vazamento energético causado por baixa autoestima, falta de autoconfiança, mentalidade limitante, pessimismo, negativismo e negacionismo;
• Exposição a situações estressantes;
• Falta de qualidade de vida;
• Ausência de higiene mental;
• Excesso de exposição a Campos Eletromagnéticos (CEMs);
• Compartilhamento de objetos pessoais ou organização dos móveis da casa;
• Desequilíbrio dos chakras.

Quando um ou mais desses fatores são observados, é importante que seja feita uma limpeza energética para que a sua influência seja neutralizada.

As consequências

As consequências da exposição a esses fatores são inúmeras e incluem:

• Ciclo de eventos negativos que acontecem com frequência;
• Dificuldades de ter sucesso nas empreitadas da vida ou de obter prosperidade, incluindo passar numa prova, encontrar um parceiro ou até mesmo arrumar um emprego;
• Desestabilidade da saúde física e mental;
• Excesso de cansaço sem motivo aparente;
• Doenças de cunho psicossomático;
• Sentimento de que a vida não anda para frente ou só vai para trás;
• Sensação de estar num estado de paralisia;
• Dificuldade de se concentrar até nas atividades diárias mais simples;
• Demonstrações de atitudes negativas e destrutivas;
• Comportamento desregulado e inquieto, com excesso de medos e paranoias.

Se você se identificou com um ou mais desses sintomas, é importante que esteja atento e considere passar por um processo de limpeza espiritual.

Primeiro a limpeza, depois, a cura

Quando você perceber que o seu corpo está pesado ou simplesmente “carregado” de energias negativas, é importante que você aja para mudar a situação. Antes de encontrar a cura para os seus anseios, é essencial que você passe por um processo de limpeza energética, pois o acúmulo de energia negativa é extremamente nocivo para o seu bem-estar físico, mental, emocional e espiritual.

A partir dessa limpeza, você conseguirá enxergar o seu problema de maneira mais nítida, encontrando, consequentemente, uma solução mais eficaz para ele. Lembre-se que você deve, durante a busca pela limpeza, tentar entender quais são os fatores externos ou internos que desencadeiam essa sensação de peso que você sente. Assim, você poderá começar a sua limpeza energética.

Os benefícios da limpeza energética

Após uma limpeza energética bem executada, os benefícios percebidos são:

• Mais motivação e energia para cumprir suas metas, realizar as tarefas e enfrentar as demandas do dia a dia;
• Aumento da energia vital;
• Equilíbrio dos chakras;
• Bem-estar psíquico e emocional e melhoria da saúde mental e física;
• Maior sensação de segurança e proteção;
• Aumento da disposição física e mental;
• Melhora no astral e no humor;
• Maior poder de atração pessoal e brilho;
• Abertura de caminhos para mais oportunidades.

Além disso, você se sentirá mais leve e mais preparado para viver a vida.

Limpeza energética com a utilização de ervas e plantas

Mulher sentada tomando chá.

A limpeza energética com a utilização de ervas e plantas é uma das mais populares. Os vegetais, quer sejam consumidos em forma de chá, adicionados à água de seu banho ou até mesmo espalhados pela sua casa, promovem uma limpeza energética utilizando os elementos água e terra, como mostraremos.

Consumo de chás

O hábito de consumir chá é, em si, um ato de limpeza energética, desde que executado com este propósito. Ao preparar seu chá, escolha ervas relaxantes como a camomila, a lavanda ou qualquer outra com a qual sua intuição se alinha.

Mantenha seu pensamento focado na sua intenção de limpeza durante o processo e, ao ingeri-lo, mentalize a limpeza espiritual à medida que bebe, vagarosamente e suavemente, esta poção mágica.

Ervas como hortelã, alecrim e boldo podem ser utilizadas devidas às suas tradicionais atribuições com a limpeza, mas você também pode fazer uso de chá preto, que também é diurético e eliminará do seu corpo toxinas ruins impregnadas nele.

Banhos de Ervas

O banho de ervas é uma prática milenar que consiste na adição de ervas, flores e plantas aromáticas à água de seu banho. Geralmente, as ervas são maceradas ou postas em infusão para que a água adquira as propriedades energéticas das ervas utilizadas.

Para um banho simples de limpeza, acrescente 1 litro de água a uma panela, juntamente com um ramo de alecrim e ferva-a. Quando estiver fervida, desligue o fogo e acrescente à água pétalas de uma rosa branca.

Tampe a panela e deixe em infusão por cerca de 5 minutos. Coe as ervas e acrescente a água num balde. Após tomar seu banho normalmente, use a infusão para molhar seu corpo do pescoço para baixo.

O papel das plantas

As plantas, além de embelezar os ambientes, também possuem um papel de filtro energético. Quando o ambiente está carregado de impurezas, estas são absorvidas pelas plantas que as neutralizam em suas raízes fincadas na terra.

Por isso, é muito importante trazer planta para dentro de casa, especialmente pelo fato de elas nos conectarem com a energia da natureza, uma conexão que está cada vez mais difícil de ser reestabelecida.

Cada planta possui uma energia, e por isso é importante saber escolhê-las. Para limpeza energética, você pode usar a arruda, o alecrim, a espada-de-são-jorge, o comigo-ninguém-pode ou até mesmo cactos. Deixe-as próximas às entradas e saídas da sua casa como portas e janelas.

Limpeza energética com a utilização de aromas

Frascos de aromaterapia ao lado de flores.

Outra maneira de fazer uso das propriedades energéticas das ervas, madeiras, resinas e flores aromáticas é por meio da dispersão de seus aromas. Neste tipo de limpeza, a energia da erva está dispersa pelo elemento ar e fogo (no caso da fumigação de incensos), e até mesmo a água.

Aromaterapia

Aromaterapia é um método holístico que utiliza o poder terapêutico dos aromas para promover o bem-estar físico, mental, emocional e espiritual de seus usuários. Em sua essência terapêutica estão principalmente os óleos essenciais que não somente são agentes de cura, como também atuam nas emoções e na mente.

Os óleos essenciais são substâncias naturais extraído de plantas aromáticas. Não utilize essências, pois, além de serem artificiais, podem ser prejudiciais à saúde. Os óleos essenciais mais utilizados para limpeza espiritual são: alecrim (Rosmarinus officilais), limão (Citrus limon), cedro do atlas (Cedrus atlantica), sândalo amyris (Amyris balsamifera) e olíbano (Boswellia serrata).

Os difusores

Os difusores são parte integrante da Aromaterapia. Sua função é de espalhar o aroma e propriedades dos óleos essenciais pelo ambiente ou, no caso de difusores pessoais, deixar as propriedades energéticas e aromáticas dos óleos essenciais em contato com o olfato de seu usuário, sem espalhá-lo pelo ambiente.

Quando desejar limpar o seu ambiente, utilize um difusor de ambiente (pode ser o de tomada ou aqueles mais sofisticados ultrassônicos). Se preferir uma limpeza mais pessoal, utilize um pingente difusor pessoal, pingando uma a duas gotas nele.

Incensos

Os incensos são utilizados há muitas gerações como uma maneira eficaz de fazer uso do poder das ervas, madeiras, flores e resinas aromáticas. Através da combinação dos elementos fogo e ar, eles promovem uma limpeza energética purificando o ambiente a medida que exalam sua fumaça perfumada pelo ar.

Ao acendê-lo, mentalize seu desejo de limpeza e abra todas as vias de entradas de ar da sua casa para que a energia possa ser renovada. O aroma também é essencial para promover o efeito purificador da limpeza. Arruda, mirra, rosas brancas, olíbano, sálvia, eucalipto, lavanda, sândalo e benjoim são ótimas escolhas.

Palo Santo

O palo santo é outro agente muito utilizado para promoção de limpeza. Extraído de uma árvore nativa da América do Sul, a madeira do palo santo, o pau santo em português, é famosa devido ao seu alto poder de limpeza energética, usado por muitas gerações de povos originários sul-americanos.

Para utilizá-lo, basta acender uma de suas extremidades até ela estiver em brasas e caminha pela sua casa, preferivelmente no sentindo anti-horário, enquanto dispersa a sua fumaça perfumada com notas amadeiradas e levemente adocicadas bastante agradáveis.

Por ser uma árvore em extinção, certifique-se de adquiri-lo de locais em que sua extração é certificada, afinal, não adianta limpar a energia da sua vida às custas da destruição de outras.

Limpeza energética com a utilização de minerais

Pote derramando sal grosso.

Outra forma bastante eficaz de promover a limpeza energética é através da utilização de minerais como cristais. Embora não seja uma forma mineral, já que consiste em madeira carbonizada, incluímos também o uso do carvão nesse processo de limpeza com a energia da terra. Confira.

Os cristais

Os Cristais são um termo genérico que engloba pedras, metais e, em alguns casos, matéria orgânica fossilizada. Através da combinação de suas estruturas física, química e da vibração de suas cores, os cristais são capazes de alterar o campo energético de seus usuários.

Com isso, atuam diretamente na aura, alteram a mente e promovem mudanças energéticas que reverberam no corpo físico. Você pode utilizá-los como parte de seus assessórios pessoais (brincos, pulseiras etc.), espalhá-los pelo ambiente ou simplesmente carregá-los em seu bolso ou sua bolsa.

Exemplos de cristais de limpeza são: obsidiana negra, ônix negro, hematita, turmalina negra, ametista, citrino e olho de tigre.

Carvão

O carvão também é outro veículo poderoso de limpeza astral. Quando utilizado para limpeza, ele serve como uma espécie de esponja que absorve toda e qualquer negatividade do ambiente. Para utilizá-lo, escolha um vidro transparente e preencha-o até a metade com água.

Em seguida, coloque um pedaço de carvão vegetal dentro dele e deixe esta “armadilha” para negatividade num canto da casa. Quando notar que ele afundou na água, é momento de trocá-lo, pois seu papel foi cumprido. Depois de removê-lo, enterre-o na natureza (pode ser um vaso com plantas) e faça o procedimento novamente com um novo pedaço de carvão.

Sal grosso

O Sal Grosso é um dos agentes de limpeza energética mais poderosos que existem. Para se beneficiar de suas energias, você pode tomar um banho de descarrego com ele no máximo uma vez a cada quinze dias (você pode aprender a fazê-lo aqui no Sonho Astral) ou você pode criar o seu pote de sal.

Para fazê-lo, encha um pote de vidro com sal grosso. Sobre ele, deixe também uma cabeça de alho. Deste este poderoso protetor energético próximo da entrada da sua casa. Troque o sal se ele derreter ou a casa 6 meses.

Uma alternativa é encher um copo com água e colocar um pouco de sal grosso nela. Assim que o sal cristalizar, troque a água e o sal.

Práticas corporais auxiliam a limpeza corporal

Mulher em uma posição de yoga.

Práticas corporais também auxiliam a promover a limpeza energética do seu corpo. Seja através da música, da dança ou de outras práticas milenares como a meditação e o Yoga, movimentar o seu corpo tem mais poder do que você imagina, pois ele combina em si os 4 elementos da natureza alinhados com o espírito. Confira.

Yoga

O yoga é uma prática milenar que combina exercícios físicos com atividades como o controle da respiração e a meditação. Neste tipo de prática, é possível alinhar o corpo e amente para, assim, eliminar padrões negativos de pensamentos e de emoções e, através do suor, eliminar toxinas que fazem mal ao seu organismo.

Além disso, ele equilibra e traz paz de espírito e limpeza energética, especialmente quando praticado com esta intenção.

Meditação

A meditação também pode ser integrada ao seu processo de limpeza energética. Ao meditar, você promoverá uma espécie de faxina mental, que também auxiliará a aumentar o seu foco, a sua concentração e que trará consequências muito positivas na sua vida.

Através dela, você pode ter mais ciência do seu corpo e dos seus próprios pensamentos, sendo capaz de, assim, ouvi-los para entender o que se passa na sua vida. Meditar é um ato de autocuidado que gera também uma limpeza espiritual profunda, por estabelecer, caso usado sob um ponto de vista espiritual, contato entre você a as forças divinas.

Dance e escute música

A música e a dança também são maneiras ancestrais de alterar a percepção e os padrões energéticos do corpo e do ambiente. Quando dançar, escolha uma música, preferivelmente instrumental e que contenha sons da natureza. Você pode escolher músicas devocionais, mantras, desde que você se alinhe com seu gosto pessoal e te traga bem-estar.

Sinta a sua vibração, dance ao seu ritmo ou simplesmente foque na beleza de cada nota, som ou acorde musical. Se possuir, use sinos dos ventos (também conhecido por mensageiros dos ventos) ou outros instrumentos terapêuticos como o tambor ou uma tigela de cristal.

Por que é importante realizar a limpeza energética?

Ginasta se equilibrando em uma barra.

A principal importância de realizar a limpeza energética é reestabelecer o equilíbrio dos seus corpos mental, emocional, espiritual e físico. Assim, você poderá purificar e restaurar a sua energia vital, que, consequentemente, trará efeitos positivos em todas as esferas da sua vida.

Mesmo sem nos darmos conta, estamos expostos a inúmeras fontes de energias negativas no dia a dia. Cada pessoa, objeto ou ambiente possui uma assinatura energética própria que, em contato com a nossa, podem deixar impressões. Algumas vezes, estas impressões não são benéficas para nossa vida e, por isso, a limpeza energética é tão importante.

Lembre-se que não existem apenas influências externas que afetam nossa energia: nossos pensamentos e atitudes também geram uma reação energética e por isso é essencial tomar ciência da nossa responsabilidade sobre os efeitos negativos que encontramos na vida. Desta maneira, você encontrará a paz que tanto procura e viverá uma vida melhor em pleno equilíbrio.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


meditação bem-estar energias

Artigos relacionados


Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

A cor da aura sinaliza as energias que envolvem o ser humano. Descubra aqui o que as cores significam, como fazer para enxergá-las e muito mais.


As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo regem os movimentos humanos e de todo o cosmos. Elas sinalizam qual caminho devemos seguir, visando a evolução espiritual. Confira!


O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

Escolher os pensamentos pode ser a diferença entre uma vida saudável e plena e dificuldades constantes. No artigo, saiba mais sobre o poder da mente!


O que significa sonhar com festa de casamento? Da amiga, grande, surpresa e mais!

O que significa sonhar com festa de casamento? Da amiga, grande, surpresa e mais!

Sabia que sonhar com uma festa de casamento indica sucesso nos relacionamentos? Descubra nesse artigo tudo sobre esse sonho e seus significados.


Sonhar que está grávida segundo o espiritismo: De menina, menino, gêmeos e mais!

Sonhar que está grávida segundo o espiritismo: De menina, menino, gêmeos e mais!

Os sonhos podem ser muito complexos e intrigantes, principalmente os sonhos com gravidez. Conheça inúmeros significados desse sonho para o espiritismo!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!