O que é cafeomancia? Interpretações, símbolos, história e mais!

O que é cafeomancia? Interpretações, símbolos, história e mais!

Sempre quis saber mais da cafeomancia, mas não sabia bem por onde começar? Confira aqui a história dessa adivinhação, como ler e alguns significados!


Significado geral da Cafeomancia

Xícara de café e outros itens da cafeomancia.

A cafeomancia é um dos métodos divinatórios que mais chamam a atenção do imaginário popular. Afinal, vemos poucas pessoas que sabem como ler as borras de café e temos ainda menos conhecimento de fontes de pesquisa quando essa técnica é comparada com a cartomancia.

Por isso, nesse artigo trouxemos um pouco da história da cafeomancia, métodos de leitura, os significados dos símbolos e muito mais. Confira!

Cafeomancia, história e como funciona

Xícara com pó de café dentro.

Para começar, é preciso entender o que a cafeomancia é em si, a sua trajetória histórica e como ela funciona de maneiras gerais. Neste tópico, vamos responder a todas essas questões. Confira logo abaixo!

O que é a Cafeomancia

A cafeomancia é a adivinhação pela interpretação da borra do café. O consulente deve beber uma xícara até chegar quase ao final, deixando para trás um pouco de líquido e das borras para que os símbolos possam ser formados.

A história dessa arte divinatória é bastante rica e os métodos de leitura bastante variados, podendo mudar até mesmo de família para família. Mas, para saber mais detalhes sobre isso, continue lendo o artigo!

História da Cafeomancia

A cafeomancia se originou nos países árabes, local onde o café foi produzido como bebida pela primeira vez. Contudo, essa arte teve inspirações locais e estrangeiras, especificamente inspiradas na tasseomancia (a leitura das folhas de chá), originária da China.

Com o decorrer dos séculos e migrações, os métodos de leitura foram se diversificando cada vez mais, ao ponto de hoje termos interpretações diferentes de família para família.

Nos dias atuais, tanto a cafeomancia quanto a tasseomancia são praticadas principalmente por famílias de etnias ciganas (como os rroma ou os sinti), orientais, leste europeias, ou ainda entre pagãos, bruxos e místicos em geral. No Ocidente moderno, essas artes são quase esquecidas ou então são idealizadas de maneira estereotipada.

Como funciona

A leitura na cafeomancia funciona, basicamente, com a preparação mental para focar a mente na questão a qual se deseja responder, no preparo do café (feito de maneiras diferentes, por vezes não filtrado, para melhor formação de borras), no consumo da bebida e, então, com métodos de escorrimento do pouco deixado para trás pelo consulente e na interpretação das imagens formadas.

Existem várias maneiras de preparar, beber, escorrer e interpretar os símbolos, que serão abordados mais adiante. Por isso, não deixe de continuar a leitura!

As partes da xícara utilizadas na leitura

Na cafeomancia, cada parte da xícara indica um elemento diferente, principalmente a divisão temporal. Para muitos, a asa da xícara é como uma divisão ao meio entre passado (à esquerda da asa) e presente (à direita). Atente-se, porém, que o passado e presente são mostrados apenas nas partes mais altas, perto da boca da xícara. Abaixo disso identificamos o futuro e, quanto mais perto do fundo, mais distante.

Quando um símbolo aparece perto da asa, no mesmo caminho que ela, há quem interprete que ele fala diretamente sobre a pessoa em si e uma questão interior sua, ao invés de um período temporal.

Há ainda quem leia as borras seguindo o método de que o que aparece no pires (também manchado com as borras) fala do presente, e que a boca já fale sobre o futuro, seguindo ainda a mesma lógica de quanto mais ao fundo, mais adiante os eventos ocorrerão.

Como determinar a data

Definir uma data exata a partir da cafeomancia é uma tarefa complicada e, para bem da sinceridade, nunca será possível ter uma resposta com exatidão. Contudo, com prática consistente, é possível que a pessoa se torne mais capaz de supor um momento seguindo o seu método escolhido de determinar o tempo de acordo com as áreas da xícara.

Não se frustre se nas primeiras vezes não fizer uma previsão muito certa nas datas. Tudo isso é prática e todos nós melhoramos nosso conhecimento e técnicas com o tempo, adaptação, correção dos erros e persistência.

Os métodos de leitura, como é feito e a receita do café

Borra de café na xícara e no jornal.

Como mencionado antes, existem dezenas, senão centenas de métodos de leitura na cafeomancia, já que essa é uma arte principalmente de cunho familiar e bastante ligado às culturas locais dos consulentes. Por isso, aqui reunimos alguns métodos gerais de leitura, em conjunto com mais informações acerca de como a leitura é feita, desde o seu planejamento até o ato em si, e uma receita de café turco. Confira logo abaixo!

Como é feita a leitura

Antes de mais nada, o consulente deve proporcionar um ambiente calmo e centrado, tanto no exterior quanto no interior. Mais detalhes sobre isso serão abordados abaixo, mas podemos reiterar que uma mente limpa e concentrada são essenciais para a adivinhação.

É importante também que o adivinho mantenha sua mente aberta, sem esperar encontrar esse ou aquele desenho, pois isso atrapalha a interpretação de qualquer arte divinatória que for.

Outro ponto essencial é que preste atenção no posicionamento de cada símbolo, no tamanho, de qual outro está próximo, e todos esses detalhes. Se precisar, leve consigo uma caderneta na qual pode anotar suas observações.

Ambiente calmo e silencioso

Como com qualquer método de adivinhação, para a cafeomancia precisamos de um ambiente calmo, que permita ao adivinho manter a concentração necessária para interpretar os símbolos e suas posições corretamente, assim como para se sintonizar com sua intuição - que é o elemento chave para qualquer adivinhação.

O que seria um ambiente calmo depende de pessoa para pessoa. O comum é que a pessoa tenha um ambiente específico para isso sem demais distrações.

O início da leitura

De um certo modo, a leitura já se inicia no próprio preparo do café, ainda mais quando se segue todo um método tradicional e quase ritualístico. Ademais, outro ponto importante é quando a pessoa que pergunta começa a beber, já tendo que mentalizar a sua pergunta a partir desse momento.

Há também quem comece acendendo velas, fazendo mentalizações, e aproveitando o momento em que o outro bebe (ou a si mesmo) para preparar a mente para a leitura, já se conectando com as energias envolvidas.

Método tradicional

Como mencionado, não existe um único método tradicional. Por isso, reunimos alguns métodos mencionados no livro “Cafeomancia: a leitura da borra de café” de Javert de Menezes.

Uma de suas entrevistadas, de ascendência grega, deixa um pouco de café na xícara, a tampa, vira-a na direção do coração e a deixa descansar por alguns minutos antes de ler. Segundo ela, deve-se ter uma xícara exclusiva para leituras. Ela também coloca uma turmalina negra (ou outro cristal com propriedades semelhantes) ao lado da xícara para evitar energias negativas.

Outra entrevistada, que é russa, aprendeu com a avó a usar uma xícara com apenas uma asa e a sempre começar a leitura da asa seguindo o sentido anti-horário. Começa lendo o que está nas paredes para depois ler o fundo. Para ela, símbolos verticais que percorrem toda a altura da xícara devem ser interpretados como passagem de tempo, de mais ou menos um mês.

Já Dona Sila, entrevistada de origem turca, lê no sentido horário. De resto, seu método de leitura se assemelha ao anterior.

Em resumo, podemos ver que os métodos de leitura tradicionais são variados, únicos em cada família e cultura. Caso queira aprender a cafeomancia, você pode utilizar um dos métodos mencionados nesse artigo e, com a prática, ir formulando seu método e interpretações únicas.

Método prático

Alguns praticantes modernos buscam maneiras mais rápidas de exercer a cafeomancia, especialmente em momentos nos quais o tempo é curto ou quando se sentem desconfortáveis de praticar em público. Caso esse seja o seu caso, você pode seguir os métodos mencionados virando-a apenas de ponta cabeça e deixando a borra escorrer antes de desvirá-la.

Não se preocupe com olhares alheios - a verdade é que ninguém está prestando atenção nem se importa com a pessoa da mesa do lado que virou a xícara no pires. Se algum atendente perguntar se pode retirar as louças, apenas diga educadamente que não.

Caso também não tenha um cristal para carregar consigo ou teme que vai atrair atenção, não é necessário. Você ainda pode bloquear energias negativas com métodos de foco e de reequilíbrio energético pessoal, ou ainda com orações silenciosas.

E, se não tiver como ficar girando a xícara ou a aproximando de seu rosto, seja por tempo, locomoção ou discrição, o celular pode ser um bom aliado: fotografe a xícara, com cuidado para que as imagens mostrem bem as posições de cada borra. Depois, pode usar as fotos tiradas para fazer sua leitura com mais calma.

Receita do café turco

O café turco é diferente dos demais tanto pelo seu modo único de preparo quanto pela forma que é servido. Ele é feito com um café moído até ficar extrafino, e, diferente do preparo brasileiro, o pó é fervido com a água e não é filtrado posteriormente, além de adicionarem especiarias. A bebida fica muito mais espessa e o sabor bem mais forte do que estamos acostumados.

Para preparar essa bebida em casa, serão precisos:

• café moído extrafino;
• açúcar (caso queira);
• especiarias (se quiser - as mais usadas seriam canela, anis estrelado e cardamomo);
• um cezve (instrumento utilizado para servir o café);
• água mineral.

Se você não encontrar um café tão fino, pode usar um moedor especial, já que o café brasileiro comumente utilizado é grosso demais para não ser filtrado.

Segundo a receita do uCoffee, adiciona-se primeiro a água, o açúcar e as especiarias no cezve e então o levamos ao fogo. Quando a água ferver, retire, adicione o café, misture e leve o cezve ao fogo para ferver em três momentos distintos. Entre cada fervura, deixe a bebida descansar e abaixar a espuma.

Após a terceira fervura, deixe a bebida descansar para que o pó desça e, então, sirva em xícaras pequenas. Não é recomendado mexer a bebida antes de prová-la, pois isso faz com que o pó suba. É comum que a bebida seja servida com um copo de água ou um torrão de açúcar para preparar e limpar o paladar.

Os símbolos e o que consideram as interpretações

Mulher despejando borra de café no pires.

Para praticar a cafeomancia, não é preciso apenas saber o que cada símbolo significa, mas também quais suas características e posições, que influenciam na leitura, junto com uma dose de intuição para unir uma informação na outra em uma narrativa contínua.

Nessa seção, falaremos justamente sobre como conhecer o contexto, o local, o tamanho e a espessura dos símbolos e como influenciam na interpretação. Então continue lendo para saber mais!

O contexto

Analisar o contexto é entender todo o conjunto de traços e situações: onde o símbolo está na xícara, seu tamanho, sua espessura, se está inclinado e também quais símbolos estão ao seu redor.

Além disso, é preciso saber costurar essas informações com a indagação levantada pelo consulente, e não só dizer o que x e y significam. Com as informações que mostraremos a seguir e uma prática consistente, aos poucos você vai se aperfeiçoar nessa arte.

A colocação

O local onde o símbolo aparece pode indicar se está mais próximo ou mais distante no futuro. Algumas vezes, pode ser que símbolos remetam ao passado, apesar de ser raro e só se estiver relacionado ao tópico presente/futuro.

Em certos métodos, como os de duas entrevistadas por Javert de Menezes, quando um símbolo vertical se alonga por toda a altura da xícara, pode-se usá-lo para calcular uma marcação de tempo de um mês aproximadamente.

A espessura

As interpretações mais comuns indicam que símbolos mais fracos geralmente envolveriam uma falta de foco do consulente, que precisa traçar melhor seus objetivos e dúvidas. Por outro lado, quando está espesso demais, indicaria muita energia acumulada e/ou bloqueada sobre o assunto em questão.

Sendo assim, os símbolos em espessuras mais “normais”, medianas e de traços claros, seriam os indicadores de uma mente focada e energias equilibradas.

Os tamanhos

O tamanho dos símbolos indica sua importância para o assunto em questão e o impacto na vida do consulente. Quanto maior, mais se deve prestar atenção naquele significado ou área da vida específica e mais profundas podem ser suas consequências físicas e emocionais.

Já os menores podem ser lidos como complementares ao símbolos maiores ao seu redor, ou ainda algo que acontecerá, de importância suficiente para aparecer na leitura, mas não para deixar a pessoa alarmada. Se estiverem ao lado de símbolos maiores, podem talvez indicar em quais circunstâncias a previsão do maior acontecerá.

Os principais símbolos da Cafeomancia

Mulher despejando borra de café no pires.

A interpretação dos símbolos, assim como os métodos de leitura, pode variar de família em família. Pensando assim, seria quase impossível delimitar como todo e cada leitor das borras interpreta o que vê.

Ainda assim, buscamos reunir aqui alguns significados gerais associados aos símbolos mais comuns, usando como referência as interpretações mencionadas no livro de Menezes. Confira logo abaixo!

Círculos: cortados, pontilhados, grandes e pequenos

Há quem interprete os círculos como símbolos dos ciclos e infinitude, eternidade e o senso de perfeição. Por conta disso, pode indicar temas cíclicos da vida, ou ainda, uma influência e/ou proximidade de seres divinos.

Essa forma também pode chamar atenção do consulente para estar andando em círculos em uma situação, e que precisa se decidir logo (formatos de espirais também podem indicar a mesma coisa) - uma interpretação que é muito presente para esse símbolo.

Círculos grandes podem indicar o final de um relacionamento, enquanto os pequenos, um possível casamento. Círculos com pontos podem prever sucesso no amor. Quando aparecem em vários números, indicam um caminho a ser seguido para a perfeição e o alcance de objetivos. Um círculo cortado anuncia o fim de um problema, ou ainda, necessidade de proteção.

Linhas: curvas, retas e paralelas

Linhas e traços podem indicar caminhos, pensamentos e deveres, tempo ou mesmo um certo número de pessoas (em especial quando aparecem juntas, lado a lado). Linhas retas geralmente indicam determinação e uma mente clara, focada.

Porém, as linhas curvas podem prenunciar dificuldades futuras ou perda de rumo. Linhas paralelas podem ser entendidas ou como uma certa quantidade de pessoas envolvidas, ou (quando são apenas duas linhas) caminhos abertos adiante, ou um novo projeto. Quando as linhas formam um triângulo, prenunciam sorte no amor, manifestação de intenções e equilíbrio.

Coração

Quando um coração aparece nas borras (e atente-se: é o coração simbólico, não o formato do órgão corporal), sempre aborda temas de amor, romances e paixão. O coração por si só anunciaria novos relacionamentos. Contudo, se o coração visto parecer partido, a previsão é de término e tristezas.

Já um coração alado prenuncia tanto uma grande paixão, quanto um tipo de amor elevado, provavelmente conectado com seres divinos e devoção espiritual.

Animais domésticos

Na cafeomancia, animais estão relacionados a comportamentos, seja do consulente ou de pessoas ao seu redor. Assim, podem indicar a personalidade de alguém, como se porta, ou então, como deveria se portar diante de determinada situação.

Cães são lidos pela maioria das pessoas como símbolos de fidelidade, podendo indicar que ou o consulente é muito leal, ou que possui amigos leais ao seu redor. Também aconselha a manter os amigos por perto e trabalhar o perdão.

Um gato pode alertar para o consulente não entrar em contato com desconhecidos no momento. É o momento de se resguardar com cautela e trabalhar com a união do seu lado físico e místico, que está fortalecido.

Para alguns, o cavalo é um símbolo de masculinidade, virilidade, coragem e um espírito livre, podendo indicar uma presença masculina ou que essa seria a energia do consulente. Também é possível que indique uma viagem curta e agradável à frente.

Um boi é um símbolo de prosperidade, proposta de trabalho, sorte e fortuna (assim como, desde o passado até hoje, o gado é usado como forma de calcular a fortuna de alguém). Também alerta contra gastos desnecessários de energia com brigas fulas.

Já o galo, que você deve cuidar da sua propriedade, mas cuidado para não parecer ridículo com autoridade infundada.

Animais selvagens

Um elefante pode simbolizar lealdade, prudência, e prenuncia sucesso, sorte e fartura. Golfinhos, por outro lado, remetem mais ao lado romântico, prenunciando amores correspondidos e alegria. A aranha traz advertência a um possível egocentrismo e um momento de esperar para realizar seus objetivos.

Um escorpião, porém, alerta contra pessoas perigosas ao seu redor que escondem a verdadeira face. Uma cobra seria uma possível traição, inimizades e doenças. Já um morcego, chama atenção para a vida noturna levada, para uma paixão que mais consome do que nutre e que mudanças estão a caminho.

Objetos

De forma geral, os objetos se relacionam com eventos com os quais o consulente está lidando no momento.

O relógio fala sobre a passagem do tempo que atrapalha o consulente, que precisa se reorganizar para não se perder. A ampulheta, igualmente, simboliza a passagem do tempo, a paciência e também a ação necessária, mas, além disso, uma possível necessidade ou vontade de voltar às origens.

Uma bigorna alerta para o consulente resistir às tentações, mas também não perder oportunidades. A balança alerta que o equilíbrio é necessário, assim como a justiça e a prudência. Uma âncora fala sobre estabilidade, força, segurança e fidelidade.

Uma ferradura, em algumas interpretações, prenuncia fortuna inesperada, sorte, proteção e novas pessoas importantes na sua vida.

Armas

Num geral, símbolos que se relacionam com lâminas indicam corte - de uma fase da vida, de uma situação, de um relacionamento, etc.

Um arco e flecha pode indicar um amor proibido ou que ainda deve ser conquistado, batalhas, tomada de decisões e destino delimitado. Facas prenunciam perigo, brigas e doenças. Uma espada, por outro lado, chama o consulente a ser mais assertivo e que possui proteção.

Uma foice anuncia que o consulente colherá o que semeou. Ou ainda (assim como o símbolo do machado), inimigos no trabalho e necessidade de cortar pessoas ou situações da sua vida. Um martelo já seria perseverança, conclusão, justiça e um momento crucial.

Já o formato de uma arma de fogo pode ser um chamado à ação e coragem ao consulente; porém, cuidado: não resolva as coisas com raiva.

Móveis e itens de cozinha

A cama pode prenunciar aventuras sexuais inconsequentes, ou uma necessidade de descanso. A janela, que o consulente deve tomar cuidado para não ser indiscreto ou cínico. Uma mesa, para ser mais justo e claro em suas palavras. Uma porta, que novos caminhos se abrem.

Uma cadeira alerta contra a preguiça do consulente, que pode prejudicá-lo, e também sobre ganhos financeiros inesperados que só aparecerão se o consulente se movimentar. Uma escada fala da ascensão e realização da vida sexual e dos projetos até então inacabados.

Um garfo pode prenunciar uma recompensa pelo trabalho duro e suprimentos garantidos. Uma concha, ajuda familiar e necessidade de enfrentar a timidez. Uma garrafa, contudo, alerta sobre relacionamentos abusivos, viciosos e dependência emocional.

Roupas e itens pessoais

Um chapéu significa sucesso e disciplina. Pode mostrar como o consulente se vê ou a aparição de um homem rico. Já uma coroa prevê promoção no trabalho e ascensão social.

Uma bengala já seria um sinal de ajuda e autorreflexão necessária. Um cachimbo, que suas forças masculinas estão afloradas e a possível vivência de um amor proibido. A bota é a presença de um homem interessado no consulente.

Plantas

Imagens de árvores falam sobre conhecimento, firmeza, crescimento e ascensão. Por isso, é um símbolo de sorte e boas previsões em geral. Uma folha solta, vida boa e notícias favoráveis, ou então, a mágoa de um amor não correspondido. Um arbusto, dinheiro inesperado.

Flores podem falar sobre espiritualidade, felicidade, delicadeza e amor. Pode ser que alguém que o tenha magoado peça desculpas. Um buquê de flores anuncia alegria no casamento e amizades (ou que virão no futuro), mas também que o consulente pode estar saudoso de alguém.

Meios de transporte

Quase todos falam sobre viagens na vida do consulente. O navio pode indicar uma viagem com destino incerto, podendo ter a ver com a travessia do mundo natural para o espiritual, seja com nascimentos ou mortes.

Um trem, a chegada de uma pessoa querida, manutenção dos relacionamentos e uma provável monotonia na rotina. Um avião fala do desejo de escapar da rotina e sucessos profissionais.

Pessoas

O formato de uma bailarina indica a ajuda de alguma mulher na sua vida, assim como esperança, resolução de situações e um momento de leveza na vida. Damas antigas geralmente abordam temas do mundo feminino e energias de sensualidade presentes.

Contudo, também podem indicar empoderamento, prestígio e riqueza, assim como a possível necessidade de o consulente revisitar o passado para entender seu presente. Crianças anunciam alegria, comportamento infantil e possíveis nascimentos. Um formato indígena, cura e limpeza espiritual.

Seres mágicos e espirituais

Costumam abordar temas de confirmação, limpeza e contato com situações de “encanto” - desentendimentos, ilusões e demais semelhantes. Por outro lado, também abordam temas relacionados à espiritualidade do consulente.

Anjos simbolizam pureza, bondade, juventude e proteção espiritual. Deuses (as) também prenunciam assistência e conexão espiritual. O Diabo, por outro lado, alerta contra boatos aos quais não se deve dar ouvidos, os perigos de uma vida desregrada e do retorno do mal causado.

Um dragão pode falar de sucesso com proteção, boas oportunidades e cuidado com vícios. A bruxa, proteção espiritual, limpeza energética e realização de desejos. Os gnomos, para relaxar a sua seriedade e se aproximar da natureza.

Uma sereia anuncia que alguém amado pelo consulente se preocupa com ele, e ainda para colocar a razão sobre os sentimentos. Também é aconselhado que, caso o consulente precise realizar viagens pela água, mantenha cautela.

Construções

Para uns, o formato de um prédio pode ser lido como sucesso financeiro e possibilidade de crescimento, porém arriscada. Para outros, o lado da perda monetária é mais presente nas interpretações.

A igreja fala de um resgate da espiritualidade, mas cuidado com orgulho excessivo. Um castelo, heranças inesperadas e eventos importantes. Uma casa, futuros casamentos, mudanças e novidades na vida familiar. Uma muralha avisa para que o consulente não seja muito fechado, pois isso atrapalhará na sua evolução.

Partes do corpo

Um rosto completo pode indicar autoconhecimento, coragem ou uma presença materna (em especial com rostos de aparência mais feminina). Já traços masculinos podem indicar a ajuda de um amigo, responsabilidade ou questões espirituais a serem resolvidas. Um rosto visto de perfil anuncia o desejo de alguém pelo consulente, ou ainda, que é preciso encarar um problema de frente.

Uma orelha indica boa saúde, amizades e paciência com alguém que precisa ser ouvido. Olhos já falariam sobre clareza, visão, iluminação, conhecimento e compreensão, e um alerta para prestar atenção em como vê o mundo.

Mãos simbolizam alianças, amizades, cumplicidades; o consulente terá êxito contra situações de intriga. Enquanto isso, os pés prenunciam bons momentos para viagens e para que se tome cuidado com escândalos.

A boca indica insatisfação sexual e necessidade de maior atenção com quem se relaciona. Ver seios de perfil podem indicar uma forte energia sensual, prazer, afeto e acolhimento. Já de frente, é um símbolo de feminilidade e nutrição, que pode anunciar um novo amor se aproximando.

As genitálias costumam anunciar a presença de desejos ocultos. Um formato peniano também costuma ser lido como símbolo de poder, força, vitória nos objetivos e proteção. Já uma vagina fala sobre sensualidade, delicadeza, e que a resolução de algum problema se aproxima.

Corpos celestes

Quando as borras formam imagens que lembram esses corpos celestes, geralmente significam sorte e acontecimentos importantes, com boas chances de envolverem mudanças positivas e renovações.

O sol em específico é um símbolo de sucesso, felicidade, investimentos e paz de espírito. A lua crescente, por outro lado, fala sobre crescimento, renovação e romantismo (podendo ser um romance se aproximando ou um aviso para o consulente ser mais romântico).

Contudo, há quem interprete a lua num geral como um símbolo de intuição e conexão com energias espirituais, de sorte, mudanças e para valorizar o que se tem. E enfim, quanto a uma estrela, poder-se-ia entender o sucesso em seu ápice e uma forte proteção. Já uma estrela cadente chama atenção para assuntos pendentes que precisam de uma solução rápida.

Qualquer pessoa pode realizar a Cafeomancia?

Mulher olhando para a xícara de café.

Teoricamente, qualquer um pode aprender a cafeomancia. Porém, sendo uma prática divinatória, como qualquer outra, é certo que as pessoas que conseguem se conectar melhor com sua intuição, conseguem usá-la melhor, não sendo basilares os fatores da racionalidade e do aprendizado teórico.

Mas não se engane! Isso não quer dizer que o aprendizado teórico deve ser menosprezado em favor de apenas usar sua intuição. Tudo deve estar em devido equilíbrio. Mas tenha em mente que não é ler uma lista de significados uma vez que vai te tornar especialista - nem com a cafeomancia, nem com a cartomancia, nem com qualquer coisa na vida.

A cafeomancia é uma arte que exige estudo, prática, seriedade, uma intuição afiada, uma mente flexível e também analítica, capaz de rever cada ato e captar quaisquer possíveis erros para então se adaptar para possíveis resultados melhores.

E, acima de tudo, são essenciais a persistência e o respeito profundo. Não desista na primeira frustração nem por preguiça de seguir os métodos. Da mesma forma, lembre-se sempre que essa é uma prática centenária oriunda de culturas específicas que devem ser respeitadas. A cafeomancia não é uma brincadeira só para se divertir no “mundo místico”. É séria, é cultural, histórica e deve ser respeitada como tal.

Autor deste artigo

Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!