Sincronicidade: significado, características, sinais e mais!

Sincronicidade: significado, características, sinais e mais!

As sincronicidades são sinais do universos que apontam uma confirmação ou mudança de planos. Leia o artigo completo para entender melhor esse conceito!


O que é sincronicidade?

Ilustração do Universo.

As sincronicidades, também chamadas de sinais do universo, são eventos que acontecem na vida cotidiana e estão conectadas aos pensamentos e sentimentos de um indivíduo. Para quem nunca vivenciou uma sincronicidade, esse conceito pode parecer um tanto absurdo, por outro lado, quem perceber as sincronicidades pode tirar vantagens disso.

Algumas pessoas defendem que as sincronicidades não acontecem com frequência, mas não é o que o criador do termo indica. O psicoterapeuta Carl Jung criou o conceito de sincronicidade, para compor sua pesquisa dentro da psicologia analítica. Nesse sentido, ele defende que as sincronicidades são mais comuns do que imaginamos.

Dessa forma, é preciso prestar atenção nos sinais que o universo envia, assim, o caminho se torna mais fluido. Descubra a seguir qual o significado de sincronicidade, como esse evento acontece e muito mais!

Significado de sincronicidade

Definição no dicionário da palavra "coincidence" em destaque.

Sincronicidade é um conceito que faz parte da psicologia analítica e significa eventos que podem parecer aleatórios, mas, na verdade, tem relação entre si de significados. Além disso, as sincronicidades podem aparecer de diferentes formas, já que estão ligadas às experiências individuais e coletivas. A seguir, entenda melhor o que são as sincronicidades.

Origem do termo

O termo sincronicidade foi desenvolvido pelo psiquiatra e psicoterapeuta Carl Gustav Jung, que trouxe esse conceito pela primeira vez em 1920. Porém, foi apenas em 1951 que conseguiu desenvolver melhor o assunto. Assim, em 1952, publicou o artigo “Sincronicidade - um princípio de conexão acausal''.

Nesse sentido, as sincronicidades indicam eventos que estão relacionados não por uma relação causal, mas, sim, de significado. A espiritualidade interpreta o termo da mesma forma, por isso, acabou incorporando a expressão.

Jung e a sincronicidade

Jung fundou a psicologia analítica, após se afastar das ideias de Freud e da psicanálise. Por meio dos seus estudos, desenvolveu novos termos de extrema importância para psicologia como um todo, como, por exemplo, inconsciente coletivo, arquétipo e sincronicidades.

Outro termo para sincronicidade é “coincidências significativas", que nada mais são do que situações que trazem em si alguma questão específica que deve ser entendida. Portanto, as sincronicidades sempre tem algo para revelar.

Coincidências sem aparente ligação

Por meio de suas pesquisas, Jung percebeu que coincidências que pareciam não ter ligação, na verdade, continham algum sentido ou significado. Sendo que, de alguma forma, sempre transformava a vida dos envolvidos.

Dessa forma, são acontecimentos sem relação lógica de tempo e espaço, mas que geram intensas mudanças. Assim, eventos síncronos alteram o estado de consciência de uma pessoa, proporcionando crescimento pessoal.

Nessa lógica, as sincronicidades também podem indicar situações negativas, porém, sempre existe algo importante para aprender com o ocorrido. Assim, no fim das contas, o resultado é sempre uma transformação intensa.

Sincronicidade e espiritualidade

A espiritualidade utiliza do termo sincronicidade, criado por Jung, relacionando a noção de que nada acontece por acaso. Nessa lógica, tudo está conectado e cada ser atrai situações que ressoam sua energia.

Dessa forma, se tudo que acontece tem um motivo, ver situações difíceis como um sinal do universo, pode ajudar a lidar com etapas difíceis. Então, em ciclos complicados, é preciso respirar e compreender qual aprendizado pode tirar disso.

Como acontece a sincronicidade

Escrito em uma folha "I attract all good things", ao lado de uma caneta.

A sincronicidade acontece tanto no ambiente externo quanto interno, isso quer dizer que alguma situação na sua vida gera uma conexão com sentimentos internos. Portanto, segundo Jung, o coletivo e o individual estão interligados. Entenda melhor o conceito de interior e exterior, casualidade e significado e muito mais.

Interior e exterior

A sincronicidade é algo que acontece no ambiente externo e está diretamente ligado às questões internas de uma pessoa. Isso acontece porque a humanidade está conectada. Entretanto, são situações que não podem ser explicadas pela racionalidade, por isso, deve fazer sentido para cada um.

Nessa lógica, Jung percebeu que há ligação entre um indivíduo e o meio em que está inserido, assim, relações de sentido simbólico são criadas. Portanto, as sincronicidades podem estar ligadas ao significado e à casualidade ao mesmo tempo.

Casualidade e significado

Diferente das coincidências significativas ou sincronicidades, existem as simples coincidências, ou seja, eventos que não possuem um significado específico. Nessa lógica, algumas pessoas podem ter dificuldades para diferenciar coincidências casuais, daquelas que têm significado.

É preciso destacar que coincidência quer dizer acontecimentos que apresentam semelhança entre si. Sendo assim, coincidências podem ser eventos aleatórios, enquanto que as sincronicidades são resultados de conexões mentais amplas.

Além disso, não é possível provar que existe uma força universal direcionando as sincronicidades, porém também não há nada que prove o contrário. Por isso, para aproveitar dos sinais que o universo envia é preciso estar em alerta, como também não tentar buscar explicações racionais.

Inconsciente coletivo

O inconsciente coletivo, segundo Jung, é a camada mais profunda da psique, nele estão contidas imagens do passado da humanidade. Por isso, alguém pode sonhar com deuses sem ter contato com nenhuma religião. Isso acontece, pois aqueles símbolos já estão presentes no inconsciente coletivo.

Dessa forma, os seres humanos estão interconectados o tempo todo. Assim, conteúdos foram alimentando o inconsciente coletivo desde as primeiras experiências de vida. Portanto, essa parte da psique pode ser definida como conjunto de pensamentos, lembranças e sentimentos comuns a todos os seres humanos.

Tipos de sincronicidade

Pessoa com uma bola de cristal para prever o futuro.

As sincronicidades aparecem de diferentes maneiras, afinal, cada indivíduo tem uma experiência única. Porém, sempre traz uma relação significativa para uma pessoa. Jung destacou grupos de sincronicidades semelhantes, dessa forma, identificá-las se torna mais fácil. Confira a seguir.

Acontecimento objetivo

Um acontecimento objetivo ocorre quando o mundo te oferece algo que está alinhado com seus desejos. Dessa forma, os sonhos ou pensamentos estão conectados a situações que vão acontecer em breve.

Nesses tipos de situações, um nível profundo da psique é alcançado, desencadeando fortes emoções. Um bom exemplo dessa situação é: no exato momento que você está contando um sonho sobre um carro, aparece um veículo exatamente igual na sua frente.

Acontecimento exterior

O acontecimento exterior é quando uma pessoa pensa ou sonha algo que está acontecendo naquele exato momento, porém em outro local ou espaço. Dessa forma, a relação entre os eventos não é percebida imediatamente.

Depois, notando que é uma sincronicidade, é fundamental compreender o que essa situação revela sobre si mesmo. Um exemplo desse tipo de acontecimento é sonhar com uma enchente e uma cidade distante ser alagada.

Acontecimento futuro

Um acontecimento futuro é quando alguém consegue prever algo que vai acontecer. Nessa lógica, pode ser um pensamento ou um sonho que no futuro se concretizou. Um ótimo exemplo é sonhar com algo e isso se realizar tempos depois.

Independente dos acontecimentos síncronos serem positivos ou negativos, é essencial questionar o que aquele evento representa para sua vida internamente. Além do mais, as sincronicidades indicam momentos de transição, por isso, percebê-las com frequência apontam grandes mudanças.

Características da sincronicidade

Telepatia - ilustração mostrando dois cérebros se conectando.

Algumas características configuram as sincronicidades, como, por exemplo, o compartilhamento mental. Provavelmente, já aconteceu de você outra pessoa falar coisas ao mesmo tempo, como se existisse uma energia conectando vocês. Isso não é algo aleatório, na verdade, é uma sincronicidade. Entenda melhor a seguir.

Compartilhamento mental

O compartilhamento mental é um tipo de sincronicidade em que pensamentos são transmitidos de uma pessoa para outra. Isso pode acontecer tanto com conhecidos como com desconhecidos. Dessa forma, um pensamento pode ser compartilhado rapidamente com aqueles que convivem com você, e, até mesmo, com quem não tem nenhum contato.

É como se a mente transmitisse pensamentos por corrente elétrica ou ondas eletromagnéticas. Por isso, acontecem situações em que as pessoas falam coisas ao mesmo tempo, como também quando alguém fala o que o outro vai dizer.

Sincronicidade mental

Sincronicidade mental são elementos físicos conectados às ações do indivíduo. Com exemplos fica mais fácil assimilar a situação, então, imagine que você pensa em um filme e logo em seguida alguém aparece falando sobre isso, ou quando pensa em alguém e o encontra na rua.

O conceito de sincronicidade mental leva em conta que as relações mentais entre as pessoas estão conectadas. Sendo assim, você já deve ter passado por um momento em que parece que tudo se encaixa. Quanto mais atento você está ao dia a dia e ao seu processo de autoconhecimento, mais fácil fica notar as sincronicidades.

Descobertas simultâneas

As descobertas simultâneas são várias situações em que coincidências cognitivas são percebidas e apresentam significados. Esse tipo de coincidência pode ser notada com muito mais facilidade do que os meros acasos.

Isso acontece porque é mais fácil estar atento ao que traz um significado interno. Entretanto, caso o indivíduo não esteja prestando atenção no seu processo de autoconhecimento, ainda pode acontecer desse tipo de sincronicidade passar batido.

Sinais de sincronicidade

Imagem com uma bailarina e um escrito "A arte imita a vida".

As sincronicidades acontecem com mais frequência do que muitos imaginam. Mesmo aqueles que acreditam em sincronicidades, podem deixar de percebê-las, isso devido a vários fatores, como, por exemplo, falta de atenção e desconexão consigo mesmo.

A boa notícia é que existem alguns sinais que ajudam a identificar as sincronicidades. Descubra a seguir quais são eles.

Contato com pessoas

O contato com pessoas é considerado uma sincronicidade. Você já deve ter sentido que uma pessoa apareceu na sua vida no momento certo, ou, então, quando você pensa em alguém e em seguida a mesma pessoa te manda uma mensagem.

Esses acontecimentos não são meros acasos, as sincronicidades sempre têm um significado importante, que deve ser interpretado individualmente. Além disso, a espiritualidade acredita que, em muitos casos, as conexões entre pessoas são criadas por um motivo relevante.

Encontra “sem querer” o que precisa

Imagine que você está passando por um problema de saúde, quando de repente se depara com uma possível solução para o seu desconforto. Em um caso como esse você não teria nem o trabalho de procurar o que precisa. Além disso, nessa situação, é um sinal para agir e cuidar da saúde.

Essas sincronicidades podem aparecer em diversas situações em que você precisa encontrar algo, além disso, ajudam a resolver problemas rapidamente. Portanto, estar atento às sincronicidade tende a trazer muitos benefícios.

Arte imitando a vida

Um exemplo de sincronicidade é quando a arte imita a vida. Nesses casos, você pode encontrar uma música nova descrevendo exatamente o que está sentindo no momento, ou então escolher um filme no qual a história se parece com está se passando na sua vida.

Ainda pode encontrar poesias ou frases trazendo justamente a mensagem que você precisava ouvir. As possibilidades são inúmeras, mas é fato que as sincronicidades também se manifestam através da arte.

Desconhecidos falando sobre algo familiar

Ouvir desconhecidos falando sobre algo familiar não é um simples acaso, mas, sim, uma sincronicidade. Sendo assim, quando você se deparar com essa situação, tenha certeza que existe um significado por trás.

Nesses casos, a pessoa pode pensar que é uma coincidência, mas é pouco provável que não tenha relação de significado. Um exemplo dessa situação é quando você está esperando em um local e alguém fala de um livro ou série que você está assistindo.

Solução inusitada para um problema

Soluções inusitadas para um problema são sinais de sincronicidades, nesse sentido, talvez você já tenha recebido uma mensagem fora de contexto que resolvia suas preocupações. Esses eventos não são aleatórios, mas, sim, sinais do universos, com intuito de revelar algo importante.

Além disso, palavras positivas e ensinamentos também são sincronicidades que podem surgir para resolver impasses. Outra possibilidade é conhecer uma pessoa importante em momentos difíceis, um ombro amigo ou um parceiro romântico, que te apoia e auxilia no seu processo.

Quando acontece esse tipo de situação, é como se o universos tivesse feito seu trabalho para unir pessoas ou passar mensagens. Sendo assim, atenção e autoconhecimento é fundamental para conseguir identificar as sincronicidades.

Identificar sincronicidades

As sincronicidades ajudam a guiar o caminho de cada indivíduo, aparecendo muitas vezes como uma confirmação, mas também, pode ajudar a trazer clareza e mudar a direção. Dessa forma, ao observá-las fica mais fácil fazer escolhas e seguir no sentido correto.

Porém, nem sempre é uma tarefa fácil. Apesar de Jung ser um psiquiatra e pesquisador sério, algumas pessoas tendem a não acreditar nesses eventos, isso faz com que as sincronicidades, de fato, não sejam observadas.

Nessa lógica, para identificá-las é necessário estar em alerta. Alguns casos clássicos de sincronicidades são: ver horas iguais, ver placas com números iguais, lembrar de uma pessoa e aparecer na rua, sonhos premonitórios, entre outras possibilidades.

Lembrando que as sincronicidades podem aparecer de diferentes formas e não existem regras estabelecidas sobre isso, afinal, cada indivíduo tem uma experiência única. Sendo assim, o mais importante é haver relação de significado.

Como a sincronicidade influencia na vida das pessoas?

Ilustração de linhas abstratas.

Os eventos síncronos ocorrem na vida de alguém indicando que ela está no caminho certo, ou, então, que deve mudar a direção. Desse modo, perceber as sincronicidades pode evitar decisões ruins e trazer mais momentos felizes.

Além disso, as sincronicidades geram sensações intensas, isso porque tem relação de significado. Nessa lógica, a pessoa é capaz de perceber rapidamente que os acontecimentos não são em vão.

Para a espiritualidade, tudo está conectado. Por isso, muitas vezes, as sincronicidades mostram que você está alinhado consigo mesmo, seguindo na direção que faz mais sentido. Agora que você já entendeu melhor sobre o assunto, ficará mais fácil perceber os sinais que o universo está te enviando.

Autor deste artigo

Copywriter, Redatora SEO e taróloga. Sou apaixonada pela escrita, seja ela informativa ou artística, e por assuntos relacionados a autoconhecimento e espiritualidade.

Palavras-chave relacionadas


cultura sorte

Artigos relacionados


Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

O dente de leão é a planta dos desejos e está associado a várias lendas e histórias. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Conhecida pela sua beleza e pelo fato de ser rara, a rosa azul traz uma simbologia espiritual muito importante e não deve ser ignorada. Confira os significados!


Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Existem vários símbolos que remetem ao amor. Será que você conhece todos eles? Leia o artigo e confira o significado de cada um!


Qual o significado da tatuagem de olho grego? No braço, no pulso e mais!

Qual o significado da tatuagem de olho grego? No braço, no pulso e mais!

A tatuagem olho grego tem a capacidade de te proteger contra as energias negativas, especialmente se feita em locais estratégicos. Saiba mais aqui!


Número da vida: Numerologia, como calcular, significados e mais!

Número da vida: Numerologia, como calcular, significados e mais!

Você sabia que sua data de nascimento revela muito sobre seu caráter, talentos e sonhos? Confira em nosso artigo tudo sobre esse assunto!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!