Astrologia: significado, função, signos, astros, tipos e mais!

Astrologia: significado, função, signos, astros, tipos e mais!

A astrologia é uma arte milenar que vai além dos signos do zodíaco e dos horóscopos pessoais. Saiba tudo sobre ela neste artigo!


O que é astrologia?

Pessoa com um livro aberto e os símbolos dos signos.

A astrologia é conhecida dos povos do mundo antigo há mais de 5.000 anos e tem sido usada para estudar como os corpos celestes afetam os eventos e, portanto, a vida das pessoas na Terra. Desse modo, acredita-se que antes de 2.000 a.C. a astrologia se originou na antiga Babilônia e na antiga Mesopotâmia.

A partir de então, o sistema de aprendizagem do sol, da lua, das estrelas e, portanto, dos planetas, e seus efeitos na Terra, alcançou a Grécia por volta de 2.400 anos atrás, quatrocentos anos antes do nascimento de Cristo. Então a ciência se espalhou para o Egito, Oriente Médio e Índia por meio das conquistas de Alexandre, o Grande.

Em suma, a astrologia trata de compreender os padrões do universo e interpretar como eles influenciam em nossa vida. Saiba tudo sobre esse campo do conhecimento abaixo.

Definição de Astrologia

Cosmos.

A astrologia é o estudo da conexão entre fenômenos de atividade celestial e eventos terrestres. Aqueles que praticam astrologia são chamados de astrólogos. Esses eventos terrenos podem incluir percepções sobre carreira profissional, relacionamento e bem estar em seu horóscopo semanal ou mensal.

O horóscopo geralmente é escrito por astrólogos profissionais que fazem o possível para explicar como os movimentos atuais dos planetas estão afetando você com base em onde os planetas estavam quando você nasceu. Saiba mais sobre a seguir.

A origem da astrologia

A astrologia é uma arte ancestral onde os seres humanos associam os eventos às posições dos corpos celestes. Eles rastrearam os objetos no céu por milhares de anos. O objeto mais provável a ser rastreado primeiro foi o sol. Com efeito, saber o movimento do sol ajudou nossos ancestrais a plantar suas safras nos horários corretos, o que é essencial para a sobrevivência.

Além disso, eles também perceberam que padrões específicos de estrelas no céu aparecem em diferentes épocas do ano. O céu era dividido em certos padrões ou objetos chamados constelações, que eram usados ​​para navegar pela terra e pelos mares.

Portanto, as investigações astrológicas são cultivadas desde remotas épocas antes de Cristo, ou seja, desde a civilização dos caldeus da Mesopotâmia, por volta de 2500 a.C. Destas premissas originou-se o desejo de conhecer de antemão as circunstâncias e ocasiões em que os astros seriam favoráveis ou desfavoráveis ao homem.

Significado da Astrologia

O significado da astrologia abrange uma grande extensão de diferentes culturas e história humana. A astrologia reflete a compreensão e a experiência dos antigos mestres espirituais a respeito dos fatos da vida. A última descoberta na astrologia pode correlacionar os padrões do sistema solar com os padrões de nossas vidas que nos impactam desde o nascimento.

Nesse sentido, a astrologia significa o estudo dos astros e de sua influência nos padrões de crescimento e padrões de potencial na evolução de cada indivíduo. Conforme, essa pseudociência os ciclos de vida e vários estágios da vida são iluminados por meio do uso astrológico de progressões e trânsitos.

Significado da palavra “astrologia”

A etimologia da palavra astrologia foi descoberta dentro do grego 'astrologia' e é a combinação de duas frases gregas - Astron, que significa estrela; e logos, significando estudo. Logo, astrologia significa estudo dos astros.

De acordo com uma escola de pensamento diferente, a astrologia já prevalecia na Índia, e esse tipo de astrologia - conhecida como astrologia védica - remonta a 6.000 anos.

Assim, existem várias tradições da astrologia, algumas semelhantes e outras baseadas em princípios diferentes. Das inúmeras tradições diferentes, algumas são astrologia chinesa; Astrologia Indiana (Védica); Astrologia babilônica; Astrologia cabalística; Astrologia tibetana; Astrologia maia; Astrologia celta; e finalmente, a Astrologia ocidental moderna.

Função da Astrologia

A astrologia acredita que nossas vidas são influenciadas, nossas personalidades são formadas e o curso que nossas vidas podem tomar depende de como os corpos celestes, como o sol, a lua, as estrelas e os planetas, são colocados depois de nascermos.

Estamos bastante acostumados com o tipo de leituras astrológicas que temos o primeiro contato. Esta é a astrologia do signo solar e é a astrologia em seu tipo mais simples. Apenas a data de seu nascimento é necessária e você obtém resultados muito limitados por meio desse método.

Os profissionais também usam o movimento dos planetas para explicar ou mesmo prever eventos atuais, tendências sociais e mercados financeiros. E também podem analisar com profundidade sua personalidade ou sua compatibilidade com os outros com base em sua astrologia pessoal - também conhecido como seu mapa astral. Os gráficos também são usados ​​para investigar as características e resultados de eventos, como um casamento ou eleição.

Astrologia e astronomia

Para entender a diferença entre Astrologia e Astronomia, é preciso entender os seus significados. Dessa forma, a astronomia é amplamente definida como "o ramo da ciência que lida com objetos celestes, espaço e o universo físico como um todo." Assim, a astronomia é, com efeito, o estudo científico de tudo em uma escala astrológica maior.

A astrologia, por outro lado, é amplamente definida como "o estudo dos movimentos e posições relativas dos corpos celestes interpretados como tendo uma influência sobre os assuntos humanos e o mundo natural."

A astrologia pode ser considerada a predecessora da verdadeira astronomia, mas com mais ênfase na influência dos corpos celestes nos assuntos humanos e na previsão de eventos futuros. Amplamente praticada por muitas culturas antigas, ambas possuem uma importância incalculável para o desenvolvimento humano.

Aspectos da Astrologia

Pessoa fazendo mapa astral.

Na astrologia, seu signo do zodíaco reflete a posição do sol quando você nasceu. Com sua forte influência em sua personalidade, caráter e emoções, seu signo é uma ferramenta poderosa para compreender a si mesmo e seus relacionamentos.

Existem 12 signos diferentes do horóscopo, cada um com seus próprios pontos fortes, pontos fracos, características, desejos e forma de ver o mundo. Seu signo astrológico pessoal é baseado na posição do sol no dia do seu nascimento, veja outros aspectos a seguir.

O que são signos

O zodíaco é dividido em 12 signos, que em suma são marcações imaginárias que dividem a Terra em relação ao espaço celeste em doze partes iguais. Cada um dos símbolos dos signos do zodíaco cobre aproximadamente o equivalente ao tempo de um mês.

Mas, ao contrário de nossos meses do calendário, o tempo para os signos do zodíaco é calculado de forma diferente. Isso ocorre porque os astrólogos ocidentais calculam o primeiro sinal com base no equinócio vernal do hemisfério norte (primavera), que acontece por volta de 21 de março de cada ano.

A partir daí, as datas dos signos do zodíaco foram definidas com base nas datas da passagem do sol pelas respectivas constelações durante os tempos da Grécia Antiga.

O que é horóscopo

A palavra horóscopo foi usada, e usada corretamente, por muitos séculos, senão milhares de anos. Um horóscopo é uma imagem esquemática, ou mapa, do céu em um momento específico, visto de um local específico na Terra.

Alguns exemplos incluem: horóscopos de nascimento, que são calculados para o momento do nascimento das pessoas e para seus locais de nascimento; horóscopos de eventos importantes; ou horóscopos dos equinócios (vernal ou outonal) calculados para locais específicos.

Existem 12 signos diferentes do horóscopo, cada um com seus próprios pontos fortes, pontos fracos, características, desejos e forma de ver o mundo. Portanto, o horóscopo como sinônimo de mapa astral, é traçado a partir do signo astrológico pessoal que é baseado na posição do sol no dia em que você nasceu.

O que é zodíaco

A história do zodíaco remonta aos tempos da Babilônia. Por milhares de anos, a astrologia foi um braço da astronomia. Mas, à medida que o método científico se tornou o padrão dominante para testar declarações e estabelecer fatos, os dois campos se separaram e a astrologia foi vista como uma pseudociência.

O zodíaco é uma faixa imaginária do céu que se estende cerca de 8 graus em cada sentido na elíptica, ou, no caminho do sol através do céu da Terra ao longo de um ano. Cada signo ocupa cerca de 30 graus de latitude no céu e se correlaciona com uma constelação.

A palavra "zodíaco" originou-se da frase do grego antigo, "zōidiakòs kýklos", que significava "ciclo (ou círculo) de pequenos animais". De acordo com os astrólogos, o "ciclo" dos símbolos do zodíaco é formado por três componentes principais: os signos, os quatro elementos e as três modalidades. Juntos, acredita-se que seu signo, seu elemento e modalidade desempenham um papel vital em sua personalidade.

O que é mapa astral

O mapa astral, também conhecido como mapa natal, é um mapa de onde todos os planetas principais e corpos astrais estavam localizados no momento em que você nasceu. A maioria das pessoas está ciente de seu signo solar, no entanto, existem vários aspectos da astrologia que governam nossas vidas.

Todos os corpos astrais estavam se movendo através de diferentes signos do zodíaco e casas no momento do seu nascimento, e suas posições terão efeitos diferentes em sua personalidade e vida. Nesse sentido, o mapa astral é traçado para compreender esses posicionamentos a fim de entender nossos pontos fortes, fracos e propósito na vida.

O que é inferno e paraíso astral

Desde o início do século XX. Antes disso, não há registro astrológico dessa expressão e também nada que indique que os 30 dias anteriores ao seu aniversário seja um período ruim em si. Porém, o que pode acontecer é que esse período se transforme em um ciclo astrológico negativo, tanto que as pessoas se acostumaram a ficar ressentidas durante esses dias.

Em contrapartida, como as pessoas e como os signos se relacionam definem o que é chamado de paraíso astral. O paraíso astral é a combinação de dois signos que se dão muito bem, sentem que se completam e fazem uma boa parceria. Além do signo mais adequado, o paraíso astral também representa um período de muita sorte, felicidade e evolução em sua vida (ao contrário do inferno astral), por isso é um momento muito importante para cada um.

O que é ascendente

O Ascendente significa o signo do zodíaco que surge no horizonte no momento do seu nascimento. De acordo com a astrologia védica, é o ponto exato onde o seu signo se eleva.

Além disso, o mesmo signo do zodíaco não é necessariamente o seu signo ascendente. Dessa forma, seu signo ascendente indica como você lida com os problemas do dia a dia e reage ao seu redor. Mostra a sua expressão quando conhece novas pessoas ou encontra novas situações.

No entanto, as expressões e reações variam conforme à diferença de posição dos planetas governantes, conjunção e signo do zodíaco no ascendente. Por exemplo, uma pessoa com um Ascendente de Áries com um planeta regente, Vênus, em Virgem, terá uma reação diferente às coisas que um Ascendente de Áries com Vênus em Libra.

Como se comportam os astros na astrologia

Foto de uma galáxia.

Segundo historiadores, os antigos babilônios criaram o zodíaco dividindo o céu em 12 seções, cada uma com o nome da maior constelação que ele continha. O calendário do zodíaco acompanhava o tempo e fornecia previsões: os babilônios observaram que o movimento dos planetas, chamados de trânsitos, correspondia tanto a eventos auspiciosos quanto a infortúnios na Terra.

Posteriormente, os romanos adotaram o zodíaco no início do primeiro século, expandindo os papéis das estrelas e planetas por meio da mitologia. Foi nessa intersecção de observação meticulosa e folclore épico que nasceu a astrologia. E assim, ficou definida a simbologia e influência dos planetas na personalidade e traços de cada signo. Veja mais abaixo!

O sol na astrologia

Quando alguém lhe pergunta qual é o seu signo, ela está perguntando sobre a posição do sol no momento do seu nascimento. Em outras palavras, o sol simboliza nossa essência fundamental.

Este vibrante corpo celestial representa nosso ego, senso de identidade, personalidade básica e preferências gerais. O sol governa o signo do zodíaco de Leão, o signo de fogo vivaz e dinâmico que exala bravura e ferocidade.

Assim, o signo solar traz um panorama sobre seus dons intrínsecos, bem como seus pontos cegos. Alegrias, desejos, falhas e medos são o que torna um signo solar especial e único. Quando combinado com outros planetas em seu mapa, ele cria um perfil distinto que serve como sua impressão digital astrológica.

A lua na astrologia

A atração gravitacional da lua regula o clima e as marés oceânicas. Na astrologia, a lua representa nosso mundo interior emocional. Enquanto o sol expõe nossa experiência externa, a lua simboliza tudo sob a superfície. Em outras palavras, este satélite representa o retiro espiritual do nosso eu mais íntimo.

No zodíaco, a lua governa o signo de Câncer, o signo de água sensível e protetor que é caracterizado pelos traços de apego, sensibilidade, conforto e segurança. A lua é o corpo celeste que se move mais rápido no céu e leva aproximadamente dois dias e meio para transitar por um signo do zodíaco.

Os planetas na astrologia

Cada corpo celeste em nosso sistema solar serve a um propósito na astrologia. Nesse sentido, cada um dos signos do zodíaco também está associado a um planeta, ou um "governante". Este planeta exerce uma influência mais forte sobre um determinado signo do que qualquer outro planeta. Afeta como o seu signo do zodíaco interage com os outros, aborda a vida e forma relacionamentos.

O temperamento de um signo é frequentemente definido por seu governante planetário, trazendo um tipo de personalidade passiva, agressiva, conservadora, receptiva ou extrovertida. Os planetas tradicionais - Marte, Vênus, Mercúrio, Saturno e Júpiter - todos servem a mais de um signo. Enquanto o sol e a lua são atribuídos apenas a Leão e Câncer, respectivamente.

As estrelas e constelações na astrologia

O zodíaco é formado por doze constelações e signos, dividindo o céu em doze seções. Essas partes do cosmos são governadas pela constelação à qual estão ligadas, formando cada membro do zodíaco. Essas doze seções são posteriormente definidas pelos elementos aos quais são afiliadas e pelos planetas pelos quais são governadas.

Por exemplo, o sol viaja através de cada signo ao longo do ano, marcando mudanças significativas que ocorrem a cada trinta dias. No entanto, também vemos mudanças à medida que outros planetas e a lua sobem em nossa galáxia, trazendo para nossas vidas uma variedade de desafios, bênçãos e movimentos emocionais.

O signo sob o qual qualquer planeta está colocado nos dará uma visão sobre como aquele corpo celestial está agindo no momento, fornecendo um mapa para decifrar a energia presente naquele momento.

Os doze signos da astrologia

Roda dos signos do Zodíaco.

Na Astrologia, cada signo do zodíaco cobre um período de tempo que dura cerca de um mês. Portanto, cada significado do zodíaco é diferente dependendo do intervalo de datas e possui informações interessantes sobre a pessoa que pertence a esse signo.

Ademais, os signos astrológicos são considerados uma das melhores formas de compreender as pessoas, suas características, ideologias, atitudes e abordagem perante a vida.

Os 12 signos do zodíaco em ordem são: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes. Cada signo do zodíaco tem um símbolo que remonta aos manuscritos gregos da Idade Média. Veja abaixo as principais características de cada signo, data, elemento, planeta governante e outros atributos.

Signo de Áries

Na astrologia, Áries é o signo dos nascidos de 21 de março a 19 de abril. De elemento Fogo, qualidade Cardinal e planeta regente Marte, Áries é o primeiro signo do zodíaco. Áries é um signo criativo, adaptável e perspicaz.

Os arianos também podem ser obstinados e espontâneos. Além disso, eles são muito ambiciosos, muitas vezes tornando-os empreendedores em qualquer coisa que decidam enfrentar. Além disso, Áries integra o grupo dos signos de Fogo e, portanto, podem ficar com raiva rapidamente, mas é apenas sua personalidade ardente e apaixonada que transparece.

Por fim, os arianos têm excelente senso de humor e se dão bem com quase todos os outros signos. Áries pode ser impaciente, mas eles são amigos devotos, amantes e apoiadores da família - eles são leais até o fim e lutarão por suas causas.

Signo de Touro

Touro é o signo dos nascidos de 20 de abril a 20 de maio, de elemento Terra, qualidade Fixa e planeta regente Vênus.

A natureza fundamentada e orientada para o prazer de Touro traz à tona os lados sensuais e indulgentes do elemento Terra, manifestando-se como uma conexão imediata e uma apreciação profunda dos prazeres do mundo.

Touro tem tudo a ver com força, resistência e vontade. Teimoso por natureza, o taurino permanecerá firme até o fim. Por outro lado, Touro também é um signo amoroso, solidário e apreciativo.

Conforme a astrologia, os taurinos são muito pacientes, práticos e prestativos; eles são excelentes em questões de negócios e também são instrutores maravilhosos. Eles são infinitamente generosos, serenos e agradáveis.

Signo de Gêmeos

Gêmeos é o signo dos nascidos de 21 de maio a 20 de junho, seu elemento é o Ar, sua qualidade é Mutável e seu planeta regente é Mercúrio. Os geminianos são ótimos comunicadores. Eles adoram interagir com as pessoas e podem ser bastante adaptáveis.

Nesse sentido, Gêmeos trabalha com a mente intelectual e criativa. Os geminianos costumam ser ótimos professores e estão sempre em uma fase de aprendizado. Aliás, eles podem ser excelentes escritores pois usam palavras sábias para transmitir suas experiências de vida.

Os nativos deste signo astrológico são generosos, afetuosos e imaginativos. Seu carisma e realizações são contagiantes. Os geminianos dão muito apoio e são especialmente bons em promoções, vendas e negociações difíceis.

Signo de Câncer

Câncer é o signo dos nascidos de 21 de junho a 22 de julho, tem como elemento Água, qualidade Cardeal e astro regente a Lua. Câncer tem uma conexão elevada com os aspectos emocionais e nutritivos da água, devido ao fato de também estar intimamente associado à lua.

Câncer é o empático e protetor supremo. Os nativos deste signo da Astrologia adoram a vida doméstica e a atmosfera familiar. Como a lua é seu governante, então às vezes eles podem ser bastante temperamentais e até mesmo, inconstantes.

No lado positivo, os cancerianos são amigos leais e solidários. No amor, eles mergulham de cabeça e dão tudo de si para fazer o seu par se sentir amado, seguro e feliz.

Signo de Leão

Leão é o signo dos nascidos de 23 de julho a 22 de agosto, seu elemento é Fogo, sua qualidade é Fixa e seu astro regente é o Sol. Naturalmente confiantes, os leoninos não têm problemas para fazer amigos e se destacar em suas carreiras. Seus objetivos de vida estão intimamente ligados à expansão, poder e exuberância.

Os leoninos são líderes natos e eles farão você saber disso, pois tendem a ser elevados e expressivos em suas opiniões. Por fim, os nascidos sob esse signo da Astrologia são corajosos, intuitivos e também obstinados. Por trás de sua personalidade dinâmica existe uma natureza generosa, amorosa e sensível que eles não compartilham facilmente com os outros.

Signo de Virgem

Os virginianos nascem entre 23 de agosto e 22 de setembro e estão profundamente enraizados no mundo material. Seu elemento é a Terra, qualidade Mutável e planeta regente é Mercúrio. O sexto signo do zodíaco é um perfeccionista exigente. Os virginianos têm mentes perspicazes e uma desenvoltura que envolve todo o ambiente exalando sua inteligência e charme.

Os virginianos são curiosos e muito hábeis em extrair informações das pessoas. Essa característica também os torna naturalmente intuitivos. No entanto, o nativo de Virgem precisa de equilíbrio em suas vidas, caso contrário, eles podem se tornar mal-humorados, impacientes e egoístas.

Signo de Libra

Libra é o signo dos que nascem de 23 de setembro a 22 de outubro, seu elemento é o Ar, sua qualidade é Cardeal e o planeta governante é Vênus. Suas principais características são equilíbrio, harmonia e amor. Libra incorpora relacionamentos diplomáticos e equilibra valores sociais e justiça.

O nativo deste signo geralmente trabalha com projetos filantrópicos, de cunho social e humanitário. A interconexão e as interações humanas são a força motriz do libriano. Eles têm intuições aguçadas, mas muitas vezes não se dão o crédito suficiente por suas percepções.

Signo de Escorpião

Os escorpianos nascem entre 23 de outubro e 21 de novembro e são bastante misteriosos. O oitavo signo do zodíaco é do grupo do elemento Água, possui qualidade Fixa e seu governante é Plutão. Escorpião é um signo profundo que representa transformação e conhecimento. Ele nos lembra de elementos humanos básicos como sexo, nascimento, sobrevivência e morte.

Os escorpianos também podem representar apego e possessividade, bem como coragem e conexão. Eles tendem a ser obsessivos e compulsivos e podem parecer intimidadores, mas eles também podem ser profundamente sinceros e leais com pessoas do seu círculo familiar e de amizade.

Signo de Sagitário

Sagitário é o signo dos nascidos de 22 de novembro a 21 de dezembro; seu elemento é o Fogo, sua qualidade é Mutável e seu planeta regente é Júpiter. Aqui temos o filósofo entre os signos do zodíaco. Como o Escorpião, eles têm grande capacidade de concentração e podem ser muito intensos.

No entanto, eles devem canalizar sua energia para não se desgastarem indo em muitas direções ao mesmo tempo. Eles não são muito pacientes e esperam resultados rápidos. No entanto, quando se deparam com o fracasso, eles retornam de maneira extrema, muitas vezes contra probabilidades incríveis.

Eles fazem amigos e amantes leais, mas não lidam bem com o compromisso, pois se recusam a ser amarrados enquanto perseguem suas visões filosóficas.

Signo de Capricórnio

Capricórnio é o signo de quem nasce de 22 de dezembro a 19 de janeiro; seu elemento é a Terra, possui qualidade Mutável e tem como planeta governante Saturno. Capricórnio simboliza a autoridade, responsabilidade e amor ao trabalho. Os nativos deste signo são tão práticos e realistas que muitas vezes parecem ser mais velhos do que são ou intelectualmente maduros.

Eles são bons organizadores e alcançam seus objetivos por meios sistemáticos e intencionais. Contudo, eles não lidam bem com oposição ou crítica, ademais odeiam comentários negativos sobre seu caráter. Eles são pacientes e perseverantes e podem realizar qualquer tarefa, desde que sigam seu plano passo a passo.

Signo de Aquário

Aquário é o signo dos nascidos de 20 de janeiro - 18 de fevereiro; faz parte do grupo do elemento Ar, possui qualidade Fixa e seu planeta regente é Saturno. Conforme a Astrologia, Aquário é um signo poderoso e rebelde, com pouca preocupação com noções como "restrições" e "expectativas".

Manifesta-se como um verdadeiro furacão destruindo expectativas sociais, tradições, limitações, iniquidades, com uma força rebelde que sacode a vida em busca da verdadeira liberdade. Os aquarianos são altamente originais e são muito inventivos. Eles tratam de causas humanitárias e vivem uma vida com o coração e o espírito livres.

Signo de Peixes

Peixes é o décimo segundo signo do zodíaco, dos nascidos de 19 de fevereiro a 20 de março. Seu elemento é a Água, sua qualidade é Mutável e ele tem como planeta governante Netuno. O zodíaco de Peixes trata da aquisição de uma vasta quantidade de conhecimento.

Os piscianos são honestos, altruístas e confiáveis ​​e podem ser excessivamente cautelosos e às vezes ingênuos. Este signo representa uma conexão além do reino físico, e costuma ser emocional e compassivo. Peixes é um dos signos mais sensíveis e tendem a ser os mais psíquicos, empáticos e intuitivos.

Os tipos de astrologia

Astrologia Maia.

Algumas tradições e sistemas astrológicos variam muito. Por um lado, você tem Astrologia Védica, por outro, você tem Astrologia Chinesa. Além dessas, existem muitas tradições da Astrologia que se concentram em diferentes aspectos.

Saiba a seguir quais são os diferentes tipos de Astrologia e quais métodos eles usam para prever eventos na vida de uma pessoa, sejam eles relacionados ao amor, à carreira ou à sorte.

Astrologia Asteca ou Maia

A astrologia asteca, como o próprio nome sugere, vem de uma antiga tribo sul-americana: os astecas, que gostavam especialmente de astronomia e astrologia. Seu estudo dos corpos celestes deu origem a esta forma muito precisa, mas também colorida de astrologia, que é baseada em suas próprias crenças da época.

Desse modo, seu sistema define períodos de 13 dias, ao invés de semanas, aos quais estão associados 20 signos. Cada dia é, portanto, designado pela associação de um signo ou glifo, e uma figura entre 1 e 13, que por sua vez está associada a uma divindade.

Certos dias podem ser considerados benéficos ou prejudiciais de acordo com o número ao qual estão associados. Este calendário serve para prever o futuro e o destino de cada um de acordo com o dia em que nasceu.

Astrologia Esotérica

Embora seja uma forma de astrologia que ainda está surgindo, a Astrologia Esotérica tem suas raízes na antiga Sabedoria Trans-Himalaia e é considerada por muitos como o paradigma emergente no campo da astrologia.

A astrologia esotérica trata do progresso da alma e da evolução espiritual, ao contrário da astrologia clássica que se concentra no desenvolvimento da personalidade, identidade e individualidade.

É um sistema que leva a uma compreensão muito mais profunda do significado oculto na roda zodiacal e revela o potencial superior oferecido em cada signo astrológico. O mais importante aqui, é que o propósito oculto da alma pode ser desvendado por meio da abordagem esotérica.

Astrologia Medieval

Durante a Idade Média, a relação entre medicina e astrologia era muito estreita. Os astrólogos medievais atribuíam as epidemias de doenças a combinações perigosas de planetas e estudavam os movimentos dos corpos celestes como um guia para o tratamento de pacientes individuais.

Nesse sentido, a prática da medicina astrológica exigia conhecimento das correspondências astrológicas entre os sete planetas, os sete metais e as partes do corpo.

Outras formas de astrologia postulavam que o movimento e a posição dos corpos celestes meramente forneciam informações sobre possibilidades que poderiam ser alteradas por intervenção divina ou resistidas pela vontade humana.

Astrologia Cabalística

A Astrologia Cabalística dá uma ideia de qual nível de consciência você está neste momento. A palavra 'Cabala' significa 'tradição' e trata-se de uma sabedoria judaica que explica a essência do ser humano e suas capacidades.

A árvore da vida é um símbolo da Cabala. Os frutos da árvore da vida são chamados de Sephiroth. Cada Sephira representa um poder cósmico e as Sephiroth estão conectadas com os caminhos.

A astrologia cabalística é baseada na premissa de que nada na natureza acontece por coincidência, nem mesmo o seu nascimento. Além disso, a hora do seu nascimento é uma decisão consciente feita por sua alma.

Baseia-se nos tempos e posições das estrelas e do planeta que conduzem ao sucesso de um indivíduo e à realização do objetivo. Portanto, cada indivíduo deve utilizar sua própria dádiva ou dons para superar os obstáculos em seu caminho.

Astrologia Tradicional

A astrologia tradicional é geralmente definida como o tipo de astrologia praticada no Ocidente antes do século XX.

Em suma, a principal diferença abrangente entre a astrologia moderna e a tradicional é que a astrologia moderna tem um foco psicológico e a astrologia tradicional tem um foco no destino/circunstância. A astrologia moderna se concentra no mundo interno, a tradicional se concentra mais no mundo externo.

Em outras palavras, a astrologia tradicional é frequentemente caracterizada como sendo mais orientada para estudar o destino de uma pessoa e os eventos externos em sua vida, enquanto a astrologia moderna é frequentemente caracterizada como focada principalmente em traços de caráter e psicologia.

Astrologia Contemporânea

A astrologia moderna ou contemporânea é mais psicológica e orientada para o caráter. Essa abordagem subscreve uma espécie de livre arbítrio indeterminado e aberto. Em outras palavras, seu mapa natal pode mostrar certas tendências, mas todas elas podem ser alteradas ou negadas ou "transcendidas" com trabalho árduo, e geralmente com pensamento positivo.

Astrologia Védica

A Astrologia Védica é o termo usado muito mais tarde na década de 1980. Tradicionalmente, a Astrologia Védica sempre foi conhecida como Astrologia Hindu.

A principal diferença é que na astrologia ocidental, uma importância significativa é atribuída ao sol. Mas na Astrologia Védica, a Lua recebe uma proporção significativa de importância e atenção para prever eventos em sua vida.

Os remédios também são pronunciados e sugeridos por um astrólogo para evitar quaisquer efeitos maléficos dos planetas se encontrados no Kundali ou seja, na carta de nascimento de uma pessoa.

Astrologia Chinesa

A astrologia chinesa é muito diferente de outras tradições da astrologia. O zodíaco chinês é um ciclo repetitivo de 12 anos em que cada ano é representado e simbolizado por um animal. Além disso, o ciclo de 12 anos também é considerado um ciclo solar completo.

Na astrologia chinesa, os animais em ordem são: rato, boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, ovelha, galo, cão e porco.

A Astrologia é algum tipo de ciência?

Astrólogo fazendo mapa astral.

A premissa básica da astrologia é que os corpos celestes como o sol, a lua, os planetas e as constelações têm influência ou estão correlacionados com os eventos terrestres. Para muitas pessoas em todo o mundo, a astrologia é um caminho para aprender mais sobre suas características e prever resultados de situações.

Na prática, a astrologia usa um conjunto de regras sobre as posições e movimentos relativos dos corpos celestes para gerar previsões e explicações para eventos e traços da personalidade humana.

Contudo, a comunidade científica em geral não acredita que a astrologia seja algo mais do que pseudociência, ou seja, a astrologia foi rejeitada pela comunidade científica por não ter nenhum poder explicativo para descrever o universo.

Autor deste artigo

Jornalista, cearense, redatora e copywriter apaixonada por cultura geek, filmes e séries, exploração espacial e tecnologias emergentes. Creio em todas as energias positivas que regem o mundo e sou fascinada pelo universo esotérico.

Palavras-chave relacionadas


signos planetas

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Saiba quais são os signos que tendem a controlar tudo e todos. Descubra se o seu signo está nesta lista de signos mais manipuladores neste artigo!


Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Nem sempre é fácil fazer as pazes e essa tarefa pode ficar ainda mais difícil dependendo do signo da pessoa magoada. Confira como cada um reage nessa situação!


Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Você sabe quais são os signos considerados mais psicopatas do zodíaco? Confira nesse artigo os 6 piores signos do zodíaco e mais!


Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Repleta de vastas galáxias, a maior constelação do zodíaco é antiga e cercada por mitos de milhares de anos. Quer saber mais? Confira o artigo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.