Salmos de proteção: poderosos, fortes, para livramento e mais!

Salmos de proteção: poderosos, fortes, para livramento e mais!

A Bíblia possui 150 salmos, alguns são cânticos de louvor, outros apresentam uma súplica sincera por proteção. Quer saber quais os salmos de proteção? Confira!


O que é um Salmo de Proteção

Bíblia com flores.

O Salmo de Proteção, assim como outros salmos, são poemas religiosos contidos dentro da Bíblia Sagrada, mais especificamente no livro de “Salmos”. Desde a época em que foram escritos, é atribuído aos salmos o poder de atuar em nossas vidas. Mas para que isso aconteça, é necessário ter fé, além de fazer a sua parte.

Os salmos de proteção são indicados para pedir auxílio divino para guiar e acompanhar os seus caminhos. Trata-se de um momento de autocuidado e preparação para o dia, onde se busca energias positivas, força, gratidão e purificação espiritual. A leitura dos salmos é revigorante e traz uma sensação de paz e segurança. Quer conhecer alguns salmos de proteção e aprender mais sobre eles? Confira este artigo!

O poderoso Salmo 91 para proteção e interpretação dos versículos

Canto de uma bíblia aberta.

O Salmo 91 certamente é um dos textos mais conhecidos da Bíblia Sagrada. Até mesmo pessoas que nunca leram a Bíblia o conhecem. Ele encoraja a devoção e a confiança no poder divino mesmo em meio a situações difíceis. Confira a interpretação detalhada desse salmo!

Salmo 91, o Salmo da força e da proteção

Certamente, o Salmo 91 é um dos salmos de maior destaque na Bíblia Sagrada. Até mesmo pessoas que nunca tiveram contato com a Bíblia conhecem pelo menos um versículo deste salmo. Ele é reconhecido amplamente pela sua força e poder de proteção. Pessoas ao redor do mundo inteiro louvam e rezam este salmo como se fosse uma prece.

Contudo, para que você possa usufruir da força e proteção que este salmo maravilhoso te traz, não basta apenas ler repetidamente até decorar, é preciso compreender o que essas palavras significam e expressar fé nelas, tendo a certeza de que Deus ouvirá a sua prece e te atenderá. Se você precisa de força para enfrentar os desafios e de proteção em meio a esse mundo caótico, o Salmo 91 é para você.

Interpretação do Versículo 1

“O que habita no esconderijo do altíssimo repousará à sombra do onipotente” (Sl. 91:1). O versículo em questão mostra um lugar secreto, a sua mente, o seu “eu” interior. É por meio da sua mente que você entra em contato com Deus. Nos momentos de oração, louvor, contemplação, é no seu lugar secreto que você se encontra com o Divino.

"Repousar-se à sombra do Onipotente" quer dizer ser protegido por Deus. Este é um provérbio oriental onde é dito que os filhos que se colocam sob a sombra do pai estão protegidos constantemente, este trecho indica segurança. Por essa razão, aquele que habita no esconderijo do Altíssimo está protegido.

Interpretação do Versículo 2

“Direi sobre o Senhor: Ele é meu refúgio e minha fortaleza; é meu Deus, nele confiarei” (Sl.91:2). Este é um versículo que mostra o que há no íntimo do salmista, que ele tem a Deus como o seu refúgio e fortaleza. Quando você recitar esse verso, tenha a certeza de que o seu Pai protetor estará sempre ao seu lado te guiando e protegendo.

A confiança que você precisa manifestar com relação a Deus deve ser semelhante à que um bebê deposita em sua mãe, na certeza de que ela o protegerá, cuidará, amará e o fará se sentir seguro e confortável. Ao ler esse versículo, fortaleça a sua confiança no amor e cuidado que Deus tem por você.

Interpretações dos Versículos 3 e 4

“Certamente Ele o livrará da armadilha do caçador de pássaros, e da peste perniciosa. Ele o cobrirá com suas penas, e sob suas asas estará seguro, pois sua verdade será escudo e defesa” (Sl.91:3,4). Os versículos são de fácil compreensão e o seu significado é claro. Por meio deles, Deus mostra que livrará os seus filhos de todo o mal, seja doença, perigos seculares, pessoas más, entre outros.

Deus sempre os colocará debaixo de sua proteção, assim como os pássaros protegem suas crias. Enquanto você se permitir ser protegido por Deus, Ele te dará sua proteção, contudo, o Eterno é alguém que preza por nossa liberdade de escolha, por isso, precisamos buscar a sua proteção.

Interpretações dos Versículos 5 e 6

“Não temerá o terror noturno, nem a flecha que voa de dia, nem a peste que se espalha nas trevas, nem a destruição que grassa ao meio-dia” (Sl.91:5,6). Os textos bíblicos em questão são bastante significativos. Eles mostram que precisamos dormir com paz de espírito, para desfrutar de uma noite tranquila e acordar com alegria no dia seguinte.

A flecha que voa de dia e a destruição que grassa ao meio dia simbolizam a energia negativa e pensamentos maus a que estamos sujeitos diariamente. Os versículos ainda mencionam outras coisas, mas a certeza que devemos ter é que esses males e perigos não poderão nos alcançar quando pedirmos a proteção de Deus.

Interpretações dos Versículos 7 e 8

“Mil cairão do seu lado, e dez mil à sua direita, mas nada o atingirá” (Sl.91:7,8). Os versículos 7 e 8 do Salmo 91 indicam como você pode obter força, imunidade de proteção contra qualquer tipo de mal. O segredo é estar sob a proteção de Deus, ela te livra de diversos males.

Sejam lá quais forem, assaltos, doenças, energias negativas, acidentes, se Deus estiver com você, não precisa se preocupar, esses males não te alcançarão. Porém, isso não quer dizer que a partir de agora devemos viver uma vida descuidada, negligenciando qualquer tipo de medida preventiva, devemos fazer a nossa parte.

Interpretações dos Versículos 9 e 10

“Porque fez do Senhor o teu refúgio, e do Altíssimo, sua habitação, nenhum mal o atingirá, nem qualquer praga chegará a sua casa” (Sl.91:9,10). A partir do momento em que você expressa fé, confiança e crê nas promessas de Deus no Salmo 91, você está fazendo de Deus o seu refúgio.

Carregue sempre consigo a certeza de que você é muito amado por Deus e que Ele te guia e protege constantemente. Enquanto você fizer do Altíssimo a tua habitação, a sua casa, o seu lugar, tenha a certeza de que Ele te protegerá. Tendo isso em vista, não precisa temer, nenhum mal chegará até você ou a sua casa.

Interpretações dos Versículos 11, 12 e 13

“Pois Ele encarregará seus anjos de protegê-lo, para guardá-lo em todos os caminhos. Eles o levarão pela mão, para que não tropece nas pedras. Com os pés esmagará leões e cobras” (Sl.91:11-13). Os versículos 11 e 12 apresentam um Deus disposto a proteger seus filhos e os livrar de todo o mal por meio de Seus anjos.

São eles que nos auxiliam no nosso dia a dia, nos alertando para os perigos que vivemos. O versículo 13 mostra que temos que ter a Deus como nosso refúgio. Ao fazer isso, você será capaz de discernir entre o bem e o mal e assim optar pelo melhor caminho. Deus fará você transbordar sabedoria para que possa viver livre de todos os males do mundo.

Interpretações dos Versículos 15 e 16

“Quando me invocar, eu lhe responderei; estarei com ele na hora da dificuldade; vou libertá-lo e honrá-lo. Eu lhe darei a satisfação de ter uma longa vida, e demonstrarei minha salvação” (Sl.91:15,16). No final do versículo 16, Deus reforça o Seu compromisso de nos proteger e garante que estará ao nosso lado com Sua infinita bondade.

Deus é onisciente. Ele pode nos dar todas as respostas que precisamos para seguir o caminho correto. Ele garante que se fizermos dele nosso refúgio e fortaleza, teremos uma vida próspera e longa, além de sermos salvos para a vida eterna.

Outros salmos poderosos para proteção

Bíblia aberta.

Além do Salmo 91, existem outros salmos que falam sobre proteção, seja contra a inveja e os inimigos, uma petição por livramento, uma súplica pela proteção da família, ou algum outro motivo. Para saber mais sobre outros salmos de proteção, confira o conteúdo a seguir!

Salmo 5, para a proteção da família

A família é um dos bens mais preciosos que possuímos. Para manter a harmonia no lar, afastar as energias negativas e tornar o ambiente familiar mais agradável para todos, o Salmo 5 é, dentre muitos outros salmos bíblicos de proteção, aquele que vai restabelecer a harmonia dentro do seu lar e proteger sua família.

Salmos 5:11, 12 diz o seguinte: "Porém, alegrem-se todos os que confiam em ti; exultem eternamente, porquanto tu os defendes; e em ti se gloriem os que amam o teu nome. Pois tu, Senhor, abençoarás ao justo; circundá-lo-ás da tua benevolência como de um escudo”. Esses versículos trazem esperança, conforto e a certeza de que Deus nos abençoa.

Salmo 7, contra a inveja e os inimigos

Salmo 7:1,2 diz o seguinte: “Senhor meu Deus, em ti confio; salva-me de todos os que me perseguem, e livra-me; Para que ele não arrebate a minha alma, como leão, despedaçando-a, sem que haja quem a livre”. Esses versículos mostram a total entrega do salmista a Deus, confiando em sua proteção contra todos os planos ruins que seus inimigos tramavam contra ele.

“Eu louvarei ao Senhor segundo a sua justiça, e cantarei louvores ao nome do Senhor altíssimo” (Sl.7:17), o salmo termina com a vitória do salmista sobre os seus opressores e a gratidão dele a Deus. Deposite sua confiança em Deus e Ele te dará vitória sobre a inveja e todo plano que estejam tramando contra você.

Salmo 27 e a proteção divina

“Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo” (Sl.27:4). Nos momentos de dificuldade, Davi sempre procurou se refugiar em Deus, pois nele Davi encontrava a proteção que necessitava e a vitória.

Estar na presença de Deus nos traz paz e alívio nos momentos difíceis da vida. Não existe outra fonte que nos dê essa paz que excede toda a compreensão. Quando não conseguimos lidar com os problemas, podemos nos refugiar em Deus e encontrar a força que precisamos para superar todos os obstáculos.

Salmo 34, para livramento e proteção

“Louvarei ao SENHOR em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca. A minha alma se gloriará no Senhor; os mansos o ouvirão e se alegrarão. Engrandecei ao Senhor comigo; e juntos exaltemos o seu nome. Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores” (Sl.34:1-4).

Este salmo mostra a gratidão do salmista ao ver que suas súplicas por livramento e proteção foram atendidas por Deus. Ele sempre responde as nossas orações, por mais irrelevantes que possam parecer. Devemos nos alegrar, pois “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia” (Sl.34:7,8).

Salmo 35, para proteção contra o mal

O Salmo 35 é um dos mais indicados salmos da bíblia para proteção. Por isso, se você está precisando de ajuda para lidar com os seus inimigos ou pessoas que desejam seu mal sem motivo aparente, medite neste salmo e faça das súplicas do salmista as suas.

“Pleiteia, Senhor, com aqueles que pleiteiam comigo; peleja contra os que pelejam contra mim. Pega do escudo e da rodela, e levanta-Te em minha ajuda. Tira da lança e obstrui o caminho aos que me perseguem; dize à minha alma: Eu sou a tua salvação”. (Sl.35:1-3). Medite nas súplicas do salmista e saiba que ao clamar, Deus te ouvirá.

Salmo 42, para proteção e paz de espírito

“Direi a Deus, minha rocha: Por que te esqueceste de mim? Por que ando lamentando por causa da opressão do inimigo? Com ferida mortal em meus ossos me afrontam os meus adversários, quando todo dia me dizem: Onde está o teu Deus? Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus”. (Sl.42:9-11).

O salmista expressa uma profunda angústia de espírito neste salmo. Porém, no decorrer da oração ele afirma que sua alma deve esperar em Deus, na certeza de que dias melhores virão. Confie na proteção e cuidado de Deus, por mais que as circunstâncias sejam desanimadoras. Deus é o seu protetor e ajudador e você pode contar com Ele sempre.

Salmo 59, para proteção contra tudo

“Livra-me, meu Deus, dos meus inimigos, defende-me daqueles que se levantam contra mim. Livra-me dos que praticam a iniquidade, e salva-me dos homens sanguinários” (Sl.59:1,2). Os textos bíblicos expressam o anseio do salmista pela proteção divina. Ele suplica para que Deus os livre de seus inimigos.

Existem pessoas perversas que tramam planos contra você visando te destruir. Por isso, é necessário fazer como o salmista fez, suplicar a Deus e esperar confiantemente na certeza de que Deus irá te livrar dos planos maus que tramam contra você e também das pessoas perversas que o rodeiam.

Salmo 121, para proteção e livramento

O Salmo 121 é uma declaração por parte do salmista, de que ele confia inteiramente no socorro que vem de Deus e que Ele não dorme, está sempre atento às nossas necessidades e nos protegendo de todo o mal. Esse salmo pode ser usado como uma oração diária para a purificação espiritual.

As palavras contidas no Salmo 121 são indicadas para fortalecer a confiança de que existe um Deus que não deixa de nos proteger, Ele está sempre alerta. A vida é composta por desafios, mas devemos ver eles como um meio para amadurecer e evoluir. Procure pensar positivo, alimentando bons sentimentos e praticando o bem, sempre confiante em Deus.

Salmo 139, para cercar-se da proteção de Deus

O Salmo 139 não é tão conhecido quanto alguns outros, mas você pode ter certeza que a oração contida nele é extremamente poderosa. Ela é uma súplica destinada especificamente para lutar contra a inveja alheia. Pode ser aquela que é proveniente dos inimigos, conhecidos ou desconhecidos.

Então, está é sem dúvida uma excelente prece para fazer diariamente. O Salmo 139 é bem forte, porém, você precisa repetir esta oração por no mínimo 7 dias. Contudo, pode ter certeza de que vale a pena passar muito mais tempo repetindo essa súplica. “SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos” (Sl.139:1,3).

Salmo 140, para pedir a proteção divina

O Salmo 140 é um salmo onde o salmista clama com todas as suas forças pela proteção divina contra as forças malignas. Se você precisa de soluções para os seus problemas, seja no seio familiar, no amor, no trabalho ou nas finanças, basta recitar alguns dos versos deste salmo para receber uma chuva de bênçãos, solucionando os problemas que te afligem.

Confira um trecho do Salmo 140: “Sei que o Senhor sustentará a causa do oprimido, e o direito do necessitado. Assim os justos louvarão o teu nome; os retos habitarão na tua presença” (Sl.140:12,13). O salmista afirma que Deus ouve a causa do oprimido e as demandas do necessitado. Por isso, ore a Deus e confie.

Quando devo rezar os salmos para proteção?

Bíblia iluminada.

Não existe uma data ou tempo específico para a oração, porém, é recomendável seguir a lógica. Por exemplo, se você estiver recitando um salmo relacionado a família, deve orar em casa pois é o local onde os seus familiares passam a maior parte do tempo. No caso de recitar um salmo relacionado a inimigos, ore antes de encontrá-lo.

Caso não seja possível orar nesses locais ou das formas sugeridas, faça isso antes de dormir ou logo ao acordar. Por fim, vale ressaltar que o que realmente importa é a fé que você deposita na providência divina e o fato de você crer que Deus irá ouvir suas orações e atender da melhor forma possível.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


religiões salmos

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.